21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Naviraí terá Seminário de plantas medicinais

2007-08-04 09:11:37

O Projeto Farmácia Viva, de Naviraí, realiza o sexto Seminário de Plantas Medicinais do Mato Grosso do Sul, nos próximos dias 17 e 18 de agosto, no Salão Paroquial. A expectativa dos organizadores é de ter a inscrição de mais de 150 técnicos, professores e representantes de prefeituras, universidades, igrejas e outras entidades, além de esperar a visitação popular e estudantil superior a duas mil pessoas.

A coordenadora do evento, Joana D”Arc Miguel, disse que a programação inclui palestras, oficinas e mostra de produtos. Após a abertura oficial haverá as primeira exposição de palestrantes, com a abordagem sobre agricultura sustentável (com agrônomo Sidney Kock, Agraer de Campo Grande), vida animal e tratamentos com plantas medicinais (Maria Joana D´Arc de Lima Miguel, terapeuta, especialista em nutrição e gestora em saúde), combate de pragas nas plantas medicinais (equipe Agraer de Campo Grande).

No segundo dia haverá palestras sobre agricultura orgânica, exportação e saúde (Olácio Kumori, de Glória de Dourados), plantas medicinais (com a médica Maria do Carmo Vieira, de Dourados). Apenas um debate está previsto com os palestrantes, para o início da tarde do dia 18.

A programação destaca as oficinas de remédios para animais e a de produção de mudas, na tarde do primeiro dia à tarde. No dia seguinte, deverá haver oficina de sabonetes de ervas, de orgânico e de remédios caseiros. Exposições haverá a

As exposições de produtos acontecerão nas tardes do primeiro dia (Feira do Produtor, assentamentos e pastorais) e no segundo dia (assentamentos, pastorais e produtores rurais), seguida de visitas ao projeto Farmácia Viva (dia 17) e ao projeto Cumandaí (dia 18, seguida pela entrega de certificados e encerramento do evento).

O PROJETO- O projeto Farmácia Viva foi iniciado há 13 anos, pela professora Maria Joana D´Arc de Lima Miguel, com 250 metros quadrados de espaço cedido pela escola estadual Juracy Alves Cardoso, em Naviraí. O projeto se expandiu, e deixou de ser uma atividade extra-curricular para alunos voluntários e foi transferido para o horto municipal, pois já havia muito interesse popular quanto aos tratamentos alternativos, em uma área de oito mil metros quadrados, agora sob os cuidados da Gerência do Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí, onde são cultivadas mais de 300 espécies.

Nos últimos oito anos, o programa se expandiu e hoje atrai visitantes de várias partes do Mato Grosso do Sul e do oeste paranaense. Só para se ter uma idéia, no ano passado houve a prestação de atendimentos para 986 pessoas e, só no primeiro semestre de 2007, já foram atendidas 1.637 pessoas.

O programa teve a adesão do médico Nelson Donadel, que se colocou a disposição para auxiliar em relação ao receituário do projeto, que não ignora a medicina tradicional, embora indique a opção naturalista. A médica pediatra, Beatriz Barbosa de Araújo (CRM-2473), também participa do programa.

Durante todo o ano, o Projeto Farmácia Viva desenvolve medidas educativas com palestras, cursos de remédios caseiros, alimentação alternativa, produção orgânica, as plantas no uso dos remédios na agropecuária, como: carrapaticidas, pomadas cicatrizantes, remédios para combate de mastite, combate de bicheira e outros.

Segundo a professora Joana D`Arc Miguel, esse programa é sócio-educativo, pois alcança ligações familiares importantes, como a mãe, o filho, professor, raizeiro, médicos e comunidade, aproveitando o resgate das espécies que é feito diariamente com a utilização de folhas, flores, raízes e cascas. Atividades com plantas condimentares também são desenvolvidas: vinagre com ervas, conservas de cascas, flores e frutos, licores e temperos para comidas, remédios, tinturas, rapé, pomadas, cristais de gengibre, mascaras para insônia, banhos calmantes, saches, compostos para dores, paçocas para vermes, suplementos farinha de maracujá, cálcio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete