22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

MS produz apenas 13% dos hortigranjeiros que consome

2007-10-29 01:29:00

Dados da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) apontam que o Estado em 2006 importou cerca de 70% dos produtos hortigranjeiros que comercializou. Esse é um dos principais assuntos que serão discutidos durante o 1º Seminário de Horticultura da Ceasa-MS, que será realizado hoje segunda-feira (29) a partir das 9 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo em Campo Grande.
 
“Mato Grosso do Sul produz apenas aproximadamente 13% das hortículas que consome. Atualmente, 16 estados fornecem produtos para a Ceasa. Este é um quadro que precisa ser revertido”, comenta o diretor-presidente Natal Baglioni Meira Barros.
 
Entre os principais fornecedores de hortigranjeiros para Mato Grosso do Sul estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
 
A comercialização entre os grupos de hortaliças, frutas, ovos e cereais diversos chegou a 102,4 mil toneladas em 2006. Desse total, a produção estadual foi de apenas 21,9 mil toneladas, com destaque para a Capital e os municípios de Jaraguari, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Ribas do Rio Pardo.
 
Entre as culturas produzidas em Mato Grosso do Sul destacam-se a berinjela, mandioca, melão comum, pepino comum, pepino japonês, quiabo e vagem. ”Estas foram as únicas culturas nas quais o Estado demonstrou auto-suficiência na produção em 2006”, indica Natal.

Evento- Durante o evento serão apresentadas estatísticas de 30 culturas. Das 30 serão escolhidas dez, para as quais o Estado desenvolverá uma política de incentivo à produção. A expectativa é de que o seminário reúna 180 participantes entre produtores, técnicos e pesquisadores que atuam na área de hortigranjeiros na Capital e também no interior.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete