26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Líder do PT pede punição a Clodovil

2007-05-11 22:10:00

No documento, Luiz Sérgio citou os comentários "jocosos e estereotipados à respeito das mulheres" e a "odiosa fala" à deputada Cida Diogo (PT-RJ),que interrompeu a sessão no plenário, na última quarta-feira (9), aos prantos por ter sido ofendida pelo colega Clodovil.

Cida Diogo protocolou na quinta-feira (10) uma representaçãopor Clodovil ter dito recentemente que "as mulheres ficaram ordinárias, vulgares, cheias de silicone" e que hoje em dia "trabalham deitadas e descansam em pé".

O líder petista quer que a presidência da Câmara determine à corregedoria a abertura de sindicância e a punição do deputado com medidas disciplinares. Para o deputado, Clodovil tem sido “extremamente preconceituoso, sexista e homofóbico” no exercício do mandato parlamentar.

“O deputado Clodovil desrespeitou de forma veemente a Constituição Federal, o Código de Ética e o Regimento da Câmara, incorrendo, sem prejuízo da responsabilização pela prática de crime, em quebra de decoro”, afirmou Luiz Sérgio, acrescentando:

“No caso do parlamentar, eleito pelo povo para representá-lo, tal comportamento é muito mais do que um dever. A violação da lei pelo deputado atinge a própria essência do Poder que o mesmo representa”.

Cabe aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara a decisão de enviar as representações à corregedoria ou arquivá-las. 

  Desculpas – Nesta quinta, Clodovil recusou pedir desculpas à deputada, que o acusou de tê-la ofendido no plenário da Câmara na quarta. Cida Diogo disse ter sido chamada de feia e "p…" pelo deputado. Clodovil confirmou ter qualificado Cida Diogo como "feia", mas negou o uso do palavrão.

O G1 falou com a assessoria do deputado Clodovil Hernandes e aguarda uma resposta sobre a acusação do líder do PT.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete