14.2 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 194

Dólar fecha em R$ 5,16 e atinge menor valor em 20 meses

0

Em meio à cautela dos investidores com a política tarifária do presidente Donald Trump, o dólar voltou a cair e a fechar no menor valor em 20 meses. A bolsa de valores iniciou o dia em alta, mas reverteu a trajetória e caiu, influenciada pelo mercado externo.Dólar fecha em R$ 5,16 e atinge menor valor em 20 mesesDólar fecha em R$ 5,16 e atinge menor valor em 20 meses

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (23) vendido a R$ 5,169, com recuo de R$ 0,007 (-0,14%). A cotação começou a sessão em alta, chagando a R$ 5,19 pouco antes das 9h30, mas recuou ainda no fim da manhã, em linha com o mercado internacional.

A moeda estadunidense está no menor valor desde 28 de maio de 2024, quando estava em R$ 5,15. A divisa acumula queda de 1,51% em fevereiro e de 5,83% em 2025.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 188.853 pontos, com recuo de 0,88%. O indicador chegou a subir 0,23% às 11h57, mas passou a cair à tarde, puxado por ações de bancos e em linha com as bolsas de Nova York.

As incertezas em torno da imposição de tarifas pelo presidente Donald Trump provocaram oscilações no mercado. O dólar começou o dia em alta, com importadores aproveitando a cotação barata da sexta-feira (20) para comprar moeda, mas a movimentação inverteu-se com a abertura do mercado estadunidense e a enxurrada de capitais para países emergentes, como o Brasil.

Em relação à bolsa, houve um movimento de realização de lucros, principalmente em ações de bancos, após o recorde de sexta-feira. Paralelamente, a correção nas bolsas dos Estados Unidos nesta segunda influenciou o mercado de ações em todo o planeta.

A exceção foram as ações de petroleiras, que subiram influenciadas pelo aumento na cotação internacional do petróleo, em meio ao acirramento das tensões entre os Estados Unidos e o Irã. Trump voltou a ameaçar o país asiático com uma ação militar de maior escala.

Federação Paulista divulga datas e horários das semifinais do Paulista

0
Anderson Rodrigues/Paulistão/Direitos Reservado

As datas e horários das semifinais do Campeonato Paulista foram anunciados nesta segunda-feira (23) pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os primeiros a entrar em campo são Novorizontino e Corinthians, a partir das 20h30 (horário de Brasília) do próximo sábado (28) no estádio Jorge Ismael de Biasi.Federação Paulista divulga datas e horários das semifinais do PaulistaFederação Paulista divulga datas e horários das semifinais do Paulista

Um dia depois, domingo (1), Palmeiras e São Paulo medem forças, a partir das 20h30 na Arena Barueri, em busca da segunda vaga para a grande decisão da competição.

Os primeiros a garantirem vaga nas semifinais do Paulista foram Palmeiras e São Paulo. No último sábado, o Tricolor Paulista derrotou o Bragantino pelo placar de 2 a 1. No mesmo dia o Verdão atropelou o Capivariano por 4 a 0 para avançar.

Já no domingo (22), o Novorizontino bateu o Santos pelo placar de 2 a 1. Já o Corinthians teve que ir para as penalidades máximas para superar a Portuguesa por 8 a 7, após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar.

PAV de Amambai alerta população sobre novo golpe envolvendo falsas cobranças da Dívida Ativa

0
Foto: Divulgação

O PAV – Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Amambai – está alertando a população sobre um novo golpe que utiliza indevidamente o nome da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para enganar contribuintes com supostas dívidas inscritas na Dívida Ativa da União.

Nos últimos dias, o posto registrou aumento na procura por atendimento de moradores preocupados após receberem mensagens suspeitas por WhatsApp e redes sociais. Segundo o PAV, os golpistas têm sido insistentes, enviando notificações repetidas que pressionam as vítimas a acessarem links fraudulentos.

As mensagens informam supostas pendências vinculadas ao CPF e afirmam que a falta de pagamento pode resultar em bloqueio de contas bancárias, cancelamento do CPF e até suspensão do Pix. Para induzir a vítima ao erro, os criminosos prometem descontos de até 65% para regularização imediata, direcionando para endereços eletrônicos que não pertencem aos canais oficiais do Governo Federal.

A PGFN já esclareceu que não realiza cobranças por meio de WhatsApp e que bloqueios de bens ou valores somente podem ocorrer mediante decisão judicial. O órgão também reforça que o único canal oficial para consulta e negociação de débitos é o portal Regularize, acessado exclusivamente por meio da plataforma gov.br.

Orientação à população

O PAV de Amambai orienta que os contribuintes não cliquem em links recebidos por mensagens ou redes sociais e não forneçam dados pessoais sem confirmação da autenticidade da cobrança.

Em caso de dúvida, a recomendação é procurar diretamente o Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município para realizar a consulta da situação cadastral do CPF e verificar se há, de fato, alguma pendência.

O alerta busca prevenir que moradores de Amambai realizem pagamentos indevidos ou tenham seus dados pessoais utilizados por criminosos.

Serviço

O PAV está localizado no mesmo prédio da Casa do Trabalhador e da Sala do Empreendedor, na Rua Marechal Deodoro, nº 711, Centro, em Amambai.

— Telefones: (67) 99859-6933 | (67) 98142-7245

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Casa do Trabalhador disponibiliza 63 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Vista da entrada da cidade, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 63 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 24 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para ajudante de sinalização (salário R$1.771,00 + horas extras + café + almoço, horário de segunda a sexta)
7 vagas para pedreiro
3 vagas para vigia
3 vagas para servente de pedreiro
3 vagas para serralheiro
3 vagas para mecânico de automóveis
2 vagas para auxiliar de limpeza
2 vagas para auxiliar de linha de produção
2 vagas para auxiliar de mecânico
2 vagas para instalador de sistema eletrônico de segurança
2 vagas para vendedor
1 vaga para jovem aprendiz (estudando curso superior em administração)
1 vaga para atendente de balcão
1 vaga para ajudante de eletricista
1 vaga para promotor de vendas
1 vaga para monitor de sistema eletrônico de segurança interna
1 vaga para auxiliar de cozinha
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para cozinheira
1 vaga para empregada doméstica
1 vaga para garçom
1 vaga para salgadeira
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para auxiliar de mecânico de refrigeração
1 vaga para lavador de carro
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para mecânico de máquinas pesado
1 vaga para motorista de caminhão
1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado
1 vaga para operador de patrola
1 vaga para operador de retro escavadeira
1 vaga para torneiro mecânico
1 vaga para mestre de obras
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para caçambeiro

Casa do Trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 13h. Mais informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai podem ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Biofarma        Fone: 3481-1885

Próximo ao Supermercado Mega

Mr. Pastelito é inaugurado em Amambai e aposta em sabor e acolhimento

0
Foto: Divulgação/Secom

O Mr. Pastelito foi inaugurado no último sábado, dia 21, às 14h, em Amambai, reunindo autoridades, convidados e clientes para celebrar a abertura do novo empreendimento gastronômico da cidade.

Localizado na Rua General Câmara, 1200, o espaço chega com a proposta de oferecer pastéis preparados com cuidado e sabor caseiro, em um ambiente pensado para receber famílias e amigos com conforto e acolhimento.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Júnior Dias; do diretor de Infraestrutura, Walter Filho; dos vereadores Eder Pinzan, Cassiano Cardozo e Cida Farias; além do presidente da ACIA, Bruno Anderson. Também prestigiaram o evento os proprietários, colaboradores, familiares, amigos e clientes.

Durante a solenidade, os proprietários agradeceram o apoio recebido e destacaram a importância do incentivo ao comércio local e ao empreendedorismo no município.

O Mr. Pastelito funciona de segunda a sábado, das 15h às 19h30, oferecendo atendimento presencial e delivery. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 98132-3632.

Com a inauguração, Amambai ganha mais uma opção no setor alimentício, fortalecendo o comércio e ampliando as alternativas para a população.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Secretaria de Saúde convida população para apresentação do 3º RDQA em Aral Moreira

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aral Moreira/Arquivo

Redação

A Prefeitura de Aral Moreira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população para participar da apresentação do 3º RDQA – Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior, que será realizado nesta terça-feira, dia 24, às 13h, no Centro de Eventos Eliete Bertoncelo.

O encontro tem como objetivo apresentar à população os resultados, indicadores e ações desenvolvidas pela Saúde Municipal no último quadrimestre. A iniciativa busca reforçar o compromisso com a transparência e o fortalecimento do controle social, permitindo que os cidadãos acompanhem de perto a aplicação dos recursos públicos e o andamento dos serviços ofertados pelo município.

Durante a reunião, serão detalhadas as principais atividades executadas pela rede municipal de saúde, além dos dados que norteiam o planejamento das próximas ações. A participação da comunidade é considerada fundamental para garantir uma gestão mais participativa e alinhada às necessidades da população.

Secretaria de Saúde convida população para apresentação do 3º RDQA em Aral Moreira
– Divulgação/Prefeitura de Aral Moreira

Fonte: Grupo A Gazeta

Campina Verde entra na rota de obras e Lia Nogueira reforça atenção a bairro que se sentia esquecido

0
Foto: Assessoria

Por muitos anos, a Sitioca Campina Verde, em Dourados, foi lembrada pelos problemas. Ruas de terra, dificuldade para entrar e sair de casa em dias de chuva, poeira forte na estiagem e famílias lidando com alagamentos na porta. Agora, o bairro começa a entrar no planejamento de grandes intervenções com a abertura de licitação da Prefeitura para pavimentação asfáltica e implantação de drenagem, por meio de financiamento do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).

Bem antes de o edital ser lançado, a realidade da Campina Verde já estava na pauta da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB). Depois de visitas à região e de receber fotos e vídeos enviados pelos moradores, a parlamentar apresentou indicação ao Governo do Estado e ao município pedindo que fossem garantidos recursos para asfaltar as ruas de terra e implantar drenagem em toda a Sitioca, destacando o impacto direto na locomoção e na saúde de crianças e idosos. “Quem mora ali sabe o que é conviver com lama em um dia e com poeira no outro. Não é favor olhar para a Campina Verde, é respeito com gente que trabalha, paga imposto e quer o mínimo de dignidade para entrar e sair de casa” afirma Lia Nogueira.

A atuação da deputada na região, porém, não começou na pavimentação. Em outras indicações, ela já havia solicitado a construção de uma escola que atendesse o bairro e adjacências, o restabelecimento do transporte escolar para crianças da Sitioca e melhorias nos acessos, com rotatória e intervenções na BR 163 para reduzir o trajeto de quem precisa se deslocar diariamente. A ideia, segundo a deputada, é que o bairro seja visto como parte da cidade, com escola, transporte e infraestrutura básica no mesmo nível de outras áreas.

Com a licitação em andamento, Lia Nogueira acompanha os próximos passos e diz que a expectativa agora é pela execução do projeto e pela definição de prazos claros para a comunidade. Para ela, a prioridade é que as obras avancem dentro do planejado e que a população seja informada de cada fase. “A Campina Verde começou a sair do discurso e entrar de fato no planejamento de obras. Meu compromisso é continuar perto da população, acompanhando cada etapa e lembrando que por trás de cada rua pavimentada existe uma história de espera e de luta dos moradores” resume a deputada.

Fonte: Assessoria Dep. Lia Nogueira

Brasil e Coreia do Sul firmam parcerias estratégicas em medicamentos

0
© RAFAEL NASCIMENTO/MS

O governo brasileiro assinou com a Coreia do Sul três Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) destinadas à produção nacional dos medicamentos bevacizumabe, eculizumabe e aflibercepte, prevendo a transferência de tecnologia e internalização da fabricação no Brasil. O investimento do Ministério da Saúde está estimado em até R$ 1,104 bilhão no primeiro ano.

“A medida amplia a capacidade produtiva nacional de produtos e insumos essenciais à saúde pública, fortalece a soberania produtiva do país, reduz vulnerabilidades do SUS [Sistema Único de Saúde] diante de oscilações do mercado internacional e diminui o risco de desabastecimento. Além disso, estimula o desenvolvimento tecnológico, a geração de empregos e renda no Brasil e amplia o acesso da população a terapias de alto custo”, disse o Ministério da Saúde.

A assinatura formaliza o início da produção nacional do aflibercepte, medicamento essencial para o tratamento da degeneração macular relacionada à idade. O ministério contará com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), como parceira pública, e com a Bionovis S.A. e a empresa sul-coreana Samsung Bioepis Co., Ltda. como parceiras privadas.

No caso do bevacizumabe, utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer e em indicações oftalmológicas, a PDP reúne a Fundação Baiana de Pesquisa, Desenvolvimento, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), a Bionovis S.A. e a Samsung Bioepis Co., Ltda.

O eculizumabe, medicamento indicado para o tratamento da Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença rara que afeta o sistema sanguíneo, a produção será com a parceria da Bahiafarma, a Bionovis S.A. e a Samsung Bioepis Co., Ltda.

“As parcerias firmadas têm um significado muito relevante. Representam a transferência de tecnologia, a produção local no Brasil, o fortalecimento da base industrial nacional e a redução de vulnerabilidades do sistema de saúde. Representam também previsibilidade para o setor privado e compromisso de longo prazo do Estado brasileiro”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da missão oficial à Coreia do Sul.

Inovação

Entre os principais instrumentos negociados na missão está o Memorando de Entendimento em Saúde (MoU) firmado entre o Ministério da Saúde do Brasil e o Ministério da Saúde e Bem-Estar da Coreia do Sul, que estabelece bases para cooperação em áreas estratégicas como inovação biomédica e farmacêutica, saúde digital e ecossistemas de dados, excelência clínica, terapias avançadas e fortalecimento da resiliência dos sistemas de saúde e da força de trabalho.

“Foram firmados seis novos acordos para produção conjunta de tecnologias em saúde, envolvendo testes diagnósticos, medicamentos biológicos, tratamentos para determinados tipos de câncer e tecnologias voltadas a doenças oftalmológicas. As iniciativas representam avanço tecnológico relevante, fortalecem a capacidade produtiva e inovadora dos dois países e abrem caminho para novas etapas de cooperação”, informou o Ministério da Saúde.

Educação de Itaquiraí conquista 1º lugar em Mato Grosso do Sul no Prêmio Educador Transformador

0
Fotos: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Itaquiraí celebra uma importante conquista para a rede municipal de ensino. Representando o projeto “Sabores que Educam”, as professoras Vanessa Braghin e Traudi Moller, juntamente com a coordenadora Débora Freire, conquistaram o 1º lugar em Mato Grosso do Sul no Prêmio “Educador Transformador”, na categoria “Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas”.

O projeto é desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Sítio do Pica-Pau Amarelo desde 2025, sob a mediação das professoras Traudi Moller e Vanessa Braghin, com a condução da coordenadora Débora Freire, e conta com o apoio da Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa promovida pelo Instituto Significare, em parceria com a Bett Brasil, e tem como objetivo mobilizar e conectar professores e gestores de todo o país para a criação de projetos voltados aos desafios atuais e futuros da educação.

Além do reconhecimento estadual, o projeto “Sabores que Educam” também ganhou destaque nacional ao integrar os 20 melhores trabalhos da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O trabalho fará parte do livro da edição, que reúne práticas desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O projeto foi o único premiado em Mato Grosso do Sul, alcançando projeção no cenário estadual.

Na próxima etapa do prêmio, as professoras e a coordenadora representarão o projeto em nível nacional, com a possibilidade de conquistar novo reconhecimento para a educação de Itaquiraí. O resultado reforça o compromisso do município com a qualidade do ensino e com iniciativas que fortalecem o aprendizado desde a educação infantil.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Amigos morrem após pulo de tirolesa durante festa de casamento em Bonito; polícia investiga descarga elétrica

0
Na sequência: Gustavo e Pedro, que faleceram ao sofrerem um acidente durante um casamento em fazenda de MS — Foto: Redes sociais

Dois amigos morreram após um acidente envolvendo uma tirolesa durante uma festa de casamento realizada no domingo (22), em uma estância a cerca de 20 quilômetros de Bonito (MS). A Polícia Civil investiga se as mortes foram causadas por afogamento ou por possível choque elétrico. 

As vítimas foram identificadas como Gustavo Henrique Camargo, de 29 anos, e Pedro Henrique, de 20 anos, e eram convidados do casamento. Segundo a polícia, Pedro morreu ao entrar no açude para tentar socorrer o amigo, que descia pela tirolesa e foi atingido por uma descarga elétrica.

Conforme familiares, Gustavo descia a tirolesa quando caiu na água após sofrer uma descarga elétrica e teve dificuldade para sair do local. Pedro entrou no açude para tentar socorrê-lo, mas também foi eletrocutado.

Pedro morreu na manhã de domingo, pouco após dar entrada no hospital de Bonito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico e Odontológico Legal (Imol) de Aquidauana. Gustavo foi reanimado e transferido em vaga zero para a Santa Casa de Campo Grande, mas morreu na noite do mesmo dia.

Suspeita de tirolesa energizada

A festa começou de casamento começou na noite de sábado (21) e seguia na manhã de domingo, quando ocorreu o acidente. Segundo informações repassadas à polícia, Gustavo descia pela tirolesa sobre o açude quando caiu na água e apresentou dificuldades para sair.

Pedro entrou no açude para tentar socorrer o amigo. Os dois tiveram parada cardiorrespiratória e foram levados em veículos particulares até encontrarem equipes do Corpo de Bombeiros Militar, que haviam sido acionadas.

Familiares afirmam que Gustavo teria sofrido uma descarga elétrica ao descer pela tirolesa, que estaria energizada por um fio elétrico. Segundo familiares das vítimas, Pedro foi eletrocutado quando entrou na água para prestar socorro.

Em nota, a Polícia Civil informou que uma das vítimas pode ter sofrido descarga elétrica ao descer pela estrutura e entrar em contato com a água, “momento em que a estrutura estaria possivelmente energizada”. A corporação também afirmou que Pedro entrou na lagoa para prestar socorro e pode ter sido atingido por descarga elétrica.

Equipes da Polícia Civil e da perícia criminal estiveram no local e fizeram os primeiros levantamentos. Testes foram realizados na rede elétrica da estrutura, mas, até o momento, não foi possível identificar a origem de uma possível fuga de energia. A polícia aguarda o laudo necroscópico, que deve apontar a causa das mortes.

A polícia e os bombeiros aguardam o laudo necroscópico, que deve apontar a causa das mortes.

Fonte: Mirian Machado, Débora Ricalde, g1 MS

Oportunidade de emprego em Amambai: Empresa Zandonadi abre vaga para Mecânico de Veículos Leves

0
Foto: Senai

Empresa Zandonadi está com vaga aberta para contratação de Mecânico de Veículos Leves. A oportunidade é destinada a profissionais com experiência na área e que buscam integrar uma equipe comprometida com qualidade e eficiência nos serviços prestados.

Requisitos

Para concorrer à vaga, é necessário:

  • Experiência comprovada na função
  • Conhecimento em motor, suspensão, freios e injeção eletrônica
  • Responsabilidade e comprometimento
  • Organização e agilidade no desempenho das atividades

Principais Atividades

O profissional contratado será responsável por:

  • Realizar manutenção preventiva e corretiva em veículos leves
  • Efetuar diagnóstico de falhas mecânicas
  • Executar troca de peças e revisões gerais

A empresa busca um colaborador dedicado, com perfil proativo e capacidade de trabalhar em equipe.

Como se candidatar

Os interessados devem enviar currículo via WhatsApp para:

– Roberto Junior Dias
– (67) 99668-9511

A Empresa Zandonadi reforça o convite aos profissionais da área que desejam crescer e fazer parte de um time comprometido com excelência nos serviços automotivos.

Fonte: Redação Amambai Notícias

Exportação de DDG à China pode impactar mercado interno de Mato Grosso do Sul

0
Foto: arquivo da Aprosoja/MS

O Brasil realizou o primeiro embarque de DDG, sigla em inglês para Distillers Dried Grains (grãos secos de destilaria). A abertura do mercado chinês para o produto inaugura uma nova fase para a indústria nacional e pode alterar a dinâmica de preços no mercado interno, especialmente em estados com forte processamento industrial, como é o caso de Mato Grosso do Sul.

O DDG é resultado do processamento do milho para produção de etanol. Nesse processo, proteínas, fibras e minerais permanecem concentrados, resultando em um insumo de alto valor nutricional utilizado principalmente na formulação de rações para bovinos, suínos e aves. Em média, cada tonelada de milho processada gera entre 300 e 330 quilos do coproduto, o equivalente a cerca de 30 por cento do volume original.

“No último ano, o Estado processou aproximadamente 4,6  milhões de toneladas de milho para etanol, o que resultou em uma produção estimada de cerca de 1,4 milhão de toneladas de DDG. Esse volume é absorvido majoritariamente pela cadeia de proteínas animais como insumo estratégico na formulação de ração”, aponta o analista de Economia da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes.

Com a habilitação chinesa, pode haver a alteração da dinâmica de formação de preços. “Quando um produto passa a ter acesso ao mercado internacional, ele deixa de depender exclusivamente da demanda interna. O preço doméstico tende a se alinhar à chamada “paridade de exportação”, ou seja, ao valor internacional descontados os custos logísticos e cambiais. Se exportar se mostrar mais vantajoso, parte da produção pode ser direcionada ao exterior, reduzindo a oferta interna e sustentando as cotações no mercado doméstico. Por outro lado, se a demanda da cadeia de carnes estiver aquecida e pagar preços competitivos, pode compensar manter o produto no mercado interno, especialmente considerando menores custos logísticos”.

No curto prazo, a abertura do mercado externo amplia a concorrência pelo produto. Caso a exportação apresente maior rentabilidade, parte da produção pode ser direcionada ao exterior, reduzindo a oferta interna e sustentando as cotações no mercado doméstico. Esse movimento pode elevar o custo da ração e impactar as margens da cadeia de carnes.

Por outro lado, se a demanda interna estiver aquecida e oferecer preços competitivos, pode ser mais vantajoso manter o DDG no mercado local, especialmente em razão dos menores custos logísticos.

“Do ponto de vista da indústria de etanol de milho, a exportação cria um novo canal de escoamento, reduz riscos de excedentes e amplia a previsibilidade de receita. Esse cenário tende a estimular investimentos e sustentar a demanda por milho, beneficiando diretamente o produtor rural.”

Com maior segurança, as usinas tendem a ampliar investimentos e sustentar a demanda por milho, beneficiando também o produtor rural.

Para Mato Grosso do Sul, o desafio será equilibrar a nova oportunidade de exportação com a competitividade da cadeia de proteínas animais. O crescimento sustentável dependerá da expansão da produção de milho, do processamento industrial e do acompanhamento constante das condições de mercado.

“A entrada da China como compradora de DDG representa, portanto, uma oportunidade estratégica, mas que exigirá monitoramento constante para que o crescimento seja sustentável e integrado entre as cadeias produtivas”.

Fonte: Crislaine Oliveira e Mateus Fernandes/Aprosoja MS

Amambai inaugura mais uma estação do INMET e amplia rede de monitoramento climático

0
Fotos: Divulgação/Secom

Foi inaugurada, na sexta-feira, dia 20, ao lado da Escola Municipal Novo Horizonte, na estrada que liga Amambai a Juti (MS), a nova Estação Meteorológica Automática A772, instalada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A estrutura passa a integrar a rede nacional de monitoramento climático e já está operando com transmissão de dados em tempo real. Entre as informações disponibilizadas estão: volume de chuva, temperatura, sensação térmica, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, dados fundamentais para o planejamento público e para o setor produtivo.

A nova estação garante dados climáticos oficiais e precisos, fortalecendo o planejamento da gestão municipal, subsidiando a elaboração de projetos e oferecendo mais segurança às atividades agropecuárias, que têm papel estratégico na economia de Amambai e da região.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia, Carlos Alberto Andrade e Jurgielewicz; secretários municipais; dos vereadores Paulo Sérgio e Cida Farias; do coordenador da Defesa Civil de Amambai, o bombeiro militar Wilson Vicente Ferreira; além da equipe e alunos da Escola Municipal Novo Horizonte e produtores rurais da região.

Com a nova unidade, Amambai passa a contar com duas estações do INMET. A primeira já está instalada na região da antiga Escola Agrícola. A ampliação da rede de monitoramento no município representa um avanço importante na prevenção de riscos climáticos, no apoio à Defesa Civil e no fortalecimento do setor agropecuário.

Os dados coletados podem ser acessados diretamente no site oficial do INMET, garantindo transparência e acesso público às informações meteorológicas.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Trabalho de risco: entenda o que é periculosidade e insalubridade para o INSS

0
Créditos: CharlieChesvick/iStock

Diante da pluralidade das profissões, existem algumas que se destacam pelo fato de lidarem diretamente com alguns perigos. Se tratam das profissões de risco, atividades que estão ligadas a algum tipo de ameaça à saúde física do trabalhador. Por conta disso, para elas, o INSS garante o benefício da aposentadoria especial.

Essa é uma forma de diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores aos agentes perigosos ou insalubres. A legislação previdenciária elenca diferentes róis de profissões, cujo nível de exposição é um fator que diminui o tempo necessário para concessão do benefício. Algumas profissões garantem aposentadoria com 15 anos de trabalho comprovado.

Diferença entre periculosidade e insalubridade

É importante compreender a diferença entre insalubridade e periculosidade para entender como o benefício é concedido. É considerada perigosa toda atividade que oferece risco à vida ou à integridade física do trabalhador. Agentes inflamáveis ou explosivos, trabalho com energia elétrica, com alguns tipos de solda e extração subterrânea estão entre essas atividades.

Já a atividade insalubre é aquela que expõe o trabalhador a agentes químicos, físicos e biológicos acima de valores considerados adequados. Logo, refere-se muito mais às condições do ambiente de trabalho. Tanto insalubridade quanto a periculosidade fazem jus a um adicional no salário, sendo de até 40% do salário mínimo ou até 30% do salário base, respectivamente.

Como o INSS avalia a exposição a agentes nocivos

Comprovada a exposição aos agentes nocivos e o tempo de serviço, o trabalhador pode entrar com o pedido de aposentadoria especial. Para a comprovação perante o INSS, dois documentos são fundamentais: o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário –  e o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho –, ambos fornecidos pela empresa.

São esses dois documentos que fornecerão a base legal para o trabalhador. Assim, aeroviários, bombeiros, dentistas, eletricistas, enfermeiros, jornalistas, médicos, metalúrgicos, motoristas de ônibus, técnicos de raio-x e vigias armados, por exemplo, podem se aposentar com 25 anos de contribuição.

Quais são as atividades consideradas de risco?

Para a categoria de 20 anos, fabricante de tinta; fundidor, laminador ou moldador de chumbo;

trabalhador em túnel ou área alagada, trabalhadores de subterrâneo e carregadores de explosivos são algumas das profissões que garantem aposentadoria especial antecipada. Essa é considerada uma categoria de risco médio.

Já as profissões de alto risco que garantem aposentadoria especial com 15 anos trabalhados são de britador, carregador de rochas, operador de britadeira de rocha subterrânea, mineiro em subsolo e perfurador de rochas em cavernas. Neste caso, é preciso também ter a idade mínima de 55 anos para dar entrada no pedido de aposentadoria especial.

Direitos previdenciários do trabalhador exposto

Após a Reforma da Previdência de 2019, a idade mínima para adquirir a aposentadoria especial é de 50 anos para quem esteve exposto a risco médio e de 60 anos para quem esteve exposto a risco baixo. Quem não tinha a idade necessária até a data da reforma, deve somar tempo de contribuição e idade para um sistema de pontos.

No mais, é fundamental se informar sobre os direitos previdenciários. Um advogado especializado pode ser de grande ajuda para tanto, inclusive para traçar um planejamento previdenciário. Com constantes mudanças na lei, é importante se munir do máximo de informação para que nenhum direito fique de fora da aposentadoria.

Fonte: Assessoria

Sub-14 do Naviraiense ganha torneio em Rio Brilhante

0
Fotos: Assessoria

A cidade de Rio Brilhante sediou, na última semana, a edição de 2026 do Mundial Cup, reunindo equipes e escolinhas de futebol de cidades do MS. Destaque do evento foi a Sub-14, pelo nível dos jogadores e o equilíbrio nos confrontos.

Ao final de cinco jogos, o Naviraiense foi o campeão. O time, comandado pelo treinador Maradona, venceu quatro dos cinco jogos, sendo que a única derrota foi para o Ubiratan, de Dourados, por 2 x 0, resultado devolvido na final de domingo.

Nos outros confrontos, o “Jacarezinho” derrotou o CADA por 6 x 1, o Sidrolândia por 2 x 0, o MS por 3 x 1 e, na decisão contra o Ubiratan, por 2 x 0. Já o Sub 12 ficou com a quarta colocação, enquanto o Sub 10 foi eliminado na primeira fase.

Os times da base do CEN são resultado de um importante trabalho social realizado durante todo o ano em três regiões da cidade de Naviraí. Esse trabalho serve como uma peneira, com os atletas que se destacam sendo inscritos em competições para defender o clube.

Em 2025, o Jacaré do Conesul disputou todos os campeonatos de base promovidos pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, além de torneios realizados aqui no Estado, em São Paulo e em Santa Catarina.

Fonte: Assessoria

Governo de Mundo Novo recebe empresários catarinenses interessados na implantação de empresa no município

0
Fotos: Ascom

O Governo de Mundo Novo recebeu, segunda-feira, empresários do estado de Santa Catarina interessados na possível implantação de uma empresa no município. A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito Evaldo Carlos.

Participaram da reunião os empresários Juliano Carara Antunes e Gustavo Da Luz Antunes, representantes de uma empresa com sede em Cocal do Sul (SC), voltada ao setor do agronegócio e especializada na fabricação de equipamentos como tombador para descarga de grãos, basculador de container, tesoura hidráulica e prensa enfardadeira.

Também estiveram presentes o secretário adjunto de Industria ,Comércio e Turismo, Marcos Eustáquio; o gerente geral Paulo Lourenço; o secretário de Administração, Leandro Soares; e o secretário de Obras, Adacildo Oliveira, que apresentaram aos empresários as potencialidades do município, infraestrutura disponível e incentivos oferecidos para novos investimentos.

Segundo o empresário Juliano Carara Antunes, a escolha por conhecer Mundo Novo foi estratégica. “Eu pesquisei sobre a cidade e o crescimento que está acontecendo, além da localização geográfica que é favorável”, destacou.

A administração municipal reforçou o compromisso em apoiar iniciativas que promovam geração de emprego e renda, fortalecendo o setor produtivo e impulsionando o desenvolvimento econômico local. A possível instalação da empresa representa mais uma oportunidade de crescimento para Mundo Novo, especialmente no segmento do agronegócio, que tem forte presença na região.

Fonte: Ascom/Prefeitura

Atleta iguatemiense Gabriel Torres se destaca no Festival de Verão na cidade de Guaíra (PR)

0
Fotos: Assessoria

No último sábado (21), teve início o Festival de Verão Guaíra 40º 2026, no Centro Náutico Marinas, no município de Guaíra-PR. O atleta Gabriel Torres, servidor público da Prefeitura de Iguatemi, único atleta iguatemiense, fez bonito conquistando o 1º lugar no Hyrox, estilo Cross Run. E, no dia seguinte, também foi campeão no Beach Tênis, representando a Arena Beach MN em outro evento chamado Interclubes.

O evento, sediado na Arena Beach do Lago, reúne atletas que treinam nas arenas de Mundo Novo-MS, duas arenas de Guaíra-PR e uma arena de Terra Roxa-PR. Evento particular, onde as arenas se reúnem para mostrar o resultado de seus atletas.

O evento Festival de Verão é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Guaíra. Portanto, mais um iguatemiense que faz bonito em competições no estado vizinho do Paraná.

O Festival reúne modalidades que misturam técnica, velocidade, resistência e espetáculo: Basquete 3×3 Masculino; Futebol de Areia Feminino; Futevôlei Masculino; Cross Run, prova que exige preparo físico e muita determinação; Futebol de Areia Masculino; Vôlei Adaptado, nas categorias masculino e feminino, e outras modalidades.

Além das competições, o Festival oferece praça de alimentação, brinquedos infláveis e um show especial com malabares musicais.

Fonte: Imprensa Oficial

Lula destaca inovação como prioridade do Brasil na Coreia

0
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (23), que a colaboração com empresas sul-coreanas em setores “intensivos em conhecimento” é uma prioridade para o Brasil. Ele está em viagem a Seul, capital da Coreia do Sul, e participou do encerramento de um fórum empresarial que reuniu 230 empresas dos dois países.Lula destaca inovação como prioridade do Brasil na CoreiaLula destaca inovação como prioridade do Brasil na Coreia

Em discurso Lula falou, por exemplo, sobre a possibilidade de parcerias na exploração de minerais críticos.

“A Coreia é o segundo maior produtor mundial de semicondutores e detém parcela significativa do mercado de baterias. O Brasil possui minerais críticos que são insumos essenciais para as cadeias de produção de eletrônicos e veículos elétricos e é um parceiro confiável em um cenário em que a arbitrariedade está se tornando a regra”, disse.

“O papel de meros exportadores de matérias-primas não condiz com nosso potencial. Buscamos parcerias que nos permitam agregar valor e produzir tecnologia de ponta em solo brasileiro”, destacou o presidente.

Ainda, Lula citou oportunidades de cooperação “mutuamente vantajosas” nas áreas aeroespacial, de saúde, de cosméticos e cultural. Ele lembrou as operações da start-up coreana Innospace no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e afirmou que o diálogo entre as agências espaciais é “crucial” para aprofundar essa colaboração, inclusive no compartilhamento de dados de satélites e em projetos de exploração lunar.

Sobre as ações em saúde, o presidente brasileiro falou sobre a expectativa de fabricação conjunta de novas vacinas, fármacos e insumos médicos, à medida que a Coreia do Sul amplia sua pesquisa e desenvolvimento na área e que o Brasil avança na construção do laboratório de biossegurança Órion, o único do mundo conectado a um acelerador de partículas, o Sirius.

“Isso nos permitirá buscar soluções para doenças, desenvolver métodos de diagnóstico e prevenir epidemias. Instituições públicas de saúde, como a Fiocruz e outras fundações estaduais brasileiras, estão fortalecendo sua cooperação com a Coreia”, afirmou.

Na área de cosméticos, Lula lembrou que, em 2025, o setor de beleza brasileiro superou pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão em exportações, ao mesmo tempo em que a indústria de cosméticos da Coreia já rivaliza com a da França no mercado global. 

“O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo. Unindo o potencial brasileiro à tecnologia coreana, podemos multiplicar nosso alcance nesse setor”, argumentou.

Por fim, o brasileiro falou sobre as iniciativas culturais e as possibilidades de parcerias entre os dois países. “Na Coreia, a economia criativa supera as exportações de setores tradicionais como eletrodomésticos. No Brasil, o setor já responde por mais de 3% do PIB – acima da indústria automobilística – e apresenta média de geração de empregos superior à nacional”, contou.

“Do funk brasileiro ao K-Pop, de Parasita a Agente Secreto, das telenovelas aos K-Dramas, nossa música e nossa produção audiovisual estão conquistando os quatro cantos do mundo”, disse.

Comércio e integração

A corrente de comércio entre o Brasil e a Coreia é cerca de US$ 11 bilhões, aquém do recorde de quase US$ 15 bilhões registrado em 2011.

“Significa que nós já fomos melhores em negócios”, disse Lula aos empresários, ao destacar que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) identificou 280 oportunidades para produtos brasileiros na Coreia, de alimentos e bebidas a produtos químicos.

Mais cedo, Lula foi recebido pelo presidente do país, Lee Jae-myung, em visita de Estado, ocasião em que os dois países firmaram 10 atos de cooperação. O principal dele, segundo o presidente, é um acordo de cooperação comercial e integração produtiva, com foco no fortalecimento da cooperação industrial, tecnológica e agrícola.

“O acordo também fortalecerá cadeias de suprimentos resilientes e seguras e inova em minerais estratégicos, indústrias sustentáveis, e audiovisual. Nossos ministérios passarão a se reunir regularmente para discutir como fortalecer relações econômicas”, explicou.

O presidente falou sobre os indicadores socioeconômicos do país e as “condições vantajosas” para investimentos. Ele ainda citou as políticas públicas implementadas em sua gestão que incentivam a vinda de empresas estrangeiras: o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o Programa Nova Indústria Brasil (NIB), o Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER) e o Plano de Transformação Ecológica.

Ainda, Lula lembrou que o Brasil vem trabalhado há 15 anos para obter acesso ao mercado de carne bovina coreano e afirmou que, para isso, as empresas e instituições brasileiras estão prontas para avançar nos procedimentos sanitários necessários.

O brasileiro aproveitou para “fazer propaganda do agronegócio brasileiro” e disse que o papel do líder político do país é “abrir a porteira” para que os empresários façam negócios.“Quando o povo da Coreia quiser ter acesso à proteína, não se preocupe que o Brasil estará pronto para atender à demanda da Coreia”, afirmou.

Desenvolvimento do trabalho

Lula ainda reafirmou sua defesa ao multilateralismo e criticou as guerras comerciais no mundo.“A melhor resposta à tentativa de usar o comércio como arma é mostrar que é possível alcançar entendimentos mutuamente benéficos por meio do diálogo e da negociação”, disse.

Para o brasileiro, o protecionismo dificulta o crescimento econômico e social.

“O que nós estamos precisando é fazer com que as economias cresçam, gerar oportunidade de trabalho para poder melhorar a qualidade de vida das pessoas que nós representamos […]. É preciso que a gente tenha noção de que somente o desenvolvimento do trabalho pode permitir que a gente resolva o problema da fome”, afirmou.

O presidente Lula apontou ainda as semelhanças e os contrastes que os dois países desenvolveram o comércio e como o Brasil pode aprender com a experiência sul-coreana.

Segundo ele, nos anos 1960, o PIB per capita coreano equivalia a menos da metade do brasileiro e, hoje, é três vezes maior que o brasileiro. Enquanto, até a década de 1980, a produção industrial do Brasil era maior do que a da Coreia, hoje, a Coreia é um dos principais polos tecnológicos do mundo.

“Nos anos 1990, enquanto o Brasil se rendeu ao receituário neoliberal, a Coreia continuou apostando no papel indutor do Estado em setores estratégicos. Nenhum país que chegou atrasado à corrida industrial conseguiu subir a escada do desenvolvimento sem políticas públicas robustas”, lembrou Lula.

“A experiência coreana prova que elevar a escolaridade da população é um investimento valioso. Demonstra, além disso, que um crescimento sustentado depende de uma economia variada e sofisticada, capaz de absorver mão de obra muito qualificada”, completou o presidente.