Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 10 de Julho de 2018 às 09:03

Biológico é alternativa contra nematoides

Favorece ainda o crescimento da planta e induz a resistência à pragas e doenças

Foi anunciado no mês de junho o lançamento do bionematicida Nematus, que possui efeito antibiótico e antimicrobiano. Produzido pela Vectorcontrol e distribuído pela Santa Clara Agrociência, o defensivo biológico é composto pelos Bacillus amyloliquefaciens, Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis.

De acordo com o engenheiro agrônomo Weber Agostinho da Silva, da Vectorcontrol, o Nematus altera beneficamente os exsudatos radiculares. Com isso, explica o especialista, o produto “confunde” os nematoides, e faz com que o patógeno acabe não encontrando a planta protegida.

Além do benefício direto de proteção às raízes, a fabricante aponta que o Nematus tem ainda benefícios indiretos – como o de favorecer o crescimento da planta. Isso porque o produto aporta nutrientes, hormônios de crescimento vegetal e aminoácidos, o que induz a resistência do vegetal à pragas e doenças.

Outro efeito indireto apontado é a correção “biológica do solo” pela maior de disponibilização de nutrientes, como o Fórforo (P), através da solubilização de fosfatos, silicatos e zinco. De acordo com a fabricante, o bionematicida decompõe material orgânico essencial para o crescimento da planta, regeneram solos esgotados, maximizam a absorção de fertilizantes químicos e reduzem o consumo de água – por melhorar a absorção da planta e retenção solo.

A recomendação técnica de aplicação é de 200 ml por 100 quilos de sementes (na inoculação), ou aplicação via solo, no caso das hortaliças, de 2,0 a 4,0 litros por hectare. O Nematus também pode ser aplicado via solo em culturas perenes, na medida de 1,0 a 2,0 litros por hectare. 

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.