8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 10972

Paranhos: Mais 28 casas Populares serão construídas

0

2007-05-19 09:03:00

Jaime Mel               


                 Na Semana Passada aconteceu uma reunião com as pessoas que foram contempladas com casas populares em Paranhos, para a  assinatura do contrato do Programa Casa da Gente, onde 28 unidades  começarão a ser construídas ainda em Março.O Vereador Donizete, prestigiou  a reunião e enalteceu a conquista das pessoas que foram beneficiadas com o projeto.

                “Entendemos que precisamos de muito mais, porém aos poucos conseguiremos ir diminuindo o déficit habitacional em nossa cidade se continuarmos assim,  a Câmara fazendo a parte dela cobrando de nossos parlamentares estaduais e Federais mais projetos neste sentido e o prefeitoDirceu  Bettoni, vem desempenhando o seu papel a contento, buscando recursos e fazendo realizar o sonho de nossa gente, como hoje aqui, onde 28 famílias terão a sua casa própria”. Destacou Donizete.

Naviraí promove de 29 a 31 o I Seminário de Agronegócio

0

2007-05-19 08:55:00

Numa parceria firmada entre o Sindicato Rural (SRN), as Faculdades Integradas (FINAV) e a Gerência de Desenvolvimento Econômico (GADE) da Prefeitura Municipal, a cidade sediará nos dias 29, 30 e 31 de maio, o “I Seminário de Agronegócio de Naviraí”, a ser realizado no anfiteatro daquela faculdade, com início às 19 horas, com o objetivo de debater o atual momento do agronegócio do município e analisar a sua conjuntura das cadeias produtivas e as potencialidades de negócios para os empresários do segmento e investidores, demonstrando as perspectivas e oportunidades do segmento, por meio de informações, resultados da produção agrícola e opiniões de especialistas do setor.

Para realizar o lançamento oficial deste evento, as partes envolvidas promoveram um café da manhã com a imprensa local e regional no Sindicato Rural de Naviraí, quando foi explicado aos jornalistas como seria desenvolvido este evento e a sua importância para o município. O tema do Seminário será “Agronegócio em tempo de desafios. Empresas, Produtores e suas experiências”. Ele será endereçado para pecuaristas, agricultores familiares, instituições de apoio ao agronegócio, bem como, será aberto a estudantes universitários dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Geografia, alunos de cursos técnicos ligados ao tema e a população de uma forma geral.

Ao discorrer sobre o Seminário, o vice-prefeito Ronaldo Botelho, que responde pela Gerência do Desenvolvimento Econômico, englobando Agricultura e Pecuária, enalteceu o trabalho dos organizadores destacando a importância desse encontro para a comunidade produtora. Ele disse que “Naviraí está preparada para se tornar uma das mais importantes cidades do Estado no setor industrial e do agronegócio, fator este que atraiu uma das maiores empresas de alimentos que estará se instalando nos próximos meses, a Alimentos Zaeli com sede em Umuarama, Paraná”, justificou ele a importância do evento.

Para o Delegado do Sindicato Rural, Otávio Monteiro, que na oportunidade representava o seu presidente, Luiz Miguel Viero, “a união desses poderes na realização do Seminário, demonstra a preocupação de todos com o crescimento econômico do município e a geração de emprego para a população. Naviraí está crescendo sob os olhares atentos das pessoas que buscam o melhor para todos que aqui vivem”, disse ele que é agropecuarista.

PATROCINADORES– O I Seminário de Agronegócio de Naviraí conta com apoio do Banco do Brasil, Câmara Municipal, Copasul, Frango Bello, Sebrae/MS, Senar, Seprotur e Usinavi. A inscrição é gratuita, porém as vagas serão limitadas.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL- Dia 29 (terça-feira), das 17 as 19 horas, recepção e inscrição; 19 horas, abertura oficial; as 19:30 horas, a palestra “Cenário do Agronegócio no Estado de MS”, com doutora Tereza Corrêa da Costa Dias, titular da Seprotur; as 20:30 horas, “Perspectiva no setor Sucroalcooleiro”, com Dr. Sérgio Schiller Thompsom Flores, diretor presidente da Usinavi e do Grupo Infinity Bio Energy.

Quarta-feira (30), as 19 horas, palestra “Agronegócio: A vida no meio urbano e rural”, com o professor e pesquisador Euclides Maranho, da Embrapa Centro-Oeste, as 20 horas, “A cadeia produtiva da pecuária de corte”, com doutor Alfredo Vera Scalante, consultor em agronegócio do Senar/MS e as 21 horas, “Avicultura – Histórico da avicultura no Brasil e sua importância no desenvolvimento social” – palestrantes: Dr. Airton Biezus (Diretor Industrial da Frango Bello) e Dr. Paulo Tabajara, professor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Na quinta-feira (31), as 19 horas, a palestra “Desenvolvimento Regional Sustentável, Mercado Futuro Agropecuário e FCO”, com Loureno Budke, gerente de Mercado do Agronegócio da Superintendência do BB em MS e as 20:30 horas, “Agricultura Familiar – organização da produção – uma estratégia de desenvolvimento”, ministra pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Botelho, gerente do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Naviraí, encerrando por volta das 22 horas, com a entrega de Certificados para os participantes que obtiverem 75% de presença.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES- Para maiores informações e inscrições, procurar as Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV), pelo telefone (67) 3461-2380 ou pelo e.mail [email protected].

Amambai:Área de esporte homenageia atleta e professores

0

2007-05-19 08:53:00

Vilson Nascimento

Uma pista de caminhada, com aparelhos para a prática de exercícios físicos inaugurada no final da tarde dessa sexta-feira, 18, homenageia dois professores de educação física e um maratonista que ao longo de sua trajetória, representou Amambai e o Mato Grosso do Sul em competições por todo o Brasil e até no exterior.

A pista de caminhada, que levou o nome do maratonista, Antônio Francisco Schultz que era militar da reserva do Exército Brasileiro e morreu no início desse ano (2007), tem 3 quilômetros de comprimento, inicia no prolongamento da Avenida Nicolau Otano e se estende pelas margens da rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Caarapó.

Ao longo do percurso a Prefeitura de Amambai construiu vários pontos de exercícios com barras e outros aparelhos, que levaram o nome de dois professores de educação física de Amambai, Karla Maria Dias que morreu no final de 2005 vítima de um acidente de moto em Amambai e Jocemar Lemes Martins que morreu no final do ano passado (2006) também vítima de um acidente automobilístico na BR 163 entre Caarapó e Dourados.

Emoção Marcou Inauguração– Durante a inauguração, que contou com a presença dos familiares das pessoas homenageadas, a emoção tomou conta de familiares e das pessoas presentes, já que todos os três homenageados eram conhecidos socialmente e tinham muitos amigos na cidade.
A filha do maratonista Antônio Francisco Schultz, Nair Patrícia Schultz leu uma histórico de seu pai desde a incorporação ao Exército Brasileiro até o início da carreira de atleta e sua trajetória.

Em seu discurso o prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) fez questão de destacar o nome de cada um dos homenageados e lamentar a perda que Amambai sofreu com as mortes dos dois profissionais de educação física ainda jovens e do maratonista que muitas vezes subiu ao pódio levando o nome de Amambai para todo o Brasil.

Também estiveram acompanhando a inauguração da obra, que foi implantada através de uma emenda parlamentar do Senador Delcídio do Amaral (PT) com contra partida do município de Amambai, os vereadores de Amambai Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT), Josmair Cardoso (PR), Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), Daniel Riquelme (PTB), Gilmar Vicentin (PDT), Josué de Barros (PMDB) a primeira dama do município, professora Maria Helena Barbosa e o diretor-presidente da FUNDESC (Fundação de Desporto e Cultura) de Amambai César Guidotti entre outros secretários municipais e lideres comunitários de Amambai.

Indígena comete suicídio em aldeia de Caarapó

0

2007-05-19 08:39:00

O indígena Wilson Fernandes, de 26 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira utilizando sua própria roupa, um moleton (agasalho de frio). O fato ocorreu na própria casa da vítima, na Aldeia Tey-Cue, em Caarapó.

De acordo com o site Dourados Informa, ele amarrou a roupa em uma viga da casa e o no pescoço. O cadáver foi encontrado pela esposa de Fernandes. As causas que motivaram o suicídio ainda são desconhecidas.

Detran/Ms oferece curso de reciclagem para condutores

0

2007-05-19 08:17:00

Cerca de 150 condutores devem fazer o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores – modalidade presencial, oferecido pelo Detran/Ms (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Dados do departamento apontam que de janeiro a abril de 2007, 150 condutores tiveram seu direito de dirigir suspenso em Mato Grosso do Sul. Número menor ao registrado no mesmo período do ano passado, que foram 190 motoristas.

Durante o curso, os condutores terão aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal. O curso é obrigatório para os motoristas que tiveram seu direito de dirigir suspenso, se envolveram em acidente grave para o qual tenham contribuído ou foram condenados judicialmente por delito de trânsito.

As aulas acontecem de 28 de maio a 1º de junho, no Detran/MS, rodovia 080, saída para Rochedo. Ato todo são 30 horas/aula presencial com um custo é de 10 UFERMS, o que corresponde a R$ 120,60. Os condutores pode ainda fazer a reciclagem pela modalidade on-line, no site www.detran.ms.gov.br.

Mais informações através do telefone (67) 3368-0330.

LDO recebe susgestões de universitários em Amambai

0

2007-05-19 07:55:00

Vilson Nascimento

Alunos universitários do terceiro semestre de administração da FIAMA (Faculdades Integradas de Amambai) elaboraram várias propostas de emendas e sugestões para serem incorporadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) do município para o exercício de 2008.

Para elaborar as propostas, que vão desde a educação até o setor de infra-estrutura, passando pelo pela saúde e o lazer, os mais de 50 alunos do curso, supervisionados pela professora Brasília Neves Farias, participaram de uma audiência pública sobre o tema promovido pelos poderes Executivo e Legislativo de Amambai, fizeram pesquisas sobre o tema Lei de Diretrizes Orçamentária e realizam trabalhos em grupo dentro de sala de aula.

Para dois vereadores de Amambai que fazem parte da turma, Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS) e Anderson Mansano (PR) que receberam em mãos, do resto da turma e da professora as propostas apresentadas, a iniciava de levar a discussão sobre o orçamento do município para dentro de uma sala de aula, um feito inédito para o ensino superior em Amambai, foi de extrema importância e serve de exemplo para outros seguimentos da educação e da própria sociedade organizada, já que a Lei de Diretrizes Orçamentária é a lei que regulamenta gastos e investimentos que o Poder Público deverá aplicar em prol da sociedade de um modo geral no ano seguinte.

Segundo os vereadores, das propostas elaboradas pelos universitários parte deverão ser inseridas como emenda no orçamento para apreciação das comissões e do plenário e outras propostas poderão ser utilizadas como base pelos próprios vereadores no decorrer da gestão para a realização de indicações e proposta de projetos e leis.

FAMASUL pede ao governo diminuição da pauta fiscal do leite

0

2007-05-19 07:32:00

Em reunião realizada ontem (18), produtores de leite, representantes de sindicatos rurais e da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), discutiram com o governador do Estado, André Puccinelli, a diminuição da pauta fiscal do leite.

“A pauta precisa ser analisada na ótica do mercado interno e externo. Não podemos prejudicar os pequenos produtores, base da produção leiteira. Tenho certeza que o governo está sensível a essa reivindicação”, afirma o presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior.

Para o presidente, é preciso discutir um modelo para organização dos elos de produção. Os produtores, as entidades representativas e o governo cocordam. “Estamos estudando junto à equipe técnica para diminuir não só a pauta do leite, mas de outros produtos agropecuários, como milho e soja”, declara André Puccinelli.

A secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa, também esteve presente na reunião, realizada na governadoria, nessa sexta pela manhã.

Previsão de pancadas de chuvas em algumas regiões de MS

0

2007-05-19 07:15:00

Previsão do tempo para hoje em Mato Grosso do Sul é de céu parcialmente nublado com possibilidades de pancadas de chuva em áreas isoladas. Na região Sul do Estado, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas. Na região Oeste, o tempo deve ficar parcialmente nublado.

A temperatura registra um ligeiro declínio, com máximas de 30°C e mínima de 15°C.

ONGs vão protestar contra exploração de animais em circos

0

2007-05-19 07:13:00

Ambientalistas e outros manifestantes fazem hoje, a partir das 8 horas, um protesto contra os circos com animais. A manifestação ocorre devido ao circo Lê Cirque, que está instalado em Campo Grande. O ato acontece no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio.

Os manifestantes programam ir com roupas pretas, simbolizando o luto pelos animais já explorados e abandonados pelas estradas ou mortos e pelos animais que continuam sendo explorados pelos circos dia após dia. O ato é organizado pelo Abrigo dos Bichos

Cantor é nomeado embaixador dos golfinhos

0

2007-05-19 06:29:00

O ex-vocalista da banda Backstreet Boys, Nick Carter, 27 anos, foi nomeado embaixador especial do ano dos golfinhos na Convenção de Espécies Migratórias da ONU, informou o jornal Washington Post.

Em seu discurso, Carter explicou que foi escolhido por ter nascido na Flórida e porque sempre gostou de golfinhos e outras "criaturas maravilhosas do mar". O cantor disse ainda que "pessoas como Bono Vox(do U2), Angelina Jolie e Nicole Kidman o inspiraram a usar sua imagem por uma boa causa".

Ele também assegurou, desta vez à revista US Weekly, que se envolveu muito no projeto e está levando a sério.

"Eu mergulho com golfinhos desde pequeno, e os via o tempo todo. É como um animal de estimação, mas você não pode tocá-lo. Eles ficam próximos e você vê como estão felizes", completou.
 

Rodovias federais têm 1.918 pontos de exploração sexual

0

2007-05-19 05:36:00

Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal identificou e mapeou 1.918 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nos mais de 60 mil quilômetros de estradas federais.

Pátios de postos de combustíveis, bares, restaurantes e prostíbulos às margens das estradas são os locais mais críticos, segundo PRF.

Por possuir a maior malha viária federal do país o Estado de Minas Gerais é o que registra mais pontos vulneráveis para a prática deste crime –290 pontos.

O Rio Grande do Sul também registra grande quantidade de locais vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes –217.

Para a Divisão de Combate ao Crime da PRF, responsável pelo levantamento, a quantidade de pontos identificados não está diretamente relacionada à gravidade do problema no Estado. A análise contida no documento é quantitativa, não qualitativa.

Segundo a divisão, é possível encontrar em um único local de cinco a 10 menores em situação de risco.

O relatório serve de base para operações e ações de prevenção e repressão à exploração sexual nas rodovias federais.

O mapa de exploração sexual de crianças e adolescentes começou a ser elaborado em 2004 em conjunto com Secretaria Especial dos Diretos Humanos.

Fernanda Lima leva bronca de diretor da Globo

0

2007-05-19 04:32:00

Quando era namorado de Fernanda Lima, Ricardo Waddington pegava bem leve com a modelo nas gravações da novela "Pé na Jaca". Coincidência ou não, desde que se separaram o diretor tem falado alto e de forma rígida quando ela erra em cena. Fernanda fica na dela e não responde.

Naviraí:Fesnavi abre campeonatos de Máster neste sábado

0

2007-05-19 03:36:00

A Prefeitura Municipal de Naviraí por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fesnavi), abre neste sábado (19) duas das competições mais tradicionais do calendário anual do órgão. Com partidas programadas para os campos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 14 horas, terão inicio as competições para as faixas etárias de 33 à 39 e acima dos 40 anos de idade.

De acordo com o coordenador de Desporto Amador da Fundação, Anderson de Oliveira, 6 equipes participam do Pró-Máster entre os mais novos, e 11 estarão brigando pelo título da categoria acima de 40 anos. Na temporada de 2006, o campeão foi o representante de Itaquiraí.

Os jogos deste sábado na AABB são os seguintes: 14 horas (33 anos) Felipe Móveis/ Mercado Tupi x Botafogo/ Estância Paraíso x Valtra. Nos 40 anos acima, 15 horas Kangurú/ Navi Clube x ACS e AABB/ Moving x Veteranos Santa Luzia. A primeira rodada será concluída na segunda-feira à noite na Estância Paraíso com Pinheirinho x Prefeitura de Juti e Cosmos x Imobiliária Nogueira/Clube dos 30.

Zeca do PT declara guerra e chama senador de mentiroso

0

2007-05-19 02:33:00

O ex-governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, quebrou o silêncio que durava desde janeiro, quando deixou o cargo, e atacou o senador Delcídio Amaral, também do PT.

Zeca reagiu com irritação às declarações do senador dadas no início do ano. Delcídio, que foi derrotado como candidato do PT ao governo em 2006, acusou companheiros de partido de não terem feito sua campanha e disse que Zeca devia explicações sobre o estado das finanças do governo do Estado.

“O Delcídio está sendo profundamente injusto, falando inverdades”, afirmou o ex-governador. “Não conversei e não pretendo conversar com ele, não quero ter esse dissabor”.
Ele afirmou que pretende disputar a vaga do PT ao Senado na eleição de 2010, quando – em tese – Delcídio deverá tentar a reeleição.

“Não sou candidato a prefeito, nem a governador, nem a deputado. Só me resta no momento oportuno pedir para o meu partido se me aceita para ser candidato a senador”, disse, espetando: “Tenho maior vontade de disputar essa vaga com ele; acho que vai ser uma carreira bonita”.

O ex-governador disse ainda que “ninguém sabe” se Delcídio será candidato a prefeito de Campo Grande e, caso seja, “não sei se é pelo PT ou por outro partido”.
Segundo o ex-governador, o agora rival declarado não tem peso eleitoral por si.

“O Delcídio está pensando que é dele os 40% (sic) que ele teve [na disputa do governo em 2006], não é dele, é do PT, o Egon [candidato ao Senado pelo PT] fez mais votos que ele”, alfinetou.
Pagamentos milionários – O petista também negou irregularidades nos pagamentos feitos no apagar das luzes de seu governo.

Nos últimos seis dias úteis de 2006, quando Zeca se preparava para deixar o cargo, foram pagos mais de R$ 71 milhões a prestadores de serviços como empreiteiras, agências de publicidade e à empresa fornecedora de combustíveis. Por outro lado, a parcela de dezembro da dívida (que provocaria bloqueio das contas do Estado em janeiro) e a folha de pagamento de dezembro dos servidores estaduais não foram pagos.

Zeca negou irregularidades e desqualificou as críticas feitas pelo sucessor, André Puccinelli (PMDB). “Falar é fácil, tem que se provar, taí o Poder Judiciário para apresentar as provas; a crítica pela crítica não deve ser respondida”, disse.
Segundo Zeca, críticas de sucessores são normais. “Tomé de Souza [primeiro governante do Brasil colônia] foi o único que não criticou antecessor”.

Caarapó recebe prova de enduro neste fim de semana

0

2007-05-19 01:20:00

A cidade de Caarapó, recebe neste fim de semana a prova do 4° Enduro da Espiga Lascada, competição válida pelo 3° Campeonato Estadual de Enduro de Regularidade.


Os pilotos participantes, cerca de cem, estão divididos em quatro categorias: Master, Sênior, Novatos e Over. A largada ocorrerá às 8h de amanhã, domingo. A expectativa é que o trajeto, com cerca de 100 km, seja percorrido em quatro horas.

Agricultores familiares de Iguatemi fazem reivindicações

0

2007-05-19 00:36:00

Nessa sexta, 18 de maio, em reunião com os pequenos produtores rurais do Projeto de Assentamento Colorado, o vice–prefeito Milton Moreira, ouviu os pequenos produtores, que reúnem uma produção de leite estimada em 2,5 mil litros/dia, e já está iniciando a produção de mandioca, milho, feijão entre outras culturas para a subsistência. Apesar de nova, a Gleba já está tendo produção excedente, que começa a ser comercializada.

O maior problema do assentamento Colorado, 25 quilômetros do município de Iguatemi, segundo os produtores, em desabafo feito ao vice-prefeito e ao gerente do Núcleo de Projetos da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roque Vieira, é quanto ao financiamento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), pois os colonos estão sem receber o financiamento, tanto da modalidade investimentos quanto os do custeio agrícola.

Além da distância e da falta do recebimento de recursos do Pronaf, foram levantadas outras questões, tais como a falta de uma patrulha mecanizada, baixa fertilidade do solo, a qualidade e quantidade do rebanho bovino, a baixa conservação das pastagens, a falta de melhoramento genético do rebanho leiteiro, dificuldades na comercialização da produção.

MELHORAMENTO GENÉTICO– Miltinho e Roque afirmaram que a Prefeitura de Iguatemi tem trabalhado para proporcionar melhorais para a agricultura familiar, e que nos próximos dias os produtores estarão recebendo um botijão de sêmen, visando o melhoramento genético do rebanho.

Quanto a patrulha mecanizada, já existe pedido de emenda parlamentar para o município, a questão do empobrecimento do solo. O vice-prefeito argumentou que vai discutir com o prefeito, Lídio Ledesma, e com os vereadores, a criação de um banco de calcário, com mil toneladas para atender parte dos agricultores familiares.

Os pequenos produtores receberam a noticia de que serão contemplados com mudas de erva mate”. O presidente da Associação dos Produtores do Assentamento Colorado, José Moreira, finalizou a reunião agradecendo pela iniciativa do poder Publico Municipal.

Temperaturas devem baixar até 14º no fim de semana

0

2007-05-18 23:31:00

O sul-mato-grossense pode tirar novamente os casacos do armário porque a temperatura volta cair neste fim de semana, segundo o meteorologista Natálio Abrão. As baixas temperaturas serão registradas principalmente na região centro-sul do Estado, onde as temperaturas devem baixar até 14º C graus no período da noite.

Pontos de exploração sexual nas rodovias crescem 41%

0

2007-05-18 22:27:00

Um levantamento divulgado hoje – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – indica crescimento do risco de ocorrência desse tipo de crime nas estradas federais que passam por Mato Grosso do Sul, o terceiro Estado no País em número de pontos usados para exploração sexual. Conforme os dados divulgados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), foram localizados, em MS, 143 pontos no mapeamento atual, 42 a mais que no anterior, quando foram encontrados 101 pontos. Em percentual, o aumento é de 41,5%.

Considerando que são 3 mil quilômetros de rodovias federais em Mato Grosso do Sul, o levantamento indica um ponto de exploração sexual a cada 20 km. Normalmente, conforme os dados da PRF, os locais mais críticos são pátios de postos de combustíveis, bares, restaurantes e prostíbulos situados à margem das rodovias.

Situação nacional – A PRF aponta um agravamento nacional do quadro nas estradas, com aumento de 55% no número de locais onde crianças e adolescentes são explorados sexualmente. No total, o número aumentou de 1.222, em 2006, para 1918 este ano, em mais de 60 mil km de rodovia. Fazendo as contas, dá um ponto a cada 31 quilômetros..

O estado que aparece com o maior número de locais onde crianças e jovens vendem sexo é Minas Gerais, com 290, 100 a mais que no ano passado. Em segundo lugar vem o Rio Grande do Sul, onde foram identificados 217 locais de risco de exploração sexual de crianças e adolescentes, número quatro vezes maior que o de 2006, quando foram mapeados 52 pontos.

Em seguida, vem Mato Grosso do Sul, que manteve-se na terceira posição.

Ressalva – Ao divulgar os dados, o chefe de Comunicação Social da PRF, inspetor Alexandre Castilho, afirma que o aumento de pontos mapeados este ano em relação a 2006 não significa necessariamente que o problema tenha se agravado no País. Segundo ele, a estrutura da PRF para realizar o levantamento é maior, tanto em termos de policiais como de conhecimento. “Estudos passados ofereciam bastante subsídio para as ações repressivas e preventivas, mas talvez não estivessem tão próximos dos números reais. Cada dia mais, cada vez que a PRF solta uma nova edição desse estudo, certamente os números são mais próximos da realidade e podem garantir ainda mais precisão na identificação desses pontos”, disse Castilho.

Da mesma forma, disse Castilho, não é possível afirmar que Minas Gerais seja o estado onde o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes é mais grave, embora o número de pontos considerados de risco seja maior. Segundo ele, Minas Gerais é a unidade federativa com a maior malha viária do país, com mais de dez mil quilômetros de estradas federais.

De acordo com a PRF, o mapeamento tem o objetivo de orientar ações preventivas e repressivas da PRF. Só este ano, a Corporação encaminhou 65 crianças e adolescentes em situação de risco aos conselhos tutelares. No ano passado, 127 foram levados às redes de proteção. O levantamento também deve ajudará a planejar a atuação de parceiros como a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho.

Setor esportivo de MS receberá investimentos

0

2007-05-18 21:21:00

O setor esportivo de Mato Grosso do Sul recebeu nesta semana uma excelente notícia. De acordo com o senador Delcídio do Amaral e o deputado federal Antônio Carlos Biffi, ambos do PT/MS, uma emenda de bancada, de autoria dos dois parlamentares, no valor de R$ 10,3 milhões, que irá viabilizar cerca de 40 obras ligadas ao setor, como a construção e cobertura de quadras de esporte e recuperação de praças esportivas, beneficiando 33 municípios sul-mato-grossenses.


De acordo com o deputado Biffi, a boa notícia já tinha sido antecipada pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante o lançamento do 1º Fórum de Implementação de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul, realizado no início deste mês, em Campo Grande, mas foi confirmada essa semana em Brasília pelos dois parlamentares.Biffi explicou ainda que os recursos poderão ser ampliados para R$ 12 milhões, caso o governo do Estado entre com a contrapartida de 20% em cima dos R$ 10,3 milhões já garantidos.


"Esses recursos irão permitir uma revitalização no setor esportivo do nosso estado, pois viabilizará a construção e reforma de dezenas de quadras de esporte. É importante destacar que Mato Grosso do Sul nunca recebeu aporte de recursos neste setor como o que vem ocorrendo no Governo Lula, o que muito nos ajuda a construir uma sociedade mais justa e mais humana, pois investir no jovem é acreditar no futuro", ressaltou Biffi.

Os municípios e instituições que receberão recursos do governo federal são: Amambai, (Escola Estadual Dom Aquino Correia), Bataguassu (Centro Esportivo), Bela Vista (parque esportivo com vestiário e acomodações), Bonito (área da atual ETE e na E.E. Luiz da Costa Falcão), Caarapó (escolas estaduais Tenente Antônio João e Joaquim Alfredo Soares Viana), Campo Grande (reforma do Guanandizão e ações nas escolas estaduais José Mamede de Aquino, Tereza de Noronha de Carvalho, Isaura Higa), Coxim (escolas estaduais Silvio Ferreira e Pedro Mendes Fontoura), Figueirão (E.E. Arnaldo Estevão de Figueiredo), Iguatemi (reforma do Estádio Municipal), Itaquiraí (área urbana para atendimento à comunidade em geral), Ivinhema (E.E. Senador Filinto Muller), Novo Horizonte do Sul (praça municipal), Ponta Porã (E.E. Fernando C. Saldanha), Rio Negro (área central), Santa Rita do Pardo (localidade a ser definida), São Gabriel do Oeste (E.M. Armelindo Tonow e E.E.Cleuza Aparecida Della Coleta), Tacuru (Aldeia Sossoró), Três Lagoas (vestiário e alambrados), Angélica (E.E. Dr José Manoel F. Frageli), Aquidauana (Aldeia Bananal), Camapuã (E.E. Camilo Bonfim), Caracol (E.E. Dr Rubens de Castro Pinto), Cel. Sapucaia (E.E. Maurício Rodrigues de Paula), Deodapólis (E.E. 13 de maio), Dourados (centro poliesportivo), Inocência (E.E. Profº João Pereira Valim), Jardim (complexo poliesportivo), Maracaju (praça central), Pedro Gomes (E.E. Zé Carioca), Rochedo (E.E. José Alves Ribeiro), Selvíria (localidade a ser definida), Sete Quedas (E.E. Guimarães Rosa) e Sonora (E.E. Comandante Maurício C. Dutra).

Pente fino apreendeu celulares e facas em presídios de MS

0

2007-05-18 20:19:00

Terminou a pouco mais a “Operação Pente Fino”, realizada pela Polícia Militar em apoio a Agência de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), cujo objetivo foi a busca de telefones celulares, armas e drogas, bem como, realizar ação preventiva no sentido de se evitar rebeliões e motins nos Presídios de Segurança Máxima de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Em Campo Grande a operação teve início por volta das 07:00 horas, sendo empregado 120 (cento e vinte) policiais militares da CIGCOE, CIPTRAN e Companhia de Guarda e Escolta. Durante a operação, que foi encerrada às 15:00 horas, foram apreendidos 04 (quatro) celulares, 04 (quatro) carregadores de celulares e 50 (cinquenta) armas artesanais perfuro-cortantes.


Em Dourados a previsão é que a operação se estenda até as 18:00 horas de hoje, sendo que até o momento foi apreendido 01 (um) celular, 05 (cinco) chips de celulares, 05 (cinco) carregadores, 54 (cinquenta e quatro) armas artesanais perfuro-cortantes e 03 (três) talhadeiras. Sendo utilizado 60 (sessenta) homens da Polícia Militar.


Em Três Lagoas o efetivo empregado pela PM foi de 100 (cem) homens e durante a operação foram apreendidos 07 (sete) celulares, 12 (doze) carregadores, 01 (uma) bateria de celular, 03 (três) fones de ouvido, 35 (trinta e cinco) armas artesanais perfuro-cortantes, 12 (doze) tesouras, 19 (dezenove) cachimbos para o consumo de drogas, 19 (dezenove) porções médias de maconha, 243 (duzentoas e quarenta e três) trouxinhas pequenas de maconha, 01 (uma) porção média de cocaína, 23 (vinte e três) trouxinhas pequenas de cocaína, 02 (duas) “terezas”, 02 (dois) litros de cachaça artesanal e 02 (dois) galões de 50 (cinquenta) litros utilizados para a confecção de cachaça artesanal.

Em Corumbá a PM empregou 100 (cem) homens para fazer revista no presídio local, sendo aprendido 01 (um) celular, 05 (cinco) carregadores e 02 (duas) trouxinhas de maconha.