8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 10971

Rússia suspende importação de 11 frigoríficos brasileiros

0

2007-05-19 17:27:00

    O governo russo suspendeu ontem a compra de carne bovina de 11 unidades frigoríficas no Brasil. A Rússia é a maior compradora desse produto do País. Os motivos que levaram as autoridades russas a tomar a decisão não estavam esclarecidos até o início da noite de ontem. As unidades que tiveram suas exportações para a Rússia embargadas são Friboi (MT), Rio Grandense (RS), Friboi (SP), Friboi (GO), 3 unidades do Minerva em São Paulo, Minerva (GO), Frinorte (TO), Intercoop (MT) e Três C (RS).


    O Friboi, maior frigorífico do País, distribuiu nota ontem à tarde informando que desconhecia as razões para o embargo de três unidades do grupo (Andradina, Goiânia e Barra do Garça) ou por quanto tempo a medida será mantida. A empresa, ainda por intermédio de nota, afirmou que a suspensão das exportações pelas unidades não afetará as vendas internacionais da empresa. “Dada a distribuição geográfica de nossas indústrias, podemos continuar nossas exportações para a Rússia normalmente”, explica o texto.


     O Friboi irá transferir a produção para outras seis unidades habilitadas para atender ao mercado russo. A empresa tem 22 frigoríficos e uma capacidade para abater 22,6 mil animais por dia. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, disse que recebeu da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) a informação sobre o embargo da Rússia a frigoríficos brasileiros. O governo, de acordo com ele, ainda não recebeu um comunicado oficial do governo russo.


     Ele informou que pediria ontem mesmo informações à embaixada russa para saber os motivos da suspensão. “Os russos estão em missão há uma semana pelo Brasil e tinham uma reunião final da visita marcada para sexta-feira, mas que foi adiada para a próxima quarta-feira”, disse o secretário.


      Segundo Kroetz, as informações que recebeu davam conta de que os certificados de exportação dos portos de Santa Catarina e Paraná não seriam mais aceitos a partir de ontem pelos importadores russos. “Qualquer coisa que eu disser será especulação, pois ainda não está nada oficial. Pode ser uma coisa muito simples ou pode ser algo muito grave”, observou o secretário.


      Atualmente, a Rússia mantém embargo para quatro frigoríficos de aves e um bovino. Com a decisão de ontem, o número de plantas proibidas de exportar para a Rússia sobe para 15. Na atual visita que a missão de veterinários realizou foram verificados os Estados de Mato Grosso do Sul, São Pauloe Rio Grande do Sul. A Abiec confirmou que o grupo de técnicos russos que está em visita ao Brasil embargou as exportações de carnes das 11 unidades frigoríficas no Brasil.

Expoagro tem abertura oficial hoje

0

2007-05-19 16:48:00

     Embora suas atividades tenham começado na quinta-feira, a 43ª Expoagro será aberta oficialmente hoje, às 11h, na Casa do Criador, que fica no interior do Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho. A exposição segue até o dia 27, quando termina o rodeio.


     Para a solenidade de abertura devem estar presentes o governador André Puccinelli (PMDB), o vice-governador Murilo Zauith (DEM), o senador Delcídio do Amaral (PT), o presidente do Conex (Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais para o Desenvolvimento Econômico do Estado de MS), Marcus Vinícius Pratini de Morais, o deputado federal Geraldo Resende (PPS), o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e outros deputados, o presidente da Famasul, Ademar da Silva Junior, além de prefeitos e presidentes de sindicatos rurais de várias cidades o Estado.


     A Expoagro é a maior feira agropecuária do interior do Estado. Por isso o seu lançamento oficial é sempre muito movimentado e prestigiado. A feira apresenta alto grau de tecnologia em máquinas equipamentos e ainda exposição de animais do mais alto potencial genético. A qualidade das palestras é outro ponto forte.


      A diretoria do Sindicato Rural de Dourados espera que a 43ª Expoagro tenha uma movimentação financeira da ordem de R$ 60 milhões este ano, consolidando dessa forma, o processo de retomada do agronegócio na região sul do Estado. A perspectiva de bons negócios está diretamente ligada à safra de soja deste ano, que ao contrário de anos anteriores, não sofreu grandes problemas de produção.


       A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições durante os 10 dias de feira, por isso, os investidores estão fazendo apostas no evento. Uma das grandes novidades para este ano é o Exposhoping, que vai reunir dezenas de empresas de Dourados e região no antigo Pavilhão Comercial. Outro destaque de negócios durante a 43ª Expoagro são os leilões, que devem movimentar este ano cerca de R$ 6 milhões. Aliado aos leilões, os shows nacionais e regionais atraem o público em geral, que não está diretamente ligado ao agronegócio, mas que faz da Expoagro um calendário anual de lazer e cultura. Para hoje está previsto o show com a dupla Gian e Giovane e no domingo é a vez do Papas na Língua.


 

Sete Quedas: Vereador doa seu salário para entidades

0

2007-05-19 16:10:00

         O vereador Lutero Guinaldo Castanharo (Nono) PPS, tem cumprido com compromissos firmados com as entidades deste município doando em forma de equipamentos e utensílios para as entidades.Foi entregue no PETI uma maquina de alta pressão para limpeza do salão, uma impressora multi-funcional, bolas para todas as modalidades e brinquedos pedagógicos;


         Na APAE foi entregue um microcomputador pentium 5 completo; No CEI Meus Filhos; uma geladeira de ultima geração e no CEI Prof. Soliria, equipamentos pedagógicos e aparelhos para o parque infantil, todos estes equipamentos e aparelhos somariam mais de 12 mil reais, que com certeza trará mais comodidade para os alunos destes locais de ensino, como também proporcionando ao professor condições melhores de ensinar.


         Este tipo de atitude segundo o presidente do PPS, Flávio Silva dos Santos "o nobre vereador tem realizado freqüentemente, nesta ultima vez permitiu que acumulasse alguns salários para realizar de uma só vês as doações a estas entidades, que saberão usar da melhor forma possível, não era de se esperar por menos, pois todos os compromissos que é de meu conhecimento como presidente o vereador nono tem cumprido" argumentou o presidente.
Para Lutero "o importante é que estas doações farão com que estas entidades desempenhem de uma forma melhor o seu papel que é muito importe o de ensinar, ou proporcionar uma forma melhor de trabalhar." Comentou nono.

Iguatemi: Administração avalia desempenho dos servidores

0

2007-05-19 15:58:00

       "Tornar a administração cada vez mais célere e eficiente". Esse é o pensamento do prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), que iniciou no município o processo de avaliação de desempenhos de todos os servidores do quadro efetivo, empossados através dos quatro concursos públicos realizados pela administração, sendo o primeiro no ano 2003.


      O prefeito realizou uma reunião com todos os gerentes de área para tratar das questões pertinentes à avaliação e da importância que a mesma representa para o município. "A avaliação e um avanço de qualidade e eficiência que estamos dando à administração e precisa ser realizada da melhor maneira possível e atendendo todos os critérios previstos na legislação", pediu o prefeito.


      Durante a reunião o assessor jurídico da prefeitura, Dr. Geones Miguel Ledesma Peixoto, esclareceu as dúvidas e orientou os gerentes sobre o processo de avaliação. Segundo ele, a avaliação de desempenho é uma exigência constitucional desde 1998, sem a qual o servidor efetivado por concurso público não adquire a estabilidade. "É interessante para o próprio servidor que ele passe por este processo que vai ratificar seu ingresso no serviço público", informou.


      Ainda segundo o assessor jurídico, a avaliação de desempenho atende o princípio da eficiência para tornar a administração mais rápida, detectar as deficiências e apontar as soluções, sempre levando em consideração que o objetivo maior é "estimular a melhoria da qualidade e o aperfeiçoamento dos procedimentos de trabalho, com vistas ao aumento da produtividade nos órgãos da prefeitura e nos serviços prestados pela administração municipal". Além disso, a avaliação visa desenvolver a capacitação profissional e maximizar o aproveitamento do potencial dos servidores.


      Os critérios para avaliar o desempenho dos servidores foram definidos pela lei municipal 1345/06. Durante o processo serão atribuídos os seguintes conceitos: ótimo, bom, regular e insatisfatório. Esse último gera exoneração do servidor. Cada servidor será avaliado pelo seu chefe imediato, podendo ser tanto o gerente de área quanto o gerente de núcleo.

Cel. Sapucaia: AESA realizou sorteio do dia das mães

0

2007-05-19 14:35:00

 Zé Roberto

                A AESA, (Associação dos Empresários Sapucaienses), realizou na última quinta feira dia 16/05 o sorteio dos prêmios da promoção “Dias das Mães”, o sorteio aconteceu em frente à prefeitura municipal, onde contou mais uma vez com a presença de um publico Record. Durante o evento também foram realizados vários outros sorteios dentre eles prêmios fidelidades e prêmios para a mãe mais jovem e mais idosa, além de um grande Show do Grupo Expresso Baileiro e Branco Publicidades, que mais uma vez agradou o publico presente com o seu mais novo repertório.

                De acordo com presidente da AESA, Laurindo Pereira, esta promoção trouxe uma grande valorização para o comercio local, “graças a Deus conseguimos obter boas vendas”, disse Laurindo, que aproveita para agradecer todos os comércios filiados a AESA, e a população em geral por continuarem acreditando na entidade que só tem um objetivo, contribuir com o fortalecimento do comercio local. Finaliza Laurindo.

 Atenção para lista dos ganhadores dos prêmios da AESA:

Gerson de Carli  – 1 liquidificador, Cristian Vilhalba ganhou um Ferro Elétrico.
A Cascia Marques D.M, comprou na Contact Papelaria e ganhou também um Ferro Elétrico.. José Ap. da Silva ganhou uma Batedeira. Hermes Zeviani ganhou um Celular. A Roseli Aparecida F Gomes ganhou uma Tv 29" polegadas.


Prêmios fidelidades:
Ganhadores dos prêmios fidelidades que compraram na Contact Papelaria e Presentes;
Andressa Barros, Alvina Trindade, Ganhadores dos prêmios fidelidades que compraram na Oliveira Confecções: Kit Natura – Maria Marques Sobrinho, Kit Avon – Raquel O R da Silva. Ganhadores dos prêmios fidelidades que compraram no Supermercado Sulina:
Vaso Flor – Selestina Romero Pode – Cleide Martins Professora. Ganhadores dos prêmios fidelidades que compraram na Loja Veneza: Ventilador – Gladys Tomas O Campo
Tapete – Silvia Linhares, Vaso – Jesuína Ferreira, Vaso – Gladys Tomas O Campo
Travesseiro – João Adir. Ganhadores dos prêmios fidelidades que compraram na Tony Moveis:  Relógio – Sueli Janete Gribele, Faqueiro – Cristofer Diogo Oliveira, Conj. Sobremesa – Geraldo de Souza.

Tacuru: Secretaria de Saúde entrega TV no posto de saúde

0

2007-05-19 13:33:00

                Na última quinta- feira dia 10/05/2007 foi entregue ao Centro de Saúde Nair Maria Bressan um televisor 29´´ e um aparelho de DVD, que foi solicitado pelo Conselho Municipal de Saúde que justifica seu pedido pelo fato que, devido ao grande tempo que os pacientes passam na unidade aguardando o atendimento também poderá ser aproveitado pelos coordenadores dos programas passando filmes educativos que estará auxiliando na prevenção de alguns agravos, tais como DST/AIDS, tuberculose, hanseníase, entre outros e com certeza trará mais distração enquanto aguardam. A solicitação foi feita na reunião nº02/2006 em ata.

                 A Secretária de Saúde Carla S. Corrêa Santos representando o Prefeito Dr.Cláudio Rocha Barcelos que atendeu prontamente o pedido, pois a administração preocupa-se também com o bem estar; a Srª Carla fez a entrega onde estavam presentes os funcionários do Centro de Saúde e representantes do Conselho Eliane do Nascimento (presidente) e as conselheiras Jani Aparecida C. Costa, Janete da Fonseca e Vilma Valdato, este ato vem mostrar uma pequena solução e um grande conforto para os pacientes que ficam esperando sua hora de consultar, sentindo este problema o prefeito municipal Cláudio Rocha Barcelos atendeu de imediato o pedido.

Sapucaia: Dr. Segundo e Antonio Elias visitam Destacamento

0

2007-05-19 13:26:00

Zé Roberto



      O Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia vereador José Segundo Rocha, juntamente com o poeta e historiador Antonio Elias de Oliveira acompanhado de sua esposa Dona Eli, estiveram visitando na noite desta quinta feira dia 16/05, a cede do destacamento militar do 17º RCMEC de Coronel Sapucaia.Nesta visita Dr. Segundo, Seu Elias e Dona Eli, foram recepcionado pelo Sargento Ítalo Comandante do Referido destacamento, em companhia do Coronel Pelegio e o Capitão Bezerra.


     Durante este encontro, ambas as autoridades, aproveitaram para discutir diversos assuntos de extremo interesse da população fronteiriça, dentre eles, a permanência do destacamento militar no município, sendo que surgiu recentemente um comentário de que o mesmo seria retirado, mais de acordo com Coronel Pelegio Comandante do Destacamento 17º RCMEC de Amambaí, esta hipótese está totalmente descartada, não existe por enquanto esta possibilidade de que este caso venha acontecer.


     O Presidente da Câmara José Segundo Rocha, também lembrou a todos os presentes de uma indicação de sua autoria onde foi apresentada no ano passado, junto ao então não época Coronel Caio, onde solicitava a transferência do campo de pouso do município para a área militar; em resposta a esta indagação o Coronel Pelegio disse que tem pleno conhecimento do assunto, uma vez que o mesmo já tomou todas as providências que lhe compete para solucionar também este caso, sendo que o mesmo já esta sendo analisado também pelo Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados.


     Em tempo o Poeta e Historiador do Município Sr. Antonio Elias, aproveitou do ensejo e entregou as autoridades presentes uma poesia e um livro que o mesmo escreveu recentemente contando a historia do então saudoso Coronel Orlando Olsen Sapucaia.

Pelé elogia atacante santista e reza por Maradona

0

2007-05-19 13:15:00

O ex-jogador Pelé mostrou em entrevista, publicada neste sábado no jornal italiano La Gazettta dello Sport, que tem acompanhado o futebol brasileiro de perto e indicou, a pedido do diário, suas apostas no futebol brasileiro, como o atacante Marcos Aurélio, do Santos. E voltou a afirmar que torce pela recuperação de Diego Maradona. Questionado sobre quais seriam as revelações no ataque que atuam no País, o ex-atacante lembrou que os melhores brasileiros continuam na Europa, mas apontou seus favoritos.


"Os melhores estão na Europa. Mas tem o Marcos Aurélio, do Santos, baixo e que tem o tipo do Romário, tem feito uma ótima Copa Libertadores e foi campeão paulista. E também o (Rafael) Sóbis, do Betis", afirma o Rei do futebol.
No meio campo, destaque mais uma vez para a equipe da Vila Belmiro. Após 11 temporadas no futebol europeu, Zé Roberto passou a defender o Santos desde 2006. E ganhou elogios de Pelé.


"O número um no meio campo brasileiro é Zé Roberto, apesar dos 32 anos. No Santos ele joga com a 10 e é perfeito na armação, parece que tem 25 anos. Ele ataca e defende com qualidade", elogia.


Na defesa, Pelé se lembra dos já consagrados Lúcio e Juan, e aposta em dois zagueiros que já tiveram chances na Seleção Brasileira, mas ainda buscam seu espaço na equipe verde e amarela.


"Na defese temos os europeus Lúcio, Juan, Luizão e Alex. E tem também o Edu Dracena", diz.
Sobre Maradona, Pelé diz estar torcendo pelo argentino, confirma ter recebido boas informações da recuperação do ex-jogador e afirma que reza por Diego.


"Eu tenho boas notícias de sua recuperação. Eu continuarei rezando por Diego, para que ele continue bem e possa viver muitos anos com sua família. Eu estarei sempre pronto para ajudá-lo", concluiu.

Amambai:Homem é preso por violência doméstica

0

2007-05-19 12:58:00

Vilson Nascimento

Foi preso e autuado em flagrante por prática de violência doméstica na madrugada dessa sexta-feira, 18, em Amambai, José Gilberto de Oliveira de 36 anos, residente na região da Vila Marechal Rondon em Amambai.

Segundo a Polícia Militar após uma discussão Oliveira teria provocado vários hematomas no rosto de esposa de 31 anos. A PM foi acionada na noite da quinta-feira, 17 para atender ao caso, mas ao notar a aproximação dos policiais o autor acabou fugindo. Por volta da 1h20, já da madrugada de sexta-feira, o acusado teria voltado para casa, arrombado e porta e voltado a ameaçar a esposa e os filhos.

A polícia voltou a ser acionada e ao chegar ao local, Oliveira já havia fugido novamente. Os policiais efetuaram diligencias e acabou prendendo o rapaz, que estava escondido em um matagal próximo a sua residência. Encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai ele foi autuado em flagrante pelo delegado, Dr. Claudineis Galinari por prática de violência doméstica (Lei Maria da Penha), pagou 800 reais de fiança e vai responder ao processo em liberdade.


Caarapó: Prefeitura promove recuperação de ruas

0

2007-05-19 12:57:00

                A Secretaria de Obras da prefeitura de Caarapó está realizando um amplo projeto de recuperação das ruas da sede do Município. As vias públicas estão recebendo serviços de patrolamento e compactação. Na avenida Presidente Vargas, nas proximidades da estação rodoviária, está sendo concluída a operação tapa-buracos, com recuperação do pavimento asfáltico.

                “Estamos tendo o cuidado de realizar um serviço que facilite o escoamento das águas das chuvas”, explicou o secretário Roberto Maitan. Segundo ele, as pistas de rolamento estão sendo refeitas, com declividade para as laterais. Desse modo, com a ocorrência de chuvas, a formação de poças no leito da rua é mínima.

                Paralelamente à execução dos serviços de recuperação de ruas, a prefeitura iniciou a pavimentação asfáltica que vai beneficiar diferentes regiões da cidade. As obras contêm recursos próprios e de emendas parlamentares consignadas no Orçamento Geral da União.

                A primeira região beneficiada é a rua Santos Dumont, entre as ruas da Saudade e Dom Pedro II, com 5.305,86 m² de asfalto. As ruas Antônio Menegatti Filho e Manoel Ferreira de Araújo receberão 8.085,84 m² de pavimento, enquanto as ruas Sete de Setembro, Weimar Torres e John Kennedy terão 5.804,27 m² de pavimentação. As obras somam 19.195,97 m² e estão sendo executadas com recursos próprios do município (R$ 104 mil) – e do Ministério das Cidades, por ação do ex-deputado federal João Grandão (PT) – R$ 100 mil – e dos atuais deputados federais Antônio Cruz (PP) – R$ 156 mil – e Geraldo Resende (PPS) – R$ 100 mil.

                Em recente entrevista, o prefeito Mateus Palma de Farias (PR) disse que o desafio agora é viabilizar recursos para obras semelhantes em outros locais da cidade. “Temos confiança na alocação de verbas por parte dos nossos parlamentares junto ao governo federal, pois a necessidade de obras de infra-estrutura é grande em Caarapó”, declarou o prefeito. Ele observou ainda que o setor de Engenharia da prefeitura mantém um ritmo acelerado na elaboração de novos projetos, que serão submetidos a vários órgãos dos governos estadual e federal, com vistas à aprovação de recursos para novos empreendimentos públicos.

Paranhos: Prefeito e 1º Dama realizam encontro para mães

0

2007-05-19 12:19:00

               A Secretaria de Ação Social do Município realizou encontro para as mães integrantes do Programa da Terceira Idade em homenagens do dia das mães. O evento foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos, e contou com a participação do Prefeito Dirceu Bettoni, da Primeira Dama Elaine Bettoni, do Vice Prefeito Alfredo Soares dos Santos, do Presidente da Câmara Vereador Donizete Viaro, dos Vereadores Madi, Agustinha, Dinho, Gilberto, Nilson “Coruja” e do Padre Antonio Marinho.

                O encontro foi coordenado pela equipe da Secretaria de Ação Social que dirige os trabalhos semanais dos idosos, composta pela Coordenadora Romalina Viana Trindade, professora de Educação Física Lucilene Porto Rafaine, e Fisioterapeuta Liliane Rodrigues, além da equipe de cozinha que preparou um jantar com cardápio variado acompanhado de um suculento churrasco.

                Após o jantar, todas as mães do programa receberam das mãos do Prefeito Dirceu e da Primeira Dama um par de chinelos bordados.  A Câmara Municipal representada na pessoa do Presidente, Vereador Donizete, presenteou todas as mães com um jogo de sobremesa. Antes do encerramento da festa, a primeira Dama Elaine Bettoni convidou todas as mães e autoridades presentes para cantarem parabéns em homenagens a todas, onde posteriormente foi servido um bolo que simbolizou a data festiva.

                Segundo o Prefeito Dirceu Bettoni, esse tipo de homenagem é mais do que justa e obrigação de um Administrador Publico, onde destacou o carinho, afeto e o amor que as mães têm pelos filhos e aproveitou a oportunidade através de sua mãe Dona Maria Rosa, presente ao evento para parabenizar todas as mães presentes.

                “Estou feliz em poder comemorar esta data ao lado dessas pessoas que com suas histórias de vida e experiências muito nos ensina, além de que posso estar ao lado de minha mãe Dona Rosa e minha esposa que é mãe de meus filhos, minha companheira Elaine”, Destacou o Prefeito.

Técnico Parreira é hospitalizado na África do Sul

0

2007-05-19 12:10:00

 O ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, atualmente no comando da África do Sul, foi hospitalizado nesta sexta-feira em Johannesburgo, apresentando febre e com a costela inflamada. Porém, o caso não tem muita gravidade e Parreira deve receber alta neste fim de semana. "Estou me sentindo muito melhor agora e o doutor está confiante que eu voltarei para casa ainda neste final de semana", disse o treinador.


Parreira foi contratado pela África do Sul no início deste ano e comanda o projeto do país africano de fazer uma boa Copa do Mundo em 2010, quando os sul-africanos serão anfitriões.


Pela Seleção Brasileira, Parreira atingiu o auge de sua carreira ao vencer o tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994. No ano passado, porém, o técnico fracassou com a equipe na Copa da Alemanha.

Sapucaia prorroga vacinação de idosos até dia 29 de Maio

0

2007-05-19 11:27:00

                A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Sapucaia informa que a vacinação de idosos que teve início no dia 23 de abril foi prorrogada até o dia 29 de maio.

                A vacinação contra gripe visa imunizar os idosos acima de 60 anos e é realizada gratuitamente nos postos de saúde do Jardim Tremembé e Vila Nova.

                As pessoas com idade acima de 60 anos que ainda não foram vacinadas contra gripe deverão procurar os postos de saúde o mais rápido possível.

Países pobres terão 80% das mortes causadas pelo fumo

0

2007-05-19 11:10:00

O fumo matará 8,3 milhões de pessoas em 2030, 50% mais que hoje, e 80% das vítimas serão habitantes de países de renda média e baixa, segundo dados do relatório de Estatística Sanitária Mundial 2007, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a 60ª Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, a OMS publicou seu último relatório estatístico. Ele conclui que em 2030 as quatro causas mais comuns de mortalidade serão as doenças cardíacas e pulmonares, os ataques cerebrais e a aids.


As mortes relacionadas ao vírus da aids terão duplicado, chegando a 6,5 milhões anuais.
No entanto, em 2015, as mortes por tabagismo serão 10% do total e 50% a mais que as provocadas pela aids, segundo os cálculos da organização. Em 2030, as doenças não contagiosas deverão causar 70% das mortes.


Além disso, as mortes por ferimentos aumentarão 40% devido ao forte aumento dos acidentes de trânsito.
A OMS alerta em seu relatório para a má distribuição das despesas em saúde no mundo. Os 30 países mais industrializados, onde vivem menos de 20% da população mundial, dispõem de 90% do orçamento global no setor.
Em 2004, os países da OCDE gastaram US$ 3.080 por habitante em saúde, contra US$ 102 da África e do Sudeste Asiático.

Acusados de balear menina de 4 anos são presos

0

2007-05-19 10:37:00

Dois acusados de balear na noite desta sexta-feira a menina Giovana Prado de Santana Farias, 4 anos, na avenida Salvador Allende, no bairro Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, entraram em confronto com policiais do 31º Batalhão da Polícia Militar e foram presos.


A operação de busca pelos suspeitos contou com 20 homens e oito viaturas para vasculhar o matagal por onde a dupla tentou fugir. O entorno da mata foi cercado enquanto homens a pé vasculhavam o terreno. Por volta das 3h, os suspeitos foram localizados e houve nova troca de tiros.

Durante o confronto de madrugada, Carlos Eduardo Gonçalves dos Santos, 19 anos, foi baleado no ombro e na perna. Ele levado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde permanece internado. O outro homem, identificado como Carlos Eduardo Santos da Silva, 26 anos, foi preso e levado para a 16ª DP, da Barra da Tijuca.

Ele estava armado com uma pistola Taurus calibre 9mm e disse que a arma era emprestada. O bandido contou que já esteve preso por assalto a mão armada após ser condenado a quatro anos de detenção no presídio Vicente Piragibe, na zona oeste do Rio. Ele estaria em liberdade há seis meses.

Giovana Prado encontra-se internada na UTI do Hospital ProntoBaby (Hospital da Criança), na Tijuca, em estado muito grave. A bala ficou alojada na região frontal da cabeça e ela foi operada. Uma nova cirurgia deve ser realizada para a retirar o projétil.

 

Ubiratã Brescovich "Cheiroso" pode ir para prisão federal

0

2007-05-19 10:15:00

Transferidos ontem para Campo Grande, dois homens acusados de envolvimento com o tráfico de drogas presos em Goiás devem ser levados, nos próximos dias, para o presídio federal. Ubiratã Brescovich e Ilmar de Sousa Chaves, também conhecido como Eduardo José de Araújo, estavam foragidos desde janeiro, quando conseguiram, mediante pagamento de propina, escapar do presídio de Concepción, no norte do país.
A fuga, à época, foi cotada em US$ 15 mil, cerca de R$ 30 mil atuais.

Brescovich, conhecido “Cheiroso”, é considerado um dos homens de confiança do traficante Fernandinho Beira-Mar. Ele teria ligações com facções criminosas como o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro (RJ), e o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo (SP). Ilmar de Souza Chaves, que usava o nome de Eduardo José de Araújo, e também alcunha de Pixoxó, faria parte do mesmo grupo de criminosos, como piloto.

Brescovich e Pixoxó estão entre os citados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou o narcotráfico no País e que mandou indiciar 18 pessoas, numa lista em que eles estão incluídos. Eles são processados e condenados pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, principalmente por das fugas que já tiveram, segundo o Campo Grande News apurou. Antes de serem presos no Paraguai, haviam escapado de prisões no Brasil.

Além da dupla, a Polícia Federal prendeu em Goiás a paraguaia Nilsa Nieve Moraga Castillo, 22, namorada de Brescovich e acusada de manter vínculos com os traficantes da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, tida como quartel-general das ações do bando chefiado por Beira-Mar.

A PF (Polícia Federal), tanto em Mato Grosso do Sul quanto em Goiás, está mantendo as investigações em sigilo. Há suspeita de que outros envolvidos com o tráfico de drogas possam ser presos. Por enquanto, os dois presos transferidos para Campo Grande estão na carceragem da Polícia Federal.

Amambai abre Conesul de Vôlei hoje

0

2007-05-19 09:42:00

Vilson Nascimento

O município de Amambai vai sediar, nesse final de semana, hoje sábado, 19 e amanhã domingo, 20, a rodada de abertura da Chave “A” do Campeonato Conesul de Vôlei Masculino e Feminino.

Além de Amambai equipes de outros três municípios da região estarão em quadra na abertura da competição, Paranhos, Sete Quedas e Laguna Caarapã. Segundo o diretor-presidente da FUNDESC (Fundação Municipal de Desporto e Cultura) de Amambai, professor César Guidotti o município já começou a se preparar para receber a rodada da competição.

Uma competição municipal que estava em andamento será parada na fase oitavas-de-final para a preparação da quadra do Ginásio de Esportes Deputado Flávio Derzi para receber os jogos e todos os trabalhos técnicos para sediar a rodada já estão sendo realizados.

Pela forma de disputa do Conesul de Vôlei 2007 todas as equipes se enfrentarão em turno e returno dentro das chaves e as rodadas acontecerão de 15 em 15 dias em um dos municípios participantes. As quatro equipes masculinas e femininas melhores classificadas na primeira fase, duas da Chave “A” e duas da Chave “B”, que reúne Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí e Mundo Novo, farão as semifinais em Amambai e os vencedores decidirão o título do Conesul 2007 quinze dias depois em Paranhos, município que sediará a grande final.

Podem cair na ilegalidade 3,5 milhões de armas

0

2007-05-19 09:41:00

A pouco mais de um mês do fim do prazo para o recadastramento de armas de fogo, a Polícia Federal estima que pelo menos 3,5 milhões delas ainda não foram legalizadas pelos seus usuários. O prazo se encerra em 2 de julho.
Aquele que não renovar o registro até o prazo estipulado passará a ter uma arma ilegal, o que pode levar à prisão em flagrante pelo crime de posse ou porte ilegal de arma.

No caso de posse ilegal, a pena é de detenção de um a dois anos e multa. A pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos e multa em casos de porte ilegal de arma de calibre permitido, tipo revólver ou pistola com calibre 22, 32, 38, entre outros.

De acordo com dados da Polícia Federal, no Brasil existem cerca de 4,5 milhões de armas de fogo registradas na Polícia Civil dos Estados. Estão incluídas aí as armas das polícias federal, militar e civil e as que estão nas mãos dos civis.

A Lei do Estatuto do Desarmamento, de 22 de dezembro de 2003, regulamentada em decreto do ano seguinte, prevê que todas as armas de fogo registradas nos Estados até junho de 2004 devem ser também registradas na Polícia Federal.

Em casos de porte ilegal de arma de calibre restrito, tipo fuzil, revólver ou pistola com calibre 9mm, 357, 45, entre outros, a pena é de três a seis anos de reclusão e multa. Nesse caso, o crime é inafiançável.

Para a renovação do registro é necessária a apresentação do registro na polícia civil estadual. Caso ele tenha sido extraviado, um boletim de ocorrência deve ser apresentado.

Para a realização do cadastro é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 300, além de testes psicológicos e de tiro. No total, o gasto para a legalização da arma não sairá por menos de R$ 500.

Fernando Segóvia, chefe do Serviço Nacional de Armas (Sinarm), afirma que até agora só foram registrados 40 mil pedidos de recadastramento.

"Outras 500 mil foram legalizadas a partir de 2004 e 500 mil devolvidas na Campanha do Desarmamento. Nossa estimativa é que estejam em circulação 3,5 milhões de armas que precisam ser recadastradas", diz.

Segóvia explica que o prazo para o envio do formulário é 2 de julho e, a partir daí, o interessado terá 90 dias para enviar a documentação necessária. Os formulários podem ser encontrados na página da Polícia Federal na Internet.

Amambai:Pista foi criada pelo povo, diz prefeito Sérgio

0

2007-05-19 09:35:00

Vilson Nascimento

O prefeito de Amambai Sérgio Barbosa (PDT) disse, durante a inauguração da pista de caminhada Antônio Francisco Schultz e da área de exercício Karla Dias e Jocemar Lemes na tarde dessa sexta-feira, que a pista de caminhada às margens da rodovia MS 156, saída para Caarapó foi uma criação da própria população da cidade que adotou a rodovia para a realização de caminhadas nos finais de tarde.

“Construímos a pista asfaltada paralelamente à rodovia para garantir a segurança dos pedestres e conseqüentemente embelezar a entrada da cidade”, disse o prefeito ao lembrar que a obra teve início por intermédia de uma indicação do vereador Daniel Riquelme (PTD).


Governo pode pagar para aluno passar de ano

0

2007-05-19 09:15:00

O Ministério do Desenvolvimento Social decidiu alterar o formato do benefício concedido à criança, amparada pelo Bolsa Família, para mantê-la na escola e reduzir o índice de evasão.

Proposta em estudo prevê que, a partir da quinta série do ensino fundamental, o aluno que passar de ano terá uma recompensa financeira, o chamado "prêmio aprovação".

Segundo a secretária Nacional de Renda e Cidadania da pasta, Rosani Cunha, a idéia é que o benefício tenha o mesmo valor de um ano do repasse mensal da parcela variável do Bolsa Família (R$ 17), ou seja R$ 204. A proposta ainda está em estudo e precisa de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O “prêmio aprovação” substitui a proposta de criação de uma poupança para criança, mantida com depósitos mensais que só poderiam ser sacados com a conclusão do ensino.

“Se quisermos estimular a criança a continuar na escola, o mais adequado é que o benefício seja feito a cada ano e não só depois que ela concluir o ensino. A experiência internacional mostra que a poupança não reduz a evasão”, afirmou a secretária em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18). Ela disse ainda que a idéia é levar em conta a série, não, necessariamente, a idade do aluno.

O Bolsa Família passará por adequações. Além da correção dos benefícios em 16%, que é o acumulado do INPC de outubro de 2003 até hoje, o governo quer elevar de 15 para 18 anos a idade do jovem que também recebe auxílio do programa.

 Uma família cadastrada no programa recebe uma parcela fixa de R$ 50 e outra variável de R$ 15 por criança matriculada na escola, desde que o valor não ultrapasse os R$ 45. A criação da poupança não tem vínculo com esses benefícios.

  Avaliação – O Ministério do Desenvolvimento Social apresentou nesta sexta um estudo sobre o impacto do Bolsa Família nos beneficiários. A análise feita em 269 municípios e pouco mais de 15 mil entrevistados concluiu que as mudanças mais significativas ocorrem entre as famílias do nordeste.

O estudo mostrou que uma família beneficiada, com renda mensal de R$ 100, gasta R$ 278,12 a mais por ano do que uma que não recebe o auxílio. Se levar em conta uma família em condição de extrema pobreza, ou seja, que ganha menos de R$ 50 por mês, a diferença aumenta: são R$ 388,22 a mais por ano.

A pesquisa também mostrou que uma criança de família amparada pelo programa freqüenta mais a escola e repete mais de ano. Para a pesquisadora Ana Maria Hermeto, da Universidade Federal de Minas Gerais, esse resultado é esperado. “Como a criança volta para a escola, está freqüentando, ela está mais sujeita à reprovação”, disse.

Segundo Rosani Cunha, está sendo elaborada uma proposta de interação com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para melhorar a qualidade do ensino oferecido ao estudante do Bolsa Família, que apresenta defasagem em relação aos outros.

A pesquisa de avaliação do programa também mostrou que na família beneficiada, sobretudo no nordeste, aumentou o poder de decisão da mulher nas duas faixas de a renda mensal (R$ 100 e R$ 50).

Além dos quesitos gasto, educação e poder da mulher, o relatório analisou também a questão do trabalho, desde a ocupação até a busca por emprego. Nesse corte, os dados significativos estão nas regiões sul e sudeste e entre mulheres do norte e centro-oeste.