13.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 214

Amigos promovem 1ª edição da Copa de Torcidas em Paranhos

0
Fotos: Assessoria

Na noite desta terça-feira (10), amigos, por meio da Associação Professores e Amigos, deram início à primeira Copa de Futebol Suíço de Torcidas. O duelo entre as cinco equipes aconteceu no Campo 2 do União Master.

A primeira rodada teve muitos gols: Palmeiras 1 x 2 Flamengo. Gols: 1 Antônio Carlos (Palmeiras); 1 Sérgio Fiaux e 1 Denis, ambos pelo Flamengo.

O Corinthians, com dois gols de Devair Iniesta, venceu a equipe do São Paulo pelo placar de 2 x 0. Santos 1 x 3 Palmeiras: Edson (Polakim) 2, Marcos 1 (Palmeiras), e 1 Edson (Baixinho) descontou para o Santos.

O promoter do torneio, Cleberson Gaona (Chipinha), celebra o início do evento e os apoios recebidos. “A gente está com uma expectativa boa, estamos aqui na 1ª edição de futebol suíço, graças a Deus. Tivemos uma abertura boa, vamos ter quinta e a final sábado. Só tenho que agradecer.”

Fonte: Assessoria

Quadrangular dos Amigos de futsal acontece nesta sexta e sábado em Tacuru

0
Os organizadores, Júlio Antunes (e), Marcelo Peixoto, o “Ratinho”, Everton Sono e Alan Oliveira. Quadrangular dos Amigos de Futsal acontece nesta sexta e sábado, em Tacuru. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

Acontece nesta sexta (13) e sábado, dia 14 de fevereiro, no Ginásio de Esportes Mancini & Lopes, em Tacuru, a modalidade de futsal do Quadrangular dos Amigos.

No final do mês passado (janeiro) as mesmas equipes, times formado pelos amigos, Júlio Antunes, Marcelo Peixoto, o “Ratinho”, Everton Sono e Alan Oliveira, se enfrentaram na modalidade de futebol suíço.

Na ocasião o o Casarão Beer conquistou a 3ª colocação ao bater o Fanta Poker pelo placar de 5×3 e o título de campeão ficou com a equipe The Brow, que venceu o Auto Posto Tacuru nos pênaltis, após empate em 1×1 no tempo normal de jogo.

O quadrangular neste final de semana, em Tacuru, tem apoio da prefeitura local através do Departamento Municipal de Esportes.

Quadrangular dos Amigos de futsal acontece nesta sexta e sábado em Tacuru

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia do Edson    Fone: 3481-2645

Ao lado do Ponto do Pastel 

Prefeitura conclui reparos e tráfego é liberado na ponte sobre o Rio Jaguari em Amambai

0
Reparos começam nessa segunda e foram concluídos na tarde desta quarta, dia 11. O tráfego já foi liberado no local, segundo a Seinfra. (Fotos: Divulgação/Seinfra)

Vilson Nascimento

O trabalho de restauração da ponte de madeira sobre o Rio Jaguari, localidade que liga a região da Fazenda Três Barras e a Rodovia MS-289, entre Amambai e Jutí, teve início na segunda-feira (9), foi concluído no final da tarde desta quarta-feira, dia 11 de fevereiro e o tráfego já está liberado na localidade. A informação é do secretário de infraestrutura do município, Luiz Fernando Fischer.

A prefeitura havia interditado no domingo, dia 8 fevereiro, por meio da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura), a passagem sobre a ponte, que estava com problemas estruturais, com objetivo de prevenir acidentes.  

Os reparos tiveram por objetivo, segundo Fernando Fischer, proporcionar segurança aos transeuntes e garantir boas condições para o escoamento da produção agropecuária, sobretudo da soja, que está em pleno período de colheita.

Prefeitura conclui reparos e tráfego é liberado na ponte sobre o Rio Jaguari em Amambai

TJSP vai ao STF para anular decisão que suspende penduricalhos ilegais

0
© FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) recorreu, nesta quarta-feira (11), ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para derrubar decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o pagamento dos penduricalhos ilegais nos Três Poderes, benefícios concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional de R$ 46,3 mil.

Na semana passada, Dino concedeu liminar para determinar que as verbas indenizatórias que não têm base legal devem ser suspensas no prazo de 60 dias.

No recurso, o TJSP alegou que o pagamento não pode ser suspenso antes de o Congresso aprovar regras para definir quais verbas indenizatórias podem ser admissíveis como exceção ao teto constitucional – R$ 46,3 mil – conforme determinado pelo ministro.

“Antes do decurso de prazo razoável a ser assegurado ao legislador para a adoção das medidas legislativas necessárias à regulamentação definitiva pendente não se mostra adequado estabelecer disciplina substitutiva geral, ou seja, não é possível à Suprema Corte, mediante decisão aditiva, fixar o regramento aplicável”, argumentou o TJSP.

O tribunal também defendeu a autocontenção do Supremo para julgar o caso.

Parcelas indenizatórias

“A suspensão generalizada de parcelas indenizatórias, antes da lei ordinária nacional prevista na Constituição, pode gerar assimetria federativa, comprometer irremediavelmente a administração da justiça, produzir efeitos financeiros irreversíveis e criar insegurança jurídica sistêmica”, disse o TJSP.

O plenário do Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 25 de fevereiro o julgamento definitivo da decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o pagamento dos penduricalhos.

Fonte: André Richter – Repórter da Agência Brasil

Presidente da Câmara vereador Darci pede construção de Auditório Municipal em Amambai

0
O vereador Darci José da Silva, presidente da Câmara Municipal de Amambai. (Foto: Assessoria)

Vilson Nascimento

Com o objetivo de garantir um local adequado para a realização de eventos promovidos pelo Poder Público, inclusive pelas escolas e secretarias municipais, o presidente da Câmara Municipal, vereador Darci José da Silva, propôs ao Executivo, a construção de um Auditório Municipal, em Amambai.

Em indicação, apresentada durante a sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, destinada ao prefeito Sérgio Barbosa, Darci ressalta que as escolas do município e a própria administração pública local realizam, com frequência, palestras, reuniões, eventos, capacitações, premiações, formaturas e atividades culturais, mas no entanto, muitas vezes não há um espaço adequado, amplo e preparado para receber essas atividades de forma confortável e organizada.

De acordo com o vereador, a construção de um auditório próprio da prefeitura vai oferecer um local apropriado para eventos educacionais e institucionais, com mais comodidade para alunos, professores, servidores e para a comunidade em geral.

“Um espaço dessa natureza também vai garantir apoio às ações pedagógicas e administrativas, oferecendo também um espaço adequado para atividades culturais e formativas do município, reduzindo assim os pedidos, por parte do Poder Público, de cedências de localidades e promovendo a economia de recursos públicos com custos com aluguel de espaços”, finalizou Darci José da Silva.

Veja abaixo a indicação na íntegra

Presidente da Câmara vereador Darci pede construção de Auditório Municipal em Amambai

Prefeitura e Sindicato Rural discutem, entre outras ações, a volta da Exposição Agropecuária em Aral Moreira

0
A prefeita, Dra. Elaine Soligo, com o presidente do Sindicato Rural, Rene Marques e o advogado, vereador e secretário da entidade ruralista, Dr. Fabrício Franco, durante reunião nessa segunda-feira, 9 de fevereiro. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

A prefeita, Dra. Elaine Soligo, recebeu em seu gabinete, na Prefeitura de Aral Moreira, nessa segunda-feira, dia 9 de fevereiro, o presidente do Sindicato Rural local, Rene Marques e o advogado, vereador e secretário da entidade ruralista, Dr. Fabrício Franco Marques.

Na pauta da reunião, os avanços do setor e as demandas do agronegócio, que é a principal alavanca da economia de Aral Moreira, município que tem cerca de 80% de sua extensão territorial destinada a agricultura por conta da alta qualidade produtiva da terra.

Durante a reunião também foi discutido, segundo Dr. Fabricio, sobre a possibilidade da retomada neste ano de 2026, da Exposição Agropecuária de Aral Moreira, evento que, além de trazer entretenimento para a população do município e região, também tem o objetivo de colocar a mostra a força do agronegócio aralmoreirense.

Catadores informais são convocados para cadastro de interesse em Coronel Sapucaia

0
Materiais recicláveis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Redação

A Prefeitura de Coronel Sapucaia está convocando catadores e catadoras informais de materiais recicláveis que atuam no município e tenham interesse em participar de uma organização da categoria. A iniciativa tem como objetivo estruturar o trabalho dos profissionais e fortalecer as ações de reciclagem na cidade.

Os interessados devem procurar a Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Abílio Espíndola Sobrinho, nº 570, para realizar o cadastro de interesse. O prazo segue até o dia 20 de fevereiro.

A proposta visa contribuir para a organização dos trabalhadores e para o fortalecimento da reciclagem, considerada uma ação fundamental para a preservação do meio ambiente e para a promoção da saúde pública.

Catadores informais são convocados para cadastro de interesse em Coronel Sapucaia
– Divulgação

Fonte: Grupo A Gazeta

Boletim Epidemiológico: MS registra 79 casos confirmados de dengue

0
Foto: Álvaro Rezende

Mato Grosso do Sul já registrou 816 casos prováveis de Dengue, sendo 79 casos confirmados, em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 5ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (11). Segundo o documento, nenhum óbito foi confirmado em decorrência da doença ou está em investigação.

Nos últimos 14 dias, Paraíso das Águas, Jardim, Jaraguari, Costa Rica, Rio Brilhante, Cassilândia, Maracaju, Itaporã, Chapadão do Sul, Ponta Porã e Dourados registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 1.061 casos prováveis, sendo 367 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 7 casos da doença em gestantes.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 05- 2026

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 05 – 2026

Fonte: Kamilla Ratier, Comunicação SES

MS: Compliance da SES incorpora mapeamento de riscos às decisões estratégicas da Saúde

0
Foto: Danúbia Burema

Prestes a completar dois anos, o programa de Compliance da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) já atua com incorporação do mapeamento de riscos como etapa permanente na tomada de decisões estratégicas da pasta. A prática passou a integrar a rotina administrativa e acompanha a criação, revisão e execução de processos, projetos e programas desenvolvidos pela secretaria.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a decisão de implantar o Compliance foi estratégica e definida em conjunto com a CGE (Controladoria-Geral do Estado). “Esse processo foi pensado como uma mudança estrutural. Em diálogo com a CGE, definimos que a SES teria o Compliance incorporado aos seus fluxos decisórios, desde a construção dos instrumentos legais até a forma como os processos passam a ser planejados e executados”, relembra.

Desde então, a análise de riscos deixou de ser pontual e passou a ser aplicada de forma sistemática. “O mapeamento de riscos passou a ser utilizado como ferramenta de gestão. Ele deixou de ser um levantamento pontual e passou a orientar a análise de novos processos, projetos e programas, permitindo identificar vulnerabilidades, ajustar procedimentos e tomar decisões mais seguras antes da execução das ações”, complementa.

Controle Interno organiza fluxos e previne falhas

Para estruturar o programa, a SES criou um Setor de Compliance, como parte da estrutura da USCI (Unidade Setorial de Controle Interno), com atuação direta de um servidor da CGE, responsável por auxiliar na elaboração dos instrumentos legais e na organização dos fluxos administrativos. O trabalho envolveu desde a padronização de procedimentos até a identificação de riscos operacionais, administrativos e institucionais.

De acordo com o chefe da USCI, Rodrigo Gonçalves Ribeiro, o mapeamento de riscos é um processo contínuo e dinâmico. “Não se trata de um documento estático, ainda mais em uma área sensível como a saúde pública. Ele é constantemente atualizado conforme a secretaria implanta novos processos, projetos ou programas, permitindo ajustes preventivos antes da execução das ações”, explicou.

Segundo ele, a análise antecipada contribui para reduzir falhas, melhorar o controle dos processos e dar mais previsibilidade à gestão. O acompanhamento técnico da CGE também orienta a correta aplicação das diretrizes de integridade e fortalece a atuação das equipes internas.

Política de integridade e código de ética orientam a atuação dos servidores

Após a implantação do Compliance, a Secretaria de Saúde já conta com uma Política de Integridade formalizada e aprovada no Comitê de Governança, com a participação dos superintendentes da pasta. O documento estabelece diretrizes para conduta, prevenção de irregularidades e responsabilização no âmbito da secretaria.

Como parte desse conjunto de medidas, a SES também adotou um Código de Ética e Conduta, que orienta a atuação dos servidores e reforça princípios como o sigilo das informações, a confidencialidade de dados e o respeito à dignidade dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). As normas estão alinhadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e às diretrizes de integridade da administração pública estadual.

De acordo com a USCI, o Compliance, aliado ao mapeamento de riscos e às normas éticas, passou a orientar não apenas o controle interno, mas também o planejamento e a execução das ações da secretaria, criando um ambiente mais organizado e previsível para a gestão da saúde pública no Estado.

Fonte: Burema, Comunicação SES

Evolução de MS em ciência, tecnologia e inovação são reconhecidos com prêmio nacional inédito

0
Fotos: Divulgação

Mato Grosso do Sul é o grande vencedor do Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das mais importantes premiações do país na área de fomento à ciência, tecnologia e inovação. A Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) faz a entrega do troféu à Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (12), em Campo Grande.

A conquista reconhece avanços no setor em Mato Grosso do Sul, com ações de popularização da ciência. A entrega oficial já ocorreu, na sede da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e agora o prêmio também será entregue simbolicamente em Mato Grosso do Sul, marcando um momento histórico para a ciência, tecnologia e inovação local.

Entre as ações desenvolvidos nesse sentido, impulsionando a popularização da ciência sul-mato-grossense, está o projeto Mídia e Ciência, que promoveu a cobertura jornalística de pesquisas financiadas pela Fundect, a produção de reportagens especiais e conteúdos multimídia, além de iniciativas de divulgação científica em diferentes plataformas.

Um dos destaques foi o documentário Mulheres na Ciência, que evidenciou trajetórias de pesquisadoras sul-mato-grossenses e ampliou a visibilidade da participação feminina na ciência, contribuindo para consolidar um modelo permanente de comunicação pública da ciência no Estado.

“Esse prêmio simboliza um modelo bem-sucedido de articulação entre universidade, Fundect e Governo do Estado, unidos para tornar o conhecimento científico cada vez mais acessível à população de Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que o Estado conquista esse reconhecimento nacional, e isso marca um novo patamar para a política de ciência, tecnologia e inovação do Estado”, destaca o diretor-presidente da Fundect, Cristiano de Carvalho.

Evolução de MS em ciência, tecnologia e inovação são reconhecidos com prêmio nacional inédito
Evolução de MS em ciência, tecnologia e inovação são reconhecidos com prêmio nacional inédito
Evolução de MS em ciência, tecnologia e inovação são reconhecidos com prêmio nacional inédito

Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, secretaria a qual a Fundect está vinculado, Ricardo Senna destaca o reconhecimento nacional como um consolidador do trabalho desenvolvido regionalmente, além de expressar o quanto ações de fortalecimento da política pública estadual de ciência, tecnologia e inovação vem sendo fundamental.

“O Governo de Mato Grosso do Sul  reafirma o compromisso de ampliar investimentos, realizar parcerias estratégicas e ações que  promovam o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulem os processos inovadores e aproximem ainda mais a comunidade científica da sociedade e do mercado”, afirma Senna.

Solenidade de premiação

A premiação será realizada durante a cerimônia institucional de assinatura da parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no auditório da Semadesc, em Campo Grande. O evento marca a formalização de uma parceria estratégica entre a empresa de base tecnológica Pantabio, a EMBRAPII-UFV Fibras Florestais e os representantes do setor florestal de Mato Grosso do Sul. Tal acordo está voltado à validação científica de tecnologias aplicadas à implantação florestal no Estado.

Instituições de pesquisa, empresas e Governo estão reunidos em torno dessa iniciativa, consolidando uma cooperação alinhada ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e fortalecendo um modelo de inovação aberta que conecta produção científica, desenvolvimento tecnológico e demandas do setor produtivo.

Participam ainda do alinhamento institucional a MS Florestal e a Arauco, ampliando o impacto da parceria na cadeia florestal sul-mato-grossense.

Serviço

EVENTO: cerimônia institucional de assinatura da parceria em PD&I e entrega simbólica do Prêmio Nacional Confap de CT&I

LOCAL: auditório da Semadesc – Campo Grande/MS

DATA E HORÁRIO: 12 de fevereiro de 2026 – 15h

Fonte: Comunicação Fundect

MS: Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

0
Fotos: Bruno Rezende/Secom

Ambiente moderno e adequado, com qualidade no ensino. Com este conceito a SED (Secretaria Estadual de Educação) apresentou as metas da pasta para 2026, durante assinatura do contrato de gestão. Os novos projetos buscam contribuir com o aprendizado dos alunos e assim melhores os índices de educação de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel recebeu o documento das mãos do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante reunião nesta quarta-feira (11), na sala de reuniões da Governadoria. Na ocasião também foram assinados os contratos (gestão) da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento Educação Básica de MS).

Entre as metas está a continuidade das obras e reformas nas unidades da Rede Estadual. “Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, ressaltou o secretário.

MS: Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026
Governador assina contrato de gestão com a Secretaria de Educação

Daher ainda citou a importância de continuar os investimentos para diminuir as reprovações (alunos) nas salas de aula e lançar nos projetos. “Novidades na EJA (Educação de Jovens e Adultos), na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS, assim como outras ações que na verdade são consequências do bom trabalho desenvolvimento”.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, que coordena o Contrato de Gestão, ressalta que a Educação tem projetos importantes para a gestão e planejamento do Estado neste ano.

“Temos temas centrais como a educação profissionalizantes, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e bons resultados nos índices de educação”, completou.

MS: Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026
MS: Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

UEMS

A direção da UEMS também apresentou os projetos e metas para o ano. A sequência de programas importantes de inclusão, assim como continuar a política de atender as demandas da sociedade e fortalecer a educação de ensino superior pública principalmente no interior do Estado.

“Reunião ótima de alinhamento em mais uma de contrato de gestão, que nos deixa orgulhosos do trabalho realizado. A UEMS vem fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado e dos municípios, com projetos estratégicos”, ponderou o reitor Laércio Alves de Carvalho.

Ele citou a sequência de programas como a “Universidade da Maturidade”, projeto de tecnologia social para o público igual ou superior a 45 anos, assim como o “UEMS Acolhe”, que atende imigrantes, para auxiliar no ingresso no mercado de trabalho.

“Também temos nosso grande evento que é o Pantanal Tech, que é uma produção científico sustentável do Pantanal, assim como o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), que atende jovens da reforma agrária no curso de agronomia”.

No documento também está previsto projetos de fortalecimento na área de educação à distância, que tem o objetivo de oferecer educação pública para quem não consegue ir a universidade de forma presencial.

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Projeto “Saúde do Caminhoneiro” atende 182 trabalhadores e reforça cuidado preventivo em Sete Quedas

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Sete Quedas (MS), por meio da Atenção Básica de Saúde, desenvolveu ao longo da última semana uma importante ação voltada à saúde do homem, com foco especial nos caminhoneiros que circulam pelo município. O projeto “Saúde do Caminhoneiro” realizou atendimentos preventivos e alcançou a marca de 182 profissionais atendidos, evidenciando a adesão e a necessidade de iniciativas direcionadas a essa categoria.

Durante a ação, os trabalhadores puderam aferir a pressão arterial, verificar níveis de glicemia, medir peso, altura e outros indicadores essenciais para o acompanhamento da saúde. Também foram realizados atualização da carteira de vacinação e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, ampliando o cuidado preventivo e o acesso a exames que muitas vezes são adiados pela rotina intensa nas estradas.

Todas as informações coletadas foram registradas em uma caderneta individual do caminhoneiro, documento que passa a reunir dados básicos de saúde e pode auxiliar equipes médicas em eventuais atendimentos de urgência, permitindo identificação rápida e acesso ao histórico do paciente.

A ação teve alcance interestadual, com atendimentos a caminhoneiros vindos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, além de profissionais do próprio Mato Grosso do Sul, demonstrando o impacto regional da iniciativa e o potencial do município como ponto estratégico de cuidado em saúde preventiva.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica e Saúde do Homem, Débora Elizângela Bortoli, a ideia do projeto nasceu a partir de um caso real que demonstrou a importância de se ter informações de saúde organizadas e acessíveis.

“Este projeto surgiu de uma reportagem que eu vi sobre um caminhoneiro que morava no interior de São Paulo e sofreu um acidente na Bahia. Ele tinha uma carteira de saúde, e os bombeiros que o socorreram conseguiram identificar familiares e saber informações importantes sobre a saúde dele, o que foi primordial para o atendimento, pois ele estava inconsciente. A partir disso surgiu a ideia de desenvolver um trabalho voltado aos caminhoneiros, porque eles nem sempre têm tempo de procurar uma unidade de saúde. Nossa intenção é atender o maior número possível de caminhoneiros, independentemente do município onde residem.”

A iniciativa também recebeu reconhecimento do Poder Executivo municipal. O prefeito Erlon destacou o alcance social do projeto e a relevância de olhar com mais atenção para quem passa grande parte da vida nas estradas.

“Parabenizo toda a equipe envolvida por essa ação tão necessária. Cuidar da saúde do caminhoneiro é cuidar de quem carrega o Brasil nas costas todos os dias. É uma iniciativa que demonstra sensibilidade e compromisso com a prevenção, além de valorizar profissionais fundamentais para o desenvolvimento do país.”

O projeto reforça o papel da saúde preventiva e evidencia o potencial de políticas públicas simples, mas estratégicas, capazes de gerar impacto direto na qualidade de vida de trabalhadores que, muitas vezes, encontram dificuldades para manter acompanhamento médico regular. Em Sete Quedas, a mensagem é clara: valorizar quem move o Brasil também é investir em saúde.

Fonte: Mariana Rocha – Assessoria

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

0
© FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que passa a valer também para a prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço associados ao HPV.

Até então, o imunizante era indicado para a prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus; de lesões pré-cancerosas ou displásicas; de verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo vírus.

A nova indicação foi aprovada para crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos. A orientação da Anvisa é que a imunização seja feita antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido por meio de relações sexuais.

“A nova indicação é fundamentada na prevenção da infecção persistente pelos tipos de HPV oncogênicos, reconhecidos como principais causadores desses cânceres, bem como na demonstração de resposta imunológica robusta contra esses tipos virais”, destacou a agência.

Fonte: Paula Laboissière – Repórter Agência Brasil

Japorã registra temperatura de 40º Celsius no início da tarde desta quarta-feira (11)

0
Termômetro no centro de Japorã marca 40ºC. © Roney Minella/Panorama do MS

O município de Japorã, situado no Extremo Sul de Mato Grosso do Sul (484 quilômetros distante da capital Campo Grande) registrou, no início da tarde desta quarta-feira (11-02), às 13h15, uma temperatura de 40º Celsius. A sensação térmica chegava 42º Celsius, conforme termômetro de mercúrio.

O Panorama do MS conferiu o calor insuportável ao verificar o termômetro digital instalado na principal via da cidade, a Avenida Deputado Fernando Saldanha. O totem de propriedade da cooperativa Sicredi, bem no centro, marcou os 40º. Populares afirmam que no meio da tarde tem ficado ainda mais calor.

Japorã registra temperatura de 40º Celsius no início da tarde desta quarta-feira (11)
Totem Digital do Sicredi registrou 40º de temperatura hoje em Japorã. © Roney Minella/Panorama do MS

Porém, nem a previsão do Clima Tempo apontou a possibilidade da temperatura tão alta em Japorã ou na região. Nem mesmo a chuva de sábado passado (07-02), foi suficiente para diminuir a altíssima temperaturas. aliás, até hoje, só choveu 20 mm em Japorã durante todo o mês fevereiro/2026, o que representa 12% da média normal para o mês.

Os dados sobre a temperatura e chuvas são combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Fonte: Roney Minella – Panorama do MS

Momento é de calibragem da política monetária, diz presidente do BC

0
© FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse hoje (11), em São Paulo, que a política monetária está em uma fase de calibragem dentro de um cenário que ainda exige bastante cautela.

“Volto aqui a enfatizar que a palavra-chave é essa, a calibragem, esse ajuste da política monetária a partir de março, justamente para a gente poder reunir mais confiança para iniciar esse ciclo”, disse ele, durante o CEO Conference Brasil 2026, evento promovido pelo BTG Pactual.

“Neste ambiente onde você tem menos confiança, dado o tamanho da incerteza em projeções, a atitude do Copom (Comitê de Política Monetária) foi ser mais conservador ao esperar 45 dias para que a gente possa iniciar esse ciclo com maior confiança”, acrescentou.

Em janeiro, o Banco Central manteve a Selic em 15% ao ano, mas sinalizou a intenção de iniciar o ciclo de cortes em março caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico.

Comparação

Durante o evento, Galípolo evitou falar sobre expectativas e defendeu que o Banco Central precisa ter serenidade para tomar decisões ao longo do ano.

“O que significa serenidade? Significa que o Banco Central está mais para um transatlântico do que para um jet ski. Ele não pode fazer grandes movimentos e mudanças, ele se move de uma maneira mais comedida e segura”, argumentou.

Se o Banco Central trabalha atualmente com calibragem, Galípolo ressaltou que, para os próximos anos, a palavra que vai nortear os rumos da instituição será “estabilidade”.

“A palavra-chave dos próximos anos do Banco Central é estabilidade. Nosso mandato é estabilidade monetária e estabilidade financeira. A palavra que vai dar ênfase no nosso mandato é estabilidade. Por isso, até brinquei que o novo logo dessa agenda será um quadrado vazado, porque o quadrado é o arquétipo junguiano da estabilidade e ele será vazado porque queremos dar transparência para isso”, disse.

Caso Master

Durante a entrevista, o presidente do Banco Central fez elogios à atuação da Polícia Federal nas investigações sobre a gestão fraudulenta do Banco Master. Ele também elogiou o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o Ministério Público, o mercado financeiro e a imprensa sobre a condução do caso.

“Desde o primeiro momento, ali quando a gente percebeu que era um tema que extrapolava o tema de supervisão bancária e que demandava a gente fazer as comunicações e envolver a Polícia Federal e o Ministério Público, houve coragem e capacidade técnica do Andrei [Rodrigues]. A Polícia Federal foi diligente, corajosa e técnica nesse processo”, ressaltou.

Ataques

“Também tivemos, no meio do ano, uma série de ataques [direcionados ao BC], inicialmente identificados como ciberataques, que demandaram uma resposta rápida e ativa do BC. E, para isso, foi essencial contar com a parceria das principais instituições e do mercado para que fizéssemos isso na dosagem correta”, acrescentou.

Ao final, Galípolo defendeu o aprimoramento dos instrumentos de fiscalização do Banco Central para evitar novas situações de fraudes no sistema financeiro brasileiro.

“O que a gente precisa é estar aprimorando e melhorando para que não voltem a ocorrer os mesmos erros. Jogar a luz do sol é sempre o melhor desinfetante em um processo como esse”, finalizou.

Fonte: Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Governo do Brasil inicia vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra a dengue em todos os estados

0
Início da vacinação pelos profissionais da Atenção Primária é um passo estratégico para proteger quem atua próximo à população, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários. Foto: Rafael Nascimento/MS

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, iniciou, nesta semana, a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária, com a previsão de proteger 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras 650 mil doses já foram enviadas aos estados e o restante do quantitativo (550 mil doses) está previsto para os próximos dias.

A estratégia utiliza a vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única, tetraviral e 100% nacional, representando um avanço importante para a autonomia do país e oferta de proteção à população. O início da vacinação pelos profissionais da Atenção Primária é um passo estratégico para proteger quem atua próximo à população – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde.

“A vacinação está começando por toda a equipe multiprofissional cadastrada no SUS. São aquelas pessoas que batem na porta, visitam a casa das pessoas, observam se tem criadouro do mosquito da dengue, fazem o acompanhamento, a mobilização. Também são aqueles profissionais que estão na primeira porta de entrada quando tem casos de dengue”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

PREVISÃO — A ampliação para outros públicos está prevista para o segundo semestre deste ano, acompanhando o aumento da capacidade produtiva do Instituto Butantan. O início da estratégia começará pelos adultos a partir de 59 anos, com ampliação gradual para faixas etárias mais jovens, até alcançar o público de 15 anos. Com investimento de R$ 368 milhões, foram adquiridas 3,9 milhões de doses, representando todo o quantitativo disponível. O início da vacinação está sendo realizada com as primeiras entregas.

ESTRATÉGIA — Para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue, foi adotada uma estratégia de vacinação que está em curso desde janeiro. A ação de aceleração da vacinação acontece em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos.

PARCERIA INTERNACIONAL — A vacinação da população em geral começa com o aumento da produção de doses, a partir de uma parceria estratégica entre Brasil e China, com a transferência da tecnologia nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan para a empresa chinesa WuXi Vaccines. Com essa cooperação, a produção da vacina nacional poderá aumentar em até 30 vezes.

A vacina apresenta 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos, além de 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme.

INVESTIMENTOS — O desenvolvimento da vacina contra a dengue contou com investimento de R$ 130 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de aportes permanentes do Ministério da Saúde: pelo Novo PAC Saúde serão investidos R$ 1,3 bilhão na reforma e construção de quatro fábricas do Instituto Butantan.

O SUS também oferece a vacina contra a dengue do laboratório japonês, indicada para adolescentes de 10 a 14 anos e aplicada em duas doses. Desde a incorporação, em 2024, 7,4 milhões de doses já foram aplicadas. Entre 2024 e 2025, foram 11,1 milhões de doses distribuídas e 7,8 milhões aplicadas.

Saiba quais profissionais fazem parte do público-alvo nesta primeira etapa de vacinação:

Profissionais de saúde assistenciais e de prevenção

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Técnicos de enfermagem
  • Odontólogos
  • Equipes multiprofissionais (eMulti)
  • Agentes comunitários de saúde (ACS)
  • Agentes de combate às endemias (ACE)

Trabalhadores administrativos e de apoio das unidades de saúde

  • Recepcionistas
  • Seguranças
  • Profissionais da limpeza
  • Motoristas de ambulância
  • Cozinheiros
  • Outros trabalhadores atuantes nas unidades básicas de saúde (UBS)

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO — Em 2025, os casos de dengue no Brasil caíram 74% em relação a 2024. Apesar da redução expressiva, as ações de combate ao Aedes aegypti devem ser mantidas em todo o território nacional.

Ao longo do ano, foram registrados 1,7 milhão de casos prováveis da doença, frente a 6,5 milhões no ano anterior. O número de óbitos também apresentou queda significativa: 1,7 mil mortes em 2025, o que representa redução de 72% em comparação a 2024, quando foram contabilizadas 6,3 mil mortes.

A principal forma de combate à dengue, Chikungunya e Zika segue sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A vacinação se soma às ações de controle vetorial, uso de inseticidas, testes rápidos e tecnologias inovadoras.

Fonte: Assessoria Governo Federal

Ministério do Turismo lança pesquisa inédita para conhecer o perfil de turistas neurodivergentes

0
Foto: Freepik

O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o projeto Mais Acesso, deu início a um levantamento inédito, nesta segunda-feira (9), à Pesquisa Nacional sobre Turismo Acessível para Pessoas Neurodivergentes, que ficará aberta para participação até o dia 28 de fevereiro. A ação busca ampliar a visibilidade do tema e coletar informações que servirão de base para a elaboração de um Guia de Boas Práticas, com orientações voltadas ao atendimento turístico inclusivo.

Clique AQUI para participar da pesquisa.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, democratizar o turismo é garantir que todas as pessoas possam viajar com dignidade, autonomia e segurança. “Ao ouvir quem vive a neurodivergência, avançamos na construção de políticas públicas que tornam o setor mais acessível, humano e inclusivo em todo o país”, destaca.

Os dados reunidos serão essenciais para o aprimoramento das políticas públicas, na qualificação dos serviços turísticos, como em hotéis, pousadas e restaurantes, além de ajudar no fortalecimento da acessibilidade no turismo em âmbito nacional.

A pesquisa tem como foco compreender a vivência de pessoas neurodivergentes e de seus familiares durante viagens, considerando diferentes etapas da experiência turística, como transporte, hospedagem, alimentação, lazer, eventos e visitação a atrativos naturais e culturais.

Além de identificar demandas sensoriais, comunicacionais e comportamentais, o levantamento busca também mapear boas práticas de acolhimento já adotadas no setor, como a capacitação de equipes, a criação de espaços mais tranquilos, a sinalização acessível e a adaptação de atividades às necessidades dos visitantes. Por esse motivo, o público-alvo inclui não apenas pessoas neurodivergentes e seus familiares, mas também profissionais do turismo (guias, agências, receptivos), gestores públicos, empreendedores, pesquisadores e estudantes da área.

Durante o período de realização da pesquisa, também serão divulgados conteúdos educativos sobre turismo e neurodivergência no Instagram do projeto parceiro @mais_acesso, ampliando a conscientização sobre acessibilidade e inclusão no setor.

PUBLICAÇÃO – O Ministério do Turismo já promove diversas ações voltadas ao turismo acessível, entre elas o livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”, elaborado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A obra traz dados sobre o perfil do turista com deficiência e apresenta diretrizes para que prestadores de serviços ofereçam experiências mais inclusivas, reforçando o compromisso com a promoção de um turismo mais acessível e acolhedor no Brasil. Confira AQUI.

Fonte: Bárbara Magalhães/Assessoria Ministério do Turismo

Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

0
Fotos: Assessoria

O município de Japorã está realizando durante todo o dia de hoje (11-02), uma importante formação direcionada aos professores e gestores do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino, para apresentar o Programa JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos , do SEBRAE .

O evento do JEEP, no salão do Clube de Laço Estrela da Fronteira, tem como objetivo desenvolver uma cultura empreendedora desde a educação básica. A iniciativa visa estimular nos estudantes habilidades como criatividade, autonomia, responsabilidade, planejamento, trabalho em equipe e visão de futuro.

“Mais do que falar sobre negócios, o JEEP é um programa de competências essenciais para a vida, formando alunos protagonistas e preparados para os desafios do futuro”, informa a secretária municipal de Educação, Veridiana Barbosa da Silva.

Durante a formação, educadores e gestores conheceram a metodologia, as propostas pedagógicas e as estratégias para aplicação do programa em sala de aula, fortalecendo o compromisso com uma educação inovadora e alinhada às competências do século XXI.

“Seguimos comprometidos e juntos, investindo na formação dos nossos educadores e construindo um futuro de mais oportunidades para nossos estudantes”, resume o prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) ao avaliar o trabalho de formação da Secretaria de Educação.

“Agradecemos à Secretária de Educação, Veridiana , pelo empenho em proporcionar momentos de aprendizado e crescimento profissional, e ao Prefeito Vitor da Cunha Rosa, pelo apoio constante às ações que fortalecem a educação em nosso município”, afirmaram os professores participantes da formação extracurricular JEEP.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Japorã realiza a formação de Educadores para o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

MS: Projeto que cria sistema de coleta de embalagens veterinárias é entregue ao governador

0
O deputado estadual Renato Câmara, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, entrega ao governador Eduardo Riedel o projeto de lei que institui o sistema de logística reversa de embalagens de produtos veterinários em Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental no Estado. Foto: Assessoria

O deputado estadual Renato Câmara entregou nesta semana ao governador Eduardo Riedel o projeto de lei que institui o sistema de logística reversa das embalagens de produtos veterinários no Mato Grosso do Sul. A proposta estabelece regras para a coleta, o tratamento e a destinação final ambientalmente adequada de embalagens e resíduos de medicamentos veterinários industrializados ou manipulados.

O texto prevê a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, que deverão estruturar e operacionalizar o sistema de logística reversa, além de apresentar planos específicos ao órgão ambiental competente. A medida busca reduzir a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e das águas superficiais, fortalecendo a sustentabilidade da produção rural e a proteção da saúde humana e animal.

Durante a entrega do projeto, o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, destacou que a iniciativa nasceu de amplo diálogo técnico com entidades do setor produtivo, órgãos ambientais e especialistas ligados à saúde animal. “Estamos dando um passo importante para alinhar o desenvolvimento do agronegócio com responsabilidade ambiental. É uma proposta moderna, que orienta, organiza e cria um caminho seguro para o descarte correto desses resíduos”, afirmou o parlamentar.

O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância de políticas públicas que integrem produção, meio ambiente e saúde. Segundo ele, o projeto vai ao encontro das diretrizes do Estado para fortalecer práticas sustentáveis no campo e aprimorar a gestão de resíduos. “Mato Grosso do Sul tem vocação agropecuária, e iniciativas como essa contribuem para tornar nossa produção cada vez mais responsável e competitiva”, destacou.

A proposta também prevê campanhas de comunicação e conscientização aos consumidores, além da implantação gradual dos pontos de coleta em todo o Estado. Após a tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto seguirá para análise do Executivo, com previsão de regulamentação pelo Governo Estadual em até 180 dias após eventual sanção.

Com a iniciativa, Renato Câmara reforça sua atuação voltada à sustentabilidade, ao agronegócio e à proteção ambiental, áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria Dep. Renato Câmara