26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Detidos em ação policial em Sapucaia eram inocentes, diz delegado

2014-12-05 10:23:00

Vilson Nascimento

Duas das três pessoas detidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil em Coronel Sapucaia, em uma ação envolvendo policiais civis e militares na tarde dessa quinta-feira, 4 de dezembro, provaram licitude e formam liberadas.

A informação é do delegado titular de Polícia Civil local, Dr. Roberto Duarte Faria. A Polícia Civil alterou o histórico inicial do Boletim de Ocorrência 449/2014 para incluir a nova versão para o fato.

Jorge Garcia Gauto e Kátia Cristina Espínola Flores, 25 anos, haviam sido detidos em ação contínua à recuperação de uma caminhonete Toyota Hilux preta roubada em Maringá, Estado do Paraná e recuperada pela Polícia Militar em Coronel Sapucaia, onde resultou na prisão de Diego Mateus Cirilo, de 21 anos, que conduzia o veículo e segundo a polícia, estava envolvido no roubo na cidade paranaense.

Na ocasião os policiais chegaram até a residência de Jorge Gauto por conta de uma caminhonete, também Toyota Hilux cor branca, que estava estacionada na garagem, cujas características, segundo a polícia, batiam com as de uma caminhonete que teria socorrido a Hilux roubada no Paraná quando o veículo havia ficado sem combustível na MS-289, trecho que liga Amambai a Coronel Sapucaia.

Na ocasião, segundo a polícia, tal caminhonete branca estaria sendo conduzida pelo próprio receptador do veículo roubado em Coronel Sapucaia.

De acordo com a Polícia Militar, ao chegarem na residência de Jorge Gauto, que é de nacionalidade paraguaia, mas mora do lado brasileiro da fronteira, os policiais teriam percebido o momento que um indivíduo teria fugido da casa pulando o muro dos fundos da residência.

Segundo a PM, em vistoria na caminhonete, a Toyota Hilux branca, que estava na garagem, foi localizado dentro do veículo uma pistola calibre 9mm com carregador municiado que, de acordo com os policiais, Kátia Cristina teria assumido como de sua propriedade.

Já em vistoria na residência os policiais encontraram R$ 17 mil e 930 reais que o dono do imóvel, Jorge Gauto, teria assumido ser de sua propriedade.

Na ocasião a Polícia Militar teria levantado que a caminhonete Hilux branca encontrada na garagem de Jorge Gauto que tem placas do estado do Paraná, também seria roubada ou furtada e que o dinheiro encontrado em poder de Jorge Gauto, não era declarado e poderia ser usado em partes para adquirir a caminhonete roubada no Paraná, já que ao ser preso, Diego Cirilo teria relatado que venderia a caminhonete roubada por R$ 12 mil reais ao receptador em Coronel Sapucaia.

De acordo com o delegado Roberto Faria, no curso dos trabalhos na Delegacia ficou comprovado que a história era diferente que a apresentada inicialmente no Boletim de Ocorrência registrado pela polícia.

Segundo o delegado, Jorge Garcia Gauto teria comprovado à Polícia Civil mediante apresentação de recibo, que o dinheiro apreendido em seu poder ela lícito e proveniente de contra e venda de madeiras.

Já em relação a Kátia Cristina Espínola Flores que segundo a PM, teria assumido ser a dona da pistola 9mm apreendida na caminhonete, na realidade não seria a dona da arma.

Segundo o delegado, teria ficado comprovado que a arma, de fato, pertenceria ao namorado de Kátia, Jorge Rodolfo Garcia Calonga, de 29 anos, que seria a pessoa que teria pulado o muro da residência na hora da chegada dos policiais.

Segundo Dr. Roberto Faria, o advogado de Jorge Calonga teria informado que ele vai se apresentar na Delegacia de Polícia Civil local na semana que vem para responder ao inquérito por porte ilegal de arma de uso restrito.

De acordo com o delegado, caso a apresentação espontânea não ocorra, ele representará pela prisão preventiva de Jorge Garcia Calonga, que também seria de nacionalidade paraguaia, junto a Justiça brasileira.

Em relação a caminhonete Toyota Hilux branca encontrada na casa de Jorge Garcia Gauto, apontada pela polícia em primeiro momento como suposto produto de furto/roubo e como sendo o carro que socorreu a caminhonete roubada na MS-289, na realidade não tem restrição em relação a queixa desses delitos e também não é a caminhonete que socorreu a Hilux roubada, segundo o delegado Dr. Roberto Faria.

Material Exclusivo: Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor- Lei nº 9.610/98- Vilson Nascimento- Jornalista- DRT 1276/MS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete