23.3 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Prefeito Mário Valério explica cancelamento de shows de fim de ano em Caarapó

2014-11-26 16:21:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), disse ontem que “a crise financeira” que atinge os municípios de pequeno porte está obrigando os dirigentes municipais a adotar medidas de contenção de gastos para fazer frente às demandas da população. Algumas decisões podem contrariar determinados segmentos da sociedade.

 

Em Caarapó, cuja população é oficialmente de 28.001 habitantes, de acordo com o IBGE – mas acredita-que que o número de moradores já ultrapasse a marca de 30 mil -, Valério adotou algumas ações com vistas a cortar gastos. Entre as medidas tomadas está a dispensa de servidores sem concursos e redução de gastos na máquina pública. O corte de funcionários está relacionado a uma imposição legal por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (o dirigente é obrigado a reduzir o quadro de servidores quando a folha de pagamento atinge determinado patamar da receita).

 

Outra decisão adotada pelo prefeito de Caarapó é o cancelamento dos shows artísticos de fim de ano. Até o ano passado, na primeira quinzena do mês de dezembro, a prefeitura realizava dois eventos gospel – um show católico e um show evangélico, além de uma apresentação popular com cantores de renome nacional, e queima de fogos na virada do ano. Segundo o setor de Finanças, esses eventos consumiam mais de R$ 500 mil.

 

“Com a crise que assola os pequenos municípios brasileiros, como é o caso de Caarapó, precisamos ter os pés no chão e fazer apenas aquilo que é possível, evitando gastos supérfluos ou que podem ser evitados”, argumenta Mário Valério. “Sei que vamos desagradar uma parte da população, mas todos precisam compreender que o dinheiro que vamos economizar com o cancelamento dos shows está sendo aplicado em áreas prioritárias da administração, como saúde, por exemplo, que tanto carece de investimentos”, acrescentou.

 

De acordo com o prefeito de Caarapó, seria inadmissível dispensar servidores por conta das dificuldades e, ao mesmo tempo, fazer festa. “Estaríamos sendo contraditórios e incoerentes se mantivéssemos os shows diante desse quadro”, ponderou o prefeito.

 

A decisão de cancelar os eventos artísticos de fim de ano foi tomada em comum acordo com a Câmara de Vereadores. Recentemente, em entrevista à imprensa, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Batista de Souza (DEM), disse que “sentamos com o [prefeito] Mário e houve consenso de todos que era necessário o cancelamento dos shows até colocar a casa em ordem e os repasses voltarem a subir”. Assim, a decisão do Poder Executivo municipal tem total respaldo do Parlamento local.

 

Virada do ano

 

Mário Valério explicou ainda que está mantido o sorteio dos prêmios da campanha IPTU Premiado. Serão sorteados um carro zero km, duas motocicletas novas e sete bicicletas. “É uma forma de premiar o bom contribuinte, que paga em dia os seus impostos”, observou. A Campanha IPTU premiado distribui cupons entre os contribuintes que mantêm em dia o pagamento do IPTU. O sorteio dos prêmios ocorre em evento na virada do ano na Praça Central da cidade. Na passagem do ano novo, costumeiramente é realizado um grande show pirotécnico que, a exemplo de anos anteriores, também será realizado no fim deste ano. O local de concentração do público é a Praça Central.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete