18.9 C
Amambai
quinta-feira, 20 de junho de 2024

Sebrae e Prefeitura de Amambai inauguram Sala do Empreendedor Rural para atender pequenos produtores

Espaço é destinado ao atendimento dos empreendedores locais em suas diversas necessidades, com cursos e orientações para impulsionar os negócios da agricultura familiar

O Sebrae/MS e a Prefeitura de Amambai inauguraram nessa quinta-feira (16), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, a Sala do Empreendedor Rural. Essa é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora e oferece um espaço específico para atendimentos que irão auxiliar na regularização das empresas e dar suporte aos microempreendedores individuais (MEI) que atuam no campo.

Com essa entrega, Amambai, que já possuía uma Sala do Empreendedor em geral, que inclusive recebeu o Prêmio Ouro em referência de atendimento, em 29 de fevereiro deste ano, passa a contar com mais uma Sala, desta vez, específica para apoiar a vocação rural do município. Os atendimentos terão um olhar especial para o sucesso dos pequenos produtores da agricultura familiar, tendo em vista que cidade possui três aldeias indígenas (Amambai, Limão Verde e Jaguari), três assentamentos da reforma agrária (Sebastião Rosa da Paz, Guanabara e Magno de Oliveira) e um loteamento (Querência).

Para o prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira, a Sala do Empreendedor Rural será um marco no desenvolvimento dos negócios do campo. “A finalidade da Sala é dar suporte e alavancar principalmente a agricultura familiar do município. Os pequenos produtores terão, dentro da Secretaria de Agropecuária, mais essa ferramenta importante para impulsionar os seus negócios e colocar Amambai cada vez mais num ciclo de expansão e desenvolvimento. Então agradeço ao Sebrae mais uma vez pela parceria”, disse o prefeito.

“A diferença desta Sala é que ela é voltada para o pequeno produtor que precisa dos trabalhos que a Prefeitura fornece. Aqui ele terá assessoria, suporte, orientações, cursos e as várias ferramentas que o Sebrae proporciona para que possam produzir mais, aprender novas ferramentas, legalizar seu negócio, conhecer novas tecnologias, entre outros serviços para evoluir na área. A finalidade da Sala é atender a diversa gama de necessidades dos pequenos produtores”, afirmou o secretário municipal de Agropecuária, Josué Carlos de Barros.

“A Sala do Empreendedor Rural é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura, como ação do programa Cidade Empreendedora para trazer mais oportunidades de desenvolvimento para os pequenos produtores rurais, com orientações e esclarecimento de dúvidas sobre várias questões, entre elas a comercialização dos seus produtos, a agregação de valor na produção e organização da gestão da propriedade rural. Amambai foi escolhida pela densidade de produtores instalados no município e o Sebrae parabeniza a gestão municipal por entender a amplitude desse serviço e criar esse ponto de atendimento voltado para o pequeno produtor rural”, destacou a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis.

Dentre os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor Rural estão a formalização de negócios, atualização de boleto DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), declaração do microempreendedor individual (MEI), alteração cadastral, regularização de ente federal, emissão de nota de serviço, obtenção do selo de confiabilidade da conta gov.br e parcelamento do MEI. Como serviços diferenciados para as necessidades de quem vive no campo, os atendimentos da Sala também são voltados a informar sobre o processo de licenciamento, compras públicas e demais assuntos pertinentes à agricultura familiar e à gestão municipal, orientar sobre a Inscrição Estadual e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de divulgar cursos e palestras do Sebrae pertinentes à área.

O atendimento ao público da Sala do Empreendedor Rural ocorre pelo telefone 3481-2205 e presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, na sala da Secretaria de Agropecuária, localizado na Rua Jacinto Bazílio de Oliveira, 2374, Vila Doriana. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do número 0800 570 0800.

Marketing territorial 

Durante a reinauguração da Sala do Empreendedor, também foi realizada mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para Amambai: o Branding Book Municipal. O documento traz estratégias para posicionar Amambai como “terra guarani”. O posicionamento proposto para a cidade foi elaborado, em conjunto com o poder público e sociedade, e ressalta a influência dos indígenas da etnia guarani no município, destacando também a força rural da cidade, trazendo um contexto enraizado de tradições, com novas possibilidades para o futuro.

Além da marca territorial, o documento traz um planejamento com ferramentas para promover o enraizamento desse conceito na cidade a partir de ações voltadas ao encantamento, experiências e comunicação, como forma de atrair novos investimentos para a cidade.

Para saber mais sobre o Branding Book Municipal e o Mapa de Oportunidades de Rio Brilhante, além de ações desenvolvidas por meio do programa Cidade Empreendedora em outros municípios, entre em contato com o Sebrae/MS pelo 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de junho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete