15 C
Amambai
sábado, 18 de maio de 2024

II Seminário do Itaquileite supera as expectativas e agrada produtores

2016-08-03 15:06:00

   Roney Minella

Foi realizado com sucesso total o II Seminário do Projeto Itaquileite. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas no recinto do Centro Conviver “Marcio Delai”. Mais de 150 produtores da agricultura familiar, lideranças ligadas ao setor produtivo, empresários, comerciantes e autoridades prestigiaram o seminário que iniciou às 8h30 com credenciamento, e encerrou às 17h00, na última sexta-feira (29).

 O II Seminário do Projeto Itaquileite foi realizado pela Prefeitura de Itaquiraí através do Projeto Itaquileite e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. A Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar (SEPAF) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) apoiaram a realização do evento, tendo como parceiros diversas associações de produtores rurais de Itaquiraí, e patrocínios da Coplisul, Copagril, Laticínios Vila Real e Aplini (Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí).

O coordenador geral do Projeto Itaquileite, médico veterinário Anderson Silva, fez a abertura oficial do evento. Na sequência discursaram o Superintendente da Sepaf, Edwin Baur, o Delegado Federal do MDA em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, a coordenadora regional da Agraer, engenheira agrônoma Alessandra Afonseca, o vice-prefeito de Itaquiraí Daniel Mamédio do Nascimento, gerente local da Agraer Daniel Pires Passos, o presidente da Coplisul Renaldo Silva, e o gerente local da Copagril, Ademar Berwenger.

PALESTRAS

O ponto alto do II Seminário Itaquileite – Alimentação do rebanho e planejamento leiteiro – foram as palestras: “Conservação de forragem com planejamento alimentar do rebanho leiteiro”, apresentada pelo professor adjunto de zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Nutrição Animal pela Esalq/USP Dr. João Ricardo Alves Pereira; “Novos enfoques na produção familiar” – apresentada pelo zootecnista e superintendente da SEPAF, Edwin Baur; “Planejamento da propriedade”, com o Administrador de Empresas, consultor do Senar Elcio Sandim; e encerrando o ciclo com a palestra “Associativismo e Cooperativismo, com o Analista de Cooperativismo e Monitoramento da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul), Fabrício Soares Rodrigues.

Todas as exposições foram feitas com absoluta clareza, prendendo a atenção dos produtores que lotaram o estande montado no campo de futebol do Conviver. Após as palestras, os instrutores debateram e abriram para a sessão de perguntas. Muito à vontade, os produtores de leite apresentavam questionamentos e problemas vividos no dia a dia e, imediatamente, recebiam respostas, esclarecendo as mais diferentes dúvidas.

 “Vimos neste II Seminário do Itaquileite um show de informação. Os palestrantes de renome trouxeram ao palco as questões mais interessantes do cotidiano dos produtores. O mais importante ainda é que deixaram ensinamentos com conhecimento não só técnico, mas, com embasamento científico. Por isso, só ouvimos elogios dos participantes”, disse o vice-prefeito Daniel Mamédio. “O evento em sua totalidade superou todas as nossas expectativas”, emendou o coordenador do Projeto Itaquileite, Anderson Silva.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete