14.2 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9979

Paraguai comemora dia de Nossa Senhora de Caacupê

0

2008-12-08 08:01:00

Em homenagem ao dia da Nossa Senhora de Caacupê, comemorado nesta segunda-feira, 8, os membros da Colônia Paraguaia de Campo Grande cumprem desde sexta-feira programação que inclui procissão, missa e atrações culturais de dança e música. Estima-se que em Mato Grosso do Sul, cerca de 40% da população seja de paraguaios e descendentes.

A capela da Santa, que fica na sede da Colônia Paraguaia na Capital, tem recebido visitantes desde o dia 29 de novembro, durante as novenas. Segundo Eliana Andrade, integrante da administração da Associação da Colônia, devotos de Mato Grosso do Sul, de outros estados e até do Paraguai vêm prestigiar o dia da Padroeira.

Neste domingo (7), a Colônia Paraguaia preparou um churrasco dançante em homenagem à Nossa Senhora do Caacupê. Hoje, dia da Padroeira, a capela fica aberta para visitação durante o dia todo.

Às 19h30 começa a procissão, seguida da missa. Após a missa, atrações culturais, acompanhadas de pratos típicos, dão continuidade à comemoração.

CATEDRAL- Na capital do Paragual, Assunção, a Catedral Santuário Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé, templo máximo do catolicismo paraguaio, recebe fiéis durante todo o dia. O templo de Caacupé foi consagrado em 1945 e recebeu a visita do João Paulo II em 1988.

A festa anual em homenagem à Virgem de Caacupê reúne milhares de devotos de todas as partes do Paraguai e até de outros países.

Confira a previsão do horóscopo para hoje, 8 de dezembro

0

2008-12-08 06:44:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Momento favorável para os relacionamentos afetivos, pois você está bem humorado e animado. Para os solitários a roda da fortuna está novamente no alto do seu movimento. Aproveite antes que caia. No trabalho, astral estável: nada de devaneios. Mantenha a rota.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Harmonia e tranqüilidade na vida afetiva, o que o deixará mais calmo para resolver problemas em outras áreas da sua vida. As coisas estão nos seus devidos lugares e não há motivo para preocupação. Lembre-se que só a ação sempre leva a alguma solução.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Momento agradável de autoconfiança e paz. Você presta mais atenção ao que as pessoas dizem, e elas percebem o quanto você é importante para estas – as mais importantes para você também. É bom que você reconheça seu valor; assim, ocultos sentimentos autodestrutivos perdem a energia.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Aproveite este dia para pensar um pouco nos outros. Ajude alguém, sorria primeiro, dê passagem, sem esperar nada em troca. Essa atitude vai levantar seu astral e trazer uma sensação maravilhosa de integração com o mundo. E seja tolerante também com o seu parceiro.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Pensamentos inquietantes rondam sua mente. Dúvidas, insatisfação, etc. Não coloque em ninguém nem nas circunstâncias a causa deste estado de espírito. É que já é hora de você ter a coragem de ser o que você é e viver de acordo com o que pensa. É revolução ou dor de cabeça.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Você está mais receptivo aos relacionamentos em geral; há um desejo de estar com pessoas e trocar idéias. Você também está mais propenso a aceitar compromissos. Cuidado com o comodismo, porque aí você deixaria de viver as experiências novas e estimulantes que necessita.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Precisão e firmeza nas suas opções e escolhas. Grande capacidade mental, impedindo-o de cair em dúvidas ou devaneios. Dia adequado para tomar decisões importantes, pois você conseguirá enxergar todos os lados de qualquer questão com muita nitidez e profundidade.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Sua vida afetiva exige atenção. Talvez você tenha que ceder alguma coisa ao seu companheiro, em favor do equilíbrio do relacionamento. Não caia na tentação de querer manejar o outro, através de vitimização ou ameaça de abandono. Ceda mesmo ou diga não com segurança.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Aproveite o tempo que sobrar para descansar. Coloque as suas preocupações num baú e tranque bem. Você está precisando de uma parada para se recuperar, e não adianta insistir. Mesmo nas diversões, convém seguir a maré, sem ficar muito preocupado com o programa.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Atenção com sentimentos obsessivos que podem vir a lhe dar muita dor de cabeça mais adiante. Desconfiança ou controle exagerado não vão aproximar ninguém de você. Seja claro no que diz e não tenha medo de se mostrar como é. Não disfarce insegurança na forma de indiferença.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Momento positivo para a sua vida afetiva. Vênus no seu signo vai colocar em foco este setor. Você encontrará meios de expressar seus sentimentos. Mesmo que no começo pareça um pouco difícil, a energia amorosa brota do seu coração e atinge em cheio o coração de quem lhe interessa.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Se você andou protelando iniciar algum tipo de estudo, chegou a hora de agir e realizar. Mas não se disperse: escolha o que for verdadeiramente a sua vontade neste momento. Você sente que precisa de novas informações, pois sabe que assim abre novos caminhos na sua vida.

Céu entre nuvens e alta temperatura nesta segunda-feira

0

2008-12-08 06:42:00

Céu entre nuvens nesta segunda-feira, como possibilidade de pancadas isoladas de chuva. Exceto no extremo sul onde o tempo permanece bom. A temperatura mantém alta com máxima de 37º e mínima de 19º.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Paulo

0

2008-12-08 06:09:00

Receita libera hoje consulta ao último lote de restituição

0

2008-12-08 00:36:00

A Secretaria da Receita Federal abre hoje, segunda-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, ano-base 2007, confirmou o supervisor nacional do IR do órgão, Joaquim Adir, na quarta-feira (3).

Assim que liberadas, as consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146. Para saber se está no lote, o contribuinte pode deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

As restituições deste último lote, porém, estarão disponíveis para saques somente em 15 de dezembro. Ainda não foi informado pela Receita Federal o número de contribuintes que estão no sétimo lote do IR deste ano. Os valores deverão vir corrigidos em mais de 8%.

Malha fina– Os contribuintes que não estiverem neste último lote do IR, e que também não entraram nos seis lotes anteriores (pagos de junho em diante), estão automaticamente na malha fina do Leão.

Em 2007, 479 mil declarações foram retidas em malha para checagens da Receita Federal, número que foi menor do que o registrado em 2006 (746 mil contribuintes). Neste ano, segundo Adir, o número ainda não está fechado.

Restituições- As restituições são pagas pela Receita Federal em sete lotes, entre junho e dezembro de cada ano, sendo um por mês.

As datas dos pagamentos confirmadas para 2008 foram as seguintes: 16 de junho, 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.

Recebe primeiro a restituição quem mandou a declaração mais cedo pela internet, sem erros ou omissões. O prazo de apresentação do IR teve início em março e foi até 30 de abril deste ano.

Corrida pedestre acontece dia 14 em Campo Grande

0

2008-12-08 00:10:00

A Fundesporte (Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul) realiza no próximo dia 14 de dezembro o 28º Grande Prêmio MS de Corrida Pedestre. Com 10 km, a prova será realizada no Parque Ayrton Senna, bairro Aero Rancho.

As inscrições podem ser feitas na Casa do Atleta (rua 7 de Setembro, 322), Galeria dos Esportes (rua 7 de Setembro, 654) e na Fundesporte (avenida. Mato Grosso, 5778, Parque dos Poderes, Bloco IV). A ficha de inscrição pode ser retirada no site www.fundesporte.ms.gov.br, no link formulário para imprimir e enviar por fax.

O primeiro colocado, nas provas masculina e feminina, vai receber premiação de R$ 2 mil.

Começa amanhã inscrições para professor substituto

0

2008-12-07 22:12:00

O governo do Estado abre amanhãs as inscrições para formação de cadastro de professores substitutos da SED (Secretaria Estadual de Educação). Os professores serão selecionados para ministrar aulas temporárias no ano letivo de 2009.

A ficha de inscrição vai ficar disponível até dia 15 no site http://www.sed.ms.gov.br

O cadastro deve ser feito por professores com formação em curso de licenciatura plena e que possuam comprovante de colação de grau em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Conforme o site de notícias do governo, a SED recebeu 16,3 mil inscrições para professores substitutos em 2007. Mato Grosso do Sul possui 367 escolas estaduais.

Exame da OAB tem inscrições abertas até dia 14

0

2008-12-07 21:18:00

As inscrições para o terceiro exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estão abertas até o dia 14 de dezembro.A taxa é de R$ 200 e as provas serão aplicadas no início de 2009. A primeira fase, que consiste na prova objetiva, será realizada no dia 18 de janeiro.

Já a prova prático-profissional acontece no dia primeiro de março. O exame será aplicado em Campo Grande eDourados pelo Cespe-Unb (Centro de Promoção e Seleção de Eventos da Universidade de Brasília).

Paraguaio é encontrado morto em Amambai

0

2008-12-07 19:58:00

Vilson Nascimento

Um homem de nacionalidade paraguaia, de 30 anos de idade, foi encontrado morto com um tiro na cabeça às margens do Córrego Panduí na tarde desse domingo (7) em Amambai.

O corpo de Fernando Roa Ortiz, que estava só de cueca e segurava um revólver calibre 38 com cinco munições, uma delas deflagrada, em uma das mãos, foi encontrado por banhistas próximo a ponte sobre o córrego na rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó, a cerca de 5 quilômetros da cidade em Amambai, que acionaram a polícia.

Segundo a Polícia Civil de Amambai que esteve no local realizando os levantamentos e comanda as investigações do caso, ao lado do corpo do rapaz foi encontrado suas roupas e a cerca de 30 metros do local, uma bicicleta abandonada, supostamente pertencente a vítima.

Evidências apontam para suicídio- A polícia instaurou procedimento para apurar o caso, mas as evidências encontradas pela perícia técnica no local apontam inicialmente para suicídio, já que em uma das mãos da vítima, além de arma de fogo, havia grande quantidade de pólvora o que indicaria que ele próprio teria efetuado o disparo.

O corpo de Fernando Ortiz, que segundo a polícia tinham passagem por tráfico de drogas em Fátima do Sul, será encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã para a realização de exame necroscópico.

Segundo a Polícia Civil de Amambai que investiga o caso, pelo estado que o corpo se encontrava, Ortiz teria morrido há mais de 30 horas quando foi encontrado.

Polícia de SP apreende 6,4t de maconha que saíram de MS

0

2008-12-07 19:05:00

A Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo apreendeu ontem à noite 6,4 toneladas de maconha na rodovia Raposo Tavares, região de Presidente Venceslau. Conforme a polícia, o carregamento saiu de Coronel Sapucaia, cidade de Mato Grosso do Sul que faz fronteira com o Paraguai.

A droga estava escondida em meio a banquetas de madeira, dentro de um caminhão-baú Mercedes-Benz com placas de Goiânia (GO).

Conforme o portal G1, motorista do veículo foi levado para a cadeia pública de Presidente Venceslau.

No último dia 24, a policia paulista apreendeu 8,5 toneladas de maconha. A estratégia era mesma: a droga partiu de Coronel Sapucaia e estava camuflada embaixo de uma carga de 2.400 banquetas de madeira.

O entorpecente só foi apreendido porque o Ford Cargo que fazia o transporte perdeu os freios e, desgovernado, bateu em outros veículos na cidade de São Paulo.

Brasileirão:Resultados da última rodada e classificação

0

2008-12-07 18:32:00

Resultado da 38ª e última rodada do Brasileirão 2008

Sport 4  x 3  Coritiba  
Fluminense 1  x 1  Ipatinga  
Goiás 0  x 1  São Paulo   
Santos 0  x 0  Náutico  
Atlético-PR 5  x 3  Flamengo  
Grêmio 2  x 0  Atlético-MG  
Vasco 0  x 2  Vitória  
Figueirense 3  x 1  Internacional  
Cruzeiro 4  x 1  Portuguesa  
Palmeiras 0  x 1  Botafogo

Veja como ficou a classificação final do Brasileirão 2008

1º  São Paulo    75
2º  Grêmio         72
3º  Cruzeiro       67
4º  Palmeiras    65

5º  Flamengo      64
6º  Internacional  54
7º  Botafogo       53
   Goiás             53
   Coritiba           53
10º  Vitória         52
   Sport              52
12º  Atlético-MG 48
13º  Atlético-PR 45
   Fluminense     45
   Santos           45
16º  Náutico      44
   Figueirense  44
18º  Vasco       40
19º  Portuguesa 38
20º  Ipatinga   35


Obs: Em negrito classificados para Libertadores e rebaixados para a Série "B"


No adeus de Edmundo, Vasco para a 2ª divisão

0

2008-12-07 18:23:00

A lista dos grandes clubes que foram rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro ganhou um novo integrante neste domingo.

Na 38ª e última rodada da principal competição do futebol nacional, o Vasco acabou surpreendido pelo Vitória, perdeu por 2 a 0 em pleno São Januário e selou aquilo que sua torcida vinha temendo há tempo: a primeira queda para a Série B, em 2009. Isso no dia da despedida de um dos maiores ídolos da torcida, o atacante Edmundo.

Para escapar, a equipe cruzmaltina precisava, além da vitória em casa, torcer por derrotas de dois dos três concorrentes diretos para escapar do rebaixamento: Náutico, Atlético-PR e Figueirense.

O rebaixamento era esperado pelos vascaínos. Desde a 25ª rodada, a equipe deixou a zona de perigo apenas uma vez, na 33ª jornada. A equipe se despede da divisão de elite do Brasileiro com a segunda pior defesa (71 gols sofridos) e como o segundo clube que mais perdeu na competição (20 revezes).

A triste zaga vascaína no Brasileiro 2008 teve reviravoltas: o clube negociou o trio que se destacou na campanha da semifinal da Copa do Brasil, formado por Pablo, Morais e Jean. Além disso, foram três trocas de técnico (Antônio Lopes e Tita sucederam Renato Gaúcho) e uma de presidente.

Durante oito rodadas, o comando do clube ficou com Eurico Miranda, que vinha há oito anos no comando cruzmaltino. Depois, foi a vez de Roberto Dinamite, ex-atacante e maior artilheiro da história do clube, assumir a presidência e não conseguir evitar a inédita queda do Vasco.

Na partida deste domingo, Dinamite sentiu mais uma vez a ira da torcida. Principalmente após os 24min, quando Marquinhos abriu na área pela direita para Leandro Domingues, que chutou cruzado e marcou o primeiro gol do jogo.

Na volta do intervalo, aos 30min, a paulada que selou o descenso: Ricardinho bateu cruzado pela esquerda, o goleiro Rafael espalmou e Adriano, livre, empurrou para ampliar.
Inconformados, alguns fãs tentaram invadir a tribuna de honra, onde o mandatário vascaíno assistia o jogo. Já era tarde demais e a segunda divisão é uma realidade para o clube, que com a derrota termina a competição em 18º lugar, com 40 pontos.

Um péssimo adeus para Edmundo. Aos 37 anos, com 243 jogos e 135 gols pelo Vasco, o camisa 10 se despede dos gramados brasileiros vendo o time do coração cair para a Série B. O jogador ainda pode prolongar a carreira nos Estados Unidos.

O Vitória, que já não brigava por mais nada no Brasileiro, termina o ano de forma mais que positiva. Na volta da Série B, o clube baiano revela o meia Marquinhos, já negociado com o Palmeiras para 2009, e fica na décima colocação, com 52 pontos, garantindo seu lugar na próxima Copa Sul-Americana.

São Paulo bate o Goiás e conquista o hexa no Brasileiro

0

2008-12-07 18:14:00

Algumas horas depois da polêmica denúncia feita à CBF sobre uma suposta tentativa de manipulação de resultado da partida decisiva do Campeonato Brasileiro de 2008, o São Paulo deixou a confusão de lado para conquistar o hexacampeonato nacional.

A equipe comandada por Muricy Ramalho fez sua parte, derrotou o Goiás por 1 a 0 no Estádio Bezerrão e ergueu pela terceira vez consecutiva a taça da competição nacional.

Mesmo com todo clima de decisão criado nas últimas semanas, um fato atrapalhou o campeonato mais emocionante na era de pontos corridos no Brasil. Na tarde do último sábado, a CBF publicou um comunicado afirmando que recebeu uma denúncia de uma suposta tentativa de manipulação de resultado no duelo entre Goiás e São Paulo.

O nome do árbitro Wagner Tardelli foi envolvido no caso e a entidade maior do futebol nacional, junto ao próprio juiz, decidiu trocar o árbitro para a partida decisiva, escalando Jailson Macedo Freitas.

Para piorar a situação, uma das versões do caso é o suposto envio de ingressos para o show da cantora Madonna, que será realizado no Estádio do Morumbi nos dias 18, 20 e 21, a Wagner Tardelli que brincou e disse que sequer é fã da artista norte-americana.

Já no início da manhã deste domingo, o São Paulo anunciou seu desligamento da Federação Paulista de Futebol (FPF), afirmando que a denúncia partiu da própria entidade paulista, por meio de Marco Polo Del Nero, seu presidente.

Com 75 pontos conquistados em 38 jogos, o time comandado por Muricy Ramalho venceu em 21 oportunidades, empatou 12 vezes e perdeu somente cinco para levar o hexa (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008). Além disso, tem o melhor ataque da competição nacional ao lado do Flamengo, com 66 gols marcados e somente 36 sofridos.

Com mais um triunfo à frente do elenco tricolor, o terceiro seguido no Brasileiro, Muricy iguala uma marca histórica do ex-treinador Rubens Minelli, que também conquistou três títulos nacionais seguidos (Minelli foi campeão em 75 e 76 com o Internacional e em 77 com o próprio São Paulo). Já Muricy também ergueu a taça três vezes seguidas (2006, 2007 e 2008).

No entanto, não é só Muricy que é tri pelo São Paulo. O capitão e goleiro Rogério Ceni, o reserva Bosco, os zagueiros André Dias e Miranda, o lateral-esquerdo Junior e o meio-campista Richarlyson levantaram a taça nacional pelo terceiro ano seguido.

Com o triunfo deste domingo, o São Paulo chegou a 18 jogos sem perder. A última derrota do time tricolor foi dia 17 de agosto, para o Grêmio, por 1 a 0, no Estádio Olímpico. A equipe gaúcha era a única que podia impedir o título do grupo paulista mas, mesmo vencendo o Atlético-MG neste domingo, chegou a 72 pontos, três a menos que o São Paulo.

A partida nem começou e o jogo já estava agitado. Além do problema da denúncia da suposta manipulação de resultado, as diretorias de Goiás e São Paulo iniciaram grande confusão no gramado do Bezerrão para saber quem seria a equipe que utilizaria o banco de reservas do mandante no duelo deste domingo.

Ao final da discussão ficou decidido que o clube do Morumbi utilizaria o vestiário número um, destinado aos mandantes, enquanto o banco de reservas principal seria ocupado pelo Goiás.

Com a bola rolando, a partida foi bastante truncada e o São Paulo valorizou a posse de bola, já que um simples empate dava o sexto título nacional à equipe do Morumbi. No entanto, como grande parte dos gols da equipe de Muricy Ramalho, o time tricolor balançou as redes em um lance de bola parada, que iniciou nos pés de Rogério Ceni.

Aos 21min de jogo, o capitão cobrou falta, Harlei fez grande defesa. No rebote, Hugo chutou e o atacante Borges, impedido, desviou para o fundo das redes, abrindo caminho para o tri brasileiro e marcando seu 16º gol no campeonato.

Motorista provoca batida ‘por ordem de Deus’

0

2008-12-07 17:07:00

Um americano que dirigia uma caminhonete e acertou um veículo conduzido por uma mulher alegou à polícia que o acidente foi provocado por ordens divinas. O suspeito de causar a batida afirmou que, ao acertar o veículo da mulher a mais de 160 km/h, ele estava apenas respeitando um pedido feito por Deus, que teria dito: "tire essa mulher da estrada".

A caminhonete acertou a traseira do veículo na rodovia federal 281, na região de San Antonio, no Texas. Os dois veículos rodaram no canteiro central, atravessaram a pista no sentido contrário e foram parar nas grades de proteção, ao lado do acostamento.
Ambos os motoristas sofreram apenas ferimentos leves.

"Ele apenas nos disse que Deus afirmou que a mulher não estava dirigindo bem, e que ela deveria ser tirada da estrada", afirma o porta-voz da delegacia de polícia do condado de Bexar, no Texas, Kyle Coleman. "Deus devia estar por perto mesmo", brincou Coleman, "pois em qualquer outra circunstância, um acidente como esse teria sido fatal".

O motorista da picape não explicou à polícia como estaria dirigindo a mulher. Nenhum dos motoristas estava sob efeito de drogas ou álcool, de acordo com os policiais. O suspeito de provocar o acidente será submetido a uma análise psiquiátrica.

Rapaz morre em acidente em rodovia de Eldorado

0

2008-12-07 15:09:00

Um rapaz de 24 anos morreu em um acidente ocorrido na madrugada deste domingo, na MS-295, em Eldorado, no Sul do Estado.

Conforme registro policial, Maicco Pacheco de Menezes, 24 anos, foi atropelado por um Gol conduzido por Odeson Rodrigues Gomes, 20 anos.

O amigo da vítima, Anderson, contou à Polícia Militar que ele e Maicco seguiam em uma Honda Bross para Iguatemi, quando no local conhecido como curva do barro preto, pararam para fazer necessidades fisiológicas.

Segundo o relato dele aos policiais, após parar a motocicleta, Maicco foi em direção à pista e foi colhido pelo Gol que também seguia no sentido Iguatemi.

Maicco foi socorrido por Anderson e pelo condutor do Gol para o hospital de Eldorado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada. De acordo com boletim de ocorrênica, Maicco teve traumatismo craniano.

MS não assina documento de apoio à reforma tributária

0

2008-12-07 13:07:00

Mato Grosso do Sul e mais seis Estados não assinaram um documento em prol da reforma tributária.

A carta em prol da reforma foi elaborada na sexta-feira (5) no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), realizado em Foz do Iguaçu.

Além de Mato Grosso do Sul, não assinaram o documento os secretários de Fazenda de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Roraima.

O documento será encaminhado ao presidente da comissão especial que discute a proposta, deputado Antonio Palocci (PT-SP).


A carta afirma a necessidade de fazer aperfeiçoamentos na proposta, principalmente, no que diz respeito ao Fundo de Equalização de Receitas e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional.

Os secretários também assumem o compromisso de continuar trabalhando para construir uma convergência possível à votação da emenda em março.

Destacam também que a reforma deve proporcionar a simplificação de procedimentos, a desoneração dos investimentos produtivos e a adoção da cobrança de ICMS no Estado de destino.

Rival abandona e Ricardo Maurício é campeão da Stock

0

2008-12-07 12:09:00

Ricardo Maurício conquistou o título de campeão da Stock Car 2008 neste domingo, após o abandono de Marcos Gomes, seu único rival na briga pelo título da temporada. Largando em 21º, o paulistano precisava apenas terminar à frente do concorrente para garantir a taça da principal categoria do automobilismo nacional. A vitória da última etapa, disputada em Interlagos, em São Paulo, ficou com Thiago Camilo.

Ricardo Sperafico terminou a corrida na segunda colocação. Completou o pódio o alemão Ingo Hoffmann, que, após anunciar sua aposentadoria das pistas em 2008, se despede da Stock Car em grande estilo. O campeão Ricardo Maurício terminou a disputa na 15ª colocação.

Marcos Gomes largou apenas na 32ª posição neste domingo, após mau desempenho nos treinos classificatórios de sábado, e não conseguiu reverter o mau início ao longo da disputa.

Após colisão e perda de algumas posições, o competidor não conseguiu manter o carro no traçado do Autódromo de Interlagos e teve de abandonar a disputa, o que, automoticamente, deu o título a Ricardo Maurício, que termina a temporada 2008 da Stock com 287 pontos, contra 285 do vice.

Desapontado pelo incidente, Gomes lamentou não ter conseguido superar a diferença de apenas um ponto que o separava do rival no começo da corrida deste domingo.

"Não deu. Rodaram na minha frente, eu freei, mas infelizmente o campeonato acabou", lamentou o competidor, em entrevista à TV Globo.

Colisão entre moto e ônibus deixa rapaz de 26 anos ferido

0

2008-12-07 12:01:00

Vilson Nascimento

A colisão entre uma motocicleta e um ônibus pertencente a uma empresa que explora o serviço de transporte coletivo na cidade, deixou um rapaz de 26 anos ferido na manhã desse domingo (7) em Amambai.

O acidente aconteceu por volta das 10h na rua Coronel Valêncio de Brum com a rua Waldi Jorge de Lima, na Vila Limeira.

Segundo a polícia, Eliandro dos Santos (26 anos), residente em Amambai, conduzia uma motocicleta Honda Tornado de cor vermelha, placa AMG 0965 de Amambai-MS, pela rua Valêncio de Brum quando veio a se chocar com a lateral do coletivo que havia feito uma conversão à esquerda para adentrar na rua Waldi de Lima.

Com a colisão o motociclista acabou caindo, vindo a sofrer escoriações pelo corpo e sangramento na região da cabeça.

Eliandro, que segundo os bombeiros apresentava odor etílico e carregava pendurado no pescoço uma caneca do Festival do Chopp, evento realizado na noite anterior (sábado) pelo Rotary Club em Amambai, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai onde deu entrada com suspeita de traumatismo craniano e seu estado de saúde expirava cuidados, segundo o CB.

Equipes das polícias, Civil e Militar de Amambai também estiveram no local do acidente realizando os levantamentos de praxe.

Estadual de Velocross acontece daqui a pouco em Amambai

0

2008-12-07 11:58:00

Mais de 100 pilotos de todo o estado de Mato Grosso do Sul são agurdados em Amambai neste domingo para participar da etapa final do Campeonato Estadual Velocross. O evento, que acontece na Pista do Motoclube Wagner Bampi Paixão, a partir das 13 horas, é uma realização da Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Motoclube de Amambai e o apoio da Prefeitura local.

Os pilotos estarão disputando o Campeonato divididos em oito categorias. Na categoria Open, disputam pilotos com qualquer moto; na Nacional, competem apenas motos nacionais; na Sênior, disputam pilotos acima de 35 anos; na 125cc, disputam motos de até 125cc de quatro tempos; e na 230cc, concorrem motos apenas de 230 cilindradas. Na categoria Mirim, estarão correndo pilotos de até 14 anos e na Mini Motos, concorrem pilotos de até 12 anos com motos pequenas.

De acordo com o presidente do Motoclube de Amambai, Alexsandro Bampi, o campeonato conta ainda com a categoria Pratas da Casa, na qual estarão disputando os pilotos amambaienses. “Essa categoria visa estimular os pilotos de nossa cidade”, disse Alex.

Também no sábado, será realizada a inauguração da sede do Motoclube de Amambai. No local, foi construído um barracão com banheiros e cantina.  A obra foi realizada pelo Motoclube de Amambai com apoio da administração municipal. O Motoclube de Amambai é coordenado pelo presidente, Alex Bampi, e pelo vice-presidente, Branco Lorenzetti; foi fundado em 2000 e conta atualmente com 25 pilotos.

A Associação Viva a Vida, de Amambai, estará comercializando lanches e bebidas durante todo o evento. O piloto Alex Bampi explica que o Velocross é uma competição de velocidade realizada em pistas sem rampas. Já a modalidade Motocross é cheia de rampas que levam os pilotos a mais de 10 metros de altura.

Eldorado promoveu campanha de trânsito

0

2008-12-07 11:05:00

Vilson Nascimento

Uma campanha de conscientização no trânsito envolveu vários seguimentos da sociedade e cerca de 2,5 mil alunos da rede pública de ensino entre os meses de outubro e novembro em Eldorado, região sul do Estado.

A campanha cujo tema era “Se Liga na Vida! Vê se Fica Ligado!”, desenvolvida pelo Centro de Formação de Condutores de Eldorado, teve início no dia 6 de outubro e foi até o final da manhã do dia 22 de novembro, um sábado, quando foi encerrada com uma solenidade com a presença de autoridades do município, na Câmara Municipal de Eldorado.

Durante a campanha, desenvolvida em parceria com a Polícia Militar local, com a Prefeitura Municipal através do programa Juventude Cidadã Federal, com a Associação Comercial, Empresarial e Agropastoril de Eldorado, a Associação de Apoio e Defesa da Criança e do Adolescente, o Detran, o Auto Posto Pioneiro e o Programa CREAS/Sentinela, foram ministradas palestras educativas sobre o tema, nos períodos, matino, vespertino e noturno, para alunos da pré-escola e ensinos fundamental e médio em todas as escolas do município, inclusive na escola da Aldeia Serruito, na zona rural do município e lançado um concurso de frases e desenhos sobre o tema “trânsito” aos alunos.

As palestras foram ministradas por José Vicente Ferreira, do Conselho Municipal de Segurança e pelo Sargento da Polícia Militar, lotado na CIPM de Eldorado, Neuri Luiz Roseni.
Campanha nas ruas

Na reta final, nos dias 20 e 22 de novembro, a campanha ganhou as ruas da cidade em Eldorado, com a distribuição de panfletos e adesivos aos condutores, trabalho que contou com a participação dos jovens atendidos pelo programa Juventude Cidadã, coordenados no município, pela psicóloga Irany Borges da Silva.

Várias autoridades do município, entre elas a prefeita eleita de Eldorado, Marta Araújo (PDT), que assumirá a Prefeitura local no próximo dia 1 de janeiro, estiveram presentes, acompanhando a solenidade de encerramento e premiando os estudantes vencedores dos concursos de frases e desenhos sobre o tema “trânsito”, promovido pelos organizadores.
Confira a seguir, os vencedores do concurso em cada categoria.

CONCURSO DE FRASES

1º. CATEGORIA 3º AO 5º ANO:

1.1 – 1º Lugar: Thaisa Cristina Lamperti dos Santos – 5º ano da Escola Estadual Eldorado;
Frase: “Uma das peças mais importantes do trânsito não precisou ser inventada, foi criada junto com a Humanidade: o pedestre”.

1.2 – 2º Lugar: Adenir Emídio Pedro – 4º ano da Escola Mickey;
Frase: “Se for em uma festa beber não dirija. Mostre que você é inteligente!

1.3 – 3º Lugar: Natan – 3º ano da Escola Municipal Bairro Cerâmica;
Frase: “Amor é vida, ame a sua e a do próximo, ao dirigir use o cinto de segurança”.

1.4 – 4º Lugar: Lucas Tiago – 5º ano da Escola Municipal Sebastião de Paula;
Frase: “Respeite a faixa de pedestre. Cuidado com sua vida, o trânsito é perigoso. Cuidado!”

2. CATEGORIA 6º AO 9º ANO:

2.1 – 1º Lugar: Ronaldo Martins Riquelme – 7º ano da Escola da Aldeia Indígena Serrito;
Frase: “O cuidado no trânsito é responsabilidade de todos”.

2.2 – 2º Lugar: Keila Rocha Santos – 9º ano da Escola Estadual 13 de Maio;
Frase: “Abra as portas para a segurança no trânsito, você é a chave…!”

2.3 – 3º Lugar: Bruna Mondados de Lima – 8º ano da Escola Estadual Eldorado;
Frase: “Obedeça a sinalização. Sua vida não é uma ilusão!”

3. CATEGORIA ENSINO MÉDIO:
3.1 – 1º Lugar: Mirielly Santos Cecílio – 1º ano E. M. da Escola Estadual Eldorado;
Frase: “O motorista não é Deus, mas pode decidir seu próprio destino.”

3.2 – 2º Lugar: Letícia de O. Pase – 1º ano E. M. da Escola Michey;
Frase: “Se beber não dirija! Seja consciente, não inconseqüente!”

3.3 – 3º Lugar: Vânia Nunes da Silva – 3º ano E. M. da Escola Estadual Eldorado;
Frase: ! Respeitar as leis de trânsito é o mesmo que respeitar as leis da  vida, portanto preserve-a!”