23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Manifesto contra a Energisa reuniu segmentos em Amambai

2019-01-29 00:06:00

Vilson Nascimento

Representantes do Poder Público e de vários segmentos da sociedade local participaram nessa segunda-feira, 28 de janeiro, de um manifesto contra a Energisa, em Amambai.

A manifestação que teve ponto de coleta de assinatura de abaixo-assinado, caminhada e ato de desagravo, teve por objetivo cobrar na concessionária, que tem o monopólio do fornecimento de energia elétrica em Amambai e na maioria do Estado, em Mato Grosso do Sul, resposta e solução em relação ao aumento, segundo a comunidade local, abusivo no valor da conta de luz cobrada da população, principalmente nos últimos dois meses, bem como maior eficácia em relação aos serviços prestados pela empresa em relação as frequentes quedas e oscilação de energia na cidade e na zona rural, a falta de ação da Energisa para solucionar o problema e na demora em dar resposta à demanda da sociedade local.

Durante todo o dia voluntários mantiveram na Praça Coronel Valêncio de Brum, a praça central da cidade, uma barraca para colher assinatura da população a um abaixo-assinado em protesto contra a empresa por conta dos problemas citados acima.

  O prefeito Dr. Edinaldo Bandeira lê o ato de desagravo que foi fixado no local

No final da tarde os manifestantes realizaram uma caminhada por um quarteirão em meio até a frente do escritório de atendimento da Energisa, em Amambai, onde foi realizado um ato de desagravo.

Durante o ato autoridades como vereadores e representantes da sociedade local, entre elas o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti, o presidente do Clube do Laço União Amambaiense, Paulo Sérgio Gomes e o presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) em Amambai, Humberto Vilhalva, fizeram uso da palavra.

  A presidente da Câmara, vereadora Janete Córdoba em sua fala durante o ato

A presidente da Câmara de Amambai, vereadora Janete Córdoba, que na semana passada esteve reunida com representantes da Energisa em Campo Grande cobrando, em nome da Câmara Municipal, respostas à indagação da população sobre as altas repentinas no valor das contas e saiu da reunião insatisfeita ao ter ouvido da empresa que não havia nada de errado e eram os moradores que estavam gastando mais energia, relatou inúmeros problemas que chegam a seu conhecimento trazido por moradores e defendeu inclusive a realização de uma audiência pública trazendo a Amambai diretores da empresa para debater a questão diretamente com a sociedade local.

        Fala do presidente do Sindicato Rural de Amambai Rodrigo Lorenzetti

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o “Dr. Bandeira”, de quem partiu a iniciativa do manifesto dessa segunda-feira (28) levando em consideração ao enorme número de reclamações por parte da população, leu um ato de desagravo em desfavor da Energisa e ao final colou o documento do ato público na porta do escritório da Energisa na cidade.

Ele ressaltou que a manifestação realizada nessa segunda-feira não foi um ato do Poder Público, mas de toda a sociedade amambaiense que está se sentindo lesada, segundo ele pelas cobranças abusivas e pelos serviços deficitários prestados pela Energisa em Amambai.

O prefeito ressaltou também que, de posse do abaixo-assinado cujas coletas permanecerão no decorrer da semana, mas só no primeiro dia já coletou mais de duas mil assinaturas, a Prefeitura de Amambai vai protocolar documentos junto ao Ministério Público Estadual em Amambai e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em Brasília pedindo providências  dos dois órgãos fiscalizadores em relação as cobranças para ele abusavas, na conta de energia e em relação aos serviços prestados pela Energisa em Amambai.

Além dos poderes, Executivo e Legislativo e das entidades já nominadas acima, o ato de desagravo também contou com a presença da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai), representada pelo seu presidente, o empresário Clemente Martins Júnior, representantes de associações de bairros em Amambai e representantes de várias outras entidades de classe no município.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete