12.4 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9978

Policiais federais confirmam paralisação dia 10

0

2008-12-09 00:27:00

O Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul confirma, em nota à imprensa, que a categoria vai paralisar as atividades na quarta-feira, dia 10, por 24 horas, como forma de pressionar o Ministério da Justiça a instituir um plano de cargo e carreira para a corporação.

Os policiais federais também protestam contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 549, a ser votada no Congresso Nacional, que visa dar aos delegados de polícia civil e federal a isonomia salarial com juízes de Direito e membros do Ministério Público, criando a carreira jurídica. Às 9h haverá protesto na portaria da Superintendência Regional do DPF/MS.

Prefeitos se aproximam do consenso na Assomasul

0

2008-12-08 23:06:00

Os prefeitos de Terenos, Beto Pereira, e de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, ambos do PMDB, estão mais próximos do que nunca de um consenso em torno da disputa pela presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Eles se encontraram nesta manhã, por ocasião de um evento na Assembléia Legislativa, e acabaram conversando sobre o assunto, com a presença do presidente da Casa, Jerson Domingos.
O governador André Puccinelli (PMDB) esteve no local, mas teria se reunido em separado com Jocelito, antes de Beto Pereira chegar.

“É uma conversa que estou tendo com ele há muito tempo e que continuo tendo, ainda não chegamos lá, mas estamos muito perto disso. Falei pra ele hoje: acho que chegou o momento da gente sentar, negociar, porque acho que isso é importante para a entidade, e o dia da eleição já está se aproximando”, disse o prefeito de Terenos.

Entretanto, mesmo com a proximidade de um entendimento entre os dois prefeitos, Jocelito, que teoricamente teria menos apoio que Beto Pereira, ainda não sinalizou em desistir da disputa.
Beto Pereira, que já contabiliza a adesão de pelo menos 50 dos 78 prefeitos de Mato Grosso do Sul, afirma que ainda não ofereceu nenhum cargo específico para tentar dissuadir Jocelito de seu projeto.

Aliás, Beto Pereira alega que não ofereceu cargo a nenhum dos outros partidos que já confirmaram apoio à sua candidatura, como PDT, PT, PTB, PSDB e PR.

“Fizemos uma repartição por quantidade de prefeitos em cada partido e por regiões do Estado. Dissemos para estes prefeitos quantas diretorias temos à disposição e eles estão discutindo internamente”, disse Beto Pereira, sem dar maiores detalhes sobre a negociação dos cargos na diretoria da entidade.

Beto Pereira enfatizou que é amigo de Jocelito Krug e que ele se mostrou muito receptivo a negociar durante o encontro desta manhã. Mas deixou claro, porém, que precisa conversar com seu grupo político, e com os prefeitos que apóiam seu nome, sobre o posicionamento que deverá tomar nos próximos dias.

Krug não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto. A eleição acontece no dia 8 de janeiro e a posse da nova diretoria da Assomasul acontece no dia 16 do mesmo mês.

Operário e Corinthians fazem amistoso dia 14

0

2008-12-08 22:09:00

O Operário Futebol Clube enfrentará em amistoso o time do Corinthians. A partida será realizada no dia 14 deste mês, no estádio Morenão, em Campo Grande.

Na tarde de hoje, o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul Francisco Cezário de Oliveira, autorizou a realização do jogo amistoso, dentro das regras e normas estatutárias. O evento começa às 16 horas.

Prorrogado o incentivo para a avicultura no Conesul

0

2008-12-08 21:09:00

Decreto do governo estadual publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) prorroga o incentivo fiscal à avicultura de municípios que foram atingidos pela febre aftosa em outubro de 2005 e outros que, mesmo sem ocorrência de foco, tiveram suas economias fortemente afetadas.

O prazo de incentivo venceria dia 1º de novembro, mas foi prorrogado por mais três anos de forma que o ICMS ficará nas seguintes alíquotas para operações internas ou interestaduais: de 1° de novembro de 2008 a 31 de outubro de 2009, 2%;  de 1° de novembro de 2009 a 31 de outubro de 2010, 3% e  de 1° de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011, 4%.

Além de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, que tiveram focos de febre aftosa no ano de 2005, o benefício atinge Itaquiraí e Iguatemi.

Suspeito de matar em Dourados pode estar em Amambai

0

2008-12-08 20:32:00

O indígena conhecido apenas como Genésio é o principal suspeito de ter matado a menina Oslaine Ortiz, de 9 anos, que teve a ossada encontrada na manhã de hoje, em Dourados. De acordo informações da Policia Civil, Genésio, depois de ter cometido o crime, mudou-se para outra aldeia indígena em Amambai.

Na manhã de hoje uma denúncia da Funai (Fundação Nacional do Índio) levou a Policia até o local onde o corpo da menina foi jogado, que fica próximo a aldeia Jaguapiru. Segundo testemunhas, restavam apenas os ossos da menina, pois o corpo teria sido deixado lá há cerca de três meses.

A Funai conta com uma força de apoio que faz a segurança policial nas aldeias. Nesta semana ela realiza a operação Sucuri, em Amambai, que a cada dois meses vai às aldeias da região e recebe as ocorrências, o que acabou revelando o paradeiro do corpo.  O próprio padrasto teria contado aos homens da Operação onde abandonou a garota.  

Conforme a Polícia, vizinhos contam que no dia do desaparecimento de Oslaine, Genésio teria se embriagado, juntamente com a mãe da menina, e depois teria estuprado-a, informação que ainda está sendo investigada. Até o momento, já foram caracterizado dois crimes: homicídio e ocultação de cadáver. A menina estava desaparecida há 3 meses.

Dupla armada assalta caminhoneiro em Tacuru

0

2008-12-08 20:03:00

Vilson Nascimento

Dois homens armados e abordo de uma motocicleta de cor escura, abordaram um caminhoneiro e roubaram objetos e dinheiro na tarde dessa segunda-feira (8) em Tacuru.

Segundo a Polícia Militar de Tacuru que atendeu a ocorrência, a ação criminosa aconteceu por volta das 14h40 na rodovia MS-295, trecho que liga Paranhos a rodovia MS-156 entre Tacuru e Amambai, a cerca de 45 quilômetros da cidade em Tacuru.

O caminhoneiro se deslocava no sentido Paranhos a Tacuru conduzindo uma carreta vazia quando em determinado ponto da rodovia estadual, que está em obra de pavimentação, foi alcançado pelos marginais.

De arma em punho, os assaltantes obrigaram o motorista parar e roubaram um relógio, um celular e R$ 1.300,00 reais em dinheiro que a vítima carregava consigo.

Após praticar o roubo os marginais fugiram do local abordo da motocicleta em direção a cidade de Paranhos. O caso está sendo investigado.

Família Noel chega para alegrar o Natal de Amambai

0

2008-12-08 19:05:00

Apresentações culturais, mensagens de conscientização ambiental e espírito natalino marcaram a abertura da 4ª edição do Natal Iluminado de Amambai. O evento foi realizado na Praça Coronel Valêncio de Brum, neste sábado, 6, a partir das 20 horas, pela Prefeitura Municipal de Amambai, através da secretaria de Meio Ambiente e da Fundesc.                 

O Natal Iluminado de Amambai iniciou com a chegada da Família Noel. A comitiva formada pela família Noel, o prefeito Sérgio Barbosa e a primeira-dama, Maria Helena Rozin Barbosa percorreu as ruas da cidade, desde a praça da vila Limeira até a praça central Coronel Valêncio de Brum. Em seguida, o prefeito Sérgio Barbosa entregou a simbólica chave da cidade para as mãos do Papai Noel e foram acesas as luzes natalinas da decoração da praça Cel. Valêncio de Brum.
        
As apresentações culturais contaram com a participação da Fanfarra do 17º RC Mec, Coral da Igreja Batista Central, Banda Sinfônica de Amambai, grupos de danças das escolas municipais, Projeto Dó-Ré-Mi, Paulo Vitor e Grupo, dupla Paulo e José e do Grupo Bonde da Vaneira.
        
De acordo com o fiscal ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente e coordenador da decoração, Luís Claudio, neste ano os arranjos natalinos trouxeram  uma mensagem de conscientização ambiental. Foram instaladas 90 árvores natalinas construídas com copos descartáveis. Os 50 mil copos descartáveis foram coletados durante a realização do Projeto da Ecobai. As árvores foram dispostas na Rodoviária, e nas praças da vila Limeira e Cel. Valêncio de Brum. 

“Além de ser uma decoração que fica bonita tanto durante o dia quanto à noite, ela traz a idéia da conscientização ambiental. O nosso projeto da Ecobai partiu da premissa  de que se mudarmos os maus hábitos a gente consegue mudar o comportamento sem punição. Todos precisam abraçar essa causa da preservação ambiental”,  disse Luís Claudio.
        
O Programa da Ecobai consistiu na realização de atividades de educação ambiental por meio de gincanas, palestras e programas. O Projeto foi desenvolvido durante todo o ano com alunos de todas as escolas de Amambai.
        
A instalação da decoração e da iluminação Natalina contou com o apoio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que disponibilizou a mão-de-obra de presos que estão cumprindo regime semi-aberto e que prestam serviços comunitários.


Detrat ativa semáforo na Avenida Pedro Manvailler

0

2008-12-08 18:27:00

Vilson Nascimento

Mesmo sem placas de sinalização regulamentando o trânsito no local, o Detrat (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) ativou, na tarde dessa segunda-feira (8) o semáforo no cruzamento da Avenida Pedro Manvailler com a rua Marechal Teodoro, no centro da cidade em Amambai.

O semáforo, implantado a cerca de dois meses, não havia sido ativado na época da implantação, como ocorreu com outro sistema implantado na mesma época na Rua da República, tendo em vista altura da rede elétrica no local, que estava abaixo das hastes do sinal luminoso.

No domingo, dia 30 de novembro, a Enesul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) realizou o levantamento da fiação da rede elétrica no local, possibilitando que o semáforo fosse colocado em atividade.

Faltam placas- Apesar do semáforo já ter sido colocado em funcionamento, no local ainda falta a colocação de placas regulamentando o trânsito, o que tem confundido alguns motoristas menos experientes e desavisados.

Por se tratar de um cruzamento, quem se deslocar pela Avenida Pedro Manvailler não pode virar a esquerda como ocorria antes da implantação do semáforo e a mesma regra serve para quem se deslocar pela rua Marechal Floriano que terá que seguir em frente.

Atenção- Logo que o sinal luminoso começou a funcionar sem as placas verticais para orientar os condutores, policiais militares passaram a atuar na orientação aos motoristas no local e puderam constatar várias imprudências, muitas delas cometidas por desconhecimento das regras de trânsito e falta de atenção, como avançar o sinal vermelho e parar sobre a faixa de pedestre.

Placas em breve- Segundo o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Amambai, Ramão Joelso Farias, que acompanhou a ativação do semáforo na tarde dessa segunda, as placas regulamentando o trânsito no local deverão ser implantadas nos próximos dias.

André manda polícia atirar para matar, em bandido

0

2008-12-08 18:14:00

O governador André Puccinelli (PMDB) voltou a afirmar que os policiais militares de Mato Grosso do Sul estão sendo treinados para “matar bandidos”. “Os policiais estão autorizados a atirar no peito de quem tem passagem”, disse Puccinelli durante cerimônia de lançamento da campanha de segurança de fim de ano, realizada na Praça do Rádio Clube na manhã deste sábado.

Ele havia feito afirmação semelhante em fevereiro deste ano, após um início de rebelião na Colônia Penal de Campo Grande. Em caso de novas reações, “os policiais podem disparar”, disse o governador na ocasião.

Cerca de 500 pessoas estiveram no evento e puderam acompanhar as declarações do governador. “Enquanto o policial atira na perna, o bandido já atira no peito. A ordem é atirar. O policial tem o mesmo direito do bandido de acertar o alvo em cheio”, disse o governador. André frisou que é cristão católico e que a recomendação de atirar para matar não contradiz sua orientação religiosa.

A fundamentação para essa “tolerância zero” vem do desejo da população, conforme Puccinelli. “A população exige que os policiais sejam mais enérgicos com os bandidos”, justificou-se.

Secretário – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Wantuir Jacini, que também esteve no evento, afirma que os policiais agem em conformidade com a legislação. “Eles são treinados para proteger os direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade”, disse. Sem infringir o horizonte da lei, os policiais podem atirar em bandidos desde que seja para proteger tais direitos. “Os policiais estão autorizados pela lei a usarem a energia adequada a cada situação”, disse.

De acordo com Jacini, o policial atira quando está sendo atacado ou quando o agressor está atacando terceiros. Essa recomendação se distancia da do governador, que condicionou a autorização de atirar não à situação de ataques dos bandidos, mas quando esses tiverem passagens pela polícia.

Jacini argumenta que o governador “pensa como médico, como cidadão”. Puccinelli como outro cidadão não teria – na análise do secretário – a mesma visão técnica de um policial sobre o assunto. “Um cidadão fala em atirar no peito, na perna. A polícia não vê dessa forma”, disse.

Segundo Jacini, a polícia considera a necessidade de parar a ação do bandido. Essa interrupção da ação pode resultar em morte, conforme o secretário. A PM está mudando de armas, adotando volume maior de pistolas “ponto 40”. Essa pistola tem stoping power (capacidade de incapacitar uma pessoa com tiro) maior. “Com o revólver 38, o policial chega a dar três tiros e não consegue parar o bandido. Mas com a pistola ponto 40, com um só tiro, o policial já pára o bandido”, afirma.

Arma permite parar sem matar- A PM recebeu, hoje, 1.500 pistolas ponto 40. No total, a corporação já conta com 2.100 dessas armas. “Com essa pistola, o policial pode atirar no braço ou na perna que consegue parar o bandido”, diz o secretário.

A arma, que está sendo adotada pela PM, deveria reduzir a incidência de mortes no confronto entre policiais e bandidos. Não é necessário atirar no peito, diferentemente da recomendação do governador. “É que ele pensa como cidadão. Não entende dessas questões técnicas”, reforçou Jacini.

Reincidência- No início do ano, André Puccinelli se tornou notícia com destaques nacionais ao afirmar que os policiais estavam autorizados a atirar para matar. Isso ocorreu no dia 5 de fevereiro, após um início de rebelião na Colônia Penal de Campo Grande. A assessoria do governo disse, na ocasião, que o governador apenas estava determinando uma “tolerância menor do que zero".

PM recebe 31 policiais para reforçar a segurança

0

2008-12-08 17:02:00

Vilson Nascimento

O policiamento preventivo prestado pela Polícia Militar recebeu reforço para garantir maior segurança à população durante as festividades do final de ano em Amambai.

Segundo o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major PM, Emerson Aparecido Carvalho, no sábado, dia 6 chegaram à cidade 31 novos policiais que atuarão durante todo o mês de dezembro no patrulhamento das ruas e no policiamento preventivo na cidade.

“São alunos do curso de formação de soltados que está em andamento no Batalhão PM de Ponta Porã. Apesar de ainda estarem em curso de formação, todos já estão aptos a atuarem no policiamento”, informou o Major PM ao relatar que a chegada dos alunos, que deste o final de semana já estão atuando no policiamento preventivo na cidade, além garantir maior segurança, também servirá como aulas práticas de policiamento preventivo para os alunos.

Governador sanciona lei que incentiva ajuda à criança

0

2008-12-08 16:17:00

Em cerimônia na Assembléia Legislativa, o governador André Puccinelli sancionou na manhã desta segunda-feira o Projeto de Lei 179/2008, de autoria do deputado Junior Mochi (PMDB), que institui os prêmios Empreendedor Amigo da Criança e Cidadão Amigo da Criança e incentiva doações de parte do Imposto de Renda a fundos municipais para atendimento à criança e ao adolescente.

Serão homenageadas as pessoas físicas e jurídicas que contribuem para os fundos. As pessoas físicas podem doar até 6% do imposto para o fundo e as pessoas jurídicas, 1%. “Não é pagar a mais, é não pagar para o Leão e destinar ao fundo municipal”, explicou o governador.

A sanção ocorreu durante o Seminário Estadual Programa Prefeito Amigo da Criança. O coordenador Helder Deleno explica que o programa tem o objetivo de fazer os prefeitos cumprirem as Metas do Milênio na assistência social.

Os prefeitos se comprometem a melhorar 25 indicadores, principalmente nas áreas de educação, educação especial e saúde.
 
Entre as medidas esperadas está a redução na mortalidade de crianças e adolescentes e o combate à exploração sexual. A mortalidade infantil no país é de 16,4 a cada 1.000 habitantes e deve ser reduzida para 13 por 1.000 até 2010.

Já com relação à exploração sexual, não existem números confiáveis. “É difícil saber porque existe muita omissão. Faltam denúncias. Tem uma rede de silêncio”, afirma Helder.

No período de 2006 a 2008, 2.262 municípios brasileiros (quase 40% do total) participaram do programa, beneficiando 30 milhões de crianças e adolescentes. Os prefeitos com melhores resultados nas ações em prol de crianças e adolescentes são homenageados em Brasília (DF).

Sérgio, Onevan e Dr. Amadeu inauguraram quadra

0

2008-12-08 15:09:00

Vilson Nascimento

O prefeito Sérgio Mendes (PDT) acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal local, vereador Dr. Amadeu Hugo Alessi (PSDB), demais vereadores do município e pelo deputado estadual Onevan de Matos (PDT), realizou a inauguração, na noite de sexta-feira (5) da cobertura e reforma da quadra de esportes da Escola Municipal Inácio de Castro, situada na região do Conjunto Habitacional Iporã, em Sete Quedas.

A obra foi realizada com a aplicação de recursos da Uniderp Interativa que utiliza as instalações da escola para a realização das aulas de ensino superior e irá beneficiar, além dos próprios universitários assistidos pela unidade, os cerca de 400 alunos do ensino fundamental que estudam na escola municipal nos períodos matutino e vespertino.

“É uma obra muito importante, pois vai atender uma grande quantidade de alunos”, disse o prefeito Sérgio Mendes ao agradecer a direção da Uniderp pelo emprego dos recursos na escola e relembrar que a unidade de ensino superior via on-line só veio para o município graças à intervenção do deputado estadual Onevan de Matos, que inclusive esteve presente no cerimonial de inauguração da cobertura da quadra e fez uso da palavra.

“Antes da chegada da Uniderp, que recebeu total apoio da nossa administração, nossos jovens tinham que deixar a cidade para cursar o ensino superior e muitas pessoas, vezes por falta de condições financeiras outras por falta de tempo, tinham que abandonar o sonho de fazer um curso superior. Agora com a Uniderp, fruto de uma luta de nossa administração com total respaldo do nosso amigo, o deputado Onevan de Matos, esse sonho está se tornando possível e real”, finalizou o prefeito que também voltou a estudar e concluiu o curso de ensino superior em Sete Quedas, por meio da Uniderp Interativa, no ano que vem (2009).

Aluna destaque foi homenageada

Também durante o ato de inauguração da cobertura da quadra de esportes da Escola Inácio de Castro, o prefeito, a secretária de educação, Joelba Ferreira Gomes e a direção da escola, fez a entrega de uma medalha à aluna destaque da escola, Taísa Viana Silva de 14 anos.

Taísa, que está no 9º ano do ensino fundamental e em 2009 deixa a escola para cursar o ensino médio em uma escola estadual, é aluna da Inácio de Castro desde a pré-escola e nesse período orgulhou os professores e a direção por sua dedicação.

Representando a escola, ela teve trabalhos selecionados nas olimpíadas de matemática, foi a número um de Sete Quedas nas olimpíadas de português e representou o município a nível estadual este ano e também durante esse ano (2008) recebeu a “medalha de bronze” a nível Brasil na 10ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia.

Prazo para inscrições no ProUni termina sexta-feira

0

2008-12-08 14:04:00

O prazo para inscrições para o processo seletivo para o primeiro semestre de 2009 do ProUni (Programa Universidade para Todos) termina na sexta-feira, 12 de dezembro. Elas podem ser feitas pela internet, através do site www.mec.gov.br/prouni.

Podem se inscrever estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares, além de terem feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 e obtido boas médias na parte objetiva e na redação, alcançando uma pontuação mínima de 45 pontos.

Outra exigência para a aderir ao programa é que o candidato tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio – cerca de R$ 622, 15 – por pessoa. As bolsas parciais (de 50%) são destinadas para aqueles com renda familiar per capta de até três salários mínimos – R$ 1.245.

A portaria sobre as exigências do processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 e está disponível na página do ProUni a partir de hoje juntamente com a ficha de inscrição

Servidores de Ponta Porã recebem 13º salário dia 18

0

2008-12-08 13:13:00

Os servidores municipais de Ponta Porã recebem o 13º salário na quinta-feira da próxima semana, dia 18. Serão R$ 3 milhões a mais na economia local. Logo após o Natal, o prefeito Flávio Kayatt (PSDB) também prometeu pagar os salários de dezembro.

Com isso, em 30 dias a Prefeitura terá injetado R$ 9 milhões na economia, só com os salários do funcionalismo (incluindo de novembro, que foi pago no dia 27).

Decoração une consciência ambiental e espírito da época

0

2008-12-08 12:41:00

Suzana Machado

Este ano a decoração de Natal da Praça Coronel Valêncio de Brum ficará por conta da Secretaria de Meio Ambiente, que, com criatividade e fomento à educação ambiental, através das atividades desenvolvidas durante a ECOBAI 2008, desenvolveu um trabalho decorativo diferente, adicionando em um dos principais símbolos natalinos mais uma mensagem, a importância da preservação do Meio Ambiente.

“Este ano a decoração natalina traz um perfil diferente do que já foi feito. É a primeira vez que ela vem com esse apelo ecológico. O projeto foi incluído dentro da ECOBAI 2008 e teve início em abril, com a coleta do material reciclável para a confecção das árvores de Natal. Coletamos cerca de 5 toneladas de garrafas pet, 400 filtros de óleo e ar, de veículos, que são altamente poluentes e estamos utilizando aproximadamente 50 mil copos descartáveis. Toda a decoração será feita com esses materiais recicláveis”, explica Luiz Cláudio Ferreira, coordenador da ECOBAI 2008.

O processo de construção das árvores de Natal tem tido outro papel social importante: a inserção social de internos do Estabelecimento Penal de Amambai (EPAm), que estão em regime semi-aberto e que têm se dedicado nos últimos dias à confecção da decoração. “São cerca de 20 pessoas trabalhando aqui e estão realizando um excelente trabalho; têm se mostrado profissionais de qualidade, responsáveis e nos surpreendido pela criatividade e dedicação a esse trabalho”, afirma Luiz Cláudio, que ressalta que esse programa é uma ação conjunta entre o Fórum, EPAm e Secretaria de Meio Ambiente, que tem como secretário, José Luis Karazek. “É uma oportunidade a mais de inserção social e o envolvimento e trabalho deles dentro desse projeto tem sido de grande valia para nós. São programas como este que realmente cumprem a missão de recuperar essas pessoas e lhes oferecem novas oportunidades para recomeçar. As árvores estão realmente muito bonitas e eles também têm a liberdade de criar e de colocar um pouco de seu estilo nas confecções. Não tenho dúvidas de que toda essa dedicação resultará em um excelente trabalho, que presenteará Amambai com uma bela decoração natalina.”

A inauguração da decoração na Praça Central está prevista para o próximo sábado, dia 06. Cerca de 90 árvores de Natal irão compor o quadro decorativo.

Prefeito eleito de Jutí acompanha visita do Governador

0

2008-12-08 12:02:00

Vilson Nascimento

O prefeito eleito de Jutí, Ricardo Justino Lopes, o “Grilo” (PSDB) e sua vice, Isabel Cristina Rodrigues (DEM), estiveram acompanhando a visita do Governador André Puccinelli na região de fronteira na terça-feira (2) e cobraram do Governador, ações e beneficio do Governo do Estado em prol de Jutí, município com 5,3 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Durante o mesmo ato, prefeito e vice mantiveram contatos com a Secretária Estadual de Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Mara Garibe para cobrar investimentos nesse setor, no município e com o deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB) para quem também fizeram reivindicações.

CRAS será realidade- Durante a reunião, que aconteceu na cidade de Paranhos, município onde o Governador inaugurou e lançou obras na terça, Grilo ouviu de Puccinelli que o Governo do Estado vai garantir a construção de um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em Jutí.

“Arrume o terreno que eu determino a construção da obra”, disse Puccinelli ao relatar que vai trabalhar em parceria com a nova equipe de governo de Jutí, que assumirá a Prefeitura local a partir de 1 de janeiro de 2009, para ajudar o município a se desenvolver e melhorar a qualidade de vida da população local.

Mateus inaugura escola indígena em Caarapó

0

2008-12-08 11:06:00

O prefeito Mateus Palma de Farias (PR) e o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT) inauguraram na última sexta-feira a Escola Municipal Indígena Ñandejara-Pólo, na Aldeia Te’ýikue. Secretários municipais, lideranças indígenas, políticas e comunitárias prestigiaram a cerimônia, realizada na quadra de esportes da reserva.

O prédio da escola foi construído com recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC)/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através de emenda do deputado federal Antônio Carlos Biffi, e verba de contrapartida do Município. Foram construídas 10 salas de aula, uma sala de secretaria, uma de coordenação, uma de direção, duas baterias de banheiros e uma área de serviço e de material de limpeza. A construção totaliza 1.171,33 m².

A Escola Municipal Indígena Ñandejara-Pólo atende 26 alunos de pré-escola e 573 estudantes do ensino fundamental. Nas extensões, são 174 alunos de ensino fundamental na Sala Saverá, 20 de educação infantil e 149 de ensino fundamental na Sala Loide Bonfim Andrade e 98 na Sala M’Bocajá.

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração da Escola Ñandejara-Pólo a vice-prefeita Teresinha Batista (PT), o presidente da Câmara de Vereadores de Caarapó, Aparecido dos Santos, os vereadores José Carlos Fagundes (PTB), Manoel Batista de Souza (DEM), Agripino Benites (PT) e os vereadores eleitos Professor Edson “Pontinha” (PT) e Otoniel Ricardo (PT), o capitão da Aldeia, Zenildo Isnarde, o vice-capitão João Vera e a diretora da escola inaugurada, Anari Felipe Nantes.

As apresentações culturais ficaram a cargo da Orquestra de Violões composta por alunos do Projeto Musicalizando, sob a coordenação do professor Roberto Teixeira, e a dança do Guaxiré, apresentada por indígenas locais.

Hoje é feriado em vários municípios da fronteira

0

2008-12-08 10:40:00

Vilson Nascimento

Vários municípios da fronteira com o Paraguai seguiram as diretrizes do país vizinho e estão guardando feriado religioso nesta segunda-feira, 8 de dezembro.

No Paraguai comemora-se, nesta data, o dia da padroeira do país, a “Virgem de Caacupê”, no Brasil denominada Nossa Senhora da Conceição.

Em Iguatemi, Sete Quedas, Coronel Sapucaia e Paranhos órgãos públicos e o comércio não abriram as portas em homenagem a santa.

Já em Tacuru, município afastado 45 quilômetros da divisa com o Paraguai, o feriado é instituído por lei municipal. Hoje é comemorado o “Dia da Bíblia” no município de 9,2 mil habitantes.

Frigoríficos continuam sem comprar nesta segunda

0

2008-12-08 10:01:00

 Em Mato Grosso do Sul nenhuma das empresas frigoríficas consultadas pelo Midiamax abriu para compra de boi na manhã desta segunda-feira.

A ultima cotação máxima da arroba do boi rastreado era de R$ 83 a arroba, no frigorífico Marfrig de Bataguassu. Para a vaca as variações dos preços diminuíram, cotada ao máximo de R$ 75 a arroba, a prazo.

Amambai: Casos de AIDS e DST’s tem aumentado

0

2008-12-08 09:34:00

 Suzana Machado

Dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Amambai existem 35 pacientes soro-positivos, ou seja, que convivem com o vírus HIV. Desses, cerca de 15 tomam o coquetel de remédios. Essa é a informação que nos passa Lilian Mara Basílio Schmeing, enfermeira coordenadora do Programa DST/AIDS/HIV no município. “Nossa referência é Ponta Porã. Aqui em Amambai fazemos o exame de HIV; logo que sai o resultado, se for positivo, nós pedimos uma segunda amostra; se o mesmo resultado se repetir, nós encaminhamos a pessoa para o SAE (Serviço Ambulatorial Especial) de Ponta Porã, onde o paciente começará um acompanhamento com assistente social, psicólogo e médica infectologista.”

Nem todos os soro- positivos necessitam tomar o coquetel de medicação. “Logo que a doença é diagnosticada o paciente realiza o exame de carga viral, que vai apontar a quantidade de vírus existente no organismo e é feito também o exame de CD4 e CD8, que demonstra a situação de defesa do corpo. Se o sistema de defesa estiver mais alto que a presença do vírus, geralmente a pessoa não precisará tomar os remédios; já se a situação for ao contrário, a médica responsável indicará o uso do coquetel para o paciente.”

A medicação e o atendimento destinado aos pacientes são todos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “A contrapartida do município é com relação ao transporte dos pacientes todo mês até Ponta Porã e quando a médica pede algum exame ou medicamento diferenciado, que não é oferecido pelo SUS, o município faz a liberação dessa demanda. Então o paciente nunca fica sem o atendimento preciso.”

De acordo com Lilian, a idade e o perfil das pessoas portadoras do HIV variam muito. “Não tem como dizer que a maioria são mulheres ou homens, de mais idade ou menos. Temos, por exemplo, o caso de uma adolescente de 12 anos que tem o vírus e um casal de idosos, com mais de 60 anos de idade, que já convivem com o HIV há mais de dez anos. E nesse caso a senhora foi contaminada através de transfusão durante uma cirurgia, onde o sangue estava contaminado com o HIV e acabou transmitindo a doença para o marido. Atualmente o cuidado com relação à transfusão de sangue é bem diferente do que há dez, quinze anos, onde as pessoas não se atentavam tanto para o perigo de transmissão da AIDS.”

O HIV pode ser transmitido através das relações sexuais sem preservativo, transfusão sanguínea, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue e pela transmissão vertical (da mãe para o bebê). “O HIV já está incluso nos exames que integram a triagem feita no pré-natal de todas as gestantes. Caso a mãe seja soro-positivo, é receitado o AZT, que é uma medicação, e ela terá o acompanhamento normal durante toda a gestação. O ideal é que nesses casos o parto não seja normal e sim feito através da cesárea – onde a mãe toma o AZT injetável uma hora antes da cirurgia, para diminuir o risco de contaminação do bebê.”

Durante as seis primeiras semanas de vida, o bebê toma uma medicação. “Das sete gestantes soro-positivos que tivemos, em nenhuma o vírus foi transmitido à criança. A mãe não pode amamentar o filho, porque a transmissão pode se dar através do leite materno, também.”

Segundo Lilian, na maioria dos casos do município, o contágio se deu através de relação sexual sem preservativo. “Não temos casos, por exemplo, da transmissão do vírus entre usuários de drogas injetáveis. Grande parte é conseqüência da falta de cuidado durante as relações sexuais.”

Para Lilian, a falta de conscientização da população sobre a importância do uso da camisinha durante a relação sexual é um dos fatores que contribuem para que mais casos de soro-positivos surjam no município. “É um método tão simples e necessário, mas que as pessoas não cultivam e não tomam como hábito. Alguns usam o preservativo uma ou duas vezes e depois esquecem ou não gostam, enfim. E é em uma situação dessas que o vírus pode ser transmitido.”

Lilian atenta que toda pessoa que tem vida sexual ativa deve fazer o exame de HIV pelo menos uma vez por ano. Além de não ter sintomas definidos, o HIV pode permanecer no organismo até cinco anos sem se manifestar, diferente de outras DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis); é a chamada ‘janela imunológica’; daí a importância de se fazer o exame periodicamente.” O que algumas pessoas não sabem é que elas podem ter o vírus HIV e não terem a AIDS. A AIDS já é quando o vírus começa a se manifestar e, como ele ataca o sistema imunológico deixando o organismo sem defesa, começam a surgir as ‘infecções oportunistas’, que podem ser desde uma gripe até doenças mais fortes, como a pneumonia, entre outras, que podem levar à morte.”

Mesmo sem sintomas definidos, algumas doenças podem ajudar a detectar a presença do HIV no organismo. “Uma gripe que dura semanas, diarréia constante, a presença da Herpes-zóster – popularmente chamado de cobrão ou cobreiro – e principalmente a Candidíase oral, podem ser sinais de que a pessoa esteja com o vírus.”

O exame – Para realizar o exame basta procurar o Laboratório Central, munido de documento de identificação. O resultado é extremamente sigiloso, por isso as pessoas não precisam ter receio, porque as mesmas não serão expostas de nenhuma maneira. “Quando o resultado é negativo, o exame fica no laboratório mesmo e a pessoa retira. Já quando no resultado fica confirmado que a pessoa é soro-positivo, o Laboratório manda o exame para mim e eu vou pessoalmente até a residência da pessoa dar a informação”, ressalta Lilian.

De acordo com a enfermeira, as pessoas costumam compartilhar a informação somente com quem têm muita confiança. “Infelizmente o preconceito é muito forte e isso leva as pessoas a terem um cuidado redobrado na hora de escolher para quem devem e podem dizer que são soro-positivos. Em Amambai existem pessoas que convivem com o vírus há mais de 15 anos e levam uma vida normal.”

Palestras são sempre realizadas nas escolas para orientação dos alunos. “É importante frisar a realização de exames periódicos, que podem detectar o vírus mais cedo, possibilitando já o tratamento e ressaltar que as pessoas tomem mais cuidado, usem a camisinha durante a relação sexual, tomem as precauções necessárias, evitando, assim, não somente o HIV/AIDS, mas também outras doenças sexualmente transmissíveis, para que a transmissão do vírus diminua ao invés de aumentar, como temos notado no município.”