29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Agendamento on-line para emissão do RG chega a mais sete cidades do Estado

2014-10-14 13:44:00

Começou a funcionar nesta segunda-feira (13), em mais sete cidades do interior do Estado, o agendamento on-line para as primeiras e segundas emissões da Carteira de Identidade. A partir de agora, os moradores de Paranaíba, Nova Andradina, Jardim, Naviraí, Fátima do Sul, Coxim e Aquidauana podem marcar pela internet o atendimento.

Com o objetivo de agilizar e facilitar o atendimento, o serviço já funciona em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.

De acordo com o delegado André MatsushitaGonçalves, titular da Superintendência de Segurança Pública da Sejusp, a exemplo das outras cidades, a mudança será de forma gradual nos postos de identificação. “Inicialmente, 50% dos atendimentos serão agendados e os outros 50%, presenciais, por meio da distribuição de senhas nos postos”, explicou.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira, o aumento do percentual de agendamentos on-line será gradativo, para que a população se adapte à mudança. “Em primeiro de novembro o percentual de agendamentos on-line subirá para 75%, sendo apenas 25% do atendimento com a distribuição de senhas. Já a partir de 1º de dezembro os atendimentos para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade serão 100% agendados pela internet nessas cidades”, lembra o diretor.

Reforço no efetivo
Para agilizar o atendimento em todas as cidades onde está em funcionamento o agendamento on-line do RG, o governo do Estado está contratando, por meio do concurso público, 51 peritos papiloscopistas, sendo que 22 deles já foram nomeados e estão sendo formados pela Academia de Polícia Civil.

De acordo com o secretário Wantuir Jacini, conforme cronograma publicado pela Sejusp e Secretaria de Estado de Administração, os outros 29 serão convocados este mês e nomeados no início de novembro. “Até o dia 15 de novembro os papiloscopistas remanescentes estarão iniciando o curso de formação”, explica.

Como agendar
Para fazer o agendamento eletrônico o cidadão deve acessar o site da Sejusp pela internet, no endereço www.sejusp.ms.gov.br e clicar no link “Identidade”, no lado esquerdo da página, ou ainda através do endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ . “Desse modo, a pessoa não precisa ficar horas em filas e comparece no posto de identificação somente no dia e horário agendados”, explica o secretário Jacini

Na página de agendamento, o cidadão será informado da relação de documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda emissão do documento, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, endereço do Posto de Identificação escolhido e o protocolo de agendamento.

Vale lembrar que a primeira emissão do RG é gratuita e que o agendamento eletrônico está disponível somente nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Nova Andradina, Jardim, Naviraí, Fátima do Sul, Coxim e Aquidauana.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete