22.8 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9984

Decoração Natalina de Amambai usa material reciclado

0

2008-12-03 19:31:00

Moreira Produções

A decoração de Natal da cidade de Amambai será diferente nesse ano. A prefeitura de Amambai, através da Secretaria de Meio Ambiente, está utilizando material reciclado para decorar a Praça Cel. Valêncio de Brum e as ruas centrais da cidade. O lançamento da decoração acontece neste sábado, 6, na abertura do Natal Iluminado, a partir das 20 horas.

O evento, que é realizado pela Prefeitura de Amambai, através da Fundesc e secretaria de Meio Ambiente, contará com a chegada da família Noel, apresentações artístico-culturais, com as participações da Fanfarra do 17º RC Mec, Banda Sinfônica Municipal, Projeto Dó-ré-mi, grupos de danças das escolas municipais e bandas e duplas de músicos amambaienses.

De acordo com o fiscal ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Luís Claudio, a produção da decoração de Natal faz parte das atividades desenvolvidas por estudantes durante a realização da Ecobai. “A base da decoração esse ano é toda de material reciclado. As árvores de natal foram construídas com garrafas pet e copos descartáveis.”, disse o fiscal ambiental.

Luís Claudio explica que o Programa da Ecobai consistiu na realização de atividades de educação ambiental por meio de gincanas, palestras e programas. O Projeto foi desenvolvido durante todo o ano com alunos de todas as escolas de Amambai.

A instalação da decoração e da iluminação Natalina conta com o apoio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que disponibilizou a mão de obra de obra de presos que estão cumprindo regime semi-aberto e que prestam serviços comunitários.

Paraguai vai estudar pagamento de dívida com Brasil

0

2008-12-03 19:28:00

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, pôs em dúvida hoje a legitimidade da dívida externa do Paraguai –principalmente a contraída com o Brasil na construção da hidrelétrica de Itaipu– e anunciou sua intenção de estudá-la "exaustivamente" e, se for o caso, de impugná-la.


"Muitas das nossas dívidas já foram pagas", declarou Lugo a jornalistas de seu país, anunciando que ordenou a criação de uma equipe econômica para estudar o tema com seriedade.


Sem afirmar que seguirá os passos de seu colega equatoriano, Rafael Correa, que anunciou que não pagará a dívida contraída por seu país com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Lugo insistiu em que a dívida dos países latino-americanos tem de ser estudada com cuidado.


O presidente boliviano, Evo Morales, tomou recentemente uma decisão parecida, ao nacionalizar os campos explorados pela Petrobras no país andino.


"A questão da dúvida internacional dos países está ocupando cada vez mais espaço na agenda internacional. O Equador é um desses países, e nós também. Mesmo que a dívida do Paraguai não seja tão alta (US$ 2 bilhões), acreditamos que muitas das nossas dívidas já foram pagas", declarou.
O ex-bispo Fernando Lugo, 56, acabou com a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado no Paraguai, 35 dos quais passados sob a ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989). Ao longo da campanha presidencial, Lugo defendeu um "preço justo, de mercado, para a energia de Itaipu".


Durante as ditaduras de Stroessner, no Paraguai, e de Emilio Garrastazu Médici, no Brasil, os dois países construíram sobre o rio Paraná a gigantesca represa hidrelétrica de Itaipu, de condomínio mútuo.


O custo inicial da obra havia sido orçado em US$ 3,5 bilhões, para uma capacidade de produção de 90 milhões de megawatts hora (MWh). No entanto, a hidrelétrica deve custar ao todo US$ 61 bilhões. O fim do pagamento está previsto para 2023. Itaipu pagou à Eletrobrás e ao governo brasileiro US$ 31 bilhões até 2006.


"O Brasil subjugou o Paraguai pela força há 150 anos com a guerra da Tríplice Aliança e continuou tentando dominar esse país, corrompendo seus governantes. Para conseguir a cessão da energia paraguaia a um preço irrisório, os sucessivos governos brasileiros inundaram de dinheiro os dirigentes paraguaios, que viviam como reis, graças a Itaipu. Agora, com a chegada de Lugo no poder, essa farra acabou", afirmou o analista paraguaio Mario Elizeche.


O presidente do Paraguai declarou ainda que muitas das dívidas contraídas por seu país "não chegaram aos verdadeiros destinatários". "Se elas não chegaram a seus destinatários, elas não são legítimas", sentenciou.

Projeto proíbe motorista com um ano de CNH dirigir em BRs

0

2008-12-03 18:37:00

Os motoristas com menos de um ano de habilitação poderão ficar proibidos de dirigir em rodovias e estradas. A proposta, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), foi aprovada nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

Ao explicar o objetivo do projeto (PLS 110/03), Mercadante lembrou que os motoristas, pela legislação em vigor, só recebem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após um ano de aprovação nos exames de habilitação, desde que não tenham cometido qualquer infração de natureza grave ou gravíssima no período ou que não sejam reincidentes em infração de grau médio.

“No curso do primeiro ano de experiência, os condutores são autorizados a portar, tão-somente, uma permissão para dirigir. Desse modo, a proposição, ao exigir a Carteira Nacional de Habilitação para dirigir em rodovias e estradas, destina-se a proibir que os motoristas provisoriamente habilitados possam conduzir veículos nessas vias”, justificou o autor da proposta.


 Na ocasião da aprovação da matéria, Mercadante destacou ainda que o Brasil é um dos recordistas mundiais em acidentes de jovens nas estradas e que, portanto, esse projeto, aliado a outras normas, como a Lei Seca, é mais uma medida para ajudar a reduzir essas altas taxas de acidentes e mortes nas rodovias.

Seop licita pavimentação asfáltica da rodovia MS-165

0

2008-12-03 17:22:00

A Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes) publicouno Diário Oficial de hoje, 3 de dezembro, aviso de lançamento de licitação para o detalhamento do projeto executivo de implantação e pavimentação asfáltica da rodovia MS -165, entroncamento MS-386 Sanga Puitã até Coronel Sapucaia de 80 quilômetros de extensão. A Rodovia ligará toda área de fronteira com o Paraguai e será de grande importância para o Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o aviso, o recebimento das propostas das empresas interessadas em executar os serviços do detalhamento do projeto, acontece às 14h do dia 18 de dezembro, na avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/nº, Bloco 14, Parque dos Poderes – Campo Grande.

Eleitor tem até amanhã para justificar ausência na urna

0

2008-12-03 16:56:00

Termina amanhã o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro, e precisam justificar a ausência.

O formulário utilizado para justificar o não comparecimento nas eleições está disponível na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado pelos Correios para o juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito.

O eleitor que não votou no segundo turno e também não justificou, terá até o dia 26 de dezembro para fazê-lo.

Quem for justificar a ausência precisa informar nome, data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual durante o preenchimento do formulário.

Também é necessário dizer o motivo da ausência à votação. Quem perder o prazo para justificar terá de pagar multa determinada pelo juiz eleitoral.

A falta do comprovante de votação ou da justificativa pode causar transtorno para o eleitor.

O documento será exigido em ocasiões como inscrições em concurso público, pedido de passaporte ou carteira de identidade, renovação de matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obtenção de empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, em autarquias, sociedade de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, e em institutos e caixas de previdência social.

Se o eleitor se ausentar e não justificar em três eleições consecutivas, o seu título poderá ser cancelado.

Prefeitura de Amambai inaugura sala de informática

0

2008-12-03 16:30:00

A Prefeitura de Amambai, através das secretarias municipais de Educação e de Obras, construiu uma sala para laboratório de informática na escola municipal Antonio Pinto da Silva. Os recursos são oriundos do Governo do Estado, através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Ary Rigo (PDT), solicitada pelo vereador Gilmar Vicentin (PDT), e  contrapartida da prefeitura de Amambai. A solenidade de inauguração aconteceu no sábado, dia 27.

A sala tem 64,74 metros quadrados de área construída. No local foram instalados dois aparelhos de ar condicionado, nove computadores e móveis. O local comporta a instalação de 20 computadores. Na localidade, a atual administração executou as seguintes obras: pintura geral do prédio, duas salas de aula e as obras de reforma e construção de cobertura da quadra de esportes.

A unidade escolar atende cerca de 820 alunos – matriculados na educação infantil, ensino fundamental e na educação para jovens e adultos – EJA.

A diretora da escola, Eliane Arteman, afirmou que a nova sala vai melhorar o aprendizado e as condições de trabalho dos professores. “Antes as aulas de informática aconteciam na biblioteca. Agora, teremos uma sala exclusiva para as aulas de informativa e, com certeza, o aproveitamento será melhor”, disse a diretora.

O prefeito Sérgio Barbosa destacou os investimentos já realizados na escola e o compromisso da administração municipal com a educação. “A nossa administração realizou obras em todas as unidades escolares do município”, disse o prefeito.

Estiveram presentes o prefeito Sérgio Barbosa, vice-presidente do legislativo, vereadora Andréa Jaqueline Raymundo, vereador eleito, Cristino Toledo – na ocasião representando o deputado Ari Rygo,  secretarias municipais de Educação e de Obras, Rosane Guazina e Gelza Dutra, respectivamente, diretora da escola Antonio Pinto, Eliane Arteman, professores, alunos e moradores da região.

Construção civil terá R$ 3 bilhões do FGTS em 2009

0

2008-12-03 16:17:00

O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) decidiu hoje ontem (2) aprovar para o orçamento do fundo a liberação de R$ 3 bilhões para a indústria da construção civil em 2009, para combater a recessão que afeta o setor devido à crise econômica internacional e gerar mais empregos na área. O anúncio foi feito pelo presidente do conselho, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que lembrou ser o setor da construção civil o que mais gera emprego proporcionalmente no Brasil.

A aplicação desses recursos do FGTS se dará por meio da redução de juros, de modo a incentivar a construção de moradias. Para a construção de moradias no valor de até R$ 130 mil, os juros serão de 7% ao ano mais taxa de referência (TR, em torno de 1,5% ao ano) e, acima disso, taxa de 9% ao ano mais TR.

“São duas taxas baixas para quem incorpora e investe na construção de habitações, no sentido de incentivar a criação de empregos numa área que mais cresce a empregabilidade no Brasil”, disse o ministro.

Outra medida anunciada pelo ministro Carlos Lupi foi a redução de juros, também a partir de 2009, para a compra da casa própria para pessoas físicas. Quem recebe, por exemplo, salário bruto de até R$ 2 mil, poderá usar recursos do FGTS e pagar com juros de 5% mais TR – atualmente, nesse tipo de transação, os juros são de 6% ao ano mais TR. Os cotistas do FGTS – os trabalhadores empregados cujas empresas recolhem tributo a esse fundo – vão pagar menos juros ainda: 4,5% ao ano mais TR.

“É a mais baixa taxa de juros do mercado para aquisição da casa própria. Com isso, nós precisamos, tentamos, queremos e vamos aquecer o mercado de construção, que gera emprego, e do consumidor, que também gera emprego, e atingir o sonho de todo mundo, que é ter a sua casa própria”, concluiu, o ministro, referindo-se às duas medidas anunciadas.

Arrecadação do ICMS sofre impacto da crise financeira

0

2008-12-03 15:56:00

Um termômetro para se medir o impacto da crise financeira internacional em Mato Grosso do Sul foi comunicado, na manhã de hoje, pelo governador André Puccinelli. Segundo ele, novembro se encerrou com recuo na arrecadação de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) em relação a outubro. A queda na receita do principal tributo estadual no mês, que antecede às festividades de fim de ano, é forte indício de recessão. Em dez anos, essa é a primeira vez que o valor do ICMS de novembro é menor que o de outubro.

Conforme o governador, o valor do ICMS de novembro foi de R$ 331 milhões (a arrecadação ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado). Esse montante é 10,5% inferior aos R$ 370 milhões recolhidos do imposto em outubro. Também está muito próximo aos R$ 322 milhões arrecadados em novembro do ano passado – o aumento é de apenas 2,7%.

A arrecadação de novembro também é tímida em outros comparativos. Desde junho, a tributação de ICMS tem desenhado trajetória ascendente, o que possibilitou a projeção, no mês passado, de fechamento anual com superávit de R$ 300 milhões a mais do estimado em janeiro. No entanto, o valor anunciado pelo governador põe por terra qualquer resquício de otimismo.

O valor do ICMS de novembro é o menor desde abril, quando foram arrecadados R$ 337 milhões. O ICMS arrecadado em abril foi de R$ 298 milhões. Os meses posteriores registraram avanço no recolhimento do tributo. Desde agosto, a receita do imposto supera a segunda metade da casa dos R$ 300 milhões: R$ 356 milhões (agosto), R$ 361 milhões (setembro) e R$ 370 milhões (outubro).

O avanço acentuado da arrecadação em novembro é sazonal e resulta da preparação do comércio para as vendas natalinas. É também, neste mês, que os cconsumidores começam as compras de fim de ano. Neste ano, no entanto, os reflexos da crise se mostraram mais fortes que a sazonalidade.

O quadro vislumbrado não é animador, conforme o governo. “Se essa crise for prorrogada por mais seis meses, haverá, com certeza, recessão no país e em Mato Grosso do Sul”, afirma Puccinelli.

MS: Escolas estaduais participam de conferência

0

2008-12-03 15:31:00

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), realizará, nos dias 5, 6 e 7, a Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Mudanças Ambientais Globais”. O evento acontecerá no Hotel Chácara do Lago.

        Participam da Conferência Estadual 170 alunos de 44 municípios, que foram escolhidos para representarem seu município na conferência. São alunos entre 11 e 14 anos, das séries finais do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino. Os alunos vão apresentar trabalhos de preservação ambiental e experiências realizadas na comunidade escolar.

Durante os meses de outubro e novembro, a SED realizou atividades ambientais nas escolas por meio do projeto “Plante uma Árvore”, que teve como objetivo despertar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente.

A Conferência elegerá as 23 melhores propostas elaboradas pelos estudantes. Os selecionados irão representar o Estado na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que acontece em Brasília de 3 a 8 de abril de 2009, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Cada escola recebeu um material constituído por 3 volumes e um cartaz da CNIJMA enviado pelo MEC. As propostas foram formuladas e ilustradas com um cartaz. Também foram realizadas conferências em cada escola participante.

O objetivo da Conferência Nacional é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino – aprendizagem, em uma visão de educação integral.

Fazendeiro apela para deputado contra a Iagro

0

2008-12-03 15:10:00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) voltou a ser alvo de críticas na Assembléia Legislativa. O órgão está sendo acusado de penalizar o produtor rural com infrações, quando muito bem poderia, primeiro, orientar a classe por meio de campanhas educativas.

Desta vez, o órgão multou um produtor que comprou vacinas no Estado de Goiás, onde também possui propriedades, para imunizar 3.810 cabeças de gado em suas fazendas localizadas nas cidades de Caarapó, Iguatemi e Itaquiraí.

A queixa foi feita na sessão desta terça-feira pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM), que representa a classe ruralista na Assembléia Legislativa. “É lamentável usar mais uma vez a tribuna desta Casa para falar da injustiça cometida pela Iagro, que tem penalizado o produtor rural. Temos recebido várias denúncias, entendo que temos de cumprir as leis, mas há uma falta diálogo, a Iagro deveria ser um órgão instrutivo e não punitivo”, criticou o parlamentar.

Zé Teixeira refere-se ao fato de o órgão ter multado no mês de novembro deste ano o produtor Caio Perdigão Coimbra somente porque ele não apresentou as vacinas adquiridas no Estado vizinho, mesmo tendo comprovado por meio de notas fiscais. “Ele, simplesmente, transportou a vacina muito bem acondicionada, foi registrar no Iagro, que não aceitou. A não ser que o produtor aceitasse um auto de infração. Acho isso uma falta de respeito, um abuso de autoridade”, protestou Zé Teixeira, lamentando ainda o fato de os técnicos do órgão terem justificado que a medida constava de uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, quando, na verdade, tratava-se de uma lei estadual. “Ele comprou a vacina no Brasil, por que tem que apresentá-la a Iagro”, acrescentou.

As notas fiscais foram emitidas pela empresa Agro Mateira, produtos veterinários em geral, em 19 de novembro em nome de Caio Perdigão Coimbra e Condomínio nos valores de R$ R$ 1.284,00 na compra de vacina para a fazenda Nova Espadilha (Itaquiraí); R$ 2.788 para a fazenda Vista Alegre (Iguatemi), e R$ 408 para a fazenda Água Preta (Caarapó), totalizando 3.870 doses de vacinas de combate a febre aftosa.

Professores do Cone Sul debatem hoje o piso salarial

0

2008-12-03 14:49:00

Os professores e os líderes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação (SIMTEDs) da região do Cone Sul estarão em naviraí hoje. Logo mais, por volta de 14, eles se reunem com os líderes da federação (Fetems).

No Encontro Regional, a pauta de discussão é a implantação do piso salarial nacional do magistério público da educação básica (Lei 11.738/08), para os professores das redes de ensino estaduais e municipais.

Deverá haver a presença de professores e de trabalhadores em educação dos municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.

A informação é do presidente do Simted de Naviraí – César Martins da Fonseca.

Governo estadual vai antecipar 13º para 12 de dezembro

0

2008-12-03 14:20:00

O governador André Puccinelli anunciou há pouco que irá antecipar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais. Os valores serão repassados no dia 12 de dezembro, uma semana antes da data regular.

Puccinelli também confirmou para amanhã o pagamento dos salários de novembro, a mais de 60 mil funcionários. No total serão liberados R$ 190 milhões referentes a cada folha.

A antecipação do 13º foi solicitada pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e pela Associação Comercial de Campo Grande, como forma de contribuir para o aquecimento das vendas já no início de dezembro e minimizar efeitos da crise financeira mundial.

Durante coletiva de imprensa, convocada para manhã desta quarta-feira pelo governador, Puccinelli destacou a pressão feita, principalmente, pelo comércio para liberação antecipada.O governador também informou que outras 9 prefeituras, consideradas “capitalizadas” seguirão o mesmo caminho. Já anunciaram a antecipação os municípios de Três Lagoas, Corumbá, Sidrolândia, Terenos, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Nova Andradina. Segundo a Fiems, Ponta Porã e Dourados devem confirmar a medida.

Salário estadual – O pagamento regular dos servidores, já no 1º dia do mês, que era previsto para ocorrer a partir de janeiro, deve começar apenas em fevereiro. Durante a reunião desta manhã, na Governadoria, Puccinelli se dirigiu ao secretário da Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto perguntando se o pagamento no 1º dia útil não poderia ser feito a partir de janeiro e o secretário balançou negativamente a cabeça.

Rotativo – O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ricardo Kuninari, comemora a “pulverização” no pagamento do 13º. “No dia 5 pagam as empresas privadas, na outra semana o governo, e no dia 20 sai a 2º etapa de quem pagou o emprega em duas vezes. Isso garante público novo às compras a cada semana”, explica. Agora, comércio e indústria esperam anúncio semelhante do prefeito Nelsinho Trad. Ele retorna a Campo Grande após viagem à Europa e deve receber ainda hoje reivindicação para antecipar o pagamento.
“O Comitê de Monitoramento da Crise deve repassar o pedido ao prefeito nesta quarta”, informa Kuninari.

Delcídio garante verbas para construir 5 mil casas em MS

0

2008-12-03 13:47:00

O senador Delcídio Amaral (PT/MS), relator-geral do Orçamento da União de 2009, se reuniu em Brasília com o secretário estadual de habitação de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun, e o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT/MS) para discutir recursos destinados a construção de casas populares.

Delcídio garantiu a inclusão no Orçamento de recursos previstos em emenda de bancada que destina R$ 70 milhões para a construção de 5 mil unidades habitacionais em todas as regiões do estado.

Marun, que é presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Habitação, também obteve apoio de Delcídio para manutenção de um orçamento nacional significativo para o Programa de Subsídio Habitacional, que atende as camadas menos favorecidas da população em todo o país.
“Moradia é uma questão essencial para todas as pessoas. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para oferecer, principalmente aos mais pobres , condições de adquirir a casa própria e dar conforto e segurança à família”, afirmou Delcídio.

Governo edita novas regras de defesa animal e vegetal

0

2008-12-03 13:19:00

O Executivo já encaminhou para a Assembléia Legislativa dois projetos que alteram as regras para a defesa animal e vegetal em Mato Grosso do Sul.


No caso da defesa animal, a intenção é padronizar os procedimentos em todo o Estado, estabelecendo regras únicas no trato do trânsito de animais. Também dispõe sobre as sanções em caso de infração.


Quanto à defesa vegetal, no combate à ferrugem de soja uma das medidas já adotada há alguns anos é o vazio sanitário.


A nova norma prevê a possibilidade de multas aplicadas para casos de infração leve serem substituídos por medida sócio-educativa, através da participação em curso, palestra ou seminário de formação, informação, reabilitação ou reeducação voltadas para atender ao interesse administrativo ou sanitário.


Os projetos foram encaminhados pelo governador e precisam ser votados na Assembléia Legislativa e depois sancionados, para virarem lei.

Famasaul protesta contra aumento de 3.000%

0

2008-12-03 12:45:00

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), é uma das entidades representativas do estado que se juntaram à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a proposta do Tribunal de Justiça, que pede um aumento de quase 3.000% nas taxas judiciais. Os representantes se reuniram nesta terça-feira (02), e se mostraram contra o anteprojeto, principalmente a excessiva nos custos de um processo. “A proposição do TJ/MS não se apresenta acompanhada de qualquer motivação justificadora do pretendido aumento, que por certo acarretará na elitização da Justiça no âmbito estadual, em detrimento dos princípios constitucionais que orientam a forma de cobrança das taxas judiciárias, e, sobretudo da inoportunidade jurídica de sua veiculação, dada a notária crise financeira internacional”, diz manifestação pública aprovada pelos representantes das entidades que participaram da reunião.

A mobilização iniciada nesta terça-feira tem o apoio não só da FAMASUL como de outras entidades como a Federação das Indústrias (FIEMS), Federação do Comércio, Sindicatos, associações comunitárias, Diretórios Centrais dos Estudantes e outros setores.

Caso o anteprojeto elaborado pelo Judiciário e pela Fundação Getúlio Vargas passe pelo Legislativo e Executivo e vire lei, uma ação em primeira instância passará a custar de 15 a 1.500 UFERMS, ou seja, até R$ 21 mil. Se for para segunda instância, as custas poderão chegar a R$ 42 mil. “A tributação referente às custas serve, para cobrir o custo do trâmite processual, nunca para dar lucro ou receita para a manutenção da instituição já que esses recursos devem vir do Estado através do duodécimo conforme prevê a lei”, afirma Fábio Trad, presidente da OAB-MS.

Prefeitura de Amambai apóia Ferechopp

0

2008-12-03 12:19:00

A Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Administração, está apoiando a realização do 22º Festival Regional do Chopp – Ferechopp, que acontece neste sábado, dia 6, a partir das 22 horas, no Parque de Exposição de Amambai.

O Ferechopp é realizado anualmente pelo Rotary Clube de Amambai e tem como objetivos a arrecadação de fundos para a execução de programas sociais, entre eles, o combate à poliomielite no mundo, a também a doação de recursos para entidades do município e a Fundação Rotária.  

O apoio do poder publico municipal é efetivado através do repasse de recursos para as entidades parceiras do evento. Cada entidade recebe R$ 1.000,00 e, em contrapartida responsabiliza-se pela venda de uma cota de canecos-ingressos. Neste ano, o evento conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, Clube de Mães, Associação Viva Vida, União dos Deficientes Físicos de Amambai e Lar do Idoso. O apoio concedido com recursos públicos para as entidades iniciou na gestão do prefeito Sérgio Barbosa.

O 22º Ferechopp deste ano é animado pela Banda Poerão, do Paraná. Os canecos-ingressos estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 12,00 pelos rotarianos, entidades parceiras e no Auto Posto Sol Nascente, Exata Pré-Moldados, Farmácia São Lucas, Gente Pequena Moda Infantil, Lojas Veneza, Macro Contabilidade, Mega Informática, Moreira Produções e Salão do Bira. A festa é patrocinada por organizações governamentais e pela iniciativa privada.

Frango pode ficar até 15% mais barato no supermercado

0

2008-12-03 11:46:00

O brasileiro deve ter um Natal com mais carnes de aves à mesa. Segundo o presidente da UBA (União Brasileira de Avicultura), Ariel Antonio Mendes, o preço da carne de frango deve sofrer redução entre 10% e 15% nos supermercados. Felicidade para consumidores, tristeza para produtores.

A queda no valor do frango será causada, principalmente, pela redução nas exportações. Grandes importadores do frango brasileiro, como Venezuela, Japão e Rússia, diminuíram suas compras por conta da crise mundial. Cerca de 40% das carnes de aves produzidas aqui são vendidas para outros países.

“É uma faca de dois gumes. O consumidor, evidentemente, gostaria de ter um frango barato, a menos de um real, mas isso seria insustentável. Então, tem que haver um equilíbrio para que a população continue tendo frango barato, mas também que não seja de graça”, comentou Mendes.

O presidente da ABEF (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango), Francisco Turra, disse que, em novembro, as exportações atingiram 220 mil toneladas, bem abaixo da espectativa inicial, de 330 mil toneladas. Ele previu que a queda deve se repetir este mês.

O setor acredita que, apesar da crise, que já fez com que as previsões sejam de um “complicado” primeiro semestre em 2009, deve haver crescimento no próximo ano.

“Sem a crise, poderíamos crescer 15%, mas ainda somos otimistas, em boa parte, pela entrada de novos mercados, como a China Continental. Também vamos concentrar esforços para entrar em países como Índia, Indonésia, Malásia, México e Nigéria”, disse Turra.

Nesta semana, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, chefia uma missão em Pequim, na China, que pode acertar facilidades para a exportação de carnes brasileiras para aquele país.

O Brasil deverá mandar para o exterior, até o fim do ano, cerca de três milhões de toneladas de aves, confirmando sua posição de maior exportador mundial.

Amambai: PIB realiza curso MMI “Casados para sempre”

0

2008-12-03 11:18:00

Suzana Machado

A Primeira Igreja Batista (PIB) de Amambai realiza novamente o MMI “Casados para sempre”, um curso voltado para casais com duração de 13 semanas, que será ministrado pelo pastor Marcos Fonseca e sua esposa. “As vagas são limitadas; iremos trabalhar com um grupo de no máximo sete casais”, acrescenta o pastor Marcos.

As inscrições para o curso já estão abertas. Mais informações pelo telefone (67) 3481-5278.

O pastor ressalta que o curso é estendido para pessoas de todas as religiões.

No último sábado, 22, a primeira turma do curso se formou. Ao todo foram 14 casais, que se descontraíram, testemunharam, jantaram e comemoraram junto com familiares e amigos, no Gressa.

“Nossa expectativa e objetivo é formar mais casais através do curso, que não trata somente de temas relacionados especificamente ao relacionamento de casais, mas abrange também assuntos referentes aos filhos e à família em geral”, ressalta o pastor Marcos.

Amambai será sede da final do Estadual de Velocross

0

2008-12-03 10:51:00

Sérgio da Luz

O próximo final de semana, 6 e 7, será decisivo em Amambai, que receberá as feras do Velocross para a disputa da última etapa do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2008.

A cidade, localizada na região sul do estado, é tradicional no cenário do Velocross e sempre atrai bom público para as provas – em torno de 5 mil pessoas. Para a decisiva prova, são esperados mais de cem pilotos, que disputarão sete modalidades: Open, Nacional, Sênior, 125cc, Mirim, Mini Motos e a apresentação da categoria 230cc.

A pista Wagner Bampi Paixão, considerada pelos pilotos uma das melhores da competição, terá uma novidade: a prova marcará a inauguração das novas estruturas – banheiros, duchas e barracão. “Agora temos uma sede de verdade”, expressou Alex Bampi, presidente do Motoclube Amambai. 

Festa para uns e muito trabalho para outros. Desta forma se resume a etapa final para equipes e pilotos. Algumas categorias ainda estão com a vaga de campeão em aberto e não faltam candidatos para preenchê-las. Este ano, Amambai não comemorará título – nenhum piloto da cidade está na disputa pelo caneco.

A etapa em Amambai é uma realização do Motoclube Amambai, em parceria com a Federação de Motociclismo do Mato Grosso do Sul.

Paranhos: Diretor de Esportes fratura mão em explosão

0

2008-12-03 10:20:00

Sérgio da Luz

O diretor de Esportes de Paranhos, Denílson Rafaine, teve sua mão esquerda fraturada após sofrer um acidente com um morteiro. O acidente aconteceu por volta das 14 horas de domingo, durante partida do Campeonato de Futebol Amador local.

Rafaine foi socorrido pelos presentes e levado ao hospital da cidade e em seguida encaminhado para Campo Grande. Com a gravidade do acidente, o diretor perdeu dois dedos.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranhos, Denílson passa bem e em breve deve receber alta.