16.8 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 187

Inscrição de Demanda Habitacional e Atualização Cadastral Abertas até 30 de Março em Naviraí

0
As 60 unidades em construção no Interlagos I serão destinadas aos candidatos que realizarem ou atualizarem o cadastro até 31 de março (Foto: Roni Silva/PMN)

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Superintendência de Habitação Popular e Regularização Fundiária, realiza o ‘Cadastro de demanda habitacional e atualização cadastral’. A ação, que já pode ser feita, é o primeiro passo para os cidadãos que buscam realizar o sonho da casa própria por meio de programas habitacionais.

Os candidatos aptos concorrerão, em uma primeira etapa, às 60 unidades do Residencial Interlagos I, atualmente em execução pelo município com recursos do Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, e do Estado, por intermédio da Agehab. A data limite é 31 de março de 2026.

A Superintendência de Habitação chama a atenção para a importância de os interessados fazerem o cadastro o quanto antes e não deixarem para a última hora. Assim, não correrão o risco de perder a oportunidade e ficar de fora da seleção.

NAVIRAÍ Inscrição de Demanda Habitacional e Atualização Cadastral Abertas até 30 de Março 2026

Inscrição de Demanda Habitacional e Atualização Cadastral Abertas até 30 de Março em Naviraí

O cadastro é simples. Basta comparecer à Superintendência de Habitação Popular do município, na Avenida Weimar Torres, 10 – centro, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h. O procedimento também pode ser feito pelo site da Agehab, no endereço: www.agehab.ms.gov.br.

No ato de atualização ou cadastramento, o candidato deverá estar com os dados atualizados do Cadastro Único do Governo Federal nos últimos 24 meses, além de portar os documentos do titular, do cônjuge e a certidão de nascimento dos filhos, se houver.

Atualização cadastral – A Superintendência de Habitação reforça que as pessoas que já estão inscritas precisam efetuar a atualização cadastral, pois o sistema inseriu novos campos para atendimento aos critérios de seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida. O serviço está disponível de forma contínua.

Produtos personalizados: dicas para transformar artesanato em negócio

0
Créditos: SolStock/iStock

Os produtos personalizados deixaram de ser apenas um complemento no mercado artesanal e passaram a representar uma oportunidade concreta de renda para quem deseja empreender. A busca por exclusividade e identidade própria faz com que consumidores valorizem itens feitos sob medida, abrindo espaço para quem quer vender produtos personalizados de forma estruturada.

Segundo análises sobre comportamento de consumo e empreendedorismo, a personalização fortalece o vínculo entre marca e cliente. Ao oferecer algo único, o pequeno produtor consegue se diferenciar em um mercado competitivo e ampliar as chances de fidelização.

O que vender de personalizado para ganhar dinheiro?

A escolha do produto é o primeiro passo para lucrar. Entre os itens com maior procura, estão:

  • canecas e copos personalizados;
  • camisetas e moletons com estampas exclusivas;
  • papelaria customizada;
  • lembranças para eventos;
  • kits temáticos para datas comemorativas.

Relatórios do setor indicam que datas sazonais, como festas e formaturas, impulsionam a procura. Produtos personalizados voltados para nichos específicos tendem a apresentar maior potencial de venda.

Por que produtos personalizados vendem mais?

A principal razão é o valor emocional agregado. Ao personalizar um item, o cliente sente que participa da criação do produto. Esse envolvimento aumenta a disposição para pagar um valor superior, quando comparado a itens padronizados.

Estudos do setor apontam que a personalização reforça identidade e diferenciação. Isso explica por que empreendedores que investem em criatividade conseguem vender produtos personalizados com maior margem de lucro.

Como precificar produtos personalizados de forma correta?

A precificação deve considerar:

  • custo de matéria-prima;
  • tempo de produção;
  • despesas operacionais;
  • margem de lucro desejada.

Especialistas recomendam registrar todos os gastos para evitar subestimar o valor final. A personalização exige mais tempo e atenção aos detalhes, o que precisa ser refletido no preço.

Qual a importância da personalização de produtos no mercado?

A personalização permite atender demandas específicas e criar conexão com públicos variados. Pequenos negócios conseguem competir com grandes empresas ao apostar em nichos e produção sob encomenda.

Além disso, materiais versáteis ampliam as possibilidades criativas, e opções como EVA ajudam a personalizar cada pacote ou produto, por conta da sua versatilidade. Essa flexibilidade favorece a criação de peças diferenciadas, sem elevar excessivamente os custos.

Ideias de produtos artesanais personalizados para vender

Entre as alternativas que apresentam boa aceitação, estão:

  • kits corporativos personalizados;
  • itens decorativos com nomes ou datas;
  • produtos infantis customizados;
  • embalagens temáticas para presentes.

A diversificação amplia o alcance e reduz riscos de sazonalidade.

Passo a passo para começar a vender produtos personalizados

  1. Definir nicho e público-alvo
  2. Escolher materiais e fornecedores
  3. Calcular custos e margem
  4. Criar portfólio inicial
  5. Testar aceitação no mercado

O planejamento estruturado reduz erros e facilita ajustes conforme a demanda cresce.

Como fazer marketing para produtos personalizados?

A divulgação é essencial para consolidar o negócio. Redes sociais permitem mostrar bastidores e processos de criação, aproximando cliente e produtor. Fotos de qualidade e depoimentos ajudam a reforçar a credibilidade.

Participar de feiras e eventos locais também amplia a visibilidade e fortalece a rede de contatos. O empreendedor que investe em posicionamento claro consegue transformar o artesanato em fonte consistente de renda.

Ao alinhar criatividade, gestão financeira e estratégias de divulgação, é possível transformar produtos personalizados em um negócio sustentável e competitivo no mercado atual.

Fonte: Assessoria

Japorã: Conselho Municipal de Saúde se reúne e discute demandas de interesse coletivo

0
Secretária de Saúde, Ivone Rosa (à esquerda), participou da reunião do CMS de Japorã. © Divulgação/PMJ

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Japorã se reuniu na manhã desta quinta-feira (26-02). Com as presenças de seus membros e participação da secretária municipal de Saúde, Ivoni Maciel Goes Rosa, o presidente da entidade, Fábio Carlos Emborana, reforçou a importância da participação de todos e da responsabilidade de cada um nas discussões pertinentes e, sobretudo, na aprovação dos balancetes financeiros da Saúde Municipal.

Os conselheiros discutiram e aprovaram o calendário de reuniões previstas para 2026. Na oportunidade o presidente lembrou que o mandato dos conselheiros tem validade de dois anos e que a carga dos membros atuais vencerá no próximo dia 15 de março de 2026. “Teremos que fazer nova composição do Conselho Municipal de Saúde. Dentro do prazo legal será formado o novo conselho”, informou Fábio Emborana.

A secretária do CMS, Roseli Pini, destaca que o Conselho Municipal de Saúde é composto paritariamente por usuários, trabalhadores, representantes de serviço e governo, e atua na formulação de estratégias, controle social e fiscalização de recursos financeiros da saúde pública. “Esse é um dos mais importantes órgãos colegiados, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). O perfeito funcionamento do CMS é essencial para a gestão democrática, pois, garante o encaminhamento das questões burocráticas, exigência necessária para a viabilização de recursos e atendimento geral à população”, pontuou Roseli.

Japorã: Conselho Municipal de Saúde se reúne e discute demandas de interesse coletivo
Roseli Pini destaca a importância das ações do CMS, durante a reunião com os membros do conselho. © Divulgação/PMJ

Fonte: Roney Minella – Redação Panorama do MS

Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem

0
Prefeito Vitor Malaquias anunciou reajuste salarial aos servidores da Educação. © SEMEJ/Divulgação

Ainda está repercutindo de forma muito positiva a abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Japorã. Esse é o reflexo da solenidade realizada no último sábado (21-02), que foi marcada por acolhimento, planejamento e valorização dos profissionais da Educação.

O evento, no salão de festas do Clube de Laço Estrela da Fronteira, no distrito de Jacaraí, reuniu autoridades municipais, educadores e lideranças locais, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino e o fortalecimento da rede municipal.

A cerimônia teve início com a fala da secretária municipal de Educação, Veridiana Barbosa da Silva , que deu as boas-vindas aos professores e destacou a importância do momento como ponto de partida para mais um ciclo de trabalho, dedicação e conquistas. Em seu pronunciamento, enfatizou o planejamento estratégico da Secretaria para o ano letivo, as metas condicionais e o compromisso com a formação continuada dos profissionais.

Durante sua fala, ela anunciou, ao lado do prefeito, o reajuste salarial de 5,40% para os profissionais da educação, reforçando o compromisso de gestão com a valorização da categoria. A secretária ressaltou ainda que o sucesso da educação passa pela união, pelo comprometimento e pelo esforço coletivo de toda a equipe escolar.

Na sequência, os vereadores do município fizeram uso da palavra, reforçando o apoio do Poder Legislativo às ações e projetos voltados à educação. Em suas manifestações, respeitamos o comprometimento dos professores e destacamos a importância da harmonia entre os poderes para fortalecer as políticas públicas educacionais e garantir melhores condições de ensino aos estudantes.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Vitor da Cunha Rosa destacou o papel fundamental dos educadores na construção de uma futura promessa para o município. Em sua fala, reafirmou o compromisso da administração municipal em continuar investindo na educação, oferecendo suporte, estrutura e valorização aos profissionais da rede. O prefeito também reforçou o anúncio do reajuste de 5,40%, destacando que a medida representa reconhecimento, respeito e incentivo ao trabalho desempenhado diariamente pelos educadores.

O evento contou com a presença de todos os professores da rede municipal de ensino, que foram recebidos com um belo café da manhã, proporcionando um momento especial de integração e acolhimento. Como forma de incentivo e apoio ao trabalho pedagógico, os educadores receberam uma mochila e um caderno pedagógico, materiais que contribuirão diretamente para o planejamento e desenvolvimento das atividades ao longo do ano.

A solenidade foi marcada por um clima de entusiasmo, esperança e renovação de propósitos, simbolizando o início de mais um ano letivo pautado pelo compromisso, pela união e pela busca constante por uma educação cada vez mais transformadora para os estudantes de Japorã.

Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem
Japorã: Ação do Executivo e SEMEJ de acolhimento aos profissionais da Educação repercute bem

Fonte: Assessoria SEMEJ

Governador Riedel entrega obras e supervisiona projetos que impactam Dourados e região

0
Foto: Chico Ribeiro

O governador Eduardo Riedel visita Dourados, nesta sexta-feira (27), para entregar importantes obras e supervisionar investimentos que somam mais de R$ 16,65 milhões. A cidade, a segunda maior de Mato Grosso do Sul, tem recebido recursos do Governo do Estado em diversas áreas, como Educação, Saúde e Infraestrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Desde o início da gestão de Riedel, já foram destinados mais de R$ 1 bilhão para ações em Dourados e na região da Grande Dourados, um dos maiores polos econômicos e sociais do Estado. Dentre os principais projetos, destaca-se a construção e entrega do Hospital Regional de Dourados, um marco na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul.

Durante a visita, o governador entrega a obra de ampliação e reforma geral da E.E. Abigail Borralho, com investimentos superiores a R$ 6 milhões, que inclui melhorias significativas na infraestrutura escolar e a adequação de acessibilidade para alunos e funcionários.

Governador Riedel entrega obras e supervisiona projetos que impactam Dourados e região
A entrega do HR consolidou a nova arquitetura da Saúde de MS, redesenhando fluxos eortalecendo a regionalização. Foto: Bruno Rezende

Outra importante entrega foi a reforma e ampliação do Ginásio Municipal Ulysses Guimarães, com recursos superiores a R$ 4,3 milhões, que irão proporcionar um espaço mais moderno e adequado para a prática esportiva e eventos no município.

“Nosso compromisso é com todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Dourados, por ser um polo regional, tem um papel fundamental, não apenas para os moradores da cidade, mas também para a população dos municípios vizinhos. Por isso, é imprescindível olhar para o desenvolvimento de toda a região da Grande Dourados”, destacou o secretário de da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior.

Além das entregas, o governador também supervisiona o andamento de outras duas obras importantes: a pavimentação asfáltica e drenagem de ruas no Residencial Pelicano e no Jardim Canaã I, e a reforma e ampliação da Colônia Paraguaia, ambas com forte impacto na infraestrutura urbana da cidade.

Essas ações fazem parte do esforço contínuo do Governo de Mato Grosso do Sul para promover desenvolvimento e qualidade de vida na região, garantindo infraestrutura, saúde, educação e acessibilidade para os moradores de Dourados e das cidades vizinhas.

Fonte: Beatricce Bruno/Assessoria Casa Civil

Coronel David assume liderança de blocão com metade da Assembleia e redesenha forças no Legislativo

0
Foto: Assessoria Cel. David

Ao assumir a liderança de um bloco parlamentar composto por 12 deputados, exatamente metade das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel David (PL) altera o eixo de gravidade do Parlamento Sul-mato-grossense e impõe novo arranjo às disputas internas por espaço e influência. Mais do que um movimento numérico, trata-se de uma operação estratégica com repercussões institucionais imediatas.

A formalização do chamado “blocão” consolida uma maioria articulada entre o deputado Coronel David e o presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), que vai reorganizar o tabuleiro das comissões permanentes, especialmente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), instância por onde necessariamente passam todos os projetos antes de seguirem ao plenário. Na prática, quem ocupa a CCJR exerce poder decisivo sobre o ritmo, a admissibilidade e a constitucionalidade das proposições legislativas.

Segundo Coronel David, a iniciativa teve como objetivo assegurar “segurança regimental” e impedir que o PT reivindicasse espaço na comissão considerada a mais estratégica da Casa. O argumento repousa na matemática do regimento interno: apenas bancadas com no mínimo quatro deputados ou blocos com ao menos oito integrantes têm direito automático à representação nas comissões. Ao reunir 12 parlamentares sob uma única liderança, o grupo fortalece sua posição e reduz a margem de manobra de legendas isoladas.

Com a nova configuração, a Assembleia passa a contar com dois blocos governista: um com 12 e outro com oito deputados, redesenhando a correlação de forças no Legislativo estadual. Ainda que ambos orbitam na base de sustentação do Executivo, a divisão interna revela uma dinâmica típica do presidencialismo de coalizão brasileiro, no qual maiorias são construídas não apenas por afinidade ideológica, mas por cálculo político e ocupação de espaços institucionais.

Nos bastidores, a movimentação foi interpretada como resposta preventiva a articulações que buscavam ampliar a presença da oposição em colegiados estratégicos. “A disputa não se resume a cadeiras; envolve a capacidade de pautar debates, filtrar propostas e dar dinâmica ao ritmo legislativo”, explica Coronel David.

A liderança de um bloco que reúne metade da Casa projeta Coronel David a uma posição de relevo no Parlamento estadual, ampliando seu poder de articulação e sua centralidade nas negociações internas. Ao mesmo tempo, impõe responsabilidade proporcional que o deputado já sabe lidar: blocos robustos exigem coesão permanente, sobretudo quando compostos por parlamentares de diferentes partidos e agendas.

Fonte: Assessoria Cel. David

Prefeitura de Iguatemi emite alerta sanitário sobre riscos do Mounjaro importado do Paraguai e vendido ilegalmente

0
Foto: Divulgação

O Departamento de Vigilância Sanitária de Iguatemi/MS emite um aviso urgente sobre a comercialização irregular da tirzepatida, conhecida comercialmente como Mounjaro. Embora o medicamento tenha registro na Anvisa, sua importação por pessoas físicas para revenda e a compra de unidades vindas do Paraguai, sem controle sanitário, são práticas ilícitas e extremamente perigosas.

POR QUE O MOUNJARO DO PARAGUAI É UM RISCO?

Diferente de suplementos naturais, o Mounjaro é um medicamento biológico injetável de alta complexidade. O risco não está apenas na substância, mas em toda a logística:

QUEBRA DA CADEIA DE FRIO

O Mounjaro deve ser mantido rigorosamente entre 2°C e 8°C. Ao ser trazido do Paraguai de forma clandestina (em mochilas, fundos falsos de carros ou sem refrigeração adequada), a molécula se degrada. O resultado é um produto ineficaz ou, pior, que pode causar reações alérgicas graves.

RISCO DE FALSIFICAÇÃO

A alta demanda e o preço elevado do medicamento no Brasil tornam este medicamento o alvo número 1 de falsificadores. Você pode estar injetando água salina, insulina ou outras substâncias desconhecidas em seu corpo.

FALTA DE PROCEDÊNCIA

Sem a nota fiscal brasileira e o selo de rastreabilidade da Anvisa, não há garantia de que o conteúdo do frasco é realmente tirzepatida.

CONSEQUÊNCIAS LEGAIS E À SAÚDE

A Vigilância Sanitária reforça que a comercialização de medicamentos trazidos do exterior sem o devido registro de importação e autorização de distribuição é crime.

PARA QUEM COMERCIALIZA (VENDEDORES DE REDES SOCIAIS/ACADEMIAS)

  • Crime de contrabando e tráfico, com enquadramento no Art. 273 do Código Penal (falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais).
  • Prisão: pena de 10 a 15 anos de reclusão.

PARA QUEM COMPRA E UTILIZA

  • Efeitos colaterais sem amparo, podendo ocorrer pancreatite, problemas renais e distúrbios gastrointestinais severos, sem qualquer suporte do fabricante ou garantia legal.
  • Apreensão do produto.

ORIENTAÇÕES AO CIDADÃO DE IGUATEMI

  • Compre apenas em farmácias estabelecidas. Jamais adquira o Mounjaro de revendedores particulares, grupos de WhatsApp ou “sacoleiros”.
  • Exija a nota fiscal, pois ela é a sua única garantia de que o lote foi importado legalmente e mantido sob refrigeração correta.
  • Verifique o rótulo, uma vez que o produto deve conter informações em português, o número de registro da Anvisa e os dados do farmacêutico responsável no Brasil.

O alerta da Vigilância é no sentido de que: “O uso de tirzepatida exige acompanhamento médico rigoroso. O uso por conta própria de um produto de origem duvidosa pode levar a danos irreversíveis ao pâncreas e ao sistema digestivo.”

DENUNCIE A VENDA ILEGAL

Se você tiver informações sobre a venda de Mounjaro ou outros injetáveis vindos do Paraguai em academias, clínicas de estética não autorizadas ou por indivíduos em Iguatemi, denuncie. Denúncia anônima garantida.

Fonte: Imprensa oficial

Caarapó: Moacir Baratelli comemora destinação de R$ 210 mil em emendas do deputado Coronel David

0
Foto: Assessoria

O vereador Moacir Baratelli (PL) celebrou a confirmação da destinação de R$ 210 mil em recursos estaduais viabilizados pelo deputado Coronel David (PL) para o município de Caarapó. As emendas contemplam áreas importantes, com investimentos diretos na saúde e no fortalecimento do setor produtivo artesanal.

Do total anunciado, R$ 160 mil serão destinados ao Hospital São Mateus, reforçando a estrutura da unidade e contribuindo para a melhoria do atendimento à população. Outros R$ 50 mil serão direcionados à Associação de Ceramistas Sol do Vale, recurso que será aplicado na aquisição de itens essenciais para o desenvolvimento das atividades de produção em cerâmica.

De acordo com Moacir Baratelli, a conquista é resultado de articulação política e do compromisso com o desenvolvimento do município. “Esses recursos chegam em um momento importante e vão atender duas frentes fundamentais: a saúde, que é prioridade, e a geração de renda por meio do artesanato, valorizando os ceramistas e incentivando a economia local”, destacou o parlamentar.

O vereador  agradeceu ao deputado Coronel David pela parceria e atenção às demandas de Caarapó. “Quero agradecer ao deputado Coronel David por olhar com carinho para nossa cidade e atender nossos pedidos. Esse investimento demonstra seu compromisso com a nossa população”, afirmou.

Segundo o deputado, a destinação das emendas atende a solicitações apresentadas pelo gabinete do vereador e tem como objetivo fortalecer instituições que prestam serviços relevantes à comunidade.

Com a confirmação dos recursos, a expectativa é de que tanto o hospital quanto a Associação de Ceramistas Sol do Vale possam ampliar suas atividades e oferecer melhores condições de atendimento e produção, beneficiando diretamente a população de Caarapó.

Fonte: Assessoria Câmara

Caarapó: Sandro Pacheco solicita construção e reforma de abrigos para usuários do transporte coletivo

0
Foto: Assessoria

Em atenção às demandas de estudantes e trabalhadores que utilizam diariamente o transporte coletivo, o vereador Sandro Pacheco (PSDB) apresentou indicação à Mesa Diretora, solicitando melhorias na infraestrutura dos pontos de embarque e desembarque em todos os bairros de Caarapó.

O documento, encaminhado à prefeita Maria Lurdes Portugal (PL) e ao secretário municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Ernani de Almeida Silva Junior, pede a viabilização da construção de novos abrigos cobertos onde ainda não há estrutura, além da reforma dos pontos já existentes.

De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo garantir mais conforto, segurança e dignidade para os usuários do transporte coletivo, especialmente nos horários de maior fluxo, quando estudantes e trabalhadores precisam aguardar a chegada dos ônibus.

Na justificativa, o vereador destaca que atualmente muitos cidadãos ficam expostos ao sol intenso, à chuva e às variações climáticas, devido à falta de locais adequados para abrigo.

“Essa é uma reivindicação legítima de estudantes, trabalhadores e de toda a população que depende do transporte coletivo. Os abrigos são essenciais para oferecer melhores condições de espera e mais qualidade de vida aos usuários”, pontuou.

A propositura do parlamentar reforça que a construção e revitalização dos abrigos é uma demanda recorrente da comunidade, principalmente em bairros mais afastados, onde o fluxo de pessoas é grande e a estrutura urbana ainda necessita de melhorias.

A iniciativa busca atender não apenas estudantes, mas também trabalhadores de empresas e demais moradores que utilizam o transporte público como principal meio de locomoção.

O vereador finalizou ressaltando que vai acompanhar o andamento da solicitação, considerando o impacto direto na rotina da população que depende diariamente do transporte coletivo.

Fonte: Assessoria Câmara

Sala do Empreendedor Urbano de Amambai conquista Selo Prata do Sebrae

0
Foto: Assessoria

A Sala do Empreendedor de Amambai também foi destaque estadual ao conquistar o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – categoria Prata, concedido pelo Sebrae, nesta quarta-feira, dia 25. A certificação reconhece a qualidade dos serviços prestados aos empreendedores do município, reforçando o compromisso da administração municipal com o fortalecimento dos pequenos negócios.

O selo é resultado dos atendimentos realizados ao longo do ano, que incluem orientação empresarial, apoio na formalização de empresas, regularização de MEIs, emissão de documentos, além da promoção de palestras, oficinas e treinamentos voltados à capacitação e ao desenvolvimento dos empresários locais.

A atuação da equipe da Sala do Empreendedor tem sido fundamental para impulsionar o comércio e o setor de serviços em Amambai, oferecendo suporte técnico e informação de forma acessível, ágil e eficiente.

Para a Prefeitura de Amambai, a conquista do Selo Prata reforça que o município segue investindo em políticas públicas voltadas ao empreendedorismo urbano, incentivando a geração de emprego, renda e oportunidades, além de promover um ambiente cada vez mais favorável aos negócios.

O reconhecimento estadual consolida o trabalho sério e comprometido da equipe, que diariamente contribui para o crescimento econômico e o fortalecimento da economia local.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Iguatemi: Obras da UBS do bairro da Vila Nova estão a pleno vapor

0

As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Vila Nova, em Iguatemi, estão em fase de acabamento e, em breve, estará pronta para atender a população dos bairros vizinhos. A obra representa um avanço significativo na infraestrutura local, visando melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.

Atualmente, a unidade da Vila Nova atende 5.171 pessoas cadastradas. Portanto, não comporta a demanda e o fluxo de usuários e profissionais das equipes de saúde. A construção dessa nova unidade possibilitará atender e ofertar serviços de saúde com mais qualidade e eficácia para toda a comunidade.

Fonte: Imprensa oficial

Iguatemi: Projeto da Polícia Militar “Bom de Bola, Bom na Escola” inicia suas atividades oficialmente

0
Fotos: Assessoria

Na tarde dessa quarta-feira (25), aconteceu a abertura oficial das atividades do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola para este ano de 2026. Esse projeto, criado pela Polícia Militar, tem como objetivo socializar, educar e disciplinar crianças e adolescentes através do lazer. A solenidade foi realizada na sede do Destacamento da Polícia Militar de Iguatemi e contou com a presença de várias autoridades municipais. A coordenação do projeto é de responsabilidade da corporação e, para o seu desenvolvimento, conta com total apoio da Prefeitura de Iguatemi, do Conselho Comunitário de Segurança, patrocinadores e colaboradores.

Após a entrada dos alunos, o chefe do cerimonial, Edson P. dos Anjos, convidou as autoridades para a composição da mesa de honra. Fizeram parte da mesa o comandante da Polícia Militar de Iguatemi, 2º Tenente Carlos Eduardo da Silva; o instrutor do Bom de Bola, Sargento Paulo Marcos; o Sargento Gomes, da Comunicação da Polícia Militar; Cleonice, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Mundo Novo-MS; Sargento Tadeu, comandante do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado “Esquadrão Centauro”; o vereador Genésio Boamorte; e o secretário de Esportes, Cristyano Mattos. O padre Rodrigo esteve presente para abençoar o início do projeto. Todos, no uso da palavra, ressaltaram a importância do projeto, que busca, por meio da educação e do esporte, melhorar a vida das crianças e adolescentes que participam do projeto, para que, no futuro, sejam cidadãos de bem e cumpridores da lei.

Presentes também os vereadores Miriam Krenczynski, Rose Boscarioli, Agnaldo de Souza, Celsinho e Márcio de Oliveira; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Iguatemi, Joana Antunes; José Aparecido dos Anjos, coordenador do Projeto Bom de Bola; Cabo Coelho, instrutor do Exército; Ana Quintana, monitora esportiva do projeto; Julice Ravagnani, diretora da Escola Municipal Salvador Nogueira; e Regina Bozza, psicóloga do CREAS.

Fonte: Imprensa oficial

Educação avança em MS e Neno Razuk propõe reconhecimento ao trabalho do secretário Hélio Daher

0
Design sem nome - 1

O deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou requerimento para Moção de Aplausos ao secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, em reconhecimento aos avanços registrados nos indicadores educacionais da rede estadual. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Neno Razuk e destaca o fortalecimento da permanência escolar e a melhora nos índices de aprovação.

A taxa de reprovação na rede estadual em Mato Grosso do Sul caiu para 5,38%, configurando um recorde positivo na atual gestão da Secretaria de Educação. Já a taxa de aprovação alcançou 92,7% em 2024, com manutenção ou melhora dos resultados projetados para 2025, consolidando um cenário de maior eficiência no processo educacional.

Para Neno Razuk, os números refletem um trabalho técnico e comprometido com a educação pública. “Os dados mostram um avanço concreto na permanência escolar e na melhoria dos indicadores educacionais, o que impacta diretamente a vida dos estudantes e o futuro do nosso Estado”, afirmou o parlamentar ao justificar a homenagem.

Coronel Sapucaia inicia ano letivo com entrega histórica de kits e uniformes para aproximadamente três mil alunos

0
Fotos: Assessoria

A Prefeitura de Coronel Sapucaia marcou o início do ano letivo de 2026 com uma ação inédita e de grande impacto social: a entrega de aproximadamente três mil kits escolares completos, além de uniformes para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Cada estudante recebeu duas camisetas e um short, garantindo que, já no primeiro dia de aula, estivesse devidamente uniformizado e preparado para aprender.

Pela primeira vez na história do município, todo o material foi entregue antes mesmo do início efetivo das aulas. Em gestões anteriores, o ano letivo começava e, somente depois, os uniformes eram distribuídos, não havia, inclusive, a entrega de kits escolares. Desta vez, a prefeita Niágara Kraievski decidiu transformar essa realidade, antecipando e ampliando a entrega dos materiais como forma de aliviar o orçamento das famílias e assegurar mais dignidade aos estudantes.

Ao lado da secretária municipal de Educação, Roseni Martins, e do secretário de Administração, Thiago Valençoela, a prefeita percorreu pessoalmente todas as unidades de ensino. Durante as visitas, conversou com alunos, professores e equipes escolares, acompanhou a entrega dos materiais e desejou um ano letivo produtivo a toda a comunidade escolar.

Outro anúncio importante feito pela chefe do Executivo foi a confecção do uniforme de inverno, que será entregue no período de baixas temperaturas. A medida reforça o compromisso da gestão com o acolhimento, a proteção e o bem-estar das crianças, além de representar economia para os pais.

Para a prefeita, investir em educação é prioridade absoluta. “Estamos valorizando cada servidor da educação, reconhecendo o papel fundamental que professores e profissionais desempenham. Ao mesmo tempo, estamos investindo diretamente em cada aluno, porque acreditamos que é na sala de aula que se constrói o amanhã. Investir na educação, em nosso governo, é palavra de ordem”, destacou Niágara.

A atual administração tem adotado medidas concretas que, segundo a própria gestora, rompem com práticas do passado. Ao lado do vice-prefeito Carlão, a prefeita reafirma o compromisso de fazer diferente e avançar ainda mais.

Com planejamento, responsabilidade e foco nas pessoas, a mensagem que ecoa em Coronel Sapucaia é clara e objetiva: “O Futuro Já Começou”.

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação

Naviraí atinge pontuação de Selo Prata pelo 2º ano consecutivo no Compromisso “Criança Alfabetizada”

0

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Naviraí (MS) foi certificado com o Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Concedida pelo Ministério da Educação (MEC), a honraria reconhece redes de ensino que implementam políticas eficazes para alfabetizar todas as crianças até o final do segundo ano do Ensino Fundamental — meta central do Plano Nacional de Educação para 2030.

Na edição de 2025, divulgada em fevereiro de 2026, Naviraí alcançou a marca de 118 pontos; pontuação técnica que enquadraria o município na categoria Selo Ouro. Contudo, devido aos critérios de condicionalidade atrelados às metas específicas de 2024, a rede manteve o patamar Prata. O resultado coloca o município em posição de destaque entre as quase 4.800 redes certificadas e consolida o caminho para a busca do Selo Ouro no próximo ciclo.

Para o gerente de Educação André Santana, o reconhecimento pertence a toda a comunidade educacional. “Essa conquista é fruto do trabalho dedicado dos nossos servidores da Educação, do envolvimento das famílias e do compromisso de toda a comunidade escolar. O Selo Prata mostra que estamos no caminho certo. Seguiremos investindo e trabalhando com responsabilidade para que Naviraí seja cada vez mais referência em educação pública de qualidade”, destaca.

Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado

0
Fotos: Álvaro Rezende

Palco de discussão e fomento ao protagonismo feminino na sociedade. Com este foco o governador Eduardo Riedel participou na quarta-feira (25) do encerramento do Delas Day 2026. Ele reforçou a importância da participação das mulheres no desenvolvimento do Estado e a necessidade de fortalecer as ações de empreendedorismo e proteção.

“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para fortalecer a participação feminina na sociedade, da mulher sul-mato-grossense em diversas áreas, com troca de experiência, empreendedorismo, apoio nas dificuldades do dia a dia, assim como ações de combate a violência contra mulher. Neste evento tão importante foram discutidas todas estas situações. Elas fazem toda a diferença no desenvolvimento e economia do Estado”, afirmou o governador.

Riedel destacou que 45% das microempresas individuais são de mulheres e que o “Delas Day” é um momento de afirmação da força e capacidade feminina. “Uma parceria pública privada com o mesmo objetivo e propósito sempre dá resultados muito positivos. Uma ação conjunta não apenas do Governo do Estado com o Sebrae, mas que que envolve 35 instituições. Evento conduzido por várias mãos. Estamos muito felizes com este sucesso”.

Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado
Governador Eduardo Riedel durante evento do Delas Day

O Delas Day é o maior evento voltado às mulheres no Estado, que consolida Mato Grosso do Sul como referência nacional na promoção do protagonismo feminino, reunindo mulheres de diferentes territórios, trajetórias e realidades em uma programação diversa e inclusiva. As atividades, debates e palestras ocorreram nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Campo Grande.

Com entrada gratuita, o tema central foi “Nossa identidade, nossa força”, dispondo de debates, oficinas, palestras e espaços de conexão, abordando temas como liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão, ciência, tecnologia, mercado de trabalho, justiça social e saúde mental.

Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado
Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado

“Participação expressiva das mulheres de Mato Grosso do Sul no evento. São mais de 10 mil que estiveram conosco aqui nestes dois dias, que mostra o sucesso da realização. Temos que destacar o desenvolvimento do ambiente de negócios no Estado. Reconhecer o potencial das mulheres a frente destes negócios, que estão a frente do comércio, indústria, agricultura familiar, pequena empresa, em diferentes setores”, afirmou Jaime Verruck, secretário da Semadesc e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS.

O evento terminou as atividades com “chave de ouro”, recebendo a palestra da ex-jogadora de basquete e medalhista olímpica, Hortência Marcari, um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro. Com o tema “Lições de uma vida: Atitudes e estratégias de uma campeã”, ela encantou a plateia contando histórias da sua carreira com todo esforço, dedicação e empenho que teve para conquistar seus objetivos e construir uma história de sucesso.

O Delas Day é resultado de uma ampla articulação que envolve o Governo do Estado, Sebrae-MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e UFMS, além do apoio de entidades como Faems, Fundect, Uems, AMEMS, Banco do Brasil, Assomasul, Apex Brasil, Femedi e Prefeitura de Campo Grande. Ao todo, 35 instituições se uniram para realizar este evento.

Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado
Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado
Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado
Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado

Fonte: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Polícia Civil prende em flagrante apontado por furto qualificado a igreja em Iguatemi

0
Foto: PCMS

A Delegacia de Iguatemi prendeu em flagrante, A.D.D. (1), pelo delito de Furto Qualificado por Rompimento de Obstáculo na manhã desta quarta-feira (25).

A vítima compareceu a unidade policial informando sobre um furto ocorrido em uma Igreja na cidade, onde foi subtraído certa quantia em dinheiro, o qual o autor arrombou uma porta nos fundos do local.

A partir da análise de sistemas de monitoramento do local, foi identificado o autor, contumaz praticante de delitos patrimoniais na cidade. Ele já vinha sendo investigado por outro furto qualificado ocorrido no domingo (22), sendo formalmente indiciado pelos fatos, não sendo realizada sua prisão por não estarem presentes as hipóteses flagranciais legais previstas no artigo 302 do CPP. 

Após diligências realizadas, o conduzido foi encontrado em uma área de mata na Vila Operária, sendo efetuada sua prisão e conduzido a Delegacia de Polícia de Iguatemi para providências.

O autor estava em liberdade condicional por furtos qualificados praticados no município, saindo do sistema prisional no dia 13/02/2026.

Denúncias para a Delegacia de Iguatemi podem ser realizadas pelo telefone: (67) 3471-1372.

Fonte: Assessoria PCMS

IRPF 2026: empregador deve entregar informe de rendimento até sexta

0
© JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

O prazo limite para que os empregadores entreguem aos seus funcionários o informe de rendimentos de 2025 termina nesta sexta-feira (27). No mesmo dia, as instituições financeiras e corretoras de valores devem fornecer as aplicações financeiras de seus clientes referentes ao ano-calendário de 2025.

Os contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) precisam deste documento para preenchimento da declaração do IRPF 2026 ano-base 2025. O informe detalha todos os valores recebidos por uma pessoa física ao longo do ano passado.

Quem emite o informe é a fonte pagadora, qualquer que seja, desde microempreendedores individuais (MEI) que possuem empregados até o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

As informações que devem constar no informe de rendimento incluem: salário bruto do ano-base; Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF); Contribuições previdenciárias; benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição; e outras deduções.

Isenção do Imposto de Renda

Desde 1º de janeiro, os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês têm isenção total do imposto de renda. Para rendas que chegam até R$ 7.350, há redução gradual do imposto, com descontos maiores para valores próximos a R$ 5 mil.

Fonte: Matheus Crobelatti/Agência Brasil

Concurso internacional de cartas está com inscrições abertas para estudantes de até 15 anos

0
Escolas podem inscrever até duas cartas para representar o Brasil em etapa internacional (Foto: Reprodução)

Já imaginou transformar uma amizade em carta e disputar um concurso internacional? Estudantes de até 15 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, já podem se inscrever na 55ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios.

O tema deste ano é: “Escreva uma carta a um amigo explicando a importância das relações humanas num mundo digital”. As inscrições seguem até 27 de março e devem ser feitas pelas próprias escolas, que podem selecionar até duas cartas para representá-las na etapa nacional.

O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por coordenar políticas e serviços postais entre os países. O objetivo é incentivar a escrita, estimular a criatividade e fortalecer o desenvolvimento linguístico de crianças e adolescentes.

Como funciona

No Brasil, a competição é organizada pelos Correios e dividida em três fases: escolar, estadual e nacional. A melhor redação de cada estado avança para a etapa nacional, que seleciona três finalistas. A carta vencedora representa o país na fase internacional, conduzida pela UPU.

Premiação

O estudante que conquistar o primeiro lugar na fase nacional recebe R$ 7.500, e sua escola, R$ 7.875. O segundo e o terceiro colocados também são premiados, com R$ 6 mil e R$ 4.500, respectivamente, enquanto as escolas recebem R$ 6.375 e R$ 4.875.

Na etapa estadual, o autor da melhor redação ganha R$ 1.725, e a escola, R$ 1.875.

Histórico brasileiro

O Brasil é o segundo país com melhor desempenho na história do concurso, com três medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006), duas de prata, duas de bronze e sete menções honrosas. O país fica atrás apenas da China, que soma cinco ouros.

Na edição de 2025, foram enviadas 3.241 cartas, com participação de 2.158 escolas — 1.419 públicas e 739 privadas. O Brasil recebeu menção honrosa com a carta de Beatriz Kfouri Azevedo, da Escola Canadense Bilíngue Maple Bear, de Aracaju (SE). A vencedora internacional foi uma estudante da Turquia.

Segundo os Correios, a iniciativa reforça o papel social da estatal na promoção da educação e no incentivo à produção textual entre jovens. Mais informações estão disponíveis na página oficial do concurso, no site da instituição.

Fonte: EnfoqueMS

Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas em Iguatemi

0
Fotos: Assessoria PCMS
Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas em Iguatemi
Polícia Civil prende casal por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas em Iguatemi

A Delegacia de Iguatemi prendeu, em flagrante delito, A.G.J. (19) e A.R. (62), pelos delitos de Tráfico de Drogas e Associação para o Tráfico de Drogas durante a tarde desta quarta-feira (25). 

Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante derivado do boletim de ocorrência sobre o delito de furto qualificado, o conduzido de maneira informal, relatou aos policiais civis que teria utilizado o dinheiro subtraído durante a ocorrência para adquirir crack na “Boca de fumo do Tonho”.

O local consta em relatórios preliminares de investigação, bem como há denúncias anônimas onde cidadãos relatam se tratar de uma boca de fumo.

Diante dos fatos, uma equipe de policiais civis deslocou a residência, realizando procedimento de revista pessoal nos presentes. Foram encontrados na posse dos conduzidos 8 pedras de crack, grande quantia de dinheiro em notas indiciando a mercancia de entorpecente, bem como apetrechos para embalagem e vários celulares sem procedência lícita.

Após diligencias, foi dada voz de prisão aos conduzidos pelos delitos de Tráfico de Drogas e Associação para o Tráfico de Drogas, sendo conduzidos a Delegacia de Polícia de Iguatemi para providências cabíveis.

Denúncias para a Delegacia de Iguatemi podem ser realizadas pelo telefone: (67) 3471-1372.

Fonte: Assessoria PCMS