8.1 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 11002

Iguatemi: Divulgado o resultado das provas de Concurso

0

2007-05-04 16:14:00

A comissão organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos realizado pela prefeitura de Iguatemi divulgou esta manhã (03/05) o edital com o resultado parcial, ou seja, o resultado das provas escritas, que foram realizadas no dia quinze de abril.


O edital já se encontra publicado no site oficial da prefeitura, www.iguatemi.ms.gov.br e, a partir desta sexta-feira (04/10), também no diário oficial do município, o jornal Diário MS. O edital está disponível ainda no site da empresa que realizou o concurso:úwww.exatuspr.com.br.


Com a publicação do resultado parcial os candidatos terão três dias úteis de prazo para entrarem com recursos ao resultado. Findado este prazo, a comissão preparará a próxima fase do concurso, ou seja, a convocação para a prova prática para os cargos que a requererem, conforme edital e, por último, a convocação para a prova de títulos. Este foi o quinto concurso público realizado pelo prefeito Lídio Ledesma, sendo que os dois primeiros foram realizados na gestão anterior, no ano de 2003.


Os concursos corrigiram as distorções que havia em relação ao regime de contratação de servidores que eram, na sua maioria, comissionados, o que contraria a Constituição Federal.

Amambai poderá receber curso EMPRETEC

0

2007-05-04 15:37:00

Sérgio da Luz


A ACIA – Associação Comercial e Empresarial de Amambai – poderá trazer em Amambai o curso do Sebrae, EMPRETEC. O curso enfatiza o estimulo e potencial empreendedor de cada indivíduo.


 A vinda do curso dependerá da quantidade de participante, são nove dias intensos de atividades. Para participar, o interessado terá de responder um formulário fornecido pelo Sebrae, a ficha pré-inscrição, terá de fazer uma analise psicológica e uma entrevista individual, onde poderá ser recomendado ou não a fazer o Empretec no momento.


Conteúdo do curso:
Características empreendedoras, busca de oportunidades, persistência, comprometimento, qualidade e eficiência, riscos calculados, estabelecimentos de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.


O curso é voltado para profissionais empreendedores que desejam montar, expandir e transformar seu negócio em algo rentável e de sucesso.

Final do campeonato de Iguatemi será no dia 8 de maio

0

2007-05-04 15:19:00

Foi realizada no feriado de primeiro de maio a semifinal do campeonato municipal de futebol de campo. Segundo o gerente do núcleo de Esportes, Valdecir Venciguerra (Milico), além dos grandes jogos que aconteceram, o fator mais positivo foi o grande público que prestigiou a rodada. Cerca de mil pessoas estiveram no estádio Adão Mendes, segundo a organização.


O primeiro jogo da semifinal que foi entre as equipes Pantanal e Nacional Gás, que abriu o marcador mas perdeu de virada por 4 a 1, com gols de Clair (2) e Buiu (2). Chero fez o único gol da Nacional Gás. Este resultado colocou a equipe do Pantanal na final do campeonato que acontece no dia 08 de maio, aniversário da cidade.


O outro jogo da semifinal foi entre o campeão do ano passado, Filipe Móveis e o vice-campeão, Ambajaque. Neste jogo prevaleceu a equipe de melhor campanha na 1ª fase, Filipe Móveis, que com gols de Gilliard, Giancarlo, Zé Carlos e Carneiro venceu por 4 a 1. O gol da Ambajaque foi anotado por Tacuru. No dia 8 de maio acontecem as finais do campeonato municipal, na disputa de 3º e 4º lugares jogam Nacional Gás e Ambajaque e a grande decisão ficou entre as equipes Filipe Móveis e Pantanal. A briga é boa também pela artilharia da competição. Fernando Aparecido, do Cherogami, tem 18 gols e Zé Carlos, da Filipe Móveis, tem 16 gols. A melhor defesa é da Filipe Móveis que sofreu apenas 9 gols.

São Jorge é tri-campeã do Campeonato Amador de Caarapó

0

2007-05-04 15:18:00

Sérgio da Luz

                A equipe do São Jorge se consagrou tri-campeão do campeonato Amador de Caarapó, ao vencer a da A Gasodiesel na final por 1 a 0. O jogo aconteceu na terça, 1º, no estádio “Carecão”

                No 1º tempo a partida foi bastante equilibrada e truncada, com poucas chances de gols, mas em uma das raras oportunidades de gol, aos 30 minutos o artilheiro da competição o atacante Evilacio da São Jorge aproveitou o cruzamento e conferiu de cabeça para as redes da A Gasodiesel.

                No segundo tempo mostrando o porquê de ser a atual bi-campeã e também ter a melhor campanha em toda a competição, a equipe da São Jorge comandou as ações do jogo e perdeu varias chances de ampliar a vantagem no marcador, a equipe da A Gasodiesel lutou muito até o fim e ainda teve seu zagueiro Berrega expulso após entrada dura no adversário. Mas no final acabou prevalecendo o melhor plantel e também experiência da São Jorge que levantou o tri campeonato de forma incontestável. A São Jorge jogou com Bié, M.Santos, Sandrão, Kokão, Edvaldo e Junior, Bicudo, Pipoca, Lucas, Tubarão e Evilacio, depois entraram Pinguinha, Pelézinho, Caroço, Jura e Andrezinho, treinador ET e também o vereador Cido Santos que fazia parte da equipe e não jogou devido a uma contusão.

                A São Jorge ainda teve o artilheiro da competição Evilacio, mas o goleiro menos vazado foi Zóio da A Gasodiesel. Na preliminar a equipe da Aldeia Tey Kue derrotou o Bairro Santo Antônio nos pênaltis e ficou com o terceiro lugar.

Amambai: Odontologia Dra. Daniele Comune Pereira

0

2007-05-04 14:41:00

Amambai: Odontologia Dra. Daniele Comune Pereira
Cuidando da  primeira dentição do seu filho 


 A paulista Daniele Comune Pereira está radicada em Amambai desde que era muito criança e por esse motivo tão logo se formou na Universidade São Francisco em Bragança Paulista numa demonstração de que seus laços afetivos com a cidade que a acolheu eram fortes suficientemente para que sua carreira fosse desenvolvida aqui.


 Formada em 2002, com especialização em odontopediatria a Dra. Daniele atualmente está se especializando em Periodontia em Campo Grande.


 Numa relação  entre o profissional liberal e cliente, uma das coisas mais importantes é o fator confiança. Seriedade e profissionalismo são duas das características mais marcantes da odontologia, a tal ponto que sua especialidade é atender uma clientela composta em sua maioria de crianças de várias idades, inclusive no início da primeira dentição. É a única odontopediatra na cidade


 Com um moderno consultório e equipamentos de última geração, a Dra. Daniele certamente atenderá ao mais exigente paciente.


 Para marcar hora, ligue no telefone 3481-6349

Prefeito Sérgio Barbosa prestigia posse na vila Santo Antonio

0

2007-05-04 14:05:00

                O prefeito de Amambaí, Sérgio Barbosa, esteve presente na solenidade de posse da diretoria da Associação de Moradores da vila Santo Antonio, na quinta-feira, dia 26, na sede da Associação. O morador Luiz Antonio Torezan foi reeleito para mais um mandato com duração de dois anos na Presidência da Associação.

                Na ocasião, Torezan prestou contas das ações realizadas no primeiro mandado, anos de 2005 e 2006. Torezan destacou algumas conquistas para a comunidade como a implantação de rede de água para 70 propriedades, construção de quadra de esportes e barracão para a sede da associação, aquisição de kit de limpeza, financiamento de padrão de energia para família de baixa renda, entre outras. Falou também das propostas de trabalho para a próxima gestão como a conclusão da sede da Associação e implantação de 200 metros de pavimentação asfáltica.

                A vila Santo Antonio é composta por cerca de 80 famílias. A maioria das famílias são proprietárias de pequenas chácaras, onde, trabalham com criação de pequenos animais, produção de leite, produtos hortifrutigranjeiros, apicultura, piscicultura e agricultura de subsistência. Os programas são desenvolvidos com apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.

                Tomaram posse os seguintes moradores: na presidência, Luiz Antonio Torezan; vice-presidente, Jonas Alves da Silva; 1º secretário, Neuza Miranda; 2º secretário, Alessandra de Souza Ferro; 3º secretário, Susana da Silva; 1º tesoureiro, Marli Carvalho Gonçalves; 2º tesoureiro, Zeila Moreira de Andrade. Foi empossada também os diretores de patrimônio, eventos e esportes e o conselho deliberativo.

                O prefeito Sérgio Barbosa disse que a prefeitura vai instalar um parquinho infantil, adquirir material de construção para a conclusão da sede da Associação e viabilizar a implantação de uma praça na localidade. Queremos oferecer pra comunidade melhores condições de vida. Ja investimos bastante aqui e continuaremos atendendo as reivindicações da Associação –que tem na sua frente pessoas sérias e comprometidas com a comunidade”, disse o prefeito.

                Estiveram presentes o prefeito Sérgio Barbosa, Presidente da Câmara Municipal, vereador Osvaldo Machado Franco(Coconho), vereadores Gilmar Vicentin e Josué de Barros, presidente do Conselho Comunitário de Amambai, Alcibes Ribas de Araújo, secretários municipais e moradores da localidade.

Periscópio “Até tu Dagô?!” por Antonio Luiz

0

2007-05-04 13:41:00

Até tu Dagô?!

                Não bastasse o repúdio da população esclarecida às patifarias impetradas por participantes dos Três Poderes da República, a Câmara dos Deputados continua teimando em ser a campeã no direito de afrontar a inteligência do eleitorado consciente ao arquivar os processos de cassação contra três deputados federais envolvidos com mensalões e sanguessugas. A medida, que em qualquer circunstância já é execrável pela sua própria natureza, torna-se ainda mais acintosa quando o digno relator, o deputado Dagoberto Nogueira, alega que os implicados já foram absolvidos pela população ao serem reconduzidos à Câmara, apesar das denúncias. A menos que esteja enganado, tenho para mim que acaba de ser instituído por nossos representantes o caminho para o perdão a todos os crimes cometidos por parlamentares que tenham sido reeleitos.

                É ridícula a argumentação usada pelos governistas, no Conselho de Ética da Câmara, de que as urnas teriam absolvido os três mensaleiros. Para que tivessem caráter de julgamento, seria necessário que, nas eleições, houvesse também voto contra candidatos, não só a favor. Além de ser totalmente falaciosa a interpretação dada, essa argumentação coloca mais uma visão distorcida na mente já confusa do cidadão brasileiro. Alguma grana deve ter rolado, mas os membros da comissão, o senhor Dagoberto à frente,  que usaram esse argumento da absolvição nas urnas  deveriam ser obrigados a se retratar publicamente com o povo brasileiro, inclusive os idiotas que votaram nos larápios.

                Ficam, assim, preservados os senhores Genoino, Palocci, Maluf, Mentor, João Paulo Cunha e todos os 40 ladrões  da “sofistica organização criminosa”, e fica também muito claro que nunca neste país se contribuiu tanto para a oficialização da corrupção.

                Tenho urticárias só de pensar que tinha o deputado Dagoberto na mais alta conta, achava-o integro e por pouco não votei nele nas últimas eleições. Agradeço a Deus por ter evitado que eu cometesse tamanha estupidez e acho que todos nós, sul-matogrossenses, deveríamos nos envergonhar de ter um representante como ele. Desde já vou fazer campanha contra.  

 Crime e Castigo

                Novamente entra em cena a ínclita OAB desta vez, para protestar contra a redução da maioridade penal.

                A entidade sugere assumirmos nossa função de reeducar e preparar os menores infratores para a sociedade. Mas será que se consegue fazer isso? Quem tentou não obteve êxito nem vai obter. Basta ver o que acontece na malfadada Febem.  Portanto, quando jovens e adolescentes cometem crimes, surgem demagogos retóricos de plantão dizendo que a causa é social. Nem sempre isso é verdade. Muitos desses crimes são praticados por jovens pertencentes à classe média, com acesso à boa escola, saúde, alimentação e moradia. Há, ainda, um aspecto que precisa ser levado em conta, o caráter e a índole são fatores decisivos e é justamente na fase de estruturação da personalidade que os jovens estão se deparando com um país mergulhado na corrupção, na bandidagem oficial, na mentira e falta de escrúpulos das autoridades nos Três Poderes,  e esses péssimos  exemplos não lhes fornece nenhuma esperança.

                Também concordo que a redução da idade penal não irá garantir maior segurança à população, mas a Lei tem pelo menos um lado bom. O menor de idade que cometer o crime poderá responder como se fosse maior de idade e também inibiria quadrilhas a atribuir crimes hediondos a menores que serão libertados dentro de poucos meses. Lembrem-se, só para citar alguns, dos casos do “Champinha” que matou Líana Friedenbach e Felipe Caffé, do menino carioca João Hélio arrastado pelo cinto de segurança ou do bandido  adolescente L.S.N. que assumiu o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, pois estaria em liberdade em poucos meses. Resumo da Ópera: a redução não resolve, mas, pelo menos, veremos alguns menores assassinos responder e pagar pelo que fizeram como já acontece nos países mais adiantados do planeta.

 Desfaçatez

                Na semana passada, publiquei aqui a, agora, famosa carta aberta escrita pelo professor Roberto Mangabeira Unger que assumirá um Ministério – a Sealopra – no governo Lula. A repercussão negativa da nomeação cínica do presidente e, pior ainda, o aceite do calhorda na mídia e em parte da população foi impressionante. Qualquer pessoa que tenha um pouco de vergonha na cara se sentiria ultrajada pela desfaçatez desses dois senhores. Realmente o governo e parte do povo brasileiro perderam completamente o senso crítico e a dignidade. O Lula continua debochando dos brasileiros e alguns até aplaudem. Será que nunca aprenderemos?

Amambai:PM registra mais perturbação do sossego

0

2007-05-04 13:29:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar registrou mais um caso de perturbação ao sossego público nessa quinta-feira em Amambaí.

O fato dessa vez aconteceu por volta das 23h40 na Vila Indiana. Os autores, dois rapazes, Edivaldo da Silva Acosta de 20 anos e Jesualdo Morales Lopes de 21, tiveram o som apreendido e poderão responder a TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

Câmara de Amambai: Resumo da sessão do dia 02 de maio

0

2007-05-04 12:41:00


            A Câmara Municipal de Amambaí realizou na última quarta feira, dia 02 de maio, mais uma sessão ordinária no Plenário Lourino Jesus de Albuquerque tendo a frente dos trabalhos os vereadores Coconho (PR), Presidente da Mesa Diretora da Casa, Anderson Mansano (PR), Vice Presidente e Gilmar Vicentin (PDT), Primeiro Secretário.

            O vereador do PR, Josmair Cardoso, apresentou requerimento à Presidência da Casa para que fosse oficiado o Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, para que o mesmo envie a Câmara cópias dos convênios efetuados entre a Prefeitura Municipal e o Centro Viva Vida, cópias dos “valores” repassados a entidade entre os meses de janeiro de 2005 e abril de 2007 e ainda a relação dos funcionários públicos municipais, concursados e DAS, especificando por secretarias. O Requerimento foi rejeitado em plenário.

Josmair Cardoso também apresentou indicação ao Prefeito solicitando que seja viabilizado um plano emergencial de recuperação das ruas asfaltadas do município e que sejam tomadas providências com relação ao tráfego de bicicletas nomeio da Praça Coronel Valêncio de Brum.

            O vereador Carlinhos (PPS) apresentou indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que seja construída uma rotatória na Rua Sete de Setembro, esquina com a Avenida Nicolau Otaño. Os vereadores Roberto Protético, Daniel Riquelme e Gilmar Vicentin, subscreveram esta indicação.

            Josué de Barros (PMDB) apresentou indicação ao Prefeito Municipal, Sergio Barbosa e Chefe da Agesul local, Fausto Carneiro Filho.

Do Prefeito Sergio, solicitou que seja criado um espaço vivencial de transito e do Engenheiro Fausto solicitou que sejam colocadas placas de sinalização e que seja feita à recuperação dos quebra molas da rodovia Amambaí/Ponta Porã. Os vereadores Anderson Mansano, Gilmar Vicentin, Coconho e a vereadora Jaqueline Raymundo, subscreveram estas indicações.

            O vereador Anderson Mansano (PR) apresentou indicações ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que se interceda junto à Receita Federal de Ponta Porã para uma possível sessão de um caminhão destinado a coleta de lixo no município e que se viabilize junto ao Sindicato Rural de Amambaí uma possível reserva do seu salão de festas no Parque de Exposições para o dia 09 de setembro próximo, para que na Exposição Agropecuária de Amambaí, se inclua a apresentação da Associação de Músicos de Amambaí (AMA) em parceria com as Associações de Moradores. A vereadora Jaqueline Raymundo e os vereadores Coconho, Gilmar Vicentin e Josué de Barros subscreveram estas indicações.

            Jaqueline Raymundo, vereadora do PSDB, apresentou indicação ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Luiz Karasek, solicitando que juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, sejam confeccionados folhetos informativos e educativos para a preservação do meio ambiente, especificamente aos alunos que moram nas fazendas. A vereadora também apresentou indicação ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, solicitando que seja disponibilizado mais um Delegado de Polícia Civil para a Delegacia de Amambaí, tendo em vista à situação geográfica do município, próximo a fronteira, o que acarreta demanda maior de inquéritos a serem encaminhados ao Fórum. Os vereadores Anderson Mansano, Coconho, Gilmar Vicentin e Josué de Barros subscreveram estas indicações.

            Daniel Riquelme (PTB) apresentou indicação ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Francisco de Assis, solicitando que sejam feitos reparos no relê ou que se faça a troca do poste de madeira por poste de concreto na Rua José Bonifácio, em frente à Associação Viva Vida de Amambaí e indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que seja feita a pavimentação asfáltica na estrada vicinal que dá acesso a Fazenda Campinas, no Sertãozinho, KM 01, em frente à Empasa e a Coopersa. Os vereadores Carlinhos e Roberto Protético subscreveram estas indicações.

            Roberto Protético (PDT) apresentou indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que sejam construídos bancos de concreto com coberturas em frente ao Laboratório Central e que seja disponibilizado um dia da semana, na agenda do Prefeito,

para atendimento aos Presidentes das Associações de Moradores de Vilas. Os vereadores Carlinhos, Daniel Riquelme e Gilmar Vicentin, subscreveram estas indicações.

            Gilmar Vicentin (PDT) apresentou indicação ao Secretário de Serviços Urbanos, Francisco de Assis, solicitando que seja feita a troca de lâmpadas queimadas na Rua Alfredo Xavier dos Santos, entre as Ruas Joana Batista e José Alves Cavalheiro, na Vila Indiana e ao Chefe da Agesul, Fausto Carneiro Filho, solicitando que sejam feitos reparos e patrolamento na Rodovia que liga Amambaí a Jutí no trecho da Aldeia Limão Verde até o Curtume. Os vereadores Carlinhos e Roberto Protético subscreveram estas indicações.

            O Executivo Municipal encaminhou à Câmara, Projeto de Lei do Gabinete do Prefeito nº.14/2007 que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a entidade que especifica – Associação dos Agricultores Tradicionais na Agricultura Familiar de Amambaí – e dá outras providências.

Este Projeto, após intervalo na sessão para que as Comissões Permanentes da Casa exarassem seus pareceres, que foram favoráveis, foi discutido, votado e aprovado em regime de urgência especial.

Também foram encaminhados à Câmara por parte do Executivo Municipal, Projeto de Lei do Gabinete do Prefeito nº.13/2007 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2008 e dá outras providências e Mensagem de Veto nº.01/2007 referente ao Projeto de Lei da Câmara Municipal nº.06/2007 – de autoria do vereador Josmair Cardoso, que foram encaminhados às Comissões Permanentes da Casa para que elas exarem seus pareceres e que voltarão ao Plenário para serem discutidos e votados nas próximas sessões do Legislativo Municipal, que volta agora a se reunir ordinariamente na próxima Segunda Feira, dia 07 de maio.

Censo contará população e produção agrícola

0

2007-05-04 12:13:00


Sérgio da Luz


Iniciou no dia 26, em Amambai a operação censitária 2007, que realizará a contagem da população e o censo agropecuário. A contagem será realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o apoio da prefeitura municipal.


No município são 19 recenseadores, 6 na área urbana e 13 na área rural, com quatro agentes supervisor e um agente municipal. Conta ainda com um posto informatizado, anexo a prefeitura.


Os trabalhos de Censo influencia de forma direta os municípios, a pesquisa irá fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o recurso financeiro que a União repassa para que os municípios possam investir na melhoria de vida dos seus habitantes. O último censo, de onde se baseia a atual distribuição dos recursos do FPM, é de 2001.


Mais antigo ainda é o censo agropecuário, o último é de 1996. São entrevistados produtores rurais, e realizada a contagem toda a produção tanto para consumo próprio como para comercio. Servirá para a medição da fronteira agrícola, a distribuição de terras para o setor, os impactos e efeitos das transformações agrícolas, no solo e no meio ambiente. “Desde o último censo agrícola muita coisa mudou, em Amambai por exemplo não existia nenhum assentamento, hoje há dois, por isso é importante o censo” disse Letícia Denigri, agente censitária municipal.
A contagem vai até o dia 31 de Julho.

Tacuru realiza corrida do dia do trabalhador

0

2007-05-04 11:35:00

Assessoria


O evento aconteceu no centro da cidade com saída em frente o ginásio municipal Mancine Lopes vários corredores entre masculino e feminino estiveram participando, do evento que foi organizado pela secretaria municipal de educação esporte e cultura, o diretor de esporte Veronil Geraldo esteve à frente da organização e contou com o apoio do comercio local e em especial da prefeitura municipal onde o prefeito colaborou com a realização e este presente na entrega das premiações, onde premiou os corredores com medalhas e dinheiro e uma bicicleta que foi doada pelo chefe da secretaria de fazenda senhor Omar Joan hobner, os competidores ficara nesta classificação, na categoria feminino Thais Ferreira levou o primeiro lugar e mais cem reais, em segundo lugar Danieli Rodrigues levou setenta e cinco reais, o terceiro lugar ficou com Dhiene Ferreira que levou cinqüenta reais, Silvana Cruz ficou em quarto lugar e levou trinta reais a quinta colocada foi premiada com uma medalha, na categoria, juvenil ate quinze anos o ganhador da corrida foi Antonio Carlos Benites representando a comunidade indígena da aldeia Jaguapire, e ganhou a bicicleta, em segundo lugar Ademir Rodrigues em terceiro Danilo Quinhones, em quarto Oseas Lopes e em quinto lugar Gilmar Marques, ma categoria adulto livre, o grande campeão foi o já consagrado em Tacuru e na região Vanderlei da Silva Cruz que ganhou a corrida e ainda levou cento e cinqüenta reais, Marcio Andrade ficou em segundo e levou cem reais,o terceiro lugar Silvio da Silva ganhou setenta e cinco reais, Adilson Lopes ficou em quarto lugar ganhou cinqüenta reais o quarto lugar Jhony Canteiro ficou na quita colocação, pra os primeiros colocados o prefeito municipal Cláudio Rocha Barcelos ainda premio com o incentivo financeiro para participarem da próximo evento da categoria que acontecera na cidade de Iguatemi.    

Políticos de Amambai querem reeleição de Sérgio Barbosa

0

2007-05-04 11:08:00

O grupo político formado por partidos aliados do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, manifestou interesse em apoiá-lo para mais quatro anos à frente da administração municipal. A confirmação da intenção membros das executivas dos partidos políticos PDT, PMDB, PPS e PSB.

Durante o encontro, as lideranças políticas destacaram o comportamento ético do prefeito Sérgio Barbosa no uso de recursos públicos, as ações no campo administrativo e também a relação política com a Câmara de Vereadores e nas esferas dos governos estadual e federal. Receberam destaque os investimentos realizados em setores educação, saúde, geração de empregos, recuperação de estradas vicinais e na infra-estrutura como redes de água, esgoto e  pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade.    


Além das obras realizadas através de emendas parlamentares, há também inúmeras obras realizadas com recursos próprios do município, coisa que pouca existia no passado”, disse o advogado Odil Puques, coordenador do encontro.

De acordo com Odil Puques, o encontro foi positivo no sentido de fortalecer o grupo e discutir a ampliação de novas siglas partidárias. “Queremos envolver o maior numero possível de lideranças neste projeto político”, afirmou Puques.

Participaram do encontro o prefeito Sérgio Barbosa, vice-prefeito José Luiz Cavalheiro Tobias, presidentes dos partidos aliados, vereadores Roberto Protético, Gilmar Vicentin, Carlos Nascimento e Josué de Barros, secretários municipais e filiados.

OAB promoveu “Ato Contra a Violência”

0

2007-05-04 10:29:00

Antonio Luiz

                A OAB DO MS realizou na sexta-feira, dia27,  um grande ato de mobilização social contra a violência e a favor da paz, foi a seqüência de um ato que teve seu  início em 12  de abril  na Seccional da OAB em Campo Grande – MS e se estendeu por todo o estado. A mobilização teve por objetivo mobilizar a sociedade sulmatogrossense para combater a banalização da violência e da impunidade e, principalmente em favor da paz, fomentando uma cultura de harmonia e convivência respeitosa entre os cidadãos, apesar da diversidade étnica cultural.

                A mobilização em Amambaí foi realizada a partir das 8:30 horas na Praça Cel. Valêncio de Brum e  contou com a presença do prefeito municipal Sérgio Diozébio Barbosa, do Presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto,  de empresários e da maioria absoluta  dos advogados filiados à 10ª seção  e da população em geral.

                Na ocasião foram distribuídos panfletos e adesivados os veículos que trafegavam pela principal avenida da cidade.

Editorial “Fundersul da cana” – por Clesio Ribeiro

0

2007-05-04 10:01:00

                O governador André Pucinelli comemorou a aprovação de mais um imposto – o Fundersul sobre a Cana de Açúcar. De olho no mercado futuro sucroalcooleiro, o governo tratou de “engordar” o caixa. A previsão de arrecadação do fundersul para esse ano de 2007 é de R$ 86 milhões, uma média de R$ 7 milhões ao mês. Até agora, em 4 meses de mandato, só esse imposto já rendeu quase R$ 30 milhões ao Tesouro. Números à parte, o que indagamos são as situações calamitosas das estradas que rodamos. Quando é que começam efetivamente a recuperação das rodovias? Eis a pergunta.

                A sociedade, principalmente os produtores rurais e pecuaristas que são os que mais pagam o Fundersul ( Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) não podem esquecer que esse imposto foi criado “exclusivamente” para manter as estradas em boas condições de tráfego e investir na malha pavimentada do Estado. O que já rendia uma boa grana para o Estado, agora com a taxação sobre a cana-de-açucar, esse imposto vai crescer cerca de 30%.

                É lamentável que o governo anterior tenha deixado o Estado “arrombado” para o sucessor, conforme vem sendo divulgado pelo atual governo. Mas é também incompreensível que o governo deixe as rodovias estaduais chegarem a tal situação de abandono como vimos por aqui em nossa região. Praticamente em todas as rodovias que circundam Amambai estão em péssimas situações e necessitam de uma recuperação urgente.

                O Jornal A Gazeta tem registrado nas últimas edições vários acidentes ocasionados pelos buracos  que tomam conta das rodovias. Felizmente, ou graças a Deus, não registramos ainda nenhuma vítima fatal ocasionada por esses acidentes. No entanto os prejuízos materiais e até físicos em algumas vítimas são grandes, e a maioria deles o governador do Estado nem toma conhecimento.

                Vimos uma agilidade tremenda do governador André Puccinelli e os deputados estaduais em aprovar a cobrança do Fundersul sobre a cana de açúcar. Gostaríamos de ver essa mesma agilidade em aprovar um plano emergencial para recuperar as nossas rodovias. O cidadão gostaria de ver, pelo menos, o alto imposto que paga, sendo aplicado em seu benefício. As estradas estão em situação de emergência…

1º Torneio de Basquete será domingo em Amambai

0

2007-05-04 09:15:00

Sérgio daLuz

                A  Associação Atlética do Basquete – AAB – de Amambai prepara para o próximo domingo, 06, no ginásio de esporte Flávio Derzi, o “Torneio Valota” primeiro Torneio de Basquete de Trio.

                Serão três categorias em disputa, adulto (acima de 18 anos), infanto-juvenil (de 15 a 17 anos) e infantil (de 10 a 14 anos). As inscrições são um quilo de alimento não perecível, que será revertido para ao Lar da Criança  e do Adolescente, podem ser realizadas até o dia 05 na Esporte Valota Calçado, centro da cidade. Os prêmios serão troféus e medalhas.

Líder diz que governo vai garantir repasse do FPM a prefeitos

0

2007-05-04 08:32:00

Depois de retirar de pauta nessa quarta-feira a PEC (proposta de emenda à constituição) que amplia o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 1 ponto percentual, o governo quer agora votar a matéria na semana que vem. O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), espera chegar a um acordo com a equipe econômica do governo ate terça-feira para mudar o texto da PEC.

"A intenção do governo é atender o que os prefeitos desejam e o que o governo também deseja. Eu pedi um crédito de 10 dias à base aliada. A nossa idéia é já votar na semana que vem", afirmou.

Na noite desta quarta-feira, o governo federal quebrou o acordo firmado com 3.000 prefeitos no início de abril e retirou de votação a PEC que aumenta em 1 ponto percentual o repasse do FPM. A equipe econômica do governo constatou, de forma tardia, que o projeto prevê que o novo valor deve vigorar imediatamente após a sua aprovação e não apenas em dezembro – como previsto no projeto original.

Segundo Múcio, não há recursos para sustentar o reajuste por tanto tempo no caixa do governo. "Em lugar nenhum da proposta dizia a partir de quando isso valia, nem quando o crédito contaria. Isso dava margem a diversas interpretações. Passamos a manhã reunidos com a equipe econômica e na terça-feira apresentamos a solução", disse.

Para evitar a votação da PEC, os governistas apresentaram requerimento para retirar a matéria de pauta. O requerimento nem chegou a ser votado pelos deputados, já que a base aliada esvaziou o plenário da Casa. Por falta de quórum, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), encerrou os trabalhos dos deputados.

A PEC já foi aprovada pelo Senado Federal. Se passar por mudanças na Câmara, terá que retornar para nova votação dos senadores. Líderes governistas estimam que o Executivo poderá garantir o repasse a partir de setembro.

No dia 10 de abril, durante encontro com três mil prefeitos que vieram em marcha a Brasília, o presidente Lula se comprometeu a ampliar de 22,5% para 23,5% da arrecadação federal com o IR (Imposto de Renda) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) no repasse do FPM.

Pelos cálculos da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que organizou a marcha de prefeitos, o aumento em um ponto percentual do FPM representará uma injeção extra de R$ 1,3 bilhão por ano para os cofres municipais. O gasto mensal, segundo estimativa do governo, é de R$ 150 milhões.

"O presidente assumiu o compromisso de que honraríamos esse aumento este ano. Só houve um problema de redação. Vamos ter primeiro a decisão técnica e, depois, a política. Mas o repasse vai sair", afirmou.


Tacuru realiza grande final do Campeonato Inter-firmas

0

2007-05-04 08:28:00

 O município realizou este final de semana a grande final do campeonato Municipal inter-firmas, um campeonato que veio a ser finalizado com grandes elogios do públicos e equipes pela sua organização, onde o diretor de esporte Veronil Geraldo dedicou todo seu empenho nesta realização, que contou com o apoio incondicional do prefeito Cláudio Rocha Barcelos outro item que colaborou com a organização do evento foi a atuação da comissão disciplinar de esporte que este presente em todos os jogos e quando foi acionada punil severamente os atletas que causaram atos atidesportivos, o publico de Tacuru foi um colaborador a parte sempre presente em todos os jogos sempre lotando o ginásio de esporte, levando sua torcida ou ate mesmo indo para prestigiar o excelente evento na sábado na grande final o ginásio teve uma lotação total e de casa cheio as equipes jogaram um futebol de primeira, o artilheiro da competição foi o atleta do mercado bom Jesus Marcelo Peixoto,para o goleiro menos vazado a Titulo ficou com o goleiro também do mercado bom Jesus Valtemir Castanha, o campeonato teve mais uma vês a responsabilidade do excelente trabalho de arbitragem dos árbitros Leonel Felix e Galo, a classificação do final fico em quarto lugar com a equipe da equipe Alinepepeunet em terceiro lugar fico a equipe da garotado da Cyber Tacuru o segundo lugar ficou com a equipe do mercado Bom Jesus, o grande campeão foi a equipe da fazenda São Luiz em uma final emocionante.

Amambai:Dona de casa é atingida por bala perdida

0

2007-05-04 08:22:00

Vilson Nascimento

Uma dona de casa de 27 anos foi atingida no ombro por uma bala perdida enquanto realizada os afazeres domésticos nessa quinta-feira em Amambaí.

O fato aconteceu por volta das 12h na região da Vila Cristina. Segundo a Polícia Militar que atendeu a ocorrência, a mulher estava trabalhando na área de serviço da residência quando recebeu o impacto na altura do ombro, lado direito. O projétil que atingiu a dona de casa era calibre 38 e foi encontrado pela polícia.

De acordo com a PM o disparo pode ter partido de uma residência situada aos fundos da casa da vítima. O caso foi passado à Polícia Civil de Amambaí para ser investigado.

FFMS divulga rodada deste fim de semana do Estadual

0

2007-05-04 08:19:00

O Departamento Técnico da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) divulgou há pouco os jogos das séries A e B do Campeonato Estadual de Futebol para este fim de semana. A rodada começa no sábado com os seguintes jogos: Comercial e Ivinhema, pela Série B, no Morenão, na Capital, a partir das 15 horas; e Costa Rica e Corumbaense, pela Série A, no Laerte Paes Coelho, em Costa Rica, a partir das 18 horas.

No domingo, a rodada prossegue com dois jogos pela manhã: Operário e Bonito, pela Série A, no Morenão, em Campo Grande, a partir das 10 horas; e Pantanal e Misto, pela Série B, no Artur Marinho, em Corumbá, também a partir das 10 horas. No período da tarde, jogam pela Série A: Sete de Setembro e Coxim, no Douradão, em Dourados, a partir das 15 horas; Paranaibense e Cene, no Jaimão, em Paranaíba, também às 15 horas; e Águia Negra e Rio Verde, no Ninho da Águia, em Rio Brilhante, às 15 horas.

Ainda no período da tarde, mas pela Série B, jogam: Moreninhas e Naviraiense, no Jacques da Luz, em Campo Grande, às 15 horas; e Maracaju e União, no Luiz Gonzaga Prata Braga, em Maracaju às 15 horas.

Previsão de céu claro com névoa seca para todo Estado

0

2007-05-04 07:34:00

A previsão do tempo hoje em Mato Grosso do Sul é de céu claro com névoa seca. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões Norte e Oeste do estado, apresentam condições meteorológicas favoráveis a baixa umidade relativa do ar. A temperatura fica entre 35°C e 16°C.