18.6 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 193

Conheça Flora, fêmea de cateto que não pode voltar à natureza e encontrou no Bioparque Pantanal um novo lar

0
Fotos: Rosana Moura, Bioparque Pantanal

Mais um final feliz marca a trajetória de um animal que encontrou no Bioparque Pantanal um lar repleto de cuidado e responsabilidade. A pequena Flora, uma fêmea de cateto, chegou nesta segunda-feira (23) ao maior aquário de água doce do mundo, que abriga mais de 400 espécies, e já começa a se adaptar ao novo recinto.

O espaço foi especialmente preparado para garantir conforto e bem-estar à espécie. O recinto conta com área ampla, solo natural com terra e gramado, piscina de lama, essencial para que o animal se refresque em dias quentes, além de pontos de alimentação, água e área de cambiamento. Localizado no jardim externo do complexo, o ambiente segue as normas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pode ser observado pelos visitantes, que agora também poderão conhecer de perto a simpática mamífera.

Flora foi entregue voluntariamente ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Por não apresentar condições de retorno à natureza, a própria instituição identificou no Bioparque Pantanal o local ideal para acolher a espécie nativa da fauna brasileira.

Conheça Flora, fêmea de cateto que não pode voltar à natureza e encontrou no Bioparque Pantanal um novo lar
Animal se adaptou rápido ao novo recinto preparado para garantir conforto. 
Conheça Flora, fêmea de cateto que não pode voltar à natureza e encontrou no Bioparque Pantanal um novo lar
Flora, que estava no CRAS, já foi inserida no protocolo de manejo bem-estar animal.

Conforme explica a coordenadora do CRAS, Aline Duarte, sempre que um animal nessa condição chega à instituição, a equipe busca um espaço que disponha de estrutura adequada e que esteja alinhado aos princípios de conscientização e educação ambiental. “Vimos que o Bioparque Pantanal possui toda a estrutura necessária para receber a Flora e dar continuidade ao acompanhamento dela”, destacou Aline.

A impossibilidade de reintrodução ocorre porque Flora foi resgatada ainda filhote e teve contato humano frequente, fator que compromete o desenvolvimento de seus instintos naturais. Essa condição inviabiliza o retorno seguro ao habitat natural.

No Bioparque Pantanal, no entanto, todos os esforços foram direcionados para garantir um ambiente adequado às suas necessidades. Flora passa a viver em um recinto totalmente equipado, planejado de acordo com parâmetros técnicos que asseguram saúde, conforto e estímulos compatíveis com a espécie.

Bem-estar animal

Desde a chegada, Flora foi inserida no protocolo de manejo e bem-estar animal do Bioparque Pantanal. Ela passará por um processo gradual de condicionamento e treinamentos, facilitando a adaptação à rotina de cuidados e acompanhamento veterinário.

Antes da transferência, profissionais do Bioparque visitaram o CRAS para acompanhar de perto a situação do animal. Foram realizados levantamento de dados, pesagem, desverminação e coleta de exames, garantindo que a fêmea chegasse ao novo lar com todos os protocolos sanitários atualizados.

A bióloga-chefe do Bioparque Pantanal, Carla Kovalski, ressaltou que a adaptação inicial tem sido positiva. “A chegada dela superou nossas expectativas. Flora explorou o recinto e apresentou boa interação com a equipe responsável pelos cuidados. Nesta primeira semana, que é o período de adaptação, esperamos que ela se sinta cada vez mais à vontade e responda bem aos protocolos de bem-estar animal”.

Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o acolhimento de animais que não podem retornar à natureza reafirma o compromisso institucional com a educação ambiental. “A história da Flora será mais uma oportunidade de sensibilizar os visitantes sobre os impactos que impedem muitos animais de voltarem ao seu habitat natural. Assim como nossas serpentes, a sucuri Gaby, a jiboia Rachel Carson e a píton Capitu e a nossa lobinha, carinhosamente chamada de Delinha, Flora também passa a integrar esse trabalho de sensibilização e conscientização ambiental”.

Fonte: Rosana Moura, Bioparque Pantanal

Prefeitura de Iguatemi realiza live abordando prevenção e combate à tuberculose

0
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Iguatemi realizou, nesta terça-feira (24), uma transmissão ao vivo em suas redes sociais em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Durante a live, a enfermeira Carol abordou informações importantes sobre a doença, reforçando orientações de prevenção, diagnóstico e tratamento à população.

>> Assista à gravação da live completa clicando aqui.

Sanesul comunica falta de água em Amambai

0
Foto: Divulgação

Devido ao conserto emergencial de rede de água, a Sanesul informa que haverá falta de água em Amambai.

Vilas afetadas: Centro, Independência, Mariana, Boa Sorte, Santa Catarina, Vilarinho, Presidente Vargas, Manvailler, Cruzeiro, Claudia, Graciela, Estrela, Guape, Cassiano Marcelo, Pimentel, Dom Leon, Cristina, Planalto, Flor, Doriane, Previsul, Pimentel, Gisele, Monte Cristo, Alvorada e Mendonça.

Os imóveis que possuem reservatório interno “caixa d’água” não sentirão os efeitos desta paralisação momentânea do fornecimento.

Previsão de reabastecimento às 11h30.

Fonte: Assessoria

Caarapó: Nado Tozzi visita bairro e pede criação de estacionamento na Avenida Dom Pedro II

0
Foto: Assessoria

Após visitar os pontos de maior movimentação comercial da Vila Planalto, o vereador Nado Tozzi (PODE) apresentou  na sessão desta segunda-feira (23), uma indicação solicitando a elaboração de um projeto para implantação de estacionamento no canteiro central da Avenida Dom Pedro II. A proposta contempla o trecho entre as ruas Andrade Neves e Marechal Rondon, no referido bairro.

O pedido foi encaminhado secretário municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Ernani de Almeida Silva Junior, com a finalidade de viabilizar a realização de um estudo técnico que avalie a possibilidade de criação de novas vagas de estacionamento na localidade.

Segundo o parlamentar, a iniciativa surge diante do crescimento expressivo do número de estabelecimentos comerciais na região, acompanhado pelo aumento da frota de veículos no município. A falta de vagas tem sido uma das principais reclamações de comerciantes, clientes e moradores que utilizam diariamente a Avenida Dom Pedro II, considerada uma das vias mais importantes da cidade.

Para Nado Tozzi, o planejamento urbano precisa acompanhar o desenvolvimento econômico de Caarapó.“O comércio está crescendo e isso é positivo para o município. Precisamos garantir organização, mobilidade e mais comodidade para quem trabalha, empreende e consome naquela região”, destacou.

O vereador ressaltou ainda que continuará atento às demandas estruturais do município, buscando soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana e para o fortalecimento do comércio local.“Planejar hoje é garantir uma cidade mais organizada e preparada para o futuro”, concluiu.

Fonte: Assessoria Câmara

Câmara de Iguatemi: Resumo da sessão ordinária de 23 de fevereiro de 2026

0
Foto: divulgação

Confira o resumo da sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2026, pelos vereadores da Câmara Municipal de Iguatemi.

MATÉRIAS APROVADAS 23/02/2026

Indicação nº 006/2026 de autoria da Senhora Vereadora Miriam Krenczynski requerendo à Mesa Diretora deliberação e posterior votação e aprovação do “PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 001/2026 QUE CONCEDE TÍTULO DE MULHER CIDADÃ IGUATEMIENSE À ILUSTRE DEPUTADA ESTADUAL MARA ELISA NAVACCHI CASEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

Indicação nº 005/2026 de autoria do Senhor Vereador Agnaldo Santos Souza requerendo à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal solicitando que “SEJA IMPLANTADO PONTO DE ESPERA DE ÔNIBUS PARA OS ALUNOS EM FRENTE AO MERCADO V8, LOCALIZADO NO BAIRRO WALOSZEK KONRAD.”

Indicação nº 006/2026 de autoria do Senhor Vereador Agnaldo Santos Souza requerendo à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal solicitando que “SEJA VIABILIZADO A INSTALAÇÃO DE UM PONTO DE ÔNIBUS EM FRENTE À EMPRESA LM VEÍCULOS.”

Indicação nº 007/2026 de autoria do Senhor Vereador Agnaldo Santos Souza requerendo à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal solicitando que “SEJA REALIZADA MANUTENÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO PARQUINHO DO BAIRRO JARDIM ÉLIDA.”

 Requerimento nº 001/2026 de autoria do Senhor Vereador Celso Aparecido Lima requerendo à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Finanças e Orçamentos solicitando que “SEJA ENCAMINHADO A ESSA CASA O VALOR TOTAL ARRECADADO PELO MUNICÍPIO A TÍTULOS DE IPTUS NO EXERCÍCIO DE 2025, DESCRITIVO DAS ÁREAS, PROGRAMAS, AÇÕES OU OBRAS ONDE FORAM APLICADOS ESSES RECURSOS, CONTENDO DEMONSTRATIVO DE RECEITA ARRECADADO, DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA VINCULADA, EMPENHOS, LIQUIDAÇÕES E PAGAMENTOS REALIZADO COM TAIS RECURSOS E PERCENTUAL DE APLICAÇÃO POR SECRETARIA OU ÁREA DE GOVERNO.”

Requerimento nº 002/2026 de autoria do Senhor Vereador Celso Aparecido Lima requerendo à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura solicitando que “SEJA ENCAMINHADA A ESSA CASA RELAÇÃO DOS VALORES JÁ PAGOS COM A EXECUÇÃO DA OBRA DO NOVO CEMITÉRIO MUNICIPAL, DISCRIMINANDO VALORES EMPENHADOS, LIQUIDADOS E PAGOS, PERCENTUAL DE EXECUÇÃO DE OBRA, PREVISÃO DE CONCLUSÃO, CÓPIA INTEGRAL DO CONTRATO FIRMADO COM A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DA OBRA CONTENDO NOME DA CONTRATADA, CNPJ, NÚMERO DO PROCESSO LICITATÓRIO, MODALIDADE DA LICITAÇÃO, PRAZO DE VIGÊNCIA, TERMOS ADITIVOS (SE HOUVER) E CÓPIA DA LICENÇA AMBIENTAL DA ÁREA, EXPEDIDA PELO ÓRGÃO AMBIENTTAL COMPETENTE.”

 Projeto de Lei n° 004/2026 de autoria do Executivo Municipal que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A PROCEDER A DOAÇÃO DA ÁREA URBANA QUE ESPECIFICA E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS.”.

PROPOSIÇÕES VERBAIS:

VEREADOR MÁRCIO JOSÉ DE OLIVEIRA: “Indica à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura solicitando que seja realizada manutenção para recuperação do asfalto na Rua Crescenzio Fernandes, próximo ao n° 251, Bairro Waloszek Konrad, devido ao acúmulo de águas das chuvas no local, realizando a devida manutenção necessária.”

VEREADOR CELSO APARECIDO DE LIMA: “Indica à Mesa Diretora que seja encaminhado ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando que seja incluído mais um dia de atendimento odontológico no Assentamento Auxiliadora, que atualmente conta com atendimentos às terças e quintas-feiras, se possível estendendo o atendimento para também sextas-feiras.”

 VEREADORA MIRIAM KRENCZYNSKI: “Indica à Mesa Diretora que seja realizada a alteração da data da sessão solene de Dia da Mulher para o dia 16 de março de 2026.”.

Fonte: Assessoria Câmara de Iguatemi

Chuva deixa 16 mortos e centenas de desabrigados em Juiz de Fora e Ubá (MG); 45 estão desaparecidos

0
Terra desceu e invadiu prédios e casas no bairro Paineiras, em Juiz de Fora — Foto: Maria Elisa Diniz/TV Integração

As fortes chuvas que atingem Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, deixaram 14 mortos e 440 pessoas desabrigadas. Na madrugada desta terça-feira (24), o município decretou estado de calamidade pública, e as aulas foram suspensas em todas as escolas da rede municipal. O Corpo de Bombeiros também realiza buscas por ao menos 45 desaparecidos.

Em Ubá, segundo a Polícia Militar, duas pessoas morreram em decorrência da chuva. Na cidade, um rio transbordou na noite de segunda-feira (23), e a Avenida Beira Rio ficou tomada pela água.

O temporal começou no fim da tarde de segunda-feira (23), e há previsão de mais chuva para Juiz de Fora, que fica em uma região de relevo bastante acidentado, com muitos morros, vales e encostas, próxima à divisa com o Rio de Janeiro.

Veja onde foram registradas as mortes em Juiz de Fora:

  • 4 óbitos na rua Natalino José de Paula, bairro JK;
  • 4 óbitos na rua Orville Derby Dutra, bairro Santa Rita;
  • 2 óbitos na rua João Luís Alves, bairro Vila Ideal;
  • 1 óbito na rua José Francisco Garcia, bairro Lourdes;
  • 1 óbito na rua Eurico Viana, bairro Vila Alpina;
  • 1 óbito na estrada Athos Branco da Rosa, bairro São Benedito;
  • 1 óbito na rua Jacinto Marcelino, bairro Vila Olavo Costa.

Ainda segundo a prefeitura de Juiz de Fora, este é o fevereiro mais chuvoso da história da cidade, com 584 milímetros acumulados, o dobro do esperado para o mês.

INFOGRÁFICO: chuva deixa mortos e desaparecidos em Juiz de Fora — Foto: Arte g1
INFOGRÁFICO: chuva deixa mortos e desaparecidos em Juiz de Fora — Foto: Arte g1

Em vídeo publicado nesta madrugada em uma rede social, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), informou que há ao menos 20 ocorrências de soterramento. Os sobreviventes resgatados são levados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), unidade referência no município.

Um dos bairros mais afetados é o Parque Burnier, onde, segundo os bombeiros, há 17 pessoas desaparecidas, entre elas mais de cinco crianças. Nove pessoas foram resgatadas com vida no local.

O Rio Paraibuna e os córregos transbordaram. Pontes e o mergulhão, que ligam bairros ao Centro, estão fechados, e há também árvores caídas.

Mais de 40 chamadas emergenciais

De acordo com o tenente Henrique Barcellos, dos bombeiros de Juiz de Fora, foram registradas mais de 40 chamadas emergenciais na madrugada por vias bloqueadas, moradores ilhados e casas atingidas.

“Deslocamos no início da madrugada equipes da equipe do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à desastres ambientais, mais de 20 militares e cães de busca para reforçar a operação”, disse.

Cidades da região também registram fortes chuvas

O Ribeirão Ubá transbordou na noite de segunda-feira, e a Avenida Beira Rio, em Ubá, ficou tomada pela água.

Segundo a prefeitura, foram acumulados 124 milímetros de chuva nas últimas seis horas. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Defesa Civil estão mobilizadas e contabilizam os danos.

A Polícia Militar informou à reportagem que há pelo menos duas mortes no município, mas a informação ainda não foi confirmada pela prefeitura.

Queda de um barranco atinge prédio e casas em Juiz de Fora — Foto: Luiza Sudré/g1
Queda de um barranco atinge prédio e casas em Juiz de Fora — Foto: Luiza Sudré/g1

Fonte:  g1 Zona da Mata, TV Integração

Atletas de Iguatemi iniciam o ano de 2026 dando show na 19ª Copa de Jiu-Jitsu, em Cascavel (PR)

0
Foto: Divulgação

O Jiu-Jitsu iguatemiense inicia o ano de 2026, com inúmeras conquistas. Os atletas fizeram bonito na 19ª Copa de Jiu-Jitsu, que reuniu mais de 800 atletas de diversas cidades e regiões. A competição, aconteceu no último domingo (22), na cidade de Cascavel-PR, que foi palco de um grande espetáculo das artes marciais e quem deu um verdadeiro show foi a equipe de Iguatemi.

Mais uma vez, os atletas representaram o município com garra, disciplina e muita determinação, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze. Um resultado incrível. 100% dos atletas subiram ao pódio, mostrando que o trabalho sério e comprometido traz grandes conquistas. A Associação Esportiva de Atletas de Jiu-Jitsu agradece ao Prefeito Lídesma e a Secretaria de Assistência Social, de forma especial, à Secretária e Primeira-dama Cecília Welter Ledesma, que não mediram esforços para garantir a condução dos atletas que possibilitou a participação na competição. A Direção da Associação agrade pelo apoio e incentivo ao Jiu-jitsu.

“Cada medalha conquistada representa horas de treino, superação e o apoio das famílias que caminham lado a lado com nossos atletas. Iguatemi foi muito bem representada e mostrou que o esporte transforma vidas! A jornada não para. Agora, a equipe já intensifica os treinamentos e se prepara para o próximo desafio, que acontecerá no mês de março, na cidade de Umuarama”.

Fonte: Imprensa oficial

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 116 milhões

0
© RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO

As seis dezenas do concurso 2.976 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 116 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Fonte: Agência Brasil

Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição até esta terça

0
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 têm até esta terça-feira (24) para complementar as informações prestadas no momento da inscrição. O prazo terminará às 23h59, no horário de Brasília.Fies: pré-selecionados devem complementar inscrição até esta terçaFies: pré-selecionados devem complementar inscrição até esta terça

Os pré-selecionados devem acessar o site do FiesSeleção, com a senha da plataforma Gov.br, para complementar o cadastro.

O Fies concede financiamento a estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Chamada única

O estudante pode conferir se foi pré-selecionado na chamada única do Fies para o primeiro semestre de 2026 diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Fies.

O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (19).

Informações complementares

As informações pedidas agora não foram solicitadas na inscrição inicial e dizem respeito, por exemplo, à confirmação do endereço e contatos de e-mail/telefone, ao detalhamento do grupo familiar, à informação do semestre de ingresso na faculdade, ao percentual do financiamento estudantil, à escolha do banco em que deseja formalizar o contrato de financiamento; e ao valor da mensalidade para auxiliar o cálculo do financiamento.

De acordo com o edital do Fies 2026, o pré-selecionado a uma vaga do Fies Social também já pode solicitar a contratação de financiamento integral, com a cobertura de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela faculdade privada.

O Fies Social beneficia estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Etapas

Após o período de complementação online das informações da inscrição, os estudantes deverão comprovar as informações declaradas em até cinco dias úteis, diretamente na instituição privada de ensino superior em que foram pré-selecionados.

No caso do pré-selecionado para uma vaga do Fies Social, este ficará dispensado da comprovação da renda familiar perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade.

Mesmo assim, deverá comparecer à comissão para validar as demais informações.

Lista de espera

As vagas eventualmente não ocupadas nesta primeira edição do ano do Fies serão ofertadas na edição do segundo semestre.

De acordo com o edital que determina as regras do Fies 2026, os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação.

Quem estiver na lista de espera do Fies deverá acompanhar o resultado de eventual pré-seleção no site do FiesSeleção.

A convocação dessa lista de espera ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.

Oferta e inscrições

Neste primeiro semestre, o processo seletivo ofereceu 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários privados, para 19.834 cursos de ensino superior.

Em todo o ano de 2026, o número de vagas ofertadas pelo Fies será de 112.168.

Desde 2024, o programa reserva 50% das vagas para o Fies Social. Além disso, o programa prevê vagas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD).

Cada candidato pôde se inscrever em até três opções de curso superior, neste processo de seleção.

Ao todo, o Ministério da Educação registrou 210.108 pessoas interessadas, que fizeram 528.175 inscrições.

Especificamente para o Fies Social, o total de inscritos nas vagas ofertadas foi de 52.930 candidatos.

Anualmente, o Fies tem dois processos seletivos regulares, um por semestre letivo. Também são realizados processos seletivos para vagas remanescentes, que ocorrem após os processos regulares, com o objetivo de preencher vagas eventualmente não ocupadas.

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

0
Foto: Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (24) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com os adicionais o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento dos seguinte adicionais:

  • Benefício Variável Familiar Nutriz, que paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança
  • Acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam)
  • Adicional de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.
  • Adicional de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento na última quinta-feira (12), independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família deixaram de ter desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026
Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026 – Arte EBC

Vereador Darci pede pavimentação asfáltica em importantes trechos de ruas da cidade em Amambai

0
O presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Darci José da Silva. Asfalto trás conforto e segurança aos moradores e melhorar o aspecto visual da cidade. (Foto: Assessoria)

Vilson Nascimento

Por meio de indicação apresentada durante a sessão da Câmara Municipal realizada na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, o presidente da Casa de Leis, vereador Darci José da Silva pediu ao Executivo Municipal a implantação de pavimentação asfáltica em importantes trechos de ruas da cidade, em Amambai.

Na matéria, destinada ao prefeito do município, Sérgio Diozébio Barbosa, o vereador destaca a necessidade da implantação de asfalto o mais rápido possível, na região da antiga Serraria Itaguaçu (dos Bonamigo), região da Vila Cassiano Marcelo, na Rua Tamarino Pimentel, entre as ruas Laurindo Albuquerque e Antônio Martins Dutra, na Rua Moacir Pimentel, entre as ruas Laurindo Albuquerque e Antônio Martins Dutra, na Vila Monte Cristo, na Rua Adão do Amaral entre as ruas Algacir Pissini e Antônio Martins Dutra, na Rua Nicanor Franco entre as Ruas Algacir Pissini e Antônio Martins Dutra e na Rua Algacir Pissini entre as ruas Adão do Amaral e Nicanor Franco.

Darci também pediu a implantação de pavimentação asfáltica no prolongamento da Rua Itá e região atrás do Agesul, na Rua Adão do Amaral, entre a Rua Cassiano Marcelo e Rua Benigno Nunes Vasconcelos e na Rua Benigno N. Vasconcelos, entre as ruas, Adão do Amaral e José Pereira Machado.

“A pavimentação desses trechos de ruas é de extrema necessidade, considerando que essas áreas são de pequenas extensões e que tais obras beneficiarão nossos munícipes para que tenham mais conforto e dignidade em suas localidades”, disse o presidente da Câmara.

Darci destacou ainda que a pavimentação asfáltica é muito mais que uma obra. No ponto de vista do vereador, o asfalto oferece mais segurança, saúde e dignidade à população, além de melhorar o aspecto visual da cidade e promover a valorização dos imóveis, entre outros benefícios.

Exportação de amendoim bate recorde

0

As exportações brasileiras de amendoim descascado atingiram, em 2025, o maior volume das últimas décadas, segundo informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O total embarcado superou 311 mil toneladas, resultado 37% superior ao registrado em 2024, quando o volume ficou em torno de 227 mil toneladas. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), vinculado à pasta. Em valor, as exportações também alcançaram o maior patamar em décadas, somando cerca de US$ 367 milhões em 2025, ante US$ 360 milhões em 2024, diferença de 2%.

Entre os produtos, o amendoim descascado e o óleo de amendoim concentram a maior parte da pauta exportadora. Em 2025, a Rússia respondeu por 22% das compras de amendoim descascado, seguida pela China, com 20%, e pela Argélia, com 12%. Os dados indicam que a Rússia manteve a liderança como principal destino, enquanto a China ampliou participação.

No segmento de óleo de amendoim em bruto, as exportações passaram de 51 mil toneladas em 2024 para 154 mil toneladas em 2025. A China foi responsável por 88% desse volume, movimento associado ao aumento do consumo doméstico de óleo vegetal no país asiático, que é o maior produtor e consumidor mundial de amendoim, com mais de 35% da produção global.

No mercado interno, a safra 2024/25 registrou crescimento superior a 50% na produção de amendoim em casca. O estado de São Paulo concentrou a maior parte da cadeia produtiva. Tupã liderou as exportações de grãos, com 21% do total, seguido por Dumont e Borborema. No segmento de óleos, Catanduva respondeu por 21% dos embarques. Já a área plantada apresentou retração de cerca de 30% em relação à safra anterior, conforme a Câmara Setorial do Amendoim de São Paulo. Para a safra 2025/2026, em fase de colheita no interior paulista, a expectativa está concentrada na produtividade e na qualidade, favorecidas pelas condições climáticas.

Balança comercial: Brasil tem superávit de US$ 2,1 bilhões na semana

0
Foto: Pixabay

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 2,1 bilhões na terceira semana de fevereiro de 2026, com corrente de comércio de US$ 9,5 bilhões, resultado de exportações de US$ 5,79 bilhões e importações de US$ 3,72 bilhões. No acumulado do mês, as exportações somam US$ 19,5 bilhões e as importações, US$ 16,7 bilhões, com saldo positivo de US$ 2,8 bilhões e corrente de comércio de US$ 36,1 bilhões.

No ano, as exportações totalizam US$ 44,6 bilhões e as importações, US$ 37,5 bilhões, com superávit de US$ 7,2 bilhões e corrente de comércio de US$ 82,1 bilhões. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Na comparação mensal, as exportações cresceram 31,7% ao se considerar a média diária até a terceira semana de fevereiro de 2026, de US$ 1,5 bilhão, frente a US$ 1,1 bilhão em fevereiro de 2025. As importações avançaram 10,3% na mesma base de comparação, passando de US$ 1,2 bilhão para US$ 1,3 bilhão. Até a terceira semana de fevereiro de 2026, a média diária da corrente de comércio foi de US$ 2.779,28 milhões e o saldo médio diário ficou em US$ 217,35 milhões, alta de 20,9% frente à média de fevereiro de 2025.

No acumulado até a terceira semana de fevereiro de 2026, em relação ao mesmo mês do ano anterior, as exportações registraram crescimento pela média diária de US$ 25,72 milhões na Agropecuária, equivalente a 10,6%; de US$ 150,43 milhões na Indústria Extrativa, alta de 70,5%; e de US$ 180,97 milhões na Indústria de Transformação, avanço de 26,8%.

No mesmo período, as importações apresentaram aumento de US$ 3,56 milhões na Indústria Extrativa, alta de 7,5%, e de US$ 121,97 milhões na Indústria de Transformação, crescimento de 11,3%, enquanto a Agropecuária registrou queda de US$ 4,57 milhões, recuo de 17,3%.

No recorte mensal até a terceira semana de fevereiro de 2026, as exportações somaram US$ 3,48 bilhões na Agropecuária, com crescimento de 10,6%; US$ 4,73 bilhões na Indústria Extrativa, alta de 70,5%; e US$ 11,14 bilhões na Indústria de Transformação, avanço de 26,8%. O resultado foi influenciado pelo aumento das vendas de milho não moído, café não torrado e soja na Agropecuária; minério de Ferro, minérios de Cobre e óleos brutos de petróleo na Indústria Extrativa; e carne bovina, produtos semiacabados de Ferro ou aço e ouro não monetário na Indústria de Transformação.

Apesar do crescimento geral, houve retração nas exportações de pescado inteiro, trigo e centeio não moídos e sementes oleaginosas na Agropecuária; pirites de Ferro, minérios de metais preciosos e linhita e turfa na Indústria Extrativa; e sucos, produtos laminados de Ferro ou aço e veículos automóveis de passageiros na Indústria de Transformação.

Nas importações mensais até a terceira semana de fevereiro de 2026, a Agropecuária somou US$ 0,28 bilhão, com queda de 17,3%; a Indústria Extrativa atingiu US$ 0,66 bilhão, alta de 7,5%; e a Indústria de Transformação alcançou US$ 15,64 bilhões, avanço de 11,3%. O aumento foi impulsionado por compras de animais vivos, cacau e soja na Agropecuária; pedra, areia e cascalho, linhita e turfa e óleos brutos de petróleo na Indústria Extrativa; e óleos combustíveis, fertilizantes químicos e plataformas e embarcações na Indústria de Transformação.

Mesmo com o crescimento total das importações, registraram queda trigo e centeio não moídos, milho não moído e látex na Agropecuária; outros minérios e concentrados de metais de base, carvão e gás natural na Indústria Extrativa; e compostos organo-inorgânicos, inseticidas e motores e máquinas não elétricos na Indústria de Transformação.

TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população

0

Dia histórico para Mato Grosso do Sul, com a Justiça Federal mais próxima dos cidadãos e cidadãs, promovendo acesso mais direto, célere, transparente e eficiente. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, nesta segunda-feira (23), a solenidade de inauguração das instalações da Turma Regional de Mato Grosso do Sul (TR-MS), com a presença do governador Eduardo Riedel, de integrantes da Corte do TRF3 e de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do sistema de Justiça e da advocacia.

O governador Eduardo Riedel destacou que a presença da turma regional permitirá maior agilidade, aproximação com a população e fortalecimento do sistema judiciário local. “Essa unidade aqui, com um grupo já atuando provisoriamente, é um avanço enorme”, afirmou o governador.

Ele explicou que, antes da instalação da turma, São Paulo era a referência da 3ª Região, abrangendo também o funcionamento de Mato Grosso do Sul. “Ao instalar aqui a turma regional, damos um salto de qualidade e de senso de pertencimento do Mato Grosso do Sul, não só no Direito, mas, de fato, pela presença física e estruturada aqui. O Estado ganha agilidade, cidadania, desenvolvimento e respaldo institucional. É um passo fundamental para nosso crescimento”, disse.

TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população
TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população
TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população
TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população
TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população
TRF3 inaugura Turma Regional em Mato Grosso do Sul e aproxima ainda mais a Justiça da população

Riedel ressaltou ainda a importância da nova sede da Justiça Federal em Campo Grande. “Recebemos muito bem esta presença do TRF. É um dia especial na nossa história, que coroa todo o ciclo de crescimento e desenvolvimento pelo qual o Estado vem passando. A sede vai funcionar plenamente com três desembargadores e será um marco na gestão e no atendimento da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul”, completou.

A criação da TR-MS foi aprovada pelo Órgão Especial do TRF3, por meio da Resolução nº 33/2025, e implantada pela Portaria PRES nº 4.528/2026. A unidade tem como objetivo aproximar a população do Estado das instâncias de decisão da Justiça Federal de segundo grau, oferecendo julgamentos mais ágeis e alinhados às demandas regionais, incluindo matérias ambientais, previdenciárias, cíveis, agrárias e tributárias.

O presidente do TRF3, desembargador Carlos Muta, destacou a importância da inauguração das instalações da Turma Regional de Mato Grosso do Sul (TR-MS) para aproximar a Justiça Federal da população sul-mato-grossense e fortalecer a eficiência do tribunal.

“Nesse novo momento do tribunal aqui em Mato Grosso do Sul, a inauguração das instalações físicas da turma regional é resultado de um processo de criação, estudo e preparação que se iniciou há pouco mais de um ano e que culmina agora nesta fase que estamos vivendo”, afirmou o desembargador.

Ele explicou que a turma regional começou seus trabalhos com juízes convocados, que já julgaram cerca de 2 mil processos antigos, criando vínculo de eficiência com a administração judiciária, advogados, partes e jurisdicionados. “Nossa proposta é que, em breve, tenhamos os desembargadores definitivos para prover os cargos estabelecidos. Acreditamos que, ainda em março, teremos a designação dos desembargadores e a conclusão da chegada dos servidores, de forma que, já a partir de abril, as sessões de julgamento ocorram com a estrutura completa”, disse Muta.

Segundo ele, a presença da TR-MS no Estado aproxima a segunda instância do Judiciário do cidadão e contribui para decisões mais qualificadas e aderentes às realidades locais, especialmente diante de novos desafios regionais, como os impactos jurídicos,associados à Rota Bioceânica.

“Existem particularidades aqui na região que somente as pessoas envolvidas e que conhecem a realidade local podem compreender, garantindo uma jurisdição efetiva”, destacou.

O desembargador também ressaltou os cuidados com a sede da TR-MS, localizada na região central de Campo Grande. “Buscamos um espaço adaptado às necessidades da Justiça, próximo para advogados e partes, que garanta acolhimento e estrutura de alto padrão. Nossa ideia é que o atendimento aqui não deva nada ao que prestamos em São Paulo, simbolizando que somos realmente uma corte federal de dois estados”, concluiu.

A nova sede está instalada bem na área central de Campo Grande, na Avenida Ceará, nº 2.178.

A Turma Regional começou a realizar julgamentos em outubro de 2025, com três desembargadores federais, e, até hoje, já analisou 2.030 processos, concentrando especialmente ações previdenciárias que antes estavam diluídas no acervo de São Paulo. A instalação representa um marco na descentralização da Justiça Federal e reforça a presença institucional do TRF3 em Mato Grosso do Sul.

Participaram do evento o vice-presidente do TRF3 e presidente eleito para o biênio 2026-2028, Luís Antônio Johonsom di Salvo; o corregedor regional, Nelton dos Santos; o presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul), Bitto Pereira; a procuradora-chefe da PRR3, Cristina Marelim Vianna; e o senador Nelson Trad.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm

Dólar fecha em R$ 5,16 e atinge menor valor em 20 meses

0

Em meio à cautela dos investidores com a política tarifária do presidente Donald Trump, o dólar voltou a cair e a fechar no menor valor em 20 meses. A bolsa de valores iniciou o dia em alta, mas reverteu a trajetória e caiu, influenciada pelo mercado externo.Dólar fecha em R$ 5,16 e atinge menor valor em 20 mesesDólar fecha em R$ 5,16 e atinge menor valor em 20 meses

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (23) vendido a R$ 5,169, com recuo de R$ 0,007 (-0,14%). A cotação começou a sessão em alta, chagando a R$ 5,19 pouco antes das 9h30, mas recuou ainda no fim da manhã, em linha com o mercado internacional.

A moeda estadunidense está no menor valor desde 28 de maio de 2024, quando estava em R$ 5,15. A divisa acumula queda de 1,51% em fevereiro e de 5,83% em 2025.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 188.853 pontos, com recuo de 0,88%. O indicador chegou a subir 0,23% às 11h57, mas passou a cair à tarde, puxado por ações de bancos e em linha com as bolsas de Nova York.

As incertezas em torno da imposição de tarifas pelo presidente Donald Trump provocaram oscilações no mercado. O dólar começou o dia em alta, com importadores aproveitando a cotação barata da sexta-feira (20) para comprar moeda, mas a movimentação inverteu-se com a abertura do mercado estadunidense e a enxurrada de capitais para países emergentes, como o Brasil.

Em relação à bolsa, houve um movimento de realização de lucros, principalmente em ações de bancos, após o recorde de sexta-feira. Paralelamente, a correção nas bolsas dos Estados Unidos nesta segunda influenciou o mercado de ações em todo o planeta.

A exceção foram as ações de petroleiras, que subiram influenciadas pelo aumento na cotação internacional do petróleo, em meio ao acirramento das tensões entre os Estados Unidos e o Irã. Trump voltou a ameaçar o país asiático com uma ação militar de maior escala.

Federação Paulista divulga datas e horários das semifinais do Paulista

0
Anderson Rodrigues/Paulistão/Direitos Reservado

As datas e horários das semifinais do Campeonato Paulista foram anunciados nesta segunda-feira (23) pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os primeiros a entrar em campo são Novorizontino e Corinthians, a partir das 20h30 (horário de Brasília) do próximo sábado (28) no estádio Jorge Ismael de Biasi.Federação Paulista divulga datas e horários das semifinais do PaulistaFederação Paulista divulga datas e horários das semifinais do Paulista

Um dia depois, domingo (1), Palmeiras e São Paulo medem forças, a partir das 20h30 na Arena Barueri, em busca da segunda vaga para a grande decisão da competição.

Os primeiros a garantirem vaga nas semifinais do Paulista foram Palmeiras e São Paulo. No último sábado, o Tricolor Paulista derrotou o Bragantino pelo placar de 2 a 1. No mesmo dia o Verdão atropelou o Capivariano por 4 a 0 para avançar.

Já no domingo (22), o Novorizontino bateu o Santos pelo placar de 2 a 1. Já o Corinthians teve que ir para as penalidades máximas para superar a Portuguesa por 8 a 7, após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar.

PAV de Amambai alerta população sobre novo golpe envolvendo falsas cobranças da Dívida Ativa

0
Foto: Divulgação

O PAV – Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Amambai – está alertando a população sobre um novo golpe que utiliza indevidamente o nome da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para enganar contribuintes com supostas dívidas inscritas na Dívida Ativa da União.

Nos últimos dias, o posto registrou aumento na procura por atendimento de moradores preocupados após receberem mensagens suspeitas por WhatsApp e redes sociais. Segundo o PAV, os golpistas têm sido insistentes, enviando notificações repetidas que pressionam as vítimas a acessarem links fraudulentos.

As mensagens informam supostas pendências vinculadas ao CPF e afirmam que a falta de pagamento pode resultar em bloqueio de contas bancárias, cancelamento do CPF e até suspensão do Pix. Para induzir a vítima ao erro, os criminosos prometem descontos de até 65% para regularização imediata, direcionando para endereços eletrônicos que não pertencem aos canais oficiais do Governo Federal.

A PGFN já esclareceu que não realiza cobranças por meio de WhatsApp e que bloqueios de bens ou valores somente podem ocorrer mediante decisão judicial. O órgão também reforça que o único canal oficial para consulta e negociação de débitos é o portal Regularize, acessado exclusivamente por meio da plataforma gov.br.

Orientação à população

O PAV de Amambai orienta que os contribuintes não cliquem em links recebidos por mensagens ou redes sociais e não forneçam dados pessoais sem confirmação da autenticidade da cobrança.

Em caso de dúvida, a recomendação é procurar diretamente o Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município para realizar a consulta da situação cadastral do CPF e verificar se há, de fato, alguma pendência.

O alerta busca prevenir que moradores de Amambai realizem pagamentos indevidos ou tenham seus dados pessoais utilizados por criminosos.

Serviço

O PAV está localizado no mesmo prédio da Casa do Trabalhador e da Sala do Empreendedor, na Rua Marechal Deodoro, nº 711, Centro, em Amambai.

— Telefones: (67) 99859-6933 | (67) 98142-7245

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Casa do Trabalhador disponibiliza 63 oportunidades de emprego nesta terça-feira em Amambai

0
Vista da entrada da cidade, em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 63 oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 24 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para ajudante de sinalização (salário R$1.771,00 + horas extras + café + almoço, horário de segunda a sexta)
7 vagas para pedreiro
3 vagas para vigia
3 vagas para servente de pedreiro
3 vagas para serralheiro
3 vagas para mecânico de automóveis
2 vagas para auxiliar de limpeza
2 vagas para auxiliar de linha de produção
2 vagas para auxiliar de mecânico
2 vagas para instalador de sistema eletrônico de segurança
2 vagas para vendedor
1 vaga para jovem aprendiz (estudando curso superior em administração)
1 vaga para atendente de balcão
1 vaga para ajudante de eletricista
1 vaga para promotor de vendas
1 vaga para monitor de sistema eletrônico de segurança interna
1 vaga para auxiliar de cozinha
1 vaga para confeiteiro
1 vaga para cozinheira
1 vaga para empregada doméstica
1 vaga para garçom
1 vaga para salgadeira
1 vaga para controlador de qualidade
1 vaga para auxiliar de mecânico de refrigeração
1 vaga para lavador de carro
1 vaga para mecânico de bicicleta
1 vaga para mecânico de máquinas pesado
1 vaga para motorista de caminhão
1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado
1 vaga para operador de patrola
1 vaga para operador de retro escavadeira
1 vaga para torneiro mecânico
1 vaga para mestre de obras
1 vaga para motorista categoria E
1 vaga para caçambeiro

Casa do Trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 13h. Mais informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai podem ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Drogaria Biofarma        Fone: 3481-1885

Próximo ao Supermercado Mega