2009-10-01 11:11:00
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável esteve presente no VI Congresso de Unidades de Conservação em Curitiba, como o nosso município possui duas unidades de conservação (APA do Rio Amambai e APA do Rio Iguatemi), a participação no evento era de suma importância para o conhecimento de projetos desenvolvidos a nível nacional e internacional nas unidades de conservação (UC).
O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza da América Latina, chegou a sua sexta edição em 2009. O VI CBUC aconteceu entre os dias 20 e 24 de setembro, em Curitiba (PR), e teve com o tema “Conservação das áreas naturais num mundo em transformação”. A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, iniciou há mais de dez anos a realização dos CBUCs.
A primeira edição do CBUC aconteceu em 1997, em Curitiba (PR) em comemoração aos 60 anos do primeiro parque nacional brasileiro, o Itatiaia. O evento reuniu 600 participantes e deu início à discussão pública de conservação da natureza em bases científicas no Brasil.
Realizada em
O IV CBUC, realizado em 2004, reuniu 1.800 pessoas em Curitiba (PR). Pela primeira vez, paralelamente ao congresso, aconteceu a Mostra de Conservação da Natureza, que teve a participação de 43 expositores, entre organizações não-governamentais, empresas e organizações públicas.
Em
No VI CBUC como palestrantes estiveram alguns dos principais especialistas em áreas naturais protegidas do Brasil e do mundo. Os nomes são: Robert Constanza, da Universidade de Vermont (EUA); Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Paulo Moutinho, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia/WHRC; Jules Marcelo Rosa Soto (UNIVALI – UICN), curador do Museu Oceanográfico da Univali; Allen Pursel, Conservation basement (EUA); Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa
Paralelamente ao VI CBUC, aconteceu o II Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a III Mostra de Conservação da Natureza. Na Mostra, organizações governamentais e não-governamentais, empresas, universidades, entre outras instituições, puderam apresentar e disseminar suas ações voltadas à conservação da natureza.
O evento foi muito produtivo, pois proporcionou a SEMAI a oportunidade de trocas de experiências com outras unidades do país e gerou expectativas de execução de projetos dentro das unidades municipais.











