8.5 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 10973

Artigo: Zona de vigilância assusta os produtores

0

2007-05-18 16:35:00

               A zona de alta vigilância sanitária na fronteira entre Brasil e Paraguai, acertada em reunião realizada no último dia 11 em Pedro Juan Caballero (Paraguai), com representantes dos dois países, colocou em alerta pecuaristas da faixa de fronteira, especialmente de municípios que não foram atingidos pela aftosa, mas que serão prejudicados pela medida, uma vez que se encontram na faixa estabelecida, que é de 30 km, 15 km para o lado de lá e 15 km para o lado de cá, conforme sugestão da OIE (Organização Internacional de Epizootias).

              Diversos municípios serão prejudicados, como é o caso de Iguatemi, que terá parte de seu território abrangido pela zona sanitária. A preocupação não é só dos produtores, mas também dos administradores, conforme o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), que tem se mostrado preocupado com a medida, “pois afetará diretamente a economia desses municípios”, disse.

              Preocupados com a situação, produtores de diversos municípios que serão afetados pela criação da zona de vigilância reuniram-se para debater o assunto, pois consideram que as medidas tomadas pelos dois países, Brasil e Paraguai, são de “exclusão e discriminação em relação às áreas que não se encontram na zona infectada”, conforme manifesto divulgado e assinado pelo produtor rural Luiz Carlos Pantalena em nome de todos os produtores da faixa de fronteira.

              Segue integra do documento:

              Os produtores rurais do Estado de Mato Grosso do Sul, dos municípios abrangidos pela faixa de 15 quilômetros da fronteira com o Paraguai, vem a público para esclarecer que não concordam com as medidas aprovadas pelas autoridades sanitárias do Brasil e do Paraguai, acertadas no último dia 11 de maio, na cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, por conterem medidas de exclusão e discriminação em relação às áreas que não se encontram na zona infectada. As medidas propostas nos

colocam em igualdade de condições, no que diz respeito às restrições sanitárias impostas aos municípios onde houve a circulação viral.

              Não buscamos o confronto com as autoridades, pois entendemos serem necessárias a tomada de medidas em conjunto entre os governos brasileiro e paraguaio, porém não podemos concordar com a perda, sem qualquer justificativa técnica, de nossos direitos de cidadãos e, principalmente, de produtores rurais geradores de riquezas e de empregos em nossa região.

              Acreditamos que em face das tantas dificuldades que o setor rural vem enfrentando nos últimos anos, não podemos nos calar diante de uma proposta discriminadora, que vem sem qualquer respaldo técnico, criar barreiras sanitárias inconseqüentes e desnecessárias à classe que mais contribui para o crescimento do Brasil.

 

 

Luiz Carlos Pantalena

Comissão dos Produtores dos Municípios de Fronteira

Sperafico tem que fazer diagnóstico de córregos de P. Porã

0

2007-05-18 16:18:00

TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela Sperafico Agroindústria obriga a empresa a realizar diagnóstico ambiental dos córregos urbanos do município de Ponta Porã, além da regularização de aspectos ambientais da indústria de óleo e soja administrada por ela na cidade. O compromisso foi acertado durante reunião com o promotor de Justiça Paulo César Zeni, da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã.

Por meio desse TAC, a empresa assumiu o compromisso de executar trabalhos de geo-referenciamento dos córregos urbanos do município, bem como se comprometeu a realizar levantamento faunístico e florístico dos referidos córregos, incluindo a identificação das coordenadas geográficas dos pontos de degradação, e a elaborar estudo técnico de análise de água e de solo dos cursos d’água e do seu entorno, explica o Promotor de Justiça.
Tais levantamentos possibilitarão seja efetuado um diagnóstico da situação ambiental em toda a extensão dos Córregos Peguaró, São João Mirim, Ponta Porã, São Vicente, São Thomas e das nascentes do Córrego Giovai. Segundo o promotor de Justiça, os estudos deverão ser concluídos no prazo de 180 dias e o resultado final dos trabalhos oferecerá à Promotoria do Meio Ambiente informações indispensáveis à proteção e recomposição ambiental dos córregos urbanos da cidade.

Consta do TAC, ainda, que uma via dos estudos será entregue ao Município de Ponta Porã, que é uma das cidades da América Latina que integraram os Projetos AVA do Ministério do Meio Ambiente e GEO-Cidades, fomentado pelo PNUMA e gerido pelo UN-Habitat em toda a América Latina. Esses levantamentos ajudarão o Município nos estudos para criação de unidades de conservação e também sinalizam para a possibilidade de uma solução futura para o problema da invasão de áreas de preservação permanente em áreas urbanas da cidade.

A Sperafico assumiu ainda o compromisso de elaborar novo projeto técnico ambiental para o funcionamento da indústria de óleo e soja, de requerer nova licença de operação em substituição àquela originalmente obtida, bem como de interromper a queima de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes líquidos no meio ambiente, até que esteja concluído o novo processo de licenciamento instaurado por força do TAC.

A adequação técnica do diagnóstico empreendido pela compromissária será objeto de fiscalização pelo MPE (Ministério Público Estadual), em parceria com o Município de Ponta Porã, que designará os técnicos da equipe do Plano Diretor para acompanhamento dos trabalhos, destaca o promotor de Justiça.

Entrevista com Edgar B. Neves, Presidente da ADDAVI

0

2007-05-18 15:41:00

Edgar B. Neves

“A idéia surgiu em 2001, conseqüência de algumas amizades que tínhamos nessa área. Estávamos em uma feira óptica em São Paulo, em 2001, e tinha um cidadão fazendo uma palestra,  ele dizia que dos 170 milhões de brasileiros, 70 milhões precisava usar óculos e não sabia, pelo menos 12 milhões estavam nas escolas, nas séries iniciais,  as criança sequer sabiam que não enxergavam. Pensamos que alguma coisa deveria ser feita nessa área, achamos interessante e passamos a pesquisar e realmente encontramos casos sérios. Em 2003, resolvemos fundar uma ONG para trabalhar nesse setor. Temos noção que não vamos resolver os problemas, mas nossa gotinha d’água esta sendo jogada. Se as pessoas enxergarem que realmente não necessidades nessa área, será mais gente trabalhando para tentar resolver esse problema.”

 A Gazeta Comércio: O que é a ADDAVI? Com ela se formou?

Edgar: A ADDAVI (Associação Brasileira de Defesa dos Deficientes Audiovisuais) é uma ONG criada em 2003, por um grupo de pessoas de Campo Grande. Pessoas que enxergaram uma necessidade, uma carência, nessa área de audição e visão. Trilhou-se então, um caminho no sentido de atender principalmente os estudantes das séries iniciais e das comunidades carentes e nos pequenos  núcleos habitacionais, onde encontram-se grandes problemas na área de visão e audição.  Mas a necessidade foi crescendo e foi se avolumando, outras dificuldades apareceram, e sem o parceiro óptico e o parceiro médico realmente não se faz nada, pois é nessa área que precisamos  deles. 

 A Gazeta Comércio: Qual é a comunidade atendida pela ONG?

 Edgar: São as comunidades mais carente, que procura o poder público e tenta dar um jeito, a população mais abastada tem plano de saúde, essa compra no grande centro, compra aqui, ele não tem problema de dinheiro, mas o assalariado aquele que recebe 500, 700 e 1000 reais, esse precisa comprar mais barato, esse precisa de desconto, essa população é quem a associação e Óptica Cláudia está de olho. Por isso se faz consulta a preço social, óculos a preço social claro que a Óptica Cláudia tem seu atendimento normal, mas tem o lado social.

 A Gazeta Comércio: Como é o funcionamento das parcerias?

Edgar: A ONG faz parcerias com as óticas e com os profissionais da área médica para o atendimento dessa população. Para simplificar, ao chegamos em Amambaí (por exemplo) fazemos triagem visual em escolas municipais e estaduais. Detectamos ali, as crianças com os problemas, essas crianças são examinadas e recebem óculos para solucionar os problemas de visão.  A ONG vem para supri uma lacuna, não existe nenhuma política pública voltada para o setor, pois 100%  da população usa óculos. Para quem não sabe, todos deveram usar óculos, se não na juventude, usará aos quarentas anos.  Se o governo tiver que dar óculos, terá que dar para todos,  na área da audição o aparelho auditivo que custa cinco, seis mil reais o SUS dá, é de graça, não custa nada, mas fica a carência dos óculos, embora custe dez, quinze reais, não é dado. Daí a necessidade de termos uma política privada para tentar pelo menos amenizar esses problemas. 

A Gazeta Comércio: Como funciona a parceria com a Óptica Cláudia?

Edgar: A ótica Cláudia é o parceiro nosso aqui em Amambai, é uma Óptica moderna, grande ascensão e principalmente de credibilidade. A cidade de Amambai colaborou, devido a sua posição geográfica, temos pequenas comunidades em volta Aral Moreira, Cel. Sapucaia, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos, são pequenas comunidades e merece a nossa atenção, essa é a razão para estarmos aqui. 

 A Gazeta Comércio: Qual é o processo para se cadastrar na ADDAVI?

Edgar: É só a pessoa chegar e dizer que quer se associar, então fará seu cadastro e não pagará nada, nem mensalidade, anuidade, não custa  nada. Com o cartão que irá receber, após seu cadastro, ele poderá fazer exame mais barato e comprar óculos mais barato. É assa a parceria com a Óptica Claudia. Em outras cidades também poderá usufluir desses benefícios, é só apresentar o cartão a uma empresa associada a ADDAVI.

Caarapó:Bortoloti quer Cadeia sob cuidados da Agepen

0

2007-05-18 15:26:00

O vereador de Caarapó Odair José Bortoloti (PMN), enviou ofício ao Diretor Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, Senhor Luiz Carlos Telles Junior, solicitando ao mesmo para que seja viabilizado estudo no sentido de que a Cadeia Pública do Município de Caarapó-MS, seja administrado pela Agepen, tendo em vista que o município possui um número bastante reduzido de Policiais Civis, fazendo com que agentes da função investigativa seja deslocado para a segurança da Cadeia Pública, causando prejuízos aos trabalhos dos demais agentes, ante a falta de efetivo.

Segundo o vereador, “com a administração da Cadeia Pública de Caarapó sendo executada pela Agepen, teremos a possibilidade de contar com um número maior de efetivo para o trabalho de segurança que certamente será encaminhado a este município, possibilitando desta forma aos Agentes Penitenciários atuais um melhor trabalho administrativo e investigativo, ante o aumento do efetivo de agentes”.

Odair enviou cópia desta solicitação aos deputados estaduais Londres Machado (PR), José Roberto Teixeira (DEM) Onevan de Matos (PDT), solicitando aos Nobres Deputados que intersedam junto ao órgão no intuito de se conseguir o intento requerido.

1ª GP Aniversário de Sete Quedas recebe atletas da região

0

2007-05-18 15:12:00

Sérgio da Luz

                Aconteceu no domingo, 13, alusivo as festividades de aniversário de Sete Quedas, o Primeiro GP Aniversário de Sete Quedas.

                A competição reuniu corredores de todas as cidades da região, destaque para os muitos pegas e disputas acirradíssimas com várias tentativas de fugas e muito trabalho por equipes.

                Competição contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sete Quedas através do prefeito Sergio Mendes e o deputado federal Geraldo Rezende, Polícia Militar, Montecino Service, farmácia do Zenildo, loja Veneza, farmácia Nsa.Sra de Fátima, bicicletaria Arco Íris. Os atletas vieram cidades de Amambaí, Ponta Porã, e da capital Campo Grande e outros municípios.

Paranhos segue para Eldorado na Pró-Liga

0

2007-05-18 14:45:00

Sérgio da Luz

                Neste final  de semana Paranhos, segue para Eldorado na disputa da rodada da Pró-Liga de Basquetebol, categoria infantil.

                Serão realizados jogos pelo grupo D no sábado, às 15h, e no domingo a partir das 9h, pela categoria Infantil, entre Paranhos e Eldorado.          


                   As duas equipes apenas cumprem tabela, pois ambas já estão classificadas para a próxima fase.

                Na categoria infanto, Paranhos jogou em Bataquassu, venceu a partida contra Mundo Novo, por 77 a 57, e perdeu para Ativa de Nova Andradina por 60 a 64.

Amambai: implantado sistema de captação de água pluvial

0

2007-05-18 13:49:00

               Fazer economia de água potável e aproveitar a água da chuva são os principais objetivos do projeto Sistema de Captação e Aproveitamento de Águas Pluviais desenvolvido por alunos e professores da Escola Pólo Municipal Indígena M’bo Eroy Guarani Kaiowá, localizada na aldeia Amambai. As instalações foram inauguradas na última terça-feira, dia 15, pelo prefeito Sérgio Barbosa e autoridades do município de Amambai.  

                O projeto foi vencedor da 2ª Ecobai (Feira Ecológica de Amambai) realizada em 2006. A Ecobai é um projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, envolvendo todas as escolas de Amambai que durante o ano realizam atividades de preservação ambiental que culminam com uma feira. O sistema de captação da água da chuva desenvolvido pelos alunos da Escola Guarani é feito de calhas (tubo de PVC) instaladas sobre a cobertura da quadra de esportes, uma caixa d‘água com capacidade para 10 mil litros e canalização até a horta. A água também é usada para lavar as instalações da escola. A escola atende cerca de 800 alunos. O projeto foi viabilizado através da verba de R$ 5 mil destinados pela prefeitura de Amambai como prêmio pela conquista do concurso na Ecobai.

                Para o professor Nelson Lang, coordenador do projeto,o projeto vai facilitar a manutenção da horta, limpeza da escola e servir de exemplo para a valorização do uso racional da água. “Estamos satisfeitos, pois a produção da horta garante reforço na merenda escolar”, concluiu o professor.

                 O prefeito Sérgio Barbosa afirmou que a administração tem apoiado todas as iniciativas que tenham como objetivo a preservação ambiental. “É um projeto simples que convence o homem a economizar energia e serve de exemplo para a comunidade”, disse o prefeito.

                Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do projeto o prefeito Sérgio Barbosa, vereadora Jaqueline Raymundo, representando a mesa diretora; vereador Josué de Barros; secretário de Meio Ambiente, José Luiz Karasek; diretora da escola municipal M‘Bo Eroy Guarani Kaiowá, Maria de Lurdes Cáceres Nelson; diretora da escola estadual M‘Bo Eroy Guarani Kaiowá, Nídia Eliane Peixer; secretários municipais Rosane Guazina e Zélia Borges Rodrigues; presidente da Associação de Moradores da vila Santo Antonio, Luis Torezan; presidente da Associação dos Produtores Rurais Tradicionais, Jonas Alves da Silva; Sargento Novak, representando o 17º RC Mec; presidente da Associação dos Apicultores de Amambai, Arthur Cristiano, coordenador do projeto, professor Nelson Lang, professores Joeli e Ivo, representantes da escola estadual Cel. Felipe de Brum, professores, alunos e comunidade local.

Caarapó se mobiliza contra a exploração sexual

0

2007-05-18 13:39:00

A prefeitura de Caarapó promoveu um grande ato público na praça central da cidade, na manhã dessa sexta-feira, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento mobilizou cerca de mil pessoas, entre alunos das escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, e autoridades políticas, civis, militares e religiosas.

“Esse é um assunto que temos que encarar com seriedade e a comissão responsável pelo combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil tem o apoio da administração municipal para efetivamente combater esse mal que fere a dignidade das nossas crianças e afeta, às vezes de maneira irreversível, o futuro delas”, pregou o prefeito Mateus Palma de Farias (PR). “Por isso, precisamos principalmente executar ações de prevenção, conscientizando a sociedade, mas também incentivando a denúncia de eventuais ocorrências”, acrescentou.

A mesma linha de pensamento foi seguida pela coordenadora da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Luciene Cavalheiri, pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Évinei Arce da Silva Oliveira, pelo comandante da Polícia Militar local, capitão Carlos Magno da Silva, pela secretária de Ação Social, Ivete Gimenes, pelo representante das escolas indígenas, Eliel Benites, pela representante da APAE, Marinalva de Souza Farias, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido dos Santos, que fizeram uso da palavra no evento.

Caarapó conta com uma Comissão de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, criada em 2005 e reformulada em 2006, que tem como objetivo fiscalizar e acompanhar os casos. É composta por vinte e três membros de instituições governamentais, não-governamentais e sociedade civil e se reúne na primeira segunda-feira de cada mês, no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente.

A prefeitura ainda mantém o Projeto Sentinela, que atende as crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. A equipe do programa, que é composta pelas técnicas Luciene Cavalheiri, Rosângela Ramos Baratela e Rúbia Deise Durand, presta atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h. O telefone do projeto é o 3453-1387. Denúncias de abusos e exploração sexual infanto-juvenil podem
ser feitas no telefone 190, da Polícia Militar, e no 3453-1192, do Conselho Tutelar.


Periscópio: "Ridiculamente idiotas" por Antonio Luiz

0

2007-05-18 13:25:00

Ridiculamente idiotas

                Que fique bem claro que adoro as mulheres. Acho que elas foram o melhor presente que Deus poderia ter nos dado. Sou feminista até a medula.

                Sejam elas quem forem, mães ou não, lindas ou feias, merecem todo o nosso respeito. O episódio envolvendo os deputados Clodovil e Cida Diogo é de um ridículo atroz, até mesmo porque não se pode acusar o parlamentar-costureiro nem ao menos de ter uma atitude machista. Bem longe disso, já que é assumidamente gay.

                Clodovil, que antes havia dito que muitas mulheres se comportam como prostitutas, excluiu Cida desse rol, pois a considerava feia. Além de não existir nada mais subjetivo do que ‘feio’ ou ‘bonito’ [O que é feio para você, pode não ser para mim e vice-versa], imagina-se que entre as prerrogativas de um deputado está a de emitir opiniões e, por elas, ele tem direito à imunidade.

                Porém, Clodovil conseguiu provocar a sanha das petistas. Estão todas indignadas com a frase dita por ele, frase até medíocre, é verdade, mas daí a levar o assunto à tribuna do Congresso é um pouco falta do que fazer.

                A senadora petista Serys Marly, coordenadora da bancada feminina no Senado Federal, que usou a tribuna ontem para criticar o deputado Clodovil: “Não podemos continuar aceitando ou nos calando achando que isso é normal ou natural. Essa declaração é grave, é gravíssima”.

                Está bem, a frase  foi infeliz, talvez pela própria natureza do deputado ou por alguma crise de identidade, ele seja propenso a frases desastrosas,

                O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, deputado pelo Rio de Janeiro Luiz Sergio encaminhou uma representação à Mesa da Câmara pedindo punição ao deputado Clodovil por ter agredido verbalmente a deputada do PT carioca Cida Diogo. Luiz Sérgio classificou Clodovil de “extremamente preconceituoso, sexista e homofóbico, no exercício do mandato parlamentar” e acrescentou: “Quando foi eleito ele [Clodovil] disse que nem sabia o que fazer aqui, ele continua não sabendo o que fazer”.

                Tem gente de todo tipo na Câmara e Clodovil é apenas mais uma figura exótica, folclórica. Ele tem certamente mil defeitos. Mas uma Câmara que não pune os deputados mensaleiros ou  sanguessugas, não pode punir Clodovil por chamar uma colega de feia.

                Precisamos exigir respeito sim, claro, mas como cidadãos. Precisamos exigir coerência, compostura, compromisso, mas com este país inteiro. Sejamos sinceros, levar os assuntos do Brasil para serem tratados dentro de um bordel, como na era Jeany Mary, foi uma afronta muito maior que a frase estúpida do Clodovil.

Naquela ocasião não houve uma só petista, bonita ou feia, tendo um ataque histérico.

                Já que o caso é saber, vale perguntar a Luiz Sérgio, a Serys Marly e a Cida Diogo o que eles faziam na legislação passada, quando foram beneficiados pela impunidade seus “companheiros” e aliados Professor Luizinho João Magno, José Borba, Carlos Rodrigues , Vanderval Santos, Josias Gomes, José Mentor, José Janene, Romeu Queiroz, Paulo Rocha, Pedro Correia, Pedro Henry,  Vadão Gomes  e João Paulo Cunha? Todos  envoltos até o pescoço no escândalo do mensalão.

Certamente estavam aplaudindo ou, talvez até acompanhado,  Angela Guadagnin naquela sua dança obscena.

Parece que nós, eleitores, continuamos sendo ridiculamente idiotas.

 Paiêê …. me ajuda!

                Essa notinha que saiu na imprensa interessa muito a você, pois essa conta poderá sair do seu bolso, até porque conhecemos sobejamente o “meu paipai” do garotão.

                 A Gamecorp, empresa que desde o ano passado comanda a programação da Play TV (ex-Rede 21), teve um prejuízo de R$ 2,537 milhões em 2006. Somando-se a 2005, acumula um prejuízo de R$ 6,046 milhões, o que supera o seu capital social (de R$ 5,21 milhões). Seu patrimônio líquido (diferença entre bens/direitos e dívidas/obrigações) está negativo em R$ 836 mil. Os dados são de balanço publicado há uns quinze dias. A Gamecorp é uma produtora de TV e de games para celulares que tem entre seus sócios Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula. Em 2005, a empresa -que até então tinha um capital social de R$ 10 mil- recebeu um aporte de R$ 5 milhões da Telemar, que é sua cliente e sócia.

                Esse aporte de “grana” nunca ficou esclarecido e como todos que têm um pouquinho de massa cinzenta sabem, o senhor Daniel Dantas não anda exatamente distribuindo dinheiro pelos corredores do país. Alguma coisa ele ganhou com certeza. Pena que as nossas autoridades [ou otoridades?] não queiram ir fundo para descobrir a maracutaia.

Carlinhos apresenta projeto que cria a urna do cidadão

0

2007-05-18 12:54:00

                Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Amambaí do dia 14 de maio, o vereador do PPS, Carlinhos Nascimento, Líder do Executivo na Casa de Leis, apresentou Projeto de Lei da Câmara Municipal, que recebeu o número 10/2007 que institui no município de Amambaí, a “urna do cidadão” que terá a finalidade de coletar junto à população, sugestões, críticas e denuncias, permitindo ao Poder Legislativo Municipal tomarem conhecimento da realidade social e econômica da comunidade, e fazer a população participar de forma mais ativa na definição de obras e serviços prioritários, bem como no planejamento do desenvolvimento do município em todos os aspectos.

                Em sua justificativa o vereador do PPS salientou “que é do conhecimento da população de cada comunidade, que as necessidades bem como os serviços a ela direcionados, são em boa parte das vezes solicitados pelos vereadores, que nem sempre têm conhecimento delas e de qual a forma mais adequado para realizá-las Por isso, seria de bom alvitre a criação de uma “urna do cidadão” que seria colocada em vários pontos da cidade, proporcionando à população a oportunidade de oferecer sugestões, críticas e denuncias ao Legislativo, colaborando assim com a definição de obras e serviços prioritários para a comunidade”.

Caso Funai:Comissão não vem e revolta líderes indígenas

0

2007-05-18 12:33:00

Vilson Nascimento

A notícia que a comissão da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Brasília não viria mais a Amambai nessa sexta-feira causou revolta nas lideranças indígenas que desde a semana passada buscam meios diplomáticos para manter a administração regional do órgão federal, que foi transferido de Amambai para Dourados, em Amambai.

Segundo as lideranças uma informação de Brasília no final da manhã de hoje teria comunicado que a comissão não seria mais enviada essa semana a Mato Grosso do Sul conforme havia prometido no inicio da semana, o presidente nacional da Funai Márcio Augusto Freitas de Meira ao Ministério Público Federal, mas na segunda-feira, 21, chegaria à cidade o indigenista Cláudio Romero respeitado por todas as etnias pelo trabalho realizado em prol das comunidades indígenas no Brasil.

A noticia da não vinda da comissão causou indignação nas lideranças indígenas. “Essa atitude foi classificada por nós com uma falta de respeito a nossas comunidades indígenas daqui da região. Não estamos aqui brincando, enquanto estamos aqui parados aguardando nossas aldeias estão com as atividades paradas e a população está apreensiva, sem saber o que vai acontecer”, disse um dos caciques.

Segundo as lideranças um documento relatando a indignação da população indígena da região seria remetido administração nacional da Funai em Brasília e um novo contato com o Ministério Público Federal em Dourados seria mantido, já que, segundo os líderes indígenas, o MPF também teria sido enganado, já que o oficio informando a vinda da comissão nessa sexta-feira à Amambai foi destinado diretamente do presidente da Funai Márcio Freitas ao Procurador da República em Dourados, Dr. Charles Stevan da Mota Pessoa.

Segundo as lideranças que representam 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñhadeva divididos em 22 terras indígenas de 12 municípios da região de fronteira com o Paraguai, região sul de Mato Grosso do Sul, eles vão aguardar de forma pacífica até segunda-feira.

Prefeitura de Amambai faz operação tapa buracos

0

2007-05-18 12:20:00

                A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), iníciou nesta quarta-feira, operação tapa buracos na rodovia Guairaporã.

                O convenio firmado pela prefeitura de Amambai com a Agesul garante a recuperação de cerca de 60 quilômetros de trecho. Segundo o prefeito Sérgio Barbosa a operação tapa buracos vai ser realizada nos trechos da sede do município até o rios Amambai(em direção a Ponta Porá) e o rio Yjogui(direção a Tacuru) e também na rodovia que liga os municípios de Amambai a Coronel Sapucaia.

                O prefeito Sérgio Barbosa, os vereadores Carlos Nascimento, Gilmar Vicentin, Josué de Barro, Daniel Riquelme e Roberto Protético e a Secretaria Municipal de Obras, estiveram acompanhando o início da operação que aconteceu na saída para Ponta Porã.

Operação “tapa buracos” pedido do vereados Mansano

0

2007-05-18 11:17:00

O vereador do PR, Anderson Mansano, Vice Presidente da Câmara Municipal de Amambaí, apresentou na sessão ordinária do dia 07 de maio uma indicação ao Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, solicitando que fosse estudada a possibilidade de se fazer uma parceria com a Agesul com a finalidade de se promover uma operação “tapa buracos” na rodovia MS 386, Amambaí/Ponta Porã, do trevo das Araras até a ponte do Rio Panduí, tendo em vista o estado calamitoso em que se encontra a pista de rolamento, inclusive ocasionando acidentes com vítimas em diversas ocasiões.

                Sensível a preocupação do vereador com todos aqueles que utilizam a rodovia, principalmente com os acadêmicos que diariamente se deslocam até Ponta Porã, o Prefeito Municipal de pronto atendeu o pedido do vereador e viabilizou junto a Agesul a operação que está sendo realizada desde a última quarta feira. 

Coronel Sapucaia:Homem é morto com tiro na cabeça

0

2007-05-18 11:02:00

Vilson Nascimento

Rigoberto Ximenes de 21 anos foi assassinado com um tiro na cabeça na manhã dessa sexta-feira em Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.

O crime aconteceu por volta das 10h20 na Avenida Abílio Espíndola Sobrinho, no centro da cidade. Segundo informações repassadas à Polícia Militar, Rigoberto teria chegado em uma residência para pedir água quando teria se aproximado um indivíduo abordo de uma bicicleta, sacado de uma arma e efetuado disparos.

De acordo com a PM um tiro atingiu a cabeça do rapaz, que morreu na hora e outro teria acertado de raspão na região da cintura. Segundo informações preliminares Ximenes já teria passagem pela polícia e inclusive figurava como suspeito na morte do radialista Samuel Roman em 2004. O autor do crime ainda não foi identificado.


Editorial “Equilíbrio em setembro” por Clesio Ribeiro

0

2007-05-18 10:41:00

            A informação de André Puccinelli de que em setembro o Estado encontra o equilíbrio financeiro é um alento à situação difícil pela qual passamos. Esses primeiros meses de governo foram nulos do ponto de vista de realizações. Desde que assumiu Puccinelli vem, conforme ele, colocando as contas em dia, que foram deixadas comprometidas pela administração anterior. Em Campo Grande, em praticamente todos os órgãos governamentais a cantiga é uma só: Está parado!

            O secretário de Infra-estrutura do Estado, Edson Girotto, quando esteve em Amambaí no início de janeiro visitando a Agesul, já tinha avisado de que Puccinelli iria fazer com o Estado o mesmo que fez ao assumir a prefeitura de Campo Grande, ou seja, arrumar a casa, fazer caixa e depois investir em obras.

            No entanto a “paradeira” preocupa todo mundo. A Assembléia Legislativa, Associação dos Municípios (Assomasul) e secretarias de governo têm sentido o momento difícil. A esperança e até mesmo a “confiança”  de alguns setores, realmente é de que o governador acerte na gestão do Estado, assim como fez com a prefeitura da Capital.

            Ninguém ousa duvidar da capacidade administrativa do governador André Puccinelli, e reconhece a importância de contar com uma equipe técnica á frente de cada secretaria. Apesar do remédio “amargo” que a população vem ingerindo, por conta da falta de operação da máquina estadual, seja nos amparos sociais, ou seja nas obras de infra-estrutura como recuperação de estradas, a esperança é de que isso passe logo.

            Ao anunciar o equilíbrio financeiro à partir de setembro, André Puccinelli, de certa forma, pede um pouco mais de paciência à todos os sulmatogrossenses. Dizem, em Campo Grande, que quando assumiu a prefeitura da Capital, foi assim. No primeiro ano foi um arrocho e uma queda de popularidade, mas nos anos seguintes, o município foi tomado por inúmeras obras que melhoraram em muito a qualidade de vida dos cidadãos e no final do mandato Puccinelli tinha 90% de aprovação. Então esperemos setembro e tomara que o governo esteja no mesmo caminho certo!

Aral Moreira recebe encontro de som Automotivo

0

2007-05-18 10:07:00

Sérgio da Luz

                Nos dias 26 e 27 deste mês,  Aral Moreira estará sediando o 1º Derret Fest’Car, encontro de som automotivos, a competição será no lava rápido Test’Car.

                O encontro de Gigantes do som automotivo já está agitando a cidade, é esperado um grande número de pessoas da cidade e região, segundo a comissão organizadora do evento. Vários “adoradores” do som automotivo já confirmaram presença.

                Estarão fazendo demonstração da potência e da alta qualidade do som de seus carros. “No local onde será realizado o evento está sendo estruturado, para que as pessoas que forem prestigiar o encontro possam ter uma ótima segurança e um momento de descontração e lazer” disse vermelinho, organizador do evento..

                Os ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 7,00 para os dois dias da festa e ganha um CD, no dia serão vendidos a R$ 5,00 cada convite, para adquirir os convites falar com o Vermelhinho 067.96283433.

                “A expectativa para o encontro é muito grande porque estamos esperando vários adoradores do som automotivo onde estarão prestigiando e demonstrando o som de seus carros” acrescenta Vermelinho.

                Essa é mais uma realização da JV Propagandas & Eventos e a cobertura total da festa você vê no site www.aralmoreira.com  A festa será animada pelos Djs Mauricio e Paulo Cezar da 96 FM

Prefeitura de Amambai inaugura sala ambiental

0

2007-05-18 09:37:00

               A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inaugurou a sala Verde Pingos D‘Água. A solenidade aconteceu na segunda-feira, 15. A sala foi viabilizada através de parceria entre a Prefeitura de Amambai e o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente.

                A sala esta instalada no prédio da Biblioteca Municipal e é composta de acervos bibliogrático e videogrático -sobre temas que valorizam o meio ambiente. A partir de agora a comunidade de Amambai tem local para fazer pesquisa e consultas sobre assuntos referentes ao meio ambiente, afirmou o secretário municipal de meio ambiente, José Luis Karasek. O atendimento será realizado nos horários das 7 ás 11 e das 13 às 17 horas.

                De acordo com Karasek, a instalação da sala é uma conquista importante para o município. “A partir de hoje a comunidade amambaiense tem onde obter informações sobre assuntos ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável”, disse Karasek.

                O prefeito Sérgio Barbosa disse que a administração municipal tem trabalhado no sentido de manter convivência harmoniosa entre o desenvolvimento e o meio ambiente. “As nossas ações estão no sentido de garantir investimentos, mas sempre levando em consideração a preservação ambiental. Esta sala vai ajudar com subsídios para o desenvolvimento sustentável”, afirmou o prefeito.

                Estiveram presentes o prefeito Sérgio Barbosa, presidente do conselho municipal de meio ambiente, vereadora Andréa Jaqueline Raymundo; comandante da PM, capitão Souza Lima; representante do 17º RC Mec, Sgto. Paz; secretário municipal de meio ambiente, José Luis Karasek; chefe de gabinete, Izaias Lacerda; presidente da Fundes, César Guidoti, secretários municipais, direção, professores e comunidade.

Amambai: 9ª Marcha para Jesus será no dia 2

0

2007-05-18 09:15:00

Sérgio da Luz

                Está marcada para o próximo dia 02, a data da nona edição da “Marcha para Jesus”, maior evento de caráter evangélico de Amambai.A informação foi repassada pelo pastor presidente do COPEA (Conselho de Pastores de Amambai), Lucivaldo da Silva. Informou ainda que a novidade esse ano será a presença do grupo Opus Daí, do Rio Grande do Sul, o mesmo ministrara os louvores ao som de músicas bem regional.

                Como em outros anos a programação estará iniciando na sexta-feira, dia 1º de junho, com a realização do culto da Comunhão que inicia a partir das 19 horas e 30 minutos nas dependências da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra já com a presença da Banda Opus Dei. O COPEA pede a colaboração de todos, levando um quilo de alimento não perecível, que serão entregues a entidades de Amambai.

                No sábado, dia 2 de junho, será realizada a tradicional carreata, com iniciando a partir das 9 horas da manhã no trevo de saída para Ponta Porã, percorrerá a cidade com buzinas e sons de louvor a Deus, além de orações abençoando a cidade.

                No período da noite, a partir das 18 horas, os fieis se concentraram enfrente ao terminal rodoviário para a organização da passeata em um percurso de aproximadamente dois Km, até a Praça Central, onde estará montado o palco.      

                O Conselho de Pastores de Amambai espera um número expressivo de fieis e simpatizantes “igrejas membros ou não do Copea participam da marcha, além disso estamos na expectativa da vinda de caravanas de outras cidades” disse Pr. Lucivaldo. Conforma o pastor dois ônibus de Coronel Sapucaia já confirmaram a presença.

                A Marcha para Jesus é uma mobilização mundial que acontece uma vez por ano em milhares de cidades espalhadas pelo mundo com o objetivo de estar proclamando o nome de Jesus Cristo que um dia deixou sua glória, e se fez homem para salvar a humanidade do poder da morte e do inferno. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou com usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome”. (Filipenses 2 – 5, 6, 7, 8 e 9).

Banda Opus Daí louvores ao estilo regional – A Banda Opus Daí, que estará ministrando os louvores na nona edição da “Marcha para Jesus” em Amambai, marcada para o dia 02 de Junho, tem um estilo bem regional.

                O grupo formado por sete músicos, toca as músicas ao balanço da gaita, guitarra, baixo, percussão e da bateria. Estão no oitavo Cd, que tem como título “Obra de Deus”. 

Polícia apreende 10 mil sandálias com logomarca da novela

0

2007-05-18 08:30:00

De mil sandálias com a logomarca da novela “Pé na jaca”, da Rede Globo, foram apreendidas em um galpão no Brás, região central de São Paulo. Um homem foi detido e responsabilizado por estar fraudando a lei de marcas e patentes.

O homem detido no prédio disse aos agentes da Polícia Civil que é representante comercial há cerca de 30 anos e que teria sido contratado por três empresas diferentes do Nordeste do país para comercializar as sandálias na capital paulista. O lote pirata estava pronto para ir para as ruas.

Embora tenha sido detido, o homem foi autuado em termo circunstanciado, e irá responder o processo em liberdade. A pena para quem frauda a lei de marcas e patentes varia de três meses a um ano de prisão.

A polícia ainda irá investigar as empresas do Nordeste que estão comercializando os mesmos calçados.

Presidiários extorquiam paulistas com disque-seqüestro

0

2007-05-18 08:08:00

Dois detentos do presídio Evaristo de Moraes, o “Galpão da Quinta”, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, vão ser investigados por aplicar o golpe conhecido como “disque-seqüestro” em diversas cidades do país. Nesta quinta-feira (17), uma operação da Polícia Civil de São Paulo, com apoio da Divisão Anti-Seqüestro (DAS) do Rio e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), descobriu a atuação da dupla.

Segundo os investigadores da DAS, os presos vinham extorquindo principalmente dinheiro de paulistas. Ainda segundo os agentes, os presos acreditavam conseguir mais dinheiro com este tipo de vítima. A última ação da dupla teria sido com um empresário de São Paulo, que pagou uma quantia pelo suposto resgate depois de achar que um parente havia sido seqüestrado. A quantia depositada não foi revelada.

De acordo com as investigações da polícia, em um único dia, os presos fizeram 2.100 ligações para todo o Brasil para aplicar o golpe do falso seqüestro. O relatório da polícia revela ainda que os presos ficavam 24 horas ao telefone. Existia até um esquema de revezamento. Enquanto um descansava, o outro ligava para as vitimas.

 O golpeEntre as diversas ligações gravadas, está a que foi atendida por uma família de Goiânia. O preso se faz passar pelo filho da vítima. "Eu fui assaltado, pai. É, pai, fica calmo. Ai, meu Deus!", diz o golpista.

Nesse momento, outro preso anuncia o suposto seqüestro. Eles exigem R$ 20 mil e obrigam o pai a ir ao banco. A mãe fica em casa e os bandidos tentam arrancar mais dinheiro dela. Chegam a pedir ouro e quantia em moeda estrangeira. A vítima passa mal, e os bandidos pedem calma.

Um vizinho chama a Polícia Militar. Sem saber que está falando com um policial, o preso ainda insiste no falso seqüestro."Eu peguei o marido dela com carro e tudo e também estou com o filho dele aqui, cara!".

O policial conta que o suposto seqüestrado estava trabalhando enquanto a mãe negociava a libertação dele. Ele disse que a mulher estava desesperada e que, caso tivesse continuado com a ligação, teria sofrido um infarto.

 ApreensãoDois celulares foram encontrados perto dos presidiários, quando policiais e agentes da inteligência do sistema penitenciário entraram na cela cinco da galeria A do presídio. A investigação identificou Albert Araújo de Souza, de 24 anos, e Michel Mendes de Souza, de 28, como os donos dos aparelhos. A investigação chegou neles por meio de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Em 2006, foram apreendidos 229 celulares no mesmo presídio.

Albert foi preso há três anos por assalto a mão armada. Ele foi condenado a 18 anos e deve ter sua pena agravada. Já Michel foi condenado a oito anos e quatro meses de prisão por seqüestro. Sua pena terminaria em janeiro de 2008. Os dois internos serão submetidos à comissão técnica de classificação e poderão, de acordo com a Vara de Decisões Penais, ser penalizados com Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). De acordo com a Seap, eles serão levados para unidades prisionais com bloqueadores de celular.

Entre as medidas que os presos têm que cumprir quando em RDD estão: cela individual, visitas semanais de apenas duas pessoas, sem contar com as crianças, saída por duas horas para banho de sol ao dia.

Os presidiários que dividiam o mesmo espaço da cela também serão investigados. Além dos dois celulares, foram encontrados na cela dois chips, pedras de crack e papéis com anotações de nomes e telefones de prováveis vítimas.

O material apreendido vai servir de base para as investigações da Polícia Civil sobre os presos que vinham praticando extorsões. Segundo a Polícia Civil do Rio, a entrada das drogas no presídio vai ser investigada pela secretaria de administração penitenciária em procedimento distinto.

 Presídio é galpão de seqüestroO “Galpão da Quinta” é considerada a central de extorsões por telefone no Rio, conforme revelou reportagem do G1. Um policial, que pediu anonimato, atribuiu essa situação a fragilidade de segurança na penitenciária e a superlotação. Segundo ele, o presídio Evaristo de Moraes é “literalmente um galpão”.