32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Aral Moreira receberá estação meteorológica

2015-01-23 18:07:00

O município de Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, será uma das 17 cidades Sul-matogrossenses contempladas com novas estações meteorológicas automáticas para coleta de dados e monitoramento do tempo.

A deliberação do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems) foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (21).

De acordo com o assessor técnico do Cemtec, Carlos Eduardo Borges, as novas estações serão implantadas a partir de abril. Segundo ele, a previsão era de que as unidades entrassem em operação ainda no ano passado, mas o cronograma sofreu atraso devido à documentação.

Atualmente, o Cemtec/MS (Centro de Meteorologia de Mato Grosso do Sul) tem quatro estações próprias, localizadas em Amambai, Aquidauana, Cassilândia e São Gabriel do Oeste. O centro também monitora 28 estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e cinco do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Os 17 municípios não têm estações e foram definidos de acordo com as regiões agrícolas. A rede de monitoramento será expandida para Angélica, Aral Moreira, Bandeirantes, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaquiraí, Laguna Carapã, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

O investimento para aquisição dos equipamentos, fruto de convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com a Secretaria de Produção e Turismo de MS (Seprotur), será de R$ 2.489.375,00, sendo R$ 503.115 de contrapartida do governo. 

“São estações top de linha, com o mesmo monitoramento do Inmet”, afirma o assessor técnico. De acordo com Carlos Borges, serão monitoradas as dez principais variáveis meteorológicas, como temperaturas mínima e máxima, velocidade do vento. “Informações de fundamental importância para asociedade”, diz.

No segmento da agricultura, será avaliada disponibilidade de água nos solos, com os indicativos das variáveis climáticas para estimar o balanço hídrico e identificar as áreas e os períodos de plantio com o menor risco. As medidas são de fomento à produção do milho e da soja no Estado. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete