10.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 10867

Eldorado:Decretada intervenção na Prefeitura

0

2007-07-12 15:43:37

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decretou nesta quarta-feira (11 de julho) intervenção estadual nos municípios de Eldorado e Caracol, pelo não pagamento de precatórios.

Segundo a assessoria do TJ/MS, dois processos em relação à administração de Eldorado, ambos requeridos por Paulo Antônio de Souza, requisitavam o pagamento de precatórios de ordem alimentar – oriundos de ações de cobrança que totalizaram R$ 16.689,81, e que tramitavam no tribunal desde março deste ano.

Sobre a gestão de Caracol, o pagamento era reivindicado por Kleber Loureiro Medeiros, totalizando R$ 47.705,93, valor extraído do pedido de execução.

Os relatores ( os desembargadores Claudionor Abss Duarte e João Maria Lós) julgaram os pedidos procedentes, com o parecer da Procuradoria-geral de Justiça, considerando ser obrigatória a inclusão dos valores devidos nos orçamentos municipais, o que não ocorreu. Ao submeter os temas à corte do TJ, os demais desembargadores votaram por unanimidade pela intervenção estadual em Eldorado e Caracol.

Mundo Novo:DOF apreende veículo com 9 quilos de maconha

0

2007-07-12 14:40:37

Marcel Geraldo Gramkow, de 23 anos, foi detido ontem por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) por volta das 19h, durante uma fiscalização de rotina no Posto Fiscal Ilha Grande, próximo ao município de Mundo Novo.
Segundo informações da polícia, Marcel conduzia o veículo Gol, placa MBB-1545, de Taio (SC), acompanhado da esposa dele L. M. R., de 20 anos e demonstrou muito nervosismo ao ser abordado pelos policias.

Ao fiscalizar o veículo, a polícia encontrou 20 tabletes de maconha, que totalizaram 9,1 quilos da droga, 100 gramas de pasta base de cocaína e duas caixas de munição calibre 22, totalizando 100 cartuchos intactos, que estavam escondidos nas laterais do veículo.

Em depoimento, Marcel afirmou que comprou as drogas e as munições no município de Mundo Novo, de um homem conhecido como Marcos de Tal por R$ 800 e tinha intenção de revender na cidade de Taio, Santa Catarina. Marcel, o veículo, as drogas e as munições foram encaminhados à Delegacia de Policia Civil de Mundo Novo.
 

Aposentados terão crédito com juros baixos para viajar

0

2007-07-12 14:08:37

Aposentados e pensionistas do INSS terão linha de crédito com juros abaixo de 1% ao mês para viajar. A linha, com aporte de R$ 50 milhões, foi aprovada pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador). O crédito será consignado, ou seja, com desconto em folha. Com o riso de inadimplência baixo, o juros é bem menor que as taxas mais usadas no mercado.

O programa Viaja Mais Brasil Melhor Idade será lançado em agosto. Com a decisão, o consumidor poderá conhecer roteiros turísticos do Brasil pagando em torno de R$ 60,00 mensais, descontados em folha em até 12 vezes, com juros abaixo de 1%. Além do benefício aos aposentados, o que o governo espera é movimentar o trade turístico, gerando e renda.

Também foi aprovao no Codefat a inclusão do setor turístico no Giro Setorial, linha de crédito especial do FAT concedida para apoiar empresas do setor exportador. O Giro Setorial proporciona às empresas uma alternativa de acesso a capital de giro, com prazo de 24 meses e taxas de até 9,22% ao ano (TJLP + 2,8%)

Temperaturas começam a reagir e umidade do ar cai

0

2007-07-12 13:48:37

As temperaturas já estão aumentando, gradativamente, após a entrada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul, a partir de terça-feira. Não se confirmou o dia mais frio do ano, que poderia ser hoje e os termômetros marcavam 18ºC às 10h40, conforme informações do meteorologista Natálio Abraão.

A temperatura mínima, de 4,7ºC foi registrada em Ponta Porã, onde ontem a máxima não passou de 6,2ºC. As informações indicam que houve geada leve entre Tacuru, Paranhos e Sete Quedas, mas o frio não teve o rigor previsto. Antes a previsão era que geasse em oito cidades do extremo Sul.

De ontem para hoje a temperatura mínima registrada em Campo Grande foi de 7,4ºC, por volta de 6 horas. A máxima não deve passar dos 24ºC. A umidade está caindo gradativamente e tende a chegar a 45% de tarde. Há 45 dias não chove em Campo Grande e baixa umidade vinha motivando alertas até a entrada da frente fria, que melhorou a qualidade do ar.

Porém, não há previsão de chuvas na Capital para os próximos dias. Podem ocorrer chuvas isoladas entre Miranda e Aquidauana amanhã.

Criança de 3 anos é atacada por cão da raça pit bull

0

2007-07-12 13:23:37

Uma criança de apenas três anos de idade foi ataca nesta manhã por um cão da raça pit bull na Rua Goiatuba, nº 889, no bairro Roselândia, em Campo Grande. Ela foi socorrida pela mãe, mas o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado.

Esse é o segundo ataque de cães da raça pit bull nesta semana registrado em Campo Grande. Por enquanto ainda não há mais informações sobre o estado de saúde da criança, mas os bombeiros acompanham o caso.

A última vítima foi o idoso Carlos Soria Fernandes, 90 anos, que foi derrubado pelo cachorro e atingido com mordidas no braço e no peito quando passava pela Avenida Albert Sabin, 478, na Vila Taveirópolis, na Capital, na última segunda-feira. Segundo a Polícia Civil, uma mulher que acompanhava o idoso e a dona do cão conseguiram tirar o cachorro de cima do idoso.

O cachorro estava amarrado a um botijão de gás, mas acabou se soltando e atacando o idoso que passava pela rua. A Polícia Militar foi acionada e deteve a dona do cão para prestar esclarecimentos.

O cachorro foi encaminhado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) onde fica em observação por cerca de dez dias. A Lei do Cão, regulamentada dia 19 de março deste ano pelo Decreto nº 9.882, estabelece que todos os cães e gatos do município de Campo Grande tenham uma espécie de carteira de identidade, sendo registrados no CCZ.

Ainda pela Lei do Cão, todo animal que for capturado solto em via pública e for comprovato não ter sido registrado, mas for reconhecido pelo seu proprietário, só poderá ser resgatado e liberado mediante o pagamento da taxa de apreensão e da apresentação do registro do animal. Quem não registrar seu animal estará sujeito a multa, cujo valor poderá ser até dez vezes o valor das taxas e preços públicos devidos.

O objetivo da lei era conter o número de casos de ataques de animais e, por isso mesmo, determina regras de passeio com utilização de guias com enforcador e coleiras para animais de pequeno, médio e grande porte. A Lei do Cão prevê multas de 100 a 1000 UFIRs, dependendo da gravidade da agressão, podendo dobrar em caso de reincidência.

Fronteira registra a menor máxima em 30 anos

0

2007-07-12 12:11:37

 Ponta Porã registrou a menor temperatura em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira, dia 11. Os termômetros marcaram 6,5ºC, a menor temperatura máxima na cidade desde 1975, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em 1975 foram registrados 5,5ºC em julho de 1975.

As temperaturas em todo o Estado devem continuar baixas nesta quinta-feira, dia 12. Segundo o Inmet, a previsão a menor marca será na região sul, com mínimas de 3ºC e máximas de 17ºC.

Em Campo Grande, os termômetros devem registrar entre 23ºC e 8ºC. A região do Pantanal deve registrar mínima de 7ºC e máxima de 25ºC.

Governo e produtores rurais renegociam dívida

0

2007-07-12 11:04:37

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anunciou nesta quarta-feira o acordo de renegociação de dívidas de curto prazo (desde maio) do setor agrícola –cerca de R$ 6,5 bilhões– e de abertura de crédito para os produtores rurais nos bancos oficiais, para financiamento da safra de verão 2007/2008. Segundo o ministro, com essa renegociação "o governo criou as condições para que os agricultores possam plantar a próxima safra e possam ter renda". Uma segunda etapa, informou, será discutir a partir de agosto uma estruturação definitiva da dívida do setor, que vem, em grande parte, do início da década de 1990. O secretário de Política Agrícola do ministério, Edilson Guimarães, estimou em cerca de R$ 131 bilhões o total dessa dívida.


O acordo de renegociação das dívidas envolveu ainda as Comissões de Agricultura do Senado e da Câmara, o Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, representantes da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil), e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). O que ficou acertado será submetido ao Congresso Nacional, para voto, e ao CMN (Conselho Monetário Nacional), para a tomada de resoluções.


Conforme a negociação, no que se refere ao custeio, as parcelas oriundas de prorrogações de safras anteriores, vencidas ou a vencer em 2007, serão prorrogadas para um ano depois do vencimento da última parcela. Por exemplo, se o produtor rural tem uma dívida a ser paga em cinco anos, 70% ou 80% do total (a depender do caso) somente serão pagos no sexto ano a partir de agora.


Com isso, explicou o ministro, serão beneficiados os agricultores incluídos nos programas Moderfrota, Prodecoop e Finame Agrícola Especial, que respondem por R$ 3 bilhões das dívidas renegociadas. Os devedores terão o seguinte tratamento: pagamento mínimo de 30% da parcela vencida ou a vencer em 2007 e prorrogação dos restantes 70% para um ano após o final do contrato. Quem fizer o pagamento total dessa parcela terá direito a um bônus de 15% sobre o valor integral da parcela. Poderão prorrogar os produtores que tiverem sua renda principal com algodão, arroz, milho, trigo e soja.


Stephanes afirmou, no entanto, que "eventualmente se produtores de outras culturas, além das especificamente citadas, tiverem problemas, os bancos podem e têm autorização para negociar caso a caso". Nos casos dos programas Moderagro, Moderinfra, Prodefruta, Prodeagro e Propflora, Pronaf e Proger Investimento, o pagamento mínimo será de 20%, ficando os 80% restantes para um ano depois do fim do contrato, e quem pagar o todo ou parte da parcela de 2007 receberá um bônus de 5% sobre o valor total da parcela.


Serão também concedidos às operações lastreadas com recursos dos fundos constitucionais (os Fundos de Financiamento do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste) recursos de exigibilidade dos depósitos à vista e da poupança rural.


Nota do ministério informa que o governo atendeu a reivindicação de parlamentares da região Nordeste e prorrogou o prazo de adesão dos produtores rurais até o dia 28 de setembro, com formalização até 31 de dezembro deste ano.

Mundo Novo: DOF apreende pneus contrabandeados

0

2007-07-12 10:48:37

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira-DOF, na data de 10/07/07, por volta das 13h10min, durante bloqueio policial em uma estrada vicinal, na Região de Mundo Novo/MS, abordaram para fiscalização o veiculo Ford F-1000, placas AFI-0879, que estava sendo conduzido por HELENO GOMES DE BRITO, 46 anos, motorista, residente no Município de Cascavel/PR. Ao efetuarem buscas na carroceria da camionete, os policiais localizaram 18 (dezoito) pneus usados de caminhão, todos adquiridos no Paraguai, sem nenhuma documentação que comprovasse sua regular importação, e seriam comercializados em Casacavel/PR. Diante dos fatos, os pneus foram apreendidos e encaminhados até a Receita Federal de Mundo Novo/MS, para as providências cabíveis.

Defensoria da União vai atuar em processo contra índios

0

2007-07-12 10:28:37

A Defensoria Pública da União designou um defensor para atuar no caso dos índios acusados de matar dois policiais civis e tentar assassinar outro em abril de 2006 em Dourados. A assistência foi solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), segundo o defensor Antônio Ezequiel, que esteve nesta quarta-feira, dia 11 em Dourados onde tramita o processo.

O defensor protocolou na semana passada a Justiça Federal em Dourados pedido para ter acesso aos autos, já que o processo corre em segredo de Justiça. Como não houve resposta positiva, ou negativa, o promotor entrou com recurso no TRF (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) para conhecer o processo. A expectativa é que a resposta saia ainda esta semana.

No total, nove índios, todos guarani-caiuá estão presos pelas mortes dos policiais civis Rodrigo Lorenzatto e Ronilson Bartier e na tentativa de homicídio contra o também policial Emerson Gadani em uma área próxima a Panambi. Os três policiais foram a um acampamento indígena à procura de Wilson Rodrigues da Silva, apontado como suspeito do assassinato do pastor evangélico Sinforiano Ramires dias antes na zona sul de Dourados. Na área, os índios teriam assassinado as vítimas a tiros, facadas e pauladas, como informou a polícia na época.

Estão presos os indígenas Walmir Junior Savala, Lindomar Brites de Oliveira, Márcio da Silva Lins, Paulino Lopes, Ezequiel Valensuela, Jair Aquino Fernandes, Hermínio Romero e o cacique Carlito Oliveira Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa, em Dourados. Sandra Arevalo Savala está presa no presídio feminino de Rio Brilhante.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a ação penal que tramitava na Justiça estadual por entender que o crime aconteceu em área de disputa pela terra e, por isso, o caso deveria ser conduzido pela esfera federal.

Lançamento de foguete brasileiro será amanhã

0

2007-07-12 09:30:37

A Agência Espacial Brasileira (AEB) decidiu nesta quarta-feira (11) atrasar novamente o lançamento de um foguete que representará a reativação de seu programa espacial, suspenso após o grave acidente que em 2003 causou a morte de 21 técnicos na base de Alcântara.

O lançamento, inicialmente previsto para terça-feira, já tinha sido atrasado 24 horas por "motivos de segurança". Agora se espera que o lançamento possa ser realizado amanhã, sexta-feira (13).

O novo adiamento, segundo membros da Aeronáutica, foi motivado pela chuva que está caindo hoje sobre o Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão (nordeste).

O diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço da AEB, o coronel Olympio Achilles de Faria Mello, disse a jornalistas que estas demoras "são normais em qualquer país".

O foguete, batizado de VSB-30, mede 12 metros, pesa duas toneladas e meia, conta com um pequeno corpo destinado a nove experimentos científicos e dois propulsores, que se desprenderão durante o lançamento e enviarão a cápsula principal a uma altitude de 285 quilômetros.

De virada, Espanha vence e elimina o Brasil no Sub-20

0

2007-07-12 09:01:37

A seleção brasileira sub-20 foi derrotada de virada pela Espanha por 4 a 2 na prorrogação do jogo disputado durante a madrugada desta quinta-feira em Toronto, Canadá. No tempo normal, a partida terminou empatada em 2 a 2.


Mesmo abrindo 2 a 0, a seleção brasileira não conseguiu segurar a vantagem por mais de um minuto. Leandro Lima marcou aos 39 minutos do primeiro tempo, completando cruzamento de Amaral com um belo voleio. Três minutos depois foi a vez de Alexandre Pato, de cabeça, marcar. Mas Pique diminuiu para a Espanha ainda aos 42.


Durante quase todo o segundo tempo, o Brasil manteve a vantagem e parecia estar com a vaga nas mãos. Mas García empatou numa cobrança de falta, aos 38 minutos, aproveitando uma desatenção geral da equipe brasileira. O golerio Cássio armava a barreira e os jogadores estavam de costas, Javi Garcia chutou para o gol e deixou tudo igual no placar.
Depois do empate, o Brasil não conseguiu mais reagir e as duas equipes jogaram os trinta minutos da prorrogação sentindo o cansaço. Mas a Espanha ainda criou boas jogadas e virou o placar. Aos 11 minutos do primeiro tempo, o meia Campel cruzou para Bueno, que não teve dificuldades para finalizar.


No segundo tempo, a seleção brasileira se entregou de vez e ainda sofreu mais um gol. Nos acréscimos, exatamente aos 16 minutos, a bola sobrou para Adrian Lopez que marcou e definiu o placar e o fim da participação brasileira no Mundial.


O resultado marca o fim da pior campanha brasileira na história do Mundial, com três derrotas em quatro jogos, caindo nas oitavas-de-final. Nas quartas-de-final, Espanha joga contra a República Checa, que venceu o Japão por 4 a 3 nos pênaltis.

Amambai:Desbravadores visitam Lar do Idoso e hospital

0

2007-07-12 08:38:37

Vilson Nascimento

O Clube dos Desbravadores de Amambai realizou, no último sábado, 7, visitas ao Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo e ao Hospital Regional de Amambai.

No lar do idoso os membros do clube foram recepcionados pela sócio-fundadora da casa de acolhimento Lourdes Ciarini e funcionários, realizaram cânticos, distribuíram presentes aos idosos e ouviram as palavras de Deus pregadas pelo Pastor Paulo Marcon do Rio Grande do Sul que veio a Amambai para visitar a Igreja Adventista do Sétimo Dia, entidade religiosa a qual o Clube dos Desbravadores faz parte como um departamento. A visita foi encerrada com um lanche dos membros do Clube junto com os idosos atendidos pela entidade.

Hospital- Para a visita aos pacientes do Hospital Regional, tendo em vista o grande número de integrantes, cerca de 50 membros, apenas uma comissão chefiada pelo diretor do clube, o Sargento do Exército Brasileiro Anselmo Cardoso foi designada.

Atividades- No domingo, 8 pela manhã o Clube dos Desbravadores realizou a última reunião regular antes do recesso das férias escolares do meio do ano.
As atividades aconteceram na Escola Estadual Vespasiano Martins, onde o clube se reúne semanalmente e formam marcadas por orações e brincadeiras. O Clube dos Desbravadores de Amambai retomam suas atividades normais após as férias, no dia 5 de agosto, um domingo.

PPS será reestruturado para coibir influência de Resende

0

2007-07-12 08:22:37

O PPS em Mato Grosso do Sul vai passar por uma reestruturação, segundo o presidente nacional da sigla, ex-senador Roberto Freire. O motivo da mudança é acabar com a influência do deputado federal Geraldo Resende – que deixou o PPS e vai para o PMDB – evitando que ele tenha apoio do partido nas eleições municipais em Dourados.

“Nós vamos ter que reestruturar o partido. Vamos conversar com os companheiros que sustentam o PPS para saber como vamos reestruturar. O partido sofre evidentemente uma perda. O deputado federal que nós tínhamos era a principal liderança na sociedade. O partido sofre uma defecção que me causa problema”, lamentou Freire, em entrevista ao Programa Tribuna Livre, da Capital FM.

Freire explicou que aqueles que saírem do partido não merecem o apoio da sigla nas próximas eleições. Demonstrando bastante indignação, ele disse que deixar o PPS, que faz oposição ao governo Lula, para filiar-se ao PMDB é um “desrespeito, não só ao partido, aos companheiros, mas a população”. “Quem saiu saia!”, completou, dizendo ainda que o PMDB nacional virou um “balcão de negócios”.



PPS vai pedir cassação de Resende à Câmara e ao STF

0

2007-07-12 08:18:37

O PPS vai pedir a Câmara dos Deputados e ao STF (Supremo Tribunal Federal) a cassação do mandato do deputado federal Geraldo Resende – que trocou o PPS pelo PMDB – por infidelidade partidária. A informação é do presidente nacional da sigla, ex-senador Roberto Freire. Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Capital FM, Freire demonstrou indignação com a troca partidária, chamou a atitude de desrespeito e ameaçou Resende.

“Vou solicitar a Câmara dos deputados que ele devolva o mandato. Vamos ao Supremo Tribunal para que ele devolva o mandato e assuma o suplente. Pode ser para qualquer partido da coligação, mas não pode ficar com esse que desrespeitou a fidelidade partidária”, afirmou. “Já que não se faz reforma política no Congresso, que se faça no STF”, completou.



Japorã:Juiz suspende processo de cassação do prefeito

0

2007-07-12 08:18:37

O juiz Alexandre Ito concedeu liminar ao prefeito de Japorã, Rubão Freire Marinho (PT), suspendendo processo de cassação aberto pela Câmara Municipal para apurar denúncia de fraude em licitação e compra de veículo. O magistrado acatou a argumentação de que houve pré-julgamento da denúncia por parte do presidente e do relator da Comissão Processante da Casa de Leis que usaram um eleitor para fazer a apresentação e não ferir o artigo 5º do Decreto-Lei 201/67, que trata sobre o principio da imparcialidade dos membros da comissão.

Na decisão, o juiz diz que, antes da denúncia ser feita pelo eleitor Vitor Cunha Rosa no dia 18 de abril de 2007, o vereador Paulo César Franjotti, que posteriormente seria escolhido como presidente da Comissão Processante, discursou em sessão realizada dois dias antes sobre os mesmos fatos. “Logo, há indícios suficientes para a compreensão que a denúncia foi oferecida por eleitor apenas para não causar o impedimento previsto no inciso I do artigo 5º supracitado”, disse.

Ainda segundo Alexandre Ito, na mesma sessão, antes da abertura do processo de cassação, o vereador Paulo César Franjotti demonstrou sua parcialidade e "pré-julgamento" ao cumprimentar o vice-prefeito Célio Evaristo como futuro prefeito que irá assumir o cargo em poucos dias. “Em sessão do dia 21 de maio, durante a tramitação do processo, o presidente da Comissão novamente antecipou sua posição ao dizer que vice-prefeito assumiria o cargo em 60 dias", relatou.

Nesse contexto, o juiz entendeu que o processo de cassação tem de ser suspenso, pois os três vereadores que compõem a Comissão Processante não poderiam compô-la em razão do impedimento, já que, antes mesmo da denúncia, manifestaram conhecimento dos fatos. “Eles anteciparam a abertura do processo para cassação e, pior, o resultado que seria a cassação”, traz a decisão de Alexandre Ito.

Audiências debatem usinas em Caarapó e Maracaju

0

2007-07-12 07:47:37

Duas audiências públicas estão programadas este mês para discutir projetos de bioenergi a e produção de biodiesel, em Caarapó e para apresentação de relatório de impacto ambiental da Usina Brilhante Energia Açúcar e Álcool Ltda, em Maracaju.

Em Caarapó será dia 19 de julho Às 19 horas na Câmara Municipal. Já em Maracaju será dia 26, às 19 horas, no auditório do Centro Cultural Professor Chiquinho, localizado na Avenida Mário Corrêa, no centro.

Ambos os empreendimentos estão em fase de licenciamento ambiental e as audiências públicas obedecem determinação do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).


Amambai:Comarca terá sete júris em julho e agosto

0

2007-07-12 07:26:37

Vilson Nascimento

A Comarca de Amambai que também abrange o município de Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai, deverá ter sede julgamentos, cinco por homicídio e dois por tentativa de homicídio entre os meses de julho e agosto.
Na pauta extraordinária de julho estão previstos cinco julgamentos.

A abertura será no dia 13, quando deverá sentar no banco dos réus Carlos Barbosa Rocha, no dia 16 será a vez de ser submetido a júri popular Cláudio Franco Lopes e no dia 18 Asturio Rossati, todos acusados de cometer homicídio. Nicanor Vilhalba, acusado de tentar matar Izaías Antunes da Silva será julgado no dia 20 de julho e Jacinto Lopes de Oliveira será submetido a júri popular pela tentativa de assassinato contra Anderson Maycol de Souza Lagassi no dia 25 de julho.

Eurico Mariano está na pauta de agosto

Na pauta de júris para o mês de agosto na Comarca de Amambai dois júris que foram adiados em datas anteriores, o do ex-prefeito de Coronel Sapucaia Eurico Mariano, acusado de envolvimento na morte ro radialista Samuel Roman, que já foi adiado por duas vezes e está marcado para acontecer no dia 10 e ouro julgamento também adiado de data anterior, Mariozan Rodrigues Assunção será julgado pelo assassinato de Julio César de Carvalho.

Todas as sessões estão marcadas para iniciar às 8h da manhã no prédio do Tribunal do Júri anexo ao Fórum em Amambai e poderão ser acompanhadas pela sociedade em geral.



Caarapó:Prefeito vistoria obras de pavimentação asfáltica

0

2007-07-12 07:12:37

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), vistoriou na tarde da última terça-feira as três frentes de pavimentação asfáltica que estão sendo implantadas na cidade. Acompanhado do secretário de Obras, Roberto Maitan, ele iniciou a visita pela Vila Jary, onde está sendo construído meio-fio nas ruas que acabam de ser pavimentadas.

Mateus Palma de Farias acompanhou ainda a execução de serviços nas proximidades do Jardim Capilé, onde outra frente de asfalto está sendo implantada. No local, as obras estão em fase final de execução.

A terceira frente de asfalto beneficia as ruas Manoel Ferreira de Araújo e XV de Novembro, no centro da cidade. Nesse local, as obras devem ser concluídas dentro de quinze dias.

As obras de pavimentação asfáltica atualmente em execução somam 19.195,97 m² e estão sendo implantadas com recursos próprios do município (R$ 104 mil) – e do Ministério das Cidades, por ação do ex-deputado federal João Grandão (PT) – R$ 100 mil – e dos atuais deputados federais Antônio Cruz (PP) – R$ 156 mil – e Geraldo Resende (PPS) – R$ 100 mil. 

Na semana passada, o prefeito Mateus Palma de Farias viajou a Brasília, onde se reuniu com parlamentares do Estado no Congresso Nacional, com quem discutiu a alocação de recursos para obras e serviços em diversos setores da administração municipal. Farias retornou confiante da Capital federal e afirmou que confia na ação dos parlamentares sul-mato-grossenses em favor do Município de Caarapó junto aos órgãos federais. “Os deputados federais e os senadores de Mato Grosso do Sul têm sido nossos parceiros na liberação dos recursos que resultam na implantação das obras que a nossa população reivindica”, observou o prefeito.

Caarapó:Câmara entrou em recesso com saldo positivo

0

2007-07-12 06:46:37

A Câmara Municipal de Caarapó, presidida pelo vereador Aparecido dos Santos (PR), entra a partir de ontem, quarta-feira, em recesso retornando no próximo dia 24.

Conforme o presidente, o resultado dos trabalhos legislativos foi altamente positivo neste período, onde foram apresentadas pelos vereadores mais de 300 indicações, destinadas ao prefeito, deputados estaduais e federais, senadores e outros, mais de 40 requerimentos, além de 28 moções de pesar e 03 moções de congratulações, tramitou ainda por esta Casa de Leis 27 projetos, dos quais 21 foram votados e aprovados, projetos estes de suma importância para o desenvolvimento do município.

 Ressalta ainda Cido Santos que, “os trabalhos dos vereadores não se limitaram somente na Câmara Municipal, já que os mesmos estão constantemente em contato com autoridades e parlamentares de outras esferas para em conjunto buscar melhores condições e soluções aos diversos problemas que surgem no dia a dia do município”.

Segundo Cido Santos, as mudanças por que vem passando Caarapó tem feito com que o trabalho legislativo tenha ganhado um destaque especial, tendo em vista que a Câmara só é boa e tem seus trabalhos reconhecidos quando o Executivo é bom, e conseqüentemente preste um trabalho voltado para o desenvolvimento municipal atendendo as indicações e pedidos dos mesmos.

De certa forma felizmente, esta casa tem encontrado na atual administração o respaldo e a parceria necessária para o bom andamento dos trabalhos quanto à execução dos pedidos feitos pelos vereadores, demonstrando assim que o Executivo, dentro das limitações existentes, está procurando atender as indicações que lhes são enviadas pelos nobres edis, dando-nos a certeza de que o nosso dever fôra comprido neste primeiro semestre.

Enfim, como era esperado por nós, este período proporcionou resultados inéditos e que tem surpreendido diversos segmentos da sociedade, como, por exemplo, a contínua devolução de parte do duodécimo, que nos é repassado mensalmente pela Prefeitura, e que nós através de um trabalho de revisão de custos, corte de despesas estamos conseguindo devolve-los mensalmente aos cofres públicos, cumprindo assim com o compromisso assumido.

Portanto, tenho aqui que manifestar meus agradecimentos aos vereadores, e aos funcionários que deram a esta Casa, as condições de termos desenvolvido um trabalho a contento e de encontro com os anseios da população caarapoense, finalizou Cido.


Argentina vence o México e enfrenta o Brasil na final

0

2007-07-12 06:45:37

A Argentina derrotou o México, por 3 a 0, nesta quarta-feira, e garantiu a vaga na final da Copa América da Venezuela. O título da competição será decidido contra a Seleção Brasileira, no domingo.

Segundo o portal Terra, Heinze, Messi e Riquelme, em cobrança de pênalti marcou o terceiro para os argentinos e deu números finais a partida.