26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai sediou capacitação sobre AIDPI

2017-06-13 11:44:00

Vilson Nascimento

Amambai sediou na semana passada, um curso de capacitação sobre a AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância).

A capacitação promovida pela SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) teve como público alvo profissionais de saúde que atuam junto às comunidades indígenas.

Além de vários participantes como médicos e enfermeiros de várias regiões de Mato Grosso do Sul, o curso contou com a participação de um grande número de profissionais ligados à saúde indígena do Polo Regional da SESAI em Amambai, que além das comunidades indígenas do município, também prestam atendimento as comunidades guarani-kaiowá de municípios da região como Coronel Sapucaia e Aral Moreira.

Segundo o coordenador técnico da SESAI em Mato Grosso do Sul, Wanderley Guenka, o AIDPI, que apesar de MS já está em aplicação há certo tempo só agora o Ministério da Saúde implantou nacionalmente, tem por finalidade promover uma rápida e significativa redução da mortalidade na infância.

“Trata-se de uma nova abordagem da atenção à saúde na infância, caracterizando-se pela consideração simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância, ao invés do enfoque tradicional que busca abordar cada doença isoladamente”, disse a reportagem do A Gazeta, o coordenador Wanderley Guenka.

Durante o encerramento do curso, que contou com a presença do  prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o “Dr. Bandeira”, do deputado federal Geraldo Resende, do presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, vereadores do município, do secretário de saúde em Amambai e presidente do COSEMS (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, Sérgio Périus e do coordenador do Polo Regional da SESAI em Amambai, José Wilson Domingues, o coordenador  Wanderley Guenka apresentou um gráfico onde aponta, segundo ele, o avanço na redução da mortalidade infantil nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul.

O encerramento da capacitação que aconteceu no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Amambai, também contou com a presença de lideranças das comunidades indígenas de Amambai e região, entre eles o capitão da Aldeia Amambai, Adair Sanches, o capitão da Aldeia Limão Verde, Nelson Castelão e o capitão da Aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia, Osvaldo Rodrigues.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete