14.3 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 212

Copa de Torcidas e futebol sintético feminino livre estão com inscrições abertas em Tacuru

0
O diretor de esportes, Bufão (d) com o prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti. Competição está sendo promovida pela prefeitura local através do Departamento Municipal de Esportes. (Foto: Bia Souza/Assessoria Prefeitura)

Vilson Nascimento

Seguem abertas até o dia 4 de março as inscrições para a 1ª Copa de Torcidas e a Copa Municipal Livre Feminina de futebol em quadra sintética, em Tacuru.

Segundo o diretor do Departamento de Esportes da prefeitura local, que promove e organiza a competição, João Francisco Mendes, o “Bufão”, as inscrições para as duas modalidades serão encerradas dia 4 e no dia seguinte, 5 de março, uma quinta-feira, já será realizado, a partir das 19h no Ginásio de Esportes, o congresso técnico para a competição.

Bufão lembra que, para a Copa de Torcidas, os times serão formados por jogadores torcedores, como por exemplo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio e aí por diante. Maiores informações sobre a 1ª Copa de Torcidas e a Copa Municipal Livre Feminina poderão ser obtidas pelo celular/WhatsApp (67) 99831-7776 com o Bufão ou diretamente no Ginásio Poliesportivo Mancini & Lopes, em Tacuru, no período das 7h às 11h ou das 13h às 16h.

Copa de Torcidas e futebol sintético feminino livre estão com inscrições abertas em Tacuru

Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas

0
O time Los Hermanos , de Sete Quedas, campeão da categoria 40+ em 2025. Fotos: Divulgação)

Vilson Nascimento

Tem início a partir das 8h da manhã do domingo, dia 22 de fevereiro, no campo do Centro Esportivo José Valci Araújo, em Sete Quedas, a edição 2026 da Copa Verão de Futebol Suíço.

Promovida pela prefeitura local através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, a competição, que este ano está na 8ª edição, reúne, além de equipes da casa, em Sete Quedas, times das cidades de Amambai, Tacuru, Eldorado, Paranhos e Iguatemi, além de Corpus Christi, Katuetê e da região do Km 05, no Paraguai.

Para este ano, segundo o secretário de esportes do município, Renato Bevilaqua, a Copa Verão de Suíço será disputada em três categorias. Na categoria livre serão 14 equipes, na categoria 40+ serão 6 equipes e a categoria 50+ vai reunir 5 equipes.

Em 2025 a campeã da categoria livre da Copa Verão de Futebol Suíço foi a equipe do Auto Posto Tacuru, da cidade de Tacuru ao vencer a equipe Água Boa, de Sete Quedas, pelo placar de 1×0 na final, com do jogador Juninho, que na ocasião também foi o artilheiro do campeonato com 4 gols marcados.

Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas
A equipe do Auto Posto Tacuru, campeã da Copa Verão de Suíço 2025, em Sete Quedas, recebendo a premiação.

Veja abaixo as equipes em cada categoria

Categoria 40+

Sete Quedas 

Amambai 

Tacuru

Iguatemi 

Corpus Christi 

Km 05- Paraguai

Categoria 50+

Los Hermanos 

Mecânica do Coronel 

Amambai

Tacuru 

Paranhos

Categoria Livre

Pato Loko (Sete Quedas)

Água Boa (Sete Quedas)

Mapin EC (Sete Quedas)

Leões Da Fronteira (Sete Quedas)

Katuetê FC (Paraguai)

Amambai FC

Eldorado

Tacuru FC

Jaguapiré (Tacuru)

Metalúrgica Metal Forte (Tacuru)

Iguatemi

Paranhos

Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas
Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas
Com a participação de 23 equipes Copa Verão de Suíço 2026 começa dia 22 em Sete Quedas

Paranhos: Vereador Ubaldo Fernandes participa de reunião sobre melhorias em estradas indígenas

0
Foto: Divulgação/Redes sociais

Redação

O vereador Ubaldo Fernandes utilizou as redes sociais na terça-feira, dia 10, para informar sobre uma reunião realizada durante a manhã com o prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde, a advogada do município, Dra. Lígia, o chefe da Funai de Paranhos, Renato Melo da Cunha, o vice-capitão Moacir e membros da comissão da Aldeia Paraguassu.

Conforme o parlamentar, o encontro teve como principal pauta o cascalhamento das estradas internas da comunidade indígena. Segundo ele, as fortes chuvas registradas recentemente causaram grandes estragos, dificultando o acesso à maioria das residências.

Ao final da publicação, o vereador agradeceu a atenção e a disposição de todos os participantes da reunião e reforçou o compromisso coletivo em buscar melhorias para a população.

Fonte: Grupo A Gazeta

Saúde divulga funcionamento das unidades durante o Carnaval em Amambai

0
Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população como será o funcionamento das unidades de saúde durante o período de Carnaval.

Na segunda-feira (16), ponto facultativo, o Posto Central estará aberto com equipe completa para atendimento à comunidade. As demais unidades de saúde permanecerão fechadas neste dia.

Já na terça-feira (17), feriado de Carnaval, todas as unidades de saúde estarão fechadas.

O atendimento será retomado na quarta-feira (18), com funcionamento em todos os postos a partir das 13h. No período da manhã, o atendimento ocorrerá normalmente na Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria reforça que o Hospital Regional de Amambai manterá atendimento normal todos os dias, garantindo também assistência à população em casos de urgência e emergência.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade

0
Fotos: Saul Schramm/Secom

Com avanços já consolidados em diferentes frentes de atuação, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) tem o contrato de gestão para 2026 voltado à administração interna do Governo de Mato Grosso do Sul. A pasta tem responsabilidade direta com os servidores públicos, compras e patrimônio, com a responsabilidade de intensificar os trabalhos durante o ano.

“O contrato de gestão da SAD abrange todas as nossas áreas de atuação, com atenção a sempre melhorar a tecnologia e inovação nas compras públicas, trabalhando também nessa integração entre as várias secretarias, essa transversalidade”, explicou o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini.

Além da atuação abrangente, com atenção a todas as secretarias, autarquias e fundações, a SAD também é responsável pelos servidores públicos. “Nós temos na gestão de pessoas um cuidado especial com a saúde do servidor, todo o mapeamento de processos das áreas de recursos humanos de todo o Estado. Ainda na gestão de pessoas a modernização do setor de concursos públicos e processos seletivos é um ponto muito importante acordado”, disse o titular da pasta.

Com atuação direta na área de compras, a SAD também responde pela área de patrimônio. “A gente tem a continuação do nosso censo imobiliário com a avaliação dos imóveis e uma alteração legislativa que possibilite uma nova política pública com o imobiliário do Estado”, pontuou Felini.

Como parte do contrato de gestão, o trabalho da SAD ao longo do ano também vai incluir a sustentabilidade. “Além dos três grandes eixos, uma inovação que a secretaria vem adotando como responsável pela política de sustentabilidade do governo é a implementação de todo o diagnóstico que foi feito em 2025. Para que todos os órgãos sejam verdes, uma das bases das nossas políticas públicas”, disse o secretário.

Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade

O secretário-executivo da Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), Thaner Nogueira, pontuou que o trabalho executado pela SAD ao longo de 2026 será voltado a organização e modernização dos processos.

“Tem um tom de fechamento. Nós temos a ambição de dar mais agilidade para os processos de compras públicas, com uma série ações relacionadas à melhoria da organização dessas rotinas de trabalho. Tem ainda a implementação de um sistema gerencial que permite enxergar melhor os números do Estado. E a consolidação da agenda de sustentabilidade”, disse o secretário-executivo.

Com planejamento para garantir sustentabilidade em todos os processos de atuação, a SAD vai liderar a atividade na área, juntamente com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escola Gov) e a Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul).

“O contrato de gestão tem duas cláusulas, de resultado e de esforço. E elas estão muito bem conectadas no da SAD. A Escola Gov também tem desafios, na capacitação de todos os servidores. E a Ageprev tem o desafio, talvez histórico, de conseguir consolidar um corpo técnico voltado para os processos de previdência”, finalizou Thaner.

Com o início do ciclo 2026 dos contratos de gestão, o Governo de Mato Grosso do Sul consolida um modelo de gestão que integra planejamento estratégico, responsabilidade institucional e foco em resultados, e assim segura que as decisões tomadas no âmbito da governança se traduzam em ações com impacto direto na vida do sul-mato-grossense.

Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Prefeitura de Amambai leva vacinação, testes rápidos e prevenção à Praça Central nesta sexta-feira (13)

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, dia 13, das 8h às 11h, a Ação de Saúde na Praça Coronel Valêncio de Brum.

A iniciativa integra as ações de mobilização e conscientização em saúde, reforçando a importância da prevenção e do cuidado contínuo.

Durante a manhã, a população terá acesso gratuito a diversos serviços, entre eles:

  • Distribuição gratuita de preservativos;
  • Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
  • Vacinação para adultos, com todas as vacinas disponíveis.

A ação é aberta a toda a comunidade e tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde, incentivar a prevenção e possibilitar o diagnóstico precoce de doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os participantes levem documento pessoal e o cartão do SUS para atendimento.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul

0
© JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará duas visitas oficiais entre os dias 17 e 24 de fevereiro. O primeiro destino será a Índia, até o dia 21. No dia seguinte (22), ele partirá para a Coreia do Sul, retornando ao Brasil no dia 24.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) apresentou nesta quinta-feira (12) os detalhes da viagem presidencial. Entre os assuntos que serão tratados estão minerais críticos e terras raras, elementos relevantes para a transição energética; e segurança no uso da inteligência artificial (IA), tema central de evento previsto para os dias 18 e 19, em Nova Délhi, na Índia.

“Será a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível sobre IA”, informou o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Itamaraty, Eugênio Vargas Garcia.

Garcia explicou que a cúpula de IA discutirá assuntos relacionados a fontes de recursos para a democratização desta tecnologia, bem como seu uso para empoderamento social, inovação e desenvolvimento social.

A expectativa é que o presidente brasileiro discurse no dia 19, durante a plenária de alto nível, após a abertura do evento, que ficará a cargo do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Visita de Estado

Os dias 20 e 21 serão dedicados à visita de Estado. Esta será a quarta vez que Lula e Modi se encontram. O presidente brasileiro será homenageado com um almoço oferecido pelo presidente indiano, Droupadi Murmu.

Segundo a secretária do Itamaraty para assuntos relacionados à Ásia e ao Pacífico, embaixadora Susan Kleebank, os dois países assinarão parcerias e memorandos de entendimento sobre terras raras e minerais críticos.

“Será também oportunidade para avançarmos no acordo de comercial preferencial entre o Mercosul e a índia”, destacou Susan Kleebank.

Há expectativa de que esses encontros resultem na ampliação do prazo de vistos de turista, dos atuais cinco para dez anos.

São também esperados avanços nas colaborações entre a Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace, uma das empresas que lideram o setor aeroespacial indiano.

Declaração conjunta

Lula participará ainda da inauguração do escritório da ApexBrasil na Índia. O MRE organizou um fórum empresarial, no dia 21, que já conta com a participação de mais de 300 empresas brasileiras, de setores como agropecuário, saúde, tecnologia, minérios, alimentos e fármacos.

Ao final da visita, está prevista uma declaração conjunta de Brasil e Índia. Susan Kleebank antecipou alguns dos pontos que já vêm sendo acordados entre os dois países que, segundo ela, têm “posições coincidentes na pauta internacional”.

O documento tratará de temas como desafios ao multilateralismo e ao comércio internacional; mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas; e a situação de Gaza.

Coreia do Sul

Na sequência, a comitiva presidencial seguirá para a Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o presidente Lula se reunirá com o presidente sul coreano, Lee Jae Myung, e com CEOs de grandes empresas daquele país.

De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro pretende, com a viagem, ampliar o comércio entre os dois países. Para tanto, foi agendado um fórum empresarial e a assinatura de um plano com previsão de ações a serem implementadas até 2029.

As ações serão voltadas a alavancar negócios em áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.

Até o momento, mais de 130 empresas se inscreveram para participar do Fórum Empresarial Brasil-Coreia. Lula voltará ao Brasil no dia 24 de fevereiro.

Fonte: Pedro Peduzzi – repórter da Agência Brasil

MS: Na segunda reunião do ano, Conselho do FCO aprova mais R$ 192 milhões em financiamentos

0
Fotos: Mairinco de Pauta

Os membros do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO) se reuniram na manhã dessa quinta-feira (12) para deliberar sobre dezenas de pedidos de financiamentos pelo fundo. O investimento mais vultoso foi para financiar uma fábrica de ração para suínos em Sidrolândia, no valor de R$ 99.978.755,99. O valor total do projeto está orçado em R$ 133.839.851,37. Foram aprovadas, ao todo, 40 cartas consultas contemplando projetos de 23 municípios, de todos os portes.

A reunião foi em formato virtual e conduzida pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck, com transmissão a partir da Sala de Reuniões da Secretaria. Também participaram o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rogério Beretta e assessores.

Na ocasião, foi anunciado pela Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste) o montante de R$ 500 milhões pelo FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste), uma linha exclusiva para financiar projetos de infraestrutura, logística, serviços públicos e grandes empreendimentos produtivos. O secretário Jaime Verruck disse que há, ainda, a expectativa de injeção de outros R$ 700 milhões para essa finalidade através do Banco dos BRICS, o grupo de países emergentes formado inicialmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A Semadesc e a Sudeco realização um road show para divulgar essa linha de crédito e facilitar a contratação de financiamentos pelos empreendedores interessados, anunciou Verruck.

Deliberações

MS: Na segunda reunião do ano, Conselho do FCO aprova mais R$ 192 milhões em financiamentos

Das 40 cartas consultas aprovadas, 33 foram para a linha FCO Rural no valor de R$ 170.948.222,59 e 7 para a linha FCO Empresarial, totalizando R$ 21.284.926,36. Nessa linha, a demanda maior foi para o setor de Comércio e Serviços, com cinco cartas aprovadas. A Indústria e o setor de Ciência e Tecnologia tiveram aprovadas uma carta consulta cada.

Na linha FCO Rural, a maior demanda foi para compra de máquinas agrícolas (12), em seguida vem reforma de pastagens e aquisição de matrizes bovinas (5 cartas consultas cada); correção de solo e benfeitorias rurais tiveram 3 cartas consultas cada, aprovadas; projetos de irrigação, duas cartas e projetos de suinocultura, indústria cooperativa e energia fotovoltaica, com um financiamento cada.

No ano o CEIF/FCO já aprovou 113 pedidos de financiamento no valor total de R$ 321.533.685,24, sendo 88 na linha FCO Rural e 25 na linha FCO Empresarial. Em percentual, já supera 10% do volume de recursos disponibilizados para Mato Grosso do Sul no ano, pontuou o secretário Jaime Verruck.

“Importante ponderar que 75% desses financiamentos foram para investimentos na área rural, o que é positivo pois mostra a demanda aquecida no campo, considerando que Mato Grosso do Sul tem nesse setor a base forte de sua economia. Entretanto, continuamos os esforços para divulgar a linha do FCO Empresarial, que por enquanto só detém 25% do montante aprovado”, completou Verruck.

Recursos

Em 2025 fundo injetou R$ 3,240 bilhões no Estado, volume recorde, tendo forte demanda do setor rural, que concentrou 75% dos recursos disponibilizados, bem acima da média verificada em anos anteriores quando a distribuição ficava em torno de 60% para o FCO Rural e 40% para a linha FCO Empresarial. O repasse inicial da Sudeco a Mato Grosso do Sul foi de R$ 2,7 bilhões, porém com o aumento da demanda o valor foi sendo reajustado a maior até atingir R$ 3,2 bilhões.

O CEIF/FCO é um órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc e composto por representantes de órgãos públicos e entidades de classe produtora e trabalhadora, que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, através da aplicação dos recursos tributários definidos em programas de financiamento aos setores produtivos.

Fonte: João Prestes, Semadesc

Paranhos recebe novos equipamentos para fortalecer as salas de vacina

0
Fotos: Prefeitura de Paranhos

A Prefeitura Municipal de Paranhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi realizada a entrega de novos equipamentos destinados às salas de vacina do município.

A ação é fruto de emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), contemplando os municípios sul-mato-grossenses com kits completos para estruturar e modernizar os espaços de imunização.

Foi recebido:
✔ Refrigerador específico para conservação de imunobiológicos (2º a 8ºC)
✔ Computador desktop
✔ Nobreak
✔ Ar-condicionado split

O investimento fortalece a rede de imunização, garantindo mais segurança no armazenamento das vacinas, melhor controle das doses aplicadas e mais qualidade no atendimento à população.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e com a proteção de cada cidadão Paranhense.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranhos

Diante da superlotação, deputada Lia Nogueira solicita construção de UBS em Nova Itamarati

0
Foto: Assessoria

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou indicação solicitando a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para o distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã. A proposta foi encaminhada ao Governo do Estado e ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos (PSDB), reforçando a necessidade de união de esforços entre Estado e município para ampliar o acesso à saúde básica.

Atualmente, cerca de 16 mil moradores do distrito são atendidos pela UBS Anastácio Basílio Pires, uma unidade de porte reduzido, cuja estrutura física já não comporta a crescente demanda da região. A limitação do espaço compromete a organização dos serviços, impacta o conforto dos usuários e dos profissionais de saúde e restringe a oferta de atendimentos, especialmente nos períodos de maior procura.

Para a deputada, investir em uma nova UBS é garantir atendimento digno, próximo e humanizado à população. “A atenção básica é a porta de entrada do sistema de saúde. Quando a estrutura não acompanha o crescimento da comunidade, quem perde é o cidadão, que enfrenta filas, deslocamentos e dificuldades para acessar serviços essenciais”, destacou Lia Nogueira.

A construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, com estrutura ampliada e adequada às normas vigentes, permitirá a qualificação da atenção primária, fortalecendo ações de prevenção, promoção da saúde e acompanhamento contínuo das famílias. A iniciativa também contribuirá para desafogar outras unidades do município e reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores até regiões mais centrais de Ponta Porã.

Diante desse cenário, a parlamentar reforça a importância da articulação entre o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Logística, e a Prefeitura de Ponta Porã, para viabilizar recursos financeiros e apoio técnico necessários à implantação da nova UBS. O objetivo é assegurar mais acesso, qualidade e dignidade no atendimento à população de Nova Itamarati, fortalecendo a saúde pública e melhorando a qualidade de vida no distrito.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Quatro anos depois, família de Amambai ainda busca justiça por cachorra envenenada

0
Pantera tinha apenas nove meses quando foi envenenada, em 2022, em Amambai. Quatro anos depois, a família segue em busca de justiça. Foto: Arquivo pessoal

A dor ainda é presente. Quatro anos após a morte da cachorrinha Pantera, envenenada em 2022, em Amambai, a família segue mobilizada em busca de justiça. O caso, que causou profunda comoção no núcleo familiar, avança agora para uma audiência de instrução e julgamento marcada para março.

Pantera tinha apenas nove meses de idade. Vira-lata, havia sido adotada para exercer um papel essencial: ser cão de apoio emocional de sua tutora, uma idosa com deficiência intelectual e auditiva. A relação entre as duas ia além do afeto comum entre humano e animal, era vínculo, companhia e suporte emocional.

Segundo relato do tutor, o envenenamento teria sido praticado por um vizinho, que teria arremessado carne com substância tóxica para dentro do quintal, acreditando que não havia ninguém na residência.

“Ela foi adotada para ser apoio emocional da minha tia-avó. Era muito amada. O que fizeram com ela foi horrível. Nós sabemos o que houve com a nossa Pantera. Ela não merecia isso”, afirmou.

O tutor relata que presenciou o ato e que a família, desde então, decidiu não medir esforços para responsabilizar o suspeito.

Luto que não cessa

Desde 2022, a rotina da família passou a ser marcada por audiências, laudos e reuniões jurídicas. “A família ainda está de luto, principalmente sua tutora, que se emociona toda vez ao lembrar da cadela”, disse.

Ele afirma que nunca houve cogitação de desistir. “Em nenhum momento pensamos em parar. Mesmo diante das dificuldades, reunimos provas e seguimos firmes.”

A principal dificuldade, segundo ele, é reviver constantemente a dor. “Não podemos nos dar ao luxo de superar. Cada etapa do processo faz com que tudo volte à tona. Mas agimos com cautela e seriedade, contratamos profissionais especializados e temos certeza de que a justiça irá validar todas as provas.”

Provas robustas e enquadramento na Lei Sansão

As advogadas Isabella Godoy Danesi e Gabriela Soares Maia, especialistas em Direito Animal e responsáveis pela condução do caso, explicam que o crime é enquadrado como maus-tratos com resultado morte, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com a redação dada pela Lei nº 14.064/2020 — conhecida como Lei Sansão.

“O envenenamento de um animal de companhia configura crime de maus-tratos. Com a Lei Sansão, a pena para crimes praticados contra cães e gatos passou a ser de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda de animais”, destacam.

Segundo elas, o envenenamento é considerado uma das formas mais cruéis de violência contra animais, por provocar sofrimento intenso e prolongado.

O processo conta com um conjunto de provas técnicas e documentais, entre elas:

  • Laudo pericial toxicológico confirmando substância compatível com envenenamento;
  • Documentação veterinária detalhando o quadro clínico e tentativas de tratamento;
  • Imagens e vídeos que ajudam a reconstruir o contexto dos fatos;
  • Depoimentos de testemunhas;
  • Registro formal da ocorrência e autos de investigação.

Além da legislação infraconstitucional, as advogadas lembram que a própria Constituição Federal, em seu artigo 225, determina que o Estado e a coletividade devem proteger os animais, vedando práticas que os submetam à crueldade.

“A Constituição reconhece que os animais são seres sencientes, titulares de tutela jurídica própria, e não meros objetos”, pontuam.

Expectativa pela audiência

Na audiência de instrução e julgamento, marcada para março, testemunhas e o acusado serão ouvidos. A família espera que o caso seja definitivamente esclarecido.

“Queremos uma resposta do Judiciário. Que todos os agravantes sejam considerados e que a lei seja aplicada severamente. Esperamos que o réu seja um exemplo para a sociedade, para que casos como esse nunca mais aconteçam”, declarou o tutor.

Em caso de condenação, o acusado poderá cumprir pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda de animais. A forma cruel do envenenamento pode influenciar na fixação da pena.

Um caso que vai além de uma família

Para as advogadas, o processo possui relevância social. “Não é apenas sobre um caso isolado. É sobre combater a violência, proteger seres sencientes e garantir que o sistema de justiça responda à altura das expectativas da sociedade por respeito à vida animal”, afirmam.

Elas destacam ainda o caráter pedagógico da responsabilização. Casos como esse reforçam que crimes contra animais não são infrações de menor importância e que há consequências legais para quem pratica crueldade.

Quatro anos depois, a família segue aguardando que a justiça transforme dor em resposta. Para eles, manter o processo ativo é uma forma de honrar a memória de Pantera , e de lutar para que nenhuma outra família precise passar pela mesma experiência.

Fonte: Raquel Fernandes/ DRT/MS- 1873

Prefeitura de Caarapó publica regras do IPTU 2026 com 20% de desconto para pagamento à vista

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caarapó publicou o Decreto nº 250/2025, que estabelece as regras para o lançamento e as condições de pagamento do IPTU 2026.

Conforme o decreto, os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única com 20% de desconto, com vencimento no dia 16 de março de 2026, representando uma excelente oportunidade de economia.

Também será possível realizar o pagamento de forma parcelada, em até cinco vezes, sem desconto, obedecendo ao seguinte cronograma de vencimentos:

  • 1ª parcela: 16 de março de 2026
  • 2ª parcela: 15 de abril de 2026
  • 3ª parcela: 15 de maio de 2026
  • 4ª parcela: 16 de junho de 2026
  • 5ª parcela: 15 de julho de 2026

A emissão das guias (DAM – Documento de Arrecadação Municipal) poderá ser realizada:

  • Pelo site oficial da Prefeitura de Caarapó, na área de tributos;
  • Ou diretamente no Setor de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças e Arrecadação.

A Administração Municipal reforça que a arrecadação do IPTU retorna em investimentos em infraestrutura, saúde, educação e serviços públicos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

Os débitos não quitados até as datas de vencimento estarão sujeitos à atualização monetária, juros de 1% ao mês e multa de mora de 2% sobre o valor devido. Em caso de parcelamento, não será permitido o pagamento de parcela sem a quitação das anteriores.

Para mais informações, os contribuintes devem procurar o Setor de Tributos ou acessar o portal oficial do município.

Fonte: Assessoria

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

0

Ambiente moderno e adequado, com qualidade no ensino. Com este conceito a SED (Secretaria Estadual de Educação) apresentou as metas da pasta para 2026, durante assinatura do contrato de gestão. Os novos projetos buscam contribuir com o aprendizado dos alunos e assim melhores os índices de educação de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel recebeu o documento das mãos do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante reunião nesta quarta-feira (11), na sala de reuniões da Governadoria. Na ocasião também foram assinados os contratos (gestão) da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento Educação Básica de MS).

Entre as metas está a continuidade das obras e reformas nas unidades da Rede Estadual. “Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, ressaltou o secretário.

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026
Governador assina contrato de gestão com a Secretaria de Educação

Daher ainda citou a importância de continuar os investimentos para diminuir as reprovações (alunos) nas salas de aula e lançar nos projetos. “Novidades na EJA (Educação de Jovens e Adultos), na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS, assim como outras ações que na verdade são consequências do bom trabalho desenvolvimento”.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, que coordena o Contrato de Gestão, ressalta que a Educação tem projetos importantes para a gestão e planejamento do Estado neste ano.

“Temos temas centrais como a educação profissionalizantes, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e bons resultados nos índices de educação”, completou.

Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026
Diminuir reprovações e continuar reformas nas escolas estão entre as metas da Educação para 2026

UEMS

A direção da UEMS também apresentou os projetos e metas para o ano. A sequência de programas importantes de inclusão, assim como continuar a política de atender as demandas da sociedade e fortalecer a educação de ensino superior pública principalmente no interior do Estado.

“Reunião ótima de alinhamento em mais uma de contrato de gestão, que nos deixa orgulhosos do trabalho realizado. A UEMS vem fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado e dos municípios, com projetos estratégicos”, ponderou o reitor Laércio Alves de Carvalho.

Ele citou a sequência de programas como a “Universidade da Maturidade”, projeto de tecnologia social para o público igual ou superior a 45 anos, assim como o “UEMS Acolhe”, que atende imigrantes, para auxiliar no ingresso no mercado de trabalho.

“Também temos nosso grande evento que é o Pantanal Tech, que é uma produção científico sustentável do Pantanal, assim como o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), que atende jovens da reforma agrária no curso de agronomia”.

No documento também está previsto projetos de fortalecimento na área de educação à distância, que tem o objetivo de oferecer educação pública para quem não consegue ir a universidade de forma presencial.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom

Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”

0
Momento da chegada dos materiais para a instalação de rede de água em área indígena de Japorã. Fotos: Paulo Gomes/PMJ

A Prefeitura de Japorã, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, em parceria com a SESAI – Secretaria de Saúde Indígena, está ampliando a rede de água no interior do local chamado “área de retomada”, situada no lado direito da rodovia Japorã-Iguatemi (MS-386).

O coordenador local da SESAI, Paulino Canteiro informa que mais 500 metros de rede mestra estão sendo implantadas e vai atender 15 famílias indígenas. “A SESAI entra com o material (canos) e a mão de obra. A Prefeitura participa com maquinário (motoniveladora e caminhão), e equipe da Infraestrutura, abrindo as valas de 70 centímetros de profundidade”, explica Paulino.

Esta melhoria – acrescenta o secretário de Infraestrutura – é o resultado de parceria da Gestão do Prefeito Malaquias com a Sesai. “A Prefeitura também investiu na aquisição de uma caixa e da bomba d’água. A iniciativa vai acabar com a falta de água e permitir que as famílias tenham água contínua pela rede e usufruam deste bem essencial e imprescindível para a vida”, pontua Renner dos Reis Ramos.

O prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) aponta que as famílias contempladas terão água saudável nas torneiras de suas casas. “O investimento proporciona mais dignidade às crianças, jovens e idosos indígenas. É mais qualidade de vida e, sobretudo, garantia de mais saúde à nossa comunidade. Por tudo isso, tem e sempre terá atenção especial de nossa Administração Amor por Nosso Povo”, afirma Malaquias.

Fonte: Panorama do MS

Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”
Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”
Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”
Japorã: Prefeitura e Sesai ampliam rede de água potável na “área de retomada”

Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria

0
Foto: Divulgação

O prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, agradeceu ao deputado federal Rodolfo Nogueira pela destinação de recursos que irão beneficiar diretamente a população do município. Ao todo, foram enviados R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a pavimentação de um trecho na região do Tupã Cereta, além de R$ 200 mil para investimentos na rede municipal de ensino.

De acordo com a Prefeitura, a obra de pavimentação do trecho do Tupã Cereta tem início previsto ainda para este ano. A melhoria é considerada estratégica para a mobilidade urbana e para o escoamento da produção, trazendo mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Na área da educação, os R$ 200 mil serão utilizados para a compra de aparelhos de ar-condicionado para as escolas municipais. O objetivo é proporcionar mais conforto térmico para alunos e professores, especialmente durante os períodos de altas temperaturas.

O prefeito Rodrigo Basso destacou a importância da parceria com a bancada federal para viabilizar investimentos no município. Já o deputado Rodolfo Nogueira reforçou o compromisso com Sidrolândia, afirmando que seguirá destinando recursos para áreas prioritárias como infraestrutura e educação.

Fonte: Assessoria Rodolfo Nogueira

Vereador Nilsinho solicita aparelho de ultrassonografia para o PAM de Caarapó

0
Foto: Assessoria

O vereador Clenilson Francisco da Silva, o Nilsinho (PSDB), apresentou documento Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caarapó,  solicitando o encaminhamento de expediente à deputada estadual Mara Caseiro (PSDB)  e ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), com o objetivo de viabilizar a aquisição de um aparelho de ultrassonografia para o PAM – Pronto Atendimento Médico do município.

De acordo com o parlamentar, a solicitação atende a uma demanda urgente da população que depende da rede pública municipal de saúde, especialmente os munícipes que necessitam realizar exames de ultrassonografia, procedimento essencial para diagnósticos e acompanhamento clínico.

Nilsinho destacou que a falta do equipamento obriga pacientes a buscarem atendimento em outros municípios, gerando transtornos, atrasos em diagnósticos e custos adicionais para o sistema de saúde. A situação é ainda mais sensível no caso das gestantes, que precisam realizar exames periódicos para o acompanhamento adequado do desenvolvimento da gestação.

“Nosso pedido tem como finalidade garantir um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente à população de Caarapó, assegurando que exames fundamentais sejam realizados no próprio município”, ressaltou o vereador.

O parlamentar reforçou ainda que a aquisição do aparelho de ultrassonografia contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo PAM, fortalecendo a atenção básica e promovendo mais dignidade aos usuários do sistema público de saúde.

Fonte: Assessoria Câmara

Setor de serviços cresce 2,8% em 2025, quinto ano seguido de alta

0
© TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

O setor de serviços ─ que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação ─ fechou 2025 com crescimento de 2,8%, apesar do recuo de 0,4% na passagem de novembro para dezembro. O resultado representa o quinto ano seguido de alta.

O dado faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio de Janeiro.

Com o desempenho de dezembro, o setor está 0,4% abaixo do maior nível já registrado, em novembro de 2025, e 19,6% acima do patamar pré-pandemia de covid-19 (fevereiro de 2020).

Média móvel

A pesquisa do IBGE apura dados sobre 166 tipos de serviços. A média móvel trimestral, que aponta a tendência mais recente de comportamento do setor, teve variação nula (0%) na comparação com o período de três meses terminados em novembro.

Comportamento de 2025

O ano de 2025 foi predominantemente marcado por resultados positivos na comparação entre meses seguidos. Apenas janeiro (-0,3%) e dezembro ficaram no terreno negativo.

O saldo do ano passado teve o menor desempenho dos cinco anos seguidos de expansão nos serviços:

  • 2020: -7,8%
  • 2021: 10,9%
  • 2022: 8,3%
  • 2023: 2,9%
  • 2024: 3,1%
  • 2025: 2,8%

O tombo de 2020 é explicado pelos efeitos da pandemia de covid-19, que isolou pessoas e fechou negócios.

No conjunto, os últimos cinco anos apresentam expansão de 31%. No período, os destaques positivos ficam com os serviços de tecnologia da informação (84,4%), serviços técnico-profissionais (59,8%) e transporte terrestre (43,5%).

Influência do ano

Ao longo de 2025, os serviços ficaram no campo positivo em quatro das cinco atividades pesquisadas.

  • serviços de informação e comunicação: 5,5%
  • serviços profissionais, administrativos e complementares: +2,6%
  • transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: +2,3%
  • presta outros serviços: -0,5%

Dos 166 serviços pesquisados, 53,6% terminaram o ano com alta. Entre os segmentos com maiores influências figuram portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; transporte aéreo de passageiros; rodoviário de carga; publicidade; e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.

Para o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado negativo em dezembro, não indica necessariamente uma mudança de tendência do setor.

“Não dá para inferir que há inversão de trajetória. Temos os serviços operando em grande força”, diz.

Fonte: Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

Toffoli admite sociedade em resort, mas nega pagamentos de Vorcaro

0
© ASCOM/STF

O gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nova nota na manhã desta quinta-feira (12) em que explica a sociedade do magistrado em uma empresa que vendeu uma participação em um resort no Paraná a fundos ligados ao banco Master.

Toffoli é relator do inquérito que apura a prática de fraudes financeiras no Master, sobretudo numa tentativa de venda da instituição ao banco BRB, cujo maior acionista é o governo do Distrito Federal. A operação acabou barrada pelo Banco Central.

O ministro se manifestou pela primeira vez sobre as suspeitas em torno da participação da empresa de sua família no resort Tayaya, em Ribeirão Claro (PR), depois de vir à tona o relatório em que a Polícia Federal (PF) alerta para a menção ao próprio Toffoli em conversas extraídas do celular de Daniel Vorcaro, dono do Master e principal investigado no caso. O documento foi entregue ao presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, que notificou Toffoli a se manifestar.

Na nota desta quinta (12), o gabinete de Toffoli afirma que o ministro é sócio de uma empresa familiar chamada Maridt, da qual são sócios também irmãos e outros parentes. O texto diz que, pela Lei Orgânica da Magistratura, o ministro “pode integrar o quadro societário de empresas e dela receber dividendos, sendo-lhe apenas vedado praticar atos de gestão na qualidade de administrador”.

O texto diz ainda que a participação da Maridt no resort Tayaya foi vendida em duas etapas: parte para um fundo chamado Arllen, em 27 de setembro de 2021, e parte para a empresa PHD Holding, em 21 de fevereiro de 2025. Segundo o gabinete, tudo foi declarado à Receita Federal.

A nota destaca ainda que o inquérito sobre o Master chegou ao gabinete e novembro do ano passado, quando a Maridt já não tinha mais participação no Tayaya. O texto conclui afirmando que Toffoli “jamais teve qualquer relação de amizade e muito menos amizade íntima com o investigado Daniel Vorcaro. Por fim, o Ministro esclarece que jamais recebeu qualquer valor de Daniel Vorcaro ou de seu cunhado Fabiano Zettel”.

Relatório

O relatório da PF que menciona a possível suspeição de Toffoli no caso Master foi entregue em 9 de fevereiro ao presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, que notificou Toffoli a se manifestar.

Em nota anterior, divulgada na noite de quarta (11), o gabinete de Toffoli afirmou que um pedido de suspeição feito pela PF “trata de ilações” e que a corporação não tem legitimidade para pedir a suspeição magistrados. Segundo o texto, as explicações serão enviadas a Fachin.

No relatório, cujo teor foi vazado pela imprensa, a PF apresenta citações a Toffoli em conversas entre Vorcaro e seu cunhado, Fábio Zettel, que seria uma espécie de contador informal do banqueiro. As conversas estariam relacionadas ao resort Tayaya.

Toffoli tem sido alvo de pressão e questionamentos sobre sua relatoria do caso Master desde que foi revelada uma viagem feita por ele em um jatinho particular no qual estava o advogado de um dos investigados, ainda em dezembro.

Posteriormente, decisões consideradas atípicas lançaram mais questionamentos sobre a condução do caso pelo ministro. Numa delas, por exemplo, Toffoli determinou que as provas colhidas em uma das fases da Operação Compliance Zero fosse enviadas diretamente ao Supremo, mesmo antes de passarem pela perícia da PF. Ele depois recuou, apesar em insistir na escolha dos peritos responsáveis.

Em seguida, o ministro passou a ser pressionado também com a revelação do negócio envolvendo a venda da participação de sua família no Tayaya para fundos ligados a Vorcaro.

Fonte: Felipe Pontes – Repóter da Agência Brasil

Prefeito de Amambai cumpre agenda estratégica na Capital em busca de investimentos e parcerias

0
Fotos: Divulgação/Secom

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, cumpriu agenda oficial em Campo Grande nesta quarta-feira (11), com uma série de reuniões voltadas à captação de recursos, fortalecimento de parcerias institucionais e articulação de projetos importantes para o desenvolvimento do município.

Entre os compromissos, esteve na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), onde tratou da programação e do apoio para a realização de eventos culturais previstos para 2026, buscando garantir incentivo estadual para fortalecer o calendário cultural de Amambai.

Na Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), o prefeito discutiu projetos de infraestrutura para o município, além de reforçar a necessidade de manutenção das rodovias MS-386 e MS-379, importantes vias de ligação regional que impactam diretamente o escoamento da produção e a mobilidade da população.

A agenda também incluiu visita à Famasul, onde foi debatida a questão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), tema relevante para o setor produtivo e para a regularização ambiental das propriedades rurais.

Na Assembleia Legislativa, o prefeito se reuniu com o deputado estadual Gerson Claro e com o deputado estadual Júnior Mochi, fortalecendo o diálogo institucional e apresentando demandas prioritárias de Amambai.

O gestor municipal também esteve no escritório da senadora Soraya Thronicke, onde tratou de parcerias e da viabilização de recursos para o município.

Encerrando a agenda na Capital, o prefeito visitou a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), onde discutiu a implantação da viabilidade automática e a integração de sistemas em Amambai, medida que deve agilizar a abertura de empresas e fomentar o desenvolvimento econômico local.

A agenda reforça o compromisso da gestão municipal em buscar investimentos, melhorar a infraestrutura e criar condições para o crescimento sustentável de Amambai, por meio do diálogo constante com o Governo do Estado, parlamentares e instituições parceiras.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Amambai: Bala Burguer inaugura segunda unidade e amplia opções de hambúrgueres e prensados

0
Fotos: Divulgação/Secom

A Hamburgueria Bala Burguer inaugurou na tarde desta quarta-feira, dia 11, sua segunda unidade em Amambai. Localizada na região central da cidade,  na esquina da Avenida Pedro Manvailler com a Rua Marechal Floriano, a nova loja marca um importante passo na trajetória de crescimento da marca, que há cinco anos vem conquistando o público com sabor diferenciado e atendimento de qualidade.

À frente do empreendimento estão os sócios-proprietários Heber Flores (Gaúcho) e Sidney Dolci (Bala), que celebraram a nova etapa ao lado de familiares, amigos, clientes e autoridades municipais.

A nova unidade chega com um espaço mais amplo, estrutura e um sistema de atendimento moderno, pensado para oferecer mais agilidade, conforto e praticidade aos clientes. No cardápio, o público encontra diversas opções de hambúrgueres artesanais e prensados, preparados com ingredientes selecionados e identidade própria — marca registrada da Bala Burguer.

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes os secretários municipais Roberto Júnior Dias (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Mayr (Governo e Comunicação), Rosemeire Charão (Educação), Zanete Corrêa (Assistência Social) e Ramón Batista (Desporto e Cultura), além da vereadora Cida Farias, empresários, amigos e familiares.

A presença das autoridades reforçou a importância do fortalecimento do comércio local e do incentivo ao empreendedorismo no município, especialmente de empresas que geram empregos, movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de Amambai.

Para os sócios, a abertura da nova unidade representa mais do que expansão: simboliza trabalho, parceria e a consolidação de um sonho que começou de forma simples e ganhou força com o apoio da comunidade.

Com a nova loja no centro da cidade, a Bala Burguer amplia sua capacidade de atendimento e reafirma seu compromisso de continuar oferecendo sabor marcante, qualidade e um ambiente acolhedor para seus clientes.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai