24.9 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Anvisa anuncia norma para acelerar avaliação de defensivos

2018-07-10 12:01:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende aprovar esse mês uma norma para agilizar a avaliação toxicológica de defensivos agrícolas. A medida é uma tentativa de neutralizar as discussões que existem atualmente sobre o projeto que pretende modificar as regras para o registro desses produtos.

Para o diretor-presidente da agência, Jarbas Barbosa, a nova lei que está sendo discutida no Congresso é ultrapassada. De acordo com ele, a medida que está em vigor diz que só se poderá registrar um produto se ele for menos tóxico do que o semelhante existente no mercado e isso será totalmente modificado.

“Essa nova lei está retirando isso. É um retrocesso. Como a lei atual determina registro novo a produto menos tóxico, quanto mais produto novo tivermos, vamos ter produtos melhores. O problema é que a nova lei não tem isso”, comenta.

A partir disso, a Anvisa pretende levar à reunião uma lista com novos critérios para análise dos riscos ligados a esses produtos. Dentre as medidas estão uma mudança no rótulo para ficar padronizado com o que é feito em outros países e também a criação da chamada “lista positiva”, que pretende agilizar a análise de produtos já verificados e aprovados no exterior.

Membros da agência concordam que medidas devam ser feitas, principalmente na questão do prazo para aprovação, que hoje é muito longo e pode ser reduzido para no máximo um ano com a nova lei. Além disso, ela retira da Anvisa, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a responsabilidade de avaliar esses agroquímicos.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Enquete