10.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9965

PF apreende 345 kg de maconha em lancha no PR

0

2008-12-18 21:49:00

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 345 kg de maconha que estavam escondidos dentro do casco de uma lancha em Laranjeiras do Sul (PR). De acordo com a PRF, a droga seria entregue em Curitiba (PR).

A lancha era rebocada por um Ômega com placas de Santa Catarina. O motorista de 28 anos foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil de Laranjeiras do Sul.

Na delegacia ele afirmou que receberia R$ 1 mil para entregar a lancha na capital paranaense e desconhecia a existência da droga. A lancha e o reboque estavam registrados em seu nome.

A quantidade de drogas apreendidas pela PRF nas 210 apreensões realizadas em 2008 no Paraná ultrapassa 20 t.

Rudi tem cassação suspensa, mas não pode ser diplomado

0

2008-12-18 20:39:00

Vilson Nascimento

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) suspendeu, no final da tarde dessa quinta-feira (18) a cassação da diplomação do prefeito eleito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (PMDB) e de seu vice, Aldacir Cardinal, o “Ada da Agripeças” (PDT), mas os dois não serão diplomados por conta de uma liminar, segundo informou a Justiça Eleitoral.

A cassação da diplomação de Rudi e Ada foi realizada pelo Juiz Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, no final da tarde de quarta-feira (17).

Rudi e seu vice, que é vereador em Coronel Sapucaia, seriam diplomados na manhã dessa quinta-feira (18) juntamente com os vereadores, suplentes ao cargo de vereadores de Coronel Sapucaia e Amambai e o prefeito e o vice-prefeito eleito em Amambai, mas por conta da decisão judicial tiveram a diplomação suspensa.

Acusação é de compra de votos- A ação movida pelo Ministério Público Eleitoral contra Rudi Paetzold denunciava e pedia a cassação do prefeito eleito por captação de sufrágio, ou seja, compra de votos durante a campanha eleitoral para as eleições municipais 2008 em Coronel Sapucaia.

Segundo o MPE denúncias, inclusive gravações com áudio e vídeo mostram o prefeito oferecendo dinheiro em troca de votos.

Outro fator que também gerou denúncia de captação de sufrágio contra o prefeito eleito de Coronel Sapucaia foi a retenção por parte do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e da Polícia do Ministério Público, no dia 5 de outubro, logo após o encerramento da votação, de dois ônibus, supostamente fretados por Rudi, que deixavam o município de Coronel Sapucaia levando eleitores que votam em Coronel Sapucaia, mas residem na cidade de Água Clara.

Segundo o MPE em depoimento os passageiros teriam relatado que haviam recebido R$ 100,00 para se deslocar até Coronel Sapucaia para votar para o prefeito eleito e após a votação teriam recebido mais R$ 50,00 além da viagem de volta à cidade onde residem atualmente.
Um vereador reeleito, denunciado por suposta participação no “esquema” foi julgado e absolvido.

Nova Liminar- Na tarde essa quinta-feira os advogados de defesa do prefeito eleito conseguiram a suspensão, junto ao TRE, da decisão de cassação da diplomação até que o processo seja julgado em definitivo pelo Tribunal, fator que daria direito a Rudi Paetzold e seu vice, Ada da Agripeças, de serem diplomados ainda nessa quinta-feira, mas uma outra liminar, também concedida pelo Juiz Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Dr. Thiago Tanaka, que cassa o registro da candidatura do prefeito eleito por questões de domicílio manteve a suspensão da diplomação.

 A liminar provém de uma ação movida pelos partidos que compunham a “Coligação Força do Bem” que tinha como candidato o atual prefeito do município, Ney Kuasne (PR) que acusam o prefeito eleito de não residir em Coronel Sapucaia e sim na cidade de Capitan Bado no Paraguai, o que feriria a legislação eleitoral que prevê que para ser candidato o requerente teria que morar no município.

Segundo o vice-prefeito eleito ao lado de Rudi, Aldacir Cardinal, de fato o prefeito tem propriedade rural no Paraguai e por ter visto para trabalhar naquele país, também se filiou no Partido Colorado em Capitan Bado, mas as acusações de não residir em Coronel Sapucaia são falsas.

Segundo Ada da Agripeças, ainda nessa sexta-feira (19) os advogados de Rudi Paetzold deverão entrar com recurso junto ao TRE/MS visando a suspensão da liminar e garantindo a diplomação.

Segundo a Justiça Eleitoral caso a suspensão da diplomação do prefeito e do vice permaneça até o dia da posse, 1 de janeiro, quem assumirá a Prefeitura será o presidente da Câmara e no caso da cassação ser mantida após a ação transitar em julgado, uma nova eleição terá que ser convocada.

Lula nega mudança na lei trabalhista por conta da crise

0

2008-12-18 20:25:00


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou hoje (18) que o governo estuda flexibilizar as leis trabalhistas para evitar o desemprego, que poderá ser causado pela crise financeira internacional.

Segundo ele, “não é papel do governo fazer aquilo que os trabalhadores têm que fazer com os empresários. Se, em alguma situação, os trabalhadores quiserem a participação ou a intermediação do governo, estaremos prontos, mas achamos que esse problema é dos trabalhadores e empresários”, disse Lula, após almoço em homenagem ao presidente de Cuba, Raúl Castro, no Itamaraty.

Lula reiterou que o governo irá fazer todo o possível para evitar que a crise atinja o mercado de trabalho. “O governo vai fazer de tudo para evitar que a crise atinja o mercado de trabalho. Se, em qualquer circunstância, uma empresa estiver em crise, essa empresa e o sindicato se coloquem de acordo e, com muita maturidade, evitem que os trabalhadores sejam penalizados”.

O presidente afirmou que as medidas anunciadas até agora pelo governo são preventivas, para estimular a continuidade dos investimentos no primeiro trimestre de 2009.

Ontem, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), do Ministério do Trabalho, recebeu, de empresários paulistas, um estudo que pede a suspensão de contratos trabalhistas por até dez meses. Nesse período, o empregado receberia cursos de qualificação remunerados.

No entanto, a suspensão temporária do contrato de trabalho, medida conhecida como layoff, exigiria alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT ), por meio de lei ordinária.

Pela lei atual, esse intervalo de treinamento, no qual o trabalhador recebe a bolsa-qualificação, é de apenas cinco meses. A equipe que elaborou o estudo sugeriu o uso, pelo governo, de uma medida provisória para fazer as mudanças.

Amambai e Coronel Sapucaia diploma eleitos

0

2008-12-18 18:40:00

Suzana Machado

O prefeito eleito do município, Dirceu Lanzarini, seu vice, José Aguiar e os vereadores eleitos de Amambai e Coronel Sapucaia foram diplomados na manhã desta quinta-feira (18).

A cerimônia de diplomação, realizada pelo juiz eleitoral titular da 1ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, aconteceu no Cartório Eleitoral de Amambai, com início às 08h. Os primeiros a receberem os diplomas foram os vereadores eleitos de Amambai e o futuro prefeito do município, Dirceu Lanzarini.

De acordo com Dirceu, a cerimônia de posse está sendo definida, mas está prevista uma sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores para o dia 1º de janeiro, às 10h, no Alphaville Clube. “Iremos estender o convite a toda população também”, acrescenta o futuro prefeito do município.

Segundo o prefeito eleito, o período pós eleição até a posse, está sendo de intenso trabalho. “Nos dedicamos a adquirir recursos do Governo Estadual e Federal, já nesse período. Alguns prefeitos deixam para buscar isso no início do ano e acabam perdendo o prazo. Conseguimos já para esse primeiro ano de mandato R$ 5 milhões em recursos, um feito inédito e também adquirimos recursos que serão utilizados no orçamento ainda deste ano, no mês de dezembro”, ressalta Dirceu, que tem em sua agenda de compromissos mais uma viagem a Brasília, ainda este mês, dia 29 ou 30, com a finalidade de conseguir mais recursos para o município de Amambai.

Dirceu também declarou que um dos primeiros passos da nova administração será fazer uma análise detalhada da máquina administrativa. “Temos muitas informações para analisar, algumas informações ainda não foram passadas para nós pela equipe de transição, principalmente com relação à parte financeira da Prefeitura. Então, esse primeiro momento será de análise da situação, dos equipamentos, de como está o andamento da Prefeitura.”

Com relação ao seu secretariado, o prefeito eleito não adianta nomes. “Ainda não posso adiantar nada, mas garanto que estão sendo escolhidos a dedo e que serão pessoas altamente competentes, que irão tratar bem a população e atender às necessidades da mesma. Outro fator: quero ressaltar que não tenho a pretensão de me esconder atrás do secretariado, porque acredito que quando o secretariado erra, erra também o prefeito.”

Além de Dirceu Lanzarini, estavam presentes os vereadores eleitos de Amambai: Anilson Prego (PSB); Cristino Toledo (PDT); Roberto Protético (PDT); Carlos Roberto Batista do Nascimento “Carlinhos” (PPS); Anderson Mansano (PR); Osvaldo Machado Franco “Coconho” (PR) e Daniel Riquelme (PTB). Os vereadores Valter Brito (PR) e Luciney Bampi (PV), também eleitos em 2008, não estiveram presentes, mas foram representados durante a cerimônia. Suplentes: Jaime Bambil, Josué, Manoel Silveira e Roberto Perez.

Coronel Sapucaia  – A diplomação dos eleitos de Coronel Sapucaia ocorreu em seguida. Estavam presentes os vereadores Gildo Martins (PMDB); Niágara Kraievsk (PT); Sandra Barbosa (PT); Nilcéia Alves de Souza (PR); Maria Eloir (PMDB); Celso Cabral (PT); Roberto P. de Oliveira (PPS); Felipe Soares (PDT) e Carlos Fernandes (PR). Os suplentes: Professor Reginaldo (PDT) e José Segundo Rocha (PT).

O prefeito eleito, Rudi Paetzod (PMDB) e seu vice, Aldacir Cardinal, o “Ada da Agripeças”, não foram diplomados.

Rudi e Aldacir tiveram suas candidaturas cassadas no final da tarde de quarta-feira (17). De acordo com o juiz eleitoral, titular da 1ª Zona Eleitoral, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, o prefeito eleito de Coronel Sapucaia e seu vice não foram diplomados porque a sentença de cassação de registro não transitou em julgado e poderá ser revogada pelo Tribunal Eleitoral.

Denúncias de que Rudi Paetzod teria comprado votos durante a campanha eleitoral de 2008, em Coronel Sapucaia, levou o Ministério Público Estadual a mover uma ação contra o prefeito eleito, pedindo sua cassação por captação de sufrágio.

Um dos fatores que embasaram tal decisão foi a apreensão, feita pelo DOF (Departamento de Operações da Fronteira) e da Polícia do Ministério Público, no dia 05 de outubro, após o encerramento do período de votação, de dois ônibus, supostamente fretados por Rudi, que deixavam o município de Coronel Sapucaia levando eleitores que votam no município, mas residem na cidade de Água Clara.

Câmara Federal barra ampliação do número de vereadores

0

2008-12-18 17:40:00

A Mesa Diretora da Câmara Federal decidiu, por unanimidade, não assinar a promulgação da PEC dos Vereadores (333/04), aprovada na madrugada de hoje pelo Senado.

É regra as mudanças constitucionais serem analisadas pelas mesas diretoras da Câmara e do Senado, antes de entrar em vigor.

A justificativa para barrar a aplicação é de que PEC, aprovada em maio pelos deputados federais e depois enviada ao Senado, sofreu mudanças. Os senadores modificaram os percentuais das receitas municipais que poderão ser destinadas às câmaras de vereadores, o que não estava previsto no texto original.

O segundo vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), explicou que a Mesa avaliou que a proposta foi alterada substancialmente no Senado e que, portanto, deve retornar à Câmara para nova análise.

Ele prevê o retorno da proposta à pauta no próximo ano, mas as alterações propostas só devem valer para o próximo mandato (2013-2017).

Inocêncio argumenta também que não seria justo a medida começar a valer agora já que os vereadores que tomarão posse em janeiro disputaram a eleição sabendo o número de vagas que havia.

Justiça Eleitoral diploma eleitos em Tacuru

0

2008-12-18 17:26:00

Vilson Nascimento

O Juiz Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan realizou a diplomação, na tarde dessa quinta-feira (18) do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores eleitos e suplentes ao cargo de vereador, que disputaram as eleições 2008 no município de Tacuru.

O cerimonial de diplomação aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Tacuru que estava completamente lotado e contou com a presença da Promotora, Dra. Rosalina Cruz Cavagnolli, de Sete Quedas, que substituiu o Promotor Eleitoral da 25ª ZE, Dr. Fabrício Secafen Mingati, a Defensora Pública da Comarca de Iguatemi, Dra. Denise dos Santos e da chefe do Cartório Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, Simone de Paula Neves, além de familiares dos eleitos e suplentes diplomados e representantes de classes e da sociedade tacuruense.

Os trabalhos da sessão de diplomação foram abertos pelo Juiz Eleitoral com a leitura da ata das eleições no município, que transcorreram normalmente, segundo a Justiça Eleitoral, posteriormente foi dado início a diplomação dos eleitos, começando pelos vereadores e suplentes ao cargo de vereador e culminando com a diplomação do vice-prefeito, Paulo Pedro Rodrigues, o “Pedrinho” (DEM) e do prefeito, Dr. Cláudio Rocha Barcelos (PR).

Prefeito prometeu continuidade

Ao fazer uso da palavra durante o ato solene o prefeito reeleito de Tacuru, Dr. Cláudio Barcelos prometeu dar continuidade no sistema de administração que vem desenvolvendo, lutando por obras e melhorias na qualidade de vida da população e trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento do município.

“Vou honrar cada voto que recebi com muito trabalho nesse segundo mandato. Não vou desapontar nenhuma das pessoas que confiaram na minha proposta de governo e depositaram seu voto de confiança”, finalizou prefeito.

Diplomação em Tacuru visou honrar a população, diz Juiz

Ao fazer uso da palavra no encerramento da sessão, o Juiz Eleitoral, Dr. Eduardo Trevisan ressaltou que o objetivo de trazer a diplomação para Tacuru e não realizar na sede da 25ª Zona Eleitoral em Iguatemi foi valorizar os eleitos, aproximar o trabalho da Justiça Eleitoral e do Poder Judiciário da população e honrar a população local que depositou seus votos de confiança nos candidatos eleitos, ora diplomados.

O Juiz também falou sobre as responsabilidades que cada um assumiu com a população local ao se candidatar e ser eleito e cobrou, dos diplomados, um trabalho transparente e voltado em prol do município e da população.

“Desejamos sucesso a cada um de vocês em suas jornadas e esperamos que cumpram com dedicação o papel que se propuseram a desempenhar em defesa dos interesses da população e de seu município. Se desempenharem seus papeis com dedicação e dentro dos tramites da lei como tem que ser, estaremos de portas abertas para atendê-los e ajuda-los o que estiver a nosso alcance, mas se deixarem de cumprir o que determina as leis e fizerem da administração pública meios para benefícios próprios ou tratarem com descaso a coisa pública que lhes foi confiada pela população, iremos fiscalizar e agir”, disse o Juiz ao finalizar dizendo que espera que tanto o prefeito como os vereadores diplomados em Tacuru desempenhem um brilhante papel frente ao cargo que lhes foi confiado pela população local.

Inscrição dos aprovados no Fies termina amanhã

0

2008-12-18 13:10:00

Os acadêmicos que foram selecionados na primeira chamada do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) têm até amanhã, 19 de dezembro, para comparecer na instituição de ensino para a qual teve a inscrição aprovada pelo programa.

Esta etapa é para entrevista e conferência dos documentos para a confirmação dos dados cedidos durante a inscrição. Os estudantes que foram convocados e não comparecerem na instituição de ensino para conferência dos documentos serão desclassificados do processo seletivo.

Após o dia 19 será divulgada uma segunda chamada de convocados caso existam vagas remanescentes. Caso seja aprovado nesta fase o acadêmico irá receber um documento de sua instituição de ensino para a contratação do financiamento junto à Caixa.

A data final para a contratação do financiamento é 23 de janeiro, até lá todos os estudantes aprovados devem estar com a certificação entregue pela sua instituição.

Virada do ano terá show de fogos em Caarapó

0

2008-12-18 11:22:00

Uma grande queima de fogos de artifício está sendo preparada para a virada do ano, em Caarapó. O evento é da prefeitura e está marcado para a Praça Mário Martines Ribeiro, conhecida como “Praça Central”.

O show pirotécnico já está se tornando uma tradição na cidade e tem atraído um grande público. No ano passado, pelo menos oito mil pessoas se concentraram na praça para ver a queima de fogos, segundo cálculos da organização.

“A exemplo do ano passado, estamos aguardando com grande expectativa a presença das famílias na praça, para comemorar a chegada de mais um ano, que, certamente, será de boas notícias e grandes realizações para a nossa população”, disse o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), que toma posse para um novo mandato às 8h de 1° de janeiro, ao lado da vice-prefeita eleita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM) e de nove vereadores, em cerimônia marcada para a Câmara de Vereadores.

No dia 31, a partir das 20h, a Associação Comercial e Empresarial (ACEC) promove o sorteio de prêmios da campanha Cresça com Caarapó, compre no comércio local, que está sendo realizada com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Center Celular, segundo informações da entidade. Serão sorteados 30 prêmios – duas motocicletas, um aparelho de TV, um aparelho de som, cinco bicicletas, um ventilador, um liquidificador, uma batedeira, um jogo de panelas, 10 vale-compras de R$ 100 cada, cinco aparelhos de telefonia celular, uma sanduicheira e R$ 200 para cada vendedor que tiver entregado os cupons ganhadores das motocicletas. Haverá também participação de cantores locais, que animarão o evento.

Segundo a ACEC, 105 estabelecimentos comerciais aderiram à campanha de promoção de vendas deste ano. Em 2007, foram 80. Para concorrer aos prêmios, o consumidor deve comprar nos locais identificados com cartazes da campanha da ACEC e pedir o cupom. Não há limite de valor, isto é, qualquer compra dá direito ao sorteio. A campanha vai até o próximo dia 24.

Abates caem 21% e atingem menor nível desde 2005

0

2008-12-18 10:55:00

Os abates de bovinos despencaram em novembro, atingindo o menor nível desde outubro de 2005, quando ocorreram casos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e foram abatidos apenas 144.683.

No mês passado foram abatidos 178.022 bovinos, número 21% menor comparado a outubro último. Se for comparado o número de abates de novembro deste ano com novembro do ano passado a queda é drástica: de 36%.

No acumulado deste ano são 2.799.085 animais abatidos, o que representa redução de 12% em relação aos 3.207.285 abates de janeiro a novembro de 2007. São 408 mil animais a menos, o que corresponde a dizer que a redução equivale a mais de um mês de abates.

Desde que teve início o segundo semestre, frigoríficos vinham apresentando dificuldades devido à oferta reduzida de boi e os preços elevados. Além da entressafra, outro fator que reduziu a oferta foi o intenso abate de fêmeas nos últimos anos.

A situação, porém, mudou nas últimas semanas. A arroba, que chegou a casa dos R$ 90,00, neste momento já é negociada no patamar de R$ 75,00, o que é atribuído à falta de crédito para que os frigoríficos comprem, decorrente da crise financeira mundial.

A expectativa é que esta redução chegue ao consumidor, que tem enfrentado sucessivas altas no preço da carne.

Câmara de Caarapó- Sessão dessa quarta, dia 17

0

2008-12-18 10:26:00

Câmara Municipal de Caarapó – MS
Sessão Ordinária realizada em 17 de Dezembro de 2008


Vereador Mário Valério – PR
Enviou indicação ao prefeito Mateus Palma de Farias solicitando aumento de guarda vidas no Balneário Municipal, bem como o aumento de segurança, solicita ainda o patrolamento da Avenida Barão do Rio Brando, Rua Ozório Pedroso na Vila Jary. Enviou também indicação ao governador André Peccinelli solicitando que determine ao setor responsável a execução de obras para aumentar a altura dos muros da Delegacia de Polícia Civil em Caarapó, por fim solicita ao Senhor Edson Ishikawa, Delegado da Receita Federal a cedência de um veículo (caminhão) para atender as necessidades da secretária de desenvolvimento do município.

Vereador Agripino Benites – PT
Enviou indicação ao prefeito Mateus Palma de Farias e ao secretário de educação do município Ismael Martins Guevara, solicitando a instalação de condicionadores de ar na Escola de Informática Nhandejara Pólo, para a administradora regional da Funasa Margarida de Fátima Nicoletti, solicita a reforma das instalações da Funasa em Caarapó, e por último, solicita ao deputado federal Antonio Carlos Biffi recursos para construção de um Centro de Recuperação de Criança Desnutrida na Aldeia Tey Cuê.

Vereador Odair José Bortoloti – PMN
Enviou indicação ao prefeito Mateus Palma de Farias solicitando a redução da Taxa de Iluminação Pública.

Vereador Aparecido dos Santos – PR
Solicita ao prefeito Mateus Palma de Farias e ao secretário de obras do município Roberto Maitan a construção de ciclo-via em toda extensão da Rua da Saudade.

Só 3% das multas ambientais foram pagas no MS

0

2008-12-18 09:21:00

Apenas 3% do total das multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante este ano foram pagas até esta quarta-feira, 17, no Mato Grosso do Sul. São 440 autos de infração que resultaram em quase R$ 174 milhões, dos quais R$ 3,4 milhões foram pagos pelas empresas multadas, entre elas siderúrgicas, madeireiras, carvoarias e postos de gasolina, segundo informações da Coordenação Geral de Fiscalização do órgão no Estado.

O desmatamento ilegal e a produção de carvão vegetal com madeira de árvores nativas lideram a lista de crimes ambientais identificados pelo Ibama. A destruição de matas em local de preservação permanente foi constatada inclusive dentro do Pantanal. Em Corumbá, na região pantaneira, a Siderúrgica MMX foi multada em cerca de R$ 23 milhões por consumir carvão vegetal de madeira nativa. Em 2007, a empresa já havia sido punida com R$ 1 milhão devido ao mesmo tipo de infração.

O mau exemplo foi seguido pela Vetorial Siderúrgica Ltda., situada no município de Ribas do Rio Pardo, a 100 quilômetros de Campo Grande, leste do Estado. Neste ano, a indústria recebeu R$ 22 milhões de multa e no ano passado, R$ 20 milhões. As duas empresas ainda não pagaram as infrações, porque entraram com recurso na Justiça e aguardam a decisão.

Secretaria de Fazenda reajusta valor da Uferms para 2009

0

2008-12-18 09:18:00

Portaria publicada hoje pela Sefaz (Secretaria de Fazenda) em Diário Oficial estabelece o valor da Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) para os meses de janeiro e fevereiro de 2009.

A partir de 1° de janeiro do ano que vem, a Uferms valerá R$ 14,13 (quatorze reais e treze centavos). O valor atual da Uferms é de R$ 13,97.

Redução do IPI aumentou vendas em feiras de automóveis

0

2008-12-18 08:39:00

O presidente Lula comemorou em Salvador o resultado da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, sobre a venda dos carros. Segundo o presidente a medida do governo já surtiu efeito nos feirões de carros realizados pelas montadoras e concessionárias no último final de semana.

Lula voltou a incentivar o consumo. Ele afirmou quem ouve as notícias sobre a crise tem vontade de guardar o dinheiro em baixo do colchão. Segundo o presidente, a solução para a crise financeira continuar aumentando o volume de investimentos públicos é fomentar o consumo. Lula afirmou que a crise financeira internacional não vai atrapalhar as obras do PAC e que pode até haver mais investimentos para o crescimento da economia.

Polícia prende dupla que furtava motos em Amambai

0

2008-12-18 08:24:00

Vilson Nascimento

Após uma série de investigações desencadeadas pela Polícia Civil, uma operação conjunta envolvendo a Polícia Civil e a Polícia Militar de Amambai resultou na prisão de duas pessoas, de um rapaz de 23 anos e de um adolescente de 16, acusados de envolvimento em furtos de motocicletas na cidade.

Segundo a polícia a dupla, Valter de Oliveira da Rosa, residente na região do Conjunto Habitacional Caiuás em Amambai e o adolescente, ambos preso no final da tarde dessa quarta-feira (17) seriam a responsáveis pelos dois últimos furtos de motocicletas ocorridos na cidade, o furto de uma Yamaha YBR ano 2005 de cor vermelha, ocorrido no dia 11 desse mês, uma quinta-feira e de uma Honda Titan ano 97, também de cor vermelha, ocorrido na noite dessa terça-feira (16), também na região central da cidade.

Ao ser detida a dupla teria confessado os crimes e relatado que as motocicletas, uma avaliada em cerca de R$ 2,5 mil e outra em mais de R$ 4 mil reais, foram levadas para Capitan Bado, cidade paraguaia que faz divisa com Coronel Sapucaia no Brasil, a cerca de 45 quilômetros de Amambai, onde foram vendidas por R$ 800,00 cada uma.

Valter Oliveira permanece preso e irá responder pelo crime de furto, artigo 155 do Código Penal Brasileiro e o menor, que ao ser retido relatou que funcionava as motos com o emprego de uma faca de mesa, responderá por “ato infracional”.

Apostador de SP leva sozinho prêmio da Mega-Sena

0

2008-12-18 08:20:00

Um apostador da cidade de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, acertou sozinho as seis dezenas da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira, no município de Pirassununga. O apostador vai receber R$ 19.067.463,74. Os números sorteados foram: 24 – 33 – 40 – 43 – 46 – 49.

No total, 59 apostadores acertaram a quina e cada um ficou com um prêmio R$ 31.380,11. Na quadra, 5.508 pessoas marcaram os números sorteados e cada aposta levou R$ 336,14.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o próximo concurso da Mega-Sena, de número 1.032, pode pagar R$ 1.600.000 a quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontece neste sábado (20).

As apostas para concorrer ao próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 1,75.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 18 de dezembro

0

2008-12-18 08:16:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Autoconfiança, o que atrai sorte e boas oportunidades, convites. A saúde está protegida, exceto se você já está estressado. Mesmo assim, o organismo encontrará forças para se recuperar. A saúde depende muito do seu bom ânimo, sua esperança e vontade de viver e ser feliz.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Momento favorável e ameno. Você está imune ao baixo astral e pessimismo de certas pessoas amargas com as quais é obrigado a conviver. Uma alimentação equilibrada e use roupas de tons neutros protegem o seu magnetismo. Proteção também sobre as atividades profissionais.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Este período traz muita segurança e perseverança. Há, entretanto, uma tendência a ser ríspido e autoritário, só ficando satisfeito quando as suas idéias forem acatadas na íntegra. Você insiste e pressiona. Tente não agir assim na vida afetiva, para não levar um grande fora.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
No trabalho, situação instável, sujeita à influência de pessoas que não cooperam. Desgaste físico. Procure se equilibrar e definindo logo o que quer e onde quer chegar. Na vida amorosa, possibilidade de excessos e infidelidade, tanto sua quanto da pessoa amada.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Os assuntos do coração estão bem cotados. Se você se envolver com alguém nesse período, a união deverá ser harmônica, estimulante e bem agradável. Caberá a você determinar o curso desse relacionamento. Avalie os sentimentos, elimine os exageros e vá em frente.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
No trabalho, eficiência e produtividade, evitando desperdício de tempo e dinheiro. Profundidade no pensamento; tendência a mergulhar nos seus sentimentos, a se recolher e refletir. Coisas que você ouviu de amigos ou colegas de trabalho de repente começam a fazer sentido na sua mente.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Período positivo para a saúde: quem está doente vai começar a se recuperar. Para captar boas energias use nas roupas ou em objetos somente cores claras; branco, lilás e azul, e procure caminhar, se movimentar. Deixe o carro na garagem e pegue você mesmo o seu copo d’água.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Na vida profissional, tome cuidado: tudo o que for apresentado a você hoje corre o risco de esconder fraude ou mentira. Mesmo assim, procure manter o bom humor. A pessoa amada poderá se comportar de modo inconstante e desatento, mas não ligue muito. Espere que passa.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Dificuldade de receber dinheiro: você poderá encontrar pessoas egoístas e avarentas no seu caminho. Sem problemas: você terá coragem e também muito cuidado ao defender seus bens e suas posições; saberá ser bastante enérgico para que as coisas corram como você determinou.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Momento pouco favorável para investimentos, porque você está menos prudente e pode se arriscar muito. Um comportamento arrogante poderá causar danos nas suas relações afetivas; trate de se controlar. À noite, descanse; nada de contatos emocionais muito intensos.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Paciência e tolerância no relacionamento com as pessoas, principalmente as mais íntimas. O setor amoroso está harmônico, e você terá grandes alegrias proporcionadas pela pessoa amada. No trabalho vai ver mais gente sorrindo para você do que de cara feia. Parabéns pelo bom astral.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Possibilidade de conflitos na vida amorosa. Ciúmes, guerra de poder, ressentimentos, rancores e culpa, ou tudo junto. Com tanta perturbação talvez seja difícil se concentrar no trabalho. Ou não, talvez você se concentre mais ainda. A escolha é sua. O melhor é se concentrar.

Amambai:Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Paulo

0

2008-12-18 08:14:00

Céu entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva

0

2008-12-18 08:08:00

Céu entre nuvens com possibilidades de pancadas de chuva isoladas em boa parte de Mato Grosso do Sul, exceto na região centro-oeste.

Segundo o Inmet, a temperatura mantém máxima de 37º e mínima de 17º. Em Campo Grande, máxima de 34º e mínima de 19.

Agesul recupera estradas para assegurar escoamento da safra

0

2008-12-17 23:41:00

Rodovias estaduais que ainda não foram pavimentadas, mas que são consideradas imprescindíveis para os produtores rurais sul-mato-grossenses assegurarem o escoamento da safra estão sendo recuperadas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).

Conforme programação a ser cumprida até o dia 20 de dezembro (sábado), as obras de patrolamento, encascalhmento e compactação estão sendo executadas nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Miranda, Ponta Porã, Paranaíba, Naviraí, Corumbá, Nova Andradina, Coxim, Amambai, Jardim, Maracaju, Costa Rica, Camapuã, Bela Vista e Rio Negro.

A recuperação, explicou o secretário de Obras Públicas e de Transportes Edson Giroto, está acontecendo na MS-347 (Dois Irmãos – Córrego Engenho), MS-455 (Gameleira – Capão Seco) e MS-080 (Campo Grande – Rochedo); MS-156 (Dourados – Entroncamento da BR-163); MS-324 (Entroncamento da MS-351 – Água Clara), MS-338 (Entroncamento da BR-262 – Córrego Lagoa) e MS-459 (Entroncamento da MS-040 – Arapuá); MS-339 (Bodoquena – Morraria – Fazenda Salobra), MS-178 (Bonito – KM 30) e MS-345 (Entroncamento da BR-419 (KM 21) – Bonito); MS-380 (Ponta Cay – Campanário) e MS-280 (Ponta Cay – Laguna Carapã); MS-316 (Entroncamento da MS-240 – Aparecida do Taboado), MS-310 (Entroncamento da MS-240 – Entroncamento da MS-112) e MS-112 (São Pedro – Cassilândia); MS-386 (Japorã – Iguatemi); MS-184 (Curva do Leque – Buraco das Piranhas) e MS-228 (Lampião Aceso – Fazenda Alegria); MS-316 (Entroncamento da MS-240 – Aparecida do Taboado) e MS-310 (Entroncamento da MS-240 – Entroncamento da MS-112); MS-423 (Entroncamento da BR-163 – Serra da Alegria – Fazenda Buritizal), MS-217 (Entroncamento da MS-223 – Pólvora – Entroncamento da MS-135) e MS-215 (Pedro Gomes – Rio do Peixe); MS-165 (Coronel Sapucaia – Paranhos); MS-382 (Guia Lopes da Laguna – Entroncamento da MS-270); MS-466 (Entroncamento da MS-455 – Ponte do Curralinho), MS-455 (Usina Passatempo – Entroncamento da MS-466) e MS-455 (Entroncamento da BR-267 – Entroncamento da MS-258); MS-316 (Costa Rica – Entroncamento da MS-306) e MS-223 (Costa Rica – Figueirão); MS-223 (Figueirão – Jauru) e MS-436 (Pontinha do Coxo – Camapuã); MS-166 (Antônio João – Cabeceira do Apa – MS-060) e MS-340 (Baianópolis (Fala Verdade) – Entroncamento da MS-080) e MS-229 (Entroncamento da MS-080 – Fazenda Imaculada).

Giroto, com base no ritmo acelerado das obras de recuperação das estradas de chão, acredita que a programação será cumprida dentro do prazo previsto. “O somatório de forças das residências da Agesul tem sido fator preponderante nas ações empreendidas pela Seop”, justificou o secretário.

Venda de óleo diesel caiu 3,3% no país em novembro

0

2008-12-17 21:34:00

A crise financeira internacional já começa a afetar o setor de combustíveis do país, principalmente o de óleo diesel, cujas vendas caíram 3,3% em novembro deste ano, em comparação com igual período do ano passado, apesar da expansão de 6,4% no resultado acumulado no ano.

A informação é do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que constatou retração nas vendas principalmente de óleo diesel, em conseqüência da queda nas exportações.

Ao comentar o comportamento do mercado de derivados comercializado pelas empresas distribuidoras ligadas ao sindicato, o vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz, disse que essa queda na venda de óleo diesel é decorrência da retração das exportações brasileiras.

“É uma questão de demanda: não se exporta minério de ferro, a ferrovia não tem o que transportar e não consome diesel. A ferrovia não transporta aço e o caminhão que leva o aço para o porto não vai rodar. O impacto forte que se percebe é nesses transportes voltados para a exportação: ferrovias e rotas de ligação com os portos”.

Os dados do Sindicom indicam que foram comercializados no mês passado 3,032 bilhões de óleo diesel, contra os 3,135 bilhões vendidos em novembro de 2007. Ainda assim, a venda de óleo diesel entre as empresas coligadas ao Sindicom (que responde por 79% do mercado) fechará o ano com expansão de 6,4% – 37,7 bilhões de litros.

O consumo da gasolina (que vem perdendo espaço para o etanol) também caiu 2,8% entre novembro 2007/novembro 2008, enquanto a venda de etanol cresceu 17,7%, atingindo no mês passado 705 milhões de litros (599 milhões em novembro de 2007).

Apesar da queda no fim do ano, a projeção é que o mercado de diesel atendido pelo Sindicom – que corresponde a 84% do total – cresça 6,4% em 2008, totalizando 37,7 bilhões de litros.

As declarações do vice-presidente executivo foram feitas durante entrevista, quando a entidade fez um balanço positivo do setor em 2008, com aumento das vendas de praticamente todos os derivados, à exceção do gás natural veicular (GNV), que caiu 5,2% em relação a 2007.

Apesar dos números negativos verificado na venda de alguns derivados entre outubro e novembro, a Sindicom acredita que, confirmadas as projeções de que ocorra algum crescimento do Produto Interno Bruto do país, em 2009, o setor mantenha o mesmo volume de derivados comercializados este ano.

“Havendo esse crescimento previsto para a economia, o consumo deve se manter em patamares semelhantes ao deste ano. A exceção do álcool, que deverá continuar em expansão porque houve um crescimento muito forte dos carros flex – que hoje já são 90% do total de veículos comercializados no país”.