12.4 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 195

Atleta iguatemiense Gabriel Torres se destaca no Festival de Verão na cidade de Guaíra (PR)

0
Fotos: Assessoria

No último sábado (21), teve início o Festival de Verão Guaíra 40º 2026, no Centro Náutico Marinas, no município de Guaíra-PR. O atleta Gabriel Torres, servidor público da Prefeitura de Iguatemi, único atleta iguatemiense, fez bonito conquistando o 1º lugar no Hyrox, estilo Cross Run. E, no dia seguinte, também foi campeão no Beach Tênis, representando a Arena Beach MN em outro evento chamado Interclubes.

O evento, sediado na Arena Beach do Lago, reúne atletas que treinam nas arenas de Mundo Novo-MS, duas arenas de Guaíra-PR e uma arena de Terra Roxa-PR. Evento particular, onde as arenas se reúnem para mostrar o resultado de seus atletas.

O evento Festival de Verão é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Guaíra. Portanto, mais um iguatemiense que faz bonito em competições no estado vizinho do Paraná.

O Festival reúne modalidades que misturam técnica, velocidade, resistência e espetáculo: Basquete 3×3 Masculino; Futebol de Areia Feminino; Futevôlei Masculino; Cross Run, prova que exige preparo físico e muita determinação; Futebol de Areia Masculino; Vôlei Adaptado, nas categorias masculino e feminino, e outras modalidades.

Além das competições, o Festival oferece praça de alimentação, brinquedos infláveis e um show especial com malabares musicais.

Fonte: Imprensa Oficial

Lula destaca inovação como prioridade do Brasil na Coreia

0
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (23), que a colaboração com empresas sul-coreanas em setores “intensivos em conhecimento” é uma prioridade para o Brasil. Ele está em viagem a Seul, capital da Coreia do Sul, e participou do encerramento de um fórum empresarial que reuniu 230 empresas dos dois países.Lula destaca inovação como prioridade do Brasil na CoreiaLula destaca inovação como prioridade do Brasil na Coreia

Em discurso Lula falou, por exemplo, sobre a possibilidade de parcerias na exploração de minerais críticos.

“A Coreia é o segundo maior produtor mundial de semicondutores e detém parcela significativa do mercado de baterias. O Brasil possui minerais críticos que são insumos essenciais para as cadeias de produção de eletrônicos e veículos elétricos e é um parceiro confiável em um cenário em que a arbitrariedade está se tornando a regra”, disse.

“O papel de meros exportadores de matérias-primas não condiz com nosso potencial. Buscamos parcerias que nos permitam agregar valor e produzir tecnologia de ponta em solo brasileiro”, destacou o presidente.

Ainda, Lula citou oportunidades de cooperação “mutuamente vantajosas” nas áreas aeroespacial, de saúde, de cosméticos e cultural. Ele lembrou as operações da start-up coreana Innospace no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e afirmou que o diálogo entre as agências espaciais é “crucial” para aprofundar essa colaboração, inclusive no compartilhamento de dados de satélites e em projetos de exploração lunar.

Sobre as ações em saúde, o presidente brasileiro falou sobre a expectativa de fabricação conjunta de novas vacinas, fármacos e insumos médicos, à medida que a Coreia do Sul amplia sua pesquisa e desenvolvimento na área e que o Brasil avança na construção do laboratório de biossegurança Órion, o único do mundo conectado a um acelerador de partículas, o Sirius.

“Isso nos permitirá buscar soluções para doenças, desenvolver métodos de diagnóstico e prevenir epidemias. Instituições públicas de saúde, como a Fiocruz e outras fundações estaduais brasileiras, estão fortalecendo sua cooperação com a Coreia”, afirmou.

Na área de cosméticos, Lula lembrou que, em 2025, o setor de beleza brasileiro superou pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão em exportações, ao mesmo tempo em que a indústria de cosméticos da Coreia já rivaliza com a da França no mercado global. 

“O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo. Unindo o potencial brasileiro à tecnologia coreana, podemos multiplicar nosso alcance nesse setor”, argumentou.

Por fim, o brasileiro falou sobre as iniciativas culturais e as possibilidades de parcerias entre os dois países. “Na Coreia, a economia criativa supera as exportações de setores tradicionais como eletrodomésticos. No Brasil, o setor já responde por mais de 3% do PIB – acima da indústria automobilística – e apresenta média de geração de empregos superior à nacional”, contou.

“Do funk brasileiro ao K-Pop, de Parasita a Agente Secreto, das telenovelas aos K-Dramas, nossa música e nossa produção audiovisual estão conquistando os quatro cantos do mundo”, disse.

Comércio e integração

A corrente de comércio entre o Brasil e a Coreia é cerca de US$ 11 bilhões, aquém do recorde de quase US$ 15 bilhões registrado em 2011.

“Significa que nós já fomos melhores em negócios”, disse Lula aos empresários, ao destacar que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) identificou 280 oportunidades para produtos brasileiros na Coreia, de alimentos e bebidas a produtos químicos.

Mais cedo, Lula foi recebido pelo presidente do país, Lee Jae-myung, em visita de Estado, ocasião em que os dois países firmaram 10 atos de cooperação. O principal dele, segundo o presidente, é um acordo de cooperação comercial e integração produtiva, com foco no fortalecimento da cooperação industrial, tecnológica e agrícola.

“O acordo também fortalecerá cadeias de suprimentos resilientes e seguras e inova em minerais estratégicos, indústrias sustentáveis, e audiovisual. Nossos ministérios passarão a se reunir regularmente para discutir como fortalecer relações econômicas”, explicou.

O presidente falou sobre os indicadores socioeconômicos do país e as “condições vantajosas” para investimentos. Ele ainda citou as políticas públicas implementadas em sua gestão que incentivam a vinda de empresas estrangeiras: o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o Programa Nova Indústria Brasil (NIB), o Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER) e o Plano de Transformação Ecológica.

Ainda, Lula lembrou que o Brasil vem trabalhado há 15 anos para obter acesso ao mercado de carne bovina coreano e afirmou que, para isso, as empresas e instituições brasileiras estão prontas para avançar nos procedimentos sanitários necessários.

O brasileiro aproveitou para “fazer propaganda do agronegócio brasileiro” e disse que o papel do líder político do país é “abrir a porteira” para que os empresários façam negócios.“Quando o povo da Coreia quiser ter acesso à proteína, não se preocupe que o Brasil estará pronto para atender à demanda da Coreia”, afirmou.

Desenvolvimento do trabalho

Lula ainda reafirmou sua defesa ao multilateralismo e criticou as guerras comerciais no mundo.“A melhor resposta à tentativa de usar o comércio como arma é mostrar que é possível alcançar entendimentos mutuamente benéficos por meio do diálogo e da negociação”, disse.

Para o brasileiro, o protecionismo dificulta o crescimento econômico e social.

“O que nós estamos precisando é fazer com que as economias cresçam, gerar oportunidade de trabalho para poder melhorar a qualidade de vida das pessoas que nós representamos […]. É preciso que a gente tenha noção de que somente o desenvolvimento do trabalho pode permitir que a gente resolva o problema da fome”, afirmou.

O presidente Lula apontou ainda as semelhanças e os contrastes que os dois países desenvolveram o comércio e como o Brasil pode aprender com a experiência sul-coreana.

Segundo ele, nos anos 1960, o PIB per capita coreano equivalia a menos da metade do brasileiro e, hoje, é três vezes maior que o brasileiro. Enquanto, até a década de 1980, a produção industrial do Brasil era maior do que a da Coreia, hoje, a Coreia é um dos principais polos tecnológicos do mundo.

“Nos anos 1990, enquanto o Brasil se rendeu ao receituário neoliberal, a Coreia continuou apostando no papel indutor do Estado em setores estratégicos. Nenhum país que chegou atrasado à corrida industrial conseguiu subir a escada do desenvolvimento sem políticas públicas robustas”, lembrou Lula.

“A experiência coreana prova que elevar a escolaridade da população é um investimento valioso. Demonstra, além disso, que um crescimento sustentado depende de uma economia variada e sofisticada, capaz de absorver mão de obra muito qualificada”, completou o presidente.

Delas Day 2026 consolida protagonismo feminino e fortalece políticas públicas para mulheres em MS

0

Campo Grande será palco, nos dias 24 e 25 de fevereiro, do Delas Day 2026, maior evento voltado às mulheres em Mato Grosso do Sul. Realizado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado e diversas instituições públicas e privadas, o encontro consolida o Estado como referência nacional na promoção do protagonismo feminino, reunindo mulheres de diferentes territórios, trajetórias e realidades sob o tema “Nossa identidade, nossa força”.

A abertura oficial acontece nesta terça-feira (24), às 18h, no Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês, com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, da secretária de Estado de Cidadania Viviane Luiza, da diretoria do Sebrae/MS e de demais autoridades estaduais.

Com entrada gratuita, o Delas Day chega à edição 2026 projetando um público estimado de 14 mil pessoas, sendo 7 mil participantes presenciais e mais 7 mil on-line, número que confirma o crescimento expressivo do evento, que passou de 1.600 participantes em 2024 para mais de 13 mil pessoas alcançadas em 2025.

Integração de políticas públicas e fortalecimento institucional
Mais do que um evento de empreendedorismo, o Delas Day 2026 representa uma ampla articulação institucional envolvendo o Governo do Estado, Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul/Senar, universidades, conselhos e entidades como Fundect, UEMS, UFMS, Assomasul, Banco do Brasil e Prefeitura de Campo Grande.

A participação do Governo vai além do apoio institucional. Secretarias, fundações e órgãos estaduais integram a programação com painéis temáticos, atendimentos, orientação profissional e ações voltadas à ciência, tecnologia, inovação, mercado de trabalho e inclusão produtiva.

Entre os destaques estão:
• Painel “Inteligência Emocional – Transformando desafios em motivação”, com mediação da Secretaria de Estado de Cidadania;
• Painel “Sem limitações para crescer”, com mediação da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel;
• I Encontro do Fórum Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, conduzido pela subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, fortalecendo a articulação entre Estado e municípios;
• Painel “Mulheres na Justiça – Como enfrentar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho”, conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado;
• Painéis voltados às mulheres indígenas e quilombolas, ampliando o debate sobre inclusão produtiva e diversidade;
• Atuação da Funtrab, com orientação sobre mercado de trabalho e qualificação profissional;
• Participação da Fundect, com destaque para empreendedorismo inovador e pré-divulgação do Programa Centelha 3.

Além da programação técnica, o evento contará com palestrantes de projeção nacional, como Natalia Beauty, Giovanna Antonelli, Hortência Marcari, Pequena Lô, Izabella Camargo e Marcos Piangers, ampliando o alcance e o impacto do Delas Day.

Empreendedorismo feminino como política de Estado
O Delas Day integra um conjunto de ações desenvolvidas ao longo de 2025 e 2026 pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sebrae/MS, incluindo capacitações, conferências, ações de afroturismo, programas voltados a mulheres quilombolas e indígenas, formação de lideranças e incentivo ao empreendedorismo em comunidades tradicionais.

Para o vice-governador Barbosinha, o evento simboliza o avanço das políticas públicas voltadas às mulheres e a consolidação do empreendedorismo feminino como eixo estratégico de desenvolvimento.

“O Delas Day demonstra que o protagonismo feminino não é apenas um discurso, mas uma política pública estruturada e permanente. Quando fortalecemos o empreendedorismo feminino, fortalecemos a economia, promovemos inclusão social e ampliamos oportunidades em todas as regiões do Estado. Mato Grosso do Sul tem avançado porque trabalha em parceria e acredita na força das mulheres para transformar realidades”, destacou Barbosinha.

Ambiente inclusivo e acolhedor
O Delas Day 2026 foi pensado para garantir acessibilidade e conforto às participantes, contando com área kids, sala de amamentação, espaço sensorial para pessoas neurodivergentes e praça de alimentação com food trucks, reafirmando o compromisso com um ambiente inclusivo e diverso.

Ao integrar políticas públicas, empreendedorismo, inovação, justiça social e diversidade, o evento reafirma Mato Grosso do Sul como referência nacional na promoção da autonomia econômica feminina, fortalecendo uma agenda que dialoga com os desafios e metas do Governo para 2026.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3

0

Para discutir a ampliação e interiorização da prestação jurisdicional em Mato Grosso do Sul, que tramita na Câmara dos Deputados por meio do projeto de lei que cria e instala seis novas varas na Justiça Federal do Estado, o Governo de MS se reuniu com o representantes do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e da bancada federal.

No encontro realizado na manhã desta segunda-feira (23), o governador Eduardo Riedel abordou a importância da medida e reconheceu o apoio do próprio TRF3, e dos parlamentares, deputados federais e senadores. “Nossa relação com a bancada federal é sempre focada em buscar soluções para a sociedade, e o TRF3 abraçou Mato Grosso do Sul de forma muito propositiva e benéfica para o Estado”, disse.

A Câmara dos Deputados recebeu, no mês de dezembro de 2025, o Projeto de Lei nº 6.359/2025, encaminhado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que propõe a criação de novos cargos efetivos e a instalação das seis varas na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. A proposta prevê a instalação das unidades em Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Bonito e Corumbá.

Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3
Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3

Para a procuradora-geral do Estado, Ana Ali, a iniciativa contribui para a melhoria da prestação jurisdicional considerando os grandes projetos em desenvolvimento em MS, como as rotas Bioceânica e da Celulose. “A reunião foi muito positiva em relação ao projeto de lei que já tramita na Câmara dos Deputados para a criação das seis novas varas federais. É importante a ampliação da Justiça Federal para o Mato Grosso do Sul, com atendimento ao jurisdicionado de forma mais próxima, mais direta. A ampliação envolve a Rota da Celulose e Rota Bioceânica, além do Estado ser região de fronteira”, disse.

O deputado federal e coordenador da bancada de MS, Dagoberto Nogueira, destacou a importância da ampliação das varas da Justiça Federal no Estado e o envolvimento dos parlamentares na aprovação do projeto. “É um projeto de muito interesse do Mato Grosso do Sul, pois existem muitos processos e poucas varas. Com isso há uma demora muito grande nessas decisões. E agora com a Rota Bioceânica, acreditamos que vai aumentar a demanda. O governador chamou a bancada para que a gente pudesse agir em favor da aprovação do projeto de lei, que prevê a criação e que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Nós conversamos com o presidente Hugo Mota, ele deu orientações para a gente tentar fazer o projeto tramitar em regime de urgência e assim votamos nos próximos dias”, disse Nogueira.

Em outubro do ano passado o TRF3 instalou em Campo Grande, a Turma Regional de Mato Grosso do Sul. A medida marcou um passo histórico na descentralização da Justiça Federal de segundo grau, reforçando a presença institucional no Estado e permitindo que julgamentos ocorram de forma mais conectada à realidade e às demandas regionais, aproximando o cidadão sul-mato-grossense das instâncias de decisão e tornando mais ágil a tramitação de processos.

Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3
Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3
Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3

“Hoje será inaugurada a instalação física da turma recursal do TRF3 no Estado, isso é extremamente importante. Nós nunca tivemos uma mudança estrutural da Justiça Federal e que traz uma proximidade, celeridade, e possibilidade de maior proximidade no sentido das especificidades de Mato Grosso do Sul. É um momento marcante para a comunidade jurídica, para toda a advocacia pública, privada, e para o jurisdicionado, para aquele que precisa do acesso da Justiça Federal”, disse a procuradora-geral do Estado, Ana Ali.

Também participaram do encontro o secretário Rodrigo Perez (Segov) e o desembargador e presidente do TRF 3ª Região, Carlos Muta, e demais membros do órgão, além dos senadores Soraya Thronicke e Nelson Trad Filho, e os deputados federais Beto Pereira e Geraldo Resende.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende, Secom/MS

14º Encontro Estadual do Laço reuniu mais de 500 laçadores no último final de semana no Parque de Exposições em Iguatemi

0
Fotos: Divulgação

Iguatemi viveu um final de semana de muita festa e grandes disputas no 14º Encontro Estadual do Laço Comprido Profissional. O evento faz parte do calendário de competições da Federação de Mato Grosso do Sul e contou com a organização do Clube de Laço Estrela de Iguatemi. As provas tiveram início na quinta-feira, dia 19, e encerramento no domingo, dia 22. O encontro foi realizado no Sindicato Rural (Parque de Exposições). A abertura oficial aconteceu na noite de sábado (21) e contou com a presença do prefeito Lídio Ledesma, vereadores e secretários municipais.

A cerimônia de abertura teve início com os patrões perfilados junto às bandeiras de suas respectivas equipes. Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, o prefeito Lídio hasteou a Bandeira do Brasil, o presidente da Câmara, Jesus Milane de Santana, a do Estado, e a do Município foi hasteada pelo pastor Paulo. No uso da palavra, o presidente do Clube de Laço Estrela, patrão Palito Alves, agradeceu ao prefeito Lídio pelo grande e importante apoio da Administração Municipal ao Laço Comprido, à Federação Estadual de Laço e a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram com a realização do evento. Falaram também o presidente da Câmara, vereador Jesus, o presidente da Federação, Jairo Vieira, o Dr. Lídio e, finalizando, houve um momento de oração com o pastor Paulo.

“Nossa cidade vive um momento de muitas realizações. Temos muito o que comemorar, pois estamos mostrando nossas potencialidades, seja na agricultura, pecuária ou no esporte. Quero parabenizar o Palito por sua coragem e determinação à frente do Clube de Laço Estrela. Estamos orgulhosos por fazer parte e apoiar mais um Encontro do Laço Comprido. Nossa administração sempre dará total apoio a essa modalidade esportiva, que reúne laçadores de todas as idades e seus familiares. Parabéns, Palito, a você e a todos os laçadores e colaboradores”, declarou o prefeito municipal Lídio Ledesma.

A competição estadual reuniu mais de 500 laçadores durante os quatro dias de provas. Foram disputas acirradas entre os competidores. O público presente vibrou com a técnica e a habilidade dos excelentes laçadores nas diferentes provas disputadas. A etapa conta pontos, em nível estadual, para os primeiros colocados.

O público que prestigiou essa belíssima festa do laço, além de acompanhar as laçadas, teve diversas atrações à sua disposição, tais como praça de alimentação e baile carapé, todas as noites.

Principais campeões:

  • Taça de Ouro – Rancho do Laço – Dourados/MS
  • Taça de Prata – Aliança da Fronteira – Sete Quedas/MS
  • Taça de Bronze Especial – Estrela de Iguatemi – Iguatemi/MS
  • Taça de Bronze – Rancho do Laço – Dourados/MS
  • Campeão Individual – Alisson Bia – Clube A Carreta

Fonte: Imprensa oficial

Mundo Novo: DOF desarticula depósito e apreende mais de 100 mil pacotes de cigarros em galpão

0
Fotos: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na manhã de sábado (21), uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai em um galpão na zona rural de Mundo Novo. A apreensão de aproximadamente 125 mil pacotes gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 6 milhões ao crime organizado.

A equipe realizava patrulhamento quando recebeu uma denúncia anônima sobre movimentações suspeitas de caminhões em um suposto depósito de reciclagem. No local, os militares avistaram suspeitos que faziam a vigilância do imóvel; ao perceberem a aproximação policial, os indivíduos fugiram em direção a uma área de mata densa e não foram localizados.

No interior do galpão, a guarnição encontrou o espaço ocupado por pilhas de cigarros estrangeiros, parte deles ocultos sob fardos de material reciclável.

A mercadoria foi encaminhada à Receita Federal de Mundo Novo.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Mundo Novo: DOF desarticula depósito e apreende mais de 100 mil pacotes de cigarros em galpão

Fonte: Assessoria DOF

Representando o Governo do Estado, Tiago Mariano se reúne com vereadores em Amambai

0
O secretário-executivo de Gestão Política no Interior da Casa Civil do Governo do Estado, Tiago Mariano, durante reunião com os vereadores na manhã dessa segunda-feira (23) em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal recepcionou na manhã dessa segunda-feira, 23 de fevereiro, em Amambai, osecretário-executivo de Gestão Política no Interior da Casa Civil do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, Tiago Mariano.

Recebido pelo presidente da Cada de Leis, vereador Darci José da Silva e mais onze dos treze vereadores que compõe a atual legislatura no município, Tiago Mariano, que estava acompanhado pelo coordenador político regional da Casa Civil, Eder Espindola, debateu com os parlamentares vários temas relacionados a Amambai e a região.

Durante a reunião Tiago Mariano ouviu dos vereadores, demandas do município e falou sobre as várias ações, já executadas, em execução e a serem desenvolvidas futuramente pelo Governo do Estado em Amambai e em escala regional, que também beneficiarão diretamente o município em questão como, por exemplo, a restauração da Rodovia Guaira-Porã ligando Amambai a Eldorado, passando pelos municípios de Tacuru e Iguatemi e a pavimentação da Rodovia MS-289 ligando Amambai a Jutí, cujas obras já foram iniciadas.

“Foi uma reunião e grande importância. Isso demostra o compromisso que o atual Governo do Estado, que tem a frente o nosso governador Eduardo Riedel, tem para com os municípios, em especial a nossa querida cidade de Amambai e nossa região, sempre ouvindo as demandas da nossa comunidade e buscado resolver, quando possível, questões relacionadas a várias áreas que chegam ao governo”, destacou o presidente da Câmara Municipal local, vereador Darci José da Silva.

Além do presidente da Casa, vereador Darci José da Silva (PSD), participaram da reunião com Tiago Mariano os vereadores (as), Rosa Linda Rodrigues, a “Rosa da Saúde” (PSDB), vice-presidente da Câmara, Talyta Escobar (Republicanos), 1ª secretária da Casa de Leis, Runes de Oliveira, o “Sabão” (PSD) 2º secretário, Brasília Aparecida Neves Farias, a “Cida Farias” (MDB), Eder Pinzan (União Brasil), Joanir Martins (PT), José Roberto dos Santos, o “Jota Roberto” (União Brasil), Lígia da Silva Machado, a “Lígia Borges” (PP), Paulo Sérgio Gomes, o “Paulo Sérgio Locutor” (PP), Roberto Peres, o “Roberto Sangue Bom” (MDB) e a vereadora Suzana Ulisses, do PSDB. O vereador Dr. Cassiano  Cardoso (NOVO), não esteve presente no momento de abertura da reunião.

Representando o Governo do Estado, Tiago Mariano se reúne com vereadores em Amambai

Juti assegura R$ 200 mil para fortalecimento da frota da Saúde por meio de emenda do deputado estadual Londres Machado

0
Deputado Londres, Prefeito Gilson Cruz, vereadores Luzia Rocha e Deunizar Dias juntamente com lideranças de Juti – Foto: Donny Rojas

A Prefeitura de Juti recebeu emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada pelo deputado estadual Londres Machado, para a aquisição de dois veículos que irão reforçar a estrutura operacional da Secretaria Municipal de Saúde.

Os recursos já foram devidamente creditados na conta do município, garantindo segurança jurídica e orçamentária para a execução da despesa. A Administração Municipal informa que os procedimentos administrativos estão sendo conduzidos conforme a Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), com abertura de processo licitatório, elaboração de termo de referência e demais etapas técnicas necessárias.

A gestão municipal dispõe de disponibilidade financeira para assegurar eventual contrapartida, caso exigida, demonstrando equilíbrio fiscal, planejamento orçamentário e responsabilidade na condução dos investimentos públicos.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz ressaltou que o fortalecimento da frota municipal impacta diretamente na eficiência dos serviços. Segundo ele, a organização financeira do município permite celeridade na execução dos recursos e segurança na aplicação das emendas parlamentares.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, explicou que os veículos ampliarão o transporte de pacientes para consultas especializadas, exames e tratamentos fora do domicílio, além de apoiar as equipes em ações programáticas e atendimentos estratégicos.

A Administração Municipal registra agradecimento ao parlamentar pela destinação do recurso e aos vereadores do município que contribuíram na interlocução institucional, fortalecendo o diálogo entre o Legislativo e o Executivo em benefício da população jutienses.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Emenda de R$ 100 mil do deputado estadual Pedro Kemp amplia capacidade operacional da Saúde em Juti

0
Deputado Pedro Kemp – Foto: AL/MS

O município de Juti foi contemplado com emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, destinada pelo deputado estadual Pedro Kemp, para aquisição de um veículo destinado ao atendimento das demandas da rede municipal de saúde.

O recurso encontra-se disponível na conta do município, e a Administração já iniciou os trâmites técnicos para formalização do processo licitatório. A Prefeitura possui recursos próprios em caixa para eventual contrapartida, assegurando plena execução da emenda e continuidade do cronograma administrativo.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz destacou que investimentos estruturantes garantem melhores condições de atendimento e ampliam a resolutividade da rede municipal. Ele enfatizou que a gestão trabalha com planejamento e responsabilidade fiscal para transformar recursos em serviços efetivos à população.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, afirmou que o novo veículo proporcionará maior agilidade no transporte de pacientes, suporte às equipes de campo e apoio às ações de atenção básica e especializada.

A Prefeitura agradece ao parlamentar pela parceria institucional e aos vereadores pela articulação e apoio na consolidação da demanda junto ao Legislativo Estadual.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Juti: Emenda de R$ 80 mil do deputado estadual Gerson Claro moderniza estrutura da fisioterapia municipal

0
Prefeito Gilson Cruz cumprimenta Deputado Gerson Claro em sua visita à Juti no último dia 14 de Dezembro – Foto: Donny Rojas

A Prefeitura de Juti recebeu emenda parlamentar no valor de R$ 80 mil, destinada pelo deputado estadual Gerson Claro, para aquisição de novos equipamentos destinados ao setor de fisioterapia da rede municipal de saúde.

Os recursos já estão creditados na conta do município e os trâmites administrativos para aquisição dos equipamentos estão em andamento, respeitando os princípios da legalidade, economicidade e transparência. A Administração dispõe de recursos financeiros para assegurar eventual contrapartida, se necessária.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz destacou que o investimento amplia a qualidade dos serviços de reabilitação, refletindo diretamente na recuperação e na qualidade de vida dos pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, explicou que os novos equipamentos permitirão ampliar a capacidade de atendimento, reduzir tempo de espera e modernizar o suporte técnico aos profissionais da área.

A Administração Municipal agradece ao parlamentar e aos vereadores que atuaram na interlocução institucional, fortalecendo a cooperação entre os poderes.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Juti: Emenda de R$ 80 mil do deputado estadual Gerson Claro moderniza estrutura da fisioterapia municipal

Juti: Emenda conjunta de Mara Caseiro e Renato Câmara fortalece logística da fisioterapia

0
Deputados Renato Câmara e Mara Caseiro destinaram emenda conjunta para Juti – Foto: AL/MS

A Prefeitura de Juti foi contemplada com emenda parlamentar no valor total de R$ 100 mil, sendo R$ 50 mil destinados pela deputada estadual Mara Caseiro e R$ 50 mil pelo deputado estadual Renato Câmara, para aquisição de veículo destinado ao suporte dos atendimentos de fisioterapia.

Os recursos já foram depositados na conta do município e o processo licitatório está sendo conduzido conforme as normas vigentes. A gestão municipal possui recursos disponíveis para eventual contrapartida, garantindo viabilidade financeira ao investimento.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz afirmou que o reforço logístico permitirá ampliar o acesso ao tratamento fisioterapêutico, especialmente para pacientes com mobilidade reduzida.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, destacou que o veículo contribuirá para melhor organização das agendas, transporte de equipamentos e apoio às atividades externas.

A Prefeitura agradece aos parlamentares e aos vereadores do município pela atuação conjunta e institucional.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Juti: Emenda de R$ 200 mil do deputado federal Dagoberto Nogueira reforça estrutura hospitalar e transporte em saúde

0
Deputado Federal Dagoberto Nogueira – Foto: Reprodução redes sociais.

A Prefeitura de Juti recebeu emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada pelo deputado federal Dagoberto Nogueira, para aquisição de um veículo para a saúde e de um ventilador pulmonar para o Hospital Municipal Santa Luzia.

Os recursos já estão disponíveis na conta do município. A Administração está conduzindo os processos licitatórios para aquisição dos bens, observando rigorosamente os dispositivos legais aplicáveis. O município possui recursos próprios para eventual contrapartida, reafirmando responsabilidade fiscal e comprometimento com a efetividade da aplicação.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz destacou que o investimento amplia a capacidade estrutural do hospital e fortalece a rede municipal de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, ressaltou que o ventilador pulmonar é equipamento essencial para suporte avançado em situações de urgência e emergência, elevando o padrão técnico do atendimento hospitalar.

A emenda é fruto de visita pessoalda comitiva jutiense, , prefeito e vereadores, em Brasília-DF no ano de 2025.

A Administração Municipal agradece ao parlamentar federal e aos vereadores que colaboraram na interlocução institucional.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas

Emenda de R$ 353 mil do deputado federal Geraldo Resende garante modernização estrutural da UBS de Juti

0
Deputado Federal Geraldo Rezende – Foto: Reprodução redes sociais

O município de Juti foi contemplado com emenda parlamentar no valor de R$ 353 mil, destinada pelo deputado federal Geraldo Resende, para aquisição de nova mobília destinada à Unidade Básica de Saúde (UBS).

Os recursos encontram-se devidamente depositados na conta do município, assegurando a execução financeira do investimento. Os trâmites administrativos para aquisição da mobília estão sendo formalizados conforme a legislação vigente. A gestão municipal dispõe de recursos para eventual contrapartida, garantindo a viabilidade integral da aplicação.

O prefeito Gilson Marcos da Cruz afirmou que a modernização da UBS proporcionará melhores condições de acolhimento à população e ambiente mais adequado aos servidores.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Augusto Pedrão, destacou que a nova mobília contribuirá para funcionalidade, organização dos espaços e qualificação da atenção básica, que é porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

A Prefeitura de Juti agradece ao parlamentar federal e aos vereadores do município pela atuação conjunta na viabilização do recurso, reafirmando o compromisso institucional com a melhoria contínua dos serviços públicos prestados à população jutienses.

FONTE: ASCOM – Donny Rojas – MTB 1717/MS

Paranhos: Copa Boleiros tem rodada movimentada com dois empates na Arena Sucuri

0
Fotos e vídeo: Divulgação

Na tarde deste sábado, 21/02, a Copa Boleiros do Campinho de Futebol Suíço, realizada na Arena Sucuri, em Paranhos, proporcionou emoções em dois jogos. A primeira partida teve seis gols: 3 a 3 entre Paulista x Infocomp. Robinho (2) e Oswaldo marcaram para os paulistanos; os infocompenses assinalaram os gols com Anderson (2) e Michel (1).

A liderança do certame foi disputada no último jogo da tarde: Vila Nova 2 x 2 Conexão 88. Bruno e Valdir foram os artilheiros dos conexianos; o Vila teve como goleadores Marcos (1) e Edilson (1).

Torcedores presentes gostaram dos clássicos dos peladeiros. O primeiro turno termina no próximo domingo.

Fonte: Assessoria

Secretaria de Saúde de Iguatemi inicia mutirão de combate à dengue nesta segunda (23), no bairro da Vila Operária

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, deu início, na manhã desta segunda-feira (23), ao Mutirão de Combate à Dengue, que será realizado em todos os bairros da cidade e também na área rural. O mutirão envolverá agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias e de vigilância sanitária. Antes do início da ação, o secretário municipal de Saúde, Janssen Galhardo Portela, esteve na sede da Vigilância Sanitária e participou de uma rápida reunião com os agentes para agradecer e desejar um ótimo trabalho às equipes.

No período da manhã, as agentes comunitárias de saúde começarão no bairro da Vila Operária, com entrega de panfletos e orientações para os moradores. No período da tarde, os agentes de controle de endemias e vigilância sanitária irão vistoriar, eliminar e recolher qualquer objeto que acumule água e que possa servir como possível criadouro.

As equipes irão passar também orientações e conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate, por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

As altas temperaturas e o período de chuvas estão se aproximando, o que ajuda muito a larva do mosquito a se proliferar. Por isso, a Prefeitura organizou o mutirão, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue.

Fonte: Imprensa oficial

Mercado reduz previsão da inflação para 3,91% este ano

0
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – referência oficial da inflação no país – passou de 3,95% para 3,91% em 2026. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (23), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2027, a projeção da inflação se manteve em 3,8%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,5% para os dois anos.

Pela sétima semana seguida, a previsão para a inflação de 2026 foi reduzida e se mantém dentro do intervalo da meta para a variação de preços que deve ser perseguida pelo BC.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Luz e gasolina

Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fez a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado levou o IPCA a acumular alta de 4,44% em 2025.

Taxa Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Taxa Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não mexeu nos juros pela quinta vez seguida na última reunião, no fim de janeiro.

A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando se situou em 15,25% ao ano. Em ata, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Ainda assim, os juros serão mantidos em níveis restritivos.

A estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica foi reduzida nesta edição do Boletim Focus – de 12,25% ao ano para 12,13% ao ano até o final de 2026. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.

Juros

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano passou de 1,8% para 1,82%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Puxada pelas expansões da indústria e da agropecuária, no terceiro trimestre de 2025 a economia brasileira cresceu 0,1%, o que é considerado pelo IBGE como estabilidade. A divulgação do PIB consolidado de 2025 está agendada para 3 de março.

Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,45 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

Fonte: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Cresol Pioneira promove Encontro Estratégico com colaboradores

0
Foto: Assessoria Cresol

Nos meses de janeiro e fevereiro, a Cresol Pioneira promoveu uma série de encontros estratégicos, reunindo colaboradores de diversas regionais da cooperativa. O objetivo principal foi alinhar estratégias e apresentar os objetivos para 2026, criando um espaço propício para o diálogo e o aperfeiçoamento da equipe.

O conselheiro presidente, Geraldo Maziero, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do cooperativismo, expressando suas expectativas para o próximo ano. Ele enfatizou a necessidade de um atendimento próximo e eficaz ao quadro social da cooperativa.

Os diretores, Marcelo Ludvichak, de negócios, e Leandro Mora de operações, também desempenharam papéis significativos durante os encontros. Marcelo compartilhou análises do mercado financeiro, enquanto Leandro discutiu cenários econômicos que impactam a atuação da Cresol Pioneira. Juntos, eles ajudaram as equipes a entender melhor as tendências do setor e a se prepararem para os desafios e oportunidades que se aproximam.

Esses encontros são essenciais para fortalecer o compromisso da Cresol Pioneira com o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e a satisfação de seus associados.

O colaborador Rodrigo de Souza Martins, gerente de Negócios Agro em Amambai (MS) destacou a importância de sua participação no 2º Encontro Estratégico, descrevendo sua experiência. “Participar do  encontro estratégico foi uma experiência extremamente  significativa para minha trajetória profissional. Agradeço à cooperativa pela oportunidade, um momento tão relevante de aprendizado, troca e alinhamento, um espaço de reflexão sobre responsabilidade, protagonismo e comprometimento”, disse.

A palestra de encerramento foi conduzida por Rodrigo Pimentel, capitão do BOPE e criador do icônico personagem Capitão Nascimento, inspirado por sua vivência como comandante da equipe Alfa do BOPE, retratada nos filmes de “Tropa de Elite”. Pimentel compartilhou experiências sobre protagonismo, liderança e estratégia, ressaltando a importância de assumir um papel ativo na busca por resultados.

Sobre a Cresol

Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 20 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria Cresol

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

0
Foto: Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (23) a parcela de fevereiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estão na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem se enquadrou na regra até maio de 2025 continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Arte EBC

Em Seul, Lula anuncia acordos comerciais com a Coreia do Sul

0
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em declaração conjunta, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Lee Jae-myung, da Coreia do Sul, anunciaram, nesta segunda-feira (23), em Seul, acordos nas áreas da agricultura, tecnologia, medicamentos e um incremento no intercâmbio cultural e educacional.  Eles reforçaram o comprometimento dos dois países em ampliar o comércio bilateral.Em Seul, Lula anuncia acordos comerciais com a Coreia do SulEm Seul, Lula anuncia acordos comerciais com a Coreia do Sul

Depois da visita à Índía, Lula se reuniu na manhã de hoje com o presidente coreano. Em entrevista, os dois presidentes também destacaram o compromisso dos dois países com os valores democráticos e o fortalecimento da soberania popular frente a cenários de extremismo, desinformação e ameaças autoritárias.

“Realizei uma visita oficial em 2005 e voltei em 2010, por ocasião da Cúpula do G20. Desde então, nenhum outro mandatário brasileiro veio ao país. Esse hiato é incompatível com os vínculos sociais e econômicos existentes entre nossos povos. Hoje, elevamos o relacionamento entre Brasil e Coreia ao patamar de Parceria Estratégica e lançamos um Plano de Ação com iniciativas concretas para os próximos três anos”, disse Lula

O presidente brasileiro também falou sobre os laços comerciais entre Brasil e Coreia do Sul:

“O Brasil é o principal destino dos investimentos coreanos na América Latina. Com intercâmbio de US$ 11 bilhões, a Coreia é nosso 4º parceiro comercial na Ásia”, disse. E complementou: “Agora, damos início a um renovado ciclo de desenvolvimento e prosperidade compartilhada”.

Lula citou outras áreas em que os dois países podem atuar juntos.  

“A transição energética abre novas frentes de complementaridade entre setores produtivos. As cadeias de minerais críticos guardam inúmeras oportunidades de agregação de valor. Há amplo espaço para cooperação em segmentos de alta tecnologia, como semicondutores e inteligência artificial”.

O presidente citou a importância dos acordos firmados com o país asiático. 

“Celebramos um Acordo-Quadro de Integração Comercial e Produtiva que vai facilitar o comércio bilateral, promover harmonização regulatória e trazer mais segurança para as empresas. Firmamos ainda um memorando que vai fortalecer a cooperação financeira em torno de agendas de interesse comum dos dois países. Em relação às negociações entre o Mercosul e a República da Coreia, discutimos caminhos para retomar as tratativas interrompidas em 2021”.

Uma área em que haverá grande colaboração entre a Coreia e o Brasil é a da saúde.

“Na área de saúde, os instrumentos abrangem produção de medicamentos e vacinas, pesquisa em diagnóstico de doenças transmissíveis e doenças crônicas, bem como genômica avançada e saúde digital”, afirmou o presidente brasileiro.

Lígia pede credenciamento de empresas para agilizar atendimento a população em Amambai

0
Vista da cidade de Amambai. Medida contribui para organização administrativa e otimiza a prestação dos serviços públicos, destaca a vereadora. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

Com o objetivo de buscar maior rapidez no atendimento a população em geral, a vereadora Lígia Borges, líder do prefeito na Câmara Municipal, pediu durante a sessão da Casa de Leis realizada na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, o credenciamento, por parte do Poder Executivo, de empresas prestadoras de serviços, em Amambai.

Ao justificar o pedido a vereadora ressalta que a indicação tem como objetivo possibilitar ao Poder Executivo a formação de um cadastro de empresas previamente habilitadas para a prestação de serviços terceirizados, garantindo maior celeridade no atendimento das necessidades das diversas secretarias municipais.

“O credenciamento de empresas terceirizadas permite maior flexibilidade administrativa, assegurando a continuidade dos serviços públicos e o atendimento de demandas operacionais, de manutenção e apoio, especialmente em situações que exigem resposta imediata ou mão de obra especializada”, disse Lígia Borges.

A vereadora enfatiza ainda que, embora a contratação gere custos ao município, o credenciamento não onera diretamente a folha de pagamento, contribuindo para a manutenção dos índices legais dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos de controle, especialmente o Tribunal de Contas.

“Dessa forma, a proposta fortalece a organização administrativa, otimiza a prestação dos serviços públicos e atende de maneira mais eficaz às demandas da população amambaiense”, destacou Lígia Borges.