8.1 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 11003

Amambai:Hábito de queimar lixo pode resultar em cadeia

0

2007-05-04 07:19:00

Vilson Nascimento

Ao mesmo tempo em que ambientalistas, entidades e a comunidade científica alertam sobre o aquecimento global, não é raro encontrar pessoas que ainda desconhecem ou ignoram o problema e insistem no hábito de eliminar lixo ou se livrar de galhos e folhas de árvores no quintal de casa, rua ou terreno baldio através de queimadas.

Em Amambai, após várias reclamações de moradores, a reportagem do A Gazetanews percorreu alguns bairros da cidade e realizou vários flagrantes da prática, que segundo a Lei de Crimes Ambientais 9.605 de 13 de fevereiro de 1998, em seu artigo 58, é crime que prevê multa e até pena de reclusão (prisão) de 1 a 5 anos ao autor da queimada.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Amambai reconhece o problema, mas afirma não ter pessoal para realizar a fiscalização e aplicar as multas que segundo a SEMAI é prevista inclusive no Código de Postura do município.

Segundo o secretário de meio ambiente do município, José Luiz Karasek no concurso público realizado recentemente pela Prefeitura local foi colocado o cargo de “Fiscal Ambiental” e a pessoa aprovada aguarda a convocação para assumir a função. “A partir do momento que tivermos um fiscal ambiental exercendo a função essa fiscalização será intensificada”, disse Karasek.

Responsabilidades- Outra questão também prevista no Código de Postura do município e também passiva de multas aos infratores, mas que acaba sobrando para o Poder Público resolver é a questão do depósito de galhos, lixo orgânico e entulhos de construções em frente às residências e de terrenos baldios da cidade.

Pela legislação municipal todo o lixo produzido pelos moradores, com exceção o “lixo doméstico” que é recolhido pela Prefeitura mediante pagamento de taxa anual através do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), é de responsabilidade da origem, ou seja, do morador, proprietário da residência ou responsável pela obra, porém não é isso que se vê na cidade.

É freqüente se deparar com galhadas, lixos retirados dos quintais e até entulhos de restos de construções depositados no meio da rua, servindo como abrigo para a proliferação de insetos e até animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.

Segundo a Prefeitura a atitude correta a ser tomada pelos moradores em ocasiões como essas é após o lixo ou entulhos já estiverem preparados para o transporte, procurar as secretarias de Maio Ambiente ou Serviços Urbanos para colher informações onde tais materiais podem ser depositados.

O Poder Público Municipal informou também que caso o morador não tenha meios para realizar o transporte do lixo produzido e não conseguir a contratação de uma empresa especializada pode solicitar a remoção do material à própria Prefeitura mediante o pagamento de uma taxa, como prevê a legislação.

André reforça que servidores não terão reajuste salarial

0

2007-05-04 07:17:00

O governador André Puccinelli (PMDB) reforçou na tarde dessa quinta-feira que não pretende reajustar o salário dos servidores neste primeiro mandato, assim como fez no primeiro ano de administração da prefeitura de Campo Grande, no qual declarou que o salário dobrou no último ano de mandato.

Ele ressalta que já esteve conversando com alguns sindicatos e com os secretários Thie Higushi ( Administração ), Nilene Badeca ( Educação ) e com Mário Sérgio Lorenzeto (Fazenda) sobre a situação do governo. “Gostaria de conceder reajuste, mas é um ano muito difícil”, explica.

André disse que não pretende nem corrigir a inflação do período em decorrência da falta de recursos do Estado. Em abril do ano passado, dos 63 mil servidores, metade teve reajuste de 5,69% a 23%, sendo que os menores salários tiveram correção de 11,83%, ficando em R$ 359. O maior percentual, de 23%, reajustou os salários dos seis mil administrativos, enquanto os 750 funcionários da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) tiveram acréscimo de 12% nos vencimentos.


Pedrossian quer reajuste de 100% em sua pensão

0

2007-05-04 06:38:00

 O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian (PMDB), briga na Justiça de Mato Grosso para ver aumentada, de R$ 11,2 mil para R$ 22,1 mil, a sua pensão vitalícia de ex-mandatário do Estado vizinho – ele governou MT antes da divisão dos dois Estados, em 1979.

A briga também inclui os ex-governadores Júlio Campos, Garcia Neto e Frederico Campos, que se revezaram no governo do Estado vizinho. No caso de Pedrossian, único ex-governador do País a receber duas aposentadorias, caso vingue a briga na Justiça, ele passará a receber, mensalmente, R$ 44,2 mil, contra os R$ 33,3 mil acumulados hoje em função das pensões vitalícias que recebe dos governos de MS e MT.

A batalha na Justiça travada por Pedrossian e os outros três ex-governadores também inclui o pedido de prisão, pelo grupo, do secretário de Administração de Mato Grosso, Geraldo De Vitto,

A razão seria a insistência de De Vitto de se recusar a pagar os R$ 22,1 mil de pensão vitalícia exigidos pelos ex-governadores. O secretário, seguindo orientação do governador Blairo Maggi (PR), mandou pagar apenas R$ 11,2 mil aos quatro – o mesmo salário de Maggi.

Nas argumentações protocoladas na Justiça de MT, Pedrossian, Júlio Campos, Garcia Neto e Frederico Campos alegam que têm o direito de receber os mesmos salários garantidos aos desembargadores daquele Estado.
Lá e cá – A briga de Pedrossian e seus três colegas contra o governo de MT, se assemelha com batalha que vem sendo travada na Justiça de MS, atualmente, pelo ex-governador Zeca do PT.

Beneficiado por um projeto aprovado pela Assembléia Legislativa no apagar das luzes de seu governo, no final de 2006, o petista vem recebendo R$ 22,1 mil por mês, mesmo sob protestos de centrais sindicais, Ongs, OAB e do atual governador, André Puccinelli (PMDB).

Zeca do PT, que recebeu há poucos dias o quarto salário de sua pensão vitalícia, se apóia em uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado para contar com o benefício. Nos próximos dias, o benefício chega para julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal), onde já recebeu contestações, numa fase preliminar, de alguns ministros do órgão.
Se a pensão do petista for barrada no STF, segundo o presidente da OAB em MS, Fábio Trad, pode criar jurisprudência e anular benefícios idênticos garantidos hoje a governadores de outros pelo menos oito Estados.

Mundo Novo:Prefeitura organiza a Festa das Nações

0

2007-05-04 06:29:00

A Prefeitura de Mundo Novo está organizando a 22ª Festa das Nações, que acontecerá na Praça Oscar Zandavalli nos dias 11, 12 e 13 de maio. A programação começa na sexta-feira (11), com a cerimonia de abertura e com a apresentação de artistas locais e da banda Inox do Paraná.

No sábado dia 12, haverá show com o grupo Fala Mansa. No domingo dia 13, haverá o show de prêmios com duas motos 100cc (Honda) e um Fiat Uno zero km. No encerramento, está programado show com Túlio e Thiago.

Neste ano os pavilhões terá a representaçao da Argentina (APAE), Alemanha (Casa da Sopa e Lar São Francisco), Brasil (Patrulha Mirim), Itália (AMPDF), Paraguai (Lions e CACA), Árabes (FOCA), e China (Rede Feminina de Combate ao Câncer e UEMS).

Para ao diretor de Cultura Richardson Prates, a expectativa é de que um público recorde compareça na festividade, principalmente no show de prêmios, já que a cartela custa apenas dez reais para três bons prêmios.

Caarapó:Homem leva um tiro de guarrucha do vizinho

0

2007-05-04 06:26:00

Mauro Ramos, 39, foi atingido no abdômen por um tiro de guarrucha por volta das 20h30 de ontem em Caarapó. A tentativa de homicídio foi registrada contra Milton Figueiredo Soares, 46, vizinho da vítima.

Segundo o site Dourados Informa, a agressão teria ocorrido após a vitima ter dado uma surra no seu filho, provocando a desavença entre ambos. Milton Soares é casado atualmente com a ex-mulher de Mauro.

O site informa ainda que, o agressor não gostou da atitude do pai do menino e foi tirar satisfações com Mauro, dando início a uma discussão agravada quando Milton pegou a arma e fez o disparo. Mauro Ramos foi encaminhado ao Hospital Evangélico de Dourados, e o estado dele exige cuidados.

Orientação:Campeonato Estadual começa domingo

0

2007-05-04 06:15:00

A capital do Estado, Campo Grande, sedia nesse domingo, dia 06 de maio, a 1ª etapa do VI Campeonato Estadual de Orientação. Paralelamente ao evento, acontecerá também a 2ª etapa do IV Campeonato Municipal da modalidade.
 
As inscrições dentro das categorias previstas pela Confederação Brasileira de Orientação se encerram no dia 2 de maio, porém até o dia da competição poderão ser realizadas as inscrições na categoria aberta.

A realização é da Federação de Orientação de Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Comando Militar do Oeste. A Organização é do Centro de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande (Codac), 20º RCB e 14ª Cia PE.

Amambai terá representantes- Integrantes do FOCO (Fronteira Oeste Clube de Orientação) de Amambai, uma das equipes mais fortes do estadual, participarão da 1ª etapa da competição na capital, porém em número reduzido tendo em vista que a maior parte dos competidores são militares e o 17º RC Mec terá exercício de campo no início da semana.

Entres os integrantes civis do FOCO dois atletas já confirmaram presença na prova, na capital, os irmãos, Fernanda Kellim Nascimento, campeã estadual em 2006 pela categoria D10N e Carlos Fernando Nascimento, 2º colocado no estadual de 2006 pela categoria H12N.


Policiais civis vão à Justiça para garantir jornada

0

2007-05-04 05:28:00

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) ingressou com mandado de segurança na Justiça para tentar garantir o cumprimento da jornada de trabalho. Na ação, a entidade alega que há desrespeito ao que prevê a lei complementar 111, a lei orgânica da Polícia Civil.

No texto consta jornada de 8 horas diárias, com carga semanal de 40 horas, e no caso de plantões, que sejam de 12 horas de duração. O advogado do Sinpol, André Borges Neto, diz que há casos de imposição de plantão de 24 horas por delegados. Ele aponta que na ação foram incluídos alguns exemplos de desrespeito.

A DGPC (Diretoria Geral da Polícia Civil) não se posicionou sobre a queixa. O argumento é que ainda não foi notificada da pretensão dos policiais na Justiça. A ação foi distribuída para a Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Capitan Bado:Operação destrói 221 hectares de maconha

0

2007-05-04 04:35:00

Pelo menos 221 hectares de maconha foram destruídos durante os seis dias de trabalho da Secretaria Nacional Anti-drogas na região de fronteira do Paraguai com o Brasil, dentro do operativo realizado no município de Capitán Bado. A área plantada representaria uma produção de 663 toneladas de droga, conforme informou o site Capitanbado.com.

A ação, batizada de “Operação Capitán Bado II”, deve ser encerrada nesta sexta-feira (4). Ontem, os agentes da Senad se concentraram na região da fazenda Coloò, a 50 km de cidade que faz fronteira com Coronel Sapucaia. As áreas de produção de maconha nessa localidade estariam se preparando para a prensagem e empacotamento, o que levou à destruição de grande quantidade da droga picada.

Além da área plantada, já foram destruídos mais de 5,5 toneladas de maconha picada; e outros 445 kg de sementes da planta. Foram apreendidas dez prensas e fechados 42 acampamentos precários, utilizados pelos plantadores.

André Puccinelli pode enfrentar greve geral

0

2007-05-04 03:33:00

A declaração do governador André Puccinelli (PMDB) de que não vai conceder reajuste salarial aos 63 mil servidores estaduais neste ano pode provocar a primeira greve-geral do funcionalismo estadual na atual administração. A ameaça começou a ganhar força com a mobilização dos sindicatos que representam os servidores, como a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e o Sindsad (Sindicato dos Servidores das Secretarias de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, de Saúde e de Administração ), que já buscam, primeiramente, um diálogo com o governo do Estado para só depois partir para a radicalização no caso de as negociações não avançarem.


Na quarta-feira o presidente do Sindsad, Eduardo Ferreira Bittencourt, disse que a princípio o governadordeveria chamar as entidades representantes do funcionalismo para conversar em vez de avisar que não pretende conceder reajuste salarial em 2007.

Ontem foi a vez do presidente da Fetems, Jaime Teixeira, deixar claro, após reunião com os secretários estaduais Mário Sérgio Lorenzeto (Fazenda), Thiê Igushi (Administração) e Nilene Badeca (Educação), que a categoria não aceitará ficar sem aumento salarial neste ano e exige pelo menos a reposição da inflação do período – que seria de 3,02%, conforme ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses.

“Na reunião de hoje deixamos claro que não vamos abrir mão da reposição salarial para recuperar as perdas com a inflação. Até porque, defasagem de inflação não é reajuste salarial, é o mínimo que o Estado pode fazer”, salientou Jaime Teixeira, completando que a reposição salarial exigida pela categoria “é um dever do Estado” para recuperar o poder aquisitivo do servidor público estadual.

Jaime destacou que os professores vão lutar para que essa correção da inflação seja liberada já na data-base da categoria que é neste mês. De acordo com ele, a Fetems possui extensas pautas de reivindicações para serem tratadas com o governo do Estado no decorrer deste ano com questões que se referem a assuntos administrativos, salariais e pedagógicos.

Nos próximos dias, uma nova reunião deve ser realizada com o secretariado de André Puccinelli para discutir questões relativas à classe educacional, mas ainda não há uma data agendada. “Esta foi a primeira reunião de uma série que ainda vamos ter com o governo estadual”, informou Jaime, sem adiantar se a categoria já estaria preparando uma greve para pressionar o governo do Estado.

"Corrida do Carteiro" será realizada neste domingo em CG

0

2007-05-04 02:27:00

A etapa estadual do "Circuito Nacional de Corrida do Carteiro" registrou 700 inscritos para a prova em Campo Grande, que acontece neste domingo (dia 6), na Via Park, com percurso de 10 quilômetros.

A disputa é aberta para a comunidade e serão premiadas diversas categorias e faixas etárias dos participantes. Houve um aumento no número de inscritos em relação à 2006, quanto 500 corredores participaram do circuito na capital. O vencedor na categoria "funcionário dos Correios" participará da etapa nacional, em Brasília.

Solidariedade com os índios de Dourados

Os cerca de 400 quilos de leite em pó arrecadado como taxa de inscrição para a disputa será entregue aos índios Guarani-Kaioxá, de Dourados, cuja comunidade vive graves problemas de desnutrição, particularmente a infantil.

Este ano houve um aumento nas inscrições para a corrida, sendo que em 2006, cerca de 500 corredores, de MS e outros estados, participaram da disputa em Campo Grande. Dos 700 inscritos para disputa de domingo, cerca de 600 não são funcionários da ECT, os outros 100 são empregados dos Correios. Dos 700 inscritos, 200 são do interior.

MS pode lucrar R$ 26,6 milhões/ano com plantio de cana

0

2007-05-04 01:25:00

Mato Grosso do Sul deve lucrar R$ 26,6 por ano com o plantio de cana-de-açúcar caso o Estado consiga alcançar a meta de produzir 9,5 milhões de toneladas do produto por safra até 2009 e o governo aplique integralmente a Lei nº 1.963, que criou o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul).

O dinheiro que virá da cana ainda não será cobrado em 2007, como garantiu nesta quarta-feira, dia 3, o governador André Puccinelli (PMDB). Porém, é meta do governo arrecadar lucrar mais com o setor, que só nesta quinta recebeu garantia de incentivo para instalação de mais quatro indústrias.

Pelas regras do Fundersul, os produtores de cana devem recolher 19% de uma Uferm (Unidade Fiscal de Referência) aos cofres do Estado para cada tonelada do produto. Hoje, o valor seria de R$ 2,28 por tonelada.

O governador enfatizou que pretende aplicar a totalidade do Fundersul, mas deve discutir o assunto com a Assembléia, onde já houve reações. Esta semana, o deputado ruralista Zé Teixeira (DEM) disse que a taxa desestimularia o setor. Já Ary Rigo (PDT), que é contra o avanço da cultura da cana, defende a taxação integral nos termos da lei.

Além dos parlamentares, o governo já enfrenta reações do próprio setor sucroalcooleiro, já que nenhum estado pratica a taxa, segundo o empresário Matheus Castelli, que vai instalar uma usina em Três Lagoas. Castelli exlplica que é preciso uma garantia do governador de que não vai haver sobretaxa, já que o álcool também é tributado.

Lula defende energia nuclear como opção à hidrelétrica

0

2007-05-04 00:22:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (3) que a energia nuclear será a alternativa para o Brasil se obstáculos para a construção de novas hidrelétricas não puderem ser superados a tempo.

"Ou fazemos as hidrelétricas que temos que fazer, ou nós vamos entrar na era da energia nuclear", disse o presidente durante inauguração de complexo hidrelétrico da Companhia Vale do Rio Doce e parceiras em Minas Gerais.

"E quero dizer que não tenho nenhuma dúvida para fazer debates e enfrentamentos que tiver que fazer. Se necessário, vamos fazer energia nuclear, que esse país não pode ficar sem energia", disse.

Os comentários do presidente alimentam a polêmica existente no governo entre alas que defendem cautela nos projetos de desenvolvimento, devido a eventuais prejuízos ao meio ambiente, e setores que querem acelerar projetos em diversas áreas.

A reestruturação do Ibama, há alguns dias, foi criticada por ambientalistas, que enxergaram na ação uma mostra de que o governo federal está buscando reduzir o poder do órgão de interferir no desenvolvimento de vários projetos, incluindo os de novas hidrelétricas.

Lula afirmou que outras alternativas para a eventual insuficiência de empreendimentos hidrelétricos, como a energia gerada por termelétricas ou mesmo a energia eólica, são muito caras e o Brasil não dispõe de matéria-prima suficiente para as térmicas, que além do mais são poluentes.

"Nós não podemos ficar dependendo de gás que nós não temos. Precisamos pensar que tipo de energia teremos em nossa matriz", afirmou o presidente.

"Todo mundo sabe dos problemas que temos que enfrentar, o legal, o ambiental. Estamos com duas grandes usinas no Rio Madeira, e estamos trabalhando de forma intensa para vencer os obstáculos que se apresentam", acrescentou.

A evolução dos procedimentos necessários para a construção do complexo do Rio Madeira, considerado fundamental para o fornecimento futuro de energia no Brasil, tem sido afetada principalmente por questões ambientais.

Há disputa no governo entre áreas que defendem maior velocidade no projeto e outras que querem cautela devido ao impacto ambiental na região amazônica.
Complexo em Minas
A Vale inaugurou em Minas, com parceiras do consórcio Capim Branco, a segunda unidade do complexo hidrelétrico Amador Aguiar.

Com o início do funcionamento da segunda usina, a capacidade total de geração de energia elétrica do projeto subirá para 450 MW (megawatts).

Além da Vale, fazem parte do consórcio a Cemig, a Votorantim Metais e a Suzano Papel e Celulose, que investiram aproximadamente R$ 1 bilhão no complexo, inicialmente chamado de Capim Branco e que foi rebatizado para homenagear o fundador do Bradesco.

O diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, ressaltou durante evento de inauguração a necessidade de continuação do fluxo de investimentos em geração de energia.

"O país tem um grande potencial hidrelétrico e vários empreendimentos têm sido feitos, mas o Brasil ainda tem um potencial enorme para ser explorado e precisamos perseguir isso insistentemente", afirmou em pronunciamento transmitido pela Internet.

Segundo a Vale, o acréscimo de até 450 MW contribuirá com a maior oferta de energia ao Sistema Interligado (SIN) e trará uma melhoria no controle de tensão no sistema de transmissão no Sudeste e maior confiabilidade para o SIN na região.

Ponta Porã:Projeto prevê recuperação da mata ciliar

0

2007-05-03 23:37:00

A elaboração de um projeto para recuperação das matas ciliares do rio São João e seus afluentes, foi solicitada pelo vereador Ramão de Deus (PTB) ao diretor presidente da Enersul (Empresa de Energia de Mato Grosso do Sul), Antônio Eduardo da Silva Oliva. Cópias do pedido foram encaminhadas ao prefeito Flávio Kayatt e ao secretário municipal de Obras e Infra-estrutura, Hélio Peluffo Filho.
 

A preocupação do vereador é com a degradação das matas que protegem as nascentes e o leito dos rios, que está causando o assoreamento de boa parte do curso d’água. Em 2005, Ramão de Deus apresentou um requerimento que solicitava à Enersul o valor do repasse da empresa em ‘royalties’ por utilizar as riquezas naturais do município, no caso, as águas do rio São João.
 

“A Enersul utiliza as águas do São João para gerar energia nas hidrelétricas São João I e II; consequentemente obtém dividendos financeiros para seus cofres. Na nossa concepção, ela [empresa] não oferece qualquer tipo de contrapartida que beneficie o município em razão desse uso”, argumenta o vereador petebista. Para ele, a empresa deve elaborar e subsidiar o projeto, que pode ser desenvolvido pela prefeitura.
 

Ramão de Deus lembra que já houve um levantamento preliminar por parte da organização não-governamental Sodema (Sociedade de Defesa do Meio Ambiente), para ser enviado à Organização Mundial de Saúde, em meados de 2004, no qual foi constatada a situação preocupante da área ribeirinha do rio São João e de alguns de seus afluentes.
 

“Hoje o que vemos é acúmulo de lixo nas nascentes (constatado inclusive por escolas do município), ocupação irregular das áreas ao longo do leito do rio e desmatamento da mata ciliar e se não tomarmos providências agora, nossos filhos e netos poderão ficar sem o maior bem de uma nação, que é a água potável”, afirmou Ramão de Deus. O vereador sugeriu que Legislativo e Executivo trabalhem junto à Enersul.
 

Sua meta é fazer com que a empresa de energia elétrica do Estado “devolva ao nosso município um pouco daquilo que nos é devido”. Ao pedir urgência no atendimento da indicação, Ramão de Deus também solicitou que cópia da indicação fosse enviada à Sodema, para que tome conhecimento das ações que estão sendo realizadas quanto à recuperação e preservação do rio São João.

Ruralista considera injusta divisão na cobrança do Fundersul

0

2007-05-03 23:31:00

O presidente do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), José Lemos Monteiro, disse que todo produtor rural que utiliza as estradas de Mato Grosso do Sul tem a mesma responsabilidade pelo pagamento do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul). “Não acho justo um segmento não pagar”, declara o sindicalista com relação a declaração do governador André Puccinelli (PMDB) de não taxar os produtores de can-de-açúcar neste ano.

Monteiro ressalta ainda que é contra a cobrança do fundo e aguarda uma decisão da justiça. “Uma vez que estamos pagando a conta, a carga tem que ser igualitária”, dispara.

Naviraí:PF prende quadrilha e apreende 339 kg de maconha

0

2007-05-03 21:34:00

Equipe de policiais federais de Naviraí apreendeu na madrugada de hoje 339 quilos de maconha escondidas em carga de carvão e prendeu toda uma quadrilha de tráfico de drogas. A apreensão foi realizada na MS-487, que liga a cidade de Naviraí ao Paraná, quando os policiais federais verificaram movimentação suspeita envolvendo um caminhão Mercedes Benz L 1516, uma motocicleta Honda NXR 125 e um GOL e acompanharam a transferência da carga entre o Gol e o caminhão carregado.

Também foi preso um homem que pilotava uma moto e exercia a função de "batedor" para a quadrilha. Os policiais aguardaram o melhor momento para o flagrante e prenderam quatro pessoas, que foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal de Naviraí para lavratura do flagrante, juntamente com os veículos e a droga.

Acidente na 163 deixou 5 vítimas, duas em estado grave

0

2007-05-03 20:32:00

Cinco pessoas ficaram feridas no acidente registrado no início da noite desta quinta-feira (3 de maio) na BR-163, entre Dourados e Caarapó. De acordo com o site Dourados News, duas mulheres (que ainda não foram identificadas) estão em estado grave, e foram encaminhadas ao Hospital Evangélico de Dourados.

Os outros feridos foram identificados. Tratam-se de Gilmar Ferreira Cabral, Paulo Leandro e Pedro Anhaia. O acidente ocorreu próximo à ponte sobre o rio Dourado, a 30 km de Dourados, e envolveu um automóvel VW Kombi e uma caminhonete pertencente à Enersul.

Naviraí:Motorista morre atropelado pelo próprio caminhão

0

2007-05-03 20:22:00

O motorista Zacarias dos Santos, de 54 anos, morreu na manhã de hoje atropelado pelo próprio caminhão, um Ford Cargo 1519, placas JLE-5262, em acidente no município de Naviraí.

Segundo relato do genro de Santos, Edinaldo Alves de Assis, a Polícia Civil da cidade, por volta das 8h30, ele estava descarregando uma carga de algodão, em uma empresa da cidade, quando o caminhão que estava estacionado em um declive começou a andar. Na tentativa de entrar na cabine do veículo para acionar os freios, o motorista acabou caindo embaixo do caminhão, sendo atropelado.

Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, e em estado grave ele ainda foi transferido para o Hospital Evangélico, em Dourados, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no fim da tarde.

André Puccinelli visita Ponta Porã nesta sexta-feira

0

2007-05-03 19:39:00

O governador André Puccinelli lança obras amanhã, sexta-feira, em Ponta Porã. A visita do governador, a primeira depois que assumiu o cargo, será rápida. André tem compromissos com o prefeito Flávio Kayatt.
           
Em Ponta Porã, André deverá assinar a ordem de serviço para a construção de obras de saneamento básico, construção da UNEI, órgão responsável pela reabilitação de menores envolvidos em delitos e ainda vai assinar convênio para a construção de casas populares em Ponta Porã.
           
Outro compromisso de André será assinar o termo que proporciona à empresa Energética Monte Verde, os incentivos fiscais para instalação de uma usina de açúcar e álcool no município de Ponta Porã. A indústria já está se instalando em Ponta Porã graças aos incentivos fiscais oferecidos pelo Município através do Indusporã, Programa de Incentivos Fiscais para Indústrias.
           
O prefeito Flávio Kayatt destacou a importância da visita do governador. “O governador André Puccinelli tem um compromisso com a população de Ponta Porã que é a construção de obras que priorizam setores como a Saúde, Infra-estrutura e geração de empregos. Será uma honra receber o nosso governador que virá anunciar e dar ordem para início destas obras”, afirmou Kayatt.

Paranhos:O Asfaltamento é questão de sobrevivência

0

2007-05-03 15:13:00

Com o cancelamento do Projeto do Estado  que previa  a pavimentação asfáltica ligando Sanga Puitã a Sete Quedas, que  decepcionou toda região e em especial  Paranhos, o  prefeito  Dirceu Betonni vai se empenhar num novo empreendimento que é a ligação do município até a Guairá Porá. De acordo com Prefeito essa será sua prioridade e principal bandeira a defender nestes primeiros dois anos do mandato do governador André Puccinelli.  

 “Paranhos, não pode ficar à margem do progresso  e desenvolvimento que hoje podemos sentir em todo o Brasil, se deixarmos passar este momento, nossa cidade sofrerá um  impacto  o que ocasionará uma grande frustração em toda comunidade, empresários e demais pessoas que desejam investir  aqui, por isso se for preciso vou implorar ao governador que realize essa obra, cobrarei incansavelmente os deputados estaduais, federais e senadores que tiveram respaldo de nossos eleitores, no sentido de nos apoiar nesta questão que eu chamo de sobrevida para Paranhos” disse o Prefeito que está encabeçando uma mobilização juntamente com a Câmara e a sociedade organizada,  no sentido de que  a cidade possa de fato ter uma ligação pavimentada.

“Tenho certeza que o atual governador realizará nosso maior sonho,  asfaltando essa rodovia que nos liga a MS 156”. Enfatizou Dirceu Bettoni.

Paraguai: Ype-Jhú comemorou 89 anos

0

2007-05-03 14:29:00

A Cidade de Ypejhú  vizinha a Paranhos, completou no último dia 29 de Abril, 89 anos de administração política administrativa e o Intendente (prefeito) Sr. Julian Benites, juntamente com sua equipe organizou uma sensacional festa para brindar essa data memorável.

 Fizeram presentes várias autoridades políticas nacionais, como o Deputado Nacional Julio César Colmar, a Deputada Estadual Drª Cristina Vilhalba, o Intendente de Curuguaty Alfonso Maria, os vereadores de Ypejhú e o Vereador de Paranhos Nilson Vanderlei (Coruja) que no ato representou a Câmara Municipal e o Prefeito Dirceu Betonni de Paranhos, que por motivos alheios a sua vontade, não foi possível estar presente.

 Em um discurso emocionado o Sr Julian Benites, saudou a todos os presentes parabenizando todos moradores de Ypejhú .

“ Meus queridos companheiros, compatriotas, estrangeiros e naturais desta terra que a lavram e que fazem nela produzir os frutos, nesta ocasião quero manifestar minha satisfação em ser prefeito desta cidade e juntamente com meu amigos vereadores não mediremos esforços para ver esta região cada vez mais pujante e próspera, que Deus sempre nos abençoe,  estamos muito felizes nesta data e muito mais hão de vir…” foi um trecho do discurso do Prefeito.

 Através de um desfile cívico e de diversas apresentações realizadas por alunos de escolas do município foi contada a história de Ypejhú.

 O Vereador Nilson ressaltou também a comemoração como sendo uma das mais lindas de todos os tempos. “Somos companheiros, tenho um carinho muito grande por essa gente e eu nunca vi uma manifestação tão carinhosa como essa aqui em Ypejhú, esta de Parabéns o prefeito Julian e toda a sua equipe, por proporcionar momentos tão alegres”. Concluiu o vereador.

 O Deputado Julio César, também discursou, comprometendo-se em ser parceiro, trazendo mais benefícios para a cidade, principalmente na área da educação e desportiva.

 Na ocasião o Prefeito fez também a entrega de uniformes aos times de futebol existente no município, e festa fechou com chave de ouro com um sensacional baile com a banda Refúgios.