As previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos em 2026 – a expansão da economia e o índice de inflação – ficaram estáveis na edição desta segunda-feira (2) do Boletim Focus. A pesquisa com instituições financeiras é divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).
A estimativa para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,82%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2%, para os dois anos.
Puxada pelas expansões da indústria e da agropecuária, no terceiro trimestre de 2025 a economia brasileira cresceu 0,1%, o que é considerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como estabilidade. A divulgação do PIB consolidado de 2025 está agendada para esta terça-feira (3).
Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando alcançou 4,8%.
A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,42 para o fim deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.
Inflação
Após sete semanas seguidas de queda, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – permaneceu em 3,91% para este ano. Para 2027, a projeção da inflação passou de 3,8% para 3,79%. Para 2028 e 2029, as previsões são de 3,5%, para ambos os anos.
A estimativa para a variação de preços em 2026 se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.
Em janeiro, a alta dos preços da conta de luz e da gasolina fez a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. De acordo com o IBGE, o resultado levou o IPCA a acumular alta de 4,44% em 2025.
Juros básicos
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros (Selic), definida atualmente em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Apesar do recuo da inflação e do dólar, o colegiado não interferiu nos juros na última reunião, pela quinta vez seguida, no fim de janeiro.
A taxa está no maior nível desde julho de 2006, quando se situou em 15,25% ao ano. Em ata, o Copom confirmou que começará a reduzir os juros na reunião de março, caso a inflação se mantenha sob controle e não haja surpresas no cenário econômico. Ainda assim, os juros serão mantidos em níveis restritivos.
A estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica foi reduzida nesta edição do Boletim Focus – de 12,13% ao ano para 12% ao ano até o final de 2026. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,5% ao ano.
Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Quando a Taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (2) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026.
A lista pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni. É preciso fazer login da plataforma Gov.br.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais (100% de gratuidade do valor da mensalidade) e parciais (50%) em universidades particulares para estudantes de baixa renda.
Documentação comprobatória
Entre os dias 2 e 13 de março, os pré-selecionados precisam entregar a documentação que comprove as informações prestadas em sua inscrição diretamente na instituição privada de educação superior em que foram selecionados.
O estudante pode comparecer à faculdade privada para entregar fisicamente aos colaboradores a documentação, nos locais de oferta de curso superior. Outro meio é o encaminhamento da documentação virtualmente, por meio eletrônico disponibilizado pela instituição, em um campo específico, em sua página na internet.
Bolsas
O requisito para ter a bolsa integral é comprovar a renda familiar menor ou igual a um salário-mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa.
O MEC comemora que a edição de 2026 é a maior da história do Prouni, com 22 anos de existência.
Neste ano, estão sendo ofertadas 595.374 bolsas, em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior de todo o país.
Certificação do ensino médio
Os candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 – e se enquadram nos pré-requisitos previstos no edital do Enem – devem requerer a declaração de conclusão para apresentar na faculdade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou documento autenticado na Página do Participante do Enem, o que permitirá a pré-matrícula dos pré-selecionados em instituições de educação superior de candidatos do Prouni.
Segunda chamada
Para quem está de olho nas vagas remanescentes e não foi selecionado na primeira e segunda chamadas, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Prouni, entre os dias 25 e 26 de março de 2026, por meio Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Todas as informações sobre as regras do processo seletivo estão no Edital nº 2/2026.
A Copa Boleiros do Campinho está emocionante. A primeira fase teve o seu término neste sábado, 28/02, com envolvimento de integrantes peladeiros. O torneio conta com equipes formadas com uma mescla de veteranos e não participantes de campeonatos do município, com atletas livres. Há um regulamento, palavreado e aceito por todos. A competição não tem arbitragem, contando com o bom senso de todos.
Falando da rodada de número 3, os dois jogos tiveram disputas acirradas do início ao fim. No jogo 1, o Paulista saiu perdendo para o Conexão 88. Edmar (Edilindo) abriu o placar. Os paulistanos empataram com Osvaldo Ventana e viraram com um golaço de Bruno (El Taque). No finalzinho, Miguel (Canhoto) deixou tudo igual: Lojas Paulista 2 x 2 Conexão 88.
O segundo jogo teve destaque do goleiro Joel. O Vila Nova, líder do certame, viu Luciano, do Infocomp, assinalar o primeiro gol do jogo 2. Edilson, capitão do Vila Nova, empatou e virou o marcador. Como no primeiro jogo, a vontade dos atletas na Sucuri foi tamanha. Victor, o Embaixador, fez sua estreia e, nos minutos finais, apresentou seu cartão de visita, empatando o jogo de fundo: Vila Nova 2 x 2 Infocomp.
O certame Copa Boleiros do Campinho (CBC) dará uma pausa neste final de semana, 7 e 8 de março.
Com menos de cinco meses para o primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro, eleitores de todo o país precisam ficar atentos ao prazo para regularização do título eleitoral: 6 de maio. Quem não votou, deixou de pagar multas ou precisa atualizar dados do registro eleitoral pode enfrentar restrições, incluindo impedimento para posse em concursos públicos, emissão de passaporte ou CPF regular.
O alerta vale também para brasileiros que ainda não possuem título, para quem deseja transferir o domicílio eleitoral ou atualizar informações cadastrais. Brasileiros residentes no exterior têm o mesmo prazo para garantir a regularidade junto à Justiça Eleitoral.
Para facilitar o procedimento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o serviço de Autoatendimento Eleitoral no site oficial, permitindo que o eleitor realize todas as atualizações sem sair de casa. O sistema abrange emissão de certidões, pagamento de multas e atualização de endereço.
Paralelamente, o TSE iniciou na última quinta-feira (24) a análise das normas que vão orientar as eleições de 2026. A discussão será retomada na segunda-feira (2), às 19h, sob a relatoria do ministro Kassio Nunes Marques, que assumirá a Presidência do tribunal em 4 de junho e comandará o pleito.
De acordo com a Lei das Eleições, os textos finais das normas devem ser aprovados e publicados até 5 de março, garantindo segurança jurídica para o processo eleitoral.
Previsão de calor em Mato Grosso do Sul — Foto: TV Morena/Reprodução
Março marca o fim do verão no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a mudança de estação deve reduzir o volume de chuva e manter as temperaturas elevadas ao longo do mês.
De acordo com a previsão da Climatempo, deve chover menos do que nos meses anteriores. Mesmo assim, o calor deve predominar durante todo o mês.
Na primeira semana de março, as temperaturas sobem em todo o estado. Apesar do calor durante o dia, as madrugadas devem ser mais amenas e menos abafadas que nas últimas semanas.
Também há risco de onda de calor nas regiões oeste e sul do estado ao longo do mês. Por isso, a recomendação é reforçar a hidratação e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
O outono começa oficialmente no dia 20, às 11h45. A nova estação deve provocar mudanças graduais no clima, com queda nas temperaturas e menos chuva em várias regiões do estado.
Previsão da anomalia de temperatura para março de 2026; tons de azul indicam temperatura abaixo da média; tons de vermelho indicam temperatura acima da média. — Foto: Climatempo
Veja a previsão do tempo para a semana
Campo Grande
Segunda-feira (2) 🌦️ Sol e muitas nuvens à tarde. À noite ocorrem pancadas de chuva; 🌡️ Mínima: 22°C | Máxima: 32°C; ☔ Chance de chuva: 40%.
Terça-feira (3) ☀️ Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 32°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quarta-feira (4) ☀️ Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 34°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quinta-feira (5) 🌤️ Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 34°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Sexta-feira (6) ☀️ Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme; 🌡️ Mínima: 23°C | Máxima: 27°C; ☔ Chance de chuva: 44% .
Dourados
Segunda-feira (2) ☀️ Sol com algumas nuvens. Não chove; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 28°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Terça-feira (3) ☀️ Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove; 🌡️ Mínima: 22°C | Máxima: 34°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quarta-feira (4) 🌤️ Sol o dia todo com algumas nuvens à tarde. Noite estrelada; 🌡️ Mínima: 22°C | Máxima: 35°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quinta-feira (5) 🌤️ Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens; 🌡️ Mínima: 22°C | Máxima: 36°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Sexta-feira (6) ☀️ Muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol; 🌡️ Mínima: 23°C | Máxima: 34°C; ☔ Chance de chuva: 0% .
Corumbá
Segunda-feira (2) 🌦️ Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite; 🌡️ Mínima: 24°C | Máxima: 33°C; ☔ Chance de chuva: 48%.
Terça-feira (3) 🌦️ Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite; 🌡️ Mínima: 24°C | Máxima: 33°C; ☔ Chance de chuva: 64%.
Quarta-feira (4) 🌦️ Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite; 🌡️ Mínima: 24°C | Máxima: 33°C; ☔ Chance de chuva: 57%.
Quinta-feira (5) 🌦️ Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa; 🌡️ Mínima: 23°C | Máxima: 31°C; ☔ Chance de chuva: 55%.
Sexta-feira (6) 🌦️ Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa; 🌡️ Mínima: 24°C | Máxima: 30°C; ☔ Chance de chuva: 63% .
Três Lagoas
Segunda-feira (2) 🌤️ Muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol; 🌡️ Mínima: 20°C | Máxima: 32°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Terça-feira (3) ☀️ Sol com algumas nuvens. Não chove; 🌡️ Mínima: 20°C | Máxima: 34°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quarta-feira (4) 🌤️ Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 34°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quinta-feira (5) 🌤️ Sol com algumas nuvens. Não chove; 🌡️ Mínima: 20°C | Máxima: 35°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Sexta-feira (6) 🌦️ Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite; 🌡️ Mínima: 23°C | Máxima: 31°C; ☔ Chance de chuva: 51% .
Ponta Porã
Segunda-feira (2) 🌤️ Sol com algumas nuvens. Não chove; 🌡️ Mínima: 22°C | Máxima: 32°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Terça-feira (3) 🌤️ Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 33°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quarta-feira (4) 🌤️ Dia de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 35°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Quinta-feira (5) 🌤️ Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens; 🌡️ Mínima: 21°C | Máxima: 36°C; ☔ Chance de chuva: 0%.
Sexta-feira (6) 🌦️ Sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva; 🌡️ Mínima: 20°C | Máxima: 36°C; ☔ Chance de chuva: 45% .
O percentual de mulheres que declararam ter medo de sofrer um estupro cresceu em uma pesquisa realizada pelo Instituto Patricia Galvão e pelo Instituto Locomotiva, que teve novos dados antecipados com exclusividade nesta segunda-feira (2) à Agência Brasil.
Em 2020, 78% das mulheres ouvidas pelos pesquisadores disseram ter “muito medo de ser vítimas de um estupro”. Esse percentual cresceu para 80%, em 2022, e chegou a 82% segundo os dados obtidos em 2025.
Além das que declararam ter muito medo, 15% disseram ter “um pouco de medo”, o que significa um total de 97% de mulheres que vivem com algum grau de temor da violência sexual.
Em dois grupos, a proporção das que sentem “muito medo” é ainda maior, chegando a 87% no caso das jovens, entre 16 e 24 anos, e 88% entre as mulheres negras.
A diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, Marisa Sanematsu, ressalta que além de o medo ser constante, nenhum espaço é considerado, de fato, seguro.
“O medo assombra as mulheres brasileiras o tempo todo, desde pequenas e em todos os lugares: a casa é insegura, assim como sair e voltar, esperar o transporte, enfrentar a condução lotada ou pedir um carro por aplicativo”, disse.
“Esse medo constante faz com que elas desenvolvam suas próprias estratégias de proteção: evitam sair à noite ou usar alguns tipos de roupas e acessórios, procuram estar sempre acompanhadas e até escolhem trajetos mais longos para se sentirem um pouco mais seguras”.
Violência dentro de casa
Os institutos divulgam, nesta segunda-feira (2), a segunda onda de dados da pesquisa de 2025. A primeira onda, publicada em setembro de 2025, já havia mostrado que 15% das entrevistadas eram sobreviventes de estupro, e oito em cada dez vítimas sofreu a violência com 13 anos ou menos.
Os dados divulgados hoje acrescentam que, entre as vítimas com até 13 anos, 72% foram violentadas dentro da própria casa. Em metade dos casos, o abusador foi um familiar e, em um terço dos relatos, foi um amigo ou conhecido da família.
No total, 84% dos estupros foram cometidos por um homem do círculo social da vítima.
Essa porcentagem diminui no caso das mulheres violentadas com 14 anos ou mais, porém os conhecidos ou membros da família se mantêm como a maioria: 76% dos abusadores eram pessoas conhecidas, incluindo amigos, parceiros íntimos, familiares e ex-companheiros. Além disso, 59% sofreram a violência dentro de casa.
Arte EBC
Apoio às vítimas
A pesquisa Percepções sobre direitos de meninas e mulheres grávidas pós-estupro teve a participação de 1,2 mil pessoas, homens e mulheres, de todas as regiões do país.
Além de perguntar para as mulheres sobre suas próprias experiências com a violência sexual, as entrevistas também ouviram a percepção geral dos entrevistados sobre o assunto.
Nas respostas, foi praticamente unânime o entendimento de que as mulheres têm medo de estupro: 99% dos entrevistados concordam.
Apesar disso, 80% das pessoas acreditam que as vítimas nunca, ou quase nunca, revelam para outras pessoas a violência sofrida, principalmente por sofrer ameaças do agressor, por terem medo de não serem ouvidas ou por sentirem vergonha.
Os resultados gerais se assemelham ao que foi dito pelas entrevistadas que relataram ter sido vítimas, conforme a primeira divulgação da pesquisa.
Cerca de 60% das mulheres que foram vítimas antes dos 14 anos não contaram para ninguém sobre o abuso. Além disso, apenas 15% foram levadas a uma delegacia, e 9%, a uma unidade de saúde.
O apoio a políticas de apoio às vítimas também foi amplo: 93% concordam que o Estado deve fornecer acompanhamento psicológico imediato para meninas e mulheres vítimas de estupro, e a mesma porcentagem acredita que as prefeituras e governos devem aumentar a divulgação de serviços de saúde que atendem vítimas.
Depoimentos
Além dos percentuais obtidos com as respostas, os institutos também divulgam nesta segunda-feira depoimentos de mulheres que sofreram violência sexual.
Uma mulher parda, moradora do Sudeste, com idade entre 25 e 44 anos, contou:
“Comecei a ser abusada criança, com 6 anos, sem nem entender o que acontecia, e o abusador me fazia acreditar que eu era culpada e que, se eu contasse para alguém, ninguém acreditaria em mim. Meu abusador era o meu pai.”
Já outra vítima, uma mulher preta, moradora da região Sudeste, com 45 anos ou mais, até tentou pedir socorro mas não foi acolhida.
“Eu tinha apenas 11 anos, foi horrível, não entendia direito o que estava acontecendo. Tentei falar com a minha mãe, mas ela não acreditava em mim, dizia que eu queria acabar com o casamento dela. Ainda bem que minha avó percebeu algo estranho e me trouxe de volta pra casa dela”.
A gravidez e a falta de suporte para o abortamento adequado também aparecem nos depoimentos, como o de uma jovem parda, moradora da região Sudeste, com idade entre 16 e 24 anos.
“Eu sofri um abuso e engravidei por causa desse ato. Eu, com 13 anos, não poderia ser mãe e ia interromper minha vida, eu estava estudando, então, eu decidi não contar para os meus pais e pedir ajuda de uma amiga próxima minha. Então, ela me levou a um aborto clandestino e lá eu fiz o procedimento”.
Ato Por Todas Elas reúne mulheres no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, para mais um protesto contra o estupro Foto de arquivo: Rovena Rosa/Agência Brasil
Acolhimento é garantido em lei
A diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão explica que o atendimento imediato e integral às vítimas de violência sexual em todos os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), sem exigência de boletim de ocorrência, é garantido por lei no Brasil desde 2013.
“É fundamental que o Estado, em todos os níveis de governo, invista na divulgação de informações sobre os direitos da vítima de estupro e de como ela pode acessá-los para proteger sua saúde física e mental, para que essas meninas e mulheres possam retomar suas vidas após o trauma da violência”, complementa Marisa Sanematsu.
A ampla maioria também foi favorável aos serviços que realizam a interrupção da gravidez nos casos previstos em lei, como o estupro. Nove em cada dez entrevistados concordam que todas as vítimas devem ser informadas, nas delegacias ou serviços médicos, sobre os protocolos para evitar infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
Além disso, 86% acreditam que devem existir serviços públicos em todas as cidades para a interrupção da gestação em casos de estupro. No entanto, apenas metade dos entrevistados conhece algum serviço que promova esse atendimento.
De acordo com a diretora de pesquisa do Instituto Locomotiva, María Saruê Machado, a pesquisa evidencia a necessidade de ampliar e preparar melhor os serviços de acolhimento.
“Existe amplo apoio da população para que vítimas de estupro tenham acesso aos direitos garantidos por lei, mas essas informações ainda não chegam a quem mais precisa”.
“O estupro é uma violência próxima da realidade da maioria das mulheres, e romper o silêncio por meio da informação é um passo fundamental para garantir proteção e acesso a direitos a todas as mulheres”, defendeu.
Direitos em constante ameaça
De acordo com a comunicadora social e ativista Angela Freitas, co-diretora da campanha “Nem Presa Nem Morta”, o cumprimento da legislação que prevê atendimento e proteção das vítimas ainda depende da disposição de gestores políticos.
“A maior parte dos municípios não dispõe desse serviço, as pessoas têm que viajar longas distâncias e nem todo mundo pode fazer isso. É uma carência muito grande. O Brasil passou por um processo de democratização, fez a sua Constituinte, criou o Sistema Único de Saúde, o Sistema Único de Assistência Social, criou políticas públicas, mas todos esses avanços vivem ameaças constantes de retrocesso. Eles ainda não se consolidaram como direitos que são dados e que ninguém contesta”.
Angela Freitas também foi uma das articuladoras da campanha “Criança não é mãe”, contra o projeto de lei que pretendia equiparar o aborto ao crime de homicídio, mesmo nos casos previstos por lei. Ela acrescenta que essas carências são particularmente danosas para as crianças e adolescentes que engravidam após a violência
“Em grande parte, esses episódios não são revelados de imediato. Até porque elas não são preparadas para entender que o corpo delas deve ser respeitado, inclusive por pessoas da convivência familiar e comunitária. Há uma falta de diálogo e de informação e uma condescendência muito grande com essas situações”.
“Com isso, muitas vezes, a gravidez não é percebida pela criança nem pelos familiares que estão em volta. Ela só vai ser percebida muito tarde e, quando essas meninas chegam ao serviço de saúde para buscar atendimento, e o direito de interromper aquela gravidez, elas encontram dificuldades dentro do próprio sistema”.
Após mais uma etapa de efetivação de profissionais aprovados no Concurso Público para professores efetivos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino), 17 novos profissionais passam a integrar a equipe da Educação em Mato Grosso do Sul.
Nos últimos quatro anos, mais de 1,1 mil profissionais já foram efetivados para atuar nas 352 unidades escolares presentes em todo o Estado, refletindo positivamente no trabalho com os estudantes.
Jéssica Caroline de Moura, aos 28 anos de idade, era professora de Biologia temporária na Rede Estadual e aguardava, ansiosa, por este momento. “Sinto que todo esforço valeu a pena e estou feliz pela efetivação e a chance de se dedicar ainda mais aos estudantes e aos projetos da rede”.
Formado em Educação Física, Mariomar Rezende Jr, 47 anos, decidiu voltar a estudar para concurso após décadas de profissão. “É uma conquista que chega depois de 25 anos em uma carreira onde sempre é possível evoluir e fazer mais pelos nossos alunos”.
Lennon Vinícius (29), é professor de História e já atuava como temporário na Rede. Agora, resume o momento como uma virada de página. “É uma nova etapa na minha vida e a chance de continuar oferecendo o melhor que posso para a comunidade escolar”.
Com experiência de dez anos na rede privada como professor de História, Robert Ribeiro (33), destaca o impacto pessoal e profissional da efetivação. “Agora, fico mais tranquilo para organizar meus planos de futuro em uma profissão que escolhi para a vida”.
Professora de Língua Inglesa há 24 anos na rede privada, Eliane de Assis Gonçalves (53), comemora a efetivação como garantia de maior estabilidade para realizar projetos futuros. “Amo o que faço e venho para oferecer a mesma dedicação e compromisso com os alunos na rede estadual”.
Rede que constrói sentidos A previsão de 722 vagas na abertura do concurso SAD/SED/Professor/2022 foi ampliada em razão das demandas nas unidades escolares da REE e este número atingiu 1.190 professores aprovados e efetivados, até fevereiro de 2026.
A validade inicial de dois anos para nomeação foi prorrogada por mais dois, finalizando em 29 de junho de 2026.
A efetivação de nomeados segue demandas específicas nas 352 unidades escolares da Rede e amplia a continuidade do trabalho pedagógico nas escolas, favorecendo planejamentos e fortalecendo vínculos com os estudantes.
Rede fortalecida, escola mais segura A coordenadora pedagógica de lotação, Sergia Cristina de Arruda, afirma que cada nomeação representa um ganho coletivo em estrutura e condições de trabalho.
“Vivenciamos cada nomeação como uma grande conquista para o professor e para as escolas”, ressalta a coordenadora.
Sergia destaca que, a efetivação de novos profissionais, traz estabilidade organizacional e contribui para o fortalecimento da Rede Estadual como um todo.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, celebra a conclusão de mais uma etapa de chamada dos aprovados e destaca o “reforço” na equipe da Rede Estadual com a posse de mais de mil professores efetivados nos últimos anos.
“A ampliação do quadro efetivo, com a chamada dos aprovados no último concurso, foi um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão”, evidencia o secretário.
Hélio Daher enfatiza que foram empossados um total de profissionais que ultrapassa o quantitativo previsto inicialmente.
“É garantia de continuidade no trabalho realizado pela REE com qualidade, fruto de um planejamento de longo prazo, focado no atendimento aos estudantes da nossa Rede”, finaliza o secretário Hélio.
Em um cenário onde Mato Grosso do Sul alia crescimento econômico e inclusão social para melhorar a vida das pessoas, iniciativas que conectam educação e trabalho têm se mostrado pilares fundamentais para a mobilidade social das famílias do Estado.
Dentro dessa estratégia de desenvolvimento, o PAP (Programa de Aprendizagem Profissional) atua como uma ponte entre a formação escolar e as oportunidades reais de trabalho para jovens do Ensino Médio, promovendo não apenas conhecimentos técnicos, mas também renda, experiência e perspectivas futuras.
Da escola ao emprego: Um dos exemplos dessa trajetória é o estudante Wender, da EE Hércules Maymone, em Campo Grande. Ele ingressou no programa em 2024, quando cursava o 2º ano do Ensino Médio no itinerário de Marketing Digital. Após participar da formação inicial do PAP, foi encaminhado para atuar como auxiliar administrativo na empresa Guatós.
No início, o nervosismo era grande. Era o primeiro contato com o ambiente empresarial. Mas os aprendizados adquiridos no curso — desde postura profissional até comportamento em entrevistas — fizeram a diferença. Ao longo do período como jovem aprendiz, conciliou escola e trabalho, assumindo responsabilidades na organização de arquivos, documentos e na elaboração de planilhas e apresentações.
Com dedicação, veio o reconhecimento: ao concluir o Ensino Médio, Wender foi efetivado pela empresa.
“O PAP foi o início da minha vida profissional. Eu entrei sem saber muito o que fazer do futuro e encontrei uma oportunidade que mudou minha trajetória. Aprendi a me comportar em entrevistas, a agir dentro da empresa e ganhei responsabilidade. Quando fui efetivado, foi uma surpresa muito positiva. Hoje consigo ajudar mais minha família, organizar minha vida, comprar minhas coisas para estudar e ter meu lazer sem precisar pedir aos meus pais. Mudou completamente minha realidade”, relata.
Educação profissional como política pública de impacto
O Programa de Aprendizagem Profissional é uma das estratégias mais eficazes para conectar jovem ao trabalho inserido no contexto educacional. Voltado para estudantes de 14 a 24 anos que cursam o ensino médio com itinerário de formação profissional, o PAP articula teoria e prática com contrato de trabalho previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Dados de edições anteriores do PAP indicam que mais de 200 contratos já foram firmados entre estudantes e empresas parceiras, com aprovação crescente dos empregadores pela qualidade dos jovens aprendizes e seus resultados nas funções exercidas.
Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o programa representa uma política pública que transforma realidades. “A Educação Profissional tem um papel estratégico no desenvolvimento do Estado. Quando oferecemos ao estudante a oportunidade de aprender e trabalhar ao mesmo tempo, estamos garantindo formação, renda e dignidade. É uma política que impacta diretamente as famílias e fortalece o futuro de Mato Grosso do Sul”, destaca.
Além disso, a iniciativa contribui para que muitos adolescentes e jovens mantenham seus estudos mesmo diante de desafios financeiros, permitindo que, através da qualificação profissional, possam ajudar suas famílias e sonhar com trajetórias ainda mais promissoras no futuro.
Impacto social e econômico
Em um contexto mais amplo, Mato Grosso do Sul vem se destacando pela combinação de forte crescimento econômico e políticas públicas de inclusão social. O estado possui uma das maiores chances de mobilidade social do país, oferecendo a estudantes e trabalhadores oportunidades para ascender socioeconomicamente.
Iniciativas como o PAP reforçam essa trajetória ao transformar a educação técnica e profissional em um instrumento de inclusão social, fortalecendo o vínculo entre formação, trabalho e dignidade humana.
Para o governador Eduardo Riedel, investir em educação profissional é investir diretamente na mobilidade social. “Quando conectamos a escola ao mercado de trabalho, criamos oportunidades reais para que nossos jovens cresçam, conquistem autonomia e transformem a realidade de suas famílias. A Educação Profissional é um dos caminhos mais sólidos para promover desenvolvimento com inclusão social em Mato Grosso do Sul”, afirma.
Com a implementação do programa federal “CNH do Brasil”, a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a etapa teórica foi flexibilizada, permitindo o estudo autônomo via aplicativo. No entanto, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Gross do Sul) identificou a importância de oferecer uma alternativa presencial robusta para aqueles que buscam uma preparação mais profunda. Por isso, vai oferecer um curso teórico de primeira habilitação gratuito.
O diferencial do curso oferecido pelo Detran-MS reside na expertise de seus instrutores. Diferente do modelo estritamente digital, o ensino presencial aposta na interação direta e no suporte humanizado. As aulas são ministradas por profissionais altamente capacitados, utilizando salas equipadas com recursos audiovisuais modernos. Além do conteúdo programático obrigatório, que abrange Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, os alunos contam com módulos de resolução de questões para garantir um desempenho seguro no exame oficial.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, a iniciativa do Governo Federal veio para eliminar as barreiras financeiras da formação de condutores. E o Detran-MS segue junto para garantir que a qualidade do ensino seja mantida por meio de sua própria equipe pedagógica.
“Mato Grosso do Sul sempre se destacou na educação para o trânsito. Por tantas vezes somos pioneiros em inovação e tecnologia, e agora somos o primeiro estado do Brasil a oferecer um curso teórico presencial de primeira habilitação totalmente gratuito. A iniciativa do Detran-MS é uma forma de se adaptar às novas diretrizes do Governo Federal, juntando inovação e tecnologia com algo fundamental: uma formação mais próxima das pessoas, que ajude a formar motoristas com responsabilidade, consciência e respeito à vida, sempre com um olhar inclusivo, para que ninguém fique para trás”, explica.
O curso é destinado tanto a jovens que buscam a primeira CNH quanto a pessoas que tentaram o aprendizado via aplicativo e não obtiveram sucesso, além de condutores em processo de reabilitação. “Para participar, basta ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos), saber ler e escrever e portar documentos básicos como CPF e identidade”, esclarece o coordenador da Escola Pública de Trânsito do Detran-MS, Emerson Tiogo.
Prova teórica no Detran-MSProfessor do curso
Seguindo a Resolução Contran nº 1.020/2025, a metodologia foi estruturada em 25 horas-aula, que serão aplicados ao longo de uma semana. O cronograma prioriza 20 horas obrigatórias com as disciplinas essenciais da grade curricular e reserva outras 5 horas facultativas exclusivamente para o treinamento com o Banco Nacional de Questões. “Essa estrutura flexível permite que o candidato teste seus conhecimentos e tire dúvidas práticas antes de enfrentar as 30 questões objetivas do exame”, explica Ivar Custódio, Gestor de Educação de Trânsito do Detran-MS, que será um dos professores do novo curso.
É possível realizar o curso antes mesmo de iniciar os exames médico e psicológico, ou procurar uma agência do Detran-MS para abrir o formulário RENACH (cadastro inicial para ter uma CNH) e realizar a biometria previamente. “Ao fortalecer seu papel educativo, o Estado assegura que a facilidade do ambiente virtual seja complementada pela segurança e excelência da sala de aula, entregando à sociedade condutores mais conscientes e bem preparados para os desafios das vias públicas”, enfatiza a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 02 de março e seguem até que as 30 vagas sejam preenchidas. Para se inscrever acesse o site do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br).
As aulas serão entre os dias 16 a 20 de março, durante a manhã (das 7h30 às 11h30), no bloco 19, da Sede do Detran-MS, saída para Rochedo.
Com infestações em estágios avançados, as opções de manejo tornam-se mais limitadas - Foto: Nadia Borges
A safra de verão 2025/26 tem sido marcada por forte pressão de plantas daninhas resistentes em diversas regiões produtoras de soja do Brasil e do Paraguai. Ao longo do ciclo, técnicos e produtores relataram aumento de áreas com infestações já estabelecidas e dificuldades de controle, refletindo o avanço da resistência e a maior complexidade do manejo no campo.
Neste estágio da safra, em grande parte das áreas agrícolas, a cultura já avançou e muitas decisões que poderiam reduzir o problema ficaram para trás no calendário agronômico. Segundo Leonardo Furlani, coordenador técnico da DigiFarmz, a disseminação de plantas resistentes deixou de ser pontual e passou a fazer parte da rotina em diferentes sistemas produtivos. Ele ressalta que a presença de espécies fora do ponto ideal de controle evidencia como o planejamento antecipado influencia o resultado ao longo da safra.
“A presença de áreas infestadas por espécies resistentes, muitas vezes já fora do ponto ideal de controle, tem sido cada vez mais comum. Isso mostra como o manejo ficou mais complexo e como decisões antecipadas fazem toda a diferença ao longo da safra”, explica.
Com infestações em estágios avançados, as opções de manejo tornam-se mais limitadas. O impacto aparece na redução de produtividade, no aumento de custos, na maior dificuldade operacional e na pressão ampliada para o próximo ciclo. Entre as espécies mais recorrentes estão buva, caruru, picão-preto, capim-pé-de-galinha e capim-amargoso, com resistência a diferentes mecanismos de ação, o que exige estratégias integradas desde o início.
Fatores como estágio das plantas daninhas, tecnologia da cultivar, nível de infestação e histórico de uso de herbicidas de cada talhão influenciam a eficácia das medidas adotadas. A DigiFarmz prepara o lançamento de uma nova funcionalidade voltada ao manejo, com foco em apoiar decisões técnicas baseadas em dados estruturados.
Os dados mostram diferenças estruturais relevantes - Foto: Divulgação
A competitividade no mercado global de soja tem se intensificado nos últimos anos, com reflexos diretos sobre produtores e exportadores. Levantamento citado por Joana Colussi e Michael Langemeier indica que, em janeiro de 2026, 44% dos agricultores norte-americanos se declararam muito preocupados e 36% preocupados com a competitividade das exportações dos Estados Unidos frente ao Brasil, conforme dados do Purdue University Ag Economy Barometer.
Desde 2018, quando o Brasil superou os Estados Unidos como maior produtor mundial de soja, o país ampliou sua presença no comércio internacional. A análise compara propriedades típicas em Iowa e em Mato Grosso entre 2020 e 2024, com base em dados padronizados da rede agribenchmark. Juntos, os dois países respondem por quase 70% da produção global, segundo o USDA-FAS.
Os dados mostram diferenças estruturais relevantes. No Brasil, os custos diretos, como fertilizantes e defensivos, representaram mais de 60% do total no período, refletindo a dependência de insumos e as características do Cerrado. Já nos Estados Unidos, os custos indiretos tiveram maior peso, próximos de metade do total, influenciados pela valorização das terras agrícolas, conforme apontado pela Purdue University.
Entre 2020 e 2024, o custo total por tonelada quase dobrou na fazenda brasileira analisada, passando de 172 dólares para 337 dólares, pressionado pela alta internacional dos fertilizantes e pela desvalorização cambial. Nos Estados Unidos, o avanço foi de 13%, chegando a 448 dólares por tonelada, com aumento das despesas operacionais, segundo o USDA-ERS.
Apesar da escalada de custos, a rentabilidade brasileira permaneceu positiva, sustentada pela demanda externa, especialmente da China, que respondeu por 71% das exportações no período, de acordo com Colussi e colaboradores. No caso norte-americano, houve maior volatilidade, com registros de perdas em 2020 e 2024 e maior pressão financeira desde 2023, conforme Langemeier e Colussi.
A equipe Amambai F.C, de Amambai. Time venceu bem a forte equipe Pato Loko, de Sete Quedas na estreia na Copa Verão de Suíço 2026, em Sete Quedas. (Foto: Divulgação)
Vilson Nascimento
Com gols de Baiano e João Lukas, que marcou duas vezes, o Amambai F.C bateu o Pato Loko/Bom Preço pelo placar de 3×0 na tarde desse domingo, dia 1 de março, no campo do Centro Esportivo José Valci Araújo, marcando uma bela estreia na Copa Verão de Futebol Suíço 2026, em Sete Quedas.
A equipe, que tem como dirigentes e técnicos o Andrey Fernandes, Ramão Júnior, o “Fubica” e Eleandro dos Santos, faz parte de um novo projeto desenvolvido na área do futebol, em Amambai, que junta peças de duas equipes tradicionais na Cidade Crepúsculo, a Fazenda Flamboyant e o Desportivo Pavão.
Para participar da competição regional em Sete Quedas, que este ano está na 8ª edição, a equipe amambaiense conta com apoio da Prefeitura de Amambai através da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura).
A prefeita, Dra. Elaine Soligo, o secretário de esportes, Júnior Peroli e os vereadores com a equipe Escolari Transportes durante a abertura da Copa Aral Moreira de Futebol Suíço 2026 na noite desse sábado, 28 de fevereiro, em Aral Moreira. (Fotos: Semel)
Vilson Nascimento
Com a presença de autoridades, entre elas a prefeita, Dra. Elaine Soligo e vereadores, além de secretários municipais, a Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) abriu na noite desse sábado, 28 de fevereiro, a Copa Aral Moreira de Futebol Suíço 2026, em Aral Moreira.
Segundo o secretário de esporte e lazer do município, professor Júnior Peroli, são 18 equipes dividiras em 6 grupos, onde as duas melhores classificadas em cada grupo e os 4 melhores terceiros colocados avançam à fase oitavas de final.
Três jogos movimentaram a rodada de abertura do certame na noite desse sábado, dia 28. O Taco bateu o Escolari Transportes pelo placar de 2×0, a Coamo fez 3×2 sobre a Estância Ypacaraí e o Sindicato venceu o Furacão pelo placar de 5×3.
Na manhã desse domingo, dia 1 de março, mais três partidas movimentaram a rodada da competição. O Assentamento bateu o Marreco F.C pelo placar de 5×3, o Atlético Guassuty venceu o Esporte Recreativo pelo placar de 4×1 e a JG Conveniência fez 2×0 sobre o Resenha F.C.
O campeonato segue na noite desta quarta-feira, 4 de março, com mais três partidas no Campo Municipal, que passou por melhorias, por parte da prefeitura, no sistema de iluminação para receber os jogos da competição.
Pela tabela divulgada pela Semel às 19h entram em campo Escolari Transportes, que precisa da vitória para se manter na briga pela classificação e Satélite. Na sequência se enfrentam Assentamento e Pierezan e fechando a rodada vão duelar na busca pelos três pontos, Sindicato e São José.
Além da prefeita, Dra. Elaine, estiveram presentes, acompanhando a abertura da Copa Aral Moreira de Futebol Suíço 2026 o vereador professor Jackson Machado, o vereador Aroldo Martins de Mattos, o “Liquinho” e o vereador Adilson da Silva Miranda, o “Dorinho”, entre outras personalidades.
Por meio de rede social a prefeita, Dra. Elaine Soligo destacou que a Copa Aral Moreira de Suíço é mais que uma simples competição. Para a prefeita a competição representa união da comunidade, estreitamento dos laços de amizade e a valorização dos atletas e da prática desportiva no município.
Nas fotos abaixo as equipes e arbitragem das duas primeiras rodadas
A vice-prefeita de Dourados e pré-candidata ao Senado, Gianni Nogueira, participou na manhã deste domingo (1º) de manifestação realizada na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande-MS. O ato reuniu manifestantes vestidos de verde e amarelo e integra a mobilização nacional chamada Acorda Brasil, organizada simultaneamente em diversas capitais do país.
Durante o encontro, Gianni discursou aos participantes e destacou a força do campo conservador em Mato Grosso do Sul, afirmando que a direita do estado ultrapassa estruturas partidárias e é movida por princípios que, segundo ela, não são negociáveis.
“A direita do Mato Grosso do Sul é gigante. Nosso partido é o Brasil. Temos princípios e não vamos negociar”, declarou.
A manifestação teve como principais pautas críticas ao governo federal, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Participantes também mencionaram preocupações com a carga tributária, a condução da economia e o que consideram falta de respostas efetivas às demandas da população.
O ato em Campo Grande foi convocado por lideranças políticas e movimentos alinhados ao campo conservador e reuniu apoiadores que levaram bandeiras do Brasil, cartazes e entoaram palavras de ordem ao longo da manhã.
A presença de Gianni Nogueira reforça sua participação em agendas de mobilização política e amplia sua projeção pública no estado, em um momento de intensificação dos debates e articulações que antecedem o ciclo eleitoral de 2026.
O telediagnóstico em dermatologia tem fortalecido a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul ao permitir que lesões de pele sejam avaliadas por especialistas sem que o paciente precise, inicialmente, sair do município de origem. A estratégia integra o STT (Sistema de Telemedicina e Telessaúde) e é ofertada nacionalmente pelo Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a Central Estadual de Telemedicina de Santa Catarina, referência no país.
Além de ampliar o acesso, a ferramenta é reconhecida pelo Ministério da Saúde como estratégia capaz de aumentar a resolutividade da APS (Atenção Primária à Saúde), com potencial para solucionar cerca de 70% dos casos sem a necessidade de consulta presencial com dermatologista.
O objetivo central é melhorar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade em dermatologia, classificando o risco das lesões e organizando a fila de encaminhamentos conforme a gravidade.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que a iniciativa fortalece o SUS (Sistema Único de Saúde) e garante mais resolutividade na ponta. “Estamos falando de uma ferramenta que qualifica a Atenção Primária, reduz deslocamentos desnecessários e permite que casos suspeitos de câncer sejam identificados com mais rapidez. Isso impacta diretamente no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes”, afirma.
Como funciona o fluxo
O processo começa na UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o médico identifica uma lesão suspeita e solicita o exame pelo STT, sendo responsável pela triagem e decisão clínica. Em seguida, é realizado o registro fotográfico da lesão, etapa considerada decisiva para a qualidade do diagnóstico, que pode ser feita por profissional capacitado ou pelo próprio médico.
As imagens e informações clínicas são enviadas pela plataforma e avaliadas por dermatologistas especializados. O laudo, com classificação de risco e conduta indicada, é devolvido à unidade solicitante em até 72 horas.
O serviço atende tanto casos suspeitos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) quanto outras dermatoses, permitindo que grande parte das situações seja resolvida na própria Atenção Primária, evitando encaminhamentos desnecessários e qualificando a fila para atendimento presencial.
A superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Marcia Tomasi, ressalta que o telediagnóstico organiza o fluxo assistencial. “Além de ampliar o acesso ao especialista, o sistema estratifica o risco e prioriza quem realmente precisa de atendimento presencial. É tecnologia aplicada à gestão do cuidado, com impacto direto na eficiência da rede”, pontua.
Diagnóstico precoce e impacto no câncer de pele
Desde a implantação do serviço, em 2019, Mato Grosso do Sul já conta com 28 municípios, com 43 pontos de atendimento, aderidos à oferta de telediagnóstico em dermatologia. Com base nos dados do serviço, foram identificados casos de melanoma e câncer de pele não melanoma em diferentes macrorregiões do estado.
Melanoma
Centro: 5 casos (3 municípios)
Pantanal: 33 casos (2 municípios)
Cone Sul: 4 casos (2 municípios)
Costa Leste: 13 casos (7 municípios)
Não melanoma
Centro: 32 casos (4 municípios)
Pantanal: 125 casos (2 municípios)
Cone Sul: 42 casos (7 municípios)
Costa Leste: 103 casos (7 municípios)
Os números reforçam a importância da detecção precoce, especialmente no caso do melanoma, que apresenta maior agressividade. Ao identificar a lesão em estágio inicial e encaminhar rapidamente para confirmação e tratamento, aumentam-se significativamente as chances de cura e controle da doença.
A coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, destaca que a qualidade do registro é determinante para o sucesso do serviço. “O exame só é validado quando segue rigorosamente os protocolos de imagem, identificação e consentimento do paciente. Investimos na capacitação das equipes porque quanto melhor o registro, mais preciso é o laudo e mais ágil é a conduta clínica”, explica.
Estrutura, segurança e adesão dos municípios
Para implantar o serviço, o município deve formalizar adesão ao Telessaúde e adquirir o Kit de Dermatologia, composto por dermatoscópio, adaptador e equipamento de captura de imagem (smartphone ou câmera digital), seguindo especificações técnicas mínimas de qualidade.
A habilitação exige cadastro no sistema, capacitação para realização do registro fotográfico e cumprimento dos protocolos de segurança, incluindo identificação adequada das lesões e termo de consentimento assinado pelo paciente antes do envio das imagens.
Casos graves e pacientes sintomáticos não devem aguardar o laudo do sistema e devem ser encaminhados imediatamente para a rede de urgência e emergência.
Tecnologia a serviço da Atenção Primária
De natureza ambulatorial, a teledermatologia fortalece a resolutividade da Atenção Primária e amplia a capacidade diagnóstica dos municípios. Ao mesmo tempo em que evita deslocamentos e filas desnecessárias, garante prioridade aos casos de maior risco e contribui diretamente para o enfrentamento do câncer de pele no estado.
Valorizar a cultura e a história é reconhecer quem contribuiu para identidade de um povo. Com este sentimento o governador Eduardo Riedel foi até a Colônia Paraguaia em Dourados vistoriar a obra de reforma e revitalização do clube social, que tem investimento de R$ 1,8 milhão do Estado.
O governador foi recebido com festa na comunidade,com direito a música, chipa, sopa paraguaia e muito carinho das pessoas.
“Tínhamos o compromisso em fazer esta obra. Fiquei impressionado já na entrada, com a linda fachada. Vamos fazer um esforço para concluir o trabalho, colocar ar condicionado e assim entregar este equipamento tão importante”, garantiu o governador.
Riedel reconheceu a importância da cultura paraguaia na história de Mato Grosso do Sul. “Temos os costumes, cultura, culinária, e a música que ganhamos do Paraguai. Temos que agradecer por toda contribuição deles para nossa história, celebrar a cultura paraguaia”, completou.
A sede da associação ganhou uma ampliação do clube social, sendo um marco para o fortalecimento, preservação e difusão da cultura paraguaia em Dourados e região.
Os serviços de reforma e ampliação contam com a nova fachada da edificação da sede, reforma da cozinha, banheiros, palco, camarins e salão principal, além da ampliação para nova bilheterias, entre outras melhorias.
“Momento único para nossa Colônia, que ganhou uma restauração e ampliação completa. A obra chega na fase final e o espaço está lindo. Momento importante e tão sonhado por todos nós. Uma estrutura moderna para atender a comunidade de toda região”, afirmou o presidente da associação, Celino Ramos.
O objetivo é oferecer conforto, acessibilidade e melhores condições para a realização de eventos culturais, sociais e comunitários.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Um novo eclipse lunar está previsto para o dia 3 de março. O fenômeno sempre mobiliza curiosos e especialistas, mas, desta vez, o Brasil não estará na melhor posição geográfica para acompanhar o espetáculo completo da chamada Lua de sangue.
O fenômeno ocorre quando há um alinhamento preciso entre Sol, Terra e Lua.
“A Terra se coloca entre o Sol e a Lua. Então a Lua fica atrás da sombra que a Terra projeta. É um alinhamento desses três corpos”, explica o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Segundo ele, no eclipse parcial vemos a sombra da Terra avançando sobre o disco lunar, como se fosse “uma mordida” escurecendo a Lua cheia. Já no eclipse total ocorre o fenômeno mais aguardado.
“Quando ela está perfeitamente alinhada, a luz do Sol não consegue mais chegar diretamente à superfície da Lua. Mas atravessa a atmosfera da Terra antes de chegar lá. Só a parte vermelha da luz consegue passar, enquanto a azul é espalhada. Por isso a Lua fica avermelhada, como no pôr do sol”, afirma.
O apelido Lua de sangue, segundo o astrônomo, é mais uma expressão de impacto popular do que um termo científico, mas traduz bem o efeito visual provocado pela filtragem atmosférica.
A notícia, porém, não é animadora para a maior parte do território brasileiro.
“Infelizmente, na maior parte do Brasil a gente só vai ver o eclipse penumbral, que é um leve escurecimento da Lua cheia e que é um efeito difícil de perceber”, diz Thiago.
Em cidades como São Paulo e Brasília, o fenômeno ocorre por volta das 6h da manhã, já com a Lua muito baixa no horizonte oeste e pouco antes de o nascer do Sol, o que dificulta ainda mais a observação.
A situação melhora levemente na região Norte. No Acre, Rondônia e oeste do Amazonas, será possível acompanhar parte do eclipse parcial. “No Acre, por volta das 5h da manhã, já começa a ser possível perceber a sombra avançando. O máximo do encobrimento ocorre perto das 5h45, quando quase toda a Lua estará coberta”, explica.
Ainda assim, ele ressalta que o Brasil não é o melhor ponto do planeta para este eclipse. As condições ideais estarão no Pacífico, em regiões como a Nova Zelândia e ilhas como Fiji, onde a totalidade será plenamente visível.
Etapas
A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional , detalha que todo eclipse total da Lua passa por cinco etapas: penumbral, parcial, total, parcial e penumbral novamente.
“O eclipse penumbral ocorre quando a Lua entra na sombra mais clara da Terra. Nessa fase, quase não percebemos diferença no brilho. Depois, quando começa a entrar na sombra escura, tem início o eclipse parcial, quando vemos a Lua ficando cada vez mais escura, em formato de mordidinha”, explica.
O eclipse total acontece quando a Lua está completamente imersa na umbra — a parte mais escura da sombra terrestre.
No caso do eclipse de 3 de março, porém, o Brasil verá apenas as fases iniciais. “Quando a Lua estiver totalmente eclipsada, ela já estará abaixo do horizonte para nós. O Brasil não vai ver o eclipse total”, afirma Josina.
Cronograma (horário de Brasília):
5h44 – início do eclipse penumbral
6h50 – início do eclipse parcial
8h04 às 9h02 – fase total (não visível no Brasil)
Quanto mais a oeste a localização, maior será a porcentagem de obscurecimento. No extremo oeste do país, o encobrimento poderá chegar a 96% — muito próximo da totalidade, mas ainda tecnicamente classificado como parcial.
Segundo a astrônoma, eclipses lunares são relativamente frequentes no Brasil, mas teremos que esperar para rever um espetáculo completo. “Somente na noite de 25 para 26 de junho de 2029 o Brasil terá um eclipse total da Lua com todas as fases visíveis em todo o país”, destaca Josina.
Ainda em 2026 haverá um eclipse parcial quase total (93% de magnitude) visível em todo o território nacional, na noite de 27 para 28 de agosto. Em 2027, os três eclipses previstos serão apenas penumbrais. Já em 2028 haverá eclipses parciais, mas nenhum total visível no Brasil.
Durante agenda oficial em Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) esteve ao lado do governador Eduardo Corrêa Riedel (PP) acompanhando a entrega de importantes obras que somam mais de R$ 14,7 milhões em investimentos. A parlamentar destacou que seu mandato tem atuado de forma constante para garantir que as demandas do município se transformem em ações concretas e resultados efetivos para a população.
Entre as entregas está a revitalização do Ginásio Municipal de Esportes Deputado Ulysses Guimarães, que recebeu R$ 4,3 milhões em investimentos. O espaço passou por reforma completa, modernização do sistema de iluminação e som, ampliação dos vestiários e melhorias estruturais que permitem a realização de grandes eventos esportivos e culturais, fortalecendo o esporte e o lazer na cidade.
A agenda também contemplou a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, com investimento de R$ 6,4 milhões. A unidade recebeu nova sala de aula, laboratório de ciências, sala de tecnologia, melhorias na quadra, refeitório, cozinha equipada, além de reestruturação administrativa e paisagismo. A escola atende cerca de 400 estudantes do ensino fundamental e passa a oferecer uma estrutura mais adequada para alunos e profissionais.
“Na educação continuamos a reestruturar as escolas, valorizar os profissionais e melhorar o aprendizado. Isto traz melhorias aos estudantes, professores e todos da escola”, destacou Riedel.
Na ocasião, a deputada falou sobre o simbolismo da entrega. “Esse é um momento muito especial para Dourados. Estamos falando de uma das escolas mais tradicionais da nossa cidade, que faz parte da história de tantas famílias. Para mim, tem um significado ainda mais profundo, porque o diretor Ramão trabalhou durante muitos anos ao lado da minha saudosa mãe, Elza Pedrozo, que dedicou sua vida à educação especial em Mato Grosso do Sul. Ver essa escola revitalizada é reconhecer o valor da educação e de todos os profissionais que constroem o futuro do nosso Estado”, afirmou Lia.
A parlamentar também ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos profissionais da educação. “Na Assembleia, aprovamos projetos importantes que fortalecem a categoria. Mato Grosso do Sul tem hoje um dos maiores pisos salariais do país, e isso demonstra respeito e prioridade com a educação”, completou.
Além das entregas, a comitiva vistoriou obras de pavimentação e drenagem no Residencial Pelicano e no Jardim Canaã.As intervenções, aguardadas há anos pela população, vão eliminar problemas históricos de poeira e lama, garantindo mais qualidade de vida, segurança e mobilidade aos moradores.
A manifestação realizada neste domingo (1), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, reuniu apoiadores do movimento nacional “Acorda Brasil” e contou com participação ativa do deputado estadual Coronel David (PL), que mobilizou sua equipe e base política em defesa do das pautas da direita e críticas ao governo Lula.
Segundo o deputado Coronel David, mais de 8 mil adesivos foram distribuídos ao longo da manhã pela sua equipe e apoiadores. Entre as mensagens mais procuradas estavam “Reaja Brasil” e “Anistia Já”.
O adesivo com a frase “Fora Lula” se esgotou ainda nas primeiras horas do ato, informação que demonstra o nível de adesão tanto do público que já participava da manifestação quanto das pessoas que circulavam pela Avenida Afonso Pena e aderiram à mobilização.
A mobilização reuniu lideranças conservadoras, famílias e simpatizantes alinhados às pautas nacionais do movimento, que incluem críticas ao governo federal e a defesa da abertura de processos de impeachment contra 16 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Entre os pontos defendidos durante o ato estiveram questionamentos à condução econômica do país, críticas à carga tributária e a cobrança para que o Congresso Nacional avance na análise de requerimentos já protocolados.
Coronel David reiterou seu posicionamento de oposição ao governo federal e afirmou que a mobilização popular constitui instrumento legítimo de participação democrática.