15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 186

Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família

0
Foto:: Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família. Recebem nesta sexta-feira (27) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa FamíliaCaixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício subiu para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançou 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário pode consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estiveram na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Arte EBC

Casa do Trabalhador disponibiliza 61 oportunidades de emprego nesta sexta-feira em Amambai

0
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Redação

A Casa do Trabalhador, órgão ligado à Fundação do Trabalho (Funtrab), do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza 61 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

10 vagas para ajudante de sinalização (R$1.771,00 + horas extras + café + almoço, horário segunda a sexta)

7 vagas para pedreiro

3 vagas para mecânico geral

3 vagas para serralheiro

3 vagas para servente de pedreiro

3 vagas para vigia

2 vagas para vendedor

2 vagas para auxiliar de linha de produção

2 vagas para auxiliar de mecânico

2 vagas para caçambeiro

1 vaga para atendente

1 vaga para jovem aprendiz (estudando administração)

1 vaga para promotor de vendas

1 vaga para recepcionista/secretária

1 vaga para ajudante de eletricista

1 vaga para auxiliar de cozinha

1 vaga para confeiteiro

1 vaga para cozinheira

1 vaga para empregada doméstica

1 vaga para garçom

1 vaga para salgadeira

1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança

1 vaga para monitor de sistema eletrônico de segurança interno

1 vaga para mecânico de bicicleta

1 vaga para mecânico de máquinas pesadas

1 vaga para motorista (categoria E)

1 vaga para motorista de caminhão guincho pesado com munk

1 vaga para operador de pá carregadeira

1 vaga para operador de patrola

1 vaga para operador de retroescavadeira

1 vaga para lavador de carro

1 vaga para mestre de obras

1 vaga para auxiliar mecânico de refrigeração

1 vaga para torneiro mecânico

Casa do Trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão, para dar entrada no pedido de benefício, o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 13h. Mais informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai podem ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148.

Casa Civil: Contrato de Gestão para 2026 tem foco na governabilidade e atendimento ao cidadão

0
Fotos: Max Arantes

O secretário da Casa Civil, Walter Carneiro Junior, assinou nesta quinta-feira (26) o Contrato de Gestão para 2026 com o governador Eduardo Riedel. O documento, que estabelece metas para o ano, tem como principal objetivo garantir a manutenção da governabilidade do Governo do Estado e fortalecer o relacionamento com os demais Poderes, especialmente com a Assembleia Legislativa. O percentual estabelecido para o cumprimento das metas é de 95%, refletindo o compromisso da gestão com a eficiência e entrega de resultados à população sul-mato-grossense.

Walter Carneiro Junior destacou a importância do contrato em um ano estratégico para o Estado. “Este contrato de gestão é um marco para o ano de 2026. Nosso objetivo é garantir a execução de políticas públicas que cheguem rapidamente ao cidadão, com eficiência e agilidade. A parceria com a Assembleia Legislativa, o planejamento das ações e a proximidade com os municípios são essenciais para o sucesso de nossas metas. Com 95% de cumprimento, estamos comprometidos em realizar entregas significativas para os sul-mato-grossenses, especialmente em um ano eleitoral, onde é fundamental que as ações do Governo se alinhem às expectativas da população.”

Entre as diretrizes do contrato, está a articulação com a Assembleia Legislativa para garantir a aprovação de projetos-chave do Executivo, essenciais para consolidar as entregas planejadas para este ano. Outro ponto destacado é o planejamento das agendas e ações do governador, tanto na Capital quanto no interior do Estado, com a coordenação das secretarias-executivas de políticas institucionais de Campo Grande e do Interior.

A Casa Civil também se comprometeu com a implementação do programa MS Cidadão, que visa aproximar o Governo do Estado da população de todas as regiões de Mato Grosso do Sul, tornando seus serviços mais acessíveis e visíveis.

Casa Civil: Contrato de Gestão para 2026 tem foco na governabilidade e atendimento ao cidadão

Metas para 2026 tem foco na governabilidade e sensibilidade na gestão para acelerar entregas ao cidadão

Outro programa importante é o MS Ativo Municipalismo, que foca na articulação com prefeituras e câmaras municipais para a execução de políticas públicas que atendam diretamente às demandas locais.

Durante a apresentação do contrato ao governador, foram destacadas duas macroações com seis ações específicas. A estratégia é fortalecer a relação com o municipalismo e garantir que as pautas das prefeituras e câmaras sejam atendidas de forma ágil e eficiente, alinhadas às metas do governador para 2026.

A Casa Civil também continua sendo a pasta responsável pela gestão das Emendas Parlamentares estaduais e pelo acompanhamento das emendas federais, com atenção especial ao calendário eleitoral. A antecipação no recebimento e pagamento dessas emendas no primeiro semestre busca garantir que as políticas públicas cheguem rapidamente aos cidadãos e às bases dos deputados.

“O governador Eduardo Riedel entende que  a execução das ações e a gestão das emendas devem ser realizadas com maior sensibilidade, considerando o ano eleitoral. A prioridade será garantir que o MS Ativo seja implementado conforme o cronograma, com o objetivo de entregar obras e serviços de qualidade à população sul-mato-grossense”, explicou o secretário.

Com a meta de 95% de cumprimento, as ações previstas no Contrato de Gestão para 2026 devem ser implementadas a partir de março, reforçando ainda mais a relação com a Assembleia Legislativa e proporcionando melhorias concretas para os cidadãos de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Beatricce Bruno/Assessoria Casa Civil

Japorã pactua compromissos na implantação do programa Cidade Empreendedora

0
Nei Lobo, prefeito Vitor Malaquias, e o Analista Territorial Luiz Cavalcante, durante reunião na Prefeitura. © Roney Minella/ Panorama do MS.

O prefeito de Japorã, Vitor da Cunha Rosa (Malaquias), e o diretor municipal do Departamento de Indústria e Comércio, Sidnei Lobo de Souza, estiveram reunidos com o Analista Territorial do programa “Cidade Empreendedora”, Luiz Cavalcante. A audiência aconteceu no Gabinete do Prefeito, nesta quarta-feira (25-02).

“O objetivo da reunião foi dar um feedback ao prefeito sobre as metas do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) da Sala do Empreendedor, e posicioná-lo sobre os projetos que estão dentro do prazo e projetos que precisam de mais atenção”, explicou Luiz Cavalcante.

“Também foi definido o local da nova Sala do Empreendedor de Japorã. O local receberá reformas promovidas pelo município e identificação visual promovida pelo Sebrae. Também abordamos estratégias de fortalecimento do comércio local e formação de parceria entre a prefeitura, o Sebrae e a recém-criada Associação Comercial e Empresarial de Japorã”, acrescentou o Analista Territorial.

Ao destacar a importância da reunião, o Diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Sidnei Lobo, que é o interlocutor do Sebrae em Japorã, disse que foi feita a validação dos cursos, com capacitações que serão realizadas pelo Senar, Senai e Sebrae. “O Município mencionou e já escolheu 10 cursos que abrangem Educação e Saúde. Mas, a determinação da Administração Municipal é agregar mais cursos, de acordo com as necessidades apresentadas por associações rurais”, informou Ney Lobo.

O prefeito ouviu atentamente as explicações sobre a Cidade Empreendedora e reivindicou que as capacitações também sejam direcionadas aos setores produtivos que atuam na agricultura, pecuária, avicultura, hortifrútis e outras atividades do agronegócio.

“Estamos pactuando compromissos com o Sebrae para alavancar o desenvolvimento econômico de Japorã através do programa Cidade Empreendedora, facilitando a formalização de empresas e desburocratizando processos para pequenos negócios. Neste contexto, vamos envolver, por exemplo, os agricultores familiares, aqueles que fornecem ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Além do fortalecimento dos pequenos negócios o que estamos buscando é a transformação da gestão pública”, declarou o prefeito Vitor. Malaquias.

Em resumo, o programa Cidade Empreendedora que está sendo implantado e será desenvolvido até o mês de novembro em Japorã, busca criar um ambiente de negócios favorável, tornando a administração municipal mais eficiente e desburocratizada para transferências para a economia local

Japorã pactua compromissos na implantação do programa Cidade Empreendedora
Japorã pactua compromissos na implantação do programa Cidade Empreendedora

Fonte: Roney Minella – Redação Panorama do MS

Confira a farmácia de plantão hoje em Amambai

0

Plantão: Farmácia Bampi        Fone: 3481-2272

Próximo a torre da antiga Telems

DETRAT realiza segurança viária após caminhão colidir com fiações de internet em Amambai

0
Fotos: Divulgação

Por volta das 14 horas desta terça-feira, dia 26, o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DETRAT) do município de Amambai foi acionado após um caminhão colidir com fiações de internet no cruzamento da Rua Adolfo da Rosa com a Rua 7 de Setembro, na Vila Cristina.

A equipe do DETRAT foi ao local, sinalizou as vias, e a ocorrência ainda segue em andamento, com diversas equipes de internet trabalhando para liberar a via. O DETRAT continua no local, auxiliando nas questões de trânsito e segurança viária.

Fonte: Assessoria

Paulo Corrêa e Paulo Duarte propõem lei que amplia acesso a produtos manipulados e fortalece farmácias em MS

0
Foto: Assessoria

Os deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Paulo Duarte (PSB) apresentaram nesta quarta-feira (25) projeto de lei que moderniza a legislação estadual e autoriza farmácias com manipulação a preparar, expor e comercializar produtos farmacêuticos magistrais isentos de prescrição médica em Mato Grosso do Sul, desde que cumpridas todas as exigências sanitárias e de controle de qualidade.

A proposta foi construída a partir de uma reunião técnica realizada nesta semana com a diretoria do CRF-MS e da Anfarmag-MS, e tem como foco ampliar o acesso da população a produtos voltados à promoção da saúde, à prevenção e ao bem-estar, como fitoterápicos, suplementos, chás, florais, produtos de higiene pessoal e outras preparações autorizadas pela autoridade competente.

Segundo Paulo Corrêa, o projeto garante segurança jurídica aos estabelecimentos e, ao mesmo tempo, preserva o rigor necessário para a proteção da saúde pública. “Estamos atualizando a legislação para acompanhar a realidade das farmácias de manipulação, sem abrir mão das boas práticas e do controle sanitário. É uma iniciativa que amplia o acesso da população e valoriza o trabalho técnico dos farmacêuticos”, afirmou o 1º secretário da Assembleia Legislativa.

Paulo Corrêa e Paulo Duarte propõem lei que amplia acesso a produtos manipulados e fortalece farmácias em MS
O projeto foi construído em conjunto com o CRF-MS e a Anfarmag-MS

O texto estabelece critérios claros para manipulação, rotulagem, prazo de validade, exposição e comercialização dos produtos, além de reforçar a responsabilidade do farmacêutico responsável técnico. A proposta também autoriza a comercialização remota, desde que a farmácia possua estabelecimento físico no Estado e licença sanitária específica.

Para Paulo Duarte, a iniciativa reconhece o papel estratégico das farmácias no sistema de saúde. “As farmácias com manipulação estão presentes no dia a dia da população e têm capacidade técnica para contribuir de forma responsável com a promoção da saúde. Esse projeto cria regras claras, fortalece o setor e amplia o acesso da sociedade a produtos seguros e de qualidade”, destacou.

A proposta segue para Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e deve entrar na pauta de votações nas próximas semanas.

Fonte: Assessoria Dep. Paulo Corrêa

Semadesc assume compromisso com desenvolvimento, inclusão social, sustentabilidade e avanço tecnológico

0
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Com uma visão de futuro alinhada aos pilares do plano de governo, voltados à prosperidade, à inclusão social, à sustentabilidade e ao fortalecimento da capacidade digital da sociedade sul-mato-grossense, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul) e seus oito órgãos vinculados assinaram, na manhã desta quinta-feira (26), o Contrato de Gestão 2026. O instrumento orienta as ações e os projetos estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul, com foco na ampliação da eficiência das políticas públicas e no atendimento direto às demandas da população.

O contrato da Semadesc, assinado pelo governador Eduardo Riedel, estabeleceu indicadores e metas voltados à atração de investimentos, ao fortalecimento e à capacitação profissional, ao fomento à agricultura familiar, à tecnologia e ao crédito rural, ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação, além do monitoramento e da preservação ambiental, entre outras frentes.

Ao comentar a formalização do contrato de gestão com a Semadesc, o governador afirmou que a iniciativa representou, sobretudo, um reforço do compromisso do Governo do Estado com entregas concretas à sociedade, com foco em resultados, prioridades bem definidas e manutenção da qualidade da gestão ao longo do ano.

“Mais do que um ato formal, esse contrato representa uma oportunidade de alinhar expectativas, prioridades e, principalmente, de garantir que aquilo que foi planejado esteja, de fato, chegando à ponta, para a população. Para mim, é fundamental que o governo mantenha clareza sobre o que é entrega real para a sociedade”, declarou.

Semadesc assume compromisso com desenvolvimento, inclusão social, sustentabilidade e avanço tecnológico

O contrato de gestão envolveu a AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a MSgás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul).

Segundo o governador, o modelo de contratos de gestão vem sendo aperfeiçoado ao longo dos últimos anos e passou a funcionar como um importante instrumento de foco e de qualificação das políticas públicas.

“Esse modelo evoluiu muito, não apenas como sistema, mas como cultura de gestão. Hoje, ele ajuda a tirar do cotidiano aquilo que não é prioridade estratégica e a colocar no centro aquilo que realmente faz o governo avançar e entregar mais para a sociedade”, ressaltou.

Semadesc assume compromisso com desenvolvimento, inclusão social, sustentabilidade e avanço tecnológico

Riedel observou ainda que a consolidação desse método contribuiu para ampliar o engajamento das equipes e dos gestores, refletindo diretamente na capacidade de execução do governo.

“Percebo uma equipe mais madura, mais comprometida e mais consciente do seu papel. Isso faz diferença no conjunto do governo, porque garante que as políticas públicas não fiquem apenas no planejamento, mas se convertam em ações concretas e em benefícios reais para a população”, concluiu.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, afirmou que o contrato de gestão da pasta reforçou a necessidade de manter o governo concentrado nas entregas que efetivamente chegam à sociedade, mesmo diante de um ano com pouco tempo de execução e múltiplas demandas administrativas.

“A nossa principal preocupação é evitar a dispersão e manter o foco naquilo que realmente gera resultado para a população. Trabalhamos com as equipes para estabelecer metas que não sejam fáceis, mas que tragam desafio e, principalmente, entregas concretas”, destacou.

Segundo Verruck, o conjunto de ações conduzidas pela secretaria vai muito além do que aparece nos contratos formais, mas o instrumento contribui para tornar mais visíveis as prioridades estratégicas da gestão.

“O que está aqui representa apenas a ponta do iceberg. Existe um volume enorme de ações sendo executadas, mas o contrato permite mostrar aquilo que, de fato, faz o Estado avançar e gera impacto direto na vida das pessoas”, afirmou.

Semadesc assume compromisso com desenvolvimento, inclusão social, sustentabilidade e avanço tecnológico

O secretário ressaltou, ainda, que o alinhamento das metas com o planejamento de governo e com a disponibilidade de recursos é fundamental para assegurar eficiência e credibilidade às políticas públicas.

“Ter clareza sobre o tamanho dos projetos, sobre o volume de recursos e sobre o ritmo de execução é essencial para que as entregas ocorram dentro do prazo e com qualidade. Isso dá segurança para a gestão e, sobretudo, para a sociedade, que espera resultados”, disse.

O Contrato de Gestão é um programa estruturado em etapas ao longo do ano. Na primeira fase, as secretarias definem seus projetos e metas anuais e os apresentam ao governador para assinatura do compromisso. Em fevereiro, são realizadas oficinas com gestores e gerentes de projetos de cada pasta, com orientações técnicas. Na sequência, têm início os processos de execução e monitoramento das propostas, com avaliações periódicas até a entrega final, prevista para o fim de 2026.

Fonte: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Estado amplia identificação civil no sistema prisional com integração entre Polícia Científica e Polícia Penal

0
Fotos: Divulgação

A capacitação de policiais penais para coleta biométrica e emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional) dentro das unidades prisionais representa um avanço estratégico na política de identificação civil em Mato Grosso do Sul. A medida permitirá que o próprio sistema penitenciário passe a executar o procedimento, com supervisão técnica do Instituto de Identificação da Polícia Científica, garantindo mais agilidade, eficiência administrativa e segurança operacional.

Nove policiais penais participam da formação, coordenada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), em ação conjunta entre a Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e sua Polícia Penal. A capacitação habilita os servidores a realizarem a coleta biométrica e os trâmites necessários para emissão do novo documento diretamente nas unidades.

Policiais penais que atuam nas penitenciárias da Gameleira I e II, no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, no Instituto Penal de Campo Grande, no Centro de Triagem Anísio Lima, no Presídio de Trânsito de Campo Grande, no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e no Núcleo de Informações Criminais, são capacitados .

Estado amplia identificação civil no sistema prisional com integração entre Polícia Científica e Polícia Penal
Estado amplia identificação civil no sistema prisional com integração entre Polícia Científica e Polícia Penal
Estado amplia identificação civil no sistema prisional com integração entre Polícia Científica e Polícia Penal

Eficiência operacional

A descentralização eliminará a necessidade de escoltas externas para emissão da CIN e dispensa o deslocamento de equipes do Instituto de Identificação até os presídios de Campo Grande. O procedimento poderá ser realizado conforme a demanda interna, com emissão imediata quando necessário.

Para o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira Freitas, a medida reforça o acesso a direitos fundamentais. “A identificação civil é a base para inserção em políticas públicas. Garantir a emissão da CIN no ambiente prisional evita lacunas documentais e assegura atualização cadastral”, pontua.

A ação atende às metas do contrato de gestão da Sejusp com o Governo do Estado e às diretrizes da Resolução nº 306/2019 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que estabelece medidas para assegurar a identificação civil de pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa está alinhada ao Programa Nacional Pena Justa e consolida um novo patamar na identificação civil no sistema prisional do Estado. “Estamos estruturando o sistema para que a emissão da CIN ocorra de forma autônoma, segura e célere, ampliando significativamente a capacidade de atendimento e racionalizando recursos públicos”, afirmou o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

Expansão

A inclusão do sistema prisional nessa estratégia integra uma política mais ampla de modernização da identificação civil em Mato Grosso do Sul. Em 2025, o Estado ampliou a rede de atendimento por meio das Agências Integradas com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul e reforçou ações itinerantes.

Desde a implantação do novo documento, em janeiro de 2024, já são mais de 683 mil identidades expedidas, alcançando cerca de 24% da população estadual.

Com a estruturação do serviço dentro das unidades prisionais, Mato Grosso do Sul consolida um modelo integrado entre Polícia Científica e Polícia Penal, fortalecendo a gestão pública, a segurança institucional e o acesso universal à documentação civil.

Fonte: Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS, e Keila Oliveira, Comunicação Agepen

Para beneficiar a população e fortalecer economia, MS terá R$ 928 milhões de investimentos na rede elétrica

0
Fotos: Bruno Rezende, Secom/MS

Os investimentos previstos no setor energético em Mato Grosso do Sul foram apresentados ao Governo do Estado pela diretoria da Energisa. Para expansão e modernização da rede elétrica no Estado a previsão de investimentos, em 2026, é de aproximadamente R$ 928 milhões.

O governador Eduardo Riedel participou de uma reunião, ontem (25), juntamente com o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) -, com o diretor-presidente da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos, e ainda o secretário Rodrigo Perez (Segov) e o secretário-adjunto Artur Falcette (Semadesc).

O objetivo dos investimentos é continuar a atrair novas empresas e ainda oferecer boas condições para as que já estão instaladas no Estado.

“Recebemos a concessionária que veio nos apresentar investimentos e melhorias, pautas de interesse do Estado, importantes para o desenvolvimento e uma demanda que recebemos especialmente de quem decide investir em Mato Grosso do Sul”, frisou o secretário Rodrigo Perez.

Para beneficiar a população e fortalecer economia, MS terá R$ 928 milhões de investimentos na rede elétrica
Para beneficiar a população e fortalecer economia, MS terá R$ 928 milhões de investimentos na rede elétrica

A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado anunciou investimentos de R$ 928 milhões que serão empregados na expansão e modernização da rede.

Além da expansão da rede elétrica e novas ligações, ampliando o acesso à energia, também será feita a modernização da rede elétrica. a construção de novas subestações e linhas de alta tensão, gerando impacto direto no desenvolvimento regional para indústria, agronegócio e na inclusão social das comunidades.

A Energisa MS atende aproximadamente 1,2 milhão de clientes em 74 municípios de Mato Grosso do Sul. E além dos investimentos na rede convencional de energia elétrica, a empresa atua em projetos de impacto social e ambienta como o “Ilumina Pantanal”. O projeto possibilitou o acesso a energia para quase três mil famílias ribeirinhas com a implantação de painéis solares.

Fonte: Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Estudante de 14 anos morre após dar salto mortal de estrutura de concreto em represa de Caarapó

0
Adolescente de 14 anos morre afogado em represa de Caarapó (MS) — Foto: Caarapó News

O estudante J.D.B., de 14 anos, morreu afogado na tarde de quarta-feira (25), em uma represa localizada na Aldeia Tey Kue, na região da Bocajá, em Caarapó (MS).

De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu entre o meio-dia e 13h. O adolescente tomava banho na represa junto com o irmão de 12 anos.

Segundo a polícia, o adolescente pulou na água duas vezes. No segundo salto, ele não voltou mais à superfície. Testemunhas acionaram o Corpo de Bombeiros, que iniciou as buscas e encontrou o corpo submerso a cerca de três metros de profundidade.

Ainda conforme a polícia, o jovem teria dado um mortal a partir de uma estrutura de concreto que fica às margens da represa antes de desaparecer na água.

Peritos estiveram no local e, conforme a análise inicial, o corpo não apresentava lesões externas aparentes.

O delegado responsável pelo caso, Ciro Jales, afirmou que o laudo do exame necroscópico será fundamental para esclarecer as circunstâncias da morte.

“Estamos esperando o laudo necroscópico, porque não havia lesões externas, mas pode ter algo interno que não visualizamos”, explicou.

Sobre o contexto, o delegado também comentou que, na avaliação preliminar, não há indícios de crime.

“Não temos notícia se o banho a lazer é comum, mas eventualmente os moradores vão buscar água nesses espaços”, declarou.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Dourados, onde passa por exame antes de ser liberado à família.

O caso foi registrado como morte por afogamento e segue sob apuração da Delegacia de Polícia Civil de Caarapó.

Fonte: Mirian Machado, g1 MS

Conisul realiza leilão de peças, caminhões e equipamentos

0
Vista aérea do município de Iguatemi, onde o leilão do Conisul será realizado. Foto: Arquivo O Jacaré

Redação

O Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) realizará um leilão de peças, caminhões e equipamentos no município de Iguatemi. A iniciativa contempla a venda de diversos itens pertencentes ao consórcio, oferecendo oportunidade para pessoas físicas e jurídicas interessadas em adquirir bens por meio de lances públicos.

A visitação aos lotes estará disponível entre os dias 2 e 24 de março de 2026, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 15h. Os interessados poderão conferir os itens presencialmente na sede da Usina de Asfalto do Conisul, localizada na Avenida Francisco Fernandes Filho, saída para Japorã, em Iguatemi.

O início dos lances está marcado para o dia 25 de março de 2026, às 13h, no mesmo local. Entre os itens disponíveis estão caminhões, equipamentos e peças diversas.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site oficial do consórcio, no endereço https://consorcioconisul.com.br.

O Conisul é formado pelos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, visando promover o desenvolvimento da região por meio da gestão conjunta de ações voltadas à infraestrutura, saneamento e saúde pública, entre outras.

Conisul realiza leilão de peças, caminhões e equipamentos
– Divulgação

Fonte: Grupo A Gazeta

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos de reciclagem em Naviraí

0
Foto: Assessoria PCMS

Na manhã desta quinta-feira (26), a Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, em ação integrada com a Prefeitura Municipal, por meio Gerência de Receita/Auditoria Fiscal Tributária e Gerência de Obras/Fiscalização de Posturas e Obras, realizou fiscalização conjunta em 13 estabelecimentos que atuam no ramo de materiais recicláveis no município.

A medida foi adotada diante do recente aumento de furtos de cabos elétricos da rede pública, fato que tem causado prejuízos ao erário e transtornos à população, especialmente em razão da interrupção de serviços essenciais. O objetivo da ação é coibir a receptação de fios e cabos de cobre provenientes de origem ilícita, além de verificar a regularidade administrativa dos estabelecimentos.

Durante a operação, foram empenhadas duas equipes da Polícia Civil, envolvendo delegados de polícia, investigadores e escrivães, além de duas equipes da Prefeitura Municipal. Os comerciantes foram orientados quanto às cautelas necessárias no momento da aquisição de materiais recicláveis, sobretudo fios elétricos de cobre, ressaltando-se a importância da verificação da procedência da mercadoria, identificação do vendedor e manutenção de registros adequados, a fim de evitar responsabilização administrativa e penal.

Os fiscais da Prefeitura também prestaram orientações aos proprietários quanto à documentação exigida para o funcionamento regular da atividade comercial, bem como acerca do cumprimento das normas municipais pertinentes.

As instituições informaram que novas fiscalizações conjuntas serão realizadas de forma rotineira. Em caso de constatação de irregularidades administrativas, serão lavradas as autuações cabíveis. Já na hipótese de prática de ilícito penal, haverá prisão em flagrante e adoção das medidas legais correspondentes.

A Polícia Civil ressalta que a integração entre os órgãos públicos é fundamental para o enfrentamento qualificado de crimes patrimoniais e para a preservação da ordem pública e do patrimônio coletivo.

Fonte: Assessoria PCMS

Fiems apresenta robô humanoide durante reunião do Conselho de Diretores

0

A primeira reunião do Conselho de Diretores da Fiems, realizada nesta quinta-feira (26/02), teve uma apresentação especial e inovadora: um robô humanoide do Senai, uma das novidades que passam a integrar a metodologia da instituição nas áreas de tecnologia e inovação.

A demonstração chamou a atenção dos diretores ao apresentar, na prática, como a robótica e a automação estão sendo incorporadas ao ensino profissional, preparando alunos para as demandas da indústria do futuro.

Ao todo, o Senai adquiriu 13 robôs para uso educacional, sendo três humanoides. Os equipamentos serão utilizados em sala de aula para que os alunos desenvolvam competências em planejamento de produção, programação, automação e criação de aplicativos e softwares.

Fiems apresenta robô humanoide durante reunião do Conselho de Diretores

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a aquisição dos novos robôs representa faz parte da estratégia do Sistema Indústria de MS de estimular a inovação e preparar profissionais cada vez mais qualificados para a indústria moderna. “É difícil falar isso, mas esse é o futuro. Acredito que esses robôs vão ajudar as indústrias a enfrentarem o desafio da escassez de mão de obra qualificada”.

Fiems apresenta robô humanoide durante reunião do Conselho de Diretores

Mara Caseiro solicita reforma do prédio do Pelotão da Polícia Militar em Jateí

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro solicitou ao governador Eduardo Riedel, a reforma do prédio do 3º Pelotão do 14º Batalhão da Polícia Militar no município de Jateí. O pedido também foi encaminhado ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Renato dos Anjos Garnes.

A solicitação atende reivindicação apresentada pela vereadora Suziane Manfré e pelo vereador Robson Monteiro, em resposta às demandas da população local por melhores condições na estrutura de segurança pública do município.

Segundo a parlamentar, o município, que possui cerca de 3,5 mil habitantes, conta exclusivamente com o 3º Pelotão do 14º BPM para a realização do policiamento ostensivo, patrulhamento preventivo e atendimento das ocorrências, incluindo a extensa área rural da região.

De acordo com Mara Caseiro, a atual estrutura física da unidade encontra-se deteriorada pela ação do tempo, o que acaba limitando o pleno desempenho das atividades operacionais e administrativas dos policiais militares.

“A melhoria da estrutura é fundamental para garantir condições adequadas de trabalho aos profissionais da segurança pública e oferecer um atendimento mais digno e eficiente à população”, destacou a deputada.

A parlamentar ressaltou ainda que investir na modernização das unidades policiais representa uma ação estratégica e duradoura, fortalecendo a presença do Estado e ampliando a sensação de segurança da comunidade.

“Garantir segurança pública é assegurar qualidade de vida à população. Por isso, a reforma do pelotão é uma medida necessária para reforçar o compromisso com a ordem pública e o bem-estar social dos moradores de Jateí”, afirmou.

Fonte: Tavane Ferraresi/ALEMS

Inocência: Mara Caseiro solicita reforço no efetivo da Polícia Militar

0
Foto: Victor Chileno

A deputada estadual Mara Caseiro pediu ao governador Eduardo Riedel, a designação de efetivo da Polícia Militar para reforçar a segurança pública no município de Inocência. O pedido foi encaminhado também ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Renato dos Anjos Garnes.

A solicitação atende reivindicação apresentada pelo vereador Gerson Queiroz, diante da crescente demanda por reforço na segurança pública do município.

Localizada na região leste do Estado, Inocência possui atualmente cerca de 8,5 mil habitantes e deve registrar expressivo crescimento populacional nos próximos anos, impulsionado pelo investimento internacional voltado à construção da maior fábrica de celulose do mundo em etapa única, com capacidade estimada de produção de 3,5 milhões de toneladas anuais.

Segundo a deputada, o avanço econômico é motivo de comemoração, mas também exige planejamento e fortalecimento dos serviços públicos, especialmente na área da segurança. “A expansão do município traz desenvolvimento e oportunidades, mas também aumenta a responsabilidade do poder público em garantir segurança à população. É fundamental assegurar presença policial eficiente tanto na área urbana quanto na zona rural”, destacou Mara Caseiro.

De acordo com a parlamentar, o reforço no efetivo da Polícia Militar permitirá intensificar ações preventivas e repressivas, reduzir o tempo de resposta às ocorrências e ampliar a sensação de segurança dos moradores.

Fonte: Tavane Ferraresi/ALEMS

Saúde de Amambai recebe novo reforço com emenda de R$ 100 mil

0
Foto: Assessoria

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) confirmou a destinação de R$100 mil para a saúde de Amambai em 2026, durante reunião em seu gabinete com o vereador Éder Pinzan (União). O recurso será aplicado no custeio de ações e serviços de saúde, reforçando a rede municipal e ajudando a garantir o atendimento à população.

Para a deputada, é um investimento que chega direto na rotina de quem depende do serviço público em Amambai. “Esse recurso fortalece a saúde e ajuda a garantir mais cuidado para as pessoas”, afirmou.

A destinação se soma a outros investimentos já encaminhados para o município. Em 2024, Lia Nogueira destinou R$100 mil para a saúde de Amambai, recurso que foi articulado a partir do empenho da ex-vereadora Janete Córdoba (PSDB). Já em 2025, a deputada encaminhou R$50 mil para a Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, a partir de demanda apresentada pelo vereador Éder Pinzan em conjunto com Janete Córdoba, contribuindo para melhorias na estrutura e no ambiente de aprendizagem.

Lia Nogueira destacou que o trabalho acontece com presença e escuta. “Quando existe diálogo constante, quando a comunidade traz as indicações e as necessidades do município, a gente consegue direcionar as emendas para onde a comunidade realmente precisa”, completou.

O trabalho da parlamentar em Amambai também inclui indicações ao Governo do Estado com pedidos para ampliar serviços e tirar obras do papel. Entre as solicitações estão a implantação de um Centro de Hemodiálise no Hospital Regional, estudo para implantação de energia solar na unidade, avanços em rede de esgoto, pavimentação, ciclovias, reforma do Detran, melhorias de iluminação e medidas para dar mais segurança e mobilidade na cidade.

Com a confirmação de R$100 mil para 2026, o município ganha mais um reforço para a saúde, somando investimentos já destinados nos últimos anos e mantendo Amambai no ciclo de recursos e encaminhamentos do mandato.

Fonte: Assessoria Lia Nogueira

Prefeitura recepciona nova comandante da PMA de Amambai

0
Foto: Secom

Na manhã desta quinta-feira, dia 26, a Prefeitura de Amambai recepcionou a nova comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental (PMA) do município, a 2º Ten QOPM Karyne Cáceres Barbosa, que assume o comando da unidade reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o trabalho preventivo na região.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Amambai, Jaime Vizzotto, da secretária municipal de Educação, Rosemeire Charão, do secretário de Governo e Comunicação, Ronaldo Mayr, além da Cb PM Mariana Osterberg da Silva Miranda, coordenadora do Projeto Florestinha em Amambai.

Durante a reunião, foram discutidas as atividades e ações previstas para 2026, fortalecendo a parceria entre o município e a Polícia Militar Ambiental em iniciativas voltadas à educação ambiental, fiscalização e conscientização da comunidade.

Um dos principais pontos abordados foi o início das atividades do Projeto Florestinha, que já tem data marcada para a abertura oficial: quarta-feira, dia 4, às 18h30, no Centro de Eventos Anacleto Signori. O projeto é referência no trabalho com crianças e adolescentes, promovendo formação cidadã aliada à preservação do meio ambiente.

A Prefeitura destacou a importância da atuação conjunta para ampliar as ações educativas e ambientais no município, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a formação de novas gerações mais conscientes.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Prefeitura de Naviraí esclarece fatos inverídicos a denúncia feita ao MP e reforça compromisso com a transparência

0

A Prefeitura Municipal de Naviraí, reafirmando seu compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e a valorização de seus servidores, vem a público prestar esclarecimentos acerca de matéria veiculada em um órgão de imprensa da capital, repercutida por um site de notícias local, sobre um inquérito civil conduzido pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Naviraí.

A fim de evitar a propagação de desinformação, a Administração Municipal esclarece os seguintes pontos:

1º – Garantia do salário mínimo: É fundamental tranquilizar nossos servidores e a população de que nenhum trabalhador do município recebe remuneração inferior ao salário mínimo nacional estabelecido. Historicamente, categorias fundamentais para o nosso município, como auxiliares de serviços diversos, vigias, zeladores e operadores de serviços públicos, possuíam um vencimento-base fixado em R$ 1.482,68. Para garantir a estrita obediência à Constituição, a Prefeitura sempre efetuou o pagamento de um “complemento ao salário mínimo” no valor de R$ 35,32 aos ocupantes desses cargos.

2º – Correção estrutural responsável: Reconhecendo a necessidade de uma correção estrutural e não apenas compensatória, a atual gestão enviou ao legislativo, sendo aprovada com ampla maioria, com apenas um voto contrário, a Lei Complementar n. 296, de 19 de dezembro de 2025. A nova legislação estabelece que os servidores do poder executivo municipal passem a contar com um novo vencimento básico no valor de R$ 1.621,00.

3º – Respeito à LRF e à Constituição: A aplicação dos novos vencimentos de R$ 1.621,00 foi condicionada, no texto da referida Lei, à estrita observância da disponibilidade orçamentária e financeira, bem como aos limites de despesa com pessoal fixados na Lei de Responsabilidade Fiscal. O Artigo 169 da Constituição Federal é claro ao determinar que a concessão de qualquer aumento de remuneração só pode ocorrer se houver prévia dotação orçamentária suficiente.

4º – Defesa das contas públicas: Prometer aumentos imediatos sem o lastro financeiro correspondente configura grave irresponsabilidade administrativa, sujeita a penalidades severas, incluindo a suspensão de repasses de verbas federais e estaduais ao Município. Por esta razão técnica e de proteção à cidade, emendas que propunham a aplicação financeira imediata, sem o devido planejamento, foram rejeitadas de forma responsável pelo plenário da Câmara de Vereadores.

A transição da Notícia de Fato para Inquérito Civil é encarada pela Administração como uma oportunidade legal para demonstrar ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul que a Prefeitura já tomou as medidas legislativas corretivas e está conduzindo a adequação orçamentária com o máximo rigor técnico.

A Prefeitura de Naviraí continuará trabalhando para garantir os direitos dos seus servidores com total responsabilidade em relação ao dinheiro público, mantendo-se sempre à disposição das autoridades e da sociedade para quaisquer esclarecimentos.

NAVIRAÍ, 25 DE FEVEREIRO DE 2026

Prefeitura Municipal de Naviraí