9.8 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 183

Japorã: Administração paga incentivo financeiro aos servidores da Atenção Primária

0
Prefeito Vitor Malaquias e secretária de Saúde de Japorã, Ivone Maciel Rosa: "Incentivo que fortalece a Saúde". Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Japorã, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, no último fim de semana, a liberação de pagamento do incentivo financeiro a profissionais da Saúde que atuam no setor da “Atenção Primária”.

Japorã: Administração paga incentivo financeiro aos servidores da Atenção Primária
Secretária de Saúde de Japorã, Ivoni Maciel Rosa. © Divulgação/PMJ

“Por determinação do prefeito Vitor da Cunha Rosa, o Malaquias, o recurso, fruto da Portaria GM/MS nº 3.493/2024, que estabelece o novo modelo de cofinanciamento do Ministério da Saúde, foi depositado na conta de aproximadamente 50 servidores da área”, informou a secretária municipal de Saúde, Ivoni Maciel Goes Rosa.

O chefe do Executivo Municipal observa que esse recurso é mais do que um repasse. “É um reconhecimento ao compromisso de quem cuida da nossa gente todos os dias, por isso, tornamos realidade este benefício pelo merecimento de cada um. Temos a convicção de que valorizar o profissional é garantir um atendimento cada vez melhor para a nossa população”, pontuou Vitor Malaquias ao destacar o auxílio.

Fonte: Panorama do MS

Com apoio do Governo de MS, tecnologia pode tornar quimioterapia mais eficaz e menos agressiva

0
Foto: Divulgação

Pesquisa desenvolvida em Mato Grosso do Sul reduziu o crescimento de tumores em até 99% em testes experimentais e aponta para uma nova estratégia capaz de tornar a quimioterapia mais eficaz e menos agressiva ao organismo. O estudo utiliza nanotecnologia para direcionar o medicamento diretamente às células cancerígenas, mantendo o efeito do tratamento com doses menores e maior seletividade.

A pesquisa é conduzida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul). O projeto avançou no desenvolvimento de uma nova forma de transporte de medicamentos utilizados na quimioterapia, etapa fundamental para que o fármaco circule pelo organismo e alcance a célula doente.

O estudo foi contemplado pela Chamada Especial Fundect/UFMS 23/2022 – Atração de Recém-doutores para Mato Grosso do Sul, com recursos da Fundect, e também recebeu investimentos do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa voltada ao fortalecimento da pesquisa científica aplicada à saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde.

A tecnologia desenvolvida trabalha com nanopartículas produzidas a partir de sílica, estruturas extremamente pequenas, milhares de vezes mais finas que um fio de cabelo. Essas partículas funcionam como “veículos” que transportam os quimioterápicos pelo corpo até as células cancerígenas. Com isso, é possível preservar a atividade anticâncer dos medicamentos utilizando concentrações menores.

“O planejamento do tamanho e da morfologia da matriz carreadora, assim como a adição dos fármacos, foi bem-sucedido, mantendo a atividade anticâncer dos medicamentos e reduzindo as concentrações necessárias”, afirma o professor da UFMS Marcos Utrera Martines, responsável pela pesquisa.

Nos testes laboratoriais, as nanopartículas demonstraram alta capacidade de impedir a multiplicação das células tumorais e maior seletividade, atuando de forma mais intensa sobre células cancerígenas do que sobre células saudáveis. Esse resultado indica potencial para reduzir efeitos colaterais comuns da quimioterapia convencional.

Em etapa posterior, os pesquisadores avaliaram o desempenho da tecnologia em testes experimentais voltados à análise do crescimento e do peso dos tumores. As nanopartículas contendo citarabina e doxorrubicina apresentaram os melhores resultados, alcançando redução do crescimento tumoral de até 99,6% e diminuição do peso dos tumores superior a 90%.

O estudo também incorporou o uso de ácido fólico como estratégia de direcionamento. Muitas células cancerígenas apresentam grande quantidade de receptores dessa substância, o que facilita a condução preferencial do medicamento até o tumor. “O ácido fólico é usado como direcionador de fármacos porque diversas células cancerígenas superexpressam receptores de folato na sua superfície”, explica o professor Martines.

Além dos resultados científicos, o projeto já resultou em pedidos de patentes e apresenta potencial de transferência tecnológica para o setor produtivo e para o Sistema Único de Saúde (SUS), seja por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo, seja pela criação de empresas de base tecnológica. A expectativa da equipe é que a continuidade dos estudos contribua para ampliar o acesso a tratamentos mais eficientes e com menor impacto ao organismo.

“Ao apoiar projetos como este, a Fundect fortalece a pesquisa científica em Mato Grosso do Sul, estimula a formação de pesquisadores qualificados, atraindo mais doutores para nosso Estado, e contribui para o desenvolvimento de tecnologias com potencial de aplicação futura no Sistema Único de Saúde”, afirma Cristiano Carvalho, diretor-presidente da Fundect.

Série “MS ama Ciência”

A partir desta publicação, a Fundect inicia a série de reportagens Fundect: MS ama Ciência. O objetivo é divulgar pesquisas apoiadas pela Fundação que já apresentam resultados com potencial de impacto para a sociedade. Ao longo das publicações, serão detalhados os relatórios técnicos dos projetos financiados, acompanhados de entrevistas com os pesquisadores responsáveis, destacando como o investimento público em ciência tem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico em Mato Grosso do Sul.

Com Assessoria de Comunicação Fundect

Fonte: Marcelo Armôa, Assessoria Semadesc

Nova lei reduz incentivos fiscais federais e pode elevar custos para produtores rurais a partir de 2026

0
Foto: aleksandarlittlewolf/Freepik

A Lei Complementar nº 224/2025, publicada pelo Governo Federal no final de 2025, promove alterações na política de incentivos fiscais concedidos pela União e passa a produzir efeitos a partir de 2026. A medida impacta diretamente produtores rurais de Mato Grosso do Sul, especialmente no custo de insumos e na carga previdenciária incidente sobre a comercialização.

A nova legislação estabelece a redução de 10% em diversos benefícios fiscais existentes, como isenções, alíquotas zero, reduções de base de cálculo, créditos presumidos e regimes especiais.

Na prática, operações que eram totalmente desoneradas passam a ter recolhimento mínimo, e benefícios antes integrais deixam de valer em sua totalidade.

O que muda para o produtor:

Entre os principais impactos para o setor agropecuário estão:

Tributação sobre insumos

Fertilizantes, defensivos e outros insumos que possuíam alíquota zero de PIS e Cofins passarão, a partir de abril de 2026, a recolher 10% da alíquota cheia desses tributos.

Embora os percentuais sejam reduzidos (0,165% de PIS e 0,76% de Cofins), o efeito ocorre ao longo de toda a cadeia produtiva, elevando o custo operacional por hectare.

 Redução de créditos presumidos

Créditos presumidos federais passam a ser aproveitados em apenas 90% do valor originalmente permitido.

A exceção ocorre quando o crédito está vinculado à contribuição previdenciária patronal sobre a folha de salários, situação em que não há redução.

Alterações no Lucro Presumido

Produtores pessoa jurídica optantes pelo Lucro Presumido –  um regime tributário no qual a Receita Federal estima o lucro de uma empresa considerando um percentual fixo da receita bruta –  terão acréscimo de 10% nos percentuais de presunção sobre a parcela da receita anual que ultrapassar R$ 5 milhões, o que pode elevar a carga tributária efetiva.

 Aumento na contribuição previdenciária rural

A alíquota do Funrural também será ajustada:

Pessoa Física: de 1,50% para 1,63%;

Pessoa Jurídica: de 2,05% para 2,23%.

Como a contribuição incide sobre o faturamento, o impacto final dependerá do volume de comercialização de cada produtor.

O que não muda

A lei não altera tributos estaduais, como o ICMS, não cria imposto novo para o setor agropecuário e não modifica a proteção das exportações prevista na Constituição Federal.

Para o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, o momento exige atenção e planejamento por parte do produtor. “Nosso Estado tem no agro uma base sólida de desenvolvimento. Alterações na tributação de insumos ou na carga previdenciária podem gerar reflexos importantes ao longo da cadeia produtiva. Por isso, é fundamental que o produtor revise seu planejamento tributário e financeiro para 2026”.

Com o objetivo de orientar os produtores rurais, a equipe técnica da Aprosoja/MS produziu um estudo técnico sobre o tema. Clique aqui e acesse

Fonte: Crislaine Oliveira (Comunicação Aprosoja/MS)

Sistema permite emissão de certificado de conclusão do ensino médio

0
© ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 que usaram o exame como estratégia para concluir a educação básica vão pode solicitar, a partir desta segunda-feira (2), a emissão digital do certificado de conclusão do ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo desenvolvimento do novo sistema. O diploma digital do ensino médio pelo Enem terá validade nacional.

Essa comprovação atesta a conclusão da educação básica é essencial para ingressar na educação superior, inscrever-se em concursos públicos que exigem nível médio, comprovar escolaridade em empregos, entre outros procedimentos.

Onde solicitar

O processo é inédito e dever ser feito por meio do portal Certificação Digital do Inep. Inicialmente, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) receberá a solicitação e será o responsável pela emissão dos certificados.

Após a instituição registrar a solicitação, o certificado será fornecido em alguns minutos. O objetivo da mudança é dar mais agilidade à emissão do certificado de conclusão para quem tem direito.

Historicamente, para conseguir o certificado de ensino médio, o candidato precisava levar seus resultados a uma unidade certificadora (como uma Secretaria de Educação ou Instituto Federal), esperar semanas e voltar ao local para buscar o documento físico.

Quem pode solicitar

Para ser apto a obter o certificado de conclusão do ensino médio, não basta apenas ter feito as prova do Enem. O Inep condiciona a emissão do documento ao cumprimento dos seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova do Enem 2025;
  • Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento do Enem 2025;
  • Ter obtido, pelo menos, 500 pontos na redação do Enem 2025.

Passo a passo

O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) criou um passo a passo com explicações de como solicitar o certificado de conclusão do ensino médio, pelo novo sistema.

  • 1.  acessar o site https://certificacaodigital.inep.gov.br e preencher os campos os campos da conta da plataforma Gov.br;
  • 2.  no site principal, o usuário deverá novamente analisar seus dados e, se necessário, atualizá-los. Depois, clicar em “Salvar”;
  • 3.  se o requerente for elegível, poderá solicitar o documento clicando em “Solicitar certificado”;
  • 4.  a solicitação será registrada pela instituição certificadora
  • 5.  o certificado será fornecido em alguns minutos;
  • 6.  No menu, ao clicar em “Certificado”, o interessado poderá baixar o documento em PDF, basta clicar em “Baixar PDF”;
  • 7.  A validação do certificado será a partir da leitura do QR Code, que abrirá o link https://certificacaodigital.inep.gov.br e validará o documento.

Histórico

Desde a edição de 2025, o desempenho alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou a ser usado para a certificação de conclusão do ensino médio.

A política tinha sido descontinuada em 2017. Naquele ano, o Enem teve a função exclusiva de seleção para o ensino superior.

Em substituição, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi definido como a prova oficial para essa finalidade.

O Enem de 2025 também voltou a declarar a proficiência parcial dos participantes, a partir do resultado conquistado no exame.

Fonte: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

CNU: prazo para candidato mostrar interesse em vaga termina hoje

0
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

O prazo para que os aprovados na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) confirmem o interesse na vaga, na segunda rodada de convocação, termina às 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (2), no horário de Brasília.

O procedimento deve ser feito exclusivamente na Página de Acompanhamento do candidato no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.

Ao acessar o sistema, o candidato consegue visualizar exclusivamente o cargo referente à sua convocação.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destaca que “é importante finalizar todas as etapas do processo no sistema [da FGV]. Apenas acessar a plataforma não é suficiente”, explicou o comunicado da pasta.

Conforme o edital, nesta edição do CNU, a confirmação ocorre para um único cargo por rodada de manifestação de interesse pelo candidato.

Convocação

novo grupo foi convocado para a segunda rodada de confirmação de interesse nas vagas imediatas da segunda edição do CNU na última sexta-feira.

A convocação dos candidatos foi publicada no Diário Oficial da União e ocorreu após a atualização das listas de classificação do CNU 2025. O MGI retirou dessas listas os nomes dos candidatos convocados na primeira rodada que não manifestaram desejo de continuar no processo.

A nova rodada de convocação reúne tanto os candidatos que estão sendo chamados pela primeira vez pela organização do certame, quanto as pessoas que, após a primeira rodada de confirmação de interesse, passaram a ocupar uma posição em cargo de maior preferência.

Das 409 pessoas convocadas, 86 haviam sido convocadas na primeira manifestação e confirmado interesse e tiveram sua manifestação positiva registrada automaticamente no sistema da FGV.

Na segunda rodada, essas 86 pessoas foram chamadas para cargos de maior preferência.

Rodadas de confirmação

Ao todo, o CNU 2025 terá três rodadas de confirmação de interesse nas vagas, antes da divulgação de todas as listas definitivas de classificação em vagas imediatas e na lista de espera.

Em cada rodada, o registro de interesse poderá ser realizado uma única vez, não permitindo edição posterior, mesmo que ainda esteja dentro do prazo.

Haverá ainda uma 3ª rodada, das 10h de 7 de março até às 23h59 de 9 de março.

O resultado final está previsto para 16 de março e vai considerar as respostas dos candidatos convocados em todas as três rodadas de confirmação de interesse pela vaga.

CNU 2025

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. 

Do total de vagas, 3.144 são de nível superior e 508, de nível intermediário. Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos.

O chamado Enem dos Concursos registrou 761.528 inscrições confirmadas de pessoas inscritas de 4.951 municípios brasileiros. 

As provas foram aplicadas em centenas de municípios de todo o país. A primeira fase, de provas objetivas, ocorreu em outubro. A segunda, de discursivas, em dezembro.

Fonte: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Casa do Trabalhador disponibiliza 45 oportunidades de emprego em Amambai

0
Fachada da edificação onde funciona a Casa do Trabalhador em Amambai. Órgão oferece pelo menos 45 oportunidades de emprego nesta terça-feira, 3 de março. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul, disponibiliza pelo menos 45 oportunidades de emprego para esta terça-feira, 3 de março, em Amambai.

Veja abaixo as oportunidades de emprego disponibilizadas

7 vagas para pedreiro 

3 vagas para mecânico geral 

3 vagas para servente de pedreiro 

3 vagas para vigia 

3 vagas para vendedor interno

2 vagas para auxiliar de linha de produção 

1 vaga para caçambeiro

1 vaga para auxiliar de mecânico 

1 vaga para atendente de balcão 

1 vaga para auxiliar de linha de produção 

1 vaga para jovem aprendiz estudando administração 

1 vaga para promotor de vendas 

1 vaga para recepcionista secretaria 

1 vaga para ajudante de eletricista 

1 vaga para confeiteiro 

1 vaga para cozinheira 

1 vaga para cuidador de pessoas idosas e dependentes

1 vaga para empregada doméstica 

1 vaga para garçom

1 vaga para instalador de sistema eletrônico de segurança 

1 vaga para lavador de carros

1 vaga para mecânico de bicicleta 

1 vaga para mecânico de máquinas pesadas

1 vaga para mestre de obras

1 vaga para monitor de sistema eletrônico de segurança interno 

1 vaga para motorista categoria E 

1 vaga para operador pá carregadeira 

1 vaga para operador de retro-escavadeira 

1 vaga para porteiro

1 vaga para torneiro mecânico 

Casa do trabalhador também oferece

A Casa do Trabalhador também realiza encaminhamento do seguro-desemprego para trabalhadores de Amambai e municípios da região. 

Segundo o órgão para dar entrada no pedido de benefício o trabalhador deve apresentar o termo de rescisão, a carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Carteira de Identidade). 

A Casa do Trabalhador em Amambai funciona anexa às instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Salão Paroquial, no centro da cidade.

O horário de atendimento presencial ao público é de segunda a sexta no período das 7h às 11h. Das 13h às 17h o trabalho é interno.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Casa do Trabalhador em Amambai poderão ser obtidas pelo fone (67) 3481-6148 ou celular/WhatsApp (67) 9880-0533

Nota de falecimento de Diamantina Moreira Tobia

0

Comunicamos com pesar o falecimento nessa segunda-feira, dia 2 de março, em sua residência, em Amambai, de Diamantina Moreira Tobia, de 80 anos.

Seu corpo foi velado no Memorial da Pax Vida Amambai e o sepultamento aconteceu nesta terça-feira (3), às 8h da manhã no Cemitério Municipal Crepúsculo.

Informou Pax Vida Amambai- Fone: 3481-1922

SES realiza curso Sala de Vacina para fortalecer imunização na região sul-fronteira

0
Foto: Arquivo SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza, entre os dias 3 e 6 de março, o curso Sala de Vacina, formação voltada à qualificação de técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam diretamente na imunização. A capacitação será realizada em parceria com o município de Mundo Novo e deve reunir cerca de 40 profissionais da região sul-fronteira, incluindo municípios do entorno.

A iniciativa dá continuidade à formação realizada no ano passado em parceria com a Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) e tem como objetivo fortalecer a segurança, a padronização de processos e a qualidade do atendimento nas salas de vacina.

O município de Mundo Novo dará apoio com a estrutura física e logística do evento, enquanto o Estado será responsável pela formação técnica, organização pedagógica e certificação dos participantes.

Programação integra teoria e prática

A programação foi estruturada para oferecer conteúdo teórico e atividades práticas ao longo de quatro dias.

03 de março (terça-feira) – Teórico

A abertura oficial acontece às 8h, seguida de pré-teste. A manhã inclui palestras sobre SUS, história da vacina e bases imunológicas, além de cobertura vacinal.

No período da tarde, os participantes aprofundam conhecimentos sobre o Calendário Vacinal da Criança no SUS, dividido em dois módulos.

04 de março (quarta-feira) – Teórico e Prático

A manhã será dedicada a dinâmicas sobre campanhas de vacinação (Covid-19, Dengue, Influenza e Bronquiolite em crianças) e estudos de caso.

À tarde, a programação aborda curso híbrido de BCG, que previne as formas mais graves de tuberculose, boas práticas em sala de vacina e biossegurança, rede de frio e protocolo operacional de excursão de temperatura e REDCap, uma plataforma digital intuitiva de coleta, gerenciamento e divulgação de dados de pesquisas.

05 de março (quinta-feira) – Teórico e Prático

Os conteúdos incluem o Calendário Vacinal do Adolescente, Adulto, Gestante e Idoso, além de ESAVI (Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização), erros de imunização e CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais).

O período da tarde será destinado a estações práticas, promovendo simulações e aplicação dos conhecimentos.

06 de março (sexta-feira) – Teórico e Prático

O último dia contará com a dinâmica do Calendário Vivo, pós-teste final e cerimônia de encerramento com entrega de certificados.

Qualificação permanente

Para o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a capacitação fortalece a base do sistema de imunização no Estado. “Investir na qualificação das equipes é garantir segurança no processo de vacinação. A sala de vacina exige conhecimento técnico, domínio dos protocolos e atualização constante. Essa formação prepara os profissionais para atuar com mais segurança, melhorar coberturas vacinais e responder de forma adequada aos desafios do dia a dia”, destaca.

SES realiza curso Sala de Vacina para fortalecer imunização na região sul-fronteira
SES realiza curso Sala de Vacina para fortalecer imunização na região sul-fronteira
SES realiza curso Sala de Vacina para fortalecer imunização na região sul-fronteira

Fonte: André Lima, Comunicação SES

MS: Sefaz inicia trilha de capacitação em finanças públicas com foco na eficiência e qualidade do gasto

0
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) iniciou, nesta segunda-feira (2), a Trilha de Capacitação em Finanças Públicas, um programa estruturado de aperfeiçoamento técnico voltado ao fortalecimento da gestão fiscal e à elevação do padrão de qualidade do gasto público em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa integra o programa “Tesouro Conectado – Qualidade no Gasto, Eficiência no Resultado” e está alinhada ao Planejamento Estratégico da Pasta e às diretrizes do Plano de Governo. O movimento reafirma a capacitação como eixo permanente de desenvolvimento institucional, consolidando uma cultura de eficiência, responsabilidade fiscal e excelência técnica.

O secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, destaca que o cenário fiscal contemporâneo exige preparo contínuo e decisões cada vez mais qualificadas.

“O cenário atual não comporta improvisos. Exige técnica, planejamento e responsabilidade redobrada na aplicação dos recursos públicos. Nosso maior ativo é o capital humano, e investir na qualificação é fortalecer a própria capacidade do Estado de entregar resultados à sociedade”, afirma.

A trilha foi estruturada para ser executada de forma progressiva entre os meses de março e junho de 2026, distribuindo os conteúdos em diferentes módulos ao longo do período. A proposta é permitir assimilação gradual, aplicação prática no cotidiano das unidades gestoras e consolidação do conhecimento de maneira estruturada.

Ao organizar o cronograma dessa forma, a Sefaz reforça que não se trata de um evento isolado, mas de um processo formativo contínuo, pensado para acompanhar todo o ciclo das finanças públicas do planejamento ao controle, passando pela execução, contabilidade, transparência e avaliação da qualidade do gasto.

O programa reúne 80 participantes, divididos em duas turmas (matutina e vespertina), e possui caráter transversal, envolvendo integralmente o Tesouro Estadual e áreas estratégicas como SCGE, SUORC, CLEG, CONEMAE e SAT. A capacitação também alcança unidades gestoras de outras secretarias, como SEGOV, SAD, SES, SED, SEJUSP e AGESUL, ampliando o impacto institucional da iniciativa.

A trilha conta com instrutores de reconhecida atuação na área de finanças públicas. Carlos Veiga, especialista em Planejamento e Orçamento Público com mais de 25 anos de experiência no antigo MPOG e na AGU, e Gilvan da Silva Dantas, Auditor Federal da Secretaria do Tesouro Nacional e responsável pela modernização da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, conduzem os módulos estratégicos.

A participação desses especialistas assegura alinhamento às melhores práticas nacionais e atualização permanente das equipes estaduais.

Ao estruturar a capacitação ao longo de quatro meses e integrá-la ao programa Tesouro Conectado, a Sefaz consolida o aperfeiçoamento técnico como estratégia institucional permanente. Cada módulo contribui para reduzir riscos, qualificar decisões e fortalecer a governança pública.

“Em um contexto que exige responsabilidade fiscal, transparência e eficiência, investir na formação do corpo técnico é investir na própria capacidade do Estado de planejar melhor, executar com rigor e entregar resultados concretos à sociedade sul-mato-grossense”, complementa o secretário Flávio César.

Cronograma dos módulos

Março

Módulo I – Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
02/03 a 03/03/2026
Foco na elaboração, monitoramento e revisão dos instrumentos de planejamento, conforme a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Módulo II – Orçamento Público e Lei Orçamentária Anual (LOA)
04/03 a 05/03/2026
Estruturação e acompanhamento da LOA, integrada ao PPA e à LDO.

Módulo III – Execução Orçamentária e Financeira
23/03 a 27/03/2026
Procedimentos de execução da receita e da despesa com conformidade legal e fiscal.

Abril

Módulo XI – Gestão de Tesouraria
09/04 a 10/04/2026
Gestão de fluxo de caixa, conciliações e aplicações financeiras.

Módulo IV – Contabilidade Aplicada ao Setor Público
13/04 a 16/04/2026
Domínio do PCASP e dos procedimentos patrimoniais.

Módulo V – DCASP e Notas Explicativas
27/04 a 30/04/2026
Elaboração e análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.

Maio

Módulo VI – Retenções Tributárias e Obrigações Acessórias (EFD-Reinf, eSocial, DCTFWeb e MIT)
04/05 a 07/05/2026
Aplicação correta das retenções e cumprimento das obrigações acessórias.

Módulo VII – Transferências Constitucionais
08/05 a 11/05/2026
Cálculo, distribuição e controle das transferências constitucionais e legais.

Módulo VIII – SICONFI e Matriz de Saldos Contábeis
12/05 a 13/05/2026
Operação segura do sistema nacional de informações fiscais.

Módulo IX – Informação de Custos no Setor Público
14/05 a 15/05/2026
Estruturação e utilização de sistemas de custos como ferramenta de avaliação e melhoria do gasto.

Junho

Módulo X – Controle, Fiscalização, Transparência e Gestão de Riscos
16/06 a 19/06/2026
Implementação de mecanismos de controle interno, compliance e gestão de riscos fiscais.

Módulo XII – Qualidade do Gasto Público
22/06 a 25/06/2026
Metodologias voltadas à eficiência, monitoramento e aprimoramento contínuo da aplicação dos recursos públicos.

Fonte: Comunicação Sefaz

Visita técnica consolida integração entre Polícia Científica e Defensoria Pública em MS

0
Fotos: Divulgação

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul recebeu, na sexta-feira (27), Defensoras e Defensores Públicos em estágio probatório para visita técnica ao ICHM (Instituto de Criminalística Hercílio Macellaro), em Campo Grande. A agenda integrou a programação formativa dos novos membros da Defensoria Pública e teve como foco a compreensão da produção da prova no contexto do processo penal.

A comitiva esteve acompanhada por coordenadores dos núcleos criminais, do sistema penitenciário e da segunda instância criminal, além de representantes da Escola Superior e da Corregedoria da Defensoria Pública do Estado. Durante a programação, os participantes conheceram a estrutura da Polícia Científica e as metodologias adotadas pelos diversos núcleos de Criminalística.

A defensora pública Stephany Fonseca, que atua na área criminal em Aquidauana, destacou o impacto da experiência na prática profissional.

“Como defensora que atua na área criminal, me senti extremamente grata e aprendi muito nessa visita. Os peritos do Mato Grosso do Sul fazem um trabalho excelente, muito técnico e minucioso. Ter a oportunidade de estar mais próxima de como funciona a prova permite operar a defesa de forma mais justa e qualificada”, afirmou.

O diretor do Instituto de Criminalística, perito criminal Emerson Lopes dos Reis, ressaltou a importância da aproximação entre os órgãos.

Visita técnica consolida integração entre Polícia Científica e Defensoria Pública em MS
A PCi-MS recebeu Defensores Públicos para visita técnica ao Instituto de Criminalística, fortalecendo a integração institucional.

“Os defensores vêm conhecer como está estruturada a Polícia Científica e os trabalhos desenvolvidos pelos diversos núcleos de Criminalística, proporcionando uma integração entre as instituições”, destacou.

Para a defensora pública Gabriela Barcellos, a visita representou etapa relevante na trajetória profissional.

“Foi uma etapa essencial na nossa formação enquanto defensores públicos. A visita permitiu entender melhor as metodologias utilizadas pelos peritos aqui do Estado, o que possibilita formular perguntas mais precisas na especificação das provas no processo penal e contribuir efetivamente com o sistema de justiça, ampliando o acesso à justiça e melhorando a qualidade dos serviços prestados”, declarou.

Além das apresentações realizadas pelo Instituto de Criminalística, dois peritos criminais do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses) expuseram os serviços laboratoriais desenvolvidos pela unidade, ampliando o panorama sobre os exames científicos conduzidos pela Polícia Científica.

A iniciativa integra a política de cooperação técnica da PCiMS, voltada ao fortalecimento do diálogo com os órgãos do sistema de justiça e à valorização da prova científica como instrumento essencial para decisões fundamentadas e garantia de direitos no Estado.

Visita técnica consolida integração entre Polícia Científica e Defensoria Pública em MS

Fonte: Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS
*colaborou Defensoria Pública de MS

Advogado e servidor público são mortos a tiros em Caarapó

0
Polícia investiga se mortes ocorreram após discussão em conveniência de Caarapó (MS). — Foto: Reprodução

Dois homens foram mortos a tiros na noite desse domingo (1), em Caarapó (MS). As vítimas são o advogado Cassio de Souza, de 40 anos, e o servidor público Hugo Centurião Enciso, de 49. A polícia investiga se o crime ocorreu em decorrência de uma briga que envolveu as duas vítimas e os suspeitos. Duas pessoas foram presas e uma está foragida.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ciro Jales, imagens que circularam nas redes sociais e de câmeras de segurança mostram o momento de uma briga em que estavam presentes Cassio e Hugo, além de outras pessoas (veja vídeo acima).

Ainda conforme a polícia, a discussão ocorreu no centro da cidade, próximo a uma conveniência. Cassio e Hugo foram mortos horas depois, em outro endereço. Cassio foi atingido por tiros no rosto e Hugo, nas costas.

O g1 não localizou o contato das famílias das vítimas.

A polícia segue investigando o caso para apurar as reais circunstâncias do crime.

Fonte: Loraine França, Evelyn Mendonça, g1 MS e TV Morena

Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras

0
Capacitação em Japorã visa à implementação da Central de Compras. © Divulgação/PMJ

O Município de Japorã realizou reuniões técnicas para o levantamento e diagnóstico das ações necessárias à implementação da Central de Compras. Na última quinta e sexta-feira (26 e 27 de fevereiro), os trabalhos foram conduzidos pelo instrutor Tiago Balsanelli, da empresa Capacitar, com a participação dos técnicos, superintendência, secretários municipais e do prefeito.

A iniciativa visa à implantação definitiva da Central de Compras até o final de 2026, em conformidade com as diretrizes da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, fortalecendo a gestão pública, a transparência e a eficiência administrativa.

“O prefeito achou necessário, determinante e fundamental toda essa capacitação para que possamos qualificar os responsáveis pelos setores de compras e licitações e de todos os secretários que solicitam bens e serviços, visando cumprimento da lei que exige a implantação desta Central de Compras”, afirmou o superintendente geral da Prefeitura, Paulo César Franjotti.

O prefeito Vitor da Cunha Rosa (Malaquias), alerta que tem mais burocracia e mais leis novas em vigência. “Precisamos que Japorã se adeque às novas regulamentações e trabalhamos neste sentido. Todo este esforço resultará na agilização da administração municipal, com reflexos diretos na economicidade e praticidade. Quem ganhará com esta qualificação é a população”, observa Vitor Malaquias.

Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras
Japorã realiza diagnóstico e capacitações para implementar a Central de Compras

Fonte: Minella – Redação Panorama do MS

Desbravadores transformam sábado em missão na Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia

0
Fotos: Divulgação

No último sábado, 28 de fevereiro, a Aldeia Indígena Taquaperi, em Coronel Sapucaia,
viveu um dia diferente. Uniformes alinhados, lenços no pescoço e disposição para servir
marcaram a presença dos clubes de Desbravadores que transformaram o sábado em
missão prática.

A ação foi realizada pelo Clube de Desbravadores Atalaias do Rei, de Amambai, e pelo
Clube de Desbravadores Guerreiros de Davi, de Coronel Sapucaia, em parceria com a
Igreja Adventista do Sétimo Dia na aldeia. Ao todo, cerca de 60 pessoas participaram da
programação.

O dia contou com culto especial, momentos de comunhão e almoço coletivo. Um dos
destaques da iniciativa foi a entrega de 250 peças de roupas, entre adulto e infantil, além
de 40 pares de sapatos, também para crianças e adultos. As doações reforçaram o
compromisso social da igreja e contribuíram diretamente para a promoção da dignidade
humana na comunidade.

Igreja em movimento

Para Ludinéia Almeida de Ávila, diretora do Clube de Desbravadores Atalaias do Rei, a
experiência confirmou o verdadeiro propósito do ministério.

“Em um contexto onde existem diferenças culturais, linguísticas e sociais, vivemos na
prática que todos somos filhos do mesmo Deus. Ser Desbravador é estar em movimento,
é sair da zona de conforto e cumprir a missão com atitudes”, destacou.

Segundo ela, estar na aldeia foi mais do que uma visita. Foi uma oportunidade de
fortalecer laços, aprender e renovar o compromisso missionário.

Impacto na comunidade

Morador da Aldeia Taquaperi e diretor da igreja local, Antonino Irineu ressaltou a
importância do momento.

“Através da programação adquirimos mais conhecimento para colocar em prática e
cumprir a missão. A doação foi fundamental para sustentar a missão e promover a
dignidade humana”, afirmou.

O pastor distrital Wagner Barbosa também acompanhou a ação e destacou a relevância
do envolvimento dos juvenis. “Quando os jovens entendem que missão é serviço e
compromisso diário, a igreja se fortalece”, pontuou.

Ao final do dia, ficou evidente que a missão não se limita às palavras. Em Taquaperi,
ela ganhou forma em atitudes concretas, serviço voluntário e no brilho nos olhos de
quem decidiu fazer a diferença.

Desbravadores transformam sábado em missão na Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia
Pastor Wagner Barbosa
Desbravadores transformam sábado em missão na Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia
Ludinéia Almeida de Ávila
Desbravadores transformam sábado em missão na Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia
Antonino Irineu, morador da Aldeia

Fonte: Assessoria

Ponta Porã: DOF recupera veículo furtado sendo transportado em reboque

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na noite de quinta-feira (26), um veículo Renault Kwid com queixa de furto, que estava sendo transportado em um reboque tipo “asa delta”. A ação ocorreu durante bloqueio policial na rodovia MS-164, em Ponta Porã.

A equipe abordou um Fiat Uno que tracionava o reboque com o automóvel. O condutor, de 29 anos, afirmou ser borracheiro e alegou ter sido contratado por um desconhecido em Campo Grande para buscar o veículo, que supostamente estaria com defeito, e entregá-lo em Ponta Porã.

Os militares constataram que o condutor não possuía CNH e que o chassi do Renault Kwid transportado estava suprimido. Após checagem minuciosa dos sinais identificadores, a equipe confirmou que o carro havia sido furtado em Campo Grande no dia 17 de janeiro de 2025 e ostentava placas falsas.

O condutor e o veículo, avaliado em aproximadamente R$ 70 mil, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Fonte: Assessoria DOF

Amambai: DOF apreende quase 300 quilos de drogas que seguiam para Minas Gerais

0

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na manhã de sexta-feira (27), dois homens e uma mulher envolvidos em um esquema de tráfico de drogas. A ação ocorreu na rodovia MS-160, na zona rural de Amambai.

A equipe realizava patrulhamento em uma estrada vicinal quando abordou um VW Gol conduzido por uma mulher de 20 anos. A condutora apresentou nervosismo excessivo e levou os militares a localizarem, a cerca de poucos quilômetros, um Ford Fiesta escondido em um matagal. No interior do segundo veículo e em meio à vegetação, foram encontrados 284 quilos de maconha e 5,2 quilos de skunk.

Os envolvidos confessaram que o grupo atuava em conjunto: o VW Gol servia como batedor, enquanto o Ford Fiesta transportava a carga que teria como destino o estado de Minas Gerais.

Dois homens, de 20 e 24 anos, e a mulher foram conduzidos. Os veículos e os entorpecentes, avaliados em aproximadamente R$ 685 mil, foram entregues na Delegacia da Polícia Civil de Amambai.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Fonte: Assessoria DOF

Pé-de-Meia: governo credita pagamento para nascidos em maio e junho

0

O Ministério da Educação (MEC) paga, nesta segunda-feira (2), duas parcelas do Programa Pé-de-Meia de 2025 aos estudantes nascidos em maio e junho.

A primeira parcela é referente à conclusão, em 2025, de uma das séries do ensino médio. A outra é depositada somente aos concluintes dessa etapa do ensino que participaram dos dois dias de provas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os depósitos são escalonados conforme o mês de nascimento dos estudantes e ocorrem diretamente nas contas da Caixa Econômica Federal abertas pelos beneficiários.

Confira o calendário de pagamentos até 5 de março, organizados por mês de nascimento dos estudantes que cumprem os requisitos do Pé-de-Meia:Pé-de-Meia: governo credita pagamento para nascidos em maio e junhoPé-de-Meia: governo credita pagamento para nascidos em maio e junho

  •        janeiro e fevereiro: receberam na quinta-feira (26 de fevereiro);
  •        março e abril: receberam na sexta-feira (27);
  •        maio e junho: recebem nesta segunda-feira (2);
  •        julho e agosto: recebem em 3 de março;
  •        setembro e outubro: recebem em 4 de março;
  •        novembro e dezembro: recebem em 5 de março.
     

Os valores pagos da chamada “Poupança do ensino médio” são: R$ 1 mil, pela conclusão de uma das séries do ensino médio e R$ 200, pela participação no Enem de 2025.

Depósito

Os alunos do Pé-de-Meia que foram aprovados no 3º ano em 2025 terão o incentivo de conclusão do Pé-de-Meia liberado para saque imediato, além da e a parcela única de R$200, caso tenha participado do dois dias do Enem do ano passado.

Os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio público terão o valor de mil reais creditado em conta, que permanecerá bloqueado até a conclusão do ensino médio.

O estudante pode optar por manter o recurso na poupança da instituição bancária ou direcioná-lo para aplicação no Tesouro Direto, por meio do aplicativo Caixa Tem.  

Comprovação 

O MEC explica que o pagamento do incentivo de conclusão aos beneficiários do Pé-de-Meia não é gerado automaticamente após o fim das aulas do ano letivo.

Somente aqueles que tiverem suas informações devidamente confirmadas pelas redes de ensino terão os pagamentos garantidos.

O processo de envio de informações pelas secretarias de Educação ocorre em duas etapas: a da confirmação da aprovação dos estudantes no fim do ano letivo e a de confirmação da conclusão do ensino médio.

De acordo com a pasta, o objetivo é oferecer mais segurança e qualificação para os dados desta política pública.

Cinco datas

Caso ocorra atraso no envio dos dados dos alunos pela rede de ensino, o governo federal explica que as parcelas do Pé-de-Meia serão depositadas em uma das cinco datas programadas pelo MEC até o início de julho.

O prazo final para as redes de ensino encaminharem as informações das escolas é junho.

Se o pagamento não foi creditado na primeira data, o aluno deve apenas aguardar a atualização das informações pela rede de ensino.

O MEC orienta os estudantes a acompanharem regularmente sua situação na página virtual “Consulta Pé-de-Meia”, com acesso pela conta da plataforma Gov.br. A página pode ser consultada em qualquer computador, smartphone ou tablet.

Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia beneficia cerca de 4 milhões de estudantes por meio de um incentivo financeiro-educacional do governo federal.

A iniciativa é voltada a estudantes matriculados no ensino médio público inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. O objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens.   

Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com o Fale Conosco do MEC, por meio do telefone 0800-61-61-61 e do site do Pé-de-Meia.

Copa Revitart Beach Tennis movimenta Iguatemi com a participação de 78 duplas de toda a região

0
Fotos: Divulgação

Com apoio da Prefeitura de Iguatemi, através da Secretaria Municipal de Esportes, a direção das Farmácias Associadas, promoveu a 1ª Copa Revitart de Beach Tennis 2026. A competição foi realizada na reformada quadra de areia da Praça Marcílio Augusto Pinto, nos dias 26,27 e 28 de fevereiro. Para a realização do evento, é fundamental destacar a ótima estrutura montada pelos organizadores da Copa. A Copa, consolidou-se como um dos maiores eventos esportivos da região com a participação de 78 duplas e distribuiu R$ 5.000 em premiação além de troféus e medalhas para os campeões e finalistas das categorias.

De acordo com os organizadores, os proprietários Linconh e Mylena Kanoff, o objetivo é promover a qualidade de vida e proporcionar oportunidades de integração entre os adeptos dessa modalidade esportiva. Anteriormente teve a Copa Revitart de Vôlei de Areia que também foi um sucesso. Agora, o Beach Tennis é um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo, que combina elementos do tênis, vôlei de praia e badminton e promete se tornar tradicional no Município. Durante os três dias, a Copa Revitart também ofereceu praça de alimentação, estrutura organizada, arquibancada e ambiente familiar, fortalecendo não apenas o esporte, mas também o comércio local e o turismo esportivo.

O torneio contou com atletas de diversas cidades, como Iguatemi, Mundo Novo, Ponta Porã, Naviraí, Japorã, Juti, Caarapó, Sete Quedas, Itaquiraí, Guaíra-PR, e Glória de Dourados. Portanto, houve uma grande integração regional, muito espírito esportivo e alto nível técnico nas disputas. Os jogos foram marcados por grandes confrontos, excelente presença de público, distribuição de brindes e uma atmosfera vibrante durante os três dias de evento.

A realização foi da “Farmácias Associadas Iguatemi”, que além da organização do torneio, também destinou parte dos recursos arrecadados para deixar um legado permanente ao município: a instalação da rede oficial de beach tennis na quadra da praça, que ficará à disposição da população para uso gratuito, incentivando ainda mais a prática esportiva na cidade.

O evento contou com importante apoio de lideranças e parceiros locais, entre eles: Janssen Galhardo, Prof. Márcio Vereador, Supermercado Paulistano, Deputado Geraldo Resende, Maria Rosa Store e Sicredi, além do suporte da Secretaria de Esportes de Iguatemi, fundamentais para garantir estrutura, melhorias na quadra e qualidade aos atletas e ao público presente.

Fonte: Imprensa oficial

Grupo Onça Pintada atende pacientes de Ribas do Rio Pardo e Água Clara

0

O Grupo Onça Pintada esteve mais uma vez em Ribas do Rio Pardo e Água Clara, nesta sexta-feira (27) e sábado (28), levando atendimentos gratuitos voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação reforça que identificar a doença no tempo certo continua sendo a principal estratégia para salvar vidas.

Em Ribas do Rio Pardo, os atendimentos foram realizados na USF Miguel Pereira da Silva, no Jardim do Trabalhador, em parceria com a Prefeitura Municipal, a pedido do prefeito Roberson Moureira. Já em Água Clara, a ação aconteceu na UBSF Sebastiana de Brito Pascoal, no Jardim das Palmeiras, em parceria com a Prefeitura Municipal, por articulação da prefeita Gerolina Alves.

Grupo Onça Pintada atende pacientes de Ribas do Rio Pardo e Água Clara

Padrinho da entidade, o deputado estadual Paulo Corrêa destacou que levar os atendimentos até os municípios é uma forma de garantir acesso à saúde para quem mais precisa. “Nós articulamos a ida do Grupo Onça Pintada porque acreditamos que a prevenção continua sendo o melhor caminho no enfrentamento ao câncer de mama. Quando o exame chega mais perto das pessoas, aumentam as chances de diagnóstico precoce e de cura”, afirmou.

Paulo Corrêa ressaltou ainda que o trabalho do grupo tem impacto direto na vida das mulheres, especialmente fora dos grandes centros. “Muitas mulheres não conseguem se deslocar com facilidade para fazer exames. Levar esse atendimento até os municípios é garantir dignidade, cuidado e oportunidade de tratamento no momento certo”, completou.

Ao longo de 25 anos de atuação, o Grupo Onça Pintada já realizou mais de 85 mil atendimentos nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, tornando-se referência no trabalho de prevenção, orientação e no acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

“São 25 anos salvando vidas, levando prevenção aonde muitas vezes o Estado não consegue chegar sozinho. Nosso compromisso é seguir fortalecendo esse trabalho sério, humano e transformador, porque quando a prevenção chega, a vida tem mais chance”, finalizou.

Equipes de Iguatemi se destacam na etapa do Cone Sul de vôlei masculino e feminino com 100% de aproveitamento

0
Fotos: Divulgação

Iguatemi foi sede da etapa do Cone Sul 2026 de Vôlei Masculino e Feminino neste domingo, dia 1º de março. Os jogos aconteceram no Ginásio de Esportes Municipal e reuniu as equipes de Mundo Novo, Itaquiraí e Iguatemi. O evento teve início às 9h com jogos no período da manhã e da tarde. A competição é promovida pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer da cidade de Paranhos-MS. A Secretaria Municipal de Esportes, sob o comando do Secretário de Esportes Cristyano Mattos e do Coordenador Técnico Saulo Abreu, foi a organizadora dessa fase em Iguatemi. Prestigiaram a competição, o Prefeito Lídio Ledesma, a Secretária Municipal da Assistência Social e Primeira-dama Cecília Welter Ledesma.

Os atletas iguatemienses tiveram um ótimo desempenho, com cem por cento de aproveitamento. Isso comprova uma evolução considerável, tendo em vista que as equipes estão sendo reformuladas com jovens atletas. As equipes de Iguatemi dominaram as equipes de Mundo Novo e de Itaquiraí, mesmo com atletas muito mais experientes, vencendo nos naipes feminino e masculino.

No primeiro jogo da manhã, a equipe feminina de Iguatemi venceu Itaquiraí por 2 sets a 1. No segundo jogo pelo masculino, Mundo Novo venceu Itaquiraí por 2 sets a 0. Na parte da tarde, antes do primeiro jogo, houve uma belíssima apresentação da Banda de Percussão de Iguatemi-FAMIG. Em seguida, Itaquiraí 2 sets 0 em Mundo Novo no feminino, Iguatemi 2 a 0 em Mundo Novo-masculino e Iguatemi 2 a 0 em Mundo Novo-feminino. Finalizando a rodada, Iguatemi 2 a 0 em Itaquiraí no masculino.

Presentes também, os Vereadores Márcio José de Oliveira, Miriam Krenczynski e Rose Boscarioli e Genésio Boamorte.

Fonte: Imprensa oficial

Darci pede asfalto no pátio e melhoria no sistema de estacionamento do Hospital Regional em Amambai

0
O presidente da Câmara de Amambai, vereador Darci José da Silva. Asfalto no pátio e estacionamento na região em frente vai beneficiar profissionais de saúde e as pessoas que procuram atendimento no Hospital Regional, em Amambai. (Foto: Assessoria)

Vilson Nascimento

Para melhorar a acessibilidade de ambulâncias, dos profissionais de saúde que ali trabalham e a população em geral, por meio de indicação apresentada na sessão da Câmara dessa segunda-feira, dia 2 de março, o presidente da Casa de Leis, vereador Darci José da Silva (PSD) pediu ao Executivo Municipal asfalto e estacionamento no Hospital Regional, em Amambai.

Na indicação, destinada ao prefeito Sérgio Barbosa, Darci solicita a implantação de pavimentação asfáltica no pátio, região de acesso ao Pronto Socorro e no estacionamento interno para os médicos e profissionais que trabalham na unidade de saúde.

Na mesma indicação o presidente do Legislativo Municipal solicita o rebaixamento do meio-fio para implantação de estacionamento na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, em frente a unidade de saúde.

“Esta Indicação se faz necessária devido ao tráfego de ambulâncias e veículos particulares, no intuito de atender melhor os pacientes que se dirigem a esta unidade hospitalar, visando a melhor mobilidade dos mesmos”, disse Darci ao ressaltar que em dias chuvosos, devido a lama que se acumula, fica impossível manter a limpeza e higienização necessária dentro do ambiente hospitalar.

“Além isso, a falta de asfalto na localidade causa problemas na locomoção e em dias quentes a poeira dificulta a higiene do local. A pavimentação solicitada por este vereador vai melhorar as condições de acessibilidade ao hospital e evitar desconforto aos pacientes”, disse o parlamentar.

Em relação ao rebaixamento do meio fio na rua citada acima para a construção de estacionamento, Darci destaca que o Hospital Regional tem passado por aumento da demanda com o atendimento de pacientes vindos de outros municípios da região Cone Sul do Estado e a ampliação do estacionamento público em frente a unidade de saúde vai facilitar para que todos tenham um lugar seguro para estacionar seus veículos, evitando transtornos e possíveis acidentes.

Veja abaixo a indicação na íntegra

Darci pede asfalto no pátio e melhoria no sistema de estacionamento do Hospital Regional em Amambai