10.9 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9973

Em média, só 16% dos alunos conseguem aprender em MS

0

2008-12-11 23:41:00

Levantamento sobre a realidade da educação no Brasil mostra que Mato Grosso do Sul cumpriu apenas parte das metas estabelecidas para 2007, e em alguns quesitos teve retrocesso na qualidade de ensino.

O Movimento Todos Pela Educação divulgou hoje o primeiro grande estudo sobre a situação educacional do País, detalhando informações das regiões e estados. Os parâmetros são 5 Metas propostas em 2005.

De lá para cá o acompanhamento revelou que o pior desempenho é na aprendizagem, com a maioria dos alunos com nível de conhecimento inferior ao adequado para a série.
Meta 1 – “Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola”: Mato Grosso do Sul foi reprovado nesse ponto, por não atingir a meta de 91%, definida para 2007. No ano passado, o índice observado foi de 87.2%, número menor que a média nacional, de 90.4%. A maior deficiência está na Educação Infantil, responsabilidade dos municípios.

Das crianças entre 0 e 4 anos, apenas 23.7% são atendidas. De 4 a 6, o índice passa para 73.1%.

Meta 2 – “Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos”: no Estado os 100% ainda não foram atingidos. Em 2007, o índice era de 95.9%.
Meta 3 – “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”: nesse quesito estão os piores resultados de Mato Grosso do Sul. O desempenho mais preocupante foi registrado no Ensino Médio. No 3º ano, em Língua Portuguesa, só 28,4% demonstraram conhecer o conteúdo, com condições de aplicação no dia-a-dia. Apesar disso, o Estado cumpriu a meta fixada para 2007. Em Matemática foram apenas 10% nessa situação. O maior agravante, é que em 2005 esse índice atingiu 15,5%

Na 4ª série do Ensino Fundamental, a aprendizagem chegou a 30,6% em L.P e 26% e Matemática. Na 8ª séria o aproveitamento foi de 21.7% em L.P e 15.1% em Matemática.

Meta 4 – “Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos”. O Estado também ainda não atingiu esse objetivo, somando apenas 55.1% do total de alunos com essa idade. A meta estabelecida para 2007 era de 59.9%
Meta 5 – “Investimento em Educação ampliado e bem gerido”: esse percentual é avaliado no estudo apenas em nível nacional . O gasto público anual do Brasil em Educação Básica é de 3,2% do PIB. Até 2010, o objetivo colocado é de atingir 5%.

Para cada uma destas metas, a Comissão Técnica do movimento definiu metas intermediárias.

Entre os números estão o de Aprovação na 4ª série – 82.4% em MS, enquanto média é de 87% no Centro-Oeste; na 8ª série – 77.6% em MS contra 77.4% no Centro-Oeste; e no 3º ano – 78.9% em MS e 79.7% no Centro-Oeste.

Também foi divulgada a quantidade de professores com nível superior.Na pré-escola são 51.8% em Mato Grosso do Sul e 39.5% na Capital. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental são 73% (MS) e 79.3% (CG); nas séries finais são 80.8% (MS) e 88.6% (CG); e no Ensino Médio são 93.8% (MS) e 96.2% (CG).

O Movimento Todos Pela Educação reúne lideranças sociais, educadores, gestores públicos e representantes da iniciativa privada, com o objetivo de garantir Educação pública de qualidade para todas crianças e jovens brasileiros.

Uma das coordenadoras do trabalho, Alice Ribeiro, ressalta que além da preocupação com a aprendizagem, o relatório aponta a necessidade urgente de ampliação no número de creches e salas de educação infantil na rede pública. "É um desafio já apresentado aos prefeitos que vão assumir em 2009", reforça.

Justiça Eleitoral diplomou eleitos em Caarapó e Jutí

0

2008-12-11 22:52:00

Vilson Nascimento

O Juiz Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral realizou a diplomação, na noite dessa quinta-feira (11) dos prefeitos eleitos, dos vereadores e suplentes aos cargos de vereadores dos municípios de Caarapó e Jutí, que pertencem a 25ª ZE.

O cerimonial de diplomação, que foi coordenado pelo Juiz substituto, Dr. Valdir Peixoto Barbosa e acompanhado pela Promotora Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, Dra. Fabrícia Barbosa Lima, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Caarapó, que recebeu um grande público.

A entrega dos certificados aos eleitos e aos suplentes dos dois municípios foi realizada pelo Juiz, Dr. Valdir, que substituiu o Juiz Eleitoral titular, Dr.Fernando Chemin Cury, que teve que se ausentar da Comarca, pela Promotora, Dra. Fabrícia e pelos membros da Junta Eleitoral da ZE, Robson Martins e Olavo Trindade, que também fizeram parte da mesa coordenadora dos trabalhos.

O prefeito reeleito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), recebeu seu diploma que o habilitou para tomar posse em seu segundo mandato frente ao Poder Executivo local, das mãos da Promotora, Dra Fabrícia e sua vice-prefeita, a atual vereadora, Marinalva Farias (DEM), das mãos do Juiz, Dr. Valdir Peixoto.

O vereador e prefeito eleito para o mandato 2009/2012 em Jutí, Ricardo Justino Lopes, o “Grilo” (PSDB), recebeu seu diploma das mãos do membro da Junta Eleitoral da 25ª ZE, Olavo Trindade e sua vice-prefeita, que também é vereadora no município, Isabel Cristina Rodrigues (DEM), recebeu o diploma das aos da Promotora, Dra Fabrícia Lima.   

A cerimônia de diplomação dos eleitos na 25ª Zona Eleitoral, na noite dessa quinta-feira contou com a presença, além de parentes dos candidatos diplomados e representantes de classes de Caarapó e Jutí,  também de autoridades, entre elas, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), o delegado de Polícia Civil de Caarapó, Dr. José Joel da Silva e o comandante do Pelotão PM de Caarapó, Capitão Carlos Magno.

Professor diz que Papai Noel não existe e é demitido

0

2008-12-11 22:30:00

Um professor de uma escola primária de Oldham, na Inglaterra, foi demitido após dizer aos alunos que o Papai Noel não existe. A escola preparou uma carta para pedir desculpas aos pais.

"Meu filho chegou em casa e disse que o professor substituto contou para a turma que o Papai Noel não existe. Ele afirmou, ainda, que eram os pais que compravam os presentes", declarou um familiar ao Oldham Evening Chronicle.

"Meu filho quase chorou ao me contar o que aconteceu. Ele tem apenas 7 anos e estava encantando com a magia do Natal", completou.

Mãe indígena encontra corpo do filho já em decomposição

0

2008-12-11 20:31:00

Na manhã de hoje na aldeia Tay Cuê, em Caarapó, cidade distante cerca de 50 quilômetros de Dourados, a indígena Teresa Lescano encontrou o filho de 14 anos em adiantado estado de decomposição.

De acordo com relatos dela a polícia, o filho Valmir Benites, havia saído de casa no sábado. Como ele costumeiramente se demorava para voltar ao lar, ela não estranhou a demora de alguns dias. Hoje, Teresa encontrou o corpo do filho a cerca de 150 metros da casa 158, onde mora na aldeia.

Teresa afirmou que saiu a procura de algum animal possivelmente morto, porque sentiu mau cheiro próximo a casa, e acabou pr encontrar o filho. Valmir foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, para que a causa da morte seja apurada, já que pelo estado do corpo não é possível afirmar o motivo da morte.

Dólar fecha em queda, cotado a R$ 2,34, e Bovespa sobe

0

2008-12-11 19:20:00

O dólar fechou em queda de 3% frente ao real nesta quinta-feira, refletindo a desvalorização internacional da moeda e pressionado por movimento no mercado futuro em meio a novas atuações do Banco Central no mercado doméstico. A moeda americana despencou 3,37%, a R$ 2,348.

Frente a uma cesta com as principais moedas internacionais, o dólar perdia 2,30%, enquanto o petróleo, cotado em dólar, saltava mais de 11%.

Mato Grosso do Sul pode ganhar 122 novos vereadores

0

2008-12-11 17:56:00

Aprovada ontem pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 20/2008 pode “dar” ao Estado mais 122 vereadores. O aumento de vagas no legislativo municipal depende agora de votação no plenário.

Conforme levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Mato Grosso do Sul passaria de 712 para 834 vereadores. A proposta, de autoria do senador César Borges (PR/BA), altera o número de vereadores com base no total da população.

Campo Grande, que tem 740 mil habitantes, teria uma Câmara com 27 e não com os atuais 21 vereadores. No entanto, Dourados seria a cidade com maior alteração: de 12 para 21 vereadores.
Conforme a Agência Senado, texto aprovado na CCJ institui 24 faixas de composição das Câmaras.
A primeira faixa fixa o número máximo de nove vereadores para os municípios de até 15 mil habitantes. Já a última faixa determina o número máximo de 55 vereadores para municípios com mais de oito milhões de habitantes. Apesar de diminuir a quantidade atual de faixas (36), a proposta aumenta o número de vereadores.

Caso aprovada, a PEC será regulamentada pela Justiça Eleitoral. “O texto fixa o número exato de vereadores e diz que a modificação vale para 2008. Se for aprovada em dois turnos no Senado na próxima semana, existe a possibilidade de aplicação imediata da lei. Mas quem a aplica, nesse caso, é a Justiça Eleitoral”, afirmou o senador.

Ministério autoriza concurso para 3.826 vagas

0

2008-12-11 17:07:00

O MEC (Ministério da Educação) autorizou concurso para preenchimento de 3.826 vagas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira.

São 2.332 vagas de professor e 1.494 de técnico administrativo. O concurso será realizado no próximo ano, ainda sem data definida. A remuneração para professor é de R$ 3.047,69 e, para técnicos, de R$ 1.265 a R$ 2.307.

Há vagas para instituições localizadas em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  Roraima, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São  Paulo e Tocantis.

A portaria estabelece a distribuição de 856 vagas de professor da educação básica, técnica e tecnológica e 1.230 de técnico administrativo cujos concursos já foram realizados. Tais vagas devem ser preenchidas a partir do dia 22 próximo até o dia 31.

Evitada a extinção de municípios criados na década de 90

0

2008-12-11 15:05:00

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (10) relatório favorável à proposta de emenda à Constituição que confirma a criação, fusão, a incorporação e o desmembramento de 57 municípios. Os parlamentares devem incluir a PEC na pauta de votação da próxima semana no Plenário do Senado para que a situação desses municípios seja definitivamente regularizada.

A proposta já havia sido aprovada em janeiro de 2006 pelo Senado e foi enviada à Câmara dos Deputados, onde foi votada no dia 3 deste mês na forma de uma Emenda Aglutinativa Substitutiva Global. A PEC acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para convalidar os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

Eduardo Azeredo, relator do projeto, explicou que, a partir da emenda constitucional 15, de 1996, foram criadas restrições à criação de novos municípios, mas mesmo assim municípios continuaram a ser criados sem amparo constitucional. Esses municípios, contou Azeredo, chegaram a realizar eleições e dar posse a prefeitos e vereadores.

Mas correm o risco de retroceder à condição de distrito caso a PEC 12A/04 não seja definitivamente aprovada ainda este ano. "A aprovação dessa matéria sana uma lacuna constitucional e reconhece situação que de fato não pode ser retrocedida", afirmou o relator, lembrando que a criação de municípios a partir de 31 de dezembro de 2006 segue tramitação normal prevista em lei.

Municípios poderiam voltar a ser distritos

Os 57 municípios em questão foram criados a partir de 1996 e poderiam voltar à condição de distritos em função de uma emenda constitucional aprovada naquele ano. A EC 15/1996 definiu que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por lei estadual. No entanto, essa mesma emenda estabeleceu que tudo isso aconteceria "dentro do período determinado por lei complementar". Essa lei ainda não foi aprovada, o que colocou em dúvida a existência dos municípios criados pelas assembléias legislativas.

O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a demora do Congresso Nacional em editar a lei complementar federal e estipulou prazo até maio de 2009 para que o Congresso aprovasse a norma, de forma que as leis estaduais que criaram municípios continuem em vigor.

O Senado, então, aprovou a PEC 495/06, que regularizou esses 57 municípios. A proposta seguiu para a Câmara dos Deputados e agora retorna ao Senado Federal, onde, depois da aprovação na CCJ, aguarda apenas votação no Plenário.

Detran diz que redução nas taxas é adequação ao mercado

0

2008-12-11 14:04:00

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Carlos Henrique Santos Pereira, afirmou hoje (10) que a redução nas taxas cobradas pelo órgão é uma adequação ao mercado. De acordo com ele, os valores das taxas, calculados em moeda fiscal, foram fixados em administrações passadas.

“Fizemos uma análise e constatamos que alguns serviços, como guincho, estão fora do valor do mercado, por isso, reduziremos o valor”, explica. O projeto de lei com as alterações foi enviado à Assembléia Legislativa.

Sobre o serviço de guincho, Santos Pereira explica que a redução chega a 23% do valor que está sendo cobrado em distância acima de 30 quilômetros e 15% no percurso até 30 quilômetros. “São valores que estamos trazendo para a realidade, beneficiando os usuários", conta.

Além disso, continua o diretor-presidente, a taxa cobrada para o serviço de alegação de venda, quando o proprietário vende o veículo e quer se livrar de problemas posteriores, como multas, será extinta. "Entendemos que isso é um direito do motorista", avalia, dizendo a taxa era de R$ 14,00.

Outra mudança, segundo Santos Pereira, é a redução de 42% na taxa de inscrição de gravame e emplacamento de motocicletas de até 150 cilindradas. Hoje, o valor é de R$ 116 e passará para R$ 69.

Continua alerta da Defesa Civil sobre temporal em MS

0

2008-12-11 13:01:00

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mantém alerta para risco de temporais em Mato Grosso do Sul, entre hoje, 11 de dezembro, e amanhã. A causa dos possíveis temporais e a chegada de uma frente fria sobre o Estado.

Em alguns momentos, de acordo com a Defensoria, há risco de temporais isolados, com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 quilômetros a 60 quilômetros por hora. Amanhã (12), o alerta permanece para as regiões centro-oeste e norte do Estado.

A Defesa Civil orienta a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Rudi assina compromisso com “Prefeito Amigo da Criança”

0

2008-12-11 12:04:00

Zé Roberto

O prefeito eleito de Coronel Sapucaia Rudi Paetzold (PMDB), acompanhado do vice-prefeito eleito e atual vereador Ada da Agripeças (PDT), o vereador Ramão Espindola (PMDB), a Assessora Técnica Legislativa Luzia Nancy Mandes e o Assessor de Imprensa Zé Roberto, estiveram em Campo Grande nos dias 8 e 9.

No dia oito (08) as autoridades participaram do seminário prefeito amigo da criança e no dia nove de audiências com os deputados; Ary Rigo (estadual), Geraldo Resende (federal) além de uma visita a secretaria estadual de saúde.

Durante a realização do seminário, o prefeito eleito Rudi Paetzold, junto com vários prefeitos do estado, assinou o termo de compromisso “Prefeito Amigo da Criança”.

Proposto pelo deputado Junior Mochi (PMDB) o Seminário Estadual do Programa Prefeito (a) Amigo (a) da Criança, foi realizado na Assembléia Legislativa, numa parceria  com a Fundação ABRINQ, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Assinatura do termo de compromisso "Prefeito Amigo da Criança" vai de 2009 a 2012, onde foi instituído pela Fundação ABRINQ, desde 1996. Dessa forma as autoridades assumem o compromisso permanente de defender os direitos das crianças e adolescentes.

Junior Mochi destacou que com a assinatura do termo de compromisso da Fundação ABRIQ, com os prefeitos, eleva o número de municípios que aderem ao programa. Para o parlamentar já existem algumas ações que vão ser tomadas para ampliar o número de adesão dos prefeitos "estaremos distribuindo material aos prefeitos que não compareceram demonstrando passo a passo da contribuição”, como é que eles devem fazer na orientação das pessoas jurídicas e físicas para que elas possam fazer a contribuição da declaração de imposto de renda do ano que vem, uma  vez que no início do ano eles possam deduzir o valor que contribuíram o que deverá concorrer até o último dia útil desse ano.

O exercício seguinte não vale mais. Então mesmo nesses poucos dias que faltam de 2008, Mochi enfatiza que contará com o empenho, já envolvido do CRC (Conselho Regional de Contabilidade); assim como o SESCON (Sindicato dos Contabilistas), dos municípios para que possam intensificar um trabalho a partir agora para ampliar a contribuição.

O deputado Junior Mochi lembrou que após essas ações, o programa continua no próximo ano porque é um Projeto de Lei, que é permanente, e não apenas para esse ano.

Para concluir, o prefeito Rudi Paetzold, o vice-prefeito Ada da Agripeças e demais acompanhantes disseram estarem muitos entusiasmados com tudo o que foi discutido no decorrer do seminário, “Afinal quando se trata de falar e defender os direitos das crianças e adolescentes o negocio fica cada vez mais sérios”.

Eles ressaltam também que a partir de primeiro de janeiro de 2009, vão fazer todo o possível para que cada criança e adolescente do município possam ter o seu direito preservado e respeitado, “afinal eles serão os nossos representantes no dia de amanha, portanto para ser ter um futuro próspero é preciso fazer agora, ou seja, temos que plantar para colher”. Finalizam.




Câmara de Paranhos:Resumo da sessão dessa terça

0

2008-12-11 11:15:00

                                        Resumo Sessão do dia 09 Dezembro

Jaime Mel
 
Aos 09 (nove) dia do mês de dezembro do ano de dois mil e oito às 19h00min, reuniram-se na câmara municipal os vereadores de Paranhos para a realização de mais uma  Sessão Ordinária, sob a presidência do vereador DONIZETE APARECIDO VIARO(PMDB), secretariado pelo vereador GILBERTO ALVES FERREIRA(PSDB). Abaixo segue um resumo das principais matérias dos vereadores:

Indicação nº. 136/2008 de autoria do vereador Donizete com o apoio dos vereadores Aldinar(PMDB),  Aparecido(PMDB), Nilson(PMDB) e Julio(PDT) a ser enviado ao Prefeito Municipal Dirceu Bettoni (PSDB) sobre a necessidade de efetuar a troca de diversas lâmpadas queimadas conforme endereços relacionados em anexo à indicação, bem como a manutenção constante nestas e em toda iluminação pública do município.

Indicação n°. 137/2008 de autoria do vereador Nilson com o apoio dos vereadores Donizete, Aldinar e Aparecido a ao Presidente da Câmara, no sentido de indicar ao Prefeito Municipal que construa a Sede da Associação de Moradores da Vila Nova –AMOVILA, com os recursos que serão devolvidos pela Câmara Municipal ao Poder Executivo.

Indicação nº. 138/2008 de autoria do vereador Nilson com apoio dos vereadores Donizete, Aldinar e Aparecido ao Presidente da Câmara, no sentido de devolver os recursos da Câmara ao Poder Executivo, indicando que seja usado na construção de uma extensão de rede de energia elétrica na Rua José Bonifácio entre as Ruas Fernando Correa da Costa e Avenida Industrial.

Indicação nº. 139/2008 de autoria do vereador Aparecido com apoio dos vereadores Nilson, Donizete e Aldinar a ser enviada ao Prefeito Municipal, sobre a necessidade de aumentar de duas horas e meia para cinco horas de trator a cada agricultor e destinar três horas destas para o plantio de rama de mandioca.

Postas em discussão às referidas matérias foram aprovadas por todos. O Presidente pediu ao Secretário que fizesse a leitura das matérias recebidas de terceiros e expedidas pela Câmara.

O Secretário fez a chamada em ordem de inscrição para a palavra de 5 (cinco) minutos sobre as matérias apresentadas, onde os vereadores Nilson, Julio e Romaldo fizeram uso da mesma. Após o intervalo de 10 (dez) minutos passou-se então a ordem do dia:

Em discussão e votação o parecer da comissão de Educação, Saúde e Assistência Social ao projeto de lei nº. 416/2008-GP que “dispõe sobre modificação da Lei Municipal nº. 376/2008, a Criação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), e da outras providências”, o qual foi aprovado por todos.

Em 1ª discussão e 1ª votação o projeto de lei nº. 003/2008-CM que “Dispõe exigências de certidão de regularidade fiscal municipal para fins de habilitação em licitação”, o qual foi aprovado por todos.

Em 1ª discussão e 1ª votação o projeto de lei nº. 418/2008-GP que “Dispõe sobre modificação da lei municipal nº405/200/, e da outras providências”, o qual foi aprovado por todos. Não havendo mais nada a tratar o presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.

Abertura da Expo-Show é nesta sexta-feira em Sapucaia

0

2008-12-11 11:09:00

Dino Viana

De acordo com o organizador da Expo-Show, Laércio Pereira, já está tudo pronto para a abertura da Expo-Show, nesta quinta-feira (12), às 20h, com rodeio profissional.

O evento contará com grandes profissionais de rodeio e será narrado pelos locutores Cleber Costa e Marcio Pardini.

Os 4 dias de festa serão marcados por muita animação e shows. Na sexta-feira a dupla Victor & Vinícius; no sábado, a dupla Mario & Michel; no domingo, a dupla Paulo & Miguel; e, na segunda-feira, a cantora Nadia Nara encerrará o evento.
 

Ressalta-se que a segunda-feira (15), é feriado municipal, pois nesta data comemora-se o 23º aniversário da cidade, e a festa de rodeio está incluída na programação das comemorações.

Além dos shows artísticos, haverá praça de alimentação, show pirotécnico, parque de diversões e expositores. Os interessados em participar do evento deverão entrar em contato com Laércio pelo celular 9943-4149.

Laércio está otimista e espera contar com a participação de um grande público vindo de toda a região. “Estamos em contato com pessoas que acompanham o rodeio e a maioria já confirmou a presença em Sapucaia, com certeza a festa lotará o Clube de Laço”, disse.

“Desde já agradecemos o apoio que estamos recebendo para organizar este evento que será um sucesso; e não podemos esquecer dos nossos amigos comerciantes que montarão suas barracas e também o apoio que estamos recebendo do prefeito Ney”, concluiu Laércio.

Futebol de Caarapó é vice- campeão da Copa MS Sub-16

0

2008-12-11 10:06:00

A seleção de futebol de campo de Caarapó conquistou o vice campeonato da 5ª Copa MS de Futebol Sub-16. A final foi realizada no período de dois a sete de mês em  Sidrolândia. Na partida final a equipe caarapoense perdeu pelo placar de 2 X 0 para o time do  Sete de Setembro de Dourados.

A Copa MS de Futebol Sub-16 foi dividida por regiões e os campeões das fases regionais ganhavam o direito de participar da grande final. Esta etapa contou com a  participação de nove municípios: Sidrolândia, Caarapó, Dourados, Paranaíba, Três Lagoas, Rio Brilhante, Bonito, Miranda e Maracaju.

Para chegar a esta colocação, a seleção de Caarapó venceu a equipe de Maracaju por 1 a 0, na segunda partida empatou em 0 a 0 com  Sidrolândia, classificando-se para  as semifinais. Já na fase seguinte, os caarapoenses venceram o time de Rio Brilhante nos pênaltis pelo placar de 6 x 5após um empate de 1 x 1 no tempo normal e 0 x 0 na prorrogação.

De acordo com o chefe do Departamento de Esportes, Alex Elias, o segundo lugar foi  honroso para o município. “Devemos reconhecer que não temos uma estrutura como a do Sete de Setembro, mas a vontade e o talento dos nossos atletas driblaram as dificuldades e chegaram com respaldo para a disputa da final”, disse.

Elias fez questão de agradecer aos pais dos atletas que colocaram seus filhos sob os cuidados da comissão organizadora e ao prefeito Mateus Palma de Farias (PR), que em todo o seu primeiro mandato foi, acima de tudo, parceiro do esporte. “Se Caarapó é visto hoje com bons olhos no esporte em todo o Estado, é porque a administração municipal acreditou e valorizou nossas idéias e projetos”, finalizou.

A seleção caarapoense disputou a final com Lucas, Wagner, Nataniel, Lázaro, Josias, Fransergio, Rafael, Felipe, Igor, Cleverson, Erávio, Conrado, Anderson, Valdênio, Marcelo, Patrick, Leandro e Maike. A comissão técnica é formada pelo técnico Edson Gazola e os auxiliares Vinicius Arteman e Nenê Marques.         A equipe de futebol de Caarapó é formada por atletas das Escolinhas de Esportes mantidas pelo Departamento de Esportes.

A equipe campeão da Fase Estadual da 5ª Copa MS de futebol sub-16 recebeu como premiação troféu, medalhas, jogo de camisas, bolas e ainda o direito de viajar para São Paulo, onde fará amistosos contra o time do Corinthians hoje, dia 11 enfrenta o  São Paulo e a   Portuguesa no dia 12, além de poder conhecer  outros centros de treinamentos. Já Caarapó recebeu como premiação troféu, medalhas, bolas e um jogo de camisas.

Só um frigorífico compra boi hoje, ao preço de R$ 75

0

2008-12-11 09:30:00

Em Mato Grosso do Sul apenas uma empresa frigorífica, o Marfrig, de Bataguassu, compra carne bovina na manhã desta quinta-feira (11) com a cotação da arroba do boi rastreado no valor de R$ 75 a arroba, para pagamento a prazo. Para a carne da vaca o preço máximo está cotado R$ 65 a arroba, a prazo. Os

As empresas frigoríficas Bertin de Navirai, o frigorífico Friboi, de Campo Grande, o frigorífico Independência, de Nova Andradina e de Anastácio, não estão comprando carne no período da manhã.

Naviraí deve abrir concurso para contratar 14 médicos

0

2008-12-11 09:11:00

A Prefeitura de Naviraí abrirá concurso para área da saúde no início do próximo ano. Por determinação do Prefeito Zelmo de Brida (PMDB), a Gerência Municipal de Saúde (Gemsau) vai buscar preencher as vagas que ficaram em aberto no concurso anterior, realizado no inicio de 2008. Na época foram criadas 23 vagas, mas apenas oito foram preenchidas.

São 14 vagas para médicos, entre elas cinco para clínico geral, uma para pediatra, quatro para clínicos, duas para anestesistas, uma para neurologista e outra para otorrinolaringologista. Em Naviraí não há profissionais das duas últimas especialidades.

A contração irá beneficiar toda a saúde pública, além de médicos o concurso abre vagas também para 14 auxiliares de enfermagem, dois auxiliares de laboratório, quatro agentes comunitários e dois auxiliares de nutrição escolar.

O novo posto de saúde Maria de Lourdes dos Santos, da Avenida Iguatemi, é uma das unidades que receberá os novos profissionais. A contração da empresa que realizará o concurso já esta em fase final de licitação. Já no começo do ano que vem os novos médicos, auxiliares e agentes estarão contratados.

Caarapó faz shows em comemoração ao aniversário

0

2008-12-11 08:12:00

A prefeitura de Caarapó promove a partir desta sexta-feira shows comemorativos ao aniversário do Município, que completa 50 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 deste mês. Haverá show popular e gospel.

Nesta sexta, o show popular será com João Carreiro e Capataz, às 20h, em frente ao Estádio Carecão. Na ocasião, haverá pronunciamento de autoridades convidadas do prefeito Mateus Palma de Farias (PR) e apresentação dos vencedores do último festival de música Canta Caarapó, categoria livre e sertanejo-raiz.

No sábado, na Praça Mário Martines Ribeiro, será realizada a 3ª Noite de Ação de Graças. Além da celebração ecumênica, haverá shows com o Padre João Carlos e Mattos Nascimento, ambos acompanhados de banda.

No dia 31 de dezembro, a Associação Comercial realiza sorteio de prêmios da campanha de vendas de fim de ano. À meia-noite, será promovida uma grande queima de fogos, em comemoração à chegada de 2009.

“Esse é o momento de agradecermos por tudo o que de positivo tem acontecido em Caarapó nos últimos anos”, declarou o prefeito Mateus Palma de Farias, um cristão convicto. Ele acrescenta que o momento de crescimento que Caarapó atravessa é uma “dádiva de Deus” e que, por isso, “é necessário que manifestemos os nossos agradecimentos ao Criador”.

Prazo para inscrições no ProUni termina amanhã

0

2008-12-11 08:04:00

O prazo para inscrições para o processo seletivo para o primeiro semestre de 2009 do ProUni (Programa Universidade para Todos) termina nesta sexta-feira, 12 de dezembro. Elas podem ser feitas pela internet, através do site www.mec.gov.br/prouni.

Podem se inscrever estudantes que completaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares, além de terem feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 e obtido boas médias na parte objetiva e na redação, alcançando uma pontuação mínima de 45 pontos.

Outra exigência para a aderir ao programa é que o candidato tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio – cerca de R$ 622, 15 – por pessoa. As bolsas parciais (de 50%) são destinadas para aqueles com renda familiar per capta de até três salários mínimos – R$ 1.245.

A portaria sobre as exigências do processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 e está disponível na página do ProUni a partir de hoje juntamente com a ficha de inscrição.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 11 de novembro

0

2008-12-11 07:08:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Bom humor e otimismo. Você está menos inconstante e inquieto porque se lembra que nada é permanente; tudo é transitório; e assim tem um valor sempre relativo. Você encontrou a calma no movimento. E vê que não vale a pena se apegar demais a coisas efêmeras.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Novas propostas de trabalho surgirão. Opções diferentes neste setor. De qualquer modo, o momento é de expansão e muita atividade. Não tenha medo de se arriscar em novos empreendimentos, pois os astros estarão fornecendo segurança na administração da vida material.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Se as coisas não andam bem entre você e a pessoa amada é melhor tomar uma iniciativa e trazer as dificuldades às claras, antes que se crie um bicho de sete cabeças. Fale objetivamente do que você está sentindo e procure ouvir sem julgar excessivamente seu parceiro.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Você está mais simpático no trato com as pessoas, mas eventualmente poderá ser indiscreto ou insincero, principalmente com as mais íntimas. É bom refletir antes de falar. Hoje é importante procurar sempre estar em boa companhia: afaste-se de quem você sabe que não lhe faz bem.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Seu regente ainda em Sagitário continua aumentando sua capacidade mental, o que resultará num bem estar geral: o corpo agradece quando a cabeça funciona bem. Entretanto, procure não se tornar intransigente e pessoalmente ofendido com a falta de inteligência alheia.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Tendência a ser autoritário e exigente no ambiente de trabalho, o que não vai adiantar nada, pois as pessoas estão em outra e não vão dar atenção a essas suas maluquices. Não fique triste, aproveite para voltar ao seu jeito normal de ser.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Há uma tendência a ser irônico e crítico com as pessoas, e isso pode arranhar a sua imagem pública. Seus colegas de trabalho e companheiros de vida podem ficar magoados sem necessidade. Hoje, trate de cultivar com dedicação a doçura e a sociabilidade.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Medos e pressentimentos podem lhe atrapalhar, hoje. Principalmente se você leva uma vida sedentária ou muito rotineira. Não dê muita asa à sua imaginação, pois você poderia ir longe demais e ficar sem saber como voltar. Faça esforços para se manter em atividade.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Hoje você poderá ter a desagradável sensação de estar perdendo tempo ou pior, de ter perdido um tempo que não volta mais. O dia passa meio nebuloso. É melhor relaxar e observar, sem ficar remoendo erros do passado. Dê um passo à frente e comece o seu futuro agora.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Período excelente para transformações na área social. As pessoas estarão se sentindo atraídas pelas suas opiniões e buscarão apoio em você. Grande momento para se firmar no seu trabalho e criar condições que lhe trarão paz de espírito e segurança em momentos adversos.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
No campo afetivo, tendência para a estabilidade e harmonia. Nesse período você vai se sentir mais amado do que de costume, mas também vai perceber que é você que está mais atencioso e amoroso. Aproveite para recuperar suas energias com o carinho das pessoas que o amam.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Calma na alma: pausa para descansar de brigas e neuroses. Hoje você deixa as preocupações financeiras de lado por causa de alegrias no campo afetivo. Perspicácia para resolver qualquer assunto. É agora que aquela pessoa vai notar a sua presença: não tenha medo de ser rejeitado.

Céu nublado e chuva forte em áreas isoladas do Estado

0

2008-12-11 07:02:00

Céu nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas em boa parte de Mato Grosso do Sul. No sul do Estado, a previsão é de céu encoberto e com pancadas isoladas de chuva.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para chuva forte nas áreas isoladas no Estado. A temperatura apresenta um ligeiro declínio com máximas de 33º e mínima de 20.