27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Jogos indígenas reúne mais de 420 atletas em Amambai

2008-01-03 16:02:00

A 5ª edição dos Jogos Indígenas-Joind, que está sendo realizada na quadra de esportes da escola municipal Mb’eroy Guarani Kaiowá, localizada na Aldeia Amambai, reúne 420 atletas indígenas de Amambai e região. A abertura dos jogos, que contou com a realização do Concurso Garoto e Garota Joind, foi realizada na última sexta-feira, 29, a partir das 19 horas.

Estiveram presentes o prefeito Sérgio Barbosa, a professora Maria Helena Rozin Barbosa, os vereadores, Carlos Nascimento e Anderson Mansano, a secretária municipal de Educação, Rosane Pereira Guazina, o presidente da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura), César Guidotti, o capitão da Aldeia Amambai, Rodolfo Ricarde, o chefe do posto da Funai, Arsênio Vasques, professores e comunidade indígena.

O concurso Garoto e Garota Joind 2008 contou com a participação de oito meninas e sete meninos indígenas da etnia Guarani/kaiowá. O garoto vencedor do concurso foi Elivelton Ricarte, de 15 anos. Em segundo e terceiro lugar classificaram-se, Sandro Martins, de 17 anos e Duadino Martins, de 21 anos, respectivamente. A garota vencedora do concurso foi Silvana Gonçalves, de 20 anos. Em segundo e terceiro lugar classificaram-se, Sônia Franco, de 13 anos e Ana Paula Moreira , de 11 anos, respectivamente.

De acordo com o presidente da Fundesc (Fundação de desporto e cultura), César Guidotti, a 5ª edição dos Jogos Indígenas reúne índios da etnia Guarani Kaiowá de Amambai, Antônio João, Cel. Sapucaia e Dourados, que competem em provas esportivas de futsal, voleibol e atletismo. “O Joind é umas das principais competições indígenas do estado de Mato Grosso do Sul” afirmou o presidente da Fundesc.

A 5ª edição do Joind, que está sendo realizada na Aldeia Amambai, é uma realização da prefeitura de Amambai, através da Fundesc( Fundação de Desporto e Cultura) e irá se estender até segunda-feira, 7.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete