12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prazo de preenchimento do Censo Escolar é adiado

2007-08-29 02:32:00

Escolas de todo o país terão mais tempo para responder o Censo Escolar. O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo, que se encerraria sexta-feira (31), até o dia 16 de setembro.

Segundo o MEC, o período foi estendido para possibilitar que as escolas que ainda não informaram seus dados façam isso. Este ano, pela primeira vez, o censo está sendo feito pelo sistema Educacenso, que pede informações detalhadas sobre a escola, cada um de seus alunos e de seus professores, além das turmas em que eles estão.

O preenchimento dos dados pela internet é feito diretamente na página eletrônica do Educacenso. O responsável de cada escola deve entrar com a senha de desbloqueio e o código da instituição, que foi fornecido por correspondência ou pela secretaria estadual de educação.

Até o dia 22 de agosto, cerca de 106 mil escolas haviam desbloqueado o sistema, mas não necessariamente concluído o lançamento das informações. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ), órgão responsável pelo censo, é que 168 mil escolas acessem o sistema.

Nas escolas em que não há internet, o preenchimento será feito em formulário de papel e a digitação dos dados no sistema poderá ser realizada tanto na secretaria municipal de educação quanto na secretaria estadual ou em delegacias regionais da secretaria estadual, de acordo com a orientação da coordenação do censo de cada estado.

O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico).

Os dados servem como base para programas do governo como Fundo da Educação Básica (Fundeb), Campanha Nacional do Livro Didático, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete