16.8 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9986

FAMASUL garante manutenção de benefício para Sindicatos

0

2008-12-02 13:15:00

Através de sua assessoria de relações sindicais, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) garantiu a manutenção da alíquota de 17%, em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o fornecimento de energia elétrica para os sindicatos rurais, independentemente de possuírem inscrição estadual e de seu consumo.

A informação foi repassada nesta segunda-feira (1º) pelo superintendente de Administração Tributária do Estado, Gladiston Riekstins de Amorim, após a solicitação apresentada pela FAMASUL.

A alíquota de 17% incidente sob ICMS já era dada aos produtores e sindicatos rurais sediados na área rural e que são classificados como consumidores rurais.

A Enersul, através de uma correspondência, encaminhada no dia 11 de outubro para produtores rurais e sindicatos rurais, solicitou o cadastramento da Inscrição Estadual junto à empresa concessionária, até o dia 30 de novembro passado, sob pena de passarem a pagar a alíquota sob o consumo mensal, com variação entre 17% a 25% .

“A grande maioria dos sindicatos rurais não possui inscrição estadual e perderia o benefício”, comentou a assessora de relações sindicais da FAMASUL, Ana Cecília de Freitas.

Na sexta-feira, dia 28 de novembro, o vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, encaminhou para o superintendente de Administração Tributária, um ofício solicitando que os sindicatos rurais, que possuem sede em área rural, continuassem com o benefício da alíquota de 17%, bastando para tanto a apresentação do CNPJ.

Além da manutenção da alíquota, a Superintendência Tributária frisou em seu ofício, que será entregue para a Enersul nesta terça-feira, que o benefício deve ser estendido para todo produtor rural que possui Inscrição Estadual.

A assessora lembrou ainda que o produtor rural precisa estar atento e fazer prova de ser inscrito no Cadastro de Contribuintes de MS, a fim de não perder o benefício da alíquota referida.

Fronteira: Casos de AIDS crescem mais de 100%

0

2008-12-02 12:49:00

O Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) de Ponta Porã informou, ontem, ao Jornal da Praça que de janeiro a novembro de 2008 foram notificados 14 novos casos de AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida) na fronteira. Em 2007, foram registrados 6 novos casos, o que imprime um aumento superior a 100% de um ano para outro.

Hoje, a unidade possui 200 pessoas cadastradas com HIV/AIDS e Transmissão Vertical (quando a mãe infectada transmite para o feto). Nesse número estão incluídos portadores de Ponta Porã, Paranhos, Amambaí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Antônio João, Sete Quedas e Pedro Juan Caballero.

Dessas 200 pessoas, 95 já recebem o coquetel de medicamentos no próprio SAE, que vem recebendo cerca de 50 consultas mensais para diagnóstico e atendimento a DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Acompanhando a meta da campanha nacional contra a AIDS que é a terceira idade, o SAE vem dando maior atenção às pessoas da terceira idade e registrou casos de HIV/AIDS em pessoas entre 50 e 60 anos (10), entre 60 e 70 anos (5) e entre 70 e 80 anos (1).

RELATÓRIO

Relatório do Programa Estadual DST/Aids, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que em Mato Grosso do Sul, no período de 1984 a 2006, foram notificados 4.608 casos com uma incidência acumulada igual a 208,73 por 100 mil habitantes.

Em 2005, a incidência de casos notificados foi de 22,34 para cada 100 mil habitantes. Em 2006, abaixou para 15,62 e, no ano passado, a queda foi maior ainda, com uma incidência de 15,18.

Os municípios de maior incidência acumulada, segundo a distribuição geográfica, no ano passado foram: Campo Grande, com 2.715 casos notificados do total geral; Dourados, com 300 casos notificados; Três Lagoas, com 251 casos notificados; Corumbá, com 228 casos notificados; Ponta Porã, com 127 casos notificados.

Mato Grosso do Sul ocupa a 16ª classificação no ranking nacional de casos acumulados da doença no Brasil. A população mais acometida é a do sexo masculino numa proporção aproximada de 2:1 (dois homens para cada uma mulher), mas assim como no âmbito nacional, os índices indicam a “feminilização da epidemia” com a proporção de 1,5 (15 homens para cada 10 mulheres).

Corpo de Bombeiros alerta para riscos de afogamento

0

2008-12-02 12:16:00

Com vários casos de afogamento nos últimos dias no Estado, o Corpo de Bombeiros dá dicas de comportamento a pais e crianças durante o período de férias de fim de ano, época em que as famílias costumam procurar rios e piscinas devido ao clima quente do verão. 


No último fim de semana foram oito o número de pessoas mortas por afogamento no Estado, nas cidades de Água Clara, Tacuru, Fátima do Sul e Dourados. Geralmente as vítimas de afogamento são crianças menores de 10 anos e idosos acima dos 50 anos. O Corpo de Bombeiros recomenda muita cautela e atenção antes de entrar em piscinas, rios, lagos ou lagoas. 


Em piscinas, a corporação aconselha que as pessoas usem apenas clubes que tenham o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros, que tem validade de um ano, e também aqueles locais em que tenham a presença de, no mínimo, dois guarda-vidas a cada 500 metros quadrados de água, também exigido por legislação. É importante também evitar nadar sozinho. Muitas vezes uma cãibra ou o cansaço pode fazer uma pessoa perder a força e se afogar.
 
Nos rios, o risco é maior, principalmente devido à força da correnteza e também pela profundidade. Neste caso, os bombeiros recomendam que crianças somente entrem em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Também é aconselhável evitar sair das margens do rio. Neste caso, crianças devem estar equipadas com bóias ou flutuadores para aumentar a segurança. 

As crianças devem evitar brincadeiras de mau gosto, como "caldos", "trotes" ou "saltos". A profundidade de um rio ou de uma piscina muitas vezes é pequena e saltos podem machucar ou até mesmo contribuir para um possível afogamento. Os conhecidos "trotes" e "caldos" podem ser fatores de risco para afogamento, principalmente para crianças pequenas. Essas dicas valem também para lagos e lagoas.

De acordo com o levantamento da corporação, neste ano foram resgatados com vida pelos bombeiros 16 pessoas no Estado. Mas o ano tem um saldo negativo acumulado em 106 afogamentos, número muito maior que o do ano passado. O Corpo de Bombeiros alerta para que as pessoas não abusem se aventurando perigosamente em águas nesta época mais quente do ano. Verão é época de alegria e confraternização, mas sempre com responsabilidade.

STF irá julgar lei sobre acesso a documentos

0

2008-12-02 11:47:00

Antes mesmo de a nova Lei de Acesso à Informação ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu cerne passará por um teste no Supremo Tribunal Federal (STF). Duas ações diretas de inconstitucionalidade que tramitam no STF contestam o poder de o governo restringir o acesso da população a documentos considerados sigilosos e que, em certos casos, ficam confinados por tempo indeterminado. A possibilidade do segredo “eterno” está prevista no novo projeto de lei sobre o tema.


As ações, uma protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outra pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, consideram inconstitucionais pontos da legislação atual sobre o acesso a dados sigilosos, alguns repetidos na nova Lei de Acesso à Informação. As ações são relatadas pela ministra Ellen Gracie – uma delas está pronta para ser julgada, mas só deve ser levada a plenário em 2009.

Um dos pontos que provocam polêmica trata do sigilo absoluto para informações que possam atingir a honra e a imagem de pessoas citadas nos documentos. Pela legislação atual, esse papéis devem permanecer lacrados por 100 anos. OAB e Ministério Público contestam esse prazo. Argumentam que esse ponto específico viola o direito garantido na Constituição de todo cidadão ter acesso “às fontes da cultura nacional” e leva o Estado a descumprir uma de suas obrigações, a de garantir o desenvolvimento de pesquisas científicas.

No novo projeto, esse prazo deixa de existir para que esses documentos permaneçam eternamente fechados ao público. Integrantes do governo entendem que a imagem da pessoa relacionada com aquela informação não pode ser atingida mesmo que já esteja morta e não tenha deixado descendentes. Além dessa polêmica, os ministros terão de decidir se a restrição aos documentos viola direitos individuais, se o governo é arbitrário ao estipular os prazos de sigilo e se uma comissão composta por ministros pode prorrogar indefinidamente esses prazos.

MS: Mulher vive 6 anos a mais que homem, em média

0

2008-12-02 11:18:00

Em Mato Grosso do Sul, as mulheres vivem, em média, seis anos a mais que os homens, mostra o estudo “Tábuas Completas de Mortalidade – 2007”, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta segunda-feira (1º). Conforme a pesquisa, em 2007, a expectativa de vida ao nascer era de 70,51 para os homens e de 77,16 para as mulheres.


De 1991 (o ano inicial de referência) a 2007, a expectativa média de vida dos sul-mato-grossenses aumentou em 4,87 anos.


Em 1991, o sul-mato-grossense vivia, em média, 68,88 anos. Depois de 17 anos, a esperança de vida ao nascer subiu para 73,75 anos. Tanto os homens quanto as mulheres registraram ganho nos anos de vida, permanecendo praticamente estável a distância entre os gêneros. Em 1991, a média de vida dos homens de Mato Grosso do Sul era de 65,58 anos e a das mulheres, de 72,35 anos. Em 1991, elas viviam 6,77 anos a mais que eles e, em 2007, essa distância registrou leve queda, passando para 6,65 anos.


Um dos fatores dessa diferença entre a expectativa de vida entre os gêneros pode ser encontrada na juventude. Conforme o IBGE, no grupo etário de 15 a 24 anos, houve aumento das chances da morte masculina sobre a feminina – ou seja, os homens jovens estão morrendo ainda mais que as mulheres jovens. Nessa parcela etária, a sobremortalidade masculina passou de 2,82 para 3,54 de 1991 para 2007. Isso significa que a chance de um homem morrer com idade entre 15 a 24 anos era, em 2007, mais de três vezes maior que a de uma mulher no mesmo grupo etário.


No país, a esperança de vida ao nascer subiu de 67,00 para 72,57 anos. No caso dos homens, a expectativa aumentou de 63,20 para 68,82 anos e a das mulheres, 70,90 para 76,44 anos.


Alagoas registra a pior expectativa de vida do Brasil tanto em 1991 (59,32 anos) quanto em 2007 (66,77). Os melhores resultados pertenciam, em 1991, ao Rio Grande do Sul (71,10) e, em 2007, ao Distrito Federal (75,34). A maior esperança de vida ao nascer é das mulheres do Distrito Federal. Em 2007, elas viviam a média de 79,18 anos.


O IBGE informa que os dados da “Tábua de Vida” são usados pelo Ministério da Previdência Social para calcular o fator previdenciário das aposentadorias.

Amambai: Vacinação contra a Rubéola não atingiu meta

0

2008-12-02 10:54:00

Suzana Machado

A situação é a mesma em vários municípios do país e no Estado: a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde com relação à vacinação contra Rubéola ainda não foi atingida. E os dados apontam como os “grandes” culpados por tal situação os homens, que, assim como as mulheres, também devem se imunizar contra a doença.

Em Amambai não é diferente. De acordo com Maria Aparecida Maidana, coordenadora municipal de imunizações, até o momento 85,82% da população masculina, com idade entre 20 e 39 nos, se vacinou. “Nossa meta de vacinação é de 10.474 pessoas; faltam 609 para atingirmos a meta e acredito que boa parte desse número seja de homens, uma vez que os índices apontam 102,60% de mulheres vacinadas em Amambai.”

Segundo Maria Aparecida, foi realizada uma intensa campanha de vacinação no município, nas escolas, empresas e estabelecimentos comerciais, além dos Postos de Saúde, é claro.

Para a coordenadora municipal de imunizações, os homens, até mesmo por falta de informação, acabam associando muito a doença à mulher. “Eles têm que ter consciência de que o homem também pode ser portador do vírus, que é facilmente transmitido, até mesmo pela tosse, e que a Rubéola pode ter conseqüências muito graves para o bebê.”

A campanha segue até 12 de dezembro. Por enquanto nenhum caso da doença foi registrado no município, o que reforça ainda mais a importância da conscientização por parte daqueles que ainda não se vacinaram contra a doença, para procurarem um Posto de Saúde e se imunizarem contra a Rubéola.

Cesariana aumenta risco de asma em crianças, diz estudo

0

2008-12-02 10:34:00

Bebês que nascem por operação cesariana têm uma propensão 80% maior de desenvolver asma do que bebês nascidos por parto normal, sugerem pesquisadores europeus.

No total, três mil crianças tiveram sua saúde monitorada do nascimento até os oito anos. Ao atingirem esta idade, 12,4% receberam o diagnóstico de asma.

Apenas 8,5% das crianças tinham nascido por operação cesariana, mas elas tinham uma probabilidade de quase 80% maior de desenvolver asma em comparação com os bebês nascidos de parto normal.

A incidência de asma aumentou muito em países industrializados, paralelamente com a realização de nascimentos através de operação cesariana, segundo a líder do estudo, Caroline Roduit, do Hospital Infantil de Zurich, na Suíça.

A porcentagem de nascimentos por este método aumentou de 5% na década de 60 para 30% em 2000.

Os autores do estudo, publicado na edição desta semana da revista especializada Thorax, acreditam que a ligação entre o nascimento por operação cesariana e o aumento do risco de asma pode estar ligado ao momento de ajustamento do sistema imunológico – o parto por cesariana atrasa a exposição do bebê a micróbios.

A associação da doença com o método de nascimento é ainda maior entre bebês com pais que sofrem de alergias, o que sugere uma predisposição genética, dizem os pesquisadores.

Cerca de 9% das crianças com dois parentes alérgicos tinham uma predisposição quase três vezes maior de serem asmáticas quando atingiam os oito anos de idade, em comparação a crianças cujos pais não sofriam de alergias.

Amambai: Coluna Sólon Ribeiro

0

2008-12-02 10:12:00

COMANDO DO REGIMENTO REALIZA ENTREGA DO RECURSO ARRECADADO NO BAILE BENEFICENTE AO LAR DO MENOR

No dia 27 de novembro, o Comando do 17º R C Mec realizou a entrega, ao Poder Judiciário de Amambai, do recurso arrecadado no Baile Beneficente em prol do Lar do Menor.

O baile, que foi realizado no dia 30 de outubro no Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Amambai (GRESSA), foi um sucesso. Todos os ingressos disponibilizados foram vendidos e quem foi ao evento teve a oportunidade de participar de uma noite muito agradável e animada.

O dinheiro arrecadado será utilizado na construção de uma brinquedoteca na sede do Lar do Menor, que deverá ser mobiliada com brinquedos educativos para as crianças assistidas por aquela instituição. Parte do recurso será utilizada, também, para aquisição de material de hipismo, visando aumentar o conforto das crianças que vêm praticando equitação no Regimento desde o início do corrente ano.

Por ocasião da cerimônia de entrega do recurso, o Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, responsável pelo Juizado da Infância e Juventude, agradeceu o apoio material, de saúde, educacional e recreativo que o 17º R C Mec vem dando às crianças do Lar do Menor. Porém, ressaltou o juiz, o maior benefício que o Exército Brasileiro vem proporcionando a essas crianças, é a formação do caráter, pois a grande maioria das crianças direcionadas ao Lar do Menor não tem a oportunidade de observar, dentro de suas casas, exemplos de honestidade, cidadania e formação moral.

3,3 milhões de testes anti-HIV serão distribuídos no SUS

0

2008-12-02 09:51:00

Estima-se que, pelo menos, 255 mil brasileiros estejam infectados pelo vírus da aids e ainda não tenham se testado. Para reverter a situação, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST e Aids, encaminhará 3,3 milhões de kits para teste rápido anti-HIV aos estados em 2009. Trata-se do dobro do que foi repassado neste ano e um investimento de cerca de R$ 18 milhões. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (1º), pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem como objetivo ampliar o diagnóstico da infecção pelo vírus da aids, que hoje é feito de forma tardia em cerca de 40% dos casos.

“O teste amplia o acesso aos exames, pois, no mesmo momento que procura um serviço de saúde, a pessoa terá o resultado do exame”, afirmou Temporão. Segundo o ministro, quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, melhores os resultados em relação à qualidade de vida e sobrevida do paciente.

O material será encaminhado aos estados conforme solicitação das Secretarias de Saúde. Os testes rápidos – realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo – eram utilizados, inicialmente, para exames em populações de difícil acesso, gestantes não testadas no pré-natal e vítimas de violência sexual.

A partir de março de 2006, foram adotados também como estratégia de mobilização para ampliar o diagnóstico na população geral. Seu maior benefício é chegar a locais onde o resultado demora e dar o diagnóstico na hora, além da dispensa de equipamentos laboratoriais.

“Muitos dos que estão infectados pelo HIV não conhecem sua condição sorológica. Sem o exame, é provável que esse grupo seja diagnosticado apenas quando desenvolver os sintomas da doença”, afirma a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão. Estudo realizado entre 2003 e 2006 apontou que 43,7% dos pacientes chegaram aos serviços de saúde já com deficiência imunológica ou quadro clínico de sintomas da aids.

Mariângela Simão lembra ainda que, numa epidemia de transmissão prioritariamente sexual, todos os que já se expuseram a uma situação de risco, como por exemplo, sexo desprotegido de risco com parceiro eventual, devem fazer o exame. O teste é oferecido pelos serviços públicos de saúde de forma sigilosa.

Dados parciais de uma pesquisa de comportamento realizada pelo Ministério da Saúde mostram um aumento de 67% do número de pessoas que já fizeram exames no país. Em 1998, apenas 24% da população entre 15 e 54 anos havia se testado. Em 2008, esse índice foi de 40%.

Entre as razões para o aumento estão o aumento da oferta do teste nas redes SUS e privada, além da implantação, em 2004, do teste rápido anti-HIV. Desde então, foram repassados cerca de 4 milhões de kits para os estados, com crescimento ano a ano

Os exames convencionais também tiveram crescimento nos últimos anos. A quantidade de testes Elisa anti-HIV oferecidos na rede pública de saúde passou de 3,7 milhões em 2004 para 4,3 milhões em 2007

Com o incremento de R$ 16 milhões no orçamento anual dos estados para pagamento de testes para detecção de aids e sífilis. O montante permite a compra de mais 900 mil testes Elisa anti-HIV.

Teste rápido agora é 100% nacional – A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), acaba de finalizar o processo de nacionalização da produção dos testes rápidos. Isso significa que os kits adquiridos pelo Ministério da Saúde hoje têm tecnologia 100% nacional.

Em 2004, Bio-Manguinhos estabeleceu um acordo tecnológico para produção do teste rápido anti-HIV com a empresa norte-americana Chembio Diagnostics. Todo o processo de nacionalização – cujo objetivo foi contribuir para ampliar o diagnóstico e reduzir a dependência externa do país – demorou quatro anos e se deu por meio de treinamentos técnicos e validação do processo por peritos da empresa.

Após a conclusão da transferência de tecnologia, instituições nacionais de controle de qualidade (INCQS) e regulação sanitária (Anvisa) concederam a Bio-Manguinhos o registro final do Teste Rápido HIV-1/2 em outubro. Estudos comparativos certificaram a não inferioridade do produto nacional em relação ao importado.

O diagnóstico do HIV sai depois dos testes feitos em dois kits – o de Bio-Manguinhos e o Rapid Check, desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) também produzido no Brasil. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza observa um fluxo padrão determinado cientificamente. Se os dois kits tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Em caso de discordância, é feito outro teste com um terceiro kit para confirmação. Assim, o resultado oferece a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Atleta amambaiense se destaca no Paraná

0

2008-12-02 09:21:00

O maratonista Alcione Elias de Andrade,  que está residindo em Amambai há seis meses, representou bem o município em prova realizada em Curitiba, no Paraná, no último final de semana. A Maratona de Curitiba contou com a participação de cerca de dois mil corredores de várias regiões do Brasil e corredores de outros países, como Quênia e África.

Alcione ficou em 12º lugar em sua categoria e em primeiro lugar entre os seis atletas que representaram Mato Grosso do Sul na prova. Alcione destaca a dificuldade de se obter apoio  para participar dessas provas.                           

Ele agradece o apoio recebido do 17º RC Mec, Mercado Dutra, Baronesa, Supermercado Ki-Carne e jornal A Gazeta.

Governador visita hoje municípios do Cone Sul do estado

0

2008-12-02 08:46:00

O governador André Puccinelli estará em Ponta Porã nesta terça-feira (2) para a assinatura de ordem de serviço para ampliação da rede de esgoto (obra do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC) e inauguração de um abrigo para crianças. 

O primeiro compromisso do governador será às 8 horas da manhã, quando entrega o Centro Público de Atendimento à Criança de 0 a 6 anos. Construído ao lado do Posto de Saúde da Família, no Jardim Alegrete, o Centro será destinado ao atendimento de crianças vítimas de violência e/ou abandono, encaminhadas pela Justiça, Conselho Tutelar e instâncias responsáveis pela garantia de direitos da criança da região Sul Fronteira.

Em seguida, às 9 horas, no anfiteatro do Paço Municipal, será assinada a ordem de serviço para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, implantação da rede coletora e sistemas de telemetria, dentro do pacote de obras do PAC. Segundo o prefeito Flávio Kayatt, a cidade conta com cerca de 5% dos domicílios atendidos pela rede de esgoto. “Com os investimentos que serão anunciados na visita do governador, a cidade passará a ter cerca de 48% dos domicílios atendidos pela rede de esgoto tratado”, informou o prefeito.

 Paranhos e Eldorado – Os dois municípios receberão as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), porta de entrada e de atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Em Paranhos, durante a inauguração do CRAS, marcada para as 11 horas, o governador André Puccinelli lança ainda a construção da agência do Detran-MS da cidade. O novo prédio terá 127 metros quadrados e vai receber investimentos R$ 237.743,80.

No município de Eldorado, o primeiro compromisso do chefe do Executivo é a inauguração da cobertura da quadra de esportes da Escola Estadual 13 de Maio, agendada para as 14 horas. Por fim, às 15 horas, entrega as novas instalações do CRAS.

MS e mais 2 Estados voltam a exportar carne à UE

0

2008-12-02 08:16:00

Os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais já podem exportar carne bovina in natura para a União Européia. De acordo com publicação oficial do bloco, a liberação do comércio com essas regiões começa a valer de segunda-feira (1º).

No início do ano, o país sofreu com falhas no Sisbov (Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos), que foram responsáveis pelo embargo da carne bovina brasileira decretado pela União Européia. Com a habilitação dos três estados aumenta em 40 milhões de cabeças o rebanho que pode ser comercializado para a Europa, contanto que as propriedades de origem sejam Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras).

O país tem, a partir de agora, aproximadamente 130 milhões de bovinos com exportação aprovada. Até hoje, eram 608 propriedades certificadas nos estados de Espírito Santo, Goiás , Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Com a decisão do bloco, serão incluídas as regiões norte e sul mato-grossenses, mais 287 municípios mineiros que não estavam habilitados e o estado de Mato Grosso. Neste último, continua excluída a faixa de 15 quilômetros ao longo de toda a fronteira com o Paraguai.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, ressaltou que “a decisão representa o reconhecimento dos esforços do serviço veterinário brasileiro”.

De acordo com o Ministério, as auditorias realizadas nas propriedades de criação de gado bovino foram intensificadas, assim como os serviços estaduais de Defesa Agropecuária, o que tem levado à habilitação de novas eras para o comércio com a União Européia.

Ministério da Justiça abre 600 vagas de agente penitenciário

0

2008-12-02 07:34:00

O Ministério da Justiça abriu nesta segunda-feira (1) inscrições para 600 vagas de agente penitenciário federal. A remuneração é de R$ 3.254,04 ( veja aqui o edital ).

O agente é responsável pelas atividades de atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais federais e às dependências do Departamento de Polícia Federal.

O candidato deve nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, da
categoria “B”.

As inscrições já podem ser feitas pelo site www.funrio.org.br, até as 22h59 (de MS) de 15 de janeiro, ou nos postos de inscrição relacionados no edital de 3 de dezembro a 15 de janeiro de 2009, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 8h às 16h.

Será aceito ainda pedido de inscrição nas agências dos Correios credenciadas, no período de 8 de dezembro a 15 de janeiro de 2009. A taxa é de R$ 80.

O concurso terá duas fases. A primeira será composta de quatro etapas: prova objetiva, prova de aptidão física, prova de aptidão psicológica, investigação para verificação de antecedentes pessoais. A segunda fase será composta de curso de formação.

A prova objetiva será realizada no dia 15 de fevereiro de 2009.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 2 de dezembro

0

2008-12-02 06:29:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Ternura e compreensão vindos da pessoa amada vão deixá-lo muito satisfeito. Boa sorte, escolhas acertadas, atitude geral progressista. Pelo menos esse deveria ser o seu astral. Assim, você se sentirá em paz com o mundo e em harmonia com os outros seres humanos.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Instabilidade emocional que interfere nas suas iniciativas. Portanto, tudo o que fizer deverá ser bem planejado, prevendo eventuais surpresas e mudanças de direção. Vá atrás do que você determinou até o fim, mesmo que tenha que improvisar um pouco no meio do caminho.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Grande vontade de viver, mesmo que isso signifique ficar um pouco fora dos padrões sociais. Pouca paciência com o que for só obrigação – você está mais ligado em diversão. Planeje pausas para o lazer, para não fazer tudo correndo e ficar ansioso pela hora de relaxar. Olha o paradoxo…
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Alma leve e alegre. Você está encantador e super simpático. As portas estão abertas na sua frente: é só ir lá e pegar o que é seu. Aproveite este momento de boa sorte; não deixe passar os oferecimentos e convites, e sempre valorize seu primeiro julgamento de pessoas e situações.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
As emoções serão novamente sacudidas por acontecimentos no lar ou nos relacionamentos íntimos. Deixe seu coração sentir as coisas como elas se apresentarem, sem bloqueios ou fingiu que não viu: isso faria mal à sua estabilidade psíquica. Não se envergonhe dos seus sentimentos.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Tendência a ver tudo com mais calma e esperança, que você deve aproveitar para se fortalecer para o futuro. O único porto realmente seguro que possuímos é a nossa paz de espírito, construída camada por camada pelas ações positivas e progressistas que executamos no decorrer da vida.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Disposição afetuosa e compreensiva nos relacionamentos afetivos. Mas mesmo assim, poderá encontrar pequenos espinhos no seu caminho, pois a pessoa amada poderá estar esquisita e um tanto ciumenta. Não deixe que se instale um clima de insatisfação, exigências ou reclamação.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Nesta fase você está apaixonadamente ligado à vida, e tudo o que fizer será temperado com muita intensidade. Aproveite para namorar e também negociar e ganhar dinheiro. Agora que você está mais prático, aproveite também para se afastar dos amigos que não são tão amigos assim.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Se hoje for o seu aniversário, prepare-se para surpresas agradáveis. Comemore mais um ano de vida. Para alguns, comemorar pode parecer muito barulho por pouco, mas é assim que vamos marcando nossas vitórias na vida. Deixe que as pessoas que gostam de você possam demonstrar seu amor.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Mesmo que coisas estranhas estejam acontecendo na sua vida, na sua alma haverá um ponto parado, imutável, inabalável. Repare como está aceitando o destino sem revolta. Compartilhe esta sabedoria com os mais ignorantes, quer dizer, mostre-lhes que é melhor parar se lamentar e começar a fazer.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Hoje você estará em contato com pessoas de muito bom senso, que vão trazer de volta à sua memória o aprendizado com as experiências do passado, para não se tropeçar nas mesmas pedras. Na vida afetiva, este é um grande momento para encontrar aquela pessoa que você andava buscando.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Podem ocorrer pequenas mas significativas mudanças na sua vida profissional. Aceite-as: são para o seu progresso. Muita atividade no trabalho, talvez você tenha que se deslocar fisicamente para resolver situações urgentes. Uma pessoa querida poderá se afastar de repente. Mas volta.

Céu nublado, possibilidade de chuva e queda na tempera

0

2008-12-02 06:27:00

Tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Em algumas áreas isoladas em Mato Grosso do sul, deve chover forte. 

A temperatura registra um leve declínio, alcançando máxima de 32º e mínima de 17º. Em Campo Grande a temperatura varia entre máxima de 30º e mínima de 18º.

Amambai:Farmácia de plantão, Farmácia São Marcos

0

2008-12-02 06:08:00

Álcool combustível segue vantajoso em 17 estados

0

2008-12-02 03:05:00

O álcool combustível permanece competitivo no tanque dos carros flex em 17 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, referentes à semana terminada em 28 de novembro.

A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. O número de Estados em que o álcool permanece competitivo é o mesmo registrado na semana anterior. A gasolina segue vantajosa em 10 Estados.

Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A gasolina continua mais vantajosa principalmente no Amapá, Roraima, Pará, Paraíba e Amazonas.

Na semana terminada em 28 de novembro, o preço médio do álcool caiu em 11 Estados, e subiu em 16 Estados em relação à semana anterior. As maiores quedas foram registradas na Bahia (-1,33%), Maranhão (-1,17%) e Sergipe (-1,02%). As maiores altas foram registradas em Mato Grosso (4,23%), Rondônia (0,99%) e Amapá (0,89%).

De acordo com Plínio Nastari, da Datagro, se todos os usuários de carros flex seguissem a relação de competitividade, hoje cerca de 87% da frota de flex estaria utilizando etanol.

Paranhos:André inaugura CRAS e lança prédio do Detran

0

2008-12-02 01:22:00

Vilson Nascimento

O Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) visita Paranhos nesta terça-feira (2) para inaugurar a sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e assinar a ordem de serviço para a construção do prédio próprio do Detran local.

A chegada do Governador ao município da fronteira está prevista para acontecer às 9h da manhã na pista de pouso local, onde será recepcionado pelo prefeito do município, Dirceu Bettoni (PSDB), pelo presidente da Câmara de Paranhos, vereador Donizete Viaro (PMDB), demais autoridades e representantes de classes.

Sede do CRAS- De acordo com o prefeito Dirceu Bettoni a programação em torno da visita do Governador ao município deverá iniciar com a inauguração da sede própria do CRAS, obra avaliada em R$ 188,6 mil reais, construída com recursos do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Sede própria do Detran- Após a inauguração da sede do Centro de Referência da Assistência Social, ato que deverá acontecer no próprio prédio a ser inaugurado, André Puccinelli assinará a ordem de serviço para a construção da sede própria do Detran no município.

A nova sede do órgão, que hoje funciona em um prédio alugado e em condições precária de conservação, será construída em um terreno ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Paranhos, na região central da cidade.

“São duas obras de fundamental importância para nosso município”, disse o prefeito Dirceu Bettoni ao destacar que tanto o no prédio do CRAS como a sede própria do Detran irá garantir um melhor atendimento à população de Paranhos.

Votação da reforma tributária não acontece em 2008

0

2008-12-02 00:15:00

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse ontem (1º) que “neste ano não se vota a reforma tributária de jeito nenhum”.

Na sua opinião, só um cenário de acordo das lideranças com uma convocação do Congresso Nacional em janeiro de 2009 e “o interesse do governo de aprovar logo a proposta” seria capaz de viabilizar a apreciação da reforma, que ainda está pendente de apreciação na Câmara.

Ele acrescentou que uma eventual convocação do Senado para trabalhar em janeiro para analisar a matéria só acontecerá caso haja um acordo firmado entre todos os líderes partidários e o governo.

“Se quiserem votar a reforma tributária a única alternativa seria uma convocação extraordinária mas, mesmo assim, é preciso dar garantias que essa matéria vai ser aprovada, sob pena de a convocação ser realizada e não se chegar a votar, o que seria motivo de muita incompreensão e contestação”, afirmou o presidente do Senado.

Quanto à pauta do Senado, o presidente acredita que amanhã (2) os parlamentares deverão votar a medida provisória 442, que possibilita ao Banco Central socorrer pequenas instituições financeiras. Às 11h30, está agendada uma reunião do presidente do Senado com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, quando esse assunto deverá ser tratado.

 Garibaldi Alves também comentou os desdobramentos do impasse criado por ele a partir da decisão de devolver ao governo a medida provisória 440, que prorroga por cinco anos as concessões de funcionamento de instituições filantrópicas. Segundo ele, há um grupo de trabalho constituído para elaborar um projeto de lei que substitua a MP.

O senador acrescentou que é necessário acelerar a elaboração desse projeto para que possa ser apreciado ainda neste ano pelo Congresso Nacional. Garibaldi lembrou que existe o prazo de cinco anos de vigência de cerca de duas mil concessões, que vencerão no final desse mês.

Puccinelli inaugura obras amanhã no Sul do Estado

0

2008-12-01 23:08:00

O governador André Puccinelli (PMDB) vai a Ponta Porã nesta terça-feira para a assinatura de ordem de serviço para ampliação da rede de esgoto e inauguração de um abrigo infantil.

O primeiro compromisso será às 8h, quando André entregará o Centro Público de Atendimento à Criança de 0 a 6 anos.

Construído ao lado do Posto de Saúde da Família, no Jardim Alegrete, o local será destinado ao atendimento de crianças vítimas de violência ou abandono.
 
Em seguida, às 9h, no anfiteatro do Paço Municipal, será assinada a ordem de serviço para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, implantação da rede coletora e sistemas de telemetria, dentro do pacote de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Segundo o prefeito Flávio Kayatt (PSDB), a cidade conta com cerca de 5% dos domicílios atendidos pela rede de esgoto.

“Com os investimentos que serão anunciados, a cidade passará a ter cerca de 48% de rede de esgoto tratado”, declarou o tucano.
 
Paranhos e Eldorado – Após cumprir agenda em Ponta Porã, André inaugura obras em Paranhos e Eldorado.

Os dois municípios receberão as novas instalações do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que atenderá as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.
 
Em Paranhos, durante a inauguração do CRAS, marcada para as 11h, Puccinelli lançará ainda a construção da agência do Detran da cidade. O novo prédio terá 127 metros quadrados e vai receber investimentos R$ 237.743,80.
 
Já em Eldorado, o primeiro compromisso de André é a inauguração da cobertura da quadra de esportes da Escola Estadual 13 de Maio, agenda para as 14h. Por fim, às 15h, o governador entrega as novas instalações do CRAS na cidade.