13.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 213

Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”

0
Momento da chegada dos materiais para a instalação de rede de água em área indígena de Japorã. Fotos: Paulo Gomes/PMJ

A Prefeitura de Japorã, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, em parceria com a SESAI – Secretaria de Saúde Indígena, está ampliando a rede de água no interior do local chamado “área de retomada”, situada no lado direito da rodovia Japorã-Iguatemi (MS-386).

O coordenador local da SESAI, Paulino Canteiro informa que mais 500 metros de rede mestra estão sendo implantadas e vai atender 15 famílias indígenas. “A SESAI entra com o material (canos) e a mão de obra. A Prefeitura participa com maquinário (motoniveladora e caminhão), e equipe da Infraestrutura, abrindo as valas de 70 centímetros de profundidade”, explica Paulino.

Esta melhoria – acrescenta o secretário de Infraestrutura – é o resultado de parceria da Gestão do Prefeito Malaquias com a Sesai. “A Prefeitura também investiu na aquisição de uma caixa e da bomba d’água. A iniciativa vai acabar com a falta de água e permitir que as famílias tenham água contínua pela rede e usufruam deste bem essencial e imprescindível para a vida”, pontua Renner dos Reis Ramos.

O prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) aponta que as famílias contempladas terão água saudável nas torneiras de suas casas. “O investimento proporciona mais dignidade às crianças, jovens e idosos indígenas. É mais qualidade de vida e, sobretudo, garantia de mais saúde à nossa comunidade. Por tudo isso, tem e sempre terá atenção especial de nossa Administração Amor por Nosso Povo”, afirma Malaquias.

Fonte: Panorama do MS

Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”
Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”
Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”
Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”

Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria

0
Foto: Divulgação

O prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, agradeceu ao deputado federal Rodolfo Nogueira pela destinação de recursos que irão beneficiar diretamente a população do município. Ao todo, foram enviados R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a pavimentação de um trecho na região do Tupã Cereta, além de R$ 200 mil para investimentos na rede municipal de ensino.

De acordo com a Prefeitura, a obra de pavimentação do trecho do Tupã Cereta tem início previsto ainda para este ano. A melhoria é considerada estratégica para a mobilidade urbana e para o escoamento da produção, trazendo mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Na área da educação, os R$ 200 mil serão utilizados para a compra de aparelhos de ar-condicionado para as escolas municipais. O objetivo é proporcionar mais conforto térmico para alunos e professores, especialmente durante os períodos de altas temperaturas.

O prefeito Rodrigo Basso destacou a importância da parceria com a bancada federal para viabilizar investimentos no município. Já o deputado Rodolfo Nogueira reforçou o compromisso com Sidrolândia, afirmando que seguirá destinando recursos para áreas prioritárias como infraestrutura e educação.

Fonte: Assessoria Rodolfo Nogueira

Vereador Nilsinho solicita aparelho de ultrassonografia para o PAM de Caarapó

0
Foto: Assessoria

O vereador Clenilson Francisco da Silva, o Nilsinho (PSDB), apresentou documento Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caarapó,  solicitando o encaminhamento de expediente à deputada estadual Mara Caseiro (PSDB)  e ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), com o objetivo de viabilizar a aquisição de um aparelho de ultrassonografia para o PAM – Pronto Atendimento Médico do município.

De acordo com o parlamentar, a solicitação atende a uma demanda urgente da população que depende da rede pública municipal de saúde, especialmente os munícipes que necessitam realizar exames de ultrassonografia, procedimento essencial para diagnósticos e acompanhamento clínico.

Nilsinho destacou que a falta do equipamento obriga pacientes a buscarem atendimento em outros municípios, gerando transtornos, atrasos em diagnósticos e custos adicionais para o sistema de saúde. A situação é ainda mais sensível no caso das gestantes, que precisam realizar exames periódicos para o acompanhamento adequado do desenvolvimento da gestação.

“Nosso pedido tem como finalidade garantir um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente à população de Caarapó, assegurando que exames fundamentais sejam realizados no próprio município”, ressaltou o vereador.

O parlamentar reforçou ainda que a aquisição do aparelho de ultrassonografia contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo PAM, fortalecendo a atenção básica e promovendo mais dignidade aos usuários do sistema público de saúde.

Fonte: Assessoria Câmara

Setor de serviços cresce 2,8% em 2025, quinto ano seguido de alta

0
© TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

O setor de serviços ─ que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação ─ fechou 2025 com crescimento de 2,8%, apesar do recuo de 0,4% na passagem de novembro para dezembro. O resultado representa o quinto ano seguido de alta.

O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro.

Com o desempenho de dezembro, o setor está 0,4% abaixo do maior nível já registrado, em novembro de 2025, e 19,6% acima do patamar pré-pandemia de covid-19 (fevereiro de 2020).

Média móvel

A pesquisa do IBGE apura dados sobre 166 tipos de serviços. A média móvel trimestral, que aponta a tendência mais recente de comportamento do setor, teve variação nula (0%) na comparação com o período de três meses terminados em novembro.

Comportamento de 2025

O ano de 2025 foi predominantemente marcado por resultados positivos na comparação entre meses seguidos. Apenas janeiro (-0,3%) e dezembro ficaram no terreno negativo.

O saldo do ano passado teve o menor desempenho dos cinco anos seguidos de expansão nos serviços:

  • 2020: -7,8%
  • 2021: 10,9%
  • 2022: 8,3%
  • 2023: 2,9%
  • 2024: 3,1%
  • 2025: 2,8%

O tombo de 2020 é explicado pelos efeitos da pandemia de covid-19, que isolou pessoas e fechou negócios.

No conjunto, os últimos cinco anos apresentam expansão de 31%. No período, os destaques positivos ficam com os serviços de tecnologia da informação (84,4%), serviços técnico-profissionais (59,8%) e transporte terrestre (43,5%).

Influência do ano

Ao longo de 2025, os serviços ficaram no campo positivo em quatro das cinco atividades pesquisadas.

  • serviços de informação e comunicação: 5,5%
  • serviços profissionais, administrativos e complementares: +2,6%
  • transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: +2,3%
  • presta outros serviços: -0,5%

Dos 166 serviços pesquisados, 53,6% terminaram o ano com alta. Entre os segmentos com maiores influências figuram portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; transporte aéreo de passageiros; rodoviário de carga; publicidade; e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.

Para o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado negativo em dezembro, não indica necessariamente uma mudança de tendência do setor.

“Não dá para inferir que há inversão de trajetória. Temos os serviços operando em grande força”, diz.

Fonte: Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

Toffoli admite sociedade em resort, mas nega pagamentos de Vorcaro

0
© ASCOM/STF

O gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nova nota na manhã desta quinta-feira (12) em que explica a sociedade do magistrado em uma empresa que vendeu uma participação em um resort no Paraná a fundos ligados ao banco Master.

Toffoli é relator do inquérito que apura a prática de fraudes financeiras no Master, sobretudo numa tentativa de venda da instituição ao banco BRB, cujo maior acionista é o governo do Distrito Federal. A operação acabou barrada pelo Banco Central.

O ministro se manifestou pela primeira vez sobre as suspeitas em torno da participação da empresa de sua família no resort Tayaya, em Ribeirão Claro (PR), depois de vir à tona o relatório em que a Polícia Federal (PF) alerta para a menção ao próprio Toffoli em conversas extraídas do celular de Daniel Vorcaro, dono do Master e principal investigado no caso. O documento foi entregue ao presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, que notificou Toffoli a se manifestar.

Na nota desta quinta (12), o gabinete de Toffoli afirma que o ministro é sócio de uma empresa familiar chamada Maridt, da qual são sócios também irmãos e outros parentes. O texto diz que, pela Lei Orgânica da Magistratura, o ministro “pode integrar o quadro societário de empresas e dela receber dividendos, sendo-lhe apenas vedado praticar atos de gestão na qualidade de administrador”.

O texto diz ainda que a participação da Maridt no resort Tayaya foi vendida em duas etapas: parte para um fundo chamado Arllen, em 27 de setembro de 2021, e parte para a empresa PHD Holding, em 21 de fevereiro de 2025. Segundo o gabinete, tudo foi declarado à Receita Federal.

A nota destaca ainda que o inquérito sobre o Master chegou ao gabinete e novembro do ano passado, quando a Maridt já não tinha mais participação no Tayaya. O texto conclui afirmando que Toffoli “jamais teve qualquer relação de amizade e muito menos amizade íntima com o investigado Daniel Vorcaro. Por fim, o Ministro esclarece que jamais recebeu qualquer valor de Daniel Vorcaro ou de seu cunhado Fabiano Zettel”.

Relatório

O relatório da PF que menciona a possível suspeição de Toffoli no caso Master foi entregue em 9 de fevereiro ao presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, que notificou Toffoli a se manifestar.

Em nota anterior, divulgada na noite de quarta (11), o gabinete de Toffoli afirmou que um pedido de suspeição feito pela PF “trata de ilações” e que a corporação não tem legitimidade para pedir a suspeição magistrados. Segundo o texto, as explicações serão enviadas a Fachin.

No relatório, cujo teor foi vazado pela imprensa, a PF apresenta citações a Toffoli em conversas entre Vorcaro e seu cunhado, Fábio Zettel, que seria uma espécie de contador informal do banqueiro. As conversas estariam relacionadas ao resort Tayaya.

Toffoli tem sido alvo de pressão e questionamentos sobre sua relatoria do caso Master desde que foi revelada uma viagem feita por ele em um jatinho particular no qual estava o advogado de um dos investigados, ainda em dezembro.

Posteriormente, decisões consideradas atípicas lançaram mais questionamentos sobre a condução do caso pelo ministro. Numa delas, por exemplo, Toffoli determinou que as provas colhidas em uma das fases da Operação Compliance Zero fosse enviadas diretamente ao Supremo, mesmo antes de passarem pela perícia da PF. Ele depois recuou, apesar em insistir na escolha dos peritos responsáveis.

Em seguida, o ministro passou a ser pressionado também com a revelação do negócio envolvendo a venda da participação de sua família no Tayaya para fundos ligados a Vorcaro.

Fonte: Felipe Pontes – Repóter da Agência Brasil

Prefeito de Amambai cumpre agenda estratégica na Capital em busca de investimentos e parcerias

0
Fotos: Divulgação/Secom

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, cumpriu agenda oficial em Campo Grande nesta quarta-feira (11), com uma série de reuniões voltadas à captação de recursos, fortalecimento de parcerias institucionais e articulação de projetos importantes para o desenvolvimento do município.

Entre os compromissos, esteve na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), onde tratou da programação e do apoio para a realização de eventos culturais previstos para 2026, buscando garantir incentivo estadual para fortalecer o calendário cultural de Amambai.

Na Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), o prefeito discutiu projetos de infraestrutura para o município, além de reforçar a necessidade de manutenção das rodovias MS-386 e MS-379, importantes vias de ligação regional que impactam diretamente o escoamento da produção e a mobilidade da população.

A agenda também incluiu visita à Famasul, onde foi debatida a questão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), tema relevante para o setor produtivo e para a regularização ambiental das propriedades rurais.

Na Assembleia Legislativa, o prefeito se reuniu com o deputado estadual Gerson Claro e com o deputado estadual Júnior Mochi, fortalecendo o diálogo institucional e apresentando demandas prioritárias de Amambai.

O gestor municipal também esteve no escritório da senadora Soraya Thronicke, onde tratou de parcerias e da viabilização de recursos para o município.

Encerrando a agenda na Capital, o prefeito visitou a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), onde discutiu a implantação da viabilidade automática e a integração de sistemas em Amambai, medida que deve agilizar a abertura de empresas e fomentar o desenvolvimento econômico local.

A agenda reforça o compromisso da gestão municipal em buscar investimentos, melhorar a infraestrutura e criar condições para o crescimento sustentável de Amambai, por meio do diálogo constante com o Governo do Estado, parlamentares e instituições parceiras.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Amambai: Bala Burguer inaugura segunda unidade e amplia opções de hambúrgueres e prensados

0
Fotos: Divulgação/Secom

A Hamburgueria Bala Burguer inaugurou na tarde desta quarta-feira, dia 11, sua segunda unidade em Amambai. Localizada na região central da cidade,  na esquina da Avenida Pedro Manvailler com a Rua Marechal Floriano, a nova loja marca um importante passo na trajetória de crescimento da marca, que há cinco anos vem conquistando o público com sabor diferenciado e atendimento de qualidade.

À frente do empreendimento estão os sócios-proprietários Heber Flores (Gaúcho) e Sidney Dolci (Bala), que celebraram a nova etapa ao lado de familiares, amigos, clientes e autoridades municipais.

A nova unidade chega com um espaço mais amplo, estrutura e um sistema de atendimento moderno, pensado para oferecer mais agilidade, conforto e praticidade aos clientes. No cardápio, o público encontra diversas opções de hambúrgueres artesanais e prensados, preparados com ingredientes selecionados e identidade própria — marca registrada da Bala Burguer.

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes os secretários municipais Roberto Júnior Dias (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Mayr (Governo e Comunicação), Rosemeire Charão (Educação), Zanete Corrêa (Assistência Social) e Ramón Batista (Desporto e Cultura), além da vereadora Cida Farias, empresários, amigos e familiares.

A presença das autoridades reforçou a importância do fortalecimento do comércio local e do incentivo ao empreendedorismo no município, especialmente de empresas que geram empregos, movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de Amambai.

Para os sócios, a abertura da nova unidade representa mais do que expansão: simboliza trabalho, parceria e a consolidação de um sonho que começou de forma simples e ganhou força com o apoio da comunidade.

Com a nova loja no centro da cidade, a Bala Burguer amplia sua capacidade de atendimento e reafirma seu compromisso de continuar oferecendo sabor marcante, qualidade e um ambiente acolhedor para seus clientes.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Produção de grãos pode chegar a 353,4 milhões de toneladas

0
© PREFEITURA DE CAMPO GRANDE/DIVULGAÇÃO

A produção de grãos no Brasil tem previsão de alcançar 353,4 milhões de toneladas na safra 2025/26, resultado que, se confirmado, será novamente recorde, com “ligeiro crescimento” de 0,3% na comparação com o ciclo 2024/25.

A projeção consta do 5º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta quinta-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e leva em consideração o início da colheita das culturas de primeira safra.

De acordo com a companhia, a área plantada deve chegar a 83,3 milhões de hectares, resultado 1,9% maior do que o registrado no ciclo anterior. Esse percentual corresponde a um aumento de 1,5 milhão de hectares.

“Já a produtividade média nacional das lavouras tende a apresentar um recuo de 1,5%, saindo de 4.310 quilos por hectares em 2024/25 para 4.244 quilos por hectares em 2025/26”, detalha a Conab.

Soja

O levantamento projeta uma safra recorde de 178 milhões de toneladas de soja – aumento de 6,5 milhões de toneladas em comparação ao ciclo passado.

Segundo a companhia, o bom resultado se deve às condições climáticas nas principais regiões produtoras.

“A colheita da oleaginosa já foi iniciada na maioria dos estados e atinge 17,4% da área, percentual superior em relação ao mesmo período do ano passado e pouco abaixo da média dos últimos cinco anos, conforme indica o Progresso de Safra divulgado nesta semana pela estatal”, acrescentou a Conab.

Em Mato Grosso, 46,8% da produção de soja já foi colhida. De acordo com a Conab, a produtividade obtida – nesse que é o maior produtor da oleaginosa no país – está próxima das estimadas que haviam sido apresentadas inicialmente.

Milho

As projeções para a produção de milho apresentam recuo de 1,9%, na comparação com o ciclo anterior. A Conab estima uma safra total, abrangendo todos os ciclos, de 138,4 milhões de toneladas, do grão.

“Mesmo com estimativa de redução da produção ao final do atual ciclo, o cultivo da primeira safra do cereal apresenta crescimento de 7,2% na área, estimada em 4 milhões de hectares, e a produção em 26,7 milhões de toneladas, aumento de 7,1% sobre a safra anterior”, informou a companhia.

Com relação à segunda safra de milho, a área total utilizada para cultivo, que já teve seu plantio iniciado, é de 17,9 milhões de hectares. A produção projetada é de 109,3 milhões de toneladas.

Arroz e feijão

No caso do arroz, produto cuja semeadura está praticamente concluída, as expectativas são de redução de 11,6% da área de cultivo, ficando em 1,6 milhão de hectares.

Esse grão tem como maior produtor o estado do Rio Grande do Sul, que já está com suas lavouras em pleno desenvolvimento.

Os mananciais que abastecem os produtores do estado apresentaram recuperação, após período com níveis reduzidos. A produção estimada pela Conab é de 10,9 milhões de toneladas de arroz.

A produção de feijão deve ficar na faixa de 3 milhões de toneladas, somadas as três safras. A primeira, com previsão de redução de 11,4% na área plantada, totalizando 804,7 mil hectares; e produção estimada em 967,2 mil toneladas (9% menor do que o obtido na safra anterior).

Algodão

O levantamento indica uma produção de 3,8 milhões de toneladas de algodão para a atual safra, em um total de área que abrange 2 milhões de hectares (3,2% menor do que a utilizada na safra 2024/25). A Conab lembra que 88,1% das áreas destinadas à pluma já foram semeadas.

Para a temporada 2025/26 de milho, a expectativa é de que haja novo incremento tanto nas exportações quanto no consumo interno, com estimativas de 46,5 milhões de toneladas e 94,5 milhões de toneladas respectivamente. Mesmo com a elevação, os estoques de passagem do grão, em janeiro de 2027, devem se manter em torno de 12 milhões de toneladas.

Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Mãe denuncia e câmera é apreendida em banheiro feminino de escola em Campo Grande

0
Caso aconteceu na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, em Campo Grande — Foto: Vinicius Santos

Uma câmera de vigilância instalada dentro do banheiro feminino da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, no Bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande, foi apreendida na noite desta quarta-feira (11) após denúncia feita à Polícia Militar. O caso é investigado como possível violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o registro da ocorrência, a polícia foi acionada por volta das 22h45 para verificar a informação de que havia um equipamento de monitoramento no interior do único banheiro feminino da unidade.

Segundo relato de uma mãe de aluna à polícia, a câmera estaria direcionada para os boxes do banheiro. Ela contou que soube da situação por meio da filha, estudante da escola.

Ainda conforme o depoimento, as alunas, incomodadas com a situação, mudavam a posição da câmera em diversas ocasiões por se sentirem constrangidas. No entanto, o equipamento voltava a ser direcionado para o interior das cabines posteriormente.

Um funcionário informou aos policiais que, no momento da vistoria, a lente da câmera estava voltada para baixo.

O que diz a direção?

A diretora da unidade informou à polícia que a câmera foi instalada em 2016 e que o equipamento não estaria em funcionamento. Segundo ela, o DVR — aparelho responsável por armazenar as imagens — teria sofrido um curto-circuito há cerca de seis anos.

Como a equipe policial não possui competência técnica para atestar se o sistema estava ativo ou não, foi acionada a perícia para análise.

Peritos da Polícia Civil estiveram na escola e apreenderam:

  • 1 câmera de monitoramento localizada no banheiro feminino;
  • 2 aparelhos DVR, que foram lacrados para análise técnica.

O material foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac-Cepol).

Segundo a Polícia Militar, no banheiro masculino não foi localizado equipamento de monitoramento. Apenas um suporte de câmera foi encontrado, indicando que pode ter havido instalação anterior no local.

Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) informou que atendeu à ocorrência após denúncia sobre a possível existência de câmera no banheiro feminino da escola.

A corporação destacou que realizou os procedimentos de averiguação e preservação do ambiente e acionou a perícia técnica, que efetuou a apreensão dos equipamentos e da memória de armazenamento (DVR) para análise.

A PM também informou que o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação, considerando o envolvimento de crianças e adolescentes. Um representante da Secretaria de Estado de Educação (SED) esteve na unidade e acompanhou as providências adotadas.

A empresa responsável pelo sistema de monitoramento da escola foi contatada e informou não ter relação com o equipamento encontrado no banheiro.

A ocorrência foi registrada e encaminhada à Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação.

Secretaria de Educação vai apurar

A Secretaria de Estado de Educação (SED) informou que tomou conhecimento do caso nesta quarta-feira (11), por meio de denúncia registrada no sistema de ouvidoria.

Segundo a pasta, foi determinada a abertura imediata de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para averiguar o ocorrido e apurar a responsabilidade pelo equipamento instalado no banheiro feminino.

O boletim de ocorrência aponta a apuração de possíveis crimes previstos no ECA, entre eles:

  • Produzir, reproduzir ou registrar conteúdo envolvendo criança, ou adolescente;
  • Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame, ou constrangimento.

A autoridade policial informou que não houve encaminhamento de envolvidos no momento da ocorrência, já que não havia situação de flagrante. O inquérito será instaurado de ofício para apurar se o equipamento funcionava, se houve captação de imagens e quem seria o responsável pela instalação.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Fonte: Mirian Machado, g1 MS

Iguatemi: Professores da Escola Municipal de Tempo Integral Tancredo Neves foram recepcionados com café da manhã especial

0
Fotos: Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (12), os professores e demais servidores da Escola Municipal de Tempo Integral Tancredo Neves, em Iguatemi, foram recepcionados com um delicioso café da manhã preparado pela direção e coordenação da escola. Sob a gestão da diretora Rosana Mantovani, o objetivo é proporcionar um momento de acolhimento e integração. Embora as aulas ainda não tenham começado, os servidores seguem trabalhando para que tudo esteja pronto para o retorno das aulas.

Após o café da manhã especial e o momento de acolhida, teve início a “Jornada Formativa”. De acordo com a diretora Rosana, é muito importante esta acolhida especial aos profissionais que atuam na Escola Tancredo Neves. O trabalho que eles fazem é fundamental para o futuro da educação e precisam ser valorizados.

Fonte: Imprensa oficial

Dieta hiperproteica sem lactose: fontes de proteína e dicas para intolerantes

0
Créditos: whitebalance.space/iStock

A dieta hiperproteica sem lactose vem ganhando destaque entre pessoas que buscam aumentar a ingestão de proteínas sem os desconfortos associados à intolerância à lactose. Essa abordagem é especialmente benéfica para atletas e indivíduos que desejam ganhar massa muscular, proporcionando uma nutrição adequada e conforto digestivo.

Com as opções certas e um pouco de criatividade na cozinha, é possível montar um cardápio nutritivo e saboroso que atenda às necessidades de quem tem intolerância à lactose. Entenda como no decorrer da leitura!

O que comer em dieta hiperproteica com intolerância à lactose?

Para seguir uma dieta hiperproteica sem lactose, é fundamental escolher alimentos que sejam ricos em proteínas e livres de lactose. Aqui estão algumas opções:

  • Carnes magras: frango, peru, carne bovina e suína são excelentes fontes de proteína.
  • Peixes e frutos do mar: salmão, atum, sardinha e camarões são opções ricas em proteínas e ácidos graxos ômega-3.
  • Ovos: uma fonte completa de proteína, são versáteis e nutritivos.
  • Leguminosas: feijões, lentilhas e grão-de-bico oferecem proteínas vegetais e fibras.

Melhores fontes de proteína sem lactose

Além das proteínas de origem animal, existem várias fontes vegetais que podem ser incluídas na dieta:

  • Tofu e tempeh: feitos a partir da soja, são ricos em proteínas e podem ser usados em diversas receitas.
  • Quinoa: um grão completo que contém todos os aminoácidos essenciais, ideal para quem busca proteínas vegetais.
  • Sementes e nozes: chia, linhaça, amêndoas e castanhas são ricas em proteínas e gorduras saudáveis.

Whey protein zero lactose: como escolher?

O whey protein é uma das fontes mais populares de proteína para quem busca hipertrofia. Para os intolerantes à lactose, o whey zero lactose é a escolha ideal. Ao escolher um produto, considere:

  • Ingredientes: verifique se o rótulo indica que o produto é livre de lactose.
  • Tipo de whey: o whey isolado geralmente contém menos lactose do que o concentrado.
  • Certificações: procure por produtos que tenham certificações de qualidade e segurança.

Como substituir o leite na dieta de ganho de massa muscular?

Substituir o leite na dieta hiperproteica é fácil com as alternativas disponíveis:

  • Leite de amêndoas: baixo em calorias e lactose, é uma boa opção para smoothies e shakes.
  • Leite de soja: rico em proteínas, pode ser usado em receitas e bebidas.
  • Leite de aveia: uma alternativa cremosa e saborosa, ideal para misturar com cereais.

Essas opções podem ser utilizadas em receitas, shakes e smoothies, proporcionando variedade e sabor.

Alimentos ricos em proteína e sem lactose

  • Peito de frango grelhado: 31 g de proteína por 100 g.
  • Salmão assado: 25g de proteína por 100 g.
  • Lentilhas cozidas: 9 g de proteína por 100 g.
  • Tofu firme: 8 g de proteína por 100 g.

Essas opções são fáceis de incluir em qualquer refeição e ajudam a atingir as metas de proteína diárias.

Receitas hiperproteicas sem derivados de leite

  1. Salada de grão-de-bico: misture grão-de-bico cozido, tomate, cebola roxa, salsinha e temperos a gosto.
  2. Smoothie de frutas com whey zero lactose: bata banana, morangos, leite de amêndoas e uma medida de whey zero lactose.
  3. Omelete de espinafre: prepare uma omelete com ovos, espinafre e temperos.

Essas receitas são práticas e ajudam a manter a dieta saborosa e nutritiva.

Qual a proteína vegetal mais completa e sem lactose?

A quinoa é considerada uma das proteínas vegetais mais completas, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, é rica em fibras e minerais, tornando-a uma excelente adição à dieta hiperproteica.

Fonte: Assessoria

Iguatemi: Direção da Educação Infantil Municipal realiza primeira reunião com professores para traçar diretrizes

0
Fotos: Divulgação

A Direção da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, sob o comando da diretora Silvia Gonçalves e da coordenadora Cleide A. Simão de Souza de Moura, está realizando, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira reunião de 2026 com os professores. O evento está sendo realizado na Escola Arco-Íris e tem como objetivo tratar das diretrizes para o ano letivo que se inicia.

Esses encontros visam também manter um bom relacionamento com professores e funcionários, um dos cuidados que se deve ter para o bom andamento dos trabalhos. As diretoras fizeram questão de acolher os profissionais com carinho e cordialidade. É muito importante que os gestores se preocupem em criar um bom clima de trabalho. Todo trabalho coletivo deve ter uma relação de respeito, profissionalismo e objetivos comuns.

A reunião se estenderá também às atendentes das creches e merendeiras.

Fonte: Imprensa oficial

Amambai: DOF recaptura foragido da Justiça com mais de uma tonelada de drogas

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (11), na MS-289, em Amambai, 1.018 quilos de maconha que eram transportados em um GM Cobalt. Na ação, um homem de 30 anos foi preso.

Os militares realizavam bloqueio na rodovia, zona rural do município, quando interceptaram o condutor do automóvel. Durante vistoria, os policiais constataram que o veículo estava totalmente carregado com os entorpecentes.

Questionado, o homem afirmou que havia pegado a droga em Coronel Sapucaia e levaria até a cidade de Belo Horizonte (MG), onde receberia R$ 20 mil pelo transporte.

Em checagem à documentação do autor, os policiais localizaram um mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2 milhões, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Amambai.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas, pelo telefone 0800 647-6300.

Fonte: Assessoria DOF

Clima de MS segue com máximas acima dos 35°C nesta quinta-feira

0
Céu azul mais uma vez e sol logo pela manhã em Campo Grande (Foto: Luiz Vinicius)

A quinta-feira, dia 12, promete ter temperaturas altas e com máximas superando a barreira dos 35°C em algumas regiões, mas a meteorologia ressalta a possibilidade de chuva em Mato Grosso do Sul.

As regiões norte e nordeste do estado contam com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que favorece a manutenção das instabilidades, com possibilidade de pancadas de chuva e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a condição para chuvas permanece ao longo da semana. Em pontos isolados do estado, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva e tempestades.

Em relação às temperaturas, as regiões sul, cone-sul e a Grande Dourados terão mínimas de 21°C e máximas podendo chegar a 36°C. Enquanto a região pantaneira e sudoeste terão mínimas de 22°C e máximas de 37°C.

Já no norte do estado, a previsão aponta mínima de 20°C e máxima de 34°C. Para o bolsão e o leste de Mato Grosso do Sul, as mínimas ficarão em 23°C e a máxima deve chegar a 34°C, enquanto Campo Grande terá mínima de 21°C e máxima de até 31°C.

Fonte: Luiz Vinicius/JD1 Notícias

Naviraiense vence DAC e assume liderança do Estadual

0
DAC teve muita dificuldade no primeiro tempo, melhorou no segundo, mas o CEN soube administrar a vitória - Crédito: Marcelo Berton/@berton_shots_jpn

O Campeonato Sul-Mato-Grossense tem um novo líder, agora do interior. Nesta quarta-feira (11), pela sexta rodada, o CE Naviraiense recebeu o Dourados AC, se impôs com apoio da torcida e venceu por 3 a 1, gols de Porto e dois de João Carlos, um dos artilheiros da competição, com Jean Roberto descontando.

Com a vitória em casa, o CEN chegou aos 13 pontos e foi beneficiado pelo empate sem gols entre Operário FC e Costa Rica EC. O Galo, até então na liderança, também chegou aos 13 pontos, mas o Jacaré do Conesul toma a primeira posição pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate – 4 a 3. A vantagem pode aumentar no fim de semana, quando o time de Campo Grande não joga, pois já fez sua partida da sétima rodada, e o Naviraiense visita o CREC, no Estádio Laertão.

Por outro lado, o DAC caiu da sétima posição para a nona e entrou na zona de rebaixamento, mantendo os seis pontos. No domingo (15), recebe AA Bataguassu em busca da segunda vitória e deixar a incomoda situação para trás.

Gols

O CEN começou a partida no Estádio Virotão dominando e não demorou a abrir o placar. Aos 11 minutos, João Carlos fez a jogada pelo meio e abriu para Nikolas na direita. O lateral cruzou na medida para Porto, mais esperto que os marcadores, desviar e fazer 1 a 0. Aos 38 minutos, João Carlos recebeu na intermediária sem ser importunado pelos marcadores, bateu para o gol no canto esquerdo de Elisson, que não conseguiu evitar o segundo gol. Nos acréscimos, o DAC diminuiu com Jean Roberto, aos 47 minutos, que aproveitou sobra na área depois do cruzamento de Alessandro e o toque de cabeça de Lucão.

Na etapa final, com as mudanças, o time de Dourados melhorou o aproveitamento e criou algumas chances para igualar, mas sem sucesso. O Naviraiense tratou de administrar a vantagem até que, no último lance, nos acréscimos, fechou o placar em jogada de contra-ataque. Aos 52 minutos, João Carlos avançou pela direita e, da entrada da área, bateu forte no canto de Elisson que, desta vez, nada pôde fazer mesmo, definindo a vitória em 3 a 1.

Outros Jogos

AA Bataguassu 1 x 1 FC Pantanal
EC Águia Negra 1 x 3 CR Aquidauana
Corumbaense FC 1 x 0 Ivinhema FC
Operário FC 0 x 0 Costa Rica EC

Fonte: Dourados News

UFMS encerra nesta quinta matrícula da 3ª chamada do Vestibular 2026

0
(Foto: UFMS)

Quem foi convocado na terceira chamada do Vestibular 2026 da UFMS precisa ficar atento: o prazo para matrícula termina nesta quinta-feira (12) e não será prorrogado.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul publicou na terça-feira (10) o Edital nº 56/2026 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), convocando candidatos classificados dentro do número de vagas, conforme a modalidade escolhida. A matrícula deve ser feita exclusivamente de forma on-line, pelo endereço link.ufms.br/matriculaonline.

O candidato que não realizar o procedimento até o fim do prazo perde automaticamente o direito à vaga e é eliminado do processo seletivo.

A confirmação da matrícula ocorre após análise da documentação enviada pelo sistema. No caso dos estudantes que ingressaram por cotas, a efetivação também depende do parecer da banca de verificação da autodeclaração, quando for exigida.

O resultado das bancas está previsto para sexta-feira (13), a partir das 15h. O prazo para recurso administrativo segue até 18 de fevereiro. Já a análise presencial dos recursos, para quem optar por essa modalidade, será realizada no dia 19, nos câmpus da UFMS no Estado.

A divulgação final das bancas está prevista para 20 de fevereiro, a partir das 12h. A universidade informou ainda que a quarta chamada do vestibular deve ser publicada no dia 13 de fevereiro.

As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e sistema de reserva, que inclui estudantes de escola pública, pessoas pretas ou pardas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e candidatos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.

A orientação da universidade é que todos os documentos exigidos no edital sejam anexados corretamente no sistema e que o candidato acompanhe a situação pelo portal eletrônico, salvando o comprovante após a confirmação da matrícula.

Caixa começa hoje a pagar Bolsa Família de fevereiro

0
© LYON SANTOS/ MDS

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de fevereiro do Bolsa Família, a partir desta quinta-feira (12) aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Recebem o benefício neste mês cerca de 18,8 milhões de famílias.

Os beneficiários de oito estados também receberão o crédito nesta quinta-feira, independentemente do número final do NIS. O pagamento unificado beneficia localidades em situação de emergência ou em estado de calamidade pública nos estados do Amazonas, Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

O valor mínimo corresponde a R$ 600. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. Por causa do carnaval, os beneficiários do NIS de final 1 e 2 receberão na segunda semana de fevereiro.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Além do benefício integral, cerca de 2 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Desde junho do ano passado, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, quem entrou na regra até maio de 2025 continua a receber metade do benefício por dois anos.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família. O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026
Arte EBC

Fonte: Agência Brasil

Prefeito Dr. Lídio Ledesma recebe representantes da Receita Federal durante visita técnica ao PAV de Iguatemi

0
Fotos: Assessoria

O prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, recebeu representantes da Receita Federal do Brasil que estiveram no município para realizar visita técnica ao Ponto de Atendimento Virtual (PAV).

A comitiva foi composta por Marizete Horner de Almeida, analista-tributária e supervisora substituta da Equipe Regional do Ponto de Atendimento Virtual – 1ª Região Fiscal, que se deslocou de Campo Grande para acompanhar de perto o funcionamento do posto em Iguatemi. Também participaram da visita as auxiliares da Receita Federal Ketlyn Lilian dos S. Fontoura e Carolina Grattão Bartmeyer.

A visita técnica ao PAV contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diogo Pombalino Arcoverde, que acompanhou toda a agenda ao lado da coordenadora responsável pelo PAV Iguatemi, Gisele Camargo de Albuquerque, e do auxiliar José Roberto Barros.

Durante a avaliação, foram analisados os atendimentos prestados à população, a estrutura do posto e os procedimentos adotados. Os representantes da Receita Federal destacaram o bom funcionamento do PAV de Iguatemi, elogiando a organização, a eficiência dos serviços e o comprometimento da equipe local.

Após a visita técnica, a comitiva esteve no gabinete municipal, onde foi oficialmente recebida pelo prefeito Dr. Lídio Ledesma.

O chefe do Executivo ressaltou a importância da parceria com a Receita Federal, que proporciona mais comodidade à população, evitando deslocamentos para outros municípios e garantindo acesso facilitado aos serviços federais.

A Administração Municipal reafirma seu compromisso em fortalecer parcerias institucionais que ampliem e qualifiquem os serviços públicos oferecidos à população de Iguatemi.

Fonte: Imprensa oficial

Casa do Trabalhador disponibiliza 65 oportunidades de emprego nesta quinta-feira em Amambai

0
Entrada da cidade de Amambai. Foto: Geovana Biron

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 65 oportunidades de emprego nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para ajudante de sinalização (salário R$ 1.771,00 + horas extras + café + almoço; horário de segunda a sexta-feira)
7 vagas para pedreiro
4 vagas para atendente
4 vagas para auxiliar de linha de produção
3 vagas para vendedor
3 vagas para vigia
3 vagas para serralheiro
3 vagas para mecânico
3 vagas para auxiliar de limpeza
2 vagas para repositor
2 vagas para auxiliar de mecânico
1 vaga para promotor de vendas
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para auxiliar de cozinha
1 vaga para cozinheira
1 vaga para empregada doméstica
1 vaga para garçom
1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para lavador de carro
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para motorista categoria C
1 vaga para motorista de caminhão-guincho pesado
1 vaga para caçambeiro
1 vaga para operador de escavadeira
1 vaga para operador de patrola
1 vaga para carpinteiro de obras
1 vaga para mestre de obras
1 vaga para operador de rolo compactador
1 vaga para torneiro mecânico

Casa do Trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 13h. Mais informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai podem ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.