10.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10868

Iguatemi:Copa Pratik Esportes conheceu os campeões

0

2007-07-12 06:33:37

Três ótimos jogos de futsal fecharam a Copa Pratik Esportes Regional, disputada em Iguatemi. O primeiro jogo da noite foi a final da categoria feminino entre as equipes de Iguatemi e Mundo Novo/Academia Physicus. As duas equipes proporcionaram um espetáculo ao bom público presente, que apesar do frio e do jogo da seleção brasileira, compareceu em grande número para prestigiar o time da casa que não decepcionou e venceu a equipe de Mundo Novo pelo placar de 3 a2, conquistando de forma invicta o título.

A equipe campeã é formada pelos seguintes atletas: Dulce, Cléubia, Solange, Viviane, Marilza, Kátia, Sandra, Elaine, Neide e Jucimara; o técnico da equipe é Celsinho. 

O segundo jogo da noite foi entre a equipe iguatemiense da Nacional Gás e Coronel Sapucaia, jogo válido pela disputa do terceiro lugar masculino. Após um empate em 5 a5 no tempo normal e 1 a1 na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Quem se deu melhor foi a garotada da Nacional Gás, que venceu por 4 a3 e ficou com o terceiro lugar.

O último jogo da noite foi a disputa pelo titulo da Copa Pratik Esportes, categoria masculino, entre Lavoura/Via Sete, de Sete Quedas e Guaíra Futsal/Matter Pneus, representante do Paraná. A equipe Sete-quedense conquistou o título de forma invicta vencendo a equipe paranaense por 6 a3, não decepcionando o grande número de torcedores que se deslocou de Sete Quedas para prestigiar a sua equipe na grande final. Os atletas campeões foram: João, Gian Carlo, Sidnei, Marcio, Fernando, Afeife, Danilo, Adriano, Anderson, Reginaldo, Rodrigo, Luiz de Aguiar, Igor, André Roberto e Alexandre Aguiar, sendo o técnico Andrei Mendonça. 

A competição premiou ainda os artilheiros e goleiros menos vazados: pelo feminino a goleira Jéssica da Silva (Mundo Novo); na artilharia ficaram empatadas Viviane Miranda e Marilza  Medina, ambas de Iguatemi. O goleiro menos vazado foi João da Silva (Lavoura/Via Sete), e o artilheiro da competição foi Sidinei Junior (Juninho), da Nacional Gás. 

A entrega da premiação contou com a presença do vereador Agnaldo dos Santos Souza, o gerente interino de Educação, Délcio Sovenigo Lopes e o chefe de Gabinete, Cilimar José Cazelli, representando o Prefeito Lídio Ledesma. 

Segundo o gerente do núcleo de Esportes de Iguatemi, Valdecir Venciguerra, a competição foi um sucesso graças ao apoio que teve da Prefeitura Municipal, da gerência de Educação, e também de todas as cidades da região que participaram: Mundo Novo, Itaquiraí, Guaíra, Jacareí, Tacuru, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Eldorado e Paranhos, além das equipes de Iguatemi.

Conmebol define datas das partidas da Copa Sul-Americana

0

2007-07-12 06:32:37

Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aprovou nesta quarta-feira (11 de julho) o programa completo de todas as 36 partidas da primeira fase da Copa Sul-Americana, a 2ª competição de clubes mais importante da América do Sul. Nesta etapa da competição, 28 equipes lutarão por dez vagas nas oitavas-de-final.

A partida entre o segundo representante do Chile, ainda não definido, e o Jorge Wilstermann, da Bolívia, dará início à competição no dia 31 de julho (terça-feira).

Oito equipes brasileiras disputam a competição: Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Goiás, São Paulo e Vasco.

Amambai:Curso de costura industrial qualifica moradores

0

2007-07-12 06:30:37

A realização de curso de costura industrial está beneficiando com qualificação profissional  44 moradores de Amambai. O lançamento aconteceu na segunda-feira, 9, no auditório da secretaria municipal de Assistência Social.
        
O curso iniciou na terça-feira, 10, tem carga horária diária de 4 horas e duração de 2 meses. Os alunos estão divididos em dois grupos, um no período matutino e outro no vespertino. A iniciativa é da Prefeitura de Amambai, através da secretaria de Assistência Social / Centro de Geração de Emprego e Renda. Foram abertas 150 inscrições que foram selecionadas pelo instrutor Egídio Monti Rebeche. Para a realização do curso foram adquiridas com recursos próprios nove máquinas retas, uma pespontadeira, uma interloque industrial, tecidos, aviamentos e peças avulsas.
        
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito Sérgio Barbosa, o secretário municipal de Assistência Social Anilson Rodrigues de Souza, a secretária municipal de Desenvolvimento econômico Zélia Rodrigues Borges, a vereadora  Andréia Jaqueline Casagrande Raymundo, o vereador Daniel Riquelme e as pessoas contempladas com o curso.

Céu nublado e chuviscos no extremo Sul de MS

0

2007-07-12 06:28:37

Nesta quinta-feira o céu fica de parcialmente nublado a nublado com nevoeiros isolados no Centro e Sul do Estado. Há possibilidade de chuviscos isolados no extremo Sul, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura máxima prevista é de 26ºC e a mínima de 3ºC. Podem ocorrer rajadas de vento.

Ratos espalham pânico na China

0

2007-07-11 21:02:37

        Mais de dois bilhões de ratos invadiram 20 distritos da província de Hunan, na China, destruindo plantações numa área de 1,6 milhão de hectares – mais de dez vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Os roedores estão fugindo da água desde o mês passado, quando a cheia no rio Yangtze elevou o nível do lago Dongting, alagando as tocas dos roedores que habitavam as redondezas.

     Os animais tiveram de deixar seus ninhos em busca de terra seca e agora espalham terror por onde passam. Apenas no distrito de Dahu, 2,3 milhões de roedores foram exterminados, o que equivale a 90 toneladas de ratos mortos. “É como tropas inimigas que saqueiam em uma guerra. Não nos restou nada”, disse Yin Xinjin, de 65 anos, sobre o ataque dos roedores à sua colheita.

    A invasão se concentra próximo às cidades de Yueyang e Yiyang, regiões conhecidas pela prosperidade agrícola. Camponeses lamentam a destruição das plantações. As áreas afetadas são famosas por cheirar a “perfume de arroz e melão doce” na época da colheita, dois alimentos considerados nobres na culinária chinesa. Para o jornal South China Daily, além das cheias, o desequilíbrio do ecossistema ao redor do lago de Dongting também pode ser uma razão do problema.


     Medidas de combate
    As autoridades alertam para o alto risco de contágio de doenças como a leptospirose, mas até agora nenhum caso foi registrado. O governo está distribuindo veneno de rato e enviou equipes para exterminar os roedores e também promove uma campanha de conscientização. As autoridades aconselham os moradores a queimar e enterrar os animais em áreas remotas e ainda oferecem uma “recompensa” de 50 centavos de Yuan por rato morto (R$ 0,12). Mas quem quiser receber o dinheiro deve mostrar o rabinho do rato como prova.

Empresa de Pesquisa Energética lança concurso

0

2007-07-11 20:15:37

    A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançou o edital da edital da seleção que visa preencher 477 vagas para formação de cadastro reserva. Os candidatos de nível superior podem concorrer às funções de advogado júnior, analista de gestão corporativa júnior e analista de pesquisa energética júnior. Enquanto os que possuem ensino médio irão disputar o cargo de assistente administrativo júnior. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (seção 3, página 68) desta terça-feira (10).

     Quem for aprovado terá a remuneração de R$ 2.889 (nível superior) e R$ 1.230,50 (nível médio). Para participar é preciso acessar a página da Fundação Cesgranrio entre os dias 17 e 29 de julho. Aqueles que não tiverem acesso à internet podem procurar uma das agências credenciadas dos Correios. Neste caso as inscrições serão realizadas no período de 17 a 27 de julho. A taxa é de R$ 30 para nível médio e de R$ 65 para ensino superior. O processo seletivo será composto por provas objetivas para todos os cargos, além de redação e análise de títulos. Estas últimas têm caráter eliminatório e classificatório, e são para os candidatos de nível superior. A prova objetiva está prevista para 2 de setembro.

    Os candidatos de nível superior podem trabalhar nas seguintes áreas: Administração, Contabilidade, Finanças e Orçamento, Recursos Humanos, Tecnologia de Informação, Economia de Energia, Gás e Bioenergia, Meio Ambiente, Emissão e Efluentes e Recursos Hídricos, Planejamento da Geração de Energia, Projetos da Geração de Energia, Recursos Energéticos e Transmissão de Energia.

   O concurso será realizado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Porém, os aprovados vão trabalhar apenas no Escritório Central da EPE, localizado no Rio de Janeiro, e na sede da empresa, situada em Brasília. A EPE é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, cuja missão é produzir os estudos e pesquisas de planejamento energético para o governo federal.

MS: Rastreamento bovino será obrigatório

0

2007-07-11 19:27:37

    Por estarem na região de fronteira com a Bolívia, os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre terão de implantar obrigatoriamente a rastreabilidade do rebanho bovino, que consiste no sistema via satélite que permite o acompanhamento do animal até o abate. A informação é do ex-ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes, presidente do Conex (Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul) e da Abiec ( Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), que esteve ontem em Cuiabá (MT).

   Segundo Pratini, o plano é do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e está sendo desenvolvido desde o início do ano pela Embrapa para combater o contrabando de gado. Na avaliação dele, enquanto a rastreabilidade não for obrigatória para todo o gado brasileiro direcionado para exportação o País não conseguirá abrir novas áreas de comércio.

   De acordo com o presidente do Conex, condições para isso existem, mas falta ação, apontando ainda que ninguém vai tirar do Brasil a liderança nas exportações de carne e acredita que todas as dificuldades serão superadas. Porém, afirma ser preciso gradualmente começar a impor regras aos outros países e não somente ficar acatando decisões, como acontece agora.

    O ex-ministro defende que a rastreabilidade é condição para que o Brasil abra novos mercados, mas ressalta que enquanto isso não acontece, outras medidas precisam ser tomadas. Uma delas, citada como de suma importância por ele, é concluir o episódio de Mato Grosso do Sul, atingido por um foco de febre aftosa em outubro de 2005. "Não há, no meu conhecimento, um episódio tão demorado no país". A questão ainda está na fase final dos procedimentos sanitários. Pratini diz não haver mais motivos para protelar a solução de um problema de dois anos atrás.

Visita

   Outro ponto é "tirar nota 10" na visita que uma missão européia fará ao Brasil em novembro deste ano. Conforme Pratini, será um momento importante para os países da União Européia conhecerem as regiões do país e dar condições de aberturas de novas áreas para exportação. Essas questões citadas pelo ex-ministro, são essenciais, segundo ele, para que o Brasil possa vencer as restrições impostas pela UE e alguns países em relação à carne brasileira.

   Mesmo assim, ele lembra que o crescimento da exportação de carne do Brasil é grande e esse avanço tem preocupado a concorrência. Por isso a UE se utiliza "abusivamente das regras de proteção sanitária". "Mas não há motivo para preocupação deles. Nosso maior crescimento é para mercados emergentes, pequenos países. Já vendemos para 180 mercados hoje".

Rússia

    Sobre as relações com a Rússia, o presidente da Abiec, Pratini de Moraes, avisa que não será surpresa se o País ainda retirar mais alguns frigoríficos brasileiros da lista dos permitidos para exportar aos russos. Ele lembra que por enquanto a restrição atinge aquelas indústrias que compram carne de outros frigoríficos, os chamados ciclo 2. "Mas isso não significa que vá diminuir a exportação de carne".

   Segundo ele, as negociações já avançaram bastante no estabelecimento de um acordo com as regras que o Brasil está implantando, após a missão brasileira a Moscou, há cerca de 10 dias. Entre os problemas identificados está a certificação, que surgiu por conta de uma mudança de rótulos de produtos brasileiros nos países Bálticos. "Mas não foi culpa nossa. O problema é deles e da Alfândega russa".

    De qualquer forma, ficou acordado que os certificados agora serão feitos pela Casa da Moeda, para evitar problemas de falsificação. "O Brasil tem grande potencial. Só precisar defender mais seus direitos e fazer mais marketing".

Ciclo de palestras contra Clostridioses será em agosto

0

2007-07-11 18:45:37

      Com o objetivo de difundir e ampliar o conhecimento técnico sobre o planejamento sanitário bovino e, principalmente, o controle das Clostridioses, uma das principais causas de mortalidade dos bovinos, a Merial Saúde Animal, inicia durante o mês de agosto, a segunda fase do Ciclo de Palestras contra Clostridioses. O ciclo será realizado nos dias 1 e 2 de agosto, nas cidades goianas de Ceres e Rubiataba, respectivamente.

      No mês de abril, o Estado de Goiás foi escolhido para sediar a primeira edição do ciclo de palestras sobre o controle sanitário estratégico e formas de prevenção à Clostridioses. O evento, dividido em quatro palestras, reuniu cerca de 250 produtores e aconteceu nas cidades de Orizona, Silvânia, Bela Vista de Goiás e Piracanjuba.  Desta vez, as palestras contarão com a participação do professor Aires Manuel de Souza, da Universidade de Federal de Goiás, e do zootecnista e coordenador da Merial, Rafael Barros.

     Provocada pelas bactérias do gênero Clostridium, as clostridioses, ou doenças clostridiais, constituem-se em importante ameaça à pecuária brasileira, gerando um prejuízo superior a R$ 1 bilhão/ano. De acordo com Rafael Barros, a presença de doenças clostridiais no rebanho é evidenciada por alguns sintomas. Entre eles, estão abatimento, andar cambaleante, manqueira, paralisia dos músculos dos membros e ausência de mastigação.

MS terá selo de qualidade para o turismo

0

2007-07-11 18:30:37

     O projeto da deputada Celina Jallad que institui o Selo de Qualidade Turismo para MS foi aprovado, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (11). Agora, a proposta vai para sanção ou veto do governador. Em caso de sanção, a nova lei passa a integrar o ordenamento jurídico estadual a partir da publicação. 


     A proposta é certificar a qualidade, incentivar e estimular a certificação das empresas, valorizando a gestão de qualidade e criando mecanismos de apoio, com objetivo de incentivar empresas pela qualificação do serviço. O selo será concedido a empreendimentos que se dediquem à atividade turística no Estado como agências de turismo; transportadoras turísticas; meios temáticos; parques temáticos; locadoras; restaurantes, bares e similares.

  A Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul fica autorizada a emitir o "Selo de Qualidade  Turismo" e firmar convênios com outros órgãos públicos para fiscalização da futura lei, que será regulamentada pelo Poder Executivo. Presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio na Assembléia Legislativa, Celina Jallad apontou as belezas do Estado e lembrou que o incentivo aos empresários certamente aumentará investimentos. 


  “Cores e formas, as mais belas e variadas da natureza brasileira, podem ser encontradas no Mato Grosso do Sul. Os bichos e as espécies da flora pantaneira atraem turistas de todo o mundo, encantados com nossas. MS apresenta atualmente um grande crescimento nas atividades turísticas e enorme potencial que tem sido explorado a cada dia, tornando a indústria do turismo uma fonte de atividade e desenvolvimento. É imprescindível inserir nosso Estado no contexto mundial. Nosso trade turístico merece um incentivo e o Selo de Qualidade Turismo, sem dúvida, terá esse papel: será uma etapa estimuladora na obtenção da certificação nacional e internacional dos empreendimentos turísticos”, comentou Celina.

Desembargadores mantêm pensão vitalícia de Zeca

0

2007-07-11 17:40:37

        Em decisão unânime, os desembargadores do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concederam a segurança do mandado impetrado pelo ex-governador Zeca do PT, que pedia a manutenção do pagamento da pensão vitalícia garantida a ele por lei estadual. Com isso, Zeca do PT continuará a receber a pensão até o julgamento da Adi (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que está tramitando no STF (Supremo Tribunal Federal), impetrada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), questionando a constitucionalidade do pagamento do benefício.

     O mérito do mandado de segurança foi julgado na sessão desta quarta-feira do Tribunal Pleno do TJ. A ação foi relatada pelo desembargador Rubens Bergonzi Bossay, que votou a favor do pagamento da pensão e foi acompanhado por todos os demais integrantes da Casa. Antes do julgamento do mérito final do mandado de segurança, os desembargadores votaram uma preliminar apresentada pela PGJ (Procuradoria Geral de Justiça), que pedia a suspensão do julgamento de hoje até que fosse divulgada a decisão da Adi impetrada no STF.

    No entanto, os magistrados rejeitaram a preliminar e continuaram o julgamento do mandado de segurança. A decisão proferida hoje garante que Zeca continue a receber a pensão, que está sendo paga desde março deste ano. Contudo, a decisão não surte efeito sobre os meses de janeiro e fevereiro, nos quais a pensão não foi paga pelo Governo do Estado. O STF ainda não se manifestou de forma definitiva sobre a ação questionando a constitucionalidade do benefício. A continuidade do julgamento no Supremo ficou para o segundo semestre de 2008, já que a Adi não foi inserida na pauta até o início das férias forenses dos ministros do tribunal.


 Entenda o caso
     O julgamento da Adi que questiona a constitucionalidade da pensão vitalícia de ex-governadores de Mato Grosso do Sul – cujo primeiro beneficiário está sendo Zeca do PT – ficou para o segundo semestre, mais precisamente a partir de agosto, quando termina o período das férias forenses dos ministros do STF. A Adi foi proposta pelo Conselho Federal da OAB contra a pensão vitalícia de Zeca. As sessões plenárias no Supremo, segundo a assessoria de comunicação, retornam somente em 1º de agosto.

    O ministro do STF, Eros Grau, que havia pedido vista do processo em 18 de maio, devolveu os autos da Adi no dia 13 de junho, e em razão disso, a Adi está pronta para ser incluída no calendário de julgamento. Quando Grau pediu vista, a Adi já contava com três votos favoráveis a inconstitucionalidade da pensão, de um total de 11 votos. Já votaram a relatora, a ministra Carmen Lucia Rocha, e os ministros Sepúlveda Pertence e Ricardo Lewandowski.


 Carmen votou pela procedência da Adi, conhecendo os argumentos da OAB e as manifestações da AGU (Advocacia Geral da União) e também da PGR (Procuradoria Geral da República). A pensão vitalícia para ex-governadores do Estado foi ressuscitada na última sessão ordinária da Assembléia Legislativa em dezembro de 2006. Zeca do PT está sendo o primeiro ex-governador a receber a pensão depois que o benefício foi retomado.

Abertos editais de concursos na UEMS

0

2007-07-11 17:11:37

      A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com três editais de concurso abertos até 12 de julho: para professores na área de Química (5 vagas), professores na área de Ciência da Computação (duas vagas) e para regente de coral e música de câmara (uma vaga).


     Para este último cargo exige-se que o candidato seja graduado e mestre em Música. O processo seletivo constará das provas: escrita, prática e de títulos, realizadas de 13 a 17 de agosto de 2007, na Casa da Cultura UEMS, localizada à rua Monte Alegre, 1810, em Dourados. Osvalores salariais podem variar de2.537,18 a 3.432,66, dependendo da titulação do candidato.


   No concurso para professor na área de Química, exige-se do candidato o título de doutor e suas provas serão realizadas entre os dias 13 e 17 de agosto. Já para a Ciência da Computação, o candidato deve ser mestre e seu período de provas será de 20 a 24 de agosto. Em ambos os casos, os salários variam de R$ 3.134,17 a R$ 4.328,13, dependendo do nível de habilitação do professor, com possibilidade de acréscimo de 50% se o docente for aprovado para o exercício de Tempo Integral.

     As inscrições estão sendo recebidas pelo Setor de Seleção e Lotação da universidade, localizado na sede da UEMS, em Dourados, e podem ser feitas por sedex, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído. A taxa é de R$ 100,00. A sede da UEMS está localizada na Cidade Universitária de Dourados, em frente ao Aeroporto Municipal.

    Todas as informações para a investidura dos cargos estão nos editais, publicados no site www.uems.br, no link “concursos”.

Pai é preso após filha de 13 anos mandar carta à polícia

0

2007-07-11 16:40:37

O agricultor José Rodrigues dos Santos, 40 anos, foi preso, nesta terça-feira, em Mucajaí (RR), a cerca de 100 km da capital Boa Vista, depois que uma de suas filhas – uma adolescente de 13 anos – escreveu uma carta à Polícia Civil contando que teria sido espancada depois de não ter deixado o pai abusar sexualmente dela.

Na carta, a jovem contou ainda que a irmã de 15 anos também seria vítima de abusos. "Minha irmã confessou que apanhava para manter relações sexuais com ele e eu resolvi escrever a carta e entregar para um vizinho levar à polícia", contou.

A delegada de polícia do interior, Haydée Magalhães, contou que a carta chegou às 22h de domingo e que foi montada uma operação unindo várias delegacias do interior até a prisão do agricultor.

O suspeito reagiu à prisão, mas acabou sendo imobilizado. As filhas entregaram à polícia as armas que seriam utilizadas pelo pai para ameaçá-las de morte. O agricultor foi autuado em flagrante em três crimes: posse irregular e posse ilegal de armas de fogo; tentativa de estupro com violência presumida contra a menina de 13 anos e estupro qualificado contra menina de 15 anos.
Ele negou que violentava as filhas, alegando que elas estavam revoltadas porque seriam obrigadas a trabalhar.

Geada pode atingir Amambai e região

0

2007-07-11 16:15:37

O frio deve atingir de hoje para amanhã a maior intensidade do ano e podem ocorrer geadas em oito municípios de Mato Grosso do Sul. A informação é do meteorologista Natálio Abraão. De acordo com ele, na madrugada desta quarta-feira ocorreu geada leve, em Ponta Porã. De hoje para amanhã pode gear, além de Ponta Porã, em Dourados, Caarapó, Amambai, Naviraí, Iguatemi, Eldorado e Sete Quedas.

A mínima registrada de ontem para hoje foi de 4ºC em Ponta Porã. Em Corumbá fez 8º e em Três Lagoas 11ºC. Já em Campo Grande a mínima registrada foi de 7,3ºC às 5h10, mas a sensação térmica era de 5,3ºC. Em alguns pontos da cidade a sensação chegou a 3,6ºC, dependendo do vento.

De hoje para amanhã a temperatura deve ficar entre 4ºC e 5ºC. A umidade relativa do ar está boa. Na casa dos 86% por volta de 9 horas desta manhã. A tendência é que a partir de amanhã gradualmente a temperatura comece a subir e que o frio fique menos intenso a partir de domingo. Com esse movimento, a umidade do ar também cairá gradualmente.

Saúde: Brasileira revela risco de respiração artificial

0

2007-07-11 15:30:37

      Uma pesquisa conduzida por uma biomédica brasileira de apenas 23 anos pode ajudar pessoas internadas com doenças pulmonares. Segundo a tese de mestrado de Juliana Monte Real, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, a ventilação mecânica pode ser mais perigosa para esses pacientes do que se imagina. Ventilação mecânica é a técnica de respiração artificial que envia oxigênio para os pulmões por pressão.

     Juliana percebeu que um organismo já afetado por inflamação aguda no pulmão, causada por câncer, pneumonia ou dengue, por exemplo, é mais suscetível a lesões provocadas pelo procedimento. É como jogar gasolina em uma fagulha: uma etapa do processo de cura pode ser tão perigosa quanto a doença.

    O motivo é a ação de uma proteína, a PTX3 (pentraxina 3), presente em níveis altos nos processos inflamatórios agudos. Ela é produzida por células do tecido pulmonar como uma reação à doença. E, segundo o estudo de Juliana, também aparece quando as mesmas células são expostas ao stress provocado pela ventilação mecânica. “O simples fato de esticar as células já deflagra sua produção.” É justamente isso que faz o procedimento: esticar e encolher forçosamente o pulmão quando o ar é empurrado para dentro. Essa é a principal abordagem usada quando o paciente apresenta insuficiência respiratória, até que possa reassumir a função sozinho.

    Só que, embora indispensável, o procedimento pode piorar a lesão que já existia no pulmão. Tanto que há protocolos de segurança que levam em conta a elastância – a capacidade de elasticidade do pulmão do paciente – para protegê-lo de lesões que podem surgir. Acontece que os protocolos são padronizados, enquanto as pessoas respondem de forma diferente a eles. A biomédica espera portanto que um exame de detecção da PTX3 ajude a nortear o trabalho dos médicos no futuro.

     Por enquanto, o trabalho foi feito apenas com modelos animais. Monte Real recebeu um prêmio internacional pelo trabalho. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Traficantes abandonam Porsche de R$ 450 mil em SP

0

2007-07-11 15:12:37

           Um Porsche Cayenne Turbo, avaliado em cerca de R$ 450 mil, estava em um estacionamento na Zona Sul de São Paulo. Segundo uma equipe da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), o veículo pertence a uma quadrilha de traficantes que atua no Estado.   O carro foi localizado na terça-feira (10) à noite, por volta de 23h, em um estacionamento da Rua Nova Iorque, no Brooklin. O valioso Porsche vinha sendo procurado pelos investigadores da Dise, que percorreram pelo menos 15 estabelecimentos antes de encontrar o veículo.

Bens
       Segundo a Polícia Civil, o Porsche pertence a uma quadrilha de traficantes que controlava a venda de cocaína em três regiões do Estado e fazia remessas para o Rio de Janeiro. O carro é, ainda de acordo com a polícia, produto de uma valiosa lista de bens que inclui motos, lojas, uma construtora, apartamentos em bairros nobres e casas de alto padrão na Grande São Paulo. O veículo servirá como base para tese de que o grupo criminoso enriquecia com o lucro da venda de drogas.


      A Dise estima que a quadrilha conseguiu somar um patrimônio de R$ 30 milhões com a venda de cocaína. Só neste ano, sete toneladas da droga foram entregues a traficantes do Rio.  Mortes O chefe da quadrilha, segundo a polícia, foi morto em junho – juntamente com a namorada – durante um tiroteio. Na ocasião, três integrantes do grupo foram identificados e presos, entre eles um homem cujo nome está no cadastro de clientes do estacionamento onde o carro de luxo foi encontrado.

    Segundos o que a polícia apurou com os funcionários do estacionamento, o mesmo homem preso pela polícia com outros dois companheiros era mensalista e costumava pagar o estabelecimento adiantado. Desde essa prisão, porém, ninguém voltou ao estabelecimento e o carro foi esquecido no lugar. No começo da madrugada desta quarta-feira (11) o Porsche foi levado para a Delegacia Seccional de Taboão da Serra. No estacionamento ficou uma dívida de R$ 55,50.

Pistas


     A Polícia Civil vem seguindo as pistas da quadrilha de traficantes há um ano. Os agentes vasculharam e fecharam uma loja num dos maiores shoppings de São Paulo, apreendendo documentos e um computador. Foi o primeiro indício de que o grupo enriquecia e investia pesado em várias frentes. Essa investigação também levou a Dise a outro shopping da Capital, para apurar a compra de uma loja por R$ 2,5 milhões. O dinheiro, de acordo com a polícia, vinha do tráfico de drogas.

Receita Federal aumenta imposto do cigarro

0

2007-07-11 14:23:37

    A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (11) um aumento médio de 30% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o preço do cigarro. Com isso, os preços do produto já poderão ser alterados a partir de hoje.
    A nova regra eleva a carga do IPI incidente sobre os cigarros para cerca de 65%. Entretanto, a carga tributária total sobre o produto está ao redor de 200%. Ou seja: cerca de dois terços do preço do cigarro representam somente impostos.
  
   VarejoOs novos preços terão de ser divulgados pelos fabricantes ao consumidor mediante tabela informativa que deverá ser entregue aos varejistas. Os preços ao consumidor deverão ser obrigatoriamente iguais aos divulgados nas tabelas.Os fabricantes deverão encaminhar até 31 de julho a relação de marcas comercializadas e preços de venda no varejo em vigor a partir de hoje, além da relação de distribuidores atacadistas e gráficas responsáveis pela impressão das embalagens.

       A Philip Morris, dona da marca Marlboro, informou que os seus preços já foram alterados em maio, logo após o primeiro anúncio sobre o aumento (que só entrou em vigor agora). Os reajuste variaram de acordo com a marca e o estado.Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da FGV, em junho, o preço do cigarro teve alta de 0,8%.


Brasileiro é detido em Roma com cocaína no estômago

0

2007-07-11 13:37:37

      A polícia italiana prendeu nesta quarta-feira (11) em um aeroporto de Roma um brasileiro que desmaiou com sintomas de overdose, após papelotes de cocaína em seu estômago terem  estourado.O homem de 30 anos, que não teve a identidade revelada, foi hospitalizado para tratamento de emergência depois de chegar ao aeroporto Fiumicino de Roma, em um vôo proveniente de São Paulo. Segundo a polícia, 150 papelotes contendo 2 quilos de cocaína pura foram encontrados em seu estômago.

O valor estimado desta quantidade da droga para venda é de 2 milhões de euros (pouco mais de R$ 5 milhões).

Especialistas pedem regionalização da programação de TV

0

2007-07-11 13:15:37

      

Em audiência pública promovida nesta terça-feira pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, representantes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação cobraram o cumprimento do princípio constitucional da regionalização da programação das emissoras de rádio e TV, e a regulamentação de critérios de qualidade para os programas. 

      Berenice Bezerra, integrante do fórum, afirmou que 30% dos parlamentares do Congresso são radiodifusores e que o poder da radiodifusão determina aspectos políticos, econômicos e culturais da população brasileira. "É um poder brutal, e na história há inúmeros exemplos de manipulação de eleição de presidente e disso e daquilo pelas TVs. É um feudo de pouquíssimas famílias, e qualquer um defenderia seu feudo com unhas e dentes. E eles fazem isso", afirmou. Segundo ela, a legislação da época da ditadura militar (1964-1985) que vigora para as TVs e as rádios não pode prevalecer, pois não alcança mais a complexidade do mercado e da sociedade atual.

Regras
       O artigo 221 da Constituição prevê que a programação das emissoras de rádio e TV deve atender ao princípio da regionalização de sua programação cultural, artística e jornalística, em percentual a ser definido por lei complementar. Mas, quase vinte anos depois, a regulamentação desse dispositivo não saiu do papel. O Congresso ainda precisa definir a quantidade de horas que deve, obrigatoriamente, ser destinada às produções locais.

       Em 2003, a Câmara aprovou um projeto de lei da ex-deputada Jandira Feghali que estabelece em 30% o percentual mínimo de programas locais a serem exibidos entre as 5 horas e a meia-noite. Mas a proposta ainda precisa ser votada no Senado.

Regulação
      Feghali defendeu uma regulação do mercado brasileiro. "O que pode ser feito é aprovar os projetos que estabeleçam uma regulação pelo Estado. No mundo inteiro foi assim, porque o mercado não se regula nessa área, ele tende à concentração, à inexistência de concorrência, à exclusão da produção independente", disse. "É fundamental, como ocorreu nos Estados Unidos e na Europa, que haja um marco regulatório do Estado para garantir a concorrência, a diversidade, a pluralidade, a regionalização, a entrada da produção independente e o acesso do usuário a qualquer plataforma", completou.

      O diretor geral da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Cavalcanti, considera elevado esse índice de 30% para produções locais. Segundo ele, a medida seria prejudicial para as emissoras que operam em rede nacional e pode até gerar desemprego. Ele acredita que não haverá produções regionais em quantidade suficiente e com qualidade compatível com o padrão buscado atualmente pelas emissoras.

Resistências
      José Carlos Torres, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) , disse que os donos de concessões de rádio e televisão são avessos à regulamentação das programações dos veículos. Ele afirmou que a bancada da radiodifusão no Senado vai tentar protelar a regulamentação do setor, o que poderá tirar do ar as rádios comunitárias.

Onda de Frio Mata Brasileiro no Paraguai

0

2007-07-11 13:02:37

O frio que chegou à região nos últimos dias trouxe às ruas da Tríplice Fronteira um cenário recheado de blusas de todos os tipos. Na capital argentina, Buenos Aires, a neve, que não caía desde 1918, foi a grande atração, tanto para os argentinos, quanto para os turistas.

No Paraguai, porém, a situação já mostra sua pior face. Segundo notícia do Diário Última Hora, um sem-teto foi encontrado morto às 03h40 da madrugada da terça-feira (10), em Assunção. O indigente dormia na calçada e foi morto pelo frio da madrugada.

Trata-se do brasileiro Sergio Rizzo dos Santos, 62, mais conhecido como “Shara”, por sua dificuldade em pronunciar a expressão che ra’a (amigo, em guarani).

Também preocupa as autoridades paraguaias a situação dos indígenas acampados nas praças da capital. Nesta terça-feira (10), 60 crianças e cinco mulheres da etnia “aché”, foram removidos da praça Itália para um abrigo. Na praça, encontra-se um grupo de mais de 100 índios dessa etnia.


Outros 300 índios da etnia “mbyá” estão acampados na praça Uruguaia, também em Assunção. Estes últimos, no entanto, não permitiram a remoção de suas mulheres e crianças.

“Os indígenas da praça Uruguaia se negaram a permitir que suas crianças sejam levadas ao albergue porque asseguram que se são tirados desse espaço público suas reivindicações perderão forças”, declarou a vereadora Mirian Ferreira. As reivindicações de que fala a vereadora dizem respeito às terras exigidas pelos nativos.

Marcos Maqueda, da Direção de Meteorologia do Paraguai, afirmou que as temperaturas devem permanecer baixas nos próximos dias, devendo ocorrer na quinta-feira (12) a temperatura mais baixa da semana: 4ºC em Assunção.

Para a Tríplice Fronteira, a situação não é muito diferente. A mínima prevista para esta quarta-feira (11) é de 5ºC, devendo a mínima da quinta-feira (12) permanecer nesta faixa. A partir da sexta-feira (13) as temperaturas mínimas sobem, mas há probabilidades de chuvas.

Dólar tende a cair e BC não pode fazer muito

0

2007-07-11 12:46:37

O fluxo de ingresso da moeda estrangeira pesou mais e o dólar voltou a ser negociado abaixo de R$ 1,90, se descolando do pessimismo que atingiu as bolsas de valores, novamente por preocupações quanto aos problemas relacionados ao mercado imobiliário americano. Também houve uma reação à antecipação de resultados de grandes empresas piores que os esperados. Na verdade, foi mais do mesmo, com a diferença apenas pelo descolamento do câmbio. Mas que não pode nem ser considerado como um movimento atípico. Afinal, as condições domésticas ainda são propícias a uma queda maior do dólar. Se tem muito dinheiro entrando no País, assegurando uma oferta muito superior à demanda, a tendência é de manutenção da tendência baixista. E isso mesmo com as atuações do Banco Central.

O que se percebe é que, a não ser que haja contaminação dos movimentos de maior pessimismo e estresse do mercado, o dólar tende a cair e o Banco Central não pode fazer muito. As atuações do BC apenas seguram um pouco a queda. O melhor momento para intervenções já passou. Hoje a margem de manobra é mais limitado. Tanto das atuações diretas como indiretas, através de um corte mais acentuado dos juros, como ainda cobram empresários ligados à área exportadora e os mais prejudicados pelo câmbio. Um corte maior da taxa básica sairia do padrão de atuação do Banco Central, o que certamente teria impacto negativo no próprio mercado, na formação de expectativas e até de preços.

O maior problema da queda do dólar é a perda de competitividade do produto brasileiro aqui e no exterior. Mas dadas as dimensões do chamado custo Brasil e todos os fatores relacionados, ainda há espaço para reduzir essa perda, independentemente do câmbio. Vale lembrar alguns desses fatores: carga tributária, encargos trabalhistas, burocracia, dificuldade de acesso das empresas a recursos mais baratos.

Embora a tendência de baixa do dólar ainda persista, o espaço para queda não parece muito maior, pelo menos no médio prazo. A conjuntura internacional já não é tão favorável como alguns meses atrás. Há dúvidas maiores quanto ao andamento da economia mundial, especialmente em relação aos Estados Unidos. Preocupações com inflação e juros nas diversas economias. Menor aposta na continuidade do comportamento muito positivo registrado pelas bolsas nos últimos anos. O Brasil, pelas condições da economia local, deve manter um bom fluxo de ingresso da moeda estrangeira. Mas, independentemente disso, o quadro de maior incerteza tende a frear a queda das cotações.