23.3 C
Amambai
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 10830

Iguatemi:Lídio entrega veículo para o serviço social

0

2007-08-02 13:26:37

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), entregou ao serviço social do município um novo veículo que será utilizado no acompanhamento de famílias que são atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

A entrega foi feita ontem à gerente de Assistência Social de Iguatemi, Amida Essy dos Santos. Segundo ela, o novo carro vai agilizar o atendimento garantindo melhorias para os usuários dos programas sociais.

O veículo adquirido pela prefeitura custou R$ 22,8 mil e foi adquirido com recursos do município e do programa Bolsa Família (IGDBF), do governo federal, que atende novecentas e doze famílias beneficiadas em Iguatemi.

O prefeito Lídio Ledesma comentou, ao entregar o veículo, que o município deu um salto muito grande no atendimento social, apesar da demanda. “O atendimento social é um trabalho digno de elogios, porque é uma ação que beneficia diretamente a família atingida, num momento em que ela se encontra em maior necessidade, ou mesmo vulnerável a fatores de risco como a miséria, por exemplo”, afirmou.

O CRAS de Iguatemi disponibiliza atendimento de psicólogos, assistentes sociais e monitores de atividades para todas as famílias cadastradas em programas como Bolsa Família, PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), Conviver (Melhor Idade), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), dentre outros. O município possui uma sede para o CRAS, atualmente funcionando no centro de múltiplo uso, mas pretende construir uma nova, uma vez que a atual já se encontra saturada de atividades.

Na atual sede acontecem todos os cursos que o município proporciona, além das atividades dos integrantes do Centro de Convivências Lírios do Vale, do programa Conviver para a melhor idade.

Caarapó:Prefeitura apóia pequenos produtores

0

2007-08-02 12:25:37

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caarapó divulgou ontem o resumo dos trabalhos realizados no município, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, no primeiro semestre de 2007. As ações atenderam aproximadamente 70 produtores com serviços de silagem, feno, grade, plantio, globo e curva de nível, entre outros.

Vários serviços foram executados com equipamentos da patrulha mecanizada, composta por três tratores, um conjunto de lâmina, três grades aradoras, um terraceador de 20 discos, uma niveladora de 36 discos, um arado de 5 discos, duas ensiladeiras, uma plataforma para capim, duas carretas agrícolas de 4 rodas, uma enfardadeira, um ceifador, uma plantadeira de 8 linhas, uma calcareadeira e um vincão.

De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o preparo de terras para pequenos produtores somou 350 hectares, além de silagem de 550 toneladas e 7,5 mil fardos de feno.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Nakayama, o custo da utilização das máquinas é subsidiado aos produtores associados, e os recursos são administrados pelo CMDR. “Esse trabalho é fruto de parceria com prefeitura municipal, que auxilia na correta manutenção das máquinas, valorizando a parceria”, observa.

“O volume de serviços executados no primeiro semestre é expressivo, mas no segundo semestre a expectativa é de aumento no número de atendimentos em função do plantio da próxima safra e verão, onde a área a ser preparada e plantada é maior que a área da safrinha”, explicou o secretário.

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), o apoio ao pequeno produtor é de extrema importância para o crescimento da economia do município. “Com essa ação, os produtores se sentem motivados pela prática da agricultura cujos resultados refletem direto na renda líquida da família, como também colaboram para o desenvolvimento da região”, declarou.

Governo prioriza Orçamento e Código Ambiental na AL

0

2007-08-02 11:25:37

O Orçamento Geral do Estado para 2008 e o Código do Meio Ambiente deverão dominar os debates na Assembléia Legislativa no segundo semestre. Segundo o líder do governo, deputado Youssif Domingos (PMDB), até o dia 30 de outubro deve ser encaminhada a proposta orçamentária do ano que vem. No mês que vem o governo envia o Código Estadual do Meio Ambiente.

Segundo Youssif Domingos, a expectativa é de que continue a mesma rapidez nas análises das matérias e a qualidade nas discussões. “No primeiro semestre tivemos muito trabalho e consolidamos o relacionamento de diálogo entre o Parlamento e o Executivo, tendo como resultado positivo a aprovação de leis de interesse público”, destaca.

O Código Estadual do Meio Ambiente será a matriz de toda legislação que envolve os recursos naturais do Estado, visando a proteção e conservação da fauna e da flora de Mato Grosso do Sul. “Vamos garantir a proteção dos ecossistemas e o uso racional dos recursos ambientais, adequando a atual realidade jurídica-ambiental do Estado”.

“Sistematizaremos numa única legislação temas como a proteção da flora, da fauna, do solo, do ar, das penalidades por infrações ambientais, dentre outras matérias. Temos a certeza de que se trata de um avanço na história da luta ecológica. O Código Estadual do Meio Ambiente será um dos mais completos e avançados do País, visando a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população”, diz o líder do governo.

Naviraí:Parque de Exposições será ampliado

0

2007-08-02 10:29:37

A gerência de obras da Prefeitura de Naviraí já tem pronto o projeto arquitetônico de restauração e ampliação do Parque de Exposições 11 de novembro. O desenho foi apresentado na segunda-feira, em uma reunião com representantes das entidades que realizam a festa.

Por decisão do prefeito Zelmo de Brida (PR), depois de consulta feita aos setores envolvidos na festa, a Exponavi foi transferida para o inicio de 2008. Com a mudança há expectativa de tornar a feira mais rentável sob o aspecto comercial.

Até o ano passado a exposição de Naviraí era realizada no inicio de novembro, próximo ao dia 11, data do aniversário da cidade. Zelmo sugeriu a mudança porque no período de final de ano as compras e vendas estão suspensas para o setor do agro-negócio, sendo deste mercado o maior volume de comercialização neste tipo de evento. A idéia foi prontamente aprovada e a exposição definida para o mês de abril. Como contra partida a prefeitura prometeu elaborar um projeto para a restauração da estrutura atual e ampliação do espaço destinado a feira agropecuária e industrial.

No encontro com representantes do Sindicato Rural, Gerências de Agricultura, Desenvolvimento e Núcleo de Cultura, o arquiteto Rodrigo Zanim, da gerência de obras esclareceu as mudanças que serão introduzidas no local. De acordo com a planta estão previstas modificações em quase todo o parque, entre as principais, mudança de toda a parte de frente com construção de pista para embarque e desembarque de ônibus, novos estacionamentos e uma nova fachada para o local. Na local de rodeios deverá ser construída uma arena fixa, dotada de breat, e estrutura para contenção de animais além de vestiários com banheiros para os peões. Na parte superior das arquibancadas serão construídos os camarotes.

A prefeitura já vem tomando providências para desapropriação de área de três alqueires ao lado do parque para ampliação do mesmo. No local segundo o vice-prefeito Ronaldo Botelho (PMDB) deverá ser construída uma praça de alimentação, área especifica para exposição de maquinários e espaço para shows. A prefeitura vai agora e busca de recursos para concluir o projeto que, conforme o gerente de obras Roberto Marques, começa a ser implantado no ainda mês de agosto

Caarapó:Professor Benedito poder ser candidato

0

2007-08-02 09:49:37

Vilson Nascimento

O professor Benedito Cardoso (67 anos), que desde 1962 trabalha no setor de educação em Caarapó, deverá ser candidato a vereador pelo Partido da República (PR), nas eleições municipais de 2008.

O anuncio foi feito pelo próprio professor, cuja história pessoal se confunde com a história da educação no município em Caarapó. Benedito Cardoso que há 24 anos é diretor de uma escola estadual em Caarapó, nunca participou diretamente da vida política local ocupando cargo público, mas sempre militou nos bastidores.

Filiado ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), Benedito Cardoso, que é casado com dona Maria Nelza dos Santos Cardoso de 62 anos e tem dois filhos, Josmar Cardoso de 21 anos e Josmair Cardoso de 39, hoje vereador na cidade de Amambai pelo PR, deixou o PMDB em 2004 para se filiar ao PR e apoiar a candidatura do hoje prefeito de Caarapó, o empresário Mateus Palma de Farias.

“Já dei minha contribuição de longos anos dedicados à educação de nosso município. Agora pretendo continuar contribuindo e lutando pelo nosso povo em outra área, na política”, disse Benedito Cardoso.





Governo reafirma meta de privatizar a BR-163

0

2007-08-02 09:35:37

O governador André Puccinelli disse nesta quarta-feira, em entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena, que na articulação com o governo federal, vai se concentrar em seis grandes projetos de infra-estrutura viária e logística.

Puccinelli disse que conversou com o presidente Lula sobre os projetos e está articulando em todas esferas, tanto políticas quanto administrativas, para viabilizar as obras que considera prioritárias ao desenvolvimento do Estado.

Segundo André Puccinelli, as obras reivindicadas ao governo Lula são: poliduto; linhas de alta tensão; estadualização da BR-163; federalização da MS-040; implantação de terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Campo Grande; e construção de ramal ferroviário.

O poliduto, segundo o governador, tornaria Mato Grosso do Sul um dos maiores exportadores de álcool combustível e asseguraria ao Estado condições de importar diesel e gasolina com menor custo de transporte. O álcool seria levado aos portos de Paranaguá (PR) ou Santos (SP), de onde viriam o diesel e gasolina.

Já a ampliação do sistema de transmissão de energia de alta tensão (linhão) dará suporte ao processo de expansão industrial, dentro da política de incentivos do Estado. Além da logística de transportes, os investidores questionam a demanda energética para instalar indústrias no Estado.

Na área de infra-estrutura viária, o governador cita a estadualização da BR-163, que poderá ser duplicada no prazo de 10 anos. A idéia é estabelecer parceria ou privatizar a malha. Segundo o governador, a cobrança de pedágio garante a duplicação entre Mundo Novo, no Sul do Estado, na divisa com o Paraná, até Sonora, ao norte do Estado, na divisa com Mato Grosso. O governador exemplifica que em São Paulo o pedágio custa R$ 5,00 por eixo e é cobrado a cada 50 quilômetros. Para a BR-163, calcula que o pedágio pode ficar em R$ 4,00 por eixo a cada 80 quilômetros.

De outro lado, o Puccinelli conta com a federalização da MS-040, rota alternativa de ligação de Campo Grande com São Paulo. A rodovia segue quase paralela com a BR-262 e BR-267, mas encurta em 100 quilômetros a distância de Campo Grande até a divisa de SP. Com a federalização, a expectativa é quanto a pavimentação. A MS-040 começa na divisa de Brasilândia com Paulicéia (SP), passa por Santa Rita do Pardo e Ribas do Rio Pardo, e termina em Campo Grande.

Ainda no setor de transportes, o governo estabelece como meta a extensão da ferrovia, a partir de Maracaju, aproveitando o ramal de Ponta Porã. A idéia é construir uma variante a partir de Dourados (Itahum), passando por Cascavel e Curitiba, até o Porto de Paranaguá.

Segundo o governador, a intermodalidade é outra meta fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico. A idéia é ampliar o Aeroporto de Campo Grande e construir ali um terminal de cargas, integrando os modais rodoviário, ferroviário e aéreo. Puccinelli disse que a estruturação dos portos de Murtinho, Corumbá e Bataguassu passan por esse projeto de logística.

Iguatemi:Resfriadores de leite serão entregues sábado

0

2007-08-02 09:10:37

Objetivando fortalecer e fomentar a economia dos pequenos produtores rurais, o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT) e o vice-prefeito e gerente de Desenvolvimento Econômico, Milton Jorge Andrade Moreira (PSB) entregam amanhã a pequenos produtores do município oito resfriadores de leite e duas máquinas copiadoras.

Os equipamentos foram adquiridos através de convênio assinado entre a prefeitura de Iguatemi, R$ 4,3 mil de contrapartida e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que liberou recursos de R$ 138 mil através do PRONAT (Programa Nacional de Desenvolvimento de Territórios Rurais). Como os equipamentos foram adquiridos pelo sistema de pregão presencial, o município economizou R$ 33,16 mil, que serão reprogramados para novas aquisições dentro do mesmo programa.

Os pequenos produtores, dentre eles os dos assentamentos Rancho Loma, Nossa Senhora Auxiliadora e Colorado, além da ASPROR (Associação de Pequenos Produtores Rurais de Iguatemi) serão beneficiados com os resfriadores de leite, todos em inox, num total de oito: sete de 2000 litrose um de 3000 litros, que custaram R$ 104.78 mil. Além disso, foram adquiridas duas copiadoras digitais a laser, que custaram R$ 4,36 mil. Uma já está à disposição dos produtores na agência local da Agraer e a outra será destinada à associação dos pequenos produtores do assentamento Rancho Loma.

O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, disse que a ação é muito importante para os pequenos produtores e destacou o trabalho realizado para que o benefício chegasse ao município, como as ações da gerência de Desenvolvimento Econômico e também do escritório local da Agraer, através do gerente Emerson Moreira Batista, um dos responsáveis pela elaboração dos projetos. Os recursos federais foram conseguidos através do suplente de deputado federal João Grandão, quando o mesmo ainda exercia o mandato.

A cerimônia de entrega dos resfriadores e das copiadoras será realizada neste sábado, 07, no pátio do terminal rodoviário de Iguatemi, às 9h. Deverão estar presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito Lídio Ledesma, o vice, Milton Moreira, João Grandão, o presidente da câmara, Varico de Paula, dentre outras, além de representantes de todas as associações de produtores do município.

Ponta Porã:PRE aprende haxixe e maconha em ônibus

0

2007-08-02 08:49:37

Vilson Nascimento

Uma equipe da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) da base operacional de Ponta Porã, situada na rodovia MS 386, trecho que liga Ponta Porã a Amambai, realizou a apreensão, na manhã dessa quarta-feira (1) de 27 esferas de haxixe e uma certa quantidade de maconha.

A apreensão da droga, que estava em poder de Tiago Fernando Teixeira Alves de 20 anos, morador em Bebedouro no estado de São Paulo, aconteceu por volta das 9h da manhã quando os policiais realizavam vistoria no interior de um ônibus de transporte intermunicipal de passageiros.

O acusado foi encaminhado para o 2º Distrito Policial de Ponta Porã para ser autuado em flagrante por tráfico de drogas.



André sanciona Lei que obriga BO informar sobre DPVAT

0

2007-08-02 08:31:37

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) sancionou Lei que determina inclusão de aviso sobre o seguro obrigatório, o DPVAT, nos boletins de ocorrência lavrados pelas autoridades policiais em decorrência de acidentes de trânsito com vítimas. Conforme a Lei.

A mensagem terá os seguintes dizeres: “Qualquer vítima – ou seu benefi ciário – de acidente envolvendo veículo automotor em via terrestre poderá requerer indenização do seguro obrigatório (DPVAT). Informações: 0800221204 ou www.dpvatseguro.com.br”

Amambai:Veículos se chocam frontalmente em aldeia

0

2007-08-02 08:29:37

Vilson Nascimento

Dois veículos acabaram se chocando frontalmente enquanto trafegavam pelo interior de uma aldeia indígena na tarde dessa quarta-feira (1) em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 13h40 no interior da Aldeia Limão Verde, situada a três quilômetros da cidade e resultou em apenas danos materiais. Segundo a Polícia Militar de Amambai que atendeu a concorrência, um veículo Fiat Uno de cor branca, conduzido por Miguel Estigarribia dos Santos, morador na Vila Santo Antônio em Amambai, se deslocava pelo interior da reserva indígena quando, em uma curva fechada, veio a se chocar frontalmente com uma caminhonete de cor prata, conduzida por Severino Bampi, também morador em Amambai, que se deslocava em sentido contrário. Ninguém se feriu.



Preço da arroba em MS atinge maior valor em 10 meses

0

2007-08-02 08:18:37

A escassez na oferta de animais em decorrência do clima seco fez com que os frigoríficos de Mato Grosso do Sul já ofereçam até R$ 61,00 pelo preço da arroba do boi gordo rastreado, maior valor desde o dia 23 de outubro de 2006. Esse valor é pago pelo Frigorífico Independência, localizado no município de Nova Andradina, onde a arroba do boi rastreado no prazo de 30 dias custa R$ 61,00 e R$ 59,00 à vista, enquanto a da vaca vale R$ 52,00 à vista e R$ 54,00 a prazo.

Há dez meses a arroba do boi gordo rastreado não passa dos R$ 60,00 em Mato Grosso do Sul devido ao registro de febre aftosa no rebanho dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo em outubro de 2005. Desde a semana passada, as principais empresas frigoríficas instaladas em Mato Grosso do Sul já estavam pagando R$ 60,00 pela arroba do boi gordo rastreado, sendo que na segunda quinzena do mês junho a arroba já dava sinais de recuperação.

Na avaliação do presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Júnior, é uma boa notícia, mas o setor não pode ficar eufórico, pois é só uma recuperação de parte dos prejuízos dos últimos anos. “Ainda estamos equilibrando as contas, já que a pecuária no Estado, como no resto do Brasil, passou anos difíceis, nós já vendemos o boi gordo a R$ 60,00 a arroba há dois anos e depois esse valor caiu para R$ 49,00, mas os cursos de produção continuaram subindo”, analisa.

Ademar Jr. explica que essa alta é um reflexo também da falta de pastagem e a conseqüente diminuição da oferta de boi. “Estamos em época de entressafra, mas espero que os preços continuem nesses patamares no decorrer dos próximos meses”, aposta, prevendo que o produtor rural pode esperar por melhores preços até o fim do ano. “Acredito que até dezembro a arroba está na casa dos R$ 70,00”, ressalta.

Friboi

Ontem a JBS-Friboi concedeu férias coletivas por 20 dias para os mil funcionários da unidade de Campo Grande em conseqüência da entressafra da produção pecuária. A empresa informou que é prática normal do ramo de atividade de frigoríficos a concessão de férias para funcionários quando acontece a entressafra e que é de conhecimento e de acordo com a DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

No entanto, de acordo com o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Gado de Gado), Laucídio Coelho Neto, a suspensão das compras por 30 dias pode ter sido utilizada como arma para não elevar o preço da arroba do boi no mercado, já que a oferta está escassa. Essa opinião também é compartilhada por Ademar Jr., que não descarta uma manobra.

Segundo ele, duas coisas o preocupa neste momento no mercado da carne bovina no Estado. A primeira, segundo ele, é essa história de férias coletivas fora de hora, já que tudo levar a crer que se trata de uma estratégia para manipular os preços da arroba do boi para baixo.

“Não há motivo nenhum para isso. É uma bela de uma sacanagem”, dispara o presidente da Famasul, completando que a segunda fator que o preocupa é a greve dos fiscais federais agropecuários. “Esse movimento grevista pode afetar o embarque e a liberação de carne bovina para a exportação”, prevê, explicando que isso afetaria o valor da arroba.

Iguatemi:Sitiantes recebem resfriadores de leite

0

2007-08-02 08:10:37

Vilson Nascimento

Iguatemi acabou de receber mais 8 resfriadores de leite para atender pequenos sitiantes e produtores de assentamentos rurais do município.

Os 8 resfriadores, os últimos de uma remessa de 16, vieram para o município através de uma emenda parlamentar datada de 2004, de autoria do então deputado federal João Grandão (PT), em atendimento a um pedido do vereador Varico de Paula (PMDB), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatemi e hoje presidente da Câmara Municipal local, em conjunto com o vice-prefeito do município, Milton Jorge Andrade Moreira, o “Miltinho” (PT).

Segundo Varico de Paula a primeira remessa de resfriadores destinadas ao município pela emenda do ex-deputado chegou em Iguatemi no ano passado (2006) e já está atendendo pequenos produtores em várias regiões.

Da nova remessa, que ainda será implantada, 4 serão instalados no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, 2 no Assentamento Rancho Loma, 1 no Assentamento Colocado e outro ficará na sede do município para atender pequenos sitiantes da periferia da cidade em Iguatemi.

Resfriadores valorizam o produto- De acordo com o presidente do Sindicato os Trabalhadores Rurais de Iguatemi, Varico de Paula, com os resfriadores o produtor consegue um preço médio 25% maior em seu produto que a venda in natura.

Com a entrega diária, os laticínios pagam em média 36 centavos o litro, já no leite resfriado o preço gira em torno de 50 centavos de real. “Nossos produtores de leite aqui em Iguatemi vendem seu produto para laticínios de Dourados e Mundo Novo e se as empresas tiverem que mandar veículos diariamente para realizar a coleta do leite, o frete se torna caro e o produtor rural é que acaba sendo lesado.

Com os resfriadores a coleta é realizada de dois em dois dias, diminuindo as despesas com o frete, por isso os laticínios podem pagar um peço maior ao pequeno produtor”, informou Varico de Paula ao agradecer o ex-deputado federal pelo apoio prestado a classe dos pequenos produtores rurais de Iguatemi.


Iguatemi:Alunos visitam Câmara Municipal

0

2007-08-02 08:01:37

Os Vereadores Varico de Paula, Miriam Krenczynski e Marli Lopes Carvalho, receberam na última terça-feira, os alunos do 4º. Ano do Ensino Fundamental, turno Vespertino, da ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE, e suas respectivas professoras Rita de Cássia Aparecida Zoccal Lopes e Vilma Faria de Lima Rodrigues.

Os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar de uma aula diferenciada, tendo como ambiente de aprendizado a Câmara Municipal. Com a participação dos Vereadores as crianças foram instruídas sobre ética, cidadania e política, recebendo informações sobre os Poderes Públicos e noções gerais sobre a política do Município de Iguatemi. Conheceram a Câmara Municipal, as funções dos Vereadores, como se desenvolvem as reuniões Ordinárias e Extraordinárias, como são discutidas e votadas resoluções, projetos de lei e as matérias em pauta, enfim obtiveram ciência da responsabilidade do cidadão diante dos bens públicos.

Foi uma verdadeira aula de cidadania e civismo na qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer in loco o trabalho dos vereadores. Parabéns as professoras pela iniciativa.




Câmara de Caarapó;Sessão de quarta-feira 1 de agosto

0

2007-08-02 08:00:37

Câmara Municipal de Caarapó – MS
Sessão Ordinária de 01 de Agosto de 2007

Vereador Mário Valério – PR
Enviou indicação aos senadores Delcídio do Amaral e Marisa Serrano, ao deputado federal Vander Loubet e ao deputado estadual Londres Machado, solicitando recursos para construção de ciclo vias até imediações do frigorífico Fibrasil, bem como sua iluminação, pede ainda recursos para construção de uma sede própria para abrigar todos os Conselhos Municipais, recursos para pavimentação asfáltica e construção de casas populares para atender a demanda do município, ao prefeito e ao secretário de obras solicita a construção de calçadas defronte ao PAM e a construção de banheiros públicos nos PFS, ao departamento de turismo e cultura do município solicita a reforma das peças de antiquário exposta nas rotatórias da cidade, ao departamento de paisagismo da prefeitura solicita a implantação de canteiros de flores com a finalidade de atender às famílias carentes quando de velórios de seus familiares.

Vereadora Marinalva de Souza Faria da Costa – DEM
Enviou expediente ao prefeito Mateus Palma de Farias e ao secretário de obras Roberto Maitan, solicitando aos mesmos a construção de estacionamento defronte ao Centro da Criança e Adolescente, localizada na avenida D. Pedro II entre as ruas Paraná e Rui Barbosa, ao secretário de desenvolvimento do estado solicita a aquisição de veículos padronizados para coletas de lixos seletivos, bem como a instalação de lixeiras na cidade com a mesma finalidade.

Vereador Sérgio Sacomam – PP
Solicita ao prefeito Mateus Palma de Farias a criação de um departamento exclusivo para elaboração de projetos para o município.

Vereador Odair Bortoloti – PMN
Enviou indicação ao secretário de obras Roberto Maitan e ao chefe do demtrat Luiz Dauria, solicitando aos mesmos a construção de lombadas na rua Weimar Torres, na Vila Jary, recentemente asfaltada, ao secretário de saúde do município Paulo César Gonçalves, solicita informações sobre os plantões médicos dos Psfs.

Vereador Cláudio Felício Lourenço Gedro – DEM
Enviou indicação ao secretário municipal de obras Roberto Maitam, solicitando ao mesmo o patrolamento da avenida XV de Novembro no Jardim Aprazível.

Vereador Agripino Benites – PT
Enviou indicação ao senhor Wilson Costa Mendes, Diretor da Agesul em Dourados, solicitando ao mesmo que determine a instalação de redutores de velocidade na MS 280 no trecho correspondente à Reserva da Aldeia Tey Cuê, solicita ainda fiscalização mais efetivas quanto a animais soltos ao longo desta rodovia, fato que tem causado diversos acidentes.

Moção de Pesar
De autoria da vereadora Marinalva de Souza aos familiares de Ana Piveta Bonfá, pelo sue passamento ocorrido em 25 de Julho de 2007.

Que Deus na sua infinita lhe dê o descanso eterno e merecido, e principalmente o devido conforto aos familiares neste momento de angustia e tristeza irreparável.






Mega-Sena acumula e promete prêmio de R$ 10 milhões

0

2007-08-02 07:44:37

Nenhum apostador acertou as dezenas principais do concurso 889 da Mega-Sena desta quarta-feira. O prêmio promete acumular em R$ 10 milhões. Os números de hoje foram sorteados na cidade de Irati, no Paraná.

De acordo com a CEF (Caixa Econômica Federal), a quina do concurso premiou 21 apostadores com R$ 30.883,09. Já a quadra pagou R$ 372,81 para 1.733 pessoas.

Confira as dezenas sorteadas: 20 – 24 – 34 – 39 – 54 60

Ponta Porã:Vendedora é presa com cocaína na BR-463

0

2007-08-02 07:30:37

A vendedora Cíntia Maria de Souza, 23 anos, foi presa na noite desta quarta-feira (1º de agosto) na BR-463, em Ponta Porã, por tráfico de drogas. Em fiscalização em um ônibus da Viação Motta, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) encontrou com Cíntia um quilo de cocaína.

O ônibus havia saído de Bela Vista, fronteira com o Paraguai, e seguia para São Paulo. A vendedora e o entorpecente foram encaminhados para PF (Polícia Federal) do município.

Regularização de agentes foi cobrança de Josmair Cardoso

0

2007-08-02 07:16:37

O Vereador Josmair Cardoso(PR), solicitou na sessão ordinária do
dia19.06.07 da Câmara Municipal de Amambai, a regulamentação dos
Agentes Comunitários de Saúde, visto que através de requerimento do
dia 13.03.07 enviado ao Secretário de Administração do Município de
Amambai e de oficio de nº 023/2007 enviado ao Secretário Municipal de
Saúde na data do dia 31.05.07.

Segundo o Secretário de Administração
Cristino Toledo Corrêa, que enviou resposta atravéz do oficío GP nº
108/07 informando que visando cumprir o que estabelece a legislação
aos princípios da moralidade e impessoalidade no ingresso ao serviço
público, a administração Municipal havia lançado processo seletivo de
provas e de títulos e estaria concluindo a nomeação e posse dos
candidatos aprovados para as micro-áreas descobertas, e que após a
conclusão dessa etapa estaria debatendo a regulamentação da função dos
interessados.

Segundo o Vereador Josmair Cardoso(PR), que após algumas cobranças
através de ofícios, requerimentos e discursos em tribuna, o prefeito
de Amambai, Sr. Sérgio Barbosa(PDT), solicitou a um vereador de sua
base aliada no dia 20.06.07, que convocasse os Agentes Comunitários de
Saúde e fizesse o compromisso que o executivo municipal estaria
fazendo a regulamentação nos próximos vinte dias.

O Vereador Josmair Cardoso, disse que após esta grande luta em favor
dos Agentes Comunitários de Saúde, o prefeito municipal de Amambai
enviou a Câmara Municipal no dia 27.07.07, em sessão extraordinária, e
foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 021/2007 que trata-se da
regulamentação dos Agentes Comunitários de Saúde do município de
Amambai, o qual dispõe que os profissionais que desempenham atividades
de Agente Comunitário de Saúde e que tenham sido submetidos a processo
seletivo até a data da publicação desta lei, estarão dispensados de
submeter-se a novo processo seletivo, passando a fazer parte do Quadro
de empregados públicos da presente lei.

"Houve uma indicação de um vereador da base aliada do prefeito
municipal solicitando esta regulamentação, mas acho que não houve as
cobranças necessárias para que realmente fosse atendida sua
solicitação, e nós sabendo da intranqüilidade no trabalho dos Agentes
de Saúde, começamos esta luta para que fosse cumprida a Emenda
Constitucional nº51/2006 e a Medida Provisória nº297/2006, pois
sabemos da importância e necessidade dessa regulamentação, a fim de
que os Agentes Comunitários de Saúde possam realizar com
tranqüilidade, o grande trabalho que fazem na saúde preventiva. Quero parabenizar todos os Agentes Comunitários de Saúde por esta grande
conquista na regulamentação de sua categoria", finalizou o Vereador
Josmair Cardoso.


INSS paga hoje benefícios terminados em dois e sete

0

2007-08-02 07:11:37

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga hoje os benefícios referentes ao mês de julho terminados em dois e sete. O calendário vai do primeiro ao quinto dias úteis de cada mês.

De acordo com o INSS, até o final dos pagamentos serão liberados 24.593.390 benefícios, sendo 69,48% no perímetro urbano (17.088.576) e 30,52% na zona rural (7.504.814).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 12.635.504.460,20 (R$ 10.181.266.330,39 nas áreas urbanas e R$ 2.454.238.129,81 nas rurais).

Névoa seca, umidade do ar baixa e máxima de 35º em MS

0

2007-08-02 07:10:37

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta quinta-feira é de céu parcialmente nublado com névoa seca na maior parte de Mato Grosso do Sul. Na região Sul podem ocorrer chuvas isoladas e no Oeste-Sudoeste o céu ficará nublado em alguns momentos.

As condições são para baixa umidade relativa do ar no Centro-Norte do Estado. A temperatura máxima prevista é de 35ºC e a mínima de 14ºC.

Eletrodo no cérebro faz homem voltar a falar

0

2007-08-01 21:46:37

Ele foi espancado até quase a morte ao ser assaltado em 1999. Seu crânio foi esmagado, e o cérebro sofreu lesões severas. Por seis anos, o homem não falou nem comeu. Às vezes mostrava sinais de consciência e mexia os olhos ou o polegar para se comunicar. Não mexia os braços, alimentava-se por um tubo. Mas um grupo de pesquisadores o escolheu para uma tentativa experimental de recuperar seu cérebro com a ajuda de eletrodos. Eis como sua mãe descreve a mudança no filho, que agora tem 38 anos:

"Meu filho agora consegue comer, falar, assistir um filme sem pegar no sono", afirmou ela durante uma entrevista coletiva por telefone, tentando evitar as lágrimas. "Consegue usar uma caneca, expressar dor, chorar e rir. Consegue dizer ‘Mamãe, eu te amo’, o que é o mais importante."

O progresso do paciente, cuja identidade foi preservada a pedido da família, está descrito na edição desta semana da revista científica britânica "Nature" (www.nature.com). Especialistas disseram que os resultados são encorajadores, mas que o tratamento experimental precisa ser testado em mais pacientes para realmente avaliar sua eficácia.

Antes da implantação dos eletrodos, o homem estava no chamado "estado minimamente consciente". Isso significa que ele mostrava apenas ocasionalmente algum grau de consciência de si mesmo e de seus arredores. Em um coma ou estado vegetativo, por outro lado, os pacientes não mostram nenhum desses sinais. Há médicos que tentam usar medicamentos para tirar as pessoas do estado minimamente consciente, mas nenhum remédio tem eficácia comprovada nesses casos.

 No fundo do cérebroO tratamento experimental é conhecido como estimulação cerebral profunda. Tem sido usado há anos para tratar o mal de Parkinson, embora no caso em questão os eletrodos tenham sido implantados em lugares ligeiramente diferentes. O objetivo é trazer estímulos elétricos para regiões do cérebro que são críticas para certas capacidades, como a fala.

Apesar do sucesso parcial, no entanto, o homem descrito no artigo da "Nature" continua com sérios problemas. Não consegue andar, precisa ser alimentado a colheradas e não consegue escovar os dentes porque os tendões de seus braços se contraíram depois de anos de imobilidade, afirma o principal autor do estudo, Nicholas Schiff, da Faculdade Médica Weill Cornell, em Nova York. O paciente não consegue começar uma conversa, mas é capaz de responder a perguntas, em geral usando de uma a três palavras.  

Os eletrodos ficam implantados durante 12 horas por dia. O paciente continua a melhorar desde o fim formal do experimento em fevereiro de 2006, dizem os médicos. James Bernat, professor de neurologia da Escola Médica de Dartmouth (EUA) que não participou do estudo, afirmou que a pesquisa é empolgante e importante. Agora, é preciso descobrir quais pacientes têm chance de responder ao tratamento. A mesma técnica não ajudou Terri Schiavo, paciente americana que ficou anos em estado vegetativo e cuja eutanásia provocou controvérsia mundial em 2005.