23.3 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 266

Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS

0
Fotos: Bruno Rezende

Em uma manhã marcada por emoção, compromisso público e solidariedade, o Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (12) a nova Unidade Móvel da Rede Hemosul, ampliando o alcance da doação de sangue em Mato Grosso do Sul. Estacionada no pátio do Hemosul Coordenador, em Campo Grande, a estrutura representa mais do que um investimento em saúde pública, é um gesto concreto de cuidado com quem mais precisa.

A cerimônia de entrega reuniu autoridades, servidores da saúde, parlamentares, representantes do Ministério da Saúde e contou ainda com doações simbólicas, como a de Cleomar Campos, que celebrou seus 55 anos oferecendo, mais uma vez, um presente à vida: seu sangue.

“Hoje é um dia muito especial. Quando fiquei sabendo do evento, já tinha a intenção de doar sangue no meu aniversário. Fiquei muito feliz em receber esse presente. Na verdade, recebo essa entrega como se fosse para mim, porque sei que, por meio dela, muitas vidas serão beneficiadas. E isso, para mim, é o maior presente que poderia acontecer”, afirmou emocionado Cleomar, auditor fiscal e doador há 37 anos.

Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS

O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da nova unidade como instrumento de interiorização das políticas públicas de saúde. “Mais do que um ônibus, essa unidade representa a presença do Estado em todos os cantos de Mato Grosso do Sul. Doar sangue é um ato de cidadania e de salvar vidas, e garantir que essa possibilidade chegue a quem está longe dos grandes centros é um avanço concreto das nossas políticas de saúde e dignidade”, pontuou.

Com investimento de R$ 3,5 milhões, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende, o novo veículo é totalmente equipado com estrutura para coletas internas, sistema de climatização, equipamentos laboratoriais e espaços adaptados para triagem, coleta e acolhimento dos doadores. A proposta é expandir o atendimento aos 79 municípios do Estado, especialmente àqueles onde o acesso às unidades fixas era limitado.

Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS

Além de facilitar o acesso da população às campanhas de doação, a unidade móvel irá fortalecer os estoques estratégicos da Rede Hemosul. Atualmente, apenas 10 a 15 municípios contam com estrutura para coletas externas, uma realidade que será transformada com a chegada do novo veículo. A proposta é que o ônibus atue como uma “enzima” na logística da coleta, aproximando ainda mais o Hemosul de quem deseja doar.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, reforçou o papel decisivo da Rede Hemosul e da união de esforços para concretizar a entrega.

“Foi em uma reunião com os servidores do Hemosul que nasceu a ideia do ônibus. A partir daí, buscamos o apoio necessário e, com o recurso parlamentar, adquirimos uma unidade que muda a lógica da captação de sangue no nosso Estado. É uma ação pública que envolve servidores dedicados, parlamentares comprometidos com a saúde e uma gestão que acredita no SUS”, destacou.

Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Secretário Marcelo Simões durante discurso em solenidade

Ele também agradeceu ao Ministério da Saúde, representado na solenidade pelo médico Ronaldo Barcelos, pela entrega recente de equipamentos que potencializam a capacidade de coleta e processamento de hemocomponentes. “Recebemos inúmeros maquinários que nos permitirão ampliar a capacidade de coleta, armazenamento e destinação de elementos do sangue, como a albumina humana, uma proteína essencial que o Brasil ainda importa em grande escala”, completou.

Com a chegada da nova unidade, a Secretaria de Estado de Saúde também projeta a modernização da estrutura física da Rede Hemosul. A proposta é construir um novo prédio-sede, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e com apoio de novas emendas parlamentares, para atender com mais conforto os servidores e usuários da rede.

Encerrando a solenidade, Barbosinha reafirmou o compromisso do Governo com uma saúde pública acessível, eficiente e humanizada. “Cuidar da saúde é cuidar da vida em todas as suas dimensões. O Hemosul tem sido um exemplo de dedicação, amor e eficiência, e hoje damos mais um passo nessa caminhada. Que essa unidade móvel leve esperança, salvação e a presença do Estado a cada cidade, assentamento, comunidade ribeirinha ou indígena. A vida está no sangue e o sangue agora vai até onde a vida pulsa”, concluiu.

Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS

Fonte: Lucas Cavalheiro,  Comunicação Vice-governadoria

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Ultra Popular       Fone: 3481-1832

Próximo ao Supermercado Manso

Clube de Desbravadores Atalaias do Rei abre inscrições para novos participantes em Amambai

0
Clube de Desbravadores Atalaias do Rei abre inscrições para novos participantes em Amambai

O Clube de Desbravadores Atalaias do Rei, de Amambai, está com inscrições abertas para novos participantes. O período de inscrição iniciou nesta semana e segue até o dia 31 de janeiro.

Os interessados podem obter informações e realizar a inscrição por meio do WhatsApp, com Ludinéia, pelo número (67) 9 9149-0002.

O Clube Atalaias do Rei desenvolve atividades educativas, culturais e voltadas ao desenvolvimento de habilidades, oferecendo aos jovens um espaço de aprendizado, convivência e formação social.

Clube de Desbravadores Atalaias do Rei abre inscrições para novos participantes em Amambai

Fonte: Amambai Notícias

Sanesul reajusta tarifa de água em 14,6% a partir de janeiro de 2026

0
Foto: Divulgação

Redação
Consumidores atendidos pela Sanesul passaram a pagar mais caro pela água a partir de 1º de janeiro de 2026. A tarifa de água e esgoto teve reajuste de 14,60%, conforme decisão da Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS).

O aumento integra um reajuste tarifário escalonado de 22,13%, que será aplicado em duas etapas e atinge 68 municípios de Mato Grosso do Sul.

Reajuste em duas etapas

Primeira etapa: reajuste de 14,60%, em vigor desde 1º de janeiro de 2026.
Segunda etapa: reajuste adicional de 7,52%, previsto para 1º de janeiro de 2027.
De acordo com a AGEMS, o reajuste foi homologado por meio de portaria e tem como finalidade recompor os custos operacionais da concessionária.

Novas tarifas por faixa de consumo

Com o reajuste, o valor do metro cúbico (m³) de água passou a ser cobrado da seguinte forma:

1 a 10 m³: R$ 6,70
11 a 15 m³: R$ 7,92
16 a 20 m³: R$ 9,13
21 a 25 m³: R$ 10,57
26 a 30 m³: R$ 13,33
31 a 50 m³: R$ 15,79
Acima de 50 m³: R$ 17,43

A tarifa de esgoto é cobrada juntamente com a de água, correspondendo a aproximadamente 50% do valor da tarifa de água.

Exemplo de fatura

Um consumidor com consumo mensal de 53 m³ passa a receber uma fatura composta por:
Água: R$ 639,84
Esgoto: R$ 319,96
Tarifa fixa: R$ 17,60
Taxa de lixo (cobrada pela prefeitura): R$ 10,00
Valor total da conta: R$ 987,40.

O reajuste já está em vigor nas faturas emitidas a partir de janeiro de 2026 nos municípios atendidos pela Sanesul.

Fonte: Clesio Damasceno /Grupo A Gazeta

Jogos Indígenas de Verão são encerrados com integração, esporte e valorização cultural na Aldeia Amambai

0
Fotos: Marcelo Costa /Secom

A 5ª edição dos Jogos Indígenas de Verão foi oficialmente encerrada no domingo, dia 11, às 19 horas, na quadra de esportes da Escola Municipal Guarani Kaiowá, na Aldeia Amambai. O evento consolidou-se como um dos maiores encontros esportivos indígenas do sul de Mato Grosso do Sul, promovendo integração entre os povos, incentivo à prática esportiva e fortalecimento da cultura indígena.

Ao longo dos dias de competição, aproximadamente 600 atletas indígenas, representando aldeias e comunidades de diferentes municípios da região, participaram das disputas nas modalidades de atletismo (5 km), voleibol misto, futsal e basquete, nas categorias masculina e feminina. As competições contaram com grande participação do público e evidenciaram o talento, a dedicação e o espírito coletivo dos atletas.

Futsal masculino tem final disputada e premiação de R$ 10 mil

O futsal masculino foi uma das modalidades mais aguardadas da competição, encerrando os Jogos Indígenas de Verão com partidas emocionantes e alto nível técnico.

Classificação final – futsal masculino:

  • 1º lugar – Tapyikora Limão Verde: R$ 10.000,00
  • 2º lugar – 19 de Abril (Dourados): R$ 2.000,00
  • 3º lugar – Koeju – Aldeia Amambai: R$ 1.000,00

Premiações individuais:

  • Artilheiro – Atleta Pura, de Dourados: R$ 250,00
  • Melhor goleiro – Atleta Auler, da equipe Tapyikora Limão Verde: R$ 100,00

Futsal feminino valoriza protagonismo das atletas indígenas

O futsal feminino também foi destaque nos Jogos Indígenas de Verão, evidenciando o protagonismo das mulheres indígenas no esporte.

Classificação final – futsal feminino:

  • 1º lugar – Ava Tee (Douradina): R$ 10.000,00
  • 2º lugar – Cia Futsal Amambai: R$ 2.000,00
  • 3º lugar – Guerreira de Prata (Amambai): R$ 1.000,00

Premiações individuais:

  • Artilheira – Atleta Dafini: R$ 250,00
  • Melhor goleira – Atleta Sirlei, de Douradina: R$ 100,00
  • Atletismo 5 km premia atletas feminino e masculino

A modalidade de atletismo – corrida de 5 km integrou a programação dos Jogos Indígenas de Verão, destacando a resistência física e a superação dos atletas.

No feminino, o 1º lugar foi conquistado por Aparecida Benites, que recebeu R$ 300,00.
No masculino, o vencedor foi Joilson Benites, também premiado com R$ 300,00.

Voleibol misto teve disputas encerradas ao longo da semana

As competições do voleibol misto foram realizadas e concluídas no decorrer da semana, com jogos equilibrados e boa participação das equipes.

Classificação final – voleibol misto:

  • 1º lugar – Dourados: R$ 2.000,00
  • 2º lugar – Ava Mbareté Master (Amambai): R$ 300,00
  • 3º lugar – Stars Vôlei: R$ 100,00

Esporte como ferramenta de inclusão e fortalecimento cultural

Os Jogos Indígenas de Verão são idealizados e coordenados pelo professor de Educação Física Neimar Ortiz, com apoio da equipe organizadora e das lideranças da Aldeia Amambai. O evento contou com o suporte da Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura (Sedesc), além de parceiros e patrocinadores.

A Prefeitura de Amambai reafirma seu compromisso com políticas públicas que incentivam o esporte, promovem a inclusão social e valorizam a cultura indígena, reconhecendo os Jogos Indígenas de Verão como um importante espaço de integração, saúde e fortalecimento comunitário.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Prefeitura de Amambai promove Mutirão de Reenquadramento do MEI

0

A Prefeitura de Amambai, por meio da Sala do Empreendedor, realiza entre os dias 12 e 30 de janeiro o Mutirão de Reenquadramento do Microempreendedor Individual (MEI). A ação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com atendimento gratuito aos empreendedores do município.

O mutirão tem como objetivo orientar, regularizar e apoiar os MEIs, oferecendo diversos serviços essenciais para manter a empresa em dia e ativa. Entre os atendimentos disponíveis estão a regularização de débitos, formalização do MEI, orientação para reenquadramento, esclarecimento sobre prazos e obrigações fiscais, além da emissão de documentos e boletos, parcelamentos e resolução de outras pendências.

A iniciativa busca facilitar o acesso à informação e aos serviços, garantindo que os microempreendedores possam organizar sua situação fiscal e continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico de Amambai.

O atendimento será realizado na Sala do Empreendedor de Amambai, localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 711, Centro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 99859-6933.

Não perca essa oportunidade. A equipe da Sala do Empreendedor espera por você para tirar dúvidas e ajudar a manter sua empresa regularizada.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Com mais de duas décadas de carreira, Nelson Fermino Júnior é nomeado coordenador-geral de Perícias de MS

0
Foto: Divulgação

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9) a nomeação do novo coordenador-geral de Perícias, Nelson Fermino Júnior, que passa a comandar a Coordenadoria-Geral de Perícias (Polícia Científica), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O ato foi oficializado por meio do Decreto “P” nº 5, assinado pelo governador em exercício, José Carlos Barbosa.

Perito criminal desde o ano 2000, Nelson Fermino Júnior é natural de Bauru, no interior de São Paulo, e possui mais de 25 anos de atuação na área pericial. É graduado em Farmácia e Bioquímica, com pós-graduação em Genética Forense e em Gestão da Segurança Pública.

Ao longo da carreira, acumulou experiência técnica e administrativa em diferentes frentes da Polícia Científica. Atuou no Núcleo Regional de Criminalística de Naviraí, no Núcleo de Perícias Externas do Instituto de Criminalística e no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), onde exerceu a função de coordenador de divisão.

Na área de gestão, exerceu anteriormente a função de coordenador-geral de Perícias. Após esse período, atuou na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contribuindo com atividades de gestão e apoio institucional. Em seguida, foi diretor do Departamento de Apoio às Unidades Regionais (DAUR) por seis anos e, mais recentemente, exercia a função de coordenador-geral de Perícias Adjunto por dois anos e dez meses.

Com mais de duas décadas de carreira, Nelson Fermino Júnior é nomeado coordenador-geral de Perícias de MS

Com a mudança, Nelson Fermino Júnior deixa a função de adjunto para reassumir a coordenação-geral da instituição. A reorganização da equipe de gestão também incluiu a designação de Carlos Idelmar de Campos Barbosa, perito médico-legista, classe especial, para exercer a função de coordenador-geral adjunto da Coordenadoria-Geral de Perícias, símbolo DAPC-2. Até então, o servidor atuava como coordenador de divisão no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol).

Ao assumir o novo cargo, Nelson Fermino Júnior destacou o compromisso com a continuidade do trabalho técnico e com a valorização dos servidores. “Assumo essa missão com responsabilidade e respeito à história da Polícia Científica, valorizando os servidores e buscando avançar na modernização, sempre com base na técnica e na legalidade”, afirmou.

As nomeações e designações têm efeitos a partir da data da publicação dos atos e seguem as disposições da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005, com redação dada pela Lei Complementar nº 217, de 20 de julho de 2016.

Fonte: Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação Polícia Científica

Prefeito Rodrigo Sacuno participa do encontro Empreendedores do Brasil 2026

0
Foto: Prefeitura de Naviraí

O Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno e a primeira da Naiza Capucci, participaram neste último sábado (10-01) do encontro brasileiro de empreendedores. O evento, destinado empresários e lideranças políticas, teve como um dos responsáveis pela organização o ex-senador e empresário Cidinho Santos, que reuniu empreendedores de vários setores empresariais, autoridades políticas e lideranças nacionais.

Para o Prefeito, o evento foi uma experiência excelente, que sempre agrega para expansão de horizontes e aproximação com investidores. Entre os presentes, estava o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, que recebeu o convite de Sacuno, para que visite Naviraí, durante a Exponavi, no próximo mês de abril.

“Estive no encontro a convite de um amigo e foi muito importante para que tenhamos um olhar atento para questões nacionais que afetam diretamente os municípios“ disse.

ENCONTRO

Além do fortalecimento do networking e da geração de negócios, o encontro também abriu espaço para discussões sobre o cenário político e econômico do país em um ano decisivo. No palco, os debates refletiram preocupações do setor produtivo com os rumos do Brasil, especialmente diante do ambiente de polarização política e dos desafios econômicos.

No sábado (10), antes do evento principal noturno, foi realizado um café da manhã com lideranças políticas. Um dos destaques foi o ex-governador de Mato Grosso, ex-senador e ex-ministro Blairo Maggi, que fez uma reflexão sobre sua trajetória pública e o atual momento do país.

“Eu passei pela política e deixei, ao longo da minha passagem, um Estado elevado. Exemplo disso é o governador Mauro Mendes, que seguiu o que fiz quando estive à frente do governo. Hoje estou bastante afastado, dedicado à minha empresa, aos amigos e à família. Mas a eleição chega, e o Brasil precisa de mudanças. A gente luta todo dia para estar vivo a cada dia” afirmou Maggi.

Fonte: Prefeitura de Naviraí

Produtores de orgânicos testam ferramenta digital durante oficinas

0
Foto: Suzi Carneiro

Uma equipe formada por integrantes da Embrapa Territorial e da Embrapa Gado de Leite promoveu oficinas do Projeto Pró-Orgânico+ nas cidades de Ribeirão Preto (SP), entre 12 e 14 de novembro, e Pavão (MG), de 19 a 21 de novembro. As atividades tiveram como objetivo testar a usabilidade da ferramenta desenvolvida na primeira etapa do projeto e identificar eventuais necessidades e dificuldades no preenchimento dos formulários digitais. Participaram das oficinas produtores orgânicos, técnicos e representantes locais ligados à produção agropecuária orgânica.

Em Ribeirão Preto, a oficina contou com a participação dos produtores da Cooperativa Orgânica Agroflorestal Comuna da Terra, parceira no projeto anterior. Em Pavão, os participantes envolvidos faziam parte da Organização de Controle Social (OCS) Durval Barbosa Vive e da OCS Terra Viva Ecológica.

Líder do projeto, a pesquisadora da Embrapa Territorial Gisele Vilela explica que as oficinas foram estruturadas para reunir participantes representativos da cadeia produtiva, diversificando gênero, faixa etária e nível de escolaridade, de forma a assegurar que diferentes realidades fossem contempladas. A metodologia adotada combinou demonstrações práticas, simulações de uso e registros audiovisuais para acompanhar a interação dos participantes com a ferramenta. As gravações serão utilizadas exclusivamente para análise técnica, permitindo ajustes na clareza, usabilidade e funcionalidade dos formulários, contribuindo para o aprimoramento da solução.

A primeira etapa do Pró-Orgânico resultou no desenvolvimento de formulários digitais para registro das informações exigidas no processo de avaliação da conformidade orgânica, substituindo as versões usadas anteriormente em papel. Esses produtos formaram a base técnica utilizada agora na segunda etapa para testar a usabilidade da ferramenta e orientar os ajustes necessários.

A analista da Embrapa Gado de Leite Vanessa Maia, responsável pela aplicação da metodologia nas oficinas, também acompanhou o processo. Segundo Maia, a ideia era organizar a dinâmica de forma a permitir que os participantes realizassem tarefas práticas dentro do aplicativo, verbalizando suas dúvidas e raciocínios enquanto navegavam. “Esse processo evidenciou padrões relevantes, como a forte dependência de pistas visuais explícitas, a leitura fragmentada e seletiva, dificuldades com rótulos, o uso recorrente de estratégias de tentativa e erro e a preferência por caminhos na interface”, afirmou.  Ela acredita que esses comportamentos reforçam a importância de desenvolver a ferramenta junto com os próprios usuários, garantindo que ela também atenda quem tem menor familiaridade com tecnologia ou menor nível de letramento.

Para Vilela, a expectativa é que o trabalho resulte em uma solução que seja fácil de ser utilizada e amplamente adotada. “Nosso objetivo é entregar, ao final do Pró-Orgânico+, uma ferramenta simples, eficiente e totalmente alinhada às necessidades reais dos usuários, fortalecendo a gestão da informação na produção orgânica”, resumiu.

Os próximos passos do projeto incluem novas oficinas previstas para 2026, que serão realizadas no Paraná e no Rio Grande do Sul, ampliando a validação da plataforma em diferentes contextos regionais. A partir dos resultados consolidados, a equipe pretende finalizar os aperfeiçoamentos, preparando a ferramenta para difusão mais ampla nos anos seguintes.

Além de Vilela e Maia, integraram a equipe da Embrapa a pesquisadora Cristina Criscuolo, a analista Vera Viana Brandão e a técnica Suzilei Carneiro, da Embrapa Territorial.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia São Marcos       Fone: 3481-1433

Ao lado do Supermercado Manso

Estudo da Embrapa aponta tecnologias disponíveis para pecuaristas, perfil e tendências de PecTechs

0
Cochos automatizados monitoram consumo animal. Foto: Gisele Rosso

Pecuaristas brasileiros têm hoje à disposição soluções tecnológicas para aumentar a produtividade, otimizar o uso de recursos e reduzir os impactos ambientais e incertezas de mercado. Parte destas soluções vêm de Agtechs, startups focadas no agronegócio. 

Para entender um pouco mais sobre quais tecnologias estão sendo disponibilizadas para o segmento pecuário, perfil dessas empresas, desafios e tendências, a Embrapa fez um panorama sobre a atuação dessas PecTechs no país. A publicação “Estudo de caracterização de agtechs com atuação no setor de pecuária” está disponível gratuitamente aqui.  

De acordo com a pesquisadora Claudia De Mori, da Embrapa Pecuária Sudeste, que coordenou o trabalho, a transformação digital está redefinindo os sistemas de produção pecuária no Brasil e essas PecTechs oferecem soluções customizadas para os problemas e perfil da pecuária. No entanto, essas startups enfrentam obstáculos para consolidar seus negócios. O principal desafio é a inserção no mercado, como barreiras de entrada, necessidade de definição de um modelo de vendas escalável, expansão dos clientes e competição.

O estudo, realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Agricultura Digital e pela  Diretoria de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, foi baseado em dados do Radar Agtech Brasil 2023 e analisou 100 Agtechs que atuam no segmento de pecuária. Mais da metade dessas empresas encontra-se nas regiões Sudeste (54%) e outra parte no Sul (35%).

A atuação está mais concentrada na oferta de soluções “Dentro da Porteira” (79% das categorias). As principais soluções desenvolvidas por essas Agtechs são plataformas de integração e sistemas de gestão zootécnica, econômica e financeira, que incluem softwares e aplicativos. Monitoramento e sensoriamento estão em expansão e são empregados para controlar desempenho, saúde animal, bem-estar e outros indicadores produtivos.

O segmento “Antes da Porteira” destaca-se em soluções de crédito, permuta, seguro e créditos de carbono, utilizando softwares de análise e controle. Quando se trata de tecnologias para “Depois da Porteira”, soluções de rastreabilidade se sobressaem.

Futuro

Para as Agtechs, o futuro será focado na digitalização e na sustentabilidade. Para isso, as empresas apostam em soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), automação, blockchain e Internet das Coisas.

Segundo a pesquisadora, para superar os desafios, as startups vão precisar transpor as barreiras culturais e financeiras para levar as soluções digitais de ponta ao produtor rural.

HR de Dourados inicia estimulação neurocognitiva sensorial como prática de cuidado na UTI Adulto

0

Referência estratégica para a ampliação da assistência hospitalar no interior do Estado, o HRD (Hospital Regional de Dourados) Olga Castoldi Parizotto já conta com a UTI Adulto estruturada, equipada e com equipe multiprofissional preparada para oferecer um atendimento qualificado, seguro e humanizado à população sul-mato-grossense.

Desde o início do funcionamento da unidade, uma das práticas adotadas pela equipe é a estimulação neurocognitiva sensorial, um conjunto de intervenções simples e seguras que têm como objetivo manter e estimular as funções cognitivas, emocionais e sensoriais dos pacientes internados na UTI.

De acordo com a gerente Multiprofissional do HRD, Laryssa Hoff, a iniciativa reforça o compromisso da unidade com um cuidado que vai além da tecnologia. “A estimulação neurocognitiva sensorial faz parte do nosso compromisso com um cuidado integral. Essa prática contribui para melhora da experiência do paciente e reforça que, no HRD, a tecnologia caminha junto com a humanização desde o primeiro dia”, destaca.

Benefícios para o paciente

A prática parte do princípio de que, mesmo nessas condições, o cérebro continua recebendo estímulos. Por isso, ações como falar com o paciente, chamá-lo pelo nome, reorientá-lo no tempo e no espaço, utilizar músicas conhecidas, além de estímulos táteis, visuais e olfativos adequados, fazem parte da rotina de cuidado na unidade.

Entre os principais benefícios da estimulação neurocognitiva sensorial estão a redução do risco de delirium, menor confusão mental após a alta da UTI, preservação das funções cognitivas, além de promover uma maior sensação de segurança e acolhimento ao paciente, contribuindo para uma recuperação mais integral e humanizada.

Com a UTI Adulto em pleno funcionamento e a adoção de práticas alinhadas às melhores evidências em saúde, o HRD Olga Castoldi Parizotto consolida um modelo de assistência que une tecnologia, qualificação profissional e humanização do cuidado.

Comunicação HRD
Foto: Divulgação HRD

Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS

0

O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou o ano de 2026 com uma agenda intensa de entregas nos municípios do interior, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento regional e com políticas públicas que chegam diretamente à população. Ao longo da semana, obras nas áreas de educação e infraestrutura urbana foram entregues em diferentes regiões do Estado, sob a condução do governador em exercício José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

Em Tacuru, no Cone Sul do Estado, o governador em exercício liderou a entrega de um conjunto de obras que somam R$ 17,8 milhões em investimentos, contemplando a reforma completa da Escola Estadual Cleto de Moraes Costa, além de pavimentação asfáltica, recapeamento e drenagem de vias urbanas. A agenda simboliza o ritmo adotado pelo Governo do Estado já nos primeiros dias do ano, com presença constante nos municípios e foco em ações de infraestrutura.

A principal entrega foi a reforma geral da Escola Estadual Cleto de Moraes Costa, que recebeu mais de R$ 10,5 milhões em investimentos. A obra garantiu acessibilidade, climatização, modernização das salas de aula e melhores condições de ensino para alunos e profissionais da educação.

Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, os resultados refletem uma política pública consistente e contínua. “Tenho muito orgulho de ser professor da rede pública. E acreditando na educação pública, o Governo do Estado vem entregando muito. Já reformamos mais de 70% das nossas escolas, são 225 unidades, com R$ 1,3 bilhão em investimentos”, destacou, ao lembrar que somente na região sul os aportes ultrapassam R$ 200 milhões.

Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS
Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS
Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS
Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS

Segundo o secretário, os investimentos têm impacto direto nos indicadores educacionais. “Entregamos os melhores resultados de proficiência, os melhores índices de abandono e de reprovação. Hoje, 60% da nossa rede é em tempo integral e 50% dos alunos do ensino médio fazem educação profissional. Isso só funciona porque temos servidores que acreditam na educação pública”, afirmou, ao agradecer professores, diretores e equipes de apoio da escola.

O prefeito de Tacuru, Rogério de Souza Torquetti, ressaltou a importância da proximidade entre Estado e município e classificou a reforma da escola como uma conquista histórica para a cidade. “Para nós, a reforma da Escola Cleto era primordial. Foram investidos mais de R$ 10 milhões aqui. Isso muda a vida das crianças e das famílias. Quando o governo investe na educação, ele está olhando para o futuro do município, do Estado e do país”, afirmou.

Torquetti também elogiou o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado. “A gente se orgulha quando vê gestores que fazem a máquina pública andar e isso faz toda a diferença para quem está lá na ponta.”

Diretor da Escola Estadual Cleto de Moraes Costa, Jarbas Moreira destacou o impacto da obra para a comunidade local e o sentimento de pertencimento da população com a unidade escolar.

“Para uma cidade pequenininha do interior, a escola faz parte da cultura da cidade. Essa reforma foi um acontecimento do século. Estou aqui há 32 anos, estudei aqui, fui professor e hoje sou gestor, e nunca tivemos uma reforma deste tamanho”, afirmou. Ainda de acordo com o diretor, a melhoria da estrutura reflete diretamente no entusiasmo dos alunos. “Os alunos não veem a hora de começar o ano letivo de novo. É muito bom estudar em uma escola que tem condições ideais, onde não falta material, uniforme e lazer”, completou.

Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS
Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS
Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS
Educação e infraestrutura marcam início do ano com agenda intensa do Governo em Tacuru e em MS

Educação para transformar vidas

Durante a agenda, o governador em exercício José Carlos Barbosa reforçou que a educação é o principal eixo social da atual gestão. “O governador Eduardo Riedel acredita que o maior programa social que um governo pode realizar é a educação de qualidade. E quando a gente olha os indicadores do Mato Grosso do Sul, os números nos enchem de orgulho. Reduzimos a repetência em 50% e somos o segundo estado que mais cresceu em alfabetização”, afirmou.

Barbosinha também enfatizou que o desenvolvimento do Estado caminha junto com responsabilidade social, geração de empregos e sustentabilidade. “Educação de qualidade abre portas, gera oportunidades e transforma histórias. E esse é o Mato Grosso do Sul que cresce”, finalizou

Além da educação, as entregas em Tacuru incluíram obras de pavimentação, recapeamento e drenagem em diversas ruas e bairros, fortalecendo a infraestrutura urbana e a mobilidade. A agenda contou com o acompanhamento da equipe da Casa Civil, liderada pelo secretário Walter Carneiro Júnior, responsável pela articulação institucional e pelo suporte às agendas do governador em exercício ao longo da semana.

Com a agenda de início de ano, o Governo de Mato Grosso do Sul reafirma a diretriz de manter o Estado em pleno funcionamento, com presença ativa nos municípios, diálogo permanente com as lideranças locais e investimentos que impactam diretamente a vida da população sul-mato-grossense.

Rodrigo Gordin, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria

IPVA 2026: optou pelo parcelamento? Confira os prazos e condições para pagamento

0

Os contribuintes de Mato Grosso do Sul que optaram pelo parcelamento do IPVA 2026 devem ficar atentos ao calendário de vencimentos definido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O imposto pode ser dividido em até cinco parcelas mensais, oferecendo mais flexibilidade no cumprimento da obrigação tributária.

A primeira parcela vence no dia 30 de janeiro, seguida pelos demais vencimentos ao longo do primeiro semestre do ano. O parcelamento é uma alternativa para quem não efetuou o pagamento em parcela única dentro do prazo do desconto.

• 1ª parcela: 30 de janeiro
• 2ª parcela: 27 de fevereiro
• 3ª parcela: 31 de março
• 4ª parcela: 30 de abril
• 5ª parcela: 29 de maio

Para o exercício de 2026, todo o processo de disponibilização e pagamento do IPVA foi antecipado, com os boletos disponibilizados desde novembro do ano passado, de forma online, permitindo planejamento prévio e comodidade no pagamento.

Neste ano, cerca de 870 mil veículos integram a base de cobrança do IPVA em Mato Grosso do Sul. O valor mínimo do imposto é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos, garantindo maior acessibilidade ao contribuinte.

Além disso, o Estado mantém uma das políticas de isenções e benefícios mais amplas do país. Estão isentos, entre outros, veículos oficiais, entidades sociais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves de uso agrícola; embarcações de pescadores profissionais; táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos do Corpo de Bombeiros e diplomáticos, além de automóveis com mais de 15 anos de fabricação.

Pessoas com Deficiência (PCD) contam com redução de 60% no valor do imposto. Frotistas com 30 ou mais veículos têm acesso a alíquotas diferenciadas, e veículos movidos a GNV são totalmente isentos, como incentivo à sustentabilidade. Também não há incidência do imposto nos casos de furto, roubo ou perda total.

O setor produtivo segue contemplado com condições específicas, mantendo-se as reduções de alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, com redução de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, contribuindo para a competitividade e o equilíbrio econômico do Estado.

Mais informações e acesso aos serviços do IPVA estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda: www.sefaz.ms.gov.br/ipva.

Michel Faustino, Comunicação Sefaz

Secretário executivo é nomeado ministro interino da Justiça

0
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para chefiar a pasta interinamente. A indicação foi publicada nessa sexta-feira (9) no Diário Oficial da UniãoSecretário executivo é nomeado ministro interino da JustiçaSecretário executivo é nomeado ministro interino da Justiça

Ele substitui temporariamente o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que entregou, na quinta-feira (8), uma carta com pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 e alegou que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.

“Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos”, escreveu Lewandowski na carta.

Interino

O ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto já foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve o nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o cargo de secretário-geral da Corte. 

Almeida Neto exerceu por oito anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). No âmbito acadêmico, foi professor e cursou pós-doutorado e doutorado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Prefeita Lurdes garante que, pela primeira vez em Caarapó, todos os alunos iniciam o ano letivo com kits escolares

0

A prefeita Lurdes anunciou um marco histórico para a educação de Caarapó: todos os kits escolares do ano letivo de 2026 já estão no município e, pela primeira vez, serão entregues integralmente no primeiro dia de aula. A medida garante que nenhum estudante inicie o ano letivo sem material, promovendo igualdade, organização e melhores condições de aprendizagem desde o primeiro dia.

Ao todo, foram adquiridos 4.765 kits escolares, com investimento de R$ 1.384.867,93, contemplando alunos da Educação Infantil (Pré-Escola), do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II. A iniciativa demonstra planejamento antecipado, responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e prioridade à educação municipal.

Kits completos para cada etapa de ensino

Os kits foram organizados de acordo com as necessidades pedagógicas de cada etapa, assegurando materiais adequados para o desenvolvimento das atividades ao longo de todo o ano letivo.

  • Educação Infantil – Pré-Escola (1.211 kits): apontador duplo, borracha, caderno de desenho, canetas hidrográficas jumbo, colas, giz de cera, estojo, lápis e lápis de cor jumbo, massa de modelar, pincel, tintas guache, tesoura sem ponta e pasta maleta.
  • Ensino Fundamental I (2.568 kits): apontador, borracha, cadernos, canetas hidrográficas, cola, estojo, lápis, lápis de cor, régua, tesoura sem ponta e pasta maleta.
  • Ensino Fundamental II (986 kits): cadernos universitários, canetas esferográficas, compasso, régua, lápis, lápis de cor, cola, estojo, tesoura sem ponta e pasta maleta.

Benefício direto às famílias e à economia doméstica

Além de fortalecer o processo educacional, a entrega dos kits no primeiro dia de aula representa um importante alívio financeiro para as famílias, que não precisarão arcar com a compra imediata de material escolar no início do ano. A ação contribui para a organização do orçamento familiar, especialmente neste período de despesas concentradas, garantindo mais tranquilidade aos pais e responsáveis.

Educação começa no primeiro dia

Com todos os materiais disponíveis desde o início das aulas, professores e estudantes podem iniciar o ano letivo com planejamento completo, continuidade pedagógica e melhores condições de ensino e aprendizagem.

A iniciativa consolida um avanço significativo na organização da Rede Municipal de Ensino, reforçando o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade, inclusiva, planejada e eficiente, colocando os estudantes no centro das políticas públicas.

Caarapó avança quando investe em educação.

Rodolfo Nogueira está entre os parlamentares mais conservadores do Brasil, aponta levantamento

0

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) figura entre os parlamentares mais conservadores da Câmara dos Deputados, de acordo com levantamento publicado pela Gazeta do Povo no dia 6 de janeiro de 2026. A análise avaliou o comportamento dos deputados ao longo de 2025, com base em votações nominais consideradas centrais para o debate ideológico no Congresso Nacional.

O estudo selecionou dez projetos de lei classificados como relevantes e sem ambiguidades ideológicas. As propostas envolveram temas como liberdade econômica, liberdades individuais, valores tradicionais, licenciamento ambiental, aumento de impostos e questões judiciais.

Para cada votação, os parlamentares receberam 1 ponto quando votaram de acordo com a posição conservadora e 0 ponto nos casos de voto contrário, abstenção ou ausência. Apenas deputados que participaram de ao menos oito das dez votações foram incluídos na análise, critério que buscou garantir maior precisão e comparabilidade dos dados.

A pontuação máxima possível era de 10 pontos, enquanto a média geral da Câmara ficou em 5,3 o que evidencia uma divisão significativa entre os parlamentares quanto às pautas avaliadas.

Parlamentares mais conservadores

Ao todo, 47 deputados federais alcançaram a pontuação máxima (10/10) e foram classificados como os mais conservadores do Parlamento. O deputado Rodolfo Nogueira integra esse grupo de destaque, que reúne parlamentares de diferentes estados e legendas, listados em ordem alfabética:
• Adriana Ventura (Novo-SP)
• Any Ortiz (Cidadania-RS)
• Bia Kicis (PL-DF)
• Capitão Alden (PL-BA)
• Carla Dickson (União-RN)
• Carlos Jordy (PL-RJ)
• Caroline de Toni (PL-SC)
• Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
• Chris Tonietto (PL-RJ)
• Clarissa Tércio (PP-PE)
• Cobalchini (MDB-SC)
• Coronel Meira (PL-PE)
• Delegado Bilynskyj (PL-SP)
• Delegado Caveira (PL-PA)
• Delegado Palumbo (MDB-SP)
• Dr. Jaziel (PL-CE)
• Dr. Luiz Ovando (PP-MS)
• Filipe Barros (PL-PR)
• Gilson Marques (Novo-SC)
• Gustavo Gayer (PL-GO)
• Helio Lopes (PL-RJ)
• Jefferson Campos (PL-SP)
• Junio Amaral (PL-MG)
• Lucas Redecker (PSDB-RS)
• Luisa Canziani (PSD-PR)
• Luiz F. Vampiro (MDB-SC)
• Luiz Lima (Novo-RJ)
• Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
• Marcel van Hattem (Novo-RS)
• Marcio Alvino (PL-SP)
• Marcos Pollon (PL-MS)
• Mauricio Marcon (PL-RS)
• Messias Donato (Republicanos-ES)
• Miguel Lombardi (PL-SP)
• Nikolas Ferreira (PL-MG)
• Paulo Litro (PSD-PR)
• Pedro Lupion (Republicanos-PR)
• Pezenti (MDB-SC)
• Pr. Marco Feliciano (PL-SP)
• Ricardo Guidi (PL-SC)
• Rodolfo Nogueira (PL-MS)
• Rodrigo Estacho (PSD-PR)
• Rodrigo Valadares (União-SE)
• Sargento Fahur (PSD-PR)
• Sargento Gonçalves (PL-RN)
• Silvia Cristina (PP-RO)

O resultado reforça o posicionamento ideológico de Rodolfo Nogueira no Congresso Nacional e sua atuação alinhada a pautas conservadoras, especialmente em temas econômicos, institucionais e de costumes.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Bem Popular Brasil       Fone: 99166-4242

Próximo ao antigo Hospital Santa Joana

Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026

0

Um dos bairros mais antigos do município recebe melhorias em um importante trajeto que interliga pontos relevantes da região e de grande fluxo de veículos. A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Obras, iniciou, nesta quinta-feira (08/01), as primeiras frentes de trabalho do Programa Municipal de Recuperação Asfáltica (PMRA) em ruas do bairro Jardim Progresso. Os trabalhos começaram pela Rua Izeldino Lopes da Costa (via de acesso ao Estádio Pacolão) e seguirão pela Rua Belarmino Francisco Umburanas, no sentido da Avenida Campo Grande.

No Jardim Progresso, ao longo da última década, determinadas ruas sofreram com a ausência de manutenção contínua e investimentos estruturais, o que resultou em um estado precário. Ao priorizar a recuperação destas ruas, a atual gestão fortalece seu compromisso de garantir aos moradores da região mobilidade urbana eficiente e de qualidade, investindo de forma organizada e planejada em obras que acompanhem o crescimento da cidade e garantam qualidade de vida para as próximas décadas.

De acordo com o projeto técnico, a obra contempla a aplicação de 4.016,92 m² de novo asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um material de alta qualidade que assegurará maior durabilidade e resistência às ruas, evitando reparos constantes e reforçando, assim, a responsabilidade com o dinheiro público.

PLANEJAMENTO

O planejamento integrado realizado pela Gerência de Planejamento e Gestão Pública em conjunto com a Gerência de Obras foi o diferencial para fazer o programa garantir a execução das obras de forma eficiente, realizando levantamentos técnicos precisos, identificando os trechos com maior volume de tráfego e o estágio de desgaste das ruas, e assegurando que as intervenções tragam mais segurança, fluidez e agilidade à mobilidade urbana do bairro. “Conseguimos analisar o volume de tráfego e a logística, garantindo que a obra não seja isolada, mas parte de um trajeto que traga fluidez real para quem cruza o bairro”, explica Milena Feuser, Gerente de Planejamento e Gestão Pública.

O Gerente de Obras, Fabiano Costa, reforça: “Nosso trabalho segue um mapa de prioridades técnicas. O cronograma avança conforme a necessidade da engenharia, atendendo às ruas que ainda aguardavam essa intervenção de forma organizada”.

INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO

Para o prefeito Rodrigo Sacuno, o planejamento é a peça-chave para evitar erros e desperdícios. Ao determinar uma melhor organização das obras tecnicamente, a prefeitura conseguirá recuperar um número maior de ruas com eficiência.

“O planejamento elimina gastos desnecessários, garantindo que os recursos sejam investidos para recuperar o maior número de ruas possível. Uma cidade com infraestrutura organizada traz desenvolvimento e visibilidade”, pontuou o prefeito.

A administração municipal reforça que esta primeira fase de recuperação é apenas a primeira etapa do Programa Municipal de Recuperação Asfáltica. Além disso, a gestão já trabalha na viabilização de novos recursos e parcerias com o Governo do Estado para alcançar as demais vias do Jardim Progresso e outros bairros que fazem parte do plano macro de infraestrutura para 2026.

Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026
Planejamento: Naviraí avança no recapeamento e abre as primeiras frentes de trabalho de 2026