A prefeita, Dra. Elaine Soligo, o secretário de esportes, Júnior Peroli e os vereadores com a equipe Escolari Transportes durante a abertura da Copa Aral Moreira de Futebol Suíço 2026 na noite desse sábado, 28 de fevereiro, em Aral Moreira. (Fotos: Semel)
Vilson Nascimento
Com a presença de autoridades, entre elas a prefeita, Dra. Elaine Soligo e vereadores, além de secretários municipais, a Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) abriu na noite desse sábado, 28 de fevereiro, a Copa Aral Moreira de Futebol Suíço 2026, em Aral Moreira.
Segundo o secretário de esporte e lazer do município, professor Júnior Peroli, são 18 equipes dividiras em 6 grupos, onde as duas melhores classificadas em cada grupo e os 4 melhores terceiros colocados avançam à fase oitavas de final.
Três jogos movimentaram a rodada de abertura do certame na noite desse sábado, dia 28. O Taco bateu o Escolari Transportes pelo placar de 2×0, a Coamo fez 3×2 sobre a Estância Ypacaraí e o Sindicato venceu o Furacão pelo placar de 5×3.
Na manhã desse domingo, dia 1 de março, mais três partidas movimentaram a rodada da competição. O Assentamento bateu o Marreco F.C pelo placar de 5×3, o Atlético Guassuty venceu o Esporte Recreativo pelo placar de 4×1 e a JG Conveniência fez 2×0 sobre o Resenha F.C.
O campeonato segue na noite desta quarta-feira, 4 de março, com mais três partidas no Campo Municipal, que passou por melhorias, por parte da prefeitura, no sistema de iluminação para receber os jogos da competição.
Pela tabela divulgada pela Semel às 19h entram em campo Escolari Transportes, que precisa da vitória para se manter na briga pela classificação e Satélite. Na sequência se enfrentam Assentamento e Pierezan e fechando a rodada vão duelar na busca pelos três pontos, Sindicato e São José.
Além da prefeita, Dra. Elaine, estiveram presentes, acompanhando a abertura da Copa Aral Moreira de Futebol Suíço 2026 o vereador professor Jackson Machado, o vereador Aroldo Martins de Mattos, o “Liquinho” e o vereador Adilson da Silva Miranda, o “Dorinho”, entre outras personalidades.
Por meio de rede social a prefeita, Dra. Elaine Soligo destacou que a Copa Aral Moreira de Suíço é mais que uma simples competição. Para a prefeita a competição representa união da comunidade, estreitamento dos laços de amizade e a valorização dos atletas e da prática desportiva no município.
Nas fotos abaixo as equipes e arbitragem das duas primeiras rodadas
A vice-prefeita de Dourados e pré-candidata ao Senado, Gianni Nogueira, participou na manhã deste domingo (1º) de manifestação realizada na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande-MS. O ato reuniu manifestantes vestidos de verde e amarelo e integra a mobilização nacional chamada Acorda Brasil, organizada simultaneamente em diversas capitais do país.
Durante o encontro, Gianni discursou aos participantes e destacou a força do campo conservador em Mato Grosso do Sul, afirmando que a direita do estado ultrapassa estruturas partidárias e é movida por princípios que, segundo ela, não são negociáveis.
“A direita do Mato Grosso do Sul é gigante. Nosso partido é o Brasil. Temos princípios e não vamos negociar”, declarou.
A manifestação teve como principais pautas críticas ao governo federal, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Participantes também mencionaram preocupações com a carga tributária, a condução da economia e o que consideram falta de respostas efetivas às demandas da população.
O ato em Campo Grande foi convocado por lideranças políticas e movimentos alinhados ao campo conservador e reuniu apoiadores que levaram bandeiras do Brasil, cartazes e entoaram palavras de ordem ao longo da manhã.
A presença de Gianni Nogueira reforça sua participação em agendas de mobilização política e amplia sua projeção pública no estado, em um momento de intensificação dos debates e articulações que antecedem o ciclo eleitoral de 2026.
O telediagnóstico em dermatologia tem fortalecido a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul ao permitir que lesões de pele sejam avaliadas por especialistas sem que o paciente precise, inicialmente, sair do município de origem. A estratégia integra o STT (Sistema de Telemedicina e Telessaúde) e é ofertada nacionalmente pelo Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a Central Estadual de Telemedicina de Santa Catarina, referência no país.
Além de ampliar o acesso, a ferramenta é reconhecida pelo Ministério da Saúde como estratégia capaz de aumentar a resolutividade da APS (Atenção Primária à Saúde), com potencial para solucionar cerca de 70% dos casos sem a necessidade de consulta presencial com dermatologista.
O objetivo central é melhorar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade em dermatologia, classificando o risco das lesões e organizando a fila de encaminhamentos conforme a gravidade.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que a iniciativa fortalece o SUS (Sistema Único de Saúde) e garante mais resolutividade na ponta. “Estamos falando de uma ferramenta que qualifica a Atenção Primária, reduz deslocamentos desnecessários e permite que casos suspeitos de câncer sejam identificados com mais rapidez. Isso impacta diretamente no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes”, afirma.
Como funciona o fluxo
O processo começa na UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o médico identifica uma lesão suspeita e solicita o exame pelo STT, sendo responsável pela triagem e decisão clínica. Em seguida, é realizado o registro fotográfico da lesão, etapa considerada decisiva para a qualidade do diagnóstico, que pode ser feita por profissional capacitado ou pelo próprio médico.
As imagens e informações clínicas são enviadas pela plataforma e avaliadas por dermatologistas especializados. O laudo, com classificação de risco e conduta indicada, é devolvido à unidade solicitante em até 72 horas.
O serviço atende tanto casos suspeitos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) quanto outras dermatoses, permitindo que grande parte das situações seja resolvida na própria Atenção Primária, evitando encaminhamentos desnecessários e qualificando a fila para atendimento presencial.
A superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Marcia Tomasi, ressalta que o telediagnóstico organiza o fluxo assistencial. “Além de ampliar o acesso ao especialista, o sistema estratifica o risco e prioriza quem realmente precisa de atendimento presencial. É tecnologia aplicada à gestão do cuidado, com impacto direto na eficiência da rede”, pontua.
Diagnóstico precoce e impacto no câncer de pele
Desde a implantação do serviço, em 2019, Mato Grosso do Sul já conta com 28 municípios, com 43 pontos de atendimento, aderidos à oferta de telediagnóstico em dermatologia. Com base nos dados do serviço, foram identificados casos de melanoma e câncer de pele não melanoma em diferentes macrorregiões do estado.
Melanoma
Centro: 5 casos (3 municípios)
Pantanal: 33 casos (2 municípios)
Cone Sul: 4 casos (2 municípios)
Costa Leste: 13 casos (7 municípios)
Não melanoma
Centro: 32 casos (4 municípios)
Pantanal: 125 casos (2 municípios)
Cone Sul: 42 casos (7 municípios)
Costa Leste: 103 casos (7 municípios)
Os números reforçam a importância da detecção precoce, especialmente no caso do melanoma, que apresenta maior agressividade. Ao identificar a lesão em estágio inicial e encaminhar rapidamente para confirmação e tratamento, aumentam-se significativamente as chances de cura e controle da doença.
A coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, destaca que a qualidade do registro é determinante para o sucesso do serviço. “O exame só é validado quando segue rigorosamente os protocolos de imagem, identificação e consentimento do paciente. Investimos na capacitação das equipes porque quanto melhor o registro, mais preciso é o laudo e mais ágil é a conduta clínica”, explica.
Estrutura, segurança e adesão dos municípios
Para implantar o serviço, o município deve formalizar adesão ao Telessaúde e adquirir o Kit de Dermatologia, composto por dermatoscópio, adaptador e equipamento de captura de imagem (smartphone ou câmera digital), seguindo especificações técnicas mínimas de qualidade.
A habilitação exige cadastro no sistema, capacitação para realização do registro fotográfico e cumprimento dos protocolos de segurança, incluindo identificação adequada das lesões e termo de consentimento assinado pelo paciente antes do envio das imagens.
Casos graves e pacientes sintomáticos não devem aguardar o laudo do sistema e devem ser encaminhados imediatamente para a rede de urgência e emergência.
Tecnologia a serviço da Atenção Primária
De natureza ambulatorial, a teledermatologia fortalece a resolutividade da Atenção Primária e amplia a capacidade diagnóstica dos municípios. Ao mesmo tempo em que evita deslocamentos e filas desnecessárias, garante prioridade aos casos de maior risco e contribui diretamente para o enfrentamento do câncer de pele no estado.
Valorizar a cultura e a história é reconhecer quem contribuiu para identidade de um povo. Com este sentimento o governador Eduardo Riedel foi até a Colônia Paraguaia em Dourados vistoriar a obra de reforma e revitalização do clube social, que tem investimento de R$ 1,8 milhão do Estado.
O governador foi recebido com festa na comunidade,com direito a música, chipa, sopa paraguaia e muito carinho das pessoas.
“Tínhamos o compromisso em fazer esta obra. Fiquei impressionado já na entrada, com a linda fachada. Vamos fazer um esforço para concluir o trabalho, colocar ar condicionado e assim entregar este equipamento tão importante”, garantiu o governador.
Riedel reconheceu a importância da cultura paraguaia na história de Mato Grosso do Sul. “Temos os costumes, cultura, culinária, e a música que ganhamos do Paraguai. Temos que agradecer por toda contribuição deles para nossa história, celebrar a cultura paraguaia”, completou.
A sede da associação ganhou uma ampliação do clube social, sendo um marco para o fortalecimento, preservação e difusão da cultura paraguaia em Dourados e região.
Os serviços de reforma e ampliação contam com a nova fachada da edificação da sede, reforma da cozinha, banheiros, palco, camarins e salão principal, além da ampliação para nova bilheterias, entre outras melhorias.
“Momento único para nossa Colônia, que ganhou uma restauração e ampliação completa. A obra chega na fase final e o espaço está lindo. Momento importante e tão sonhado por todos nós. Uma estrutura moderna para atender a comunidade de toda região”, afirmou o presidente da associação, Celino Ramos.
O objetivo é oferecer conforto, acessibilidade e melhores condições para a realização de eventos culturais, sociais e comunitários.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Um novo eclipse lunar está previsto para o dia 3 de março. O fenômeno sempre mobiliza curiosos e especialistas, mas, desta vez, o Brasil não estará na melhor posição geográfica para acompanhar o espetáculo completo da chamada Lua de sangue.
O fenômeno ocorre quando há um alinhamento preciso entre Sol, Terra e Lua.
“A Terra se coloca entre o Sol e a Lua. Então a Lua fica atrás da sombra que a Terra projeta. É um alinhamento desses três corpos”, explica o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Segundo ele, no eclipse parcial vemos a sombra da Terra avançando sobre o disco lunar, como se fosse “uma mordida” escurecendo a Lua cheia. Já no eclipse total ocorre o fenômeno mais aguardado.
“Quando ela está perfeitamente alinhada, a luz do Sol não consegue mais chegar diretamente à superfície da Lua. Mas atravessa a atmosfera da Terra antes de chegar lá. Só a parte vermelha da luz consegue passar, enquanto a azul é espalhada. Por isso a Lua fica avermelhada, como no pôr do sol”, afirma.
O apelido Lua de sangue, segundo o astrônomo, é mais uma expressão de impacto popular do que um termo científico, mas traduz bem o efeito visual provocado pela filtragem atmosférica.
A notícia, porém, não é animadora para a maior parte do território brasileiro.
“Infelizmente, na maior parte do Brasil a gente só vai ver o eclipse penumbral, que é um leve escurecimento da Lua cheia e que é um efeito difícil de perceber”, diz Thiago.
Em cidades como São Paulo e Brasília, o fenômeno ocorre por volta das 6h da manhã, já com a Lua muito baixa no horizonte oeste e pouco antes de o nascer do Sol, o que dificulta ainda mais a observação.
A situação melhora levemente na região Norte. No Acre, Rondônia e oeste do Amazonas, será possível acompanhar parte do eclipse parcial. “No Acre, por volta das 5h da manhã, já começa a ser possível perceber a sombra avançando. O máximo do encobrimento ocorre perto das 5h45, quando quase toda a Lua estará coberta”, explica.
Ainda assim, ele ressalta que o Brasil não é o melhor ponto do planeta para este eclipse. As condições ideais estarão no Pacífico, em regiões como a Nova Zelândia e ilhas como Fiji, onde a totalidade será plenamente visível.
Etapas
A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional , detalha que todo eclipse total da Lua passa por cinco etapas: penumbral, parcial, total, parcial e penumbral novamente.
“O eclipse penumbral ocorre quando a Lua entra na sombra mais clara da Terra. Nessa fase, quase não percebemos diferença no brilho. Depois, quando começa a entrar na sombra escura, tem início o eclipse parcial, quando vemos a Lua ficando cada vez mais escura, em formato de mordidinha”, explica.
O eclipse total acontece quando a Lua está completamente imersa na umbra — a parte mais escura da sombra terrestre.
No caso do eclipse de 3 de março, porém, o Brasil verá apenas as fases iniciais. “Quando a Lua estiver totalmente eclipsada, ela já estará abaixo do horizonte para nós. O Brasil não vai ver o eclipse total”, afirma Josina.
Cronograma (horário de Brasília):
5h44 – início do eclipse penumbral
6h50 – início do eclipse parcial
8h04 às 9h02 – fase total (não visível no Brasil)
Quanto mais a oeste a localização, maior será a porcentagem de obscurecimento. No extremo oeste do país, o encobrimento poderá chegar a 96% — muito próximo da totalidade, mas ainda tecnicamente classificado como parcial.
Segundo a astrônoma, eclipses lunares são relativamente frequentes no Brasil, mas teremos que esperar para rever um espetáculo completo. “Somente na noite de 25 para 26 de junho de 2029 o Brasil terá um eclipse total da Lua com todas as fases visíveis em todo o país”, destaca Josina.
Ainda em 2026 haverá um eclipse parcial quase total (93% de magnitude) visível em todo o território nacional, na noite de 27 para 28 de agosto. Em 2027, os três eclipses previstos serão apenas penumbrais. Já em 2028 haverá eclipses parciais, mas nenhum total visível no Brasil.
Durante agenda oficial em Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) esteve ao lado do governador Eduardo Corrêa Riedel (PP) acompanhando a entrega de importantes obras que somam mais de R$ 14,7 milhões em investimentos. A parlamentar destacou que seu mandato tem atuado de forma constante para garantir que as demandas do município se transformem em ações concretas e resultados efetivos para a população.
Entre as entregas está a revitalização do Ginásio Municipal de Esportes Deputado Ulysses Guimarães, que recebeu R$ 4,3 milhões em investimentos. O espaço passou por reforma completa, modernização do sistema de iluminação e som, ampliação dos vestiários e melhorias estruturais que permitem a realização de grandes eventos esportivos e culturais, fortalecendo o esporte e o lazer na cidade.
A agenda também contemplou a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, com investimento de R$ 6,4 milhões. A unidade recebeu nova sala de aula, laboratório de ciências, sala de tecnologia, melhorias na quadra, refeitório, cozinha equipada, além de reestruturação administrativa e paisagismo. A escola atende cerca de 400 estudantes do ensino fundamental e passa a oferecer uma estrutura mais adequada para alunos e profissionais.
“Na educação continuamos a reestruturar as escolas, valorizar os profissionais e melhorar o aprendizado. Isto traz melhorias aos estudantes, professores e todos da escola”, destacou Riedel.
Na ocasião, a deputada falou sobre o simbolismo da entrega. “Esse é um momento muito especial para Dourados. Estamos falando de uma das escolas mais tradicionais da nossa cidade, que faz parte da história de tantas famílias. Para mim, tem um significado ainda mais profundo, porque o diretor Ramão trabalhou durante muitos anos ao lado da minha saudosa mãe, Elza Pedrozo, que dedicou sua vida à educação especial em Mato Grosso do Sul. Ver essa escola revitalizada é reconhecer o valor da educação e de todos os profissionais que constroem o futuro do nosso Estado”, afirmou Lia.
A parlamentar também ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos profissionais da educação. “Na Assembleia, aprovamos projetos importantes que fortalecem a categoria. Mato Grosso do Sul tem hoje um dos maiores pisos salariais do país, e isso demonstra respeito e prioridade com a educação”, completou.
Além das entregas, a comitiva vistoriou obras de pavimentação e drenagem no Residencial Pelicano e no Jardim Canaã.As intervenções, aguardadas há anos pela população, vão eliminar problemas históricos de poeira e lama, garantindo mais qualidade de vida, segurança e mobilidade aos moradores.
A manifestação realizada neste domingo (1), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, reuniu apoiadores do movimento nacional “Acorda Brasil” e contou com participação ativa do deputado estadual Coronel David (PL), que mobilizou sua equipe e base política em defesa do das pautas da direita e críticas ao governo Lula.
Segundo o deputado Coronel David, mais de 8 mil adesivos foram distribuídos ao longo da manhã pela sua equipe e apoiadores. Entre as mensagens mais procuradas estavam “Reaja Brasil” e “Anistia Já”.
O adesivo com a frase “Fora Lula” se esgotou ainda nas primeiras horas do ato, informação que demonstra o nível de adesão tanto do público que já participava da manifestação quanto das pessoas que circulavam pela Avenida Afonso Pena e aderiram à mobilização.
A mobilização reuniu lideranças conservadoras, famílias e simpatizantes alinhados às pautas nacionais do movimento, que incluem críticas ao governo federal e a defesa da abertura de processos de impeachment contra 16 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Entre os pontos defendidos durante o ato estiveram questionamentos à condução econômica do país, críticas à carga tributária e a cobrança para que o Congresso Nacional avance na análise de requerimentos já protocolados.
Coronel David reiterou seu posicionamento de oposição ao governo federal e afirmou que a mobilização popular constitui instrumento legítimo de participação democrática.
O Paraná liderou as exportações brasileiras de suínos reprodutores de raça pura em 2025, segundo o Boletim Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Departamento de Economia Rural, com base em dados do Agrostat, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O Estado respondeu por 62,1% da receita nacional, equivalente a US$ 1,087 milhão, de um total de US$ 1,751 milhão.
Também registraram exportações no segmento Minas Gerais, com 33,7% (US$ 589,6 mil), São Paulo, com 3% (US$ 53,1 mil), Santa Catarina, com 1,2% (US$ 21 mil), e Pernambuco, com 0,03% (US$ 531).
Em relação a 2024, a receita das exportações brasileiras de suínos de alto valor genético cresceu 98,9%. O Paraguai foi o principal destino, responsável por 79% da receita, o equivalente a US$ 1,383 milhão. Também figuraram como compradores a Argentina, com 16,4%, o Uruguai, com 3,6%, a Bolívia, com 1%, e a Libéria, com 0,03%.
No caso das importações, houve retração de 19,2% nos investimentos em comparação a 2024, passando de US$ 2,714 milhões para US$ 2,192 milhões em 2025. Apenas quatro estados realizaram aquisições no período. Minas Gerais liderou, com 58,6% do total importado, somando US$ 1,285 milhão. O Paraná respondeu por 23,6% (US$ 518,1 mil), São Paulo por 16,9% (US$ 370,5 mil) e Goiás por 0,8% (US$ 18 mil).
Quanto à origem dos animais, Minas Gerais importou exclusivamente da Dinamarca. O Paraná adquiriu reprodutores da Noruega e do Canadá. São Paulo comprou suínos dos Estados Unidos, do Canadá e da Dinamarca, enquanto Goiás realizou compras do Canadá.
De acordo com o boletim, “os investimentos em genética são essenciais para melhorar a produtividade do rebanho nacional e manter a competitividade brasileira na produção global de suínos”. O documento acrescenta que, “devido ao alto padrão genético desenvolvido no Brasil, aliado à sanidade do rebanho, o País tornou-se um importante fornecedor de suínos reprodutores para outros países”.
O mercado de carbono chegou ao Brasil como promessa de renda extra para os produtores rurais. Apesar disso, especialistas alertam: nem tudo que reluz é ouro. Antes de fechar qualquer negócio, agricultores e pecuaristas precisam entender a legislação, as metodologias de certificação e os riscos envolvidos.
Instituído pela Lei 15.042/2024, o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) ainda está em fase de regulamentação e, por enquanto, não inclui o setor agropecuário. O modelo seguirá a lógica do cap-and-trade, já aplicada em mercados internacionais: empresas com emissões abaixo do limite podem vender seus créditos excedentes para aquelas que ultrapassarem suas permissões. Nos dois primeiros anos, no entanto, os setores participantes apenas medirão suas emissões, sem possibilidade de comercialização.
Enquanto isso, a agropecuária só pode participar do mercado voluntário por meio de projetos estruturados de forma independente. Para que esses créditos tenham valor, precisam ser auditados e certificados por entidades internacionais reconhecidas.
“O agronegócio pode emitir créditos de carbono e existe um mercado que compra. Mas é preciso ter projeto estruturado, metodologia reconhecida e cuidado para não compro meter o que você já produz de sustentável”, resume Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Socioambiental e consultora em Direito Ambiental do Sistema FAEP.
“O Paraná é referência em sustentabilidade e preservação ambiental, com produtores que há décadas unem tecnologia, qualificação e práticas regenerativas para fortalecer a agropecuária. O Sistema FAEP está sempre apoiando nossos produtores, oferecendo orientação e suporte técnico para que iniciativas como o mercado de carbono sejam conduzidas de forma segura, transparente e responsável”, destaca o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Como gerar créditos
Para transformar práticas sustentáveis em créditos, o produtor rural precisa desenvolver um projeto, começando por um diagnóstico inicial (emissões e sequestros) e definindo a metodologia a ser utiliza da. Essa deve ser reconhecida por um padrão internacional e compatível com a agricultura tropical brasileira, além de estabelecer as mudanças implementadas na propriedade – como uso de bioinsumos, substituição de diesel por biocombustível e/ou adoção do plantio direto.
Também é preciso analisar a viabilidade econômica, visto que projetos individuais em pequenas propriedades costumam ser caros. “Isso não significa que o pequeno produtor está fora. Nesse caso, a união por meio de sindicatos ou cooperativas pode viabilizar a iniciativa”, exemplifica a consultora.
Cada projeto deve comprovar três pontos: linha de base (emissões atuais da propriedade), plano de ação (o que será feito para reduzir emissões) e adicionalidade (benefícios ambientais, além do que a lei exige). Também é obrigatório estar com a documentação em dia, como Cadastro Ambiental Rural (CAR), registros fundiários, licenças ambientais e comprovação de propriedade ou posse.
Após validação e registro em uma certificadora, é necessário realizar o monitoramento contínuo da implementação, com evidências como notas fiscais, imagens de satélite, mapas georreferenciados e relatórios técnicos. A entidade verificadora contratada vai realizar auditorias para confirmar as reduções e/ou sequestros de carbono declarados. Se aprovado, será emitido um relatório de verificação para a emissão dos créditos.
Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa que deixou de ser emitida ou removida da atmosfera. Os créditos só podem ser vendidos depois de validados, e quanto mais robusta for a certificação, maior tende a ser o preço. A metodologia conhecida como Monitoramento, Registro e Verificação (MRV) garante a integridade de cada crédito, evitando fraudes e duplicidades.
No mercado voluntário, os créditos podem ser vendidos diretamente a empresas interessadas em neutralizar suas emissões ou por meio de corretoras e plataformas digitais. No futuro, eles poderão migrar para o mercado regulado, o que tende a elevar seu valor – desde que tenham sido gerados em conformidade com critérios internacionais.
“O produtor deve estar atento ao que está sendo oferecido e a quem está vendendo, evitando empresas que propõem projetos fora dos padrões internacionais e que não geram créditos reais. Por isso, é fundamental exigir propostas detalhadas e não se deixar levar por ofertas aparentemente vantajosas sem comprovação”, alerta a consultora.
Cuidados essenciais antes de vender créditos de carbono
– Verifique a credibilidade da empresa compradora: confira cadastro, credencia mento e feedback de outros produtores;
– Analise o contrato com atenção: observe prazos, garantias, forma e prazo de pagamento dos créditos;
– Exija transparência sobre a geração e certificação do crédito: conheça as emissões atuais da propriedade e confirme a metodologia usada, reconhecida internacionalmente;
– Priorize projetos com suporte técnico: parceiros que ofereçam acompanhamento contínuo, treinamento e planos de contingência;
– Consulte referências legais e institucionais: busque suporte técnico no Sistema FAEP, sindicatos rurais, órgãos ambientais e cooperativas.
O papel do Brasil nas metas climáticas
O mercado de carbono surgiu como um mecanismo global para reduzir emissões de gases de efeito estufa e incentivar a transição para matrizes energéticas mais limpas. Cada país assume metas internacionais junto à Organização das Nações Unidas (ONU), que não podem ser contabilizadas nos créditos de carbono comercializados – voluntários ou regulados – para evitar dupla contagem.
No Acordo de Paris, o Brasil assumiu meta de redução de 59% a 67% em relação a 2005. Para atender a esse compromisso, o país lançou o Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), que atribuiu ao setor agropecuário a responsabilidade de reduzir até 54% das suas emissões.
Segundo Samanta Pineda, consultora em Direito Socioambiental do Sistema FAEP, a meta é desproporcional e penaliza o setor agropecuário, enquanto ignora setores como energia, transporte e indústria, que também geram gases de efeito estufa. Além disso, o Plano Clima inclui emissões de desmatamento ilegal em áreas fora do controle do setor e desconsidera os avanços em práticas sustentáveis, pois as normas internacionais não aceitam contabilizar o sequestro de carbono realizado pela agropecuária.
“Colocar essa conta nas costas de um setor é injusto. Se o governo brasileiro insistir que o agronegócio é o problema, isso pode comprometer não apenas a comercialização de créditos, mas também a imagem internacional do setor”, alerta a consultora.
Além disso, produtores podem ter seus créditos comprometidos, já que parte das metas nacionais precisa ser cumprida para atender aos compromissos internacionais.
Mercados de carbono ao redor do mundo
Hoje, existem 36 mercados regulados no mundo, e produtores podem comercializar créditos voluntários internacionalmente, desde que auditados e certificados por entidades reconhecidas.
A principal referência é o Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU-ETS), o primeiro e maior do mundo, iniciado em 2005. Ele regula cerca de 45% das emissões de gases de efeito estufa da UE e engloba mais de 11 mil instalações industriais e de geração de energia, sem incluir diretamente o setor agrícola.
Na Nova Zelândia, o sistema opera desde 2007 e, em 2022, incluiu uma proposta de taxar as emissões de metano da pecuária. Na Ásia, a Coreia do Sul opera desde 2015 o Korean Emission Trading Scheme (K-ETS), segundo maior mercado da região, abrangendo mais de 525 empresas e cobrindo 68% das emissões nacionais.
Março é um mês com muitas datas significativas para a luta pela igualdade. A mais lembrada com certeza é o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Além de defender a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e representatividade em todos os setores da sociedade, a efeméride simboliza o combate à violência e ao feminicídio, cujos números permanecem altos no país. Este foi o foco desta reportagem da Agência Brasil e desta edição do programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional, ambas de fevereiro deste ano. Já a Radioagência Nacionaldestacou as falhas na execução das políticas públicas voltadas à população feminina, em reportagem de 2025. A TV Brasil também deu sua contribuição ao debate, mostrando as dificuldades de conciliar trabalho e tarefas domésticas nesta reportagem do Repórter Brasil Tarde, exibida em 2021.
Combate à discriminação
Ainda falando em luta pela igualdade, logo no dia 1º de março temos o Dia Mundial da Zero Discriminação, efeméride criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. A data combate a discriminação de pessoas em decorrência de:
idade,
sexo,
identidade de gênero,
orientação sexual,
deficiência,
raça,
etnia,
idioma,
saúde (incluindo estado sorológico positivo para o HIV),
localização geográfica,
situação econômica ou de migração,
ou por qualquer outro motivo.
O tema já foi tratado sob diversos aspectos pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A Agência Brasil falou sobre intolerância religiosa em reportagem de 2025. A Radioagência Nacional abordou o racismo estrutural em matéria do mesmo ano. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, mostrou a discriminação de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, em reportagem de 2016.
Seguindo no tema do combate ao preconceito, temos o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial em 21 de março. No Brasil, 85% da população negra afirma já ter sofrido discriminação racial, conforme mostrou reportagem da Agência Brasil de 2025. Tanto que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu que existe racismo estrutural no país e cobrou providências do setor público, como destacou a Radioagência Nacional, também em matéria do ano passado. Lembrando que os crimes de racismo e injúria racial são imprescritíveis. Mas, você a diferença entra os dois? Aprenda nesta reportagem do Repórter Brasil Tarde, exibida em 2022 pela TV Brasil.
Inclusão
Em 21 de março temos o Dia Internacional da Síndrome de Down. É sempre importante ressaltar que não é uma doença, mas uma condição genética que afeta o desenvolvimento físico e intelectual. Embora as pessoas que a possuem possam enfrentar desafios no aprendizado e no desenvolvimento, muitas conseguem desenvolver uma vida plena e produtiva. A importância da efeméride foi discutida em entrevista veiculada no Revista Brasil, da Rádio Nacional, em 2025. A Radioagência Nacionalpublicou reportagem explicando os direitos dessa parcela da população em 2022. No mesmo ano, as políticas e práticas inclusivas foram destacadas pela Agência Brasil e pelo jornal Brasil Em Dia, do Canal Gov.
Comunicação Pública
No dia 11 de março de 1974 foi inaugurado o Parque do Rodeador, em Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal. O local, que completa 52 anos em 2026, abriga um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país, incluindo os transmissores em ondas curtas da Rádio Nacional da Amazônia, a única emissora do país que consegue ter alcance nacional e até internacional. Em 2024, quando o complexo completou 50 anos de existência, os veículos da EBC publicaram várias matérias destacando sua história e sua importância para a comunicação pública. É o caso destas reportagens da Agência Brasil, Radioagência Nacional e desta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil.
Os 50 anos do Parque do Rodeador também foram o tema de um áudio documentário de cinco episódios que foram ao ar pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional da Amazônia. Ouça cada um abaixo:
Saúde
Estamos no Março Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal, campanha criada por indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença ganhou muito destaque no ano passado, com a morte da cantora brasileira Preta Gil. É o terceiro tipo de câncer mais comum no país, como ressaltou o Repórter Brasil, da TV Brasil. Já esta reportagem da Radioagência Nacionalfala sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce. O Março Azul também foi destaque na Agência Brasil, neste texto publicado em 2024.
Mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentam algum grau de perda auditiva, segundo dados da OMS. No Brasil, são 2,2 milhões de pessoas. Muitas vezes, o problema pode ser evitado. Este é o mote do DiaInternacional do Cuidado Auditivo, celebrado em 3 de março. Os veículos da EBC abordaram a prevenção em várias oportunidades. A TV Brasil deu destaque ao tema em 2019, no Repórter Brasil, e em 2023, no Repórter Brasil Tarde. A Agência Brasilpublicou reportagem a respeito em 2024 e a Radioagência Nacionaldeu sua contribuição em 2025.
Como anda sua rotina de atividades físicas? Se você não tem nenhuma, é melhor começar a se mover. O sedentarismo contribui para o desenvolvimento de várias doenças, desde as cardiovasculares, diabetes, problemas de saúde mental e até cânceres. Incentivar a prática de atividades saudáveis é o objetivo do Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, celebrado em 10 de março. A Agência Brasil alertou que 52% dos brasileiros não fazem nenhuma atividade física em matéria de 2023. O Tarde Nacional Amazônia, da Rádio Nacional, entrevistou em 2025 um especialista sobre formas de sair da inatividade. E a TV Brasil mostrou que o sedentarismo já é considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, em reportagem exibida no Repórter São Paulo, em 2022.
Meio ambiente
A realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, no ano passado colocou o tema em evidência. Ele volta à tona neste mês, com o Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas, fixado em 16 de março. A Radioagência Nacional aproveitou a COP30 para mostrar que 85% das cidades brasileiras ainda não têm plano de adaptação às mudanças climáticas. A Agência Brasil destacou como as crianças são as principais afetadas pelo problema, também em reportagem do ano passado. E o programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional, abordou a temática em janeiro deste ano, trazendo justamente o olhar das novas gerações sobre a crise climática.
O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. A efeméride lembra a importância do uso racional do mais importante recurso natural que possuímos, bem como do combate à poluição. A Agência Brasil noticiou, em 2024, que a falta de água potável ainda atinge 33 milhões de pessoas no Brasil. No mesmo sentido, o Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, abordou em 2022 a falta de saneamento básico, que afeta 50% dos brasileiros. No mesmo ano, o Tarde Nacional, da Rádio Nacional, abordou o Dia Mundial da Água em uma entrevista esclarecedora.
Cultura
Para fechar o mês, trazemos uma data recente, mas de grande importância para nossa cultura. Há um ano, no dia 2 de março de 2025, “Ainda estou aqui” fazia história se tornando o primeiro filme brasileiro a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A conquista do longa-metragem dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello foi destacada na Agência Brasil, na Radioagência Nacional, e nos jornais Repórter Brasile Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de Março de 2026
Março de 2026
1/3
Lançamento do programa “Acontecimentos Aristolino”, na Rádio Nacional (73 anos)
Nascimento do compositor, produtor musical, músico e cantor pernambucano Paulo Debétio (80 anos)
Nascimento do rapper, compositor, beatmaker e skatista paulista Marcus Vinicius Andrade e Silva, mais conhecido pelo nome artístico Kamau (50 anos). O artista faz aniversário em 29 de fevereiro (ano bissexto), mas está representado aqui no primeiro dia do mês de março
Antoine Henri Becquerel descobre a radioatividade (130 anos)
Março Azul – mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal por indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS)
Dia Mundial da Zero Discriminação – iniciativa contra a discriminação de pessoas por causa de sua idade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idioma, saúde (incluindo estado sorológico positivo para o HIV), localização geográfica, situação econômica ou de migração, ou por qualquer outro motivo
Inauguração da terceira versão da Estação da Luz (125 anos)
2/3
“Ainda Estou Aqui” conquista o prêmio de Melhor Filme Internacional, o primeiro Oscar da história do cinema brasileiro (1 ano)
Nascimento do estadista e político russo Mikhail Gorbatchov (95 anos)
Morte do músico, cantor, ator, diretor, pintor, poeta e compositor francês Sergé Gainsbourg (35 anos)
Morte da jornalista, médium, parapsicóloga e artista plástica paulista Elsie Dubugras (20 anos). Durante 33 anos, foi editora especial da Revista Planeta, e apresentou ao mundo o trabalho do médium brasileiro Luiz Antonio Gasparetto
Nascimento do instrumentista paulista Amilton Godói (85 anos) – integrante do “Zimbo Trio”
Acidente aéreo com o grupo musical Mamonas Assassinas. A colisão do jato Learjet com a Serra da Cantareira culminou na morte de nove tripulantes, incluindo todos os integrantes da banda (30 anos)
3/3
Morte da escritora, roteirista e cineasta francesa Marguerite Donnadieu, a Marguerite Duras (30 anos)
Morte do acordeonista, compositor e produtor musical paraibano José Abdias de Farias (35 anos)
Nascimento do cantor e compositor mineiro Vanderli Catarina, conhecido pelo nome artístico Vander Lee (60 anos)
Dia Internacional do Cuidado Auditivo
Dia Mundial da Vida Selvagem
Tombamento estadual da Basílica de Santa Luzia do Rio das Velhas, em Santa Luzia (50 anos)
4/3
Lançamento do programa “Época de Ouro”, na Rádio Nacional (21 anos) – dedicado ao chorinho
Nascimento do futebolista fluminense Dario José dos Santos, o Dadá Maravilha (80 anos)
Nascimento da cantora potiguar Ademilde Fonseca Delfino (105 anos)
Nascimento do compositor, letrista, músico, professor, produtor musical, pesquisador, locutor, escritor e maestro paulista Edgard Barbosa Poças (80 anos) – criador da Turma do Balão Mágico
Morte da cantora lírica paulista Constantina Araújo (60 anos)
Nascimento do escritor, jornalista e roteirista amazonense Márcio Souza, conhecido por Mad Maria (80 anos)
Nascimento do banqueiro, historiador e escritor pernambucano Fernando Pio dos Santos (120 anos)
Começam a retornar as imagens do Cometa Halley e as primeiras imagens do seu núcleo feitas pela sonda espacial soviética Vega 1 (40 anos)
5/3
Nascimento do cantor e compositor fluminense Abílio Lessa (100 anos)
Nascimento da filósofa polonesa Rosa Luxemburgo (155 anos)
Lançado o primeiro álbum póstumo de Jimi Hendrix “The Cry of Love” (55 anos)
Winston Churchill utiliza pela primeira vez a palavra “Cortina de Ferro” no seu discurso na Universidade Westminster em Fulton, Missouri, nos Estados Unidos (80 anos)
Dia Nacional da Música Clássica
Dia Internacional de Sensibilização para o Desarmamento e a Não-Proliferação
6/3
Morte do cantor, compositor e pintor fluminense Mario Telles (20 anos)
Nascimento do guitarrista, baixista, saxofonista, compositor e cantor britânico David Gilmour (80 anos) – vocalista da banda inglesa Pink Floyd
Morte do sociólogo, professor e jornalista paulista Perseu Abramo (30 anos)
Morte do engenheiro e político paulista Mário Covas Júnior (25 anos)
Nascimento do animador e diretor de cinema paulista Alê Abreu (56 anos) – dirigiu, entre outros, “Garoto Cósmico” e “O Menino e o Mundo”, tendo este sido indicado ao Oscar de melhor filme de animação
7/3
Alexander Graham Bell patenteia invenção que ele chama de telefone (150 anos)
Dia do Paleontólogo – fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia
8/3
Primeira irradiação do programa humorístico “A Casa da Sogra”, na Rádio Nacional (79 anos)
Morte do produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico George Martin – conhecido como o quinto beatle (10 anos)
Morte do compositor, trompetista e regente fluminense Paulino Sacramento (100 anos)
Dia Internacional da Mulher
9/3
Nascimento do militar, escritor, professor de ioga potiguar José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como professor Hermógenes (105 anos) – divulgador da hatha ioga no Brasil
Morte do acordeonista e compositor mineiro Antenógenes Honório da Silva (25 anos)
Morte do músico pernambucano Juvenal de Holanda Vasconcelos, o Naná Vasconcelos (10 anos)
Nascimento do escritor norte-rio-grandense José Bezerra Gomes (115 anos). Sua obra aborda temática regionalista nordestina e em sua homenagem foi criada uma fundação de apoio à cultura, a Fundação Cultural José Bezerra Gomes, na sua cidade natal, Currais Novos, no Rio Grande do Norte
10/3
Morte do jogador de basquetebol fluminense Zenny de Azevedo, mais conhecido como Algodão (25 anos)
Morte do pianista e compositor britânico Keith Noel Emerson (10 anos) – mundialmente conhecido depois de fundar a banda Emerson, Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos de rock, em 1970
Morte do rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís Antônio Domingos Rafael de Bragança, o Dom João VI (200 anos)
Dia Internacional das Juízas
Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo
Dia do Telefone
11/3
Inauguração do Parque do Rodeador (52 anos). O local abriga um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país, incluindo os transmissores em ondas curtas (OC) da Rádio Nacional da Amazônia, única emissora do país que consegue ter alcance nacional e até internacional
Morte do jurista, educador e escritor baiano Anísio Teixeira (55 anos)
Nascimento do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla (105 anos)
Nascimento do jurista e poeta fluminense António Cândido Gonçalves Crespo (180 anos). Filho de mãe escrava, fixou-se em Lisboa aos 14 anos de idade e estudou Direito na Universidade de Coimbra
12/3
Nascimento do humorista, apresentador de televisão, roteirista e produtor fluminense Carlos Alberto de Nóbrega (90 anos)
Nascimento da atriz e cantora estadunidense Liza Minnelli (80 anos)
Nascimento do baixista, compositor britânico Steve Harris (70 anos) – conhecido por ser co-produtor e fundador da banda britânica de heavy metal Iron Maiden
Nascimento do cantor e compositor fluminense Áureo Campagnag de Sousa, o Aurinho da Ilha (95 anos). Pertencente à ala de compositores do Salgueiro, compôs o samba-enredo “História da liberdade no Brasil”, que classificou a escola em 3º lugar no Grupo 1 no desfile de 1967
Um reator da Central Nuclear de Fukushima I derrete, explode e libera radioatividade na atmosfera um dia após o sismo do Japão (15 anos)
Dia da Pessoa Bibliotecária
13/3
Nascimento do cineasta, ator e roteirista paulista José Mojica Marins, o Zé do Caixão (90 anos)
Nascimento do cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França, o Chico Science (60 anos)
14/3
Nascimento do compositor mineiro Synval Silva (115 anos). Em 1940, ele fundou o GRES Império da Tijuca, para o qual compôs o samba “Sandália de cetim”, participando da ala dos compositores até a morte
Morte do cantor sertanejo paulista Francisco dos Santos, o Cascatinha da dupla “Cascatinha & Inhana” (30 anos). Junto com a esposa Ana Eufrosina da Silva, formaram uma das principais duplas sertanejas do Brasil
15/3
Lançamento do programa “A Hora do Pato”, por Heber de Bôscoli, na Rádio Nacional RJ (84 anos)
Nascimento do músico fluminense Oswaldo Montenegro (70 anos)
Três explosões destroem a Plataforma P-36 da Petrobras na Bacia de Campos, a maior plataforma semissubmersa de produção de petróleo no mundo, antes de seu naufrágio (25 anos)
Início da Guerra Civil Síria (15 anos), conflito interno em andamento que começou como uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011 e progrediu para uma violenta revolta armada
Governo francês condecora o escritor Paulo Coelho com o título de Cavalheiro das Artes e das Letras (30 anos)
Dia Mundial do Direito do Consumidor
Dia da Escola
16/3
Nascimento do teatrólogo, dramaturgo e ensaísta fluminense Augusto Boal (95 anos)
Dia Nacional do “Teatro do Oprimido” – data em homenagem ao dia de nascimento de seu criador, o teatrólogo Augusto Boal
Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas
Dia Nacional do Ouvidor
17/3
Primeira irradiação do programa infantil “História de Chinelos”, na Rádio Nacional (74 anos)
Nascimento do cronista, comentarista esportivo, poeta e compositor pernambucano Antônio Maria (105 anos) – considerado o rei do samba-canção na década de 1950
18/3
Nascimento do cantor e compositor paulista Francisco Ferraz Neto, o Risadinha (105 anos) – contratado pela Rádio Nacional
Morte do crítico e gestor público do cinema fluminense José Carlos Avellar (10 anos)
Dia Nacional da Imigração Judaica
Previsão de Término do Ramadan (Data Móvel)
19/3
Primeira transmissão do programa “Momento de Jazz”, produzido por Nelson Tolipan, na MEC FM (40 anos)
Nascimento do violonista e músico paraibano Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba (100 anos)
Nascimento do compositor baiano José de Assis Valente (115 anos)
Dia Nacional do Artesão
20/3
O escritor brasileiro Monteiro Lobato é preso por criticar as torturas praticadas pelo Estado Novo (85 anos)
Taça Jules Rimet, nome dado ao troféu da Copa do Mundo da FIFA até 1970, é roubada em exibição na cidade de Londres (60 anos)
Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) e Equinócio de Outono (hemisfério Sul). Em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã
Dia Internacional da Felicidade
Dia do Contador de Histórias
Inauguração do Museu da Língua Portuguesa (20 anos)
21/3
Dia Internacional das Florestas
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé
22/3
Morte do músico cubano Pío Leyva (20 anos) – participou do “Buena Vista Social Club”
Dia Mundial da Água – comemoração que foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993
23/3
Nascimento da atriz brasileira-polonesa Berta Loran (100 anos)
Morte da atriz anglo-americana Elizabeth Taylor (15 anos)
24/3
Carmen Miranda se consagra a primeira e única artista do Brasil a deixar as impressões de suas mãos em uma plataforma da “Calçada da Fama”, do Chinese Theatre (85 anos), em Hollywood
Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (35 anos)
Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas
Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Dia da União dos Povos Latino-Americanos
O município de Paraty recebe o título de “Monumento Nacional”, sob a supervisão da diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Iphan (60 anos)
25/3
Dia Internacional em Lembrança pelas Vítimas da Escravidão e do Tráfego Transatlântico de Escravos nos Navios Negreiros – comemoração que mereceu uma designação especial da Assembleia Geral da ONU, em 28 de novembro de 2006
O Parlamento Britânico aprova o Abolition of the Slave Trade Act, proibindo o tráfico de escravos no Império Britânico (1807)
Dia Nacional da Comunidade Árabe
26/3
Brasil assina o Tratado de Assunção em 1991, que cria o Mercosul, junto com Argentina, Uruguai e Paraguai (35 anos)
Dia do Cacau – data comemorativa não oficial, em referência à importância histórica e econômica do cultivo no Brasil, especialmente no sul da Bahia
Morre o compositor alemão Ludwig van Beethoven, um dos maiores nomes da música clássica (1877)
Termina a Batalha de Iwo Jima, no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial (1945)
O médico Jonas Salk anuncia o desenvolvimento da primeira vacina eficaz contra a poliomielite (1953)
27/3
Dia Mundial do Teatro
Dia Nacional da Inclusão Digital
Dia do Grafite – data em homenagem ao pioneiro do grafite no Brasil, Alex Vallauri, morto em 27 de março de 1987
Dia Nacional do Circo
Aniversário de Ceilândia – Região Administrativa dos Distrito Federal (55 anos)
28/3
Morte da ensaísta, escritora, editora e crítica literária paulista Heloisa Teixeira, conhecida anteriormente como Heloisa Buarque de Hollanda (1 ano)
Estreia do programa “Puxa o Fole”, na Rádio Nacional AM RJ (16 anos) – dedicado ao forró
Nascimento da cantora, compositora e atriz estadunidense Lady Gaga (40 anos)
29/3
É lançada em Atlanta, Estados Unidos, a primeira versão da Coca-Cola, criada pelo farmacêutico John Stith Pemberton (1886)
A Irlanda se torna o primeiro país do mundo a adotar a proibição total do fumo em ambientes fechados de trabalho (2004)
30/3
Nascimento do cantor e compositor fluminense Jorge Gomes Pessanha, o Jorginho Pessanha (95 anos)
Nascimento do músico fluminense Felipe de Nóbrega Ribeiro, o Bi Ribeiro (65 anos) – baixista da banda “Paralamas do Sucesso”
Dia Internacional de Lixo Zero
31/3
Nascimento do compositor e instrumentista fluminense Luis Reis (100 anos)
Estreia da Sinfonia nº 1, de Robert Schumann, em Leipizig (185 anos)
Lançamento no Brasil da revista de cinema A Scena Muda (105 anos) – a primeira do gênero no país
Inauguração do Metrô de Brasília (25 anos)
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para [email protected].
O governo federal decidiu revisar as tarifas de importação de smartphones e de produtos eletroeletrônicos. A medida foi aprovada nesta sexta-feira (27) pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), vinculado à Câmara de Comércio Exterior (Camex).
O impacto da decisão sobre os preços ao consumidor é “praticamente nulo”, estimado em um aumento de 0,062%.
O cálculo é de Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que acompanhou o vice-presidente Geraldo Alckmin em agenda neste sábado, em São Paulo.
Segundo ele, a produção de celulares no país já é majoritariamente nacional: cerca de 95% dos aparelhos comprados pelos brasileiros são fabricados no Brasil. Por isso, as mudanças têm impacto tão baixo para o consumidor.
28/02/2026 – Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima. Foto: MDIC/Divulgação
O que mudou?
A decisão do governo envolve um conjunto de 120 produtos. Desse total:
– 105 itens tiveram o imposto de importação zerado;
– 15 produtos continuaram nos percentuais anteriores. Entre eles, notebooks, smartphones, roteadores, impressoras em braile e mesas digitalizadoras.
Esses 15 itens, segundo o secretário, seriam reajustados para 16% ou 20%, ou passariam de 12% para 16%, por possuírem similares produzidos no país.
Com a revisão, foram mantidas as alíquotas anteriores, como 10% ou 16%.
Na prática, a medida aprovada na sexta-feira mantém as condições anteriores para esses produtos e amplia a lista de itens com tarifa zerada.
Custos baixos
Segundo Uallace Moreira Lima, o objetivo central da decisão é defender a cadeia produtiva nacional e, ao mesmo tempo, manter baixos os custos de produção.
O secretário explicou que foi mantido o regime de ex-tarifário, que reduz praticamente a zero o imposto de importação para determinados bens.
“A lógica é garantir que as empresas continuem tendo acesso a insumos e equipamentos com menor custo, sem prejudicar a indústria nacional.”
A concessão de ex-tarifário, quando for solicitada pela indústria, será dada automaticamente, antes da análise de 150 dias para averiguar se o item tem produção nacional.
Para o governo, a calibragem das tarifas permite proteger a produção, o emprego e a renda, sem gerar aumento de preços para a população.
Diálogo
De acordo com o secretário, parte das críticas e da repercussão negativa iniciais ocorreu por uma “falta de leitura atenta” das resoluções que regulamentaram a mudança.
Ele ressaltou que ficou acordado com o setor que todos os produtos que estavam com alíquota zero e passariam para 7% poderiam ter o benefício restabelecido imediatamente, mediante pedido das empresas.
“Esse compromisso está sendo cumprido pelo governo”, destacou Uallace.
Para ele, à medida que o setor produtivo passa a compreender os detalhes da decisão, fica claro que a política foi formulada de forma criteriosa, preservando o incentivo à importação de insumos e, ao mesmo tempo, protegendo a produção nacional.
Como funciona
Pelas regras estabelecidas, as empresas que tiveram a alíquota elevada de 0% para 7% podem apresentar um pedido de revisão. A partir disso, o governo passa a analisar se o produto possui ou não similar nacional.
Se não houver produto equivalente fabricado no país, a alíquota permanece em 0%;
Se, ao final da análise, for constatado que há similar nacional, a tarifa volta para 7%.
O mesmo procedimento vale para novos investimentos. Caso uma empresa pretenda importar uma máquina ou equipamento que ainda não tenha o benefício da tarifa zero, poderá solicitar o enquadramento no ex-tarifário.
O governo, então, verificará se existe produção nacional equivalente antes de conceder o benefício.
Segundo o secretário, o regime continuará funcionando normalmente, reforçando o caráter técnico e dialogado da política de tarifas adotada pelo governo.
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.978 da Mega-Sena, realizado neste sábado (28). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 160 milhões para o próximo sorteio.
Cento e vinte e nove apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 38.181,97 cada
Os 9.449 acertadores de quatro dezenas receberão o prêmio individual de R$ 859,23.
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de terça-feira (3), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. Para o bolão, o sistema fica disponível até as 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa.
O Brasil deve adotar postura cautelosa em relação aos ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, neste sábado (28). Esse comportamento é explicado por um cenário em que o governo brasileiro conduz negociações tarifárias com os americanos e tem nos iranianos um aliado que forma o Brics, grupo de nações do chamado Sul Global.
A avaliação é de especialistas em relações internacionais ouvidos pela Agência Brasil. Na manhã deste sábado, o governo brasileiro emitiu um comunicado em que condena a ofensiva e defende negociações como caminho para a paz.
Negociação é a “posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, diz a nota do governo, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
“O Brasil apela a todas as partes que respeitem o direito internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil”, completa o comunicado.
Mesmo em meio a negociações sobre o futuro do programa nuclear iraniano, os Estados Unidos realizaram uma ofensiva militar contra alvos no território iraniano. Israel também executou ataques.
O Irã retaliou com o lançamento de mísseis a países vizinhos que ostentam bases americanas. O país do Oriente Médio sustenta que o desenvolvimento de tecnologia nuclear tem fins pacíficos.
Cautela
O professor Feliciano de Sá Guimarães, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), defende que o Ministério das Relações Exteriores brasileiro tem que encontrar uma “posição intermediária” entre Irã e Estados Unidos.
“Como o Irã agora é um membro dos Brics, o Brasil se coloca em uma posição difícil de criar um tipo de posição em que não seja abertamente contra o Irã e não seja abertamente contra os Estados Unidos, dado que o Brasil tem essa negociação com os Estados Unidos”, avalia.
A negociação a qual se refere Feliciano trata de tarifas de importação impostas em agosto passado pelo governo Trump. O Brasil chegou a ter produtos tarifados em até 50%.
Ao elevar taxas sobre produtos importados, o governo dos Estados Unidos justifica que pretende proteger a economia americana, já que, com taxação, os americanos tenderiam a fabricar produtos localmente em vez de adquiri-los no exterior.
Desde então, os governos brasileiro e americano negociam formas de buscar acordos para a parceria comercial. Houve retiradas de produtos da lista de tarifas.
O professor titular aposentado de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Williams Gonçalves destaca que a posição de cautela que precisa ser adotada pelo Brasil tem a ver com o fato de o país ser fundador do Brics, grupo que reúne 11 países-membros e 10 países-parceiros que se definem como Sul Global.
A Rússia e a China, dois importantes aliados do Irã, também são fundadores do Brics, em 2006. O Irã passou a ser país-membro em 2024.
“O Brasil tem uma relação com a Rússia e com a China forte e tem uma relação não tão forte, mas tem uma relação com Irã”, assinala o professor.
“Estão todos [países] dentro do mesmo barco do Brics, todos engajados, pelo menos teoricamente, na ideia de mudança da ordem internacional”, enfatiza Gonçalves.
Determinação dos povos
Williams Gonçalves lembra que o Brasil tem adotado cautela também em virtude das ações de Trump na Venezuela.
“O regime de Trump foi lá e sequestrou um presidente da República na América do Sul, nosso vizinho”, cita, em referência à captura de Nicolás Maduro, em 3 de janeiro.
“Nossa posição tem sido de muita cautela, procurando assim não fazer nada que aparente ser uma provocação ou uma reação forte”, afirma.
No entanto, Gonçalves entende que o desdobrar dos acontecimentos pode exigir posições mais fortes do Brasil. Ele cita a pretensão declarada dos Estados Unidos de mudar o regime no Irã.
“O Brasil, que sempre defendeu a autodeterminação dos povos, que sempre defendeu o princípio da não ingerência, não pode agora apoiar governos que intervenham em outros estados com a finalidade de mudar o sistema político escolhido pelo seu povo”, avalia.
Crítica e negociação
O pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV) Leonardo Paz Neves acredita que o Brasil pode ser afetado de forma limitada pelo conflito no Oriente Médio.
Segundo ele, o posicionamento do governo foi “protocolar”, criticando o ataque.
“Não acho que o presidente Lula e o Brasil vão se engajar muito nesse conflito. Está muito longe do Brasil, não tem grandes interesses específicos do Brasil nesse processo. Obviamente o Brasil está em uma tentativa muito prolongada de negociação com os Estados Unidos”, avalia.
Ao comentar a possível viagem de Lula aos Estados Unidos em março, o pesquisador diz acreditar que o país deve manter posição “crítica institucional”, chamando Irã e Estados Unidos para voltarem à mesa de negociação.
“Mas sem se envolver muito fortemente porque tem muito a perder”, ressalta.
“Ele [Lula]sabe como o Trump funciona, e antagonizar com o Trump agora é atrair uma atenção negativa para o Brasil muito grande”, justifica.
Comércio com Irã
Para Leonardo Paz Neves, os efeitos econômicos que o Brasil pode sofrer com a escalada do conflito passam pelo petróleo, que pode subir de preço.
“O que gera inflação. Toda vez que o petróleo sobe ─ o petróleo é base de cadeia ─ então impacta em diversos setores”.
Outro reflexo, acrescenta o pesquisador, é no comércio internacional com o Irã.
“O Irã é um importador importante dos produtos brasileiros, especialmente a soja, o milho e alguma coisa de proteína”, lista.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em 2025, a corrente de comércio Brasil-Irã ficou em US$ 3 bilhões, o equivalente a mais de R$ 15 bilhões. O Brasil tem superávit na relação comercial, tendo exportado US$ 2,9 bilhões e importado US$ 85 milhões.
O Irã foi no ano passado o 31º país para os quais o Brasil mais exportou. O principal produto de exportação é o milho não moído, que responde por 67,9% do valor dos embarques. Em seguida aparece a soja, com 19,3%.
“Se o conflito escalar muito e tiver o Irã cercado pela marinha americana, vai ser um problema mandar a exportação brasileira para lá. Vai ter alguns setores aqui no Brasil que vão sofrer um pouco, perder um importante comprador”, diz.
O governador participou neste sábado (28) do lançamento da nova edição da Expoagro. O encontro teve a presença de produtores rurais, autoridades e instituições parceiras. A feira agropecuária faz parte de história da cidade, levando tecnologia, cultura, entretenimento e lazer à população.
“Expoagro é um marco na história de Mato Grosso do Sul, sem dúvida nenhuma, uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e representa muito, porque ela traduz toda uma região. Vem gente do Brasil inteiro. Ela reafirma nossos valores culturais, nossa tradição. A Expoagro é mais antiga que o próprio Estado. Então a gente fica muito feliz de poder estar aqui no lançamento. O Estado é parceiro junto com a prefeitura”, afirmou o governador.
A 60ª edição da Expoagro já tem data definida e vai ocorrer de 08 a 17 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. O Governo do Estado novamente será parceiro do evento, com investimento de R$ 1 milhão, em um convênio com o sindicato rural de Dourados.
São seis décadas de valorização das atividades do campo que tanto contribuem para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é de uma estrutura com 80 estandes de empresas, instituições financeiras e governamentais, com mais de 150 mil pessoas esperadas nos 10 dias de feira. São expositores da área agrícola, incluindo as principais marcas multinacionais de máquinas, implementos agrícolas e insumos rurais.
A expectativa é gerar mais de R$ 500 milhões em negócios. Nessa edição vai celebrar a tradição da feira agropecuária, além dos leilões, vitrine tecnológica, palestras e rodeio.
“Vamos entregar uma exposição a altura do agro douradense e sul-mato-grossense. Estamos com a feira praticamente montada, com a meta de fazer melhor do que antes, com apoio e parceria do Governo do Estado. Trabalho árduo, mas que é compensador”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira.
Entre as atrações nacionais confirmadas estão os shows de Bruno & Marrone (14/05), Clayton & Romário e Felipe & Rodrigo (15/05), e Murilo Huff com Natanzinho Lima (16/05).
Mobilidade urbana
O governador ainda participou da entrega da obra de duplicação da Rua Aziz Rasselen, que foi realizada pela Prefeitura de Dourados, com investimento de R$ 7,5 milhões. Ela compõe o projeto estruturante de mobilidade urbana do município.
Localizada ao lado do Parque Antenor Martins, próximo ao Parque do Lago, a via também foi dotada de estacionamento para os frequentadores do ponto turístico da cidade. Também vistoriou a obra da Avenida dos Ipês.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Histórias reais, emoções genuínas e um convite coletivo à coragem marcaram a participação da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) no Delas Day, o maior evento voltado ao protagonismo feminino em Mato Grosso do Sul. No centro da programação, o painel sobre inteligência emocional mostrou, na prática, que atravessar desafios pode ser também um ponto de virada.
Mediado pela secretária da Cidadania, Viviane Luiza, o encontro reuniu trajetórias diferentes, atravessadas pela doença, pelo propósito coletivo e pelo empreendedorismo, que se unem em uma só escolha: seguir em frente mesmo quando a vida retira as certezas.
Titular da SEC, Viviane Luiza conduziu mediação de painel que trouxe inspirações às mulheres.
Logo na abertura, Viviane Luiza conduziu o público a uma reflexão direta: “Quem aqui já enfrentou um desafio que parecia grande demais?” A pergunta que ecoou no auditório preparou o terreno para relatos que falam de medo, recomeço e reinvenção.
Ao longo do painel, a secretária destacou que a inteligência emocional é construída justamente nos momentos em que o chão parece faltar. “São nesses processos que a gente se fortalece, e fortalece também quem está à nossa volta”, afirmou.
Professora aposentada, Elma fez questão de registrar o momento em que as emoções tomaram conta da plenária.
Vozes que tocaram o público
Entre as participantes do evento, muitas mulheres não apenas ouviram, mas sentiram o que cada palavra trazia. Foi o caso da professora Elma Oliveira Lima, de 68 anos, que se levantou da plateia para se aproximar do palco e registrar o momento no celular, visivelmente emocionada. Para ela, estar ali foi mais do que assistir a uma palestra.
“Eu vou me emocionar… Eu acho que é tudo por aí: se você não estiver bem emocionalmente, com a cabeça boa, você até pode empreender, mas não está resolvida. Tem sido maravilhoso estar aqui pelo depoimento das pessoas, este evento vem dar uma levantada na autoestima da gente. Tudo isso é lição de vida”, resumiu.
Para Leide, trajetórias expostas no painel inspiram mulheres no dia a dia.
Poucas cadeiras ao lado, quem também acompanhava cada fala sem desviar o olhar era Leide Pereira, de 37 anos, que hoje atua como personal bronze e na área de vestuário. Atenta do início ao fim, ela disse ter se reconhecido nas histórias compartilhadas.
“Eu me vi. Eu tenho um projeto social, sem fins lucrativos, e ouvir essas histórias faz a gente acreditar mais. O processo existe, e ele é um passo para você chegar onde quer chegar”, afirmou.
Para Leide, o principal legado do painel foi reacender a confiança de quem, por vezes, pensa em desistir. “Assim como eu, muitas mulheres refletiram aqui e viram que é possível. Às vezes a pessoa está desacreditada, mas quando ela escuta uma palestra dessas, ela volta a acreditar que consegue.”
Histórias que ensinam a atravessar
No palco, a empresária e designer de interiores Carlyne Falcette compartilhou sua experiência recente com o diagnóstico de câncer de mama e conduziu uma demonstração prática do autoexame das mamas, reforçando a importância do autocuidado.
“Esse é um movimento que pode salvar vidas. A gente precisa olhar mais para o próprio corpo e se amar mais”, disse.
Para Rosana Martinez, olhar para a jornada é mais importante do que somente esperar resultados.
Educadora e ativista, Rosana Martinez falou sobre transformar a dor em missão coletiva, a partir da atuação à frente da Associação de Doenças Neuromusculares e Raras de Mato Grosso do Sul. Mãe de Pedroka Martinez, como o jornalista é conhecido, ela se despediu do filho em maio de 2025, carregando consigo a lição de que ela não perdeu um filho, e sim ganhou 37 anos de vida ao lado dele.
Ao se dirigir às mulheres presentes, Rosana fez questão de enfatizar que a jornada é mais importante do que o resultado. “Foquem na jornada. O que você vai deixar de pegadas no teu caminho para que alguém continue aquilo que você começou é muito maior do que o resultado”, refletiu.
Empreendedora, Natalie Pavan deixa mensagem de que ideias precisam sair do papel.
Encerrando o painel, a empresária Natalie Pavan incentivou as mulheres a saírem do campo das ideias e partirem para a ação. “Se algo vibra no seu coração, coloque em prática hoje. O momento ideal é agora, e você vai aperfeiçoando no caminho”, destacou.
Compromisso que continua
Ao final, Viviane Luiza reforçou que fortalecer emocionalmente as mulheres também passa por políticas públicas estruturantes, citando iniciativas como o programa Protege e as ações realizadas em parceria com o Sebrae Plural.
Segundo a secretária, criar ambientes de escuta, formação e autonomia é parte do compromisso permanente da Cidadania.
A participação no Delas Day reafirma o caminho da Cidadania: o de construir políticas públicas que acolham as dores, reconheçam as trajetórias e ampliem as possibilidades para que cada mulher sul-mato-grossense possa, no seu tempo, transformar desafios em novos começos.
Paula Maciulevicius, Comunicação Cidadania Fotos: Matheus Carvalho/SEC
Pensar nas pessoas e levar benefícios à população. Com este foco o governador Eduardo Riedel entregou novas obras em Dourados nessa sexta-feira (27). Entre elas a revitalização completa do Ginásio Municipal da cidade. Esporte, lazer e entretenimento para os moradores.
A revitalização do Ginásio Municipal de Esportes “Deputado Ulysses Guimarães”, soma o investimento de R$ 4,3 milhões.
“Ginásio maravilhoso que vai servir como palco de grandes eventos, disputas e campeonatos. Feliz por entregar um equipamento tão importante para população. Vamos dar sequência e avançar nos investimentos em Dourados, que está sendo transformada”, afirmou o governador.
Criado em 1992, o espaço ganhou reforma completa e ampliação dos vestiários, novos acessos, modernização do sistema de iluminação e som e o cercamento de toda a área do estacionamento.
Com as melhorias realizadas pelo governo estadual, o ginásio estará apto para receber grandes competições regionais e nacionais.
“Dourados tem pressa e está avançando. Quem quiser ajudar a cidade tem as portas abertas. Hoje temos novamente nosso Ginásio Municipal revitalizado. Só realizamos ações e entregas porque tem apoio. O governador faz um excelente trabalho e nunca esqueceu da nossa cidade”, destacou o prefeito Marçal Filho.
Educação de qualidade
O governador entregou a reforma geral e ampliação da Escola Estadual Abigail Borralho, situada no centro da cidade, na avenida Marcelino Pires. Com investimento de R$ 6,4 milhões, a unidade passou por uma revitalização completa, ainda ganhou mais uma sala de aula, outra de tecnologia, além do laboratório de ciências, saguão, refeitório e cozinha com câmara fria e depósito.
“Na educação continuamos a reestruturar as escolas, valorizar os profissionais e melhorar o aprendizado. Isto traz melhorias aos estudantes, professores e todos da escola. Isto tem consequência direta no aprendizado e formação dos alunos. Nosso sentimento é de dever cumprido”, descreveu Riedel.
A obra também tem estacionamento, bloco administrativo, com espaço de convivência para os funcionários; reformulação do piso da quadra; calçamento interno e externo e paisagismo com plantio de ipês.
A escola atende 400 estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é melhorar o aprendizado e dispor de um ambiente adequado aos estudantes e profissionais da educação.
“Esta escola faz parte da história de Dourados. Uma das mais queridas e tradicionais da cidade. Aqui passaram pessoas de diversos segmentos da sociedade. Tem um papel na formação de muitos cidadãos. Só temos que agradecer a reforma e ampliação”, afirmou o diretor da escola, Ramão Vieira.
Infraestrutura
Com foco em uma gestão municipalista, que pensa nas pessoas, o governador vistoriou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do Residencial Pelicano e no Jardim Canaã I. São R$ 4 milhões de investimento.
Obra é muito aguardada pela população. As intervenções visam eliminar problemas como poeira e lama, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida e acesso dos moradores, trabalhadores e estudantes que trafegam pela região.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Aos empresários e comerciantes de Dourados, o governador Eduardo Riedel reforçou o ambiente positivo de negócios do Estado, que segue em pleno desenvolvimento e crescimento econômico nos próximos anos. Resultado de um trabalho eficiente na diversificação da produção e atração do capital privado. O resultado traz mais empregos, oportunidades e melhor qualidade de vida à população.
A apresentação do cenário econômico do Estado foi feito pelo governador neste sábado (28), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados.
“Criamos um conjunto de políticas públicas para atrair novos investimentos, para gerar empregos, renda e oportunidades para nossa gente. Desta forma grandes empresas chegaram ao Estado, diversificando nossa economia que continua agro, no entanto agora também é industrial e de serviços”, ponderou.
Riedel revelou que Mato Grosso do Sul está entre os três estados que mais crescem no Brasil, duas a três vezes a mais que a média nacional. “Crescimento que vai continuar, este ritmo não vai arrefecer, ele está posto para os próximos anos. Dispomos de um ambiente favorável, com longos anos pela frente, onde o Estado vai continuar crescendo”.
Durante o evento destacou que o Estado segue três eixos importantes, que estão na pauta econômica mundial: segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade.
“Basicamente existe uma procura mundial por energia e alimento. Mato Grosso do Sul aproveita as oportunidades que abrem para nós nestes setores”.
Para construir este cenário positivos, o governador mencionou que as empresas e investidores avaliam índices importantes do Estado na educação, segurança, infraestrutura e logística. “Por isso fazemos nossa parte com programas e ações neste tripé social. Tanto que usamos 15% da nossa receita corrente líquida em investimentos. Sem esquecer de quem mais precisa, mas sempre com o foco de mostrar a saída, tirar a pessoa daquela condição”.
Riedel contou aos empresários que a arrecadação do Estado sofreu perdas robustas devido a queda na receita do gás natural boliviano, que já representou 23% da arrecadação e hoje está em 8%. Por isto adotou uma política de contenção de gastos em todo Governo do Estado, sem promover aumento de impostos.
O presidente da Associação Comercial, Everaldo Leite, reforçou a importância do diálogo com o Governo do Estado para um trabalho em conjunto.
“A Associação está cumprindo seu compromisso de criar pontes, não criar muros entre nós, este é o objetivo. Desta forma contribuímos para formarmos um Estado forte”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Morreu neste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o ator e diretor Dennis Carvalho. Natural de São Paulo, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro.
A causa da morte não foi revelada, a pedido dos familiares do artista. Ele deixa três filhos: Luíza, do casamento com a também atriz Deborah Evelyn; Leonardo, da união com Christiane Torloni, e Tainah, filha de Monique Alves.
Dennis Carvalho dirigiu novelas de grande audiência, como Vale Tudo e Fera Ferida. O início de sua trajetória foi marcado por participações em teleteatros e dublagens de atrações televisivas marcantes. Foi a voz, por exemplo, do capitão Kirk, de Star Trek (Jornada nas Estrelas).
Essas experiências no currículo abriram as portas para Dennis na TV Globo, com a qual manteve contrato até os dias de hoje. Dirigiu na emissora, além de novelas, minisséries, como Anos Rebeldes, e o programa de humor Sai de Baixo, exibido semanalmente, com grande Ibope.
O Projeto de recuperação da malha viária urbana, apresentado pela Prefeitura de Naviraí ao Governo do Estado, poderá ter novidades neste mês de Março/2026. Em recente visita ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SEILOG) o Prefeito Rodrigo Sacuno, Gerente Geral Fauser Selem e o titular da Obras Fabiano Costa, reforçaram pedido.
Prefeito e Gerentes, em recente reunião na SEILOG. Foto: Cedida
Nesta fase está em andamento de serviço de recapeamento no bairro Royal Park, com recursos federais, porém com valor limitado, além da restauração de outros trechos de rua, executados pela própria Prefeitura, em contrato firmado com o Consórcio Conisul. Os dois projetos são insuficientes para atender os pontos críticos de ruas com pavimento destruído na cidade.
O investimento do Estado na recuperação de vias, nesta parceria com Naviraí, será de R$ 12 milhões e inclui inicio do projeto de solução de um problema que se arrasta há mais de 20 anos, na rua Pérsio Antunes, no Harry Amorim.
Já para o setor rural, o estado contratou o projeto técnico para estudo de viabilidade para pavimentação da MS 487, Naviraí ao Porto Caiuá e a NV 32, do Caiuá até o Posto Fiscal nas proximidades do complexo de pontes. Ao todo serão 75 Km, mas que ainda não tem prazo definido de licitação para contratação do serviço.