10.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9966

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

0

2008-12-17 16:49:00

Segundo informações da Estação Meteorológica da Anhanguera/Uniderp, nesta quinta-feira (18), durante a manhã haverá tempo bom em todo Mato Grosso do Sul. Em Coxim, Pedro Gomes e Costa Rica, o céu aparece parcialmente nublado. À tarde, o céu estará com variação de nuvens e aberturas de sol. Há possibilidade de chuvas em Coxim, Pedro Gomes, Costa Rica e de Figueirão até Cassilândia. Na Capital de mais regiões, muito sol entre nuvens. A temperatura máxima deve ser registrada na região oeste do Estado, chegando a 36ºC e a mínima na região Sul, 20ºC.

Na sexta-feira (19), de manhã haverá sol, tempo bom em todo o Pantanal e na região de Porto Murtinho até Amambai. Nas demais áreas de MS, o céu estará parcialmente nublado com chuva entre os municípios de Coxim e Chapadão. À tarde, céu parcialmente nublado, com muitas aberturas de sol. Entre Campo Grande e Camapuã, céu parcialmente nublado com chuvas rápidas e fracas. À noite, tempo bom e céu com poucas nuvens. A temperatura máxima deve alcançar os 37ºC em Coxim e Corumbá, com mínima de 21ºC em Ponta Porá.

O final de semana deve apresentar temperaturas elevadas e chuvas em algumas regiões do Estado. No sábado, céu parcialmente nublado durante a manhã, com possibilidade de chuvas fracas entre Coxim e Cassilândia. Na Capital, céu com poucas nuvens e muito sol. À tarde, céu nublado com possibilidade de chuva rápida e isolada em todo norte, nordeste e leste de MS. Em Campo Grande, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. À noite, tempo bom em quase todo o Estado. Na região entre Sonora e Chapadão, céu nublado com chuva. A temperatura máxima chega a 37ºC na região Norte e a mínima será de 20ºC na região Sul.

No domingo, temperaturas altas em todas as regiões. As máximas serão de 37ºC em Coxim e Buriti, 34ºC em Jaraguari, 33ºC em Rio Pardo e 32ºC em Juti. De manhã, o céu apresentará poucas nuvens e muito sol. À tarde, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva rápida e isolada até a noite em quase todo MS. Em Campo Grande, céu parcialmente nublado com chuva à tarde. Nas regiões oeste e sudeste o céu estará limpo e não devem ocorrer chuvas.

"Nos dias 22 e 23 de dezembro, haverá poucas nuvens pela manhã e pancadas de chuvas isoladas à tarde. As temperaturas deverão subir bastante a partir do dia 19, passando dos 35ºC em Campo Grande, no norte e oeste de MS. A chegada de uma frente fria no dia 19 só deverá influenciar mais a região sudeste do país, deixando o Pantanal com índices de chuva bem abaixo da média. Até lá, no Estado haverá poucas áreas com chuvas, principalmente nas regiões sudeste, sul e oeste", ressaltou o responsável pela unidade, Natálio Abrahão Filho.

MS é o terceiro estado com mais linhas de celulares do Brasil

0

2008-12-17 16:21:00

O mercado nacional de telefonia móvel registrou em novembro 2,25 milhões de novas habilitações, com alta de 1,5% sobre outubro, conforme dados consolidados divulgados hoje pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Com isso, o Brasil alcançou, no mês passado, 147 milhões de assinantes do Serviço Móvel Pessoal, dos quais 81,29% usam o sistema pré-pago.

Comparativamente a novembro de 2007, quando os usuários de telefonia celular somavam 116,3 milhões, a base de clientes de telefonia móvel exibiu 26,4% de expansão. No acumulado de janeiro a novembro de 2008, foram 26 milhões de novas linhas. A teledensidade, indicador utilizado internacionalmente para demonstrar o número de telefones em serviço a cada grupo de 100 habitantes, atingiu a marca de 76,3% em novembro. Um ano antes, este índice estava em 61,2%.

O Distrito Federal é o local com maior número de linhas de telefone celular, exibindo uma teledensidade de 133,8%. O Rio de Janeiro, segundo colocado no ranking, mostra 94,7%.

Em terceiro lugar está Mato Grosso do Sul, com 91,7%. Os maiores crescimentos da teledensidade em novembro foram registrados em São Paulo (86,3%), Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo e Alagoas. Quando observados os avanços no ano e nos últimos 12 meses, o destaque fica com os Estados do Nordeste e do Norte. Na classificação por regiões, conforme os dados consolidados da Anatel, a Região Centro-Oeste lidera, com 92,50% de teledensidade. Depois vem o Sudeste (86,13%), Sul (80,32%), Nordeste (60,68%) e Norte (56,61%).

André Puccinelli entrega cestas em aldeia de Amambai

0

2008-12-17 15:50:00

Vilson Nascimento

O Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), acompanhado pela Secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Garib e pelo coordenador regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Mato Grosso do Sul, Flávio Brito, realizou a entrega, na manhã dessa quarta-feira (17) de cestas básicas a famílias indígenas da Aldeia Amambai, aldeia a mais populosa da região, com cerca de 7 mil índios da etnia guarani-kaiowá.

O Governador chegou ao município por volta das 8h da manhã, foi recepcionado no Aeroporto Municipal local pelo prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, pelos vereadores e pelo prefeito eleito do município, Dirceu Lanzarini e seguiu direto para reserva indígena onde foi recebido pelo capitão da aldeia, Rodolfo Ricarte, pelo líder comunitário local, Italiano Vasque e uma verdadeira multidão.

Na chegada na reserva indígena, que está situada a cerca de cinco quilômetros da cidade, o Governador recebeu presentes de um grupo de “rezadeiras” e teve o rosto ungido com Urucum (Colorau) gesto utilizado pelos indígenas para celebrar amizade e seguiu para a quadra de esporte da escola da comunidade indígena onde aconteceu o cerimonial.

Após a entrega das cestas básicas, a Secretária de Estado, Tânia Garibe, o capitão da reserva indígena, Rodolfo Ricarte, o prefeito Sérgio Barbosa e o Governador André Puccinelli fizeram uso da palavra.

Tânia Garibe destacou que a partir de agora o Governo do Estado passará a distribuir mensalmente 1.830 cestas básicas a famílias indígenas das três aldeias do município, 1.489 para a Aldeia Amambai, onde ocorreu a solenidade, 272 na Aldeia Limão Verde, na outra extremidade da cidade e 69 cestas para as famílias indígenas residentes na Aldeia Jaguary, situada a cerca de 35 quilômetros da sede do município em Amambai.

Em seu pronunciamento o Coordenador Estadual da Funasa, Flávio Brito, que acompanhava André Puccinelli, destacou a qualidade da cesta básica distribuída pelo Governo do Estado às aldeias em Mato Grosso do Sul que pesa 27 quilos e conta 10 itens, inclusive charque, e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Funasa em Amambai que serve de exemplo para o resto do Estado.

“Antes de assumirmos a saúde indígena a média de mortalidade de crianças era de 50 para cada mil. Graças ao trabalho de nossas equipes conseguimos reduzir esse número que hoje é de 21 mortes para cada mil nascimento”, finalizou o coordenador.

Puccinelli destaca relacionamento com povos indígenas

Em seu pronunciamento durante o ato solene, o Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, destacou seu relacionamento pessoal e de trabalho com os povos indígenas.

“Muitos tentam pregar por aí que o Governador André Puccinelli não gosta de índio. Isso não é verdade, sempre mantive laços de amizade com a população indígena. Quando fui prefeito da Capital criei a primeira aldeia urbana do Estado. A Aldeia Marçal de Souza para o povo Terena que vivia desamparado em Campo Grande”, disse o Governador ao destacar que além de implantar a aldeia urbana, a única aldeia do Estado que tem como “capitã” uma mulher, também estruturou a aldeia com obras de infra-estrutura, construção de posto de saúde e até a implantação de uma rádio comunitária.

“Sempre tive um ótimo relacionamento com os povos indígenas, não tinha muito contato com os guaranis por estarem situados em uma região distante da área que mais atuávamos antes de ser Governador do Estado, mas agora, como Governador, tenho essa oportunidade de estar aqui trazendo essas cestas básicas que serão distribuídas mensalmente para cada uma das famílias cadastradas e visitando a obra desta escola que trará conforto aos jovens que cursarão o ensino médio aqui na aldeia, obra esta que metade está sendo construída com minha grana, dinheiro do Governo do Estado e metade com recursos destinados pelo Lula, pelo Governo Federal”, ressaltou André Puccinelli.

Programa em prol da produção

Também durante a visita a Aldeia Amambai o Governador André Puccinelli, discursando ao lado do gerente local da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Braz Daroz, falou sobre o “Programa Aldeia Produtiva”, lançado pelo Governo do Estado no dia 19 de abril (Dia do Índio) desse ano para fomentar a produção de alimentos e culturas de subsistência nas aldeias em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Governador o programa, que começou de forma humilde por conta da dificuldade de organização dentro das aldeias, mas a partir de 2009 será desenvolvido a todo vapor, consistem na distribuição de sementes, óleo diesel e atenção ao produtor indígena, por meio da Agraer, para garantir assistência técnica e aumento de produtividade.

“Vamos lançar, a partir do ano que vem, uma competição, sem luta, entre todas as aldeias, onde vencerá a aldeia que mais produzir”, disse o Governador ao ressaltar que o objetivo do programa é fomentar a agricultura familiar e dar condições ao índio de produzir seu próprio alimento e gerar sua própria renda.    

Governador critica descaso e falta de atuação da Funai

Em seu pronunciamento para cerca de 5 mil índios guarani-kaiowá na manhã dessa quarta-feira em Amambai o Governador André Puccinelli criticou o descaso da Fundação Nacional do Índio que, segundo ele, se quer respondeu aos ofícios destinados pelo Governo pedindo autorização para as equipes realizarem o cadastramento das famílias dentro das aldeias em Amambai e em Japorã, município que o Governador visitou no período da tarde, fator que fez atrasar em cerca de meio ano o programa de distribuição de cestas..

“Estamos aqui sem autorização. Apesar do programa que estamos lançando aqui hoje ser de fundamental importância para a comunidade indígena, a Funai se quer respondeu a nossos ofícios pedindo a autorização para atuar nas aldeias e nem enviou representante. Isso é um descaso, tanto com o Governo do Estado que vai continuar trabalhando dentro das aldeias em Mato Grosso do Sul com ou sem autorização da Funai e principalmente com nossos irmãos índios que necessitam do apoio e da atenção do órgão”, desabafou o Governador ao ressaltar que em seu governo todos são tratados de forma igual, independente de cor da pela, raça, etnia ou poder aquisitivo.

Governo mantém taxa de juros de longo prazo em 6,25% ao ano

0

2008-12-17 15:49:00

O CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu manter a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) inalterada em 6,25% ao ano. Essa taxa vai vigorar de janeiro a março de 2009.

A fórmula para estabelecer a TJLP –que serve de referência para os empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)– leva em conta a expectativa de inflação para os próximos 12 meses e o risco-país do Brasil.

A TJLP é hoje a menor taxa para as empresas que buscam financiamento no BNDES. O percentual é subsidiado com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Desde o agravamento da crise econômica, o BNDES se tornou uma das principais armas do governo para garantir o aumento do crédito às empresas. A previsão é que a instituição empreste R$ 90 bilhões neste ano e outros R$ 100 bilhões em 2009.

Foi considerada a meta de inflação 4,5% e o risco de 1,75 ponto percentual.

Liminar impede cassação de CNHs que não têm foto

0

2008-12-17 15:15:00

Liminar do juiz da 22ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte impede que os Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) de todo o País cassem as CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) sem foto de motoristas que não fizeram o recadastramento.

No entendimento do juiz, a medida é ilegal porque o Código Brasileiro de Trânsito não determina pena de cassação no caso de atraso na renovação.

Segundo ele, a resolução não dava ao motorista direito de defesa. Em Mato Grosso do Sul são quase 49 mil CNHs sem fotografia que não foram recadastradas.

Produção de soja e milho rendeu R$ 2,8 bi em 2007

0

2008-12-17 14:44:00

A produção de soja e milho de Mato Grosso do Sul alcançou valor de R$ 2,8 bilhões, de acordo com a PAM (Pesquisa Agropecuária Municipal), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O principal valor é o da produção de soja, que alcançou R$ 2,1 bilhões. O grão ocupou na safra de 2007 uma área de 1.718.031, com produção de 4.846.031 toneladas.

Já o milho atingiu R$ 731,7 milhões. A área plantada foi de 864.306 hectares e a produção de 2.972.221 toneladas.

Detran prorroga para março aulas em vias abertas

0

2008-12-17 14:17:00

Antes de março, o Detran não vai exigir o cumprimento da resolução 285 – que estabelece que a partir de 1º janeiro de 2009 os Centros de Formação de Condutores, através de seus instrutores, passarão a ministrar aulas práticas de motocicletas em vias abertas de trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O novo prazo foi anunciado pelo presidente do Sindif/MS (Sindicato dos Instrutores e Funcionários de Centro de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul), Paulo Benites, que participou de uma reunião ontem com a diretoria do Detran.

Até lá, os instrutores de Mato Grosso do Sul esperam que o Contran reveja a lei e efetue as mudanças sugeridas pela categoria de todo Brasil que encaminhou documento ao órgão, depois da reunião em Belo Horizonte, onde trataram do assunto no início de dezembro.

Paulo Benites enalteceu a flexibilidade do Detran em não colocar a lei já em vigor. Na reunião de ontem, entre os membros do órgão, estava a diretora de Habitação e Educação de Trânsito, Elizabeth Félix.

Quanto ao documento enviado ao Contran, Benites explicou que a categoria faz a seguinte ressalva: “A norma, como está redigida, dá lacuna para mais de uma opção de interpretação. No mesmo anexo, nº 1.4, item terceiro, onde está contido “A monitoração da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, poderá ser executada pelo instrutor em outro veículo”.

A palavra “poderá”, verbo imperativo ambíguo, apenas oferece uma das opções como modalidade das aulas. No entanto, se o verbo fosse alterado para deverá restaria apenas esta única opção. Assim, não caberia margem para outra possibilidade. Se não for alterado o texto normativo, os objetivos não serão alcançados”.

Com a simples mudança do verbo “poder” para “dever”, o problema levantado pelos instrutores de Mato Grosso do Sul e seguidos pelos demais Estados, deverá ser solucionado, garante Paulo Benites.

Venda de álcool combustível supera recorde de 1990

0

2008-12-17 13:49:00

O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) projeta que as vendas de combustíveis terão recordes em 2008, com destaque para o álcool que atingirá o maior volume comercializado da história.

De acordo com o sindicato, as vendas totais do mercado somarão 96,1 bilhões de litros, incremento de 8,8% sobre o resultado de 2007.

Somente as empresas do Sindicom, que representam 79% do mercado total, terão aumento de 7,1% nas vendas, totalizando 76,3 bilhões de litros.

As vendas de álcool totalizarão 13,1 bilhões de litros, superando em 49,5% o volume verificado no ano passado. O resultado do mercado de álcool supera os 11,5 bilhões de litros comercializados em 1990, no auge do consumo do Próalcool.

Polícia Civil dá dicas de segurança nas férias

0

2008-12-17 13:19:00

A Polícia Civil faz um alerta para as famílias, que vão viajar na época das férias, para que tomem algumas medidas necessárias para prevenir furtos em residência. De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), quadrilhas se especializam em atuar durante o período de férias, quando os imóveis ficam vazios.

Uma das dicas mais importantes, segundo o delegado adjunto da Derf, Alberto Vieira Rossi, é deixar uma pessoa de confiança responsável pelo recolhimento de jornais, revistas e correspondências. “O acúmulo desses materiais é indício de que a casa está vazia. Outro ponto é apagar e acender as luzes da casa todos os dias. Além disso, varrer a sujeira que fica em frente da residência. Esses sinais mostram que não há ninguém no imóvel”, explica.

Para o delegado, é importante avisar um vizinho sobre a viagem para que em caso de movimentação, ele acione a Polícia. “A atuação de vizinhos é um ponto essencial, porque ele estará atento a qualquer barulho suspeito e pode tomar as providências necessárias para que não ocorram furtos na residência”, conta, lembrando que o aumento de registro de furtos ocorre principalmente no retorno das férias, quando os proprietários chegam ao imóvel e percebem o crime.
   
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), localizada na rua Américo Marques, 27  – Vila Sobrinho. O telefone de contato é 3368-6601/6602.

Carteiras reformadas por detentos serão entregues no estado

0

2008-12-17 12:50:00

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está recebendo um conjunto de 1.000 carteiras escolares reformadas pelos detentos do sistema penitenciário que fazem parte do Projeto Marcenaria.

As carteiras passarão por uma triagem da SED e serão encaminhadas às escolas estaduais conforme a necessidade. O projeto é uma forma de auxiliar na qualificação profissional dos internos do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.

O projeto Marcenaria, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da Secretaria de Estado de Educação, foi assinado no dia 04 de novembro, com a presença do governador André Puccinelli.

No projeto, que pode atender até 10 internos, foram reformados, inicialmente, 1.000 conjuntos escolares. Os reeducandos pertencem aos regimes aberto, semi-aberto ou estão sob liberdade condicional. As 10 máquinas que serão utilizadas na reforma do mobiliário foram doadas em abril deste ano pela empresária Coralie Maria Rodrigues de Moraes Camargo. A administração do projeto é realizada pelo governo do Estado e pelo Conselho da Comunidade de Campo Grande. 

Ressocialização – De acordo com a Agepen, do montante de internos no Estado, cerca de 31% estão envolvidos em trabalhos remunerados e não-remunerados. Dos internos que trabalham, apenas 3% acabam se tornando reincidentes em crimes; nos outros 69% que não desempenham qualquer função, a reincidência atinge 80%.

O Governo está reforçando os investimentos em segurança pública, incluindo as autorizações para construção dos presídios semi-abertos de Campo Grande (já em execução) e de Três Lagoas.

Holofote: Veja as fotos da confraternização Ki-Carne

0

2008-12-17 12:31:00

Dia 14 /12, domingo, aconteceu a confraternição do Supermercado Ki Carne Master . O fotógrafo Robson Fritzen esteve registrando mais esse evento.

Veja todas as fotos no quadro `holofotote´, janela a esquerda no site agazetanews

Espanha termina o ano na liderança do ranking da Fifa

0

2008-12-17 12:16:00


A seleção da Espanha, atual campeã da Eurocopa, conseguiu se manter na liderança do ranking pelo sexto mês consecutivo, de acordo com a publicação desta quarta-feira, terminando o ano na ponta pela primeira vez na história.

O Brasil, melhor colocado no ranking entre as seleções fora da Europa, manteve o quinto lugar, à frente da Argentina. Nas demais posições, houve pouco alteração. A Alemanha ultrapassou a Itália, assumindo a segunda posição do ranking. E a Turquia apareceu entre as dez primeiras colocadas, desbancando Portugal e República Checa.

Veja abaixo os 20 primeiros colocados no ranking de dezembro:

(Entre parênteses, a posição anterior)

1. (1) Espanha

2. (3) Alemanha

3. (4) Holanda

4. (5) Itália

5. (4) Brasil

6. (6) Argentina

7. (7) Croácia

8. (10) Inglaterra

9. (8) Rússia

10. (13) Turquia

11. (11) França

11. (10) Portugal

11. (9) República Checa

14. (14) Camarões

15. (20) Ucrânia

16. (21) Egito

17. (17) Paraguai

18. (15) Israel

19. (22) Nigéria

20. (18) Grécia

Seca ocasiona perdas de até 15 % em Caarapó

0

2008-12-17 11:42:00

O município de Caarapó, segundo o Sindicato Rural, cultiva atualmente uma área de 76 mil hectares, com o plantio de soja. Em sua maioria, a cultura é cultivada em solos de textura argilosa, de boa fertilidade natural, propícios ao bom desenvolvimento da lavoura.

Porém, a falta de chuvas, que assola o município desde o dia 9 de novembro, vem comprometendo esse desenvolvimento. No momento, conforme análise de técnicos, as perdas mais graves são registradas nas áreas cultivadas com soja de ciclo precoce e nas últimas lavouras plantadas. As cultivares de soja com ciclo precoce apresentam um período juvenil mais curto, sendo que nessas áreas, as lavouras estão com o desenvolvimento comprometido.

Os técnicos explicam que, a cultura já está entrando na fase de floração e formação de vagens, apresentando porte bastante reduzido, comprometendo o potencial produtivo. Já nas áreas plantadas, após a última chuva, a seca tem ocasionado problemas no estabelecimento da cultura, comprometendo a emergência das plantas e, conseqüentemente, a obtenção de um bom stand.

De acordo com os técnicos, estima-se que as perdas no município já estejam em torno de 15%, devido à estiagem.

A situação é preocupante devido aos altos custos de produção da lavoura. Caso as chuvas não normalizem nos próximos dias e as perdas se agravem, a receita poderá não cobrir os custos de produção, afirma a diretoria do Sindicato Rural.

Ponta Porã: Paraguaios são presos com quase 1 kg de cocaína

0

2008-12-17 11:23:00

Os paraguaios Daniel Cabrera Sória, de 23 anos e Carlos Pedra Alfonso, de 24 anos, foram presos segunda-feira na BR-463, em Ponta Porã, pela Polícia Rodoviária Federal, transportando cerca de 900 gramas de cocaína em um ônibus que fazia o itinerário entre Campo Grande e Três Lagoas. Os dois foram encaminhados à Policia Federal de Ponta Porã para serem autuados em flagrante.

Pessoas que roncam muito perdem mais calorias ao dormir

0

2008-12-17 10:46:00

Uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, San Francisco, indica que pessoas com problemas respiratórios e ronco pesado durante o sono queimam mais calorias enquanto dormem.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas analisadas com os piores casos de apnéia do sono queimaram em média 373 calorias a mais por dia do que aquelas com apenas sintomas leves do problema.

Os cientistas americanos afirmam que mudanças no sistema nervoso desencadeadas pelo problema podem ser as responsáveis pela queima maior de calorias. O estudo foi publicado na revista Archives of Otolaryngology – Head and Neck Surgery.

Mas, apesar de gastar mais energia ao dormir, os pacientes que têm apnéia do sono compensam tudo ao sentir mais desejo por comida e mais preguiça na hora de fazer exercícios, segundo o especialista britânico John Stradling, do hospital John Radcliffe, em Oxford.

Problemas – Os autores da pesquisa, liderada por Eric Kezirian, afirmam que a energia a mais é usada pelo sistema nervoso para responder à baixa qualidade dos padrões de sono das pessoas que roncam muito.

Mas o estudo não esclarece a razão por que pessoas obesas também sofrem de apnéia do sono.

A apnéia do sono – que causa o bloqueio parcial ou completo das vias aéreas – faz com que a pessoa não tenha uma boa noite de sono, o que deixa o paciente muito sonolento durante o dia.

O problema também está ligado a um risco maior de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares.

Os cientistas da Universidade da Califórnia, San Francisco mediram o número de calorias queimadas "durante o descanso" em 212 pacientes.

Em média, os voluntários gastaram 1.763 calorias por dia desta forma, mas aqueles com casos mais graves de apnéia do sono gastaram 1.999 calorias. Os que apresentavam o problema de uma forma menos grave gastaram uma média de 1.626 calorias.

As calorias a mais consumidas são equivalentes a 30 minutos de exercício intenso na academia.

Razões – O especialista britânico John Stradling afirma que o estudo americano é "plausível" e combina com as experiências de seus pacientes, que afirmam ser difícil perder peso depois que os sintomas da apnéia melhoram.

Para o professor britânico, existem alguns motivos que podem levar os pacientes com apnéia do sono a queimar mais calorias durante a noite.

Segundo Stradling, eles passam menos tempo no estágio de sono profundo, quando a temperatura do corpo cai naturalmente.

Além disso, diz o especialista, eles podem gastar mais energia apenas lutando para respirar e, cada vez que o sono é interrompido por problemas respiratórios, o corpo dispara uma dose de adrenalina – queimando ainda mais calorias.

Mas Stradling afirma que os efeitos da apnéia do sono não são uma forma de perder peso.

"Se você tem apnéia do sono, você se sente muito sonolento durante o dia e desmotivado para fazer qualquer tipo de exercício", diz o professor. "Também sabemos que a falta de sono aumenta o apetite e diminui a força de vontade."

Amambai: Informativo AABB

0

2008-12-17 10:16:00

Revellion 2009

A grande festa da virada será na AABB Amambai!!! Animação: Anderson Palopoli!!! Mesas à venda com a Marta, no fone 3481-2430. 

GUIA DE CONVÊNIOS– O associado da AABB Amambai agora pode contar com os benefícios das 80 empresas conveniadas no Guia de Convênios. Associado, retire seu Guia na secretaria da AABB.

DIA DE NATAL– Na AABB, almoço especial de Natal. Convites à venda, custo R$ 15,00.

Locação & Buffet – Tabela de Locação com novos valores – Vale conferir – ESTRUTURA PARA LOCAÇÃO:  SALÃO DE SOCIAL – Capacidade: 450 pessoas para shows e eventos. 350 pessoas sentadas em mesas redondas para jantares, casamentos, aniversários, comemorações, bailes, formaturas e outros eventos sociais. CHURRASQUEIRA – Com capacidade para 150 pessoas. Para sua comodidade, a AABB dispõe também de um eficiente serviço de buffet e oferece ainda descontos especiais nas locações com contratação do buffet da casa. Agendamentos com a Marta.

Agenda:

Aos domingos – 12:30h – churrasco

Quartas – costela

13 de dezembro – Jantar de Natal

31 de dezembro – Revellion

23 de janeiro – Festival de Peladeiros

Secretário de Administração destaca avanços do município

0

2008-12-17 09:51:00

Suzana Machado

Nesses quatro anos de mandato, a Secretaria de Administração trabalhou seriamente para cumprir todas as metas estabelecidas no plano inicial de trabalho. Um de seus primeiros atos foi a instalação da Controladoria na Prefeitura. “Como o próprio nome já diz, a Controladoria acompanha, faz o rastreamento de cada processo que tramita dentro da Prefeitura”, acrescenta o secretário de Administração, Sergio Perius.

Outra ação importante foi a informatização de todas as Secretarias e Departamentos do município. “Dentro desse processo também entra a digitalização de todos os processos, anulando a necessidade de manipulação de arquivos mortos.”

Foi feito também o Plano Diretor, que oferece as diretrizes e orientação para a realização dos trabalhos.

“A regularização e criação de novos loteamentos urbanos também é uma ação muito importante. Junto com o Ministério Público conseguimos regularizar lotes das vilas Guape, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antonio e alguns terrenos da Vila Cristina que estavam pendentes também já foram regularizados.”

O secretário de Administração também destacou a criação do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, composto por uma equipe gestora.

O convênio firmado com a CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), foi de grande relevância para os funcionários municipais.

“Realizamos também, ao longo desses quatro anos, dois concursos públicos para todas as áreas. Fizemos também a revisão e correção nas tabelas salariais, na prestação de contas públicas feita pelo prefeito.”

De acordo com Sergio Perius, a proposta colocada dentro do plano de trabalho, em todas as áreas, foi alcançada. “Principalmente no que diz respeito à transparência no processo administrativo. Acredito que nessa gestão os amambaienses realmente puderam saber e ver como funciona uma Prefeitura, e nesse âmbito entram os recursos próprios, demonstrando de onde veio o dinheiro e como ele foi empregado em prol dessa mesma comunidade.”

Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 19 milhões hoje

0

2008-12-17 09:26:00

O próximo concurso da Mega-Sena, o de número 1.031, deve pagar R$ 19 milhões para o bilhete que acertar as seis dezenas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. O sorteio acontece na noite desta quarta-feira (17).

De acordo com a Caixa, o rendimento mensal do prêmio aplicado na poupança é de, aproximadamente, R$ 138 mil. Ou seja, por dia, o apostador ganharia cerca de R$ 4.600.

O concurso anterior, o de número 1.030, realizado no último sábado (13), não teve acertadores e o prêmio acumulou. Os números sorteados no sábado foram 01 – 08 – 23 – 37 – 54 – 57. As dezenas foram sorteadas em Franca (SP).

Na ocasião, a quina teve 123 acertadores, com prêmio de R$ 12.938,02, e a quadra, 7.495, com prêmio de R$ 212,33.

Quem quiser tentar a sorte para o próximo concurso pode fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima custa R$ 1,75.

Em 20 anos o crack chegou a todo o País

0

2008-12-17 08:54:00

Os primeiros relatos sobre o consumo de crack no Brasil surgiram em 1989 entre crianças que viviam nas ruas do centro de São Paulo, um ano antes da primeira apreensão da droga feita pela polícia na cidade.

Feito do cozimento da cocaína com bicarbonato de sódio, potente, barato, famoso pela fissura que causa nos viciados, sempre em busca da próxima tragada, 20 anos depois do começo da epidemia em São Paulo o crack migrou para os demais Estados e o mercado da droga se consolidou em todo o País.

A droga já teve o uso identificado entre consumidores das 27 capitais, principalmente jovens e pobres, conforme pesquisas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).

Em São Paulo, Rio, Porto Alegre e Salvador, 39% dos pacientes que procuraram centros de tratamento ambulatorial e hospitalar tinham problemas com crack, duas vezes mais do que os pacientes viciados em cocaína, segundo o Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No Rio, onde o Comando Vermelho proibiu que o crack fosse comercializado na década de 1990, a droga chegou com força há cinco anos.

“É um tsunami e a principal preocupação atual nas comunidades. Favelas como Manguinhos e Jacarezinho têm cracolândias deprimentes”, diz Sílvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

Em São Paulo, a apreensão de crack pela polícia bateu recorde este ano, alcançando até setembro 731 quilos, 10% mais do que o total de 2007.

No mesmo período, diminuiu a quantidade de maconha e cocaína apreendida. Para piorar, o problema migrou para municípios de pequeno e médio porte, alcançando trabalhadores rurais das plantações de cana-de-açúcar.

Em São José do Rio Preto, cidade de 450 mil habitantes, há pelo menos 1.200 dependentes em crack sendo acompanhados pelo programa de redução de danos à hepatite e HIV.

“Nove mulheres estão grávidas”, diz a coordenadora de Saúde Mental de São José do Rio Preto, Denise Doneda.

A gravidade do crescimento da comercialização do crack foi um dos principais pontos de discussão do encontro de colegiado dos coordenadores de saúde mental ligados ao Ministério da Saúde, ocorrido em novembro.

De Dourados, em Mato Grosso do Sul, veio o relato de que o crack estava sendo consumido entre comunidades indígenas que vivem perto de centros urbanos.

A disseminação do uso em pequenas cidades brasileiras também foi outro ponto destacado no encontro. Em Estados nordestinos, que demoraram a sentir o drama do crack, a droga já aparece entre as preferidas dos usuários.

Em Pernambuco, o crack começou a chamar a atenção entre os anos de 2001 e 2002, principalmente na região metropolitana. Agora, atinge o agreste e o sertão – área tradicional da maconha.

Quixadá, no Ceará, e Picos, no Piauí, também registram problemas. Em Salvador, viciados de cracolândias no centro histórico são chamados de sacizeiros, em referência ao cachimbo usado no consumo. “Em 2004, 25% da droga consumida no Recife era crack.

Em 2006, chegou a 50% ”, diz José Luiz Ratton, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco.É na Região Sul, no entanto, que o problema aparece de forma mais dramática.

No Paraná, três das cidades mais violentas do Brasil, Foz do Iguaçu, Guaíra e Curitiba, sofrem os efeitos da droga. Nas quatro principais maternidades de Porto Alegre, nasceram este ano 117 crianças filhas de mães viciadas.

A Secretaria de Saúde do estado estima que existam atualmente 50 mil dependentes. “Duas coisas ajudaram essa disseminação pelo Brasil.

Primeiramente, a natureza do produto, forte, barato e bem aceito entre os mais pobres.

Depois, a disseminação das rotas de cocaína para o Sul e o Centro-Oeste”, diz Fernando Francischini, secretário Antidrogas de Curitiba, ex- delegado da Polícia Federal, responsável pela prisão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadía.

Amambai: Coluna Sólon Ribeiro

0

2008-12-17 08:33:00

FANFARRA DO 17º R C MEC ENCERRA O ANO LETIVO DOS PROJETOS CULTURAIS

A Fanfarra do Regimento encerrou, na semana passada, as aulas musicais dos projetos Orquestra Sinfônica de Amambai, Banda Mirim e Dó-Ré-Mi. Esses projetos, que são resultados de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Amambai e o 17º R C Mec, têm como finalidade desenvolver habilidades musicais em jovens e adolescentes de Amambai.

O encerramento das aulas do ano de 2008 ocorreu no Regimento Solon Ribeiro e estiveram presentes o prefeito municipal de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, o presidente da FUNDESC, prof. César Gidotti, o comandante do 17º R C Mec, coronel Flávio Josmar Pelegio, músicos e militares do Regimento.

No Exército Brasileiro, as bandas e fanfarras têm como missão elevar o moral da tropa por ocasião das operações militares, momentos cívicos e formaturas militares. Nos tempos de paz, os músicos militares desempenham, também, as chamadas ações cívico-sociais, que têm como objetivo aumentar o grau de integração entre a sociedade e o Exército Brasileiro.