15.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10869

Famasul apóia período único para vazio sanitário no Estado

0

2007-07-11 12:12:37

A Comissão Técnica de Agricultura, Seguro e Crédito Rural, Logística e Armazenagem da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), esteve em reunião ontem pela manhã para discutir o plano agrícola do governo federal e da política de comercialização de milho e do vazio sanitário da soja.


Conforme a Lei nº 3.333, publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro de 2006, fica estabelecido o intervalo obrigatório de 90 dias no plantio da soja, durante a entressafra. O não-cumprimento da lei implica em advertências, multas de até mil Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) e destruição ou inutilização da soja cultivada.

De acordo com técnicos da Comissão, o vazio sanitário é considerado uma estratégia de manejo que visa reduzir os focos de fungos causadores de doenças, possibilitando, assim, prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja em MS. A medida diminui, também, o uso de fungicidas na plantação. É o que comprova o presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato grosso do Sul (Aprossul), Carmélio Roos. “Para a safra de 2005/2006, quando não tínhamos ainda o controle, foram usadas, em média, 2,5 aplicações de fungicidas. Na safra de 2006/2007, com apenas um ano do vazio sanitário, já se constatou redução de até uma aplicação, o que representa economia para o produtor”.

Implantando em Mato Grosso e em Goiás em 2006, a estratégia já foi estendida para o Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. O Paraná estuda implantação para 2008. Cada estado adotou um calendário específico, mas, a idéia é que a data do vazio sanitário seja a mesma em todo o Brasil: de 1° de julho a 30 de setembro. O vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, considera de extrema relevância a unificação das datas em todos os Estados. “Precisamos analisar as condições de produção e características próprias de cada região, contudo, padronizar a data é uma questão de funcionalidade”.

O gerente da Defesa Sanitária Vegetal da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Félix Rebouças, e a engenheira agrônoma da mesma instituição, Gláucia Ortiz, falaram sobre a importância da fiscalização e da necessidade do técnico responsável pela produção.

Participaram anda da reunião presidentes de sindicatos rurais de 10 municípios do Estado, representantes da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste Ltda (CooperOeste) e Câmara Setorial de Logística de Armazenagem e Transporte.

Editorial – por Clesio Ribeiro

0

2007-07-11 11:44:37

Descaso com a saúde!!!

               Na semana passada já falamos sobre o problema da saúde pública no Brasil. É a prioridade número um, mas que não é levada assim tão a sério pelos governantes. Editorial do jornal O Progresso de Dourados de ontem trazia a incoerência das prioridades dadas pelos governantes. Nesse mês de junho o Tribunal Superior Eleitoral repassou mais de R$ 10 milhões para os partidos políticos, através do Fundo Partidário. Fruto, é claro, do imposto suado que pagamos, enquanto que a saúde agoniza em todos os cantos.

                Ainda conforme o editorial, o Hospital Evangélico de Dourados, que atende toda a região do Conesul, está prestes a romper o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), visto que o governo não consegue ampliar os repasses. Ou seja, o governo alega que não tem dinheiro para a saúde, mas sobra dinheiro para fazer política

                A CPMF foi criada para ampliar os gastos com a saúde pública, mas no entanto ninguém presta contas de onde é dirigido os mais de R$ 30 bilhões (isso mesmo!!!) que são arrecadados com  a Contribuição que cada um de nós destina ao caixa exclusivo do governo federal por ano, que foi criado justamente para servir a saúde pública.

                Outra notícia veiculada ontem que nos deixa bastante revoltados é a de que “o governo federal destinou R$ 3 bilhões para Ongs – Organizações Não Governamentais, que muitas vezes nem resultados apresentam, e ainda, segundo o Tribunal de contas da União, a metade foi desviada da sua finalidade.

                Não podemos nos conformar com esse descaso com que os governantes (principalmente o governo federal e o congresso nacional) vem tratando o cidadão. A saúde deveria ser privilegiada no Brasil, com tantos impostos que se arrecada. Mas cada vez que lemos notícias como essas, entendemos por quê vivemos à míngua vendo pessoas morrendo por falta de atendimento médico. Se somos refém desse sistema corrupto e cruel que impuseram ao país, pelo menos não podemos deixar de nos indignar!!!

Escola Júlio Manvailer participa do projeto História Viva

0

2007-07-11 11:06:37


         O Projeto História Viva, realizado através da secretaria municipal de Educação de Amambai, realizou mais uma fase de seu desenvolvimento com a participação da Escola Municipal Júlio Manvailer. A etapa aconteceu no sábado, 7, às 14 horas, na Escola Júlio Manvailer.


         Em cada uma das etapas, uma escola ou entidade convida uma pessoa que conheça parte da história de Amambai para contá-la à comunidade. O convidado palestrante na oportunidade foi o amambaiense Felisbino Pires de Arruda, 91, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. Ele relatou sobre sua vida de combatente, falando também sobre a cultura, modernização e as regalias contemporâneas.   


         Na ocasião, também foi realizado o projeto da escola Júlio Manvailer Minha Escola Tem História. Neste projeto, foi contado o processo de formação da escola Júlio Manvailer e a luta  de Claudino Marques dos Santos, já falecido, para a existência dessa escola. A palestrante foi a amambaiense Elza dos Santos Souza, filha de Claudino, acompanhada por sua mãe Anaurelina Pavão dos Santos.


         O evento contou com a presença do prefeito municipal Sérgio Barbosa, professora Maria Helena Rozin Barbosa, diretor da escola Júlio Manvailer, Richard Alexandre Corandini, o vice-prefeito José Luis Cavalheiro Tobias, presidente da câmara de vereadores, Osvaldo Franco Machado, secretária municipal de Educação, Rosane Pereira Guazina, secretário municipal de Assistência Social, Anilson Rodrigues de  Souza, secretário municipal de Meio Ambiente José Luis Karasek, professora Eloir Cubilha, a amambaiense Anita Lopes de Lima e alunos da escola.

Amambai: Grupo Íris, destaque da música regional

0

2007-07-11 10:20:37

                O Grupo Íris vem se destacando em Amambai com seu estilo regional e contagiante, que aos poucos, caminha com passos firmes ao sucesso.

                Residente em Amambai desde 2000, sua trajetória está sendo traçada com muito esforço e  principalmente persistência, (como acontece com todos que trabalham com a arte)  além de contar com o talento nato de seus componentes, o grupo, é exigente no repertório, e oferece o que tem de melhor em na músicas; que vai de boleros, românticas, anos 60, sertanejas, chamamé, xote, vaneirão,  kachaka  até músicas mexicanas.

                Muitos foram os que dividiram os palcos com Roberto e Victor, fundadores e principais e permanentes componentes do Grupo. Roberto é o vocalista, e Victor tecladista; desde o final do ano de 2006, contam com a participação de Raul vocalista e guitarrista, o qual dá conta do repertório ao estilo regional e gauchesco, que o grupo também oferece ao público.

                O talento do Grupo é indiscutível, e o carinho e dedicação com que trabalham, faz as criam uma perspectiva de crescimento, na arte que tanto encanta as pessoas. A agenda do grupo está sendo construída a cada dia, com eventos que vão desde festas de aniversários, formaturas, casamento e shows nos palcos da região, e está com eventos já confirmados para até dezembro.  Já participaram da  abertura para o Grupo Tradição e outros grupos do estado, gravaram uma participação no CD Festa Paraguaia, a convite de Marlon Maciel,  apresentaram-se, além de cidades do nosso estado, também em cidades do Paraná e  São Paulo. Cabe destacar que o grupo conta com uma estrutura própria de som, com equipamentos modernos de grande qualidade, que atende o gosto de todas as pessoas, até serviço de Dj, para animar as festas.

                O Grupo Íris agradece o carinho com que o público de Amambaí e região os tratam, e a espera de  serem valorizados pelo trabalho em constante construção, colocam à disposição o número de telefone para possíveis contratações: 96324079.  

Brasil tem pior controle de corrupção em 10 anos,

0

2007-07-11 10:08:37

O Brasil apresentou o seu pior controle de corrupção dos últimos dez anos, segundo o relatório Assuntos de Governança, do Banco Mundial (Bird), elaborado para medir o desempenho governamental de 212 países. Em uma escala que vai de 0 a 100, o país, que já alcançou um índice de 59,7% em 2000, caiu para 47,1 em 2006.

O índice de corrupção "mede a extensão em que o poder público é usado para ganhos privados, incluindo pequenas e grandes formas de corrupção, assim como o ‘seqüestro’ do estado pelas elites e pelos interesses privados".

O estudo, elaborado pelos pesquisadores do Banco Mundial, se baseia em pesquisas sobre a importância da governabilidade e seu impacto no desenvolvimento do país nos últimos dez anos.

Segundo o relatório, um bom governo é fundamental para outros resultados positivos, como um maior índice de desenvolvimento humano e a redução da mortalidade infantil, do analfabetismo e da desigualdade social.

“A carga de corrupção recai desproporcionalmente sobre milhões de pessoas que vivem na extrema pobreza”, declarou Daniel Kaufmann, co-autor do relatório e Diretor dos Programas Mundiais do Instituto do Bird.

Além de controle de corrupção, o Brasil também piorou nos últimos anos nos índices que avaliam a eficiência do governo, a qualidade dos marcos regulatórios e a força da lei. Esta última avalia o grau de confiabilidade da polícia e dos tribunais, assim como a probabilidade de cometerem delitos e atos de violência.

Neste caso, o indicador brasileiro caiu de 50, em 1996, para 41,4, em 2006 – o pior índice da história. O indicador que avalia a eficiência do governo – a qualidade dos serviços públicos, a independência do governo e a implementação de políticas – mostra que o Brasil vem caindo desde 2003. O índice passou de 60,7, naquele ano, para 52,1, em 2006.

Avanços no mundo – Vários países – entre eles os africanos -, apresentaram avanços para melhorar a governabilidade e a luta contra a corrupção. Argélia, Angola, Líbia, Ruanda e Serra Leoa estão entre os países que encontraram maior estabilidade política, embora outros países africanos ainda enfrentem enormes desafios em termos de governabilidade e desenvolvimento.

“É alentador observar que um número considerável de países, entre eles os da África, estão demonstrando que é possível realizar grandes progressos em matéria de governabilidade em um período de tempo relativamente breve. As melhoras nesta esfera são fundamentais para conseguir que a ajuda seja eficaz e para alcançar um crescimento sustentável a longo prazo”, disse Daniel Kaufmann.

Economias emergentes de nações em desenvolvimento como Chile, Uruguai e Costa Rica receberam nas principais dimensões de governabilidade uma pontuação mais alta do que países industrializados como Grécia e Itália. Enquanto isso, em países como Venezuela e Zimbábue, a situação da governabilidade piorou na última década.

Rotary Club de Amambai realizou reunião festiva

0

2007-07-11 09:54:37

Viviane Viaut

              Em reunião festiva, promovida pelo Rotary Club de Amambai na segunda-feira, 9, foram apresentados os membros do Conselho Diretor 2007/2008, que é presidido pelo bioquímico Pedro Humberto Fernandes Alves, e recepcionado o governador do Rotary International (RI), o pontaporaense Carlos Alberto Vargas Freire.
         A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Sérgio Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores, vereador Osvaldo Machado Franco, comandante do 17º RC Mec, tenente coronel Flávio Josmar Pelégio, presidente do RC Amambai 2006/2007, Wilsonir Gomes de Vasconcellos, embaixatriz da Casa da Amizade, Graciela Peralta Freire, presidentes da Casa da Amizade de Amambai, Erondi e Sueli, anterior e atual, respectivamente, rotarianos, cônjuges, familiares e convidados.
         Esta foi a primeira visita oficial do governador, que durante seu mandato rotário realiza ao menos uma a todos os clubes do distrito. O distrito 4470 abrange mais de 80 clubes. Em Amambai, Carlos Freire e comitiva rotária estiveram nos gabinetes do prefeito e presidente do legislativo municipal, Escola Especial Renascer, 17º RC Mec, Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo e projetos culturais da cidade.
 
Ação local e mundial – De acordo com o ex-presidente Wilsonir, o RC Amambai atendeu, em seu mandato, sete entidades de Amambai, através de eventos como a Campanha do Agasalho, realizada em junho, e o tradicional Festival do Chopp, que possui parceria da prefeitura municipal. No ano passado a entidade contou com o apoio de 59 patrocinadores.
         Com mais de um século de existência, o RI é uma entidade que trabalha com o voluntariado. Presente em 205 países e com mais de 1 milhão e 200 mil rotarianos no mundo, o Rotary desenvolve importante papel de agente social. Uma das bandeiras de maior força da entidade foi e ainda é a Polioplus – uma ação de combate a Poliomielite no mundo. Fundado em 1952 na cidade, o Rotary completa 55 anos em Amambai neste ano.
         Além de todos os programas sociais, de desenvolvimento, educacionais e de promoção da melhoria da qualidade de vida mundial, o Rotary possui seis Universidades, que formam Embaixadores da Paz, pessoas que saem aptas para lidar com conflitos e questões que envolvam a paz mundial. Na América Latina a universidade se localiza em Buenos Aires, na Argentina. As demais se encontram nos Estados Unidos (duas unidades), Europa (três instituições) e Tóquio.
 
Conselho Diretor – Formam o conselho diretor junto com o presidente Pedro Humberto, o vice-presidente – Alexandre de Souza; secretário – André Rossoni, tesoureira – Zaira Vasconcelos; protocolo – Antonio Elias Maciel, ex-presidente – Wilsonir Vasconcelos, Comissão de Administração do Clube – Darvir de Cândido, Comissão da Fundação Rotária – Jaime Vizzotto; Comissão de Prestação de Serviços – Jandir Guerra, Comissão de Desenvolvimento – José Rahal Neto, e Comissão de Relações Públicas – Viviane Viaut.
         Na reunião festiva do RC Amambai também tomaram posse quatro novos companheiros – Vilma Cruz, Otogamis Arantes do Nascimento e Cassiano Cappellesso e Humberto Bortolleto. Na mesma oportunidade, o governador Carlos Freire entregou o título Paul Haris ao rotariano Edno Saldanha pela contribuição do clube de U$ 1.000 à Fundação Rotária.

Agazetanews passou por atualizações no servidor

0

2007-07-11 09:38:37

O nosso site ficou a manhã desta quarta-feira fora do ar por motivos de melhoras no sistema, nos últimos dias passamos por vários problemas, mas todos foram sanados, o agazetanews sabe da sua responsabilidade em informar as noticias em tempo real e por isso sempre tem tentado melhorar o site. Implantamos um recurso que possibilitou uma maior velocidade em nossa página, é visível a melhora na rapidez do agazetanews.

Daniel parabeniza agente comunitário de saúde

0

2007-07-11 08:20:37

                Neste dia 10 de julho, comemora-se em Amambaí o dia do Agente Comunitário de Saúde que foi instituído através de Projeto de Lei da Câmara Municipal de autoria do vereador Daniel Riquelme (PTB), sancionado pelo Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, através da Lei Municipal nº.1.983/2006.

                O vereador Daniel Riquelme, que continua trabalhando junto ao Executivo Municipal para que seja regulamentada a profissão dos 63 agentes comunitários de saúde no município de Amambaí, reconhece a importância que os mesmo têm para a população mais carente, haja vista que, são eles que através de contato diário, auxiliam e orientam a população a adquirir hábitos de saúde mais saudáveis, parabeniza a todos pela passagem do dia dedicado a eles.

Três jogos abrem na quinta a 11ª rodada do Brasileirão

0

2007-07-11 06:26:37

A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano será aberta nesta quinta-feira com os confrontos entre Paraná x Figueirense, Juventude x Náutico e Vasco x Atlético-PR. As três partidas estão previstas para às 19h30 de MS.

O torneio prossegue no sábado com os jogos entre Sport x Atlético-MG, Santos x Botafogo, Grêmio x Palmeiras, América-RN x Internacional, Cruzeiro x Goiás e Corinthians x São Paulo.

A competição é liderada pelo Botafogo com 24 pontos, seguido pelo Goiás, 19, São Paulo, 18, Palmeiras, 17, Grêmio, 16, Paraná, 16, e Vasco, com 16.

Amambai:Vereadores recebem candidatas a Miss Brasil

0

2007-07-11 05:31:37

Vilson Nascimento

Os vereadores de Amambai receberam a visita, na semana passada, das misses Mato Grosso do Sul Infantil, Fernanda Nascimento, 11 anos e Pré-Teen Ana Laura Borack 13 anos, que estarão representando Amambai e Mato Grosso do Sul no Concurso Miss Brasil Pré-Teen que acontece nesse domingo, 15, em Curitiba no Paraná.

Durante a visita as modelos mirins foram recepcionadas pelo presidente da Casa de Leis, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), pelos vereadores Josmair Cardoso (PR), Anderson Mansano (PR), Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT), Daniel Riquelme (PTB), Josué Carlos de Barros (PMDB) e a vereadora Andréia Jaqueline Casagrande Raymundo (PSDB).

Durante a visita dos vereadores destacaram a importância da participação das modelos amambaenses como representantes do município e do Estado no concurso nacional e desejaram sorte ás candidatas. Os vereadores Gilmar de Almeida Vicentin (PDT) e Carlos Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS) que não estavam na Câmara na hora que as candidatas realizaram a visita, também fizeram questão de ressaltar a importância da participação das candidatas no concurso e desejaram sorte às amambaenses. Ana Laura e Fernanda Nascimento embarcam nessa quinta-feira para a capital paranaense para disputar o concurso no domingo.



Ponta Porã:Piantoni diz que PT deve articular alianças

0

2007-07-11 05:06:37

Numa reaparição pública no final de semana, durante o congresso municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-prefeito de Ponta Porã, Vagner Piantoni disse que espera que o partido articule alianças com maturidade, para retornar à prefeitura e ampliar o número de vereadores na cidade.

Tido como um dos principais nomes do partido disponível para disputar a prefeitura no ano que vem, Piantoni afirma que ‘baixou o flap’ nos últimos meses e que se o partido precisar, estará pronto para sair às ruas. “É claro que isso depende mais da organização interna do PT, de sua reestruturação do que da minha vontade”, assinala.

O ex-prefeito reconhece que hoje não é fácil derrotar o atual prefeito [Flávio Kayatt] nas urnas, se ele for à reeleição, “mas futuramente não é impossível, até porque a administração, mesmo com o esforço que vem fazendo, vem deixando a desejar em vários setores”, aponta.

“O prefeito deve ter percebido que ser Executivo gera um desgaste muito grande, maior do que ser Legislativo e que às vezes nem tudo o que a gente deseja fazer é possível, há limitações, mesmo que tenhamos as melhores das intenções”, argumenta.

DELCÍDIO, O CARA– “Das lideranças regionais que temos, apenas o senador Delcídio do Amaral tem olhado por Ponta Porã e dado atenção aos companheiros do PT; é um dos poucos que têm se preocupado com a organização do partido e reconhecido suas deficiências”, afirmou Vagner Piantoni.

Ele criticou o distanciamento do comando regional das bases, principalmente nos municípios do interior e disse que o problema só será resolvido depois que essa discussão for levada para dentro do partido, com a presença dos diretórios [municipal e regional].

Piantoni classificou como ‘prejudicial e intempestiva’ a disputa interna entre o ex-governador Zeca do PT e o senador Delcídio Amaral. “Agressões não levam a nada, só desgastam, um tem que respeitar o espaço do outro e se o problema não for resolvido no diálogo, o resultado será desastroso”, prevê.

VICE: “TÔ FORA”- Se o PT de Ponta Porã aventar a possibilidade de não ser cabeça de chapa na disputa pela prefeitura no ano que vem, o ex-prefeito Vagner Piantoni diz que não terá nenhuma motivação em participar do processo, nem mesmo em segundo plano. Ele garante que vem acompanhando o momento político.

“O PT é forte, tem seu espaço, é a única oposição à atual administração do município ao lado do PSB, tem condições de brigar pela prefeitura. Sei que esta é uma decisão do partido, mas se o PT se submeter a uma condição inferior, particularmente eu estou fora, não vou compactuar”, adverte.


Iguatemi:Gerência Social tem curso de computação

0

2007-07-11 04:29:37

A gerência de Assistência Social de Iguatemi está oferecendo mais uma atividade para as crianças que freqüentam o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Atenta às necessidades da clientela, a gerente de Assistência Social, Amida Essy dos Santos implantou o curso básico de iniciação à informática. A gerência contratou um profissional para monitorar os alunos e disponibilizou diversos computadores que são utilizados durante as aulas.

O curso está disponível a todas as crianças do programa social. Os alunos que não têm nenhum contato com a informática, a maioria, estão aprendendo técnicas de digitação para, numa segunda etapa, aprenderem sobre a plataforma Windows e suas ferramentas, especialmente os programas Word e Excel, que são os mais utilizados no dia-a-dia. Além dos utilitários, os alunos também terão oportunidade de acessar a Internet.

Segundo a gerente de Assistência Social, o objetivo principal do programa de informática é promover a inclusão digital. “O programa Peti procura promover a inclusão social das crianças, livrando-as do trabalho infantil. Como ampliação desse serviço, a Assistência Social está promovendo a inclusão digital, fazendo com que o trabalho seja mais amplo e prepare as crianças para o contato inevitável com o mundo da informática”, afirmou Amida Essy.

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), compartilha da mesma visão e entende que o projeto vai preparar melhor as crianças para o futuro. “Um dia, inevitavelmente, elas deixarão o Peti e, com esse curso, já terão base para ampliar os conhecimentos e disputar o mercado de trabalho”, disse.

O Peti de Iguatemi atende a uma meta de quinhentas e uma crianças, que freqüentam o programa no contra-turno escolar e são beneficiadas com diversos programas de socialização entre atividades escolares, esportivas, de lazer e recreação.

Caarapó:Câmara Municipal entra em recesso hoje

0

2007-07-11 03:32:37

A Câmara Municipal de Caarapó, presidida pelo vereador Aparecido dos Santos (PR), entra a partir de hoje em recesso retornando no próximo dia 24.

Conforme o presidente, o resultado dos trabalhos legislativos foi altamente positivo neste período, onde foram apresentadas pelos vereadores mais de 300 indicações, destinadas ao prefeito, deputados estaduais e federais, senadores e outros, mais de 40 requerimentos, além de 28 moções de pesar e 03 moções de congratulações, tramitou ainda por esta Casa de Leis 27 projetos, dos quais 21 foram votados e aprovados, projetos estes de suma importância para o desenvolvimento do município.

 Ressalta ainda Cido Santos que, “os trabalhos dos vereadores não se limitaram somente na Câmara Municipal, já que os mesmos estão constantemente em contato com autoridades e parlamentares de outras esferas para em conjunto buscar melhores condições e soluções aos diversos problemas que surgem no dia a dia do município”.

Segundo Cido Santos, as mudanças por que vem passando Caarapó tem feito com que o trabalho legislativo tenha ganhado um destaque especial, tendo em vista que a Câmara só é boa e tem seus trabalhos reconhecidos quando o Executivo é bom, e conseqüentemente preste um trabalho voltado para o desenvolvimento municipal atendendo as indicações e pedidos dos mesmos.

De certa forma felizmente, esta casa tem encontrado na atual administração o respaldo e a parceria necessária para o bom andamento dos trabalhos quanto à execução dos pedidos feitos pelos vereadores, demonstrando assim que o Executivo, dentro das limitações existentes, está procurando atender as indicações que lhes são enviadas pelos nobres edis, dando-nos a certeza de que o nosso dever fôra comprido neste primeiro semestre.

Enfim, como era esperado por nós, este período proporcionou resultados inéditos e que tem surpreendido diversos segmentos da sociedade, como, por exemplo, a contínua devolução de parte do duodécimo, que nos é repassado mensalmente pela Prefeitura, e que nós através de um trabalho de revisão de custos, corte de despesas estamos conseguindo devolve-los mensalmente aos cofres públicos, cumprindo assim com o compromisso assumido.

Portanto, tenho aqui que manifestar meus agradecimentos aos vereadores, e aos funcionários que deram a esta Casa, as condições de termos desenvolvido um trabalho a contento e de encontro com os anseios da população caarapoense, finalizou Cido.

Ponta Porã deverá ter Centro Universitário, afirma Biffi

0

2007-07-11 02:28:37

Depois de incluir Ponta Porã na segunda fase de expansão da escola técnica federal, que será construída inicialmente no Assentamento Dorcelina Folador, o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT/MS) assumiu o compromisso de fazer gestões junto ao Ministério da Educação (MEC) para reativar a unidade vinculada a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ou pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A intenção do parlamentar foi formalizada em Assembléia Pública ocorrida na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Ponta Porã, onde o parlamentar fez uma apresentação dos investimentos previstos de R$ 5 milhões para a construção da futura unidade da Escola Técnica Federal no município.

Biffi esteve em visita ao distrito do Assentamento Itamarati. Na ocasião, os agricultores familiares reclamaram do descaso que vem sofrendo do poder público do município e do Estado. Apontaram o atraso na liberação das cestas básicas do Programa Fome Zero pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a falta de ambulâncias para transporte de doentes em caso de emergência e a ausência do policiamento ostensivo e preventivo.

As famílias reivindicaram a doação de área pelo INCRA para construção da Escola Família Agrícola e emenda para construção de mais duas escolas, sendo uma na faixa de fronteira e a outra no Assentamento Nova Conquista. Solicitaram também a renegociação das dívidas contraídas pelo Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar), pela dificuldade de quitação da parcela por algumas famílias em razão da forte estiagem e da deficiência na comercialização dos produtos.

Além disso, pediram ainda gestões contra o monopólio no transporte coletivo da Empresa Medianeira, situação que será objeto de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), proposta nesta semana pelo vereador Chico Gimenez (PSB). Os assentados defendem a exploração do serviços pela empresa de Tranporte Colina, proibida de atender a região por força de liminar e multa diária de R$ 600 mil.

Biffi assumiu o compromisso de ponderar junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a necessidade de liberação de pelo menos uma ambulância para atender os assentados, além da construção de uma unidade do PSF (Programa Saúde de Família).

As associações dos assentamentos pediram em ofício a aquisição de cinco resfriadores, ampliação de 249 casas construídas, em duas etapas de 30 unidades, uma patrulha mecanizada, reabertura de prazo para apresentação de relatório de perda de produção para requisição do Proagro junto ao Banco do Brasil.

Na audiência, a diretora da Escola Pólo Municipal Ignês Andreazza, Rosália Chimenez Grance, reivindicou ao deputado a construção de uma quadra coberta.
O mesmo pedido foi formulado pelos funcionários, professores e a direção da Escola Estadual Prof. José Edson dos Santos. Já a direção colegiada da Escola Estadual Joaquim Murtinho solicitou a reforma urgente do atual ginásio de esporte, em péssimo estado de conservação.

"A agenda realizada em Ponta Porã foi muito produtiva, pois fizemos uma radiografia de todos os problemas e demandas apresentados pela população do município. Já nesta semana, na medida do possível, estarei encaminhando as solicitações aos órgãos responsáveis", salientou Biffi.

Amambai:Alunos da escola Rachid visitam prefeito

0

2007-07-11 00:33:37

Os alunos da escola de educação infantil Dr. Rachid Saldanha Derzi, unidade da rede municipal de ensino de Amambai, acompanhados pelas professoras Sidnéia,  Maristela e Silvia, diretora Rosilei Machado, e secretário municipal de Meio Ambiente, José Karasek, estiveram na segunda-feira, 9, no gabinete do prefeito Sérgio Barbosa.
        
Na oportunidade, as crianças da turma do Pré 1 Matutino  reivindicaram cuidados com o meio ambiente. Os alunos demonstraram comprometimento com a situação ambiental e ressaltaram o problema da poluição dos rios, desmatamento e queimadas. A preocupação surgiu após visita dos alunos ao córrego Areião.
        
O prefeito Sérgio Barbosa explicou aos alunos que todos precisam conscientizar-se destes problemas, tendo atitudes responsáveis que contribuam para a preservação do meio Ambiente e ressaltou que “a Prefeitura já está trabalhando para a preservação do Córrego Areião”. “Através da secretaria de Meio Ambiente, estamos fiscalizando e punindo quem realiza podas de árvores e queimadas que contribuem para o aquecimento global”, explicou Sérgio.

Caarapó:Começa finais da Copa MS de Futebol Sub-16

0

2007-07-10 23:37:37

 Começam amanhã, quarta-feira (11), em Caarapó, as disputas da fase final da IV Copa MS de Futebol Sub-16. A competição reúne equipes de oito municípios do Estado classificadas em etapas intermediárias, que se juntam a Caarapó para essa fase do campeonato.

O torneio, que vai até o próximo domingo, será disputado no Estádio Carecão, com jogos no período matutino e à tarde. As equipes foram divididas em três grupos, sendo que o Grupo 1 é composto por Costa Rica, Campo Grande e Bataguassu, no Grupo 2 estão Ribas do Rio Pardo, Caarapó e Ponta Porã e o Grupo 3 é integrado por Dourados, Rio Verde de Mato Grosso e Anastácio.

O regulamento prevê jogos entre as equipes de cada grupo, classificando-se o campeão de cada chave. Uma quarta equipe irá se classificar por índice técnico, juntando-se aos campeões dos grupos para a disputa das finais.

A solenidade oficial de abertura da competição acontece nesta quarta-feira, às 19h, no Ginásio de Esportes, com a presença do diretor-presidente da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Dirceu Lanzarini, e do prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), além de outras autoridades, atletas e convidados. Está prevista a realização de apresentações culturais e um jogo amistoso de futsal feminino entre equipes de Caarapó e Juti.

A realização da fase final estadual da IV Copa MS de Futebol Sub-16 é uma parceria da Fundesporte com a Prefeitura de Caarapó. “Será um período de integração entre os atletas amadores de diversos municípios”, declarou o prefeito Mateus Palma de Farias. Ele observou também que as parcerias entre o município e órgãos estaduais têm fortalecido as ações nos diversos setores da administração municipal, gerando benefícios para a população caarapoense. 

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Dirceu Lanzarini, a competição é uma oportunidade de estímulo à prática esportiva, o congraçamento e o intercâmbio dos atletas de Mato Grosso do Sul, que auxilia na descoberta de novos talentos. “Desejamos que nossos atletas brilhem, para assim representar o Estado em competições de todos os níveis”, concluiu Lanzarini.


ProUni: Pré-selecionados devem fornecer dados até amanhã

0

2007-07-10 23:23:37

Termina amanhã, o prazo para os estudantes pré-selecionados para receberem bolsas integrais e parciais do ProUni (Programa Universidade para Todos) fornecer os dados que constam na ficha de inscrição.

Ao todo são 47.202 candidatos pré-selecionados. Aqueles que não comprovarem as informações junto as universidades dentro do prazo perdem o direito ao benefício.

O ProUni oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, concede isenção de alguns tributos às instituições participantes do programa.

Nos pênaltis, Brasil vence Uruguai e vai à decisão

0

2007-07-10 23:14:37

O Brasil manteve o sonho de conquistar o bicampeonato da Copa América. Nesta terça-feira, em Maracaibo, o time verde e amarelo derrotou o Uruguai por 5 a 4, nos pênaltis, depois de empate por 2 a 2 no tempo normal, e garantiu sua classificação para a decisão da competição, disputada na Venezuela.

Agora, o Brasil aguarda o vencedor do confronto entre Argentina e México, nesta quarta-feira, em Puerto Ordaz, para saber quem vai enfrentar na final da Copa América, marcada para este domingo, em Maracaibo.

A vitória desta terça-feira também deixou o Brasil à frente do Uruguai na história do confronto entre as duas equipes pela Copa América. Agora, em 26 jogos, o time verde e amarelo acumula dez vitórias, contra nove triunfos do adversário e sete empates.

O jogo- Brasil e Uruguai protagonizaram um início de partida bastante disputado no meio-campo. As duas equipes também buscaram o gol, mas foi a Seleção quem conseguiu balançar as redes adversárias pela primeira vez no jogo.

Depois de uma bela jogada pelo lado direito do ataque, aos 12min, Mineiro apareceu na entrada da área e chutou para defesa de Carini. Na sobra, Maicon bateu para o gol e abriu o marcador para o Brasil.

Dois minutos após o gol do Brasil, um dos refletores do estádio se apagou e o árbitro colombiano Oscar Ruiz teve de paralisar a partida. Depois de 15 minutos, o juiz decidiu reiniciar o jogo, mesmo com algumas lâmpadas ainda apagadas.

A paralisação prejudicou o Brasil e favoreceu o Uruguai, que voltou para o jogo mais aceso. Aos 40min, Forlán acertou um belo chute, no ângulo de Doni, mas o goleiro brasileiro pulou e afastou o perigo de mão trocada.

De tanto insistir, o Uruguai empatou a partida aos 48min, quando Recoba cobrou escanteio pelo lado direito do ataque celeste, Doni afastou mal de soco e Forlán pegou a sobra para mandar a bola no canto direito do goleiro brasileiro.

Em meio à pressão uruguaia pelo segundo gol, o Brasil conseguiu voltar à liderança do placar em um lance de bola parada. Aos 52min, Maicon cobrou falta na área celeste e Júlio Baptista apareceu sozinho para desviar a bola e marcar.

O segundo tempo foi mais truncado que o primeiro. Cometendo mais faltas, o Uruguai já não mostrava o ímpeto ofensivo da etapa inicial, mas aproveitou a chance que teve para deixar a partida novamente empatada.

Aos 24min, após bola cruzada da esquerda, Forlán desviou de cabeça e Abreu aproveitou o lance para tocar para o gol vazio e deixar o jogo empatado, levando ânimo ao Uruguai e deixando o Brasil temeroso em campo.

As duas equipes buscaram o gol da classificação nos vinte minutos finais, mas não conseguiram concluir suas jogadas ofensivas e viram o jogo terminar empatado, levando a decisão para os pênaltis.



Defesa do Consumidor proíbe cobrança antecipada de serviço

0

2007-07-10 22:30:37

        

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 6071/05, que impede as prestadoras de serviços de cobrar adiantado as mensalidades referentes aos serviços que pretendem fornecer ao consumidor.

        De autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP), o projeto inclui um inciso no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), no artigo referente às práticas abusivas. "A cobrança antecipada é ilegal porque o pagamento deve corresponder ao serviço efetivamente prestado pelo fornecedor", disse o relator na comissão, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

        Ele destacou ainda que, quando o consumidor paga antecipadamente pelo serviço não-executado, não tem como avaliar a qualidade e a eficiência dos serviços. Isso pode prejudicá-lo no exercício de alguns direitos concedidos pelo Código de Defesa do Consumidor, como, por exemplo, a possibilidade de desistir do contrato em um determinado prazo.

      Tramitação
   O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.Defesa do Consumidor proíbe cobrança antecipada de serviço Terça-feira, 10 de julho de 2007 – 14h26m

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 6071/05, que impede as prestadoras de serviços de cobrar adiantado as mensalidades referentes aos serviços que pretendem fornecer ao consumidor.

   De autoria do deputado Celso Russomanno (PP-SP), o projeto inclui um inciso no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), no artigo referente às práticas abusivas. "A cobrança antecipada é ilegal porque o pagamento deve corresponder ao serviço efetivamente prestado pelo fornecedor", disse o relator na comissão, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

   Ele destacou ainda que, quando o consumidor paga antecipadamente pelo serviço não-executado, não tem como avaliar a qualidade e a eficiência dos serviços. Isso pode prejudicá-lo no exercício de alguns direitos concedidos pelo Código de Defesa do Consumidor, como, por exemplo, a possibilidade de desistir do contrato em um determinado prazo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Concurso da GM encerra inscrições dia 20

0

2007-07-10 22:15:37

      

A Prefeitura Municipal de Dourados está com as inscrições abertas para o concurso da Guarda Municipal com data de encerramento para 20 de julho. São 20 vagas (15 para homens e cinco para mulheres) sendo que o requisito básico é ter o Ensino Médio Completo para realizar atividades como guarda do patrimônio público municipal, policiamento ostensivo preventivo fardado, fiscalização de trânsito, ações de defesa civil e fiscalização ambiental.


      O salário base é de R$ 579,06 com adicional de 62,5% de operações especiais e mais vantagens remuneratórias, previstas no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e no Estatuto da Guarda Municipal. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e pode ser feita de 2 a 20 de julho desse ano pela internet (www.fapec.org/concurso) ou nas Agências dos Correios (Central, da Unigran ou na ACCI – Ouro Verde). 


     A relação dos candidatos inscritos e homologados para o Concurso será publicada em Mural, na sede da Guarda Municipal, no Diário Oficial do Município de Dourados, no endereço eletrônico www.dourados.ms.gov.br , ou ainda no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso.


     O concurso constará das seguintes fases: 1ª fase – Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; 2ª fase – Exames de Saúde e Antropométrico, de caráter eliminatório; 3ª fase – Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório; 4ª fase – Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório; e 5ª fase – Prova de Títulos, de caráter classificatório.


     As provas escritas vão avaliar Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (10 questões), Legislação de Trânsito (15 questões), e Conhecimentos do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais (cinco questões). Cada questão terá cinco alternativas, sendo somente uma correta. A duração total das provas será de quatro horas. Serão reprovados os candidatos que tirarem nota zero em qualquer modalidade ou que tiverem rendimento inferior a 50% do valor total da prova. A prova escrita será em 2 de setembro em locais e horários que serão divulgados em edital específico.


   Para a segunda fase (Exame de Saúde e Antropométrico) serão convocados os 75 candidatos do sexo masculino e as 25 candidatas do sexo feminino, que obtiverem as melhores pontuações na prova escrita. Para a realização do Exame de Saúde e Antropométrico, o candidato deverá apresentar-se a junta médica com o resultado dos exames requeridos conforme o edital do concurso.


  Já na terceira fase (Exame de Aptidão Física) serão convocados os candidatos considerados “Aptos” no Exame de Saúde e Antropométrico. O Exame de Aptidão Física tem por finalidade avaliar a capacidade do candidato para suportar física e organicamente (biologicamente) o treinamento físico, sendo que nos critérios de avaliação estão exercícios de abdominal e corrida detalhados no edital. 


    A quarta fase (Exame Psicotécnico) vai avaliar o perfil psicológico do candidato, verificando itens como controle emocional, impulsividade, atenção, autoconfiança e controle da agressividade, por exemplo. Na quinta fase (prova de títulos) serão entregues documentos comprobatórios de titulação, através de fotocópias autenticadas ou acompanhadas do original, em data e local a serem definidos através de edital específico.


     A nota final do candidato será calculada pela soma das notas das provas escritas e de títulos, sendo que os exames (2 ª, 3ª e 4ª fase) são de caráter eliminatório.O resultado do concurso será homologado pelo prefeito Laerte Tetila e publicado no Diário oficial do Município, no site da Prefeitura – www.dourados.ms.gov.bre no site da FAPEC – www.fapec.org/concurso.
 
 ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
 
     É isento do pagamento da inscrição o candidato que comprovar que doou sangue nos dois últimos anos e, no mínimo, uma vez a cada seis meses. Para solicitar isenção da taxa de inscrição o candidato doador deverá acessar o endereço eletrônico www.fapec.org/concursoe imprimir a Ficha de Inscrição/Isenção ou solicitá-la nas Agências dos Correios.


     A seguir é preciso preenchê-la e colar as fotocópias do documento de identidade, frente e verso separados; anexar a cópia da carteira de doador e a declaração de doações emitida pelo Hemocentro Regional de Dourados; e entregar essa ficha com os documentos até 5 de julho, endereçando-os ao Presidente da Comissão de Concurso (CCP), na sede da Guarda Municipal, situada na Rua Coronel Ponciano, s/n, Parque dos Jequitibás (Estádio Douradão), em Dourados/MS ou postar, por SEDEX, para a FAPEC, situada na Rua 9 de Julho, 1922, Vila Ipiranga, CEP 79.081-050, Campo Grande/MS, para análise e parecer da Comissão.


     O candidato que tiver seu pedido de isenção de taxa de inscrição indeferido, publicado em Mural, na sede da Guarda Municipal, no Diário Oficial do Município de Dourados, no endereço eletrônico www.dourados.ms.gov.br, ou ainda no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso, terá até o dia 20 de julho de 2007, para recolher o valor da taxa e efetivar sua inscrição, que deverá ser feita pela Internet ou pelos Correios.