15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 185

Colheita da soja avança em Mato Grosso do Sul e já alcança 27,7% da área acompanhada

0
Foto: arquivo Aprosoja/MS

O levantamento realizado pelo Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, aponta que até 20 de fevereiro, a colheita da soja safra 2025/2026 alcançou 27,7% da área acompanhada em Mato Grosso do Sul, o equivalente a aproximadamente 1,3 milhão de hectares já colhidos. Paralelamente, o plantio do milho segunda safra alcançou 30,5% da área estimada, totalizando cerca de 673 mil hectares.

De acordo com o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena, o avanço das operações está dentro da dinâmica esperada para o período, apesar dos impactos climáticos registrados em algumas regiões. “A colheita da soja e o plantio do milho segunda safra seguem avançando em Mato Grosso do Sul conforme a evolução das operações no campo. O ritmo está diretamente relacionado às condições climáticas e à maturação das lavouras, que variam entre as regiões acompanhadas pelo Projeto SIGA-MS”.

Região Sul apresenta maior avanço na colheita da soja

Entre as regiões acompanhadas, a Região Sul lidera o avanço da colheita, com média de 33,5% da área já colhida. Na sequência, aparecem a Região Centro, com 21,0%, e a Região Norte, com 15,0%. 

 “As condições climáticas influenciaram diretamente o desenvolvimento das lavouras e o andamento da colheita. Mesmo com períodos de estiagem em algumas localidades, as operações seguem em andamento conforme as condições permitem”, explica.

Plantio do milho segunda safra chega a 30,5% no Estado

O plantio do milho segunda safra também avança em Mato Grosso do Sul, alcançando média estadual de 30,5% da área prevista. A Região Norte apresenta o maior percentual de semeadura, com 32,6%, seguida pela Região Sul, com 30,7%, e pela Região Centro, com 28,6%. 

“O plantio do milho ocorre conforme a liberação das áreas colhidas de soja, respeitando a janela recomendada para reduzir riscos climáticos e garantir melhor potencial produtivo”.

A estimativa é que a segunda safra de milho ocupe aproximadamente 2,206 milhões de hectares no estado, com produtividade média esperada de 84,2 sacas por hectare e produção total projetada em 11,139 milhões de toneladas.

O Projeto SIGA-MS realiza o acompanhamento contínuo das lavouras em Mato Grosso do Sul, com coleta de informações junto a produtores, consultores e sindicatos rurais, avaliando o desenvolvimento das culturas e o andamento das operações agrícolas em todas as regiões produtoras. 

O Boletim completo pode ser acessado aqui

Fonte: Crislaine Oliveira (Comunicação Aprosoja/MS)

CNU 2025: nova lista abre segunda chamada para vagas remanescentes

0
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou nesta sexta-feira a atualização das listas de classificação da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025). Com a retirada dos candidatos que não manifestaram desejo de continuar no processo, um novo grupo foi convocado para a segunda rodada de confirmação de interesse nas vagas imediatas.

A lista dos novos convocados está publicada no Diário Oficial da União e não traz os nomes dos candidatos. Para consultar é necessário o número de inscrição para cada cargo e especialidade.

Também constam na publicação a nota final ponderada do candidato, a ordem de classificação na ampla concorrência ou modalidades de reserva de vagas (pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas e quilombolas) e a situação no cargo, ou seja, se o candidato foi aprovado em vaga imediata, por conversão, em cadastro reserva ou para a lista de espera.

Interesse

O prazo para confirmação de interesse pelos novos convocados começa neste sábado (28) e vai até o dia 2 de março. No dia 6 de março haverá nova atualização e, caso necessário, uma terceira convocação de manifestação de interesse terá início, com prazo para confirmação entre 7 e 9 de março.

A confirmação deve ser realizada na área do candidato, no site da Fundação Getúlio Vargas, para o cargo em que constar a classificação em vaga imediata. Quando não há confirmação, o candidato é eliminado do processo de concorrência ao cargo para o qual foi convocado e também dos de menor preferência, mas segue concorrendo aos cargos de maior preferência.

As listas definitivas de classificação em vagas imediatas e cadastro reserva estão previstas para publicação em 16 de março.

Segunda edição

Com a oferta de 3.652 vagas em 32 órgãos federais, a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado teve 761.528 inscritos em 4.951 municípios. As provas foram aplicadas em outubro e dezembro de 2025, para nove blocos temáticos, nos quais foram distribuídas 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário.  

Fonte: Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil

Prévia da inflação de fevereiro atinge 0,84%, diz IBGE

0
© MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

A prévia da inflação oficial de fevereiro ficou em 0,84%, o que representa avanço em relação ao mês anterior, quando ficou em 0,20%. O maior impacto (0,32 p.p.) no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) partiu do grupo educação, que teve alta de 5,20%. A explicação está nos reajustes no início do ano letivo que ocorreram nas mensalidades de escolas e cursos.

Outro grupo que influenciou o indicador foi o de transportes, com elevação de 1,72%. Neste caso, o peso no índice ficou em 0,35 p.p. (ponto percentual). Os demais grupos oscilaram entre -0,42% de vestuário e 0,67% de saúde e cuidados pessoais.

A alta acumulada do IPCA-15 no ano é de 1,04%, enquanto nos últimos 12 meses foi de 4,10%. O resultado é menor do que os 4,50% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Os dados do IPCA-15 de fevereiro, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam ainda que no grupo saúde e cuidados pessoais a alta ficou em 0,67% e impacto de 0,09 p.p, com destaques para os avanços em artigos de higiene pessoal (0,91%) e do plano de saúde (0,49%).

No grupo alimentação e bebidas, que subiu 0,20% com impacto de 0,04 p.p., a alimentação no domicílio avançou 0,09% em fevereiro, que representa recuo em relação a janeiro, quando marcou 0,21%. Conforme o indicador, as principais variações positivas ficaram com o tomate (10,09%) e as carnes (0,76%).

Nas queda de percentual, os destaques foram o arroz (-2,47%), o frango em pedaços (-1,55%) e as frutas (-1,33%).

“A alimentação fora do domicílio registrou maior variação que no domicílio: 0,46%, com as altas da refeição (0,62%) e do lanche (0,28%)”, informou o IBGE.

Após cair 0,26% em janeiro, o grupo habitação teve alta de 0,06% em fevereiro. Os resultados da taxa de água e esgoto (1,97%) e do aluguel residencial (0,32%) foram destaques.

Em sentido contrário, a energia elétrica residencial caiu 1,37% e foi o subitem com o maior impacto negativo no indicador (0,06 p.p.). O motivo foi a ocorrência no período de bandeira tarifária verde, que é sem custo adicional para os consumidores. “A taxa de água e esgoto teve alta de 1,97%, enquanto o subitem gás encanado registrou queda de 0,71% nas tarifas”, informou o IBGE.

Indicadores regionais

Nos índices regionais, São Paulo teve a maior variação (1,09%). A explicação está nas elevações dos subitens passagens aéreas (16,92%) e nos cursos regulares (6,34%), com destaque para o ensino fundamental (8,32%). A menor variação ficou em Recife (0,35%). O motivo foram as quedas no transporte por aplicativo (-10,34%) e na energia elétrica residencial (-2,32%).

De acordo com o IBGE, para o cálculo do IPCA-15 de fevereiro, foram analisados os preços coletados no período de 15 de janeiro de 2026 a 12 de fevereiro de 2026 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 13 de dezembro de 2025 a 14 de janeiro de 2026 (base).

“O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia”, diz o levantamento.

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. A próxima divulgação do IPCA-15, referente a março, será em 26 do mesmo mês.

Fonte: Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

Coronel David diz que governo federal é um fracasso e convoca população para o Fora Lula neste domingo

0
Foto: Assessoria

O deputado estadual Coronel David (PL) realiza mobilização preparatória com sua equipe e apoiadores para o ato marcado no próximo domingo, em Campo Grande. Nesta semana já houve adesivaço nas ruas do centro da Capital para convocar a população a participar do movimento nacional “Acorda Brasil”, cuja pauta inclui críticas ao governo Lula e a defesa do avanço de pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em Mato Grosso do Sul, Coronel David diz que o movimento é uma reação ao que classifica como “perseguição política, censura às redes sociais e aumento da carga tributária sobre o cidadão comum”.

O deputado gravou vídeo ao lado de seus apoiadores, reforçando o tom do protesto. “Anistia aos presos políticos, fim da perseguição a Jair Bolsonaro e fora Lula, fora Moraes, fora Toffoli”, afirmou David, ao sustentar que o país vive um ambiente de insegurança jurídica e desequilíbrio institucional.

Aliados do parlamentar afirmam que a mobilização tem como objetivo canalizar a insatisfação popular diante da condução do país pelo governo federal, além de pressionar o Congresso Nacional a apreciar os pedidos de impeachment já protocolados contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

A manifestação está marcada para o dia 1º de março, às 9 horas, em frente a Praça do Rádio Clube. A expectativa dos organizadores é reunir apoiadores, lideranças conservadoras e famílias que compartilham das críticas ao governo federal e ao Supremo.

“Apostamos na mobilização popular como instrumento de influência no debate nacional. O alcance e os desdobramentos do ato indicarão não apenas o grau de adesão da população, mas também o peso que a oposição sul-mato-grossense pretende exercer no cenário político que se desenha para os próximos meses”, destacou Coronel David.

Fonte: Assessoria Cel. David

Servidores estaduais de MS recebem salário de fevereiro na terça-feira

0
(Foto: Freepik/Acesso Público)

Mais de 86 mil servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul, entre ativos e aposentados, já têm data para receber o salário de fevereiro: o pagamento será feito na próxima terça-feira (3).

A informação foi divulgada pelo Sindifiscal (Sindicato dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul). Segundo a diretoria executiva da entidade, os valores estarão disponíveis para saque na data prevista, contemplando trabalhadores em exercício e inativos.

De acordo com o sindicato, o governo estadual mantém a política de quitar os vencimentos antes do quinto dia útil de cada mês, prazo máximo estabelecido em lei. A medida, conforme a entidade, reforça o compromisso com a regularidade da folha salarial.

A folha de pagamento mensal gira em torno de R$ 400 milhões. O montante injeta recursos na economia local e contribui para a previsibilidade financeira das famílias que dependem dos vencimentos do funcionalismo público estadual.

Fonte: EnfoqueMS

Brasil ficará sem ver o eclipse lunar total de 3 de março

0
Fotos: Divulgação

pós proporcionar ao Brasil um eclipse total visível em 14 de março de 2025, a Lua o privará desse espetáculo até 2029, pois, no eclipse desta terça-feira, 3 de março, o país ficará sem observar a fase em que a Lua fica completamente imersa na sombra escura da Terra. 

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI)Dra. Josina Nascimento, “todo eclipse total da Lua passa pelas fases penumbral, parcial, total, parcial e penumbral, nesta ordem. O eclipse penumbral ocorre quando a Lua vai entrando na sombra mais clara da Terra (a penumbra) e quando está totalmente nesta sombra. Durante o eclipse penumbral nós olhamos para a Lua e não percebemos diferença em seu brilho. Depois, a Lua começa a entrar na sombra escura da Terra (a umbra) e aí tem início o eclipse parcial, quando percebemos que a Lua vai ficando cada vez mais escura, em formato de mordidinha. Quando a Lua entra completamente na umbra, ocorre o eclipse total. E depois do eclipse total temos novo eclipse parcial e novo eclipse penumbral. Este eclipse de 3 de março será visto no Brasil somente como penumbral e parcial, perto do horário do nascer do Sol. A Lua estará portanto, próxima do horizonte oeste. Quando a Lua estiver totalmente eclipsada, ela já vai estar embaixo do horizonte aqui para nós no Brasil. Então, o Brasil não vai ver o eclipse total”.

Figura 1: todas as fases do eclipse lunar. Foto: Nasa.
Figura 1: todas as fases do eclipse lunar. Foto: Nasa.

Assim, às 5h44 (horário de Brasília) começa o eclipse penumbral. Nessa fase, a Lua começa a entrar na penumbra da Terra, e ainda não há diferença no brilho. Já às 6h50 se inicia o eclipse parcial, quando a sombra mais escura começa a cobrir o disco lunar. Por fim, a fase total ocorrerá das 8h04 às 9h02, mas nesse horário a Lua já terá se posto em todo território brasileiro.

Como o fenômeno acontece no início da manhã, a Lua estará a oeste já quase se pondo. 

A figura 2 (abaixo) mostra a visibilidade do eclipse de acordo com a localização. Quem está na faixa branca (extremo leste do Brasil) não verá o eclipse. A faixa seguinte, lilás mais claro, ilustra as localidades brasileiras que verão somente o eclipse penumbral. E, a terceira faixa sobre o Brasil, lilás mais escuro, vai ver o eclipse parcial. Quanto mais a oeste for a localização, maior a porcentagem do encobrimento do disco lunar.

Figura 2: a visibilidade do eclipse de acordo com a localização. Fonte: Time and Date.
Figura 2: a visibilidade do eclipse de acordo com a localização. Fonte: Time and Date.

No extremo oeste do Brasil, a Lua chegará a cerca de 96% de obscurecimento, percentual muito próximo da totalidade, mas ainda assim não caracterizado como um eclipse total visível. 

Em outras partes do mundo, especialmente nas regiões localizadas em faixas mais a oeste do continente americano, será possível acompanhar a totalidade por mais tempo. Algumas localidades verão o eclipse total do começo ao fim, enquanto outras observarão apenas parte dessa fase.

A Dra. Josina também lembra que os próximos eclipses da Lua  não trarão, para o público brasileiro, um espetáculo semelhante ao de 2025. “Ainda neste ano de 2026 haverá um eclipse parcial da Lua na noite de 27 para 28 de agosto que será visível em todo Brasil. Esse eclipse será somente parcial, mas será quase total, pois 93% da Lua vai entrar na sombra escura da Terra (nós chamamos essa porcentagem de magnitude do eclipse).  Ou seja, nós veremos a Lua quase totalmente encoberta, mas não será um eclipse total. Em 2027 vão ocorrer 3 eclipses da Lua e todos os 3 serão apenas do tipo Penumbral. Em 2028 teremos 2 eclipses parciais, sendo um deles visível em todo Brasil, mas somente com menos de 3% de magnitude e o segundo visível em parte do Brasil e com magnitude menor que 33%. Haverá também um eclipse total da Lua, mas que não será visível no Brasil em nenhuma de suas fases. Somente na noite de 25 para 26 de junho de 2029 é que o Brasil terá um eclipse total da Lua semelhante ao inesquecível 14 de março, com todas as fases visíveis em todo o Brasil.”

Fonte: Assessoria Observatório Nacional

Motorista bêbado bate em viatura da Polícia Civil em Campo Grande

0
Motorista embriagado destrói frente do carro ao bater em viatura — Foto: Ingrid Rocha/ TV Morena

Um motorista embriagado bateu o carro contra uma viatura da Polícia Civil na madrugada desta sexta-feira (27), na Avenida Manoel da Costa Lima, em Campo Grande. O acidente aconteceu por volta das 4h28.

De acordo com a polícia, uma equipe do GOI (Grupo de Operações e Investigações) fazia rondas na região quando flagrou um homem furtando fios. Os policiais pararam a viatura para registrar a ocorrência e conduzir o suspeito.

Enquanto a equipe estava estacionada, um carro que seguia pela mesma avenida acabou colidindo na viatura. Com o impacto, a parte da frente do veículo do motorista ficou destruída. Não há informações sobre os danos na viatura da Polícia Civil.

O motorista fez o teste do bafômetro, que apontou 0,88 miligrama de álcool por litro de ar expelido, índice considerado crime de trânsito. Segundo os policiais, ele apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi preso.

A passageira também estaria embriagada, conforme a polícia. Ainda de acordo com a ocorrência, os dois estavam sem cinto de segurança e havia garrafas de bebida alcoólica dentro do carro.

Após a batida, a passageira passou mal e precisou ser atendida por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O trecho da avenida precisou ser interditado temporariamente para o atendimento da ocorrência e retirada dos veículos. O caso será investigado.

Fonte: Mirian Machado, Ingrid Rocha, g1 MS e TV Morena

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda de fevereiro

0
© MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Cerca de 205 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão acertar as contas com o Leão. Nesta sexta-feira (27), a Receita Federal paga o lote da malha fina de fevereiro, que também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 204.824 contribuintes receberão R$ 578,97 milhões. Desse total, R$ 337,69 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 127.585 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 39.290 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 17.318 contribuintes sem prioridade;
  • 10.735 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 6.632 contribuintes acima de 80 anos;
  • 3.264 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

A consulta está disponível desde o último dia 20 na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Pagamento

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Novo modelo de estágio reforça diretrizes de inovação na gestão pública estadual

0
Foto: Bruno Rezende/arquivo

Com a publicação de Resolução no Diário Oficial do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul instituiu um novo modelo para o Programa de Estágio da Administração Pública Estadual, incorporando diretrizes voltadas à inovação, eficiência administrativa e práticas de governança. A medida redefine a execução do estágio no âmbito do Poder Executivo e estabelece as competências dos órgãos responsáveis pela gestão do programa.

Entre as atribuições previstas, a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV) passa a ser responsável por identificar e consolidar a demanda por estagiários junto aos órgãos e entidades da administração estadual, além de definir as condições para a alocação dos estudantes selecionados, observando a compatibilidade entre as atividades desenvolvidas e os objetivos institucionais.

O programa mantém caráter educacional e técnico, com a finalidade de proporcionar experiência prática supervisionada aos estudantes, integrando formação acadêmica e atuação no serviço público. A regulamentação também prevê a incorporação de diretrizes relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) nas atividades desenvolvidas.

A seleção dos estagiários será realizada por processo seletivo público, coordenado pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (ESCOLAGOV), com critérios como desempenho acadêmico e compatibilidade entre curso e área de atuação. A jornada será de cinco horas diárias, divididas entre atividades práticas nos órgãos concedentes e capacitação teórica.

A coordenação geral do programa cabe à Secretaria de Estado de Administração (SAD). A Secretaria de Estado de Educação (SED) responde pelo alinhamento pedagógico e acompanhamento educacional. Já a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul atuará exclusivamente nos casos de estágios vinculados a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, sendo responsável pelos pagamentos nesses casos específicos.

As Instituições de Ensino Superior interessadas deverão se credenciar por meio de sistema eletrônico disponibilizado pela SAD. O credenciamento terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado.

A nova regulamentação, publicada na quarta-feira (25), também define direitos e deveres dos estagiários, regras de acompanhamento, hipóteses de remanejamento e critérios para desligamento.

Fonte: Elaine Paes, Comunicação Segov

O que vem depois do Arrebatamento? – Por Eloir Vieira

0

“E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer” (Ap 6.2).

Conforme a visão pré-tribulacionista, em que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação, o que vem depois do arrebatamento é a apostasia e a manifestação do anticristo, que governará o mundo por sete anos. Só depois virá Jesus com seus santos anjos: “Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” (2ªTs 2.3).

Apostasia significa abandono da fé, renúncia da religião! Fato que já está acontecendo gradativamente em grande escala. Mas enquanto a igreja estiver aqui, há fé na terra!

A apostasia chegará ao seu ápice com o sumiço da igreja no arrebatamento: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora” (1ªJo 2.18).

Assim que a igreja for arrebatada, a apostasia chegará ao seu ponto máximo: “E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (2ªTs 2.6-8).

A Bíblia não dá nome de quem será o anticristo, mas revela quais são as suas características e personalidades; e como vai estar o mundo sob seu governo! Portanto, o nome dele não é relevante, mas, o que ele vai fazer, isso é importante sabermos; e as profecias e revelações nos dão a possibilidade de o identificarmos quando se manifestar.

Na profecia das 70 semanas, o profeta Daniel o chamou de príncipe: “E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações” (Dn 9.26). Sabemos que o tal príncipe ainda não veio! Nas profecias, um dia é um ano; uma semana são sete anos.

O povo do príncipe já veio, trata-se do exército do general Tito do Império Romano, que destruiu Jerusalém no ano 70 d.C. Quando o príncipe vier, fará um acordo de paz nas guerras por sete anos; na metade desse tempo quebrará o tratado: “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador” (Dn 9.27).

Essa profecia ainda não se cumpriu. Em Apocalipse ele é chamado de a besta que sobe do mar: “E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia” (Ap 13.1). Besta é a personalidade do anticristo; um ser tirano, sem escrúpulos pois vem com poder de Satanás! Mar, significa povos, e multidões, e nações, e línguas (Ap 17.15). Cabeças, são países; chifres, poder; diadema: autoridade. A Paz!

Em Sete Quedas, trabalhadores da reciclagem recebem atendimento em Saúde

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Sete Quedas segue avançando quando o assunto é cuidado com as pessoas.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, promoveu uma importante ação voltada à saúde dos trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem Recicla Sete Quedas.

A iniciativa garantiu a realização de testes rápidos, eletrocardiograma, atualização da carteira de vacinação, consultas médicas e ainda a solicitação de exames laboratoriais. Um verdadeiro mutirão de cuidado, pensado para facilitar o acesso e fortalecer a prevenção.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde preventiva, especialmente para aqueles que desempenham um papel fundamental na cidade, como os trabalhadores da reciclagem, que contribuem diariamente para a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

O prefeito de Sete Quedas destacou a importância de olhar com atenção para quem ajuda a construir o município todos os dias:

“Cuidar da saúde do trabalhador é uma forma de reconhecer o valor de cada pessoa que contribui para o desenvolvimento da nossa cidade. Essas mulheres e homens acordam cedo, enfrentam desafios e prestam um serviço essencial à comunidade. Levar saúde até eles é garantir dignidade, prevenção e respeito. Nosso compromisso é estar presente, cuidando de gente.”

A Prefeitura reforça que ações como essa fazem parte de um planejamento contínuo, que prioriza a prevenção e amplia o acesso aos serviços de saúde, fortalecendo uma gestão humanizada, próxima da população e atenta às necessidades reais da comunidade.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Com aporte maior do governo, deficit da previdência de MS cai pela metade

0
Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul é responsável pela gestão dos benefícios dos aposentados - Gerson Oliveira / Correio do Estado

O deficit da previdência dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul caiu pela metade, indicam números do governo do Estado e do Tesouro Nacional referentes à execução orçamentária de 2025.

O deficit, que em 2024 foi de R$ 1,84 bilhão, ficou em R$ 958 milhões no ano passado, uma queda de 48%.

O número, contudo, pode não significar menos aportes do governo no Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS), uma vez que 2025 foi o primeiro ano do plano para amortizar e equacionar o deficit da previdência estadual, aprovado no fim de 2024.

A lei que prevê zerar o deficit da previdência até 2046 determinava que o governo aportasse, no ano passado, R$ 14,4 milhões por mês no sistema previdenciário, totalizando R$ 172,9 milhões ao ano.

Esses aportes, contudo, não interferem em outras obrigações legais, como as contribuições patronais. Essas contribuições, inclusive, também são responsáveis pela redução do deficit.

O ano de 2025 foi o primeiro em que o estado de Mato Grosso do Sul passou a contribuir com 28% sobre o valor do salário ou benefício do servidor. Até 2024, essa contribuição era de até 25%.

A lei, que começou a produzir efeitos no ano passado, manteve a contribuição de 14% dos servidores da ativa e também dos inativos. À época, apenas os servidores que recebiam benefício de um salário mínimo ou que tinham doenças graves ficaram livres do desconto de 14%.

No ano passado, a contribuição dos servidores, em atividade ou não, representou aproximadamente um terço das despesas. As contribuições dos segurados atingiram R$ 1,04 bilhão, já as contribuições patronais somaram R$ 2,26 bilhões ao longo do ano.

O RPPS ainda contou com outras receitas menores, como R$ 24 milhões em receitas patrimoniais e mais R$ 188 milhões em “outras receitas”, rubrica na qual aparecem os R$ 158,5 milhões aportados pelo governo para amortização do deficit atuarial, apesar de a lei prever que o valor atingisse R$ 172,9 milhões.

Enquanto as receitas somaram R$ 3,36 bilhões, as despesas alcançaram R$ 4,32 bilhões até dezembro, resultando no deficit de R$ 958,1 milhões. O valor foi inferior, inclusive, à previsão orçamentária para 2025, que estimava rombo de R$ 1,1 bilhão no período.

As aposentadorias representaram a maior parte das despesas: R$ 3,97 bilhões. As pensões somaram outros R$ 748 milhões. Na rubrica “outras despesas”, houve ainda gastos de R$ 28 milhões.

Ranking

O deficit da previdência de Mato Grosso do Sul é o segundo maior do Brasil, inferior apenas ao do Rio Grande do Norte, cujo rombo nas contas, no ano passado, foi de R$ 2 bilhões.

O critério considera que Mato Grosso do Sul não tem a previdência segregada, como tinha até 2017. Naquele ano, o governo estadual, na gestão de Reinaldo Azambuja, sacou os R$ 377 milhões que estavam na conta segregada – valores recolhidos dos servidores que ingressaram no início da década até a data do saque.

Estados como o Paraná, por exemplo, têm rombo de R$ 6,6 bilhões no fundo em repartição, mas contam com R$ 1,1 bilhão em um fundo de capitalização. Outras unidades da Federação, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, também mantêm dois fundos.

Mais prazo

O governo de Mato Grosso do Sul, atualmente, tem um plano para zerar o deficit da previdência em 2046, conforme lei aprovada em novembro de 2024 e que passou a produzir efeitos em 2025.

Para zerar o deficit, o governo vai precisar fazer aportes suplementares na previdência que vão além de suas obrigações patronais. Para este ano, está prevista a realização de um aporte de R$ 265,2 milhões. No próximo ano, a expectativa é de que o aporte seja de R$ 408 milhões.

Os aportes só seriam concluídos em 2046. Até lá, a partir de 2028, o governo colocaria o mesmo valor de R$ 645 milhões todos os anos.

A Brasilis Consultoria, porém, empresa contratada pela Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) para auditar a previdência do Estado, passou a sugerir um prazo mais elástico para zerar o deficit.

A nova proposta faria a previdência zerar o rombo 19 anos mais tarde, em 2065. Basicamente, ela prevê a redução dos aportes anuais, começando já neste ano, em que o aporte do governo de Mato Grosso do Sul na previdência cairia de R$ 265 milhões para R$ 206 milhões, medida que daria alívio ao caixa do governo.

No próximo ano, o aporte anual cairia de R$ 408 milhões para R$ 318 milhões, em 2028, R$ 460 milhões, em 2029, e, a partir de 2030, R$ 490,3 milhões por ano até 2065.

Para passar esse novo calendário mais elástico, o governo precisa mandar um projeto de lei para Assembleia Legislativa. 

Fonte: Eduardo Miranda/Correio do Estado

Em novo sorteio, consumidores de MS concorrem prêmio de R$ 300 mil no sábado

0
(Foto: Gov MS)

CPF na nota pode virar prêmio de até R$ 300 mil em Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado realiza neste sábado (28) mais um sorteio do programa Nota MS Premiada, voltado a consumidores que pediram a inclusão do CPF nas compras feitas em janeiro.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz), a iniciativa vai distribuir R$ 300 mil. Do total, R$ 100 mil serão divididos entre os participantes que acertarem seis dezenas e R$ 200 mil entre aqueles que fizerem a quina.

O sorteio utiliza as mesmas dezenas do último concurso mensal da Caixa Econômica Federal para a Mega-Sena. Cada nota fiscal com CPF gera automaticamente oito dezenas para concorrer no sorteio do mês seguinte à compra.

A participação é automática para quem solicita a inclusão do CPF na nota fiscal. Não é necessário guardar os cupons. A lista com os CPFs dos ganhadores é divulgada no site oficial do programa até o terceiro dia útil após o sorteio.

A Sefaz não entra em contato direto com os contemplados. Para saber se foi premiado, o consumidor deve acessar o portal da Nota MS Premiada e informar o CPF no campo indicado.

Como receber o prêmio

Após conferir que foi sorteado, o ganhador precisa se cadastrar no site do programa e informar uma conta bancária para depósito. O CPF cadastrado deve ser o mesmo vinculado à conta indicada — não é permitido utilizar conta de terceiros.

O cadastro deve ser feito até o dia 15 do mês seguinte ao sorteio para que o pagamento seja realizado até o dia 20. Caso o registro e a validação ocorram a partir do dia 16, o valor será pago até o dia 5 do mês seguinte.

Os prêmios ficam disponíveis para resgate por até 90 dias após o 15º dia do mês subsequente ao sorteio. Depois desse prazo, os valores são cancelados e não podem mais ser retirados.

Criado para incentivar a cidadania fiscal e o pedido do CPF nas compras, o programa distribui mensalmente R$ 300 mil a consumidores que acertam cinco ou seis números no sorteio vinculado à Mega-Sena. 

Calendário Nota MS Premiada 2026

Período de ApuraçãoData do Sorteio da Mega-Sena
Janeiro28 de Fevereiro de 2026
Fevereiro31 de Março de 2026
Março30 de Abril de 2026
Abril30 de Maio de 2026
Maio30 de Junho de 2026
Junho30 de Julho de 2026
Julho29 de Agosto de 2026
Agosto29 de Setembro de 2026
Setembro31 de Outubro de 2026
Outubro28 de Novembro de 2026
Novembro31 de Dezembro de 2026
Dezembro30 de Janeiro de 2027

Fonte: EnfoqueMS

MEC anuncia construção de 117 escolas indígenas

0
© PREFEITURA DE MARICÁ/FERNANDO SILVA

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (26) a construção de 117 escolas indígenas no país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita à comunidade indígena Sahu-Apé, no Amazonas.

“A gente sabe que o país ainda é muito desigual, e não é diferente na educação. O Brasil ainda tem uma dívida muito grande com os povos originários, com os povos indígenas. Serão 117 escolas que irão garantir todas as condições de uma escola digna, de qualidade, uma escola onde os estudantes possam brincar na hora do recreio”, destacou.

De acordo com a pasta, a iniciativa, que contará com investimento de R$ 785 milhões, faz parte do Eixo Educação, Ciência e Tecnologia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que passou a contemplar a construção e ampliação de escolas indígenas em 2026.

Segundo o ministério, os espaços educativos que serão construídos vão respeitar a identidade cultural, os modos de vida e a organização territorial dos povos originários e comunidades tradicionais.

A iniciativa irá beneficiar 17 estados. Amazonas, Roraima e Amapá receberão o maior número de escolas, 27, 23 e 17, respectivamente. Também vão ser beneficiados os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.

De acordo com o ministério, a escolha dos locais seguiu critérios técnicos, territoriais e populacionais.

“A formalização das propostas foi realizada por meio do sistema TransfereGov, pelos chefes do poder Executivo estadual, com análise técnica preliminar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e operacionalização pela Caixa Econômica Federal”, disse a pasta, em nota.

Fonte: Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil

Chuvas fortes deixam 64 mortos em Juiz de Fora e Ubá (MG)

0
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

Os deslizamentos e enchentes causados pelas fortes chuvas que atingem a Zona da Mata Mineira desde segunda-feira (23) deixaram 64 mortos, dos quais 58 em Juiz de Fora e seis em Ubá, informou o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) na manhã desta sexta-feira (27).

Ainda existem três desaparecidos em Juiz de Fora e dois em Ubá.

Em Juiz de Fora, os bombeiros estão mobilizados em três frentes de trabalho: bairros Paineiras, JK (Comunidade Parque Burnier) e Linhares. Nesta quinta-feira (26), houve um novo deslizamento, que atingiu três casas, no Bairro Bom Clima, em Juiz de Fora, com o registro de uma vítima desaparecida.

Segundo a prefeitura de Juiz de Fora, há cerca de 4,2 mil desabrigados e desalojados e foram registradas 1.696 ocorrências pela Defesa Civil desde a última segunda-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo para chuvas intensas até às 23h59 desta sexta-feira na zona da mata, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Permanece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Fonte: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até esta sexta

0
© MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

As empresas e instituições financeiras têm até esta sexta-feira (27) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2026 (ano-base 2025), cujo prazo de entrega está previsto para começar em 16 de março.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar os dados por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/ ou no aplicativo SouGov.br .

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Comprovantes na internet

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

Novo prazo

Desde 2023, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda mudou. O documento poderá ser enviado de 15 de março a 31 de maio, ou nos dias úteis mais próximos a essas datas. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Segundo a Receita Federal, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chega à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, que proporciona mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só é fornecido na metade de março.

Atraso e erros

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou de divergência de dados, é necessário pedir um novo documento corrigido.

Se não receber os dados certos antes do fim de maio, dia final de entrega da declaração, o contribuinte não precisa perder o prazo e ser multado. É possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Delas Day: Painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” evidencia a força das mulheres indígenas e quilombolas

0
Fotos: Chico Ribeiro

Consolidado como o maior evento feminino de Mato Grosso do Sul, o Delas Day 2026 trouxe ao longo dois dias em Campo Grande, uma programação com relatos autênticos de transformação. Trajetórias marcadas pela coragem ganharam evidência com a superação e o protagonismo feminino nos territórios tradicionais de Mato Grosso do Sul. O painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” reuniu mulheres indígenas e quilombolas que mudaram suas vidas e dos lugares onde vivem, através do empreendedorismo.

Delas Day: Painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” evidencia a força das mulheres indígenas e quilombolas
Painel com mulheres indígenas reuniu participantes do que mudaram a vida através do empreendedorismo. (Foto: Chico Ribeiro)

Marinalva Vicente, indígena do povo Atikum, da Aldeia Cabeceira, no município de Nioaque, foi umas das participantes do Empretec Indígena, realizado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) e o Sebrae/MS, destacou que o aprendizado representou uma verdadeira virada de chave, e que mais do que técnicas de gestão, o curso fortaleceu a autoconfiança e a tomada de decisão.

“O Empretec foi um momento riquíssimo que a gente viveu, a gente aprendeu a nos valorizar e ver o tanto que a gente é capaz de fazer as coisas acontecerem. Fizemos o seminário e no final a gente viu o tamanho da importância. As vezes a gente pensa que não tem com o que trabalhar, mas tem, esse seminário abriu portas. Esse investimento do Governo do Estado foi muito importante para dentro das comunidades, porque fez a gente se incentivar e a ter a certeza que unindo forças tudo dá certo.”

Já no painel com as mulheres quilombolas, Vera Lúcia Rodrigues dos Santos que é uma liderança quilombola da comunidade Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, ressaltou, que empreender vai além da busca por sustento financeiro, trata-se de preservar saberes ancestrais, fortalecer a identidade coletiva e abrir caminhos para que as próximas gerações tenham mais oportunidades e autonomia dentro do próprio território.

Delas Day: Painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” evidencia a força das mulheres indígenas e quilombolas
Com o mesmo tema “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade”, mulheres quilombolas também compartilharam histórias inspiradoras. (Foto: Chico Ribeiro)
Delas Day: Painel “Nascer, Viver e Empreender na Comunidade” evidencia a força das mulheres indígenas e quilombolas

“Estar nesse painel é muito gratificante, porque a gente veio aqui falar da nossa história, e eu sempre falo nós, porque é nós. E eu estou aqui porque outras mulheres estão comigo, e falar da nossa história é dar visibilidade para o nosso território, nos fortalece, abre caminhos. Esse evento, esse painel da visibilidade para todos os quilombos do Mato Grosso do Sul. Empreender tem muitos, desafios, muitas dificuldades, mas não podemos desistir, porque se Dionísio e Luiza tivesses chegado e desistido nós não estaríamos ali, a nossa persistência é o que queremos deixar para o futuro.”

Empretec

Reconhecido internacionalmente, utiliza metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é considerado um dos principais programas de formação de empreendedores do mundo.

Com duração de 6 dias (60 horas), o seminário promove uma verdadeira imersão em autoconhecimento, desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras e construção de visão estratégica de negócios, por meio de atividades práticas e desafios intensivos.

A parceria entre o Governo do Estado, através da SEC com o Sebrae já realizou 06 edições do Empretec em comunidades indígenas e a 1 em comunidade quilombola, sendo essa o primeiro do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Jaqueline Hahn Tente, da Comunicação da Cidadania

Nova lei ambiental amplia efeitos penais

0
A LOC permite a regularização de atividades que operam sem licença - Foto: Divulgação

A nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental entrou em vigor no início de fevereiro após mais de duas décadas de debate legislativo e trouxe mudanças relevantes tanto para a organização do licenciamento quanto para a esfera penal. Em análise conjunta, Solange Cunha, sócia-coordenadora da área de Direito Ambiental e Mudanças Climáticas do Silveiro Advogados, Rafael Canterji, sócio-coordenador da área de Direito Penal Empresarial, e Ana Colombo, sócia da mesma área, avaliam que a criação da Licença de Operação Corretiva representa um dos pontos centrais da nova norma.

A LOC permite a regularização de atividades que operam sem licença, desde que atendidos requisitos como porte reduzido, potencial poluidor limitado e conhecimento prévio dos impactos. A solicitação espontânea e o cumprimento das obrigações podem extinguir a punibilidade do crime de funcionamento sem licença, com suspensão de processos e prazos prescricionais durante a vigência do termo de compromisso. Por outro lado, se a regularização for considerada inviável, o empreendedor permanece sujeito a sanções penais e administrativas, além da obrigação de reparar danos ambientais.

Os autores também destacam que a lei elevou as penas do artigo 60 e ampliou seus efeitos práticos, inclusive no prazo prescricional. Já a exclusão da modalidade culposa no crime de concessão irregular de licença passa a exigir comprovação de dolo, medida que aumenta a segurança institucional, mas pode gerar debates sobre a efetividade do controle penal.

“Nesse cenário, a simples retirada da modalidade culposa pode enfraquecer a responsabilização em situações graves de negligência ou imprudência. Apesar de a medida ter pontos positivos, isso reforça a importância de fortalecer os mecanismos de controle administrativo e civil, para evitar que condutas lesivas fiquem totalmente desamparadas de resposta jurídica”, conclui.

MEC anuncia construção de 117 escolas indígenas

0
Foto: Prefeitura de Maricá/Fernando Silva

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (26) a construção de 117 escolas indígenas no país. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita à comunidade indígena Sahu-Apé, no Amazonas.MEC anuncia construção de 117 escolas indígenasMEC anuncia construção de 117 escolas indígenas

“A gente sabe que o país ainda é muito desigual, e não é diferente na educação. O Brasil ainda tem uma dívida muito grande com os povos originários, com os povos indígenas. Serão 117 escolas que irão garantir todas as condições de uma escola digna, de qualidade, uma escola onde os estudantes possam brincar na hora do recreio”, destacou.

De acordo com a pasta, a iniciativa, que contará com investimento de R$ 785 milhões, faz parte do Eixo Educação, Ciência e Tecnologia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que passou a contemplar a construção e ampliação de escolas indígenas em 2026.

Segundo o ministério, os espaços educativos que serão construídos vão respeitar a identidade cultural, os modos de vida e a organização territorial dos povos originários e comunidades tradicionais.

A iniciativa irá beneficiar 17 estados. Amazonas, Roraima e Amapá receberão o maior número de escolas, 27, 23 e 17, respectivamente. Também vão ser beneficiados os estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.

De acordo com o ministério, a escolha dos locais seguiu critérios técnicos, territoriais e populacionais.

“A formalização das propostas foi realizada por meio do sistema TransfereGov, pelos chefes do poder Executivo estadual, com análise técnica preliminar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e operacionalização pela Caixa Econômica Federal”, disse a pasta, em nota.

Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família

0
Foto:: Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal conclui o pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família. Recebem nesta sexta-feira (27) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa FamíliaCaixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício subiu para R$ 690,01. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançou 18,84 milhões de famílias, com gasto de R$ 13 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário pode consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 171 cidades de oito estados receberam o pagamento no último dia 12, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 122 municípios do Rio Grande do Norte, que sofrem com a seca. Também foram beneficiadas cidades nos seguintes estados: Bahia (14), Paraná (12), Sergipe (11), Roraima (6), Amazonas (3), Piauí (2) e Santa Catarina (1).

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,51 milhões de famílias estiveram na regra de proteção em fevereiro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em 2025, o Calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Arte EBC