15 C
Amambai
sábado, 18 de maio de 2024

Voz precisa de cuidados intensos durante o inverno

2011-06-25 09:19:00

Joandra Alves

Com o frio e tempo seco, os resfriados e alergias aumentam. Com isso é importante que todos tenham cuidados com a voz, principalmente quem a tem como instrumento de trabalho. A fonoaudióloga Ariane Nogueira explica que gripes e resfriados atrapalham e causam danos nas cordas vocais, quando não são tratados corretamente. “Principalmente devido à tosse e pigarros, que são muito frequentes em pessoas gripadas, prejudicando as pregas vocais”, explica a fonoaudióloga.

Ela complementa que pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho devem fazer exercícios e tomar certos cuidados com a voz todos os dias. “Alguns exercícios específicos de aquecimento de pregas vocais são muito importantes, assim como tomar bastante água em temperatura ambiente para que não tenha problemas futuros”, diz Ariane.

Outro cuidado importante é com a alimentação, que faz grande diferença para as cordas vocais, como comer frutas. “Alguns alimentos, como a maçã, que lubrificam as pregas vocais, ajudam principalmente quem trabalha com a voz”, fala Nogueira.

Doenças que atacam as cordas vocais

As principais doenças que afetam as cordas vocais, segundo a fonoaudióloga, são nódulos vocais, espessamento das cordas vocais e pólipos.

“Nódulos vocais são conhecidos popularmente como calos vocais. As causas são multifatoriais, envolvendo características de personalidade, como ansiedade, agressividade e perfeccionismo.No espessamento das cordas vocais (inchaço das cordas vocais) o principal sintoma é a rouquidão. Pólipos ocorrem pelo uso abusivo ou devido a agentes irritativos, como alergias, infecções agudas, etc”, contou Ariane.

Em relação a procurar atendimento médico, a fonoaudióloga fala que uma rouquidão que predomine acima de três semanas já é um fator para se procurar um médico. Os casos em que é necessário acompanhamento com o fonoaudiólogo são todos os citados anteriormente.

Cuidados que devemos ter com a voz

Não gritar ou falar durante muito tempo; não fumar, evitando assim irritação das cordas vocais; evitar ar-condicionado e ventilador; não pigarrear ou tossir excessivamente; evitar falar em ambientes ruidosos ou abertos; não utilizar tom grave ou agudo demais; não falar excessivamente durante estados gripais ou alérgicos; evitar falar abusivamente em período pré-menstrual; evitar falar durante a prática de exercícios físicos; evitar cantar inadequada ou abusivamente e fazer parte de corais sem preparo vocal; no caso de ser alérgico, evitar exposição à poeira, gás e odores fortes; ingerir bastante água, principalmente no verão e em ambientes com ar-condicionado; evitar ingestão de líquidos gelados; cuidar da saúde como um todo; mastigar bem os alimentos, dando preferência aos leves e evitar os muito temperados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete