26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aftosa: Embrapa orienta a reduzir reações na vacinação

2008-05-19 17:10:00

A formação de caroço na região onde foi aplicada a vacina contra a febre aftosa é comum e está ligada à resposta imunológica do animal. A afirmação é da veterinária e pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Vanessa Felipe de Souza, doutorado em virologia. Conforme a pesquisadora, que desenvolve trabalho de prevenção e controle da febre aftosa em parceria com o Centro Panamericano de Febre Aftosa Panaftosa, a única forma de proteger o animal contra a doença é por meio de vacina.

De acordo com Vanessa, reações indesejáveis da vacina no animal podem ser evitadas. A febre aftosa é uma doença contagiosa caracterizada por febre e lesões vesiculares que ao se romperem formam úlceras na boca, focinho, tetas e nos cascos. Ela ataca espécies animais de casco bipartido como bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos, entre outros. A única forma de proteger o animal contra a doença é a vacinação, diz a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte.

Por ser uma doença contagiosa e de rápida disseminação vindo a causar perdas econômicas significativas, o melhor que se tem a fazer é evitar que esses prejuízos ocorram. Para isso, basta o criador seguir o calendário de vacinação adotado na sua região e ficar atento a algumas recomendações, como por exemplo a de adquirir vacinas somente de estabelecimentos credenciados pelo órgão de defesa sanitária e obedecer alguns cuidados como de conservação, transporte e armazenamento.

A pesquisadora Vanessa Felipe explica que esses cuidados com a vacina são tão importantes quanto o ato da aplicação. Com relação a conservação, as vacinas devem ser mantidas entre 2C e 8C. É necessário que elas estejam armazenadas em caixas de isopor contendo três terços de gelo para uma parte de frascos de vacina e nunca congeladas. O melhor horário para aplicar a vacina é pela manhã e o local de aplicação mais indicado é a tábua do pescoço e nunca no cupim do animal, ensina a pesquisadora.

Cuidados ao vacinar- O animal deve ser bem contido para facilitar o serviço da vacinação e evitar lesões ao aplicador e ao animal. A vacina contra a febre aftosa pode ser aplicada via intramuscular ou subcutânea e o melhor local de aplicação é a tábua do pescoço. O local deve estar limpo para evitar contaminações e complicações futuras. Deve-se usar uma agulha para puxar o líquido do frasco e outra para aplicação no animal, evitando assim a contaminação da vacina que está dentro do frasco.

Lembrando que é importante tirar as bolhas da seringa antes de aplicar no animal para evitar que a dose aplicada seja menor do que a indicada, que é de 5 mL, tanto para animais adultos como novos. As agulhas de aplicação da vacina no animal não podem ser muito finas nem muito grossas, entre 15 x 18 ou 15 x 20.

A utilização de agulhas muito grossas pode causar refluxo do líquido de dentro do animal. Já as agulhas muito finas podem entupir e o líquido sair com pressão e lesionar o local, além do risco de entortarem ou quebrarem, afirma a médica-veterinária que também recomenda trocar a agulha a cada 10 aplicações.

Ela lembra da importância de esterilizar esses materiais antes de usá-los. Para a esterilização basta ferver as seringas e agulhas em água limpa por cinco minutos. As agulhas devem ser cortantes e não tortas, enferrujadas ou rombudas, dessa forma diminui-se o risco de reações indesejáveis, comenta.

Como evitar a formação de caroço- Com relação às reações indesejáveis da vacina a mais comum e visível é a formação de um calombo ou caroço no local da aplicação. Esta reação é comum, e, principalmente em animais muito jovens, pode prejudicar a mamada pelo desconforto provocado, relata Vanessa que explica: a formação do caroço é uma reação inflamatória e tende a reduzir com o tempo. Ela diz que esta reação pode se complicar nos casos de aplicações realizadas em condições de higiene inadequadas quando há risco de ocorrem infecções bacterianas secundárias sujeitas ao agravamento pela formação de miíases.

Para evitar que isso aconteça basta seguir as recomendações de limpeza do local da aplicação, agulha certa, desinfetada e trocada com freqüência. A intensidade da reação vacinal está ligada a fatores de hipersensibilidade e isso depende de cada indivíduo.

Campanha de vacinação- A campanha de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos já começou em várias regiões do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a campanha teve inicio no dia 1 de maio e vai até o dia 31. No planalto, devem ser vacinados animais com até 24 meses. Já na região do Pantanal, a campanha se estenderá até dia 15 de junho e todo rebanho deve ser vacinado.

O calendário de vacinação para a região chamada de Zona de Alta Vigilância, será o mesmo do país vizinho, Paraguai, de 1 a 30 de junho. A Zona de Alta Vigilância, conforme a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), compreende uma faixa de cerca de 15 quilômetros de largura, a partir da linha de fronteira com o Paraguai, que se estende pelos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

É bom lembrar que ao encerrar a campanha, os produtores tem 15 dias para comprovar a vacinação junto a Iagro, caso contrário estarão sujeitos à multa. Durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa a previsão é de se vacinar 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, em todo o Estado, diz a Iagro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete