23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

46 equipes acompanham vacinação da Aftosa na fronteira

2007-11-28 14:27:00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está com 35 equipes de técnicos e fiscais estaduais agropecuários acompanhando a vacinação contra a febre aftosa na faixa de 15 quilômetros – da linha de fronteira com o Paraguai em direção ao território sul-mato-grossense – nos municípios de Aral Moreira, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Itaquiraí, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.

Na região, a imunização que inclui todo o rebanho de bovinos e bubalinos – cerca de dois milhões de animais – começou dia 20 deste mês e vai até 20 de dezembro. De acordo com o diretor-presidente da Iagro, além das equipes da Agência, a “força-tarefa” que acompanha a vacinação conta com cinco equipes da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA/MS) e seis do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), já que a campanha ocorre simultaneamente nos municípios da fronteira do Paraguai.

Segundo Bacha, a intenção é fazer o acompanhamento por vacinação assistida em quase todas as propriedades da fronteira. “Esperamos alcançar a meta de 85% de acompanhamento nas vacinações”, destaca.

O monitoramento na fronteira, onde também é obrigatória a vacinação contra a raiva herbívora, inclui assentamentos rurais e reservas indígenas. O registro da vacina contra a aftosa deverá ser feito junto à Iagro até o dia 5 de janeiro de 2008.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete