6.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 9961

Governo vai atender 800 acadêmicos com Vale Universidade

0

2008-12-23 18:34:00

No próximo ano, o governo do Estado tem como meta atender 800 acadêmicos com o Programa Vale Universidade, sendo que 120 envolvem índios. Para subsidiar esse projeto, o governador André Puccinelli assegurou recursos próprios na ordem de R$ 3,9 milhões. "É o Estado fazendo sua parte para garantir às famílias de baixa renda acesso ao ensino superior, oferecendo oportunidade para aqueles que não têm condições financeiras de continuar com seus estudos", destaca o governador.          


Segundo a titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social e Economia, Tania Garib, esse benefício garante oportunidade de estudo, principalmente para aqueles jovens de cidades pequenas. "Em muitos municípios, os jovens sonham em fazer uma faculdade, mas não conseguem, devido ao alto custo para garantir sua manutenção e o pagamento das mensalidades", lembra. Cada aluno recebe um auxílio financeiro de até  um salário mínimo (R$ 415,00) .


 Conforme a resolução  publicada no dia 4 de dezembro, poderão se inscrever no programa os estudantes que comprovem renda individual igual ou inferior a R$ 650,00 ou renda familiar não superior a R$ 1.700,00. No caso de universidades particulares, a instituição de ensino é obrigada a reduzir em 20% o valor da mensalidade. O Estado entra com outros 50% e o aluno com os 30% restantes. Em contrapartida, o aluno beneficiado é obrigado a prestar estágio de 20 horas, aprimorando sua formação profissional, desenvolvendo atividades em projetos especiais, conforme conveniência da Setas.


No caso do atendimento aos indígenas, a bolsa é específica para alunos que estão matriculados em cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Nesse caso, o valor é entregue diretamente  ao acadêmico, tendo como base a média dos valores repassados às instituições particulares. Para ter direito ao benefício, o interessado deve realizar sua inscrição entre os dias 12 de janeiro a 5 de fevereiro do próximo ano, por meio do site www.setas.ms.gov.br, sendo que os selecionados serão com base na ordem crescente de renda. Em caso de empate, o critério é o acadêmico com maior idade. Além da renda, outra exigência é que a pessoa não tenha formação superior.


Após ser incluído no programa, o universitário tem que comprovar freqüência regular mínima de 80% nas disciplinadas cursadas e não ter sido reprovado. Esse ano o Vale Universidade beneficiou cerca de 700 acadêmicos, residentes em 47 municípios. Com a meta estabelecida para o próximo ano, o governo do Estado vai aumentar o atendimento em 14%.

Ex-presidiário é assassinado com uma facada

0

2008-12-23 17:55:00

O ex-presidiário Antônio Barbosa dos Santos, 36 anos, vulgo Tonhão Preto, foi assassinado hoje, 11h30, na rua Adjalmo Saldanha, ns proximidades de uma indústria de laticínio, em Mundo Novo. O corpo chegou por volta de 15h30, no Intituto Médico Legal (IML) de Naviraí.


Antônio Barbosa dos Santos foi assasinado com um golpe de arma branca (faca) desferido entre a axila esquerda e o peito, com o golpe, provavelmente,  atingindo ao coração.


Antônio, após ser golpeado, ainda correu em direção a csa de uma senhora, e chegou a pedir socorro, mas acabou caindo na área de frente da casa, sem conseguir contar como foi que o fato aconteceu e sem revelar quem possa ter sido o assassino.


O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e prestou socorro para a vítima. Tonhão Preto foi levado para o Hospital Evangélico de Mundo Novo, mas morreu enquanto era levado pela viatura. Logo em seguida, com a autorização da Delegacia de Polícia Civil, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Naviraí, onde é aguardada a presença do médico legista.


Após o exame de necropsia, o corpo deve ser levado de volta para Mundo Novo, onde os familiares devem providenciar o velório e o sepultamento, amanhã.


O caso está na Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo, que deve investigar o caso. O agente policial não soube informar o motivo da passagem de Antônio Barbosa dos Santos pela Delegacia, mas confirmou que se tratava de um ex-presidiário.


Fonte: Edilson Oliveira

Juro do cheque especial é o maior em 5 anos

0

2008-12-23 17:17:00

A taxa média de juros cobrada pelas instituições financeiras nas operações com cheque especial para pessoas físicas atingiu o valor de 174,8% ao ano em novembro, o maior valor desde junho de 2003 – quando somou 176,9% ao ano, informou nesta terça-feira (23) o Banco Central.


No ano, os juros do cheque especial já avançaram impressionantes 36,7 pontos percentuais, visto que estavam em 138,1% ao ano no fim de 2007.


Juros bancários
Ao mesmo tempo, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em todas as suas operações, quer seja com empresas ou pessoas físicas, atingiu 44,1% ao ano no mês passado, contra 42,9% ao ano em outubro.


No ano, o aumento foi de 10,3 pontos percentuais. A taxa média de juros dos bancos de novembro, segundo o BC, é a mais elevada desde abril de 2006, quando totalizou 45,4% ao ano.


No caso da taxa de juros das instituições financeiras em suas operações com pessoas físicas, informou a instituição, esta subiu para 58,7% ao ano em novembro, a mais elevada desde março de 2006.


Para pessoas jurídicas, os juros médios cobrados em novembro totalizaram 31,2% ao ano, o que representa queda de 0,4 ponto percentual frente ao mês de setembro – quando somou 31,6% ao ano.


Razões para o aumento
São várias as razões para o aumento dos juros bancários neste ano. No início de 2008, o governo autorizou um aumento da alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), o que encareceu as taxas. Entre abril e outubro deste ano, elevou os juros básicos da economia de 11,25% para 13,75% ao ano – o que também impactou os juros bancários.


E, mais recentemente, a crise financeira internacional também deu sua contribuição. "O crédito está mais caro, principalmente para as famílias, refletindo esse momento de aversão ao risco. A crise financeira internacional contribuiu para a elevação das taxas de juros.


Toda essa turbulência levou a algum aumento", disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

Justiça garante continuidade de demarcação de aldeia

0

2008-12-23 16:17:00

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região derrubou uma liminar que impedia que a Funai (Fundação Nacional do Índio) continuasse com a demarcação de terras dos índios guarani-ñhadéva na região do município de Sete Quedas. A decisão foi publicada no último dia 18.

A liminar fhavia sido concedida pela 1ª Vara Federal de Naviraí, e foi ajuizada pelo proprietário da Fazenda Santa Alice, Amauri Palmiro, que é uma das propriedades que serão demarcadas. Palmiro havia entrado com uma ação pedindo a nulidade do ato administrativo de demarcação da Funai, alegando que seriam os índios, e não o órgão federal, que teriam a legitimidade para reivindicar aquelas terras.

O Tribunal considerou “inconcebível” o pedido de liminar já que não havia a comprovação de dano irreparável ou de difícil reparação ao fazendeiro que justificasse a paralisação dos trabalhos da Funai. Segundo a decisão do Tribunal, o serviço público é que experimentaria prejuízos, inclusive financeiros, com a suspensão de trabalhos iniciados.

Para o Tribunal qualquer eventual irregularidade na demarcação pode, futuramente, ser discutidas na Justiça.

Além disso, o processo indica não se tratar de aldeamento indígena extinto e a demarcação de terras indígenas pela União é um imperativo constitucional. “Nesse sentido, a Funai deve dar continuidade aos trabalhos necessários à demarcação, identificação e delimitação das terras dos guarani-ñhandéva”, diz o acórdão.

MS:PRF começa Operação Natal amanhã nas estradas

0

2008-12-23 15:53:00

A Polícia Rodoviária Federal inicia à zero hora de amanhã (24), em todo o Brasil, a Operação Natal. Nesta época do ano, o tráfego nas rodovias federais registra picos de até 50%, considerando fatores como aumento significativo da frota em relação a anos anteriores, insegurança aérea e aquecimento da economia.


Na operação Natal de 2007, no Estado de Mato Grosso do Sul, foram registrados 44 acidentes, com 02 mortes e 38 feridos, e a Polícia Rodoviária Federal se mobiliza para diminuir o número de acidentes, feridos e principalmente de mortes.


A Operação Natal, que está dentro da Operação Verão, prossegue até meia-noite de domingo (28). Os resultados serão divulgados, salvo imprevisto, na manhã de segunda-feira (29). Em Mato Grosso do Sul, além das equipes de escala nos Postos PRF, várias equipes extras também estarão prestando apoio à fiscalização atuando como "rondas". A PRF já está de prontidão nas 07 rodovias federais no Estado (060, 158, 163, 262, 267, 419 e 463) num total de 3.100 quilômetros.


A BR163 será merecedora de uma atenção especial, é o que denominados de operação "saturação", ou seja, durante o período diurno, vinte pontos de fiscalização serão montados, devidamente dispostos com viaturas caracterizadas e cones colocados no meio da rodovia, ao longo dos 848 quilômetros desta rodovia que atravessa o Estado do Sul ao Norte e passa pelas duas principais cidades de Mato Grosso do Sul, responsável por cerca da metade dos acidentes, feridos e mortos em nossas estatísticas. Somente na BR163, pelo menos quatro radares estarão operando diariamente.


As outras rodovias também terão pontos fixos de fiscalização, mas em menor incidência, porém todas as dez delegacias PRF estarão operacionalizando radar e tem disponível etilômetro, para fiscalização de embriaguez no volante.


Os policiais estarão atentos, principalmente, à imprudência relacionada a excesso de velocidade e ultrapassagens em faixa contínua, principais causas de acidentes nas rodovias federais. A fiscalização será feita em postos fixos e móveis, por meio de rondas terrestres e aéreas, colocação de viaturas em trechos críticos e emprego de radares.


Em todo o território nacional, serão empregados na operação um contingente de 10 mil policiais em escala de revezamento, duas mil viaturas e 10 helicópteros. A "Operação Natal/2008" em Mato Grosso do sul, conta com 343 Policias Rodoviários Federais divididos em forma de escalas, com 60 viaturas operacionais.


As novidades deste ano, além da quantidade de radares e etilômetros, ficarão por conta de patrulhamento pelo corpo de motociclistas com oito motocicletas (Harley Davidson: King Police 1600cc) que foram utilizadas nos jogos pan-americanos e que já se encontram sob a carga da Superintendência Regional, e também atenderão a tarefas de fiscalização na BR163, neste período.
A Polícia solicita participação da sociedade, não só os condutores, mas a todos os ocupantes do veículo a dividirem a responsabilidade com o trânsito na viagem. Esposa, esposo, filhos, parentes, amigos que estiverem viajando como acompanhantes também devem cobrar atitudes preventivas por parte do condutor.


"Se cada um contribuir um pouquinho, não há dúvida que o resultado vai ser muito positivo, com redução dos índices de acidentes, feridos e mortos neste final de ano, e durante o verão, lembrando também que respeito entre os condutores significa lição de cidadania colocada em prática", afirma o Inspetor Valter Aparecido Favaro, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul.


"Podemos chamar a colisão frontal de ‘encontro fatal’, dado a sua violência", explica o Coordenador de Controle Operacional da Polícia Rodoviária Federal, Alvarez de Souza Simões. "A ultrapassem indevida, como o próprio nome sugere, associa vários aspectos perigosos do trânsito, como excesso de velocidade e de confiança do motorista, dificuldade visual e condições da via", afirma. Ele dá um conselho a quem pretende viajar por via terrestre: "É importante que o motorista planeje sua viagem e seja muito cauteloso. Se a viagem é de um dia, por exemplo, que ele a faça em dois, mas com segurança", defende.


Restrições
Por medida de segurança, a Polícia Rodoviária Federal vai restringir o tráfego de caminhões bi-trens e cegonhas no Natal. Por se tratarem de caminhões mais longos e lentos, eles oferecem mais riscos para automóveis e outros veículos menores, conforme Resolução 12/98 do CONTRAN, são :
1. largura máxima: 2,60m;
2. altura máxima: 4,40m;
3. comprimento total:
3.1 veículos simples: 14m;
3.2 veículos articulados: 18,15m;
3.3 veículos com reboque: 19,80m; acima destes valores se faz necessária a autorização acima citada.


Durante os períodos de restrição o motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 85,13 (infração Média), receberá 04 pontos na CNH e permanecerá com o veículo estacionado até a liberação pela polícia. Se persistir em circular fora dos horários estabelecidos, a multa sobe para R$ 127,69 e a infração muda para natureza Grave (5 pontos).


Cada período de restrição terá duração de seis horas, será aplicado apenas em rodovias de pista simples, para veículos com ou sem carga e independente de possuírem ou não Autorização Especial de Trânsito (AET). Os horários são a partir das datas, do dia 21 a 24, das 16 horas às 22 horas e do dia 25 a 29 das 16 às 22 horas.

Novas regras para habilitação entram em vigor dia primeiro

0

2008-12-23 15:21:00

A Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê uma maior carga horária para os cursos de formação de condutores. A partir do dia 1° de janeiro o curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.

Por meio da Deliberação 72, publicada nesta segunda-feira, o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, esclareceu que a expressão “alunos matriculados em cursos regulamentados” refere-se aos candidatos que foram cadastrados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito e incluídos no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) até a vigência da Resolução 168/04, ou seja, 31 de dezembro de 2008.

Com as novas regras o Contran tem o objetivo de melhorar a formação dos condutores e conseqüentemente reduzir o número de acidentes de trânsito. Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

De acordo a Resolução, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública, nesse caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo.


 No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.


Contran esclarece que candidatos já cadastrados no Detran seguirão normas antigas.

Juro do cheque especial é o maior em 5 anos

0

2008-12-23 14:37:00

A taxa média de juros cobrada pelas instituições financeiras nas operações com cheque especial para pessoas físicas atingiu o valor de 174,8% ao ano em novembro, o maior valor desde junho de 2003 – quando somou 176,9% ao ano, informou nesta terça-feira (23) o Banco Central.


No ano, os juros do cheque especial já avançaram impressionantes 36,7 pontos percentuais, visto que estavam em 138,1% ao ano no fim de 2007.


]Juros bancários
Ao mesmo tempo, a taxa média de juros cobrada pelos bancos em todas as suas operações, quer seja com empresas ou pessoas físicas, atingiu 44,1% ao ano no mês passado, contra 42,9% ao ano em outubro.


No ano, o aumento foi de 10,3 pontos percentuais. A taxa média de juros dos bancos de novembro, segundo o BC, é a mais elevada desde abril de 2006, quando totalizou 45,4% ao ano.


No caso da taxa de juros das instituições financeiras em suas operações com pessoas físicas, informou a instituição, esta subiu para 58,7% ao ano em novembro, a mais elevada desde março de 2006.


Para pessoas jurídicas, os juros médios cobrados em novembro totalizaram 31,2% ao ano, o que representa queda de 0,4 ponto percentual frente ao mês de setembro – quando somou 31,6% ao ano.


Razões para o aumento
São várias as razões para o aumento dos juros bancários neste ano. No início de 2008, o governo autorizou um aumento da alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), o que encareceu as taxas. Entre abril e outubro deste ano, elevou os juros básicos da economia de 11,25% para 13,75% ao ano – o que também impactou os juros bancários.


E, mais recentemente, a crise financeira internacional também deu sua contribuição. "O crédito está mais caro, principalmente para as famílias, refletindo esse momento de aversão ao risco. A crise financeira internacional contribuiu para a elevação das taxas de juros.


Toda essa turbulência levou a algum aumento", disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

Governo reduz pauta fiscal de carnes e outros produtos

0

2008-12-23 14:17:00

O governo do Estado publicou, na edição de hoje do Diário Oficial, a redução na pauta fiscal de oito tipos de produtos comercializados e produzidos em Mato Grosso do Sul. A diminuição também se estende para a cotação da arroba das carnes bovinas e no quilo das carnes de suíno e de frango.

A arroba da carne de vaca terá redução de 15% e a carne de boi terá a pauta reduzida em 13%, assim como o quilo do frango. O quilo da carne de suíno sofre redução de 8%.

O óleo de soja terá redução de 10% na pauta fiscal; a saca do sorgo e a tonelada do trigo caem em 15%, a arroba do algodão terá queda de 11%, a tonelada de farelo diminui em 1% e o quilo do óleo bruto reduz a pauta em 4%.


A saca da soja tem valores diferenciados para comercialização interna e interestadual, assim como a farinha de trigo. Para comércio interno a soja terá redução de 3% e 1% para o comércio interestadual, para o quilo da farinha de trigo a redução interna é de 9% e 2% interestadual.

Em janeiro vigoram alterações no Super Simples

0

2008-12-23 13:48:00

A partir de janeiro, uma nova leva de mudanças deve chegar para companhias optantes do Super-Simples, regime tributário simplificado das micro e pequenas empresas (MPEs).


 A lei complementar que alterou itens do sistema que incomodavam os pequenos empresários foi sancionada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova legislação também criou a figura do microempreendedor individual (MEI), com objetivo de formalizar profissionais com receita bruta de até R$ 36 mil por ano. O MEI só entrará em vigor em julho.


 “A lei veio para resolver problemas surgidos na implantação do regime”, diz o analista em Políticas Públicas do Sebrae, André Spinola. O projeto resolve, por exemplo, a questão da impossibilidade de transferência de créditos de ICMS pelas optantes do Simples. Segundo os empresários, a restrição, prevista no regime original, tirava a competitividade das MPEs, que acabavam preteridas por grandes clientes. A partir de janeiro, essa vedação deixa de existir.


Outro pedido dos empresários atendido pela lei é a permissão dada aos Estados para conceder benefícios tributários às MPEs. Na interpretação anterior, elas só poderiam receber isenções com a aprovação do Confaz, órgão nacional que reúne todos os Secretários da Fazenda dos Estados. Na prática, a exigência dificultou o acesso das MPEs aos benefícios. “Agora, as reduções e isenções poderão ser concedidas unilateralmente (pelos Estados)”, afirma Spinola.


As cinco tabelas de alíquotas criadas pelo regime também sofrerão mudanças. Haverá migração de algumas atividades para tabelas “menos pesadas” – caso das empresas de contabilidade e vigilância e limpeza, que saem da tabela V (onde era exigido o pagamento de contribuição previdenciária patronal à parte do imposto unificado) para a III (onde a contribuição está incluída no tributo).


“Essas correções vão estimular um grande número de empresas a aderir ao sistema, além de amenizar a situação de quem sofria com a carga tributária alta nessas tabelas”, diz o diretor tributário da consultoria Confirp, Welinton Mota. Hoje, o Super-Simples conta com quase 3 milhões de MPEs.


A lei aprovada neste fim de ano também abriu o leque de atividades que podem optar pelo Simples, caso de escolas de ensino médio, cursos preparatórios, empresas de diagnósticos médicos e bebidas não-alcóolicas, até então vetadas.

Sancionada lei de incentivo ao turismo rural em MS

0

2008-12-23 12:58:00

Publicada no Diário Oficial de hoje a sanção do governador André Puccinelli à lei 3.609 de 19 de dezembro de 2008, que institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural em Mato Grosso do Sul. A medida, que já está em vigor, tem como finalidade promover ações que contribuam para o planejamento e para o incentivo do turismo rural.

Entre os seus objetivos está viabilizar instrumentos de produção de renda, para que se consiga garantir a permanência da população que vive no campo. Abrange ainda a valorização dos produtos rurais e o estímulo ao contato direto entre o produtor e o consumidor final.

A lei visa também à promoção do conhecimento e da compreensão sobre o meio ambiente, com foco em sua conservação e no seu uso racional; a valorização e resgate do artesanato regional, da cultura da família do campo e dos eventos típicos de meio rural; e a troca de valores culturais entre o campo e a cidade.

De acordo com lei, a Política de Fomento está comprometida com um turismo ambientalmente sustentável, de valorização da atividade rural e diversificação dos negócios dessa atividade. Inclui também a preservação das raízes, hábitos e costumes que formam a cultura local.

As ações que propostas pela política de incentivo serão norteadas por um Plano Estadual, que reúne informações, diagnósticos e metas para estimular o turismo; um Sistema Estadual, com agentes que irão executar as políticas definidas; e um Fundo Estadual, com recursos financeiros para reunir e canalizar recursos para o turismo rural no Estado.

Aposentadoria poderá saír em 30 minutos

0

2008-12-23 12:22:00

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, fala hoje, das 8h às 9h, a emissoras de rádio, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), durante o programa Bom Dia, Ministro.

Entre os destaques da entrevista está o projeto que será implantado em 2009 para facilitar o acesso à aposentadoria. Pelo projeto, o trabalhador poderá se dirigir a um posto, onde terá acesso a todos os dados profissionais, e se estiver apto a se aposentar, poderá fazê-lo em até 30 minutos.

Outro destaque é o texto que faz ajustes na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada sexta-feira (19) e publicada no Diário Oficial de ontem.  A idéia é que os ajustes na lei tragam como principal benefício o incentivo para que milhões de brasileiros saiam da informalidade. O novo texto passa a vigorar em 2009.


AEBC disponibiliza o sinal, ao vivo, para todas as emissoras do país, pelo mesmo canal de A Voz do Brasil. Além disso, trechos da entrevista podem ser acessados nas páginas eletrônicas da Radioagência e da Agência Brasil.

MS teve 1.689 demissões em novembro, 3º pior saldo

0

2008-12-23 11:44:00

Com a extinção de 1.689 postos de trabalho com carteira assinada, novembro foi o pior mês para os trabalhadores de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado hoje (22) pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Além de recorde para 2008, o déficit é o terceiro maior para o mês de novembro em toda série histórica do Caged, iniciada em 1999.

O movimento do mercado de trabalho tem oscilado durante o ano, com recuo expressivo no início do segundo semestre e o declínio acentuado no mês passado. Em janeiro, foram criados 4.086 empregos; em fevereiro, 4.030; em março, 4.910; em abril, 2.592; em maio, 3.326; em junho, 3.509.

A seqüência de saldos positivos foi interrompida em julho, quando houve déficit de 948 vagas de trabalho. Nos meses posteriores, as contratações voltaram a superar as demissões: agosto registrou saldo de 1.562 empregos; setembro, de 2.186; e outubro, de 1.405. Em novembro, no entanto, ocorre nova – e mais profunda – interrupção na trajetória de contratações. Foram contratados 17.999 trabalhadores e demitidos 19.679.

No mês passado, as demissões superaram as contratações em quase todos os setores. Apenas o comércio encerrou novembro com saldo positivo, em razão das admissões de temporários para atender a demanda de fim de ano. A atividade contratou 4.465 pessoas e demitiu outras 3.954, resultando no saldo de 511 empregos.

A agropecuária e a construção civil foram os setores que mais colaboraram para o déficit de novembro. No caso da agricultura, o esfriamento nas contratações é sazonal e se relaciona ao período de entressafra.

Os empregadores do campo contrataram 3.240 trabalhadores, mas mandaram embora outros 4.116, gerando déficit de 876 empregos. A construção civil demitiu 2.857 pessoas e contratou 2.261. O saldo é de -596 vagas.

Durante este ano, foram gerados 24.969 empregos em Mato Grosso do Sul. Em 12 meses, o saldo acumulado é de 15.743 postos.

País

A performance do mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul segue a do país. Em todo Brasil, foram fechados 40.821 postos de trabalho em novembro, o que representa queda de 0,13% em relação ao estoque de trabalhadores com carteira assinada. Durante o ano, foram gerados 2,107 milhões de empregos.

Mega-Sena sorteia R$ 4 milhões no concurso de amanhã

0

2008-12-23 11:07:00

O próximo concurso da Mega-Sena, o de número 1.033, previsto para ser sorteado na quarta-feira (24), deverá pagar R$ 4 milhões para o bilhete que acertar as seis dezenas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

O concurso anterior, o de número 1.032, sorteado no sábado (20), não teve acertadores.

Na ocasião as dezenas foram sorteadas em Pirassununga (SP). Os números sorteados foram: 15 – 16 – 26 – 29 – 43 – 57.

Segundo a Caixa, 49 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 22.063,82 cada um. A quadra vai pagar R$ 293,63 para cada uma das 3.682 apostas ganhadoras.

Quem quiser tentar a sorte pode fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.

Homem sofre tentativa de homicídio em distrito de Aral Moreira

0

2008-12-23 10:56:00

Edgar de Souza, 21 anos, morador da Fazenda Ponta da Emboscada, no distrito de São Luis foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde de quinta-feira (19), por volta das 13h30, naquela localidade. Segundo informações da vítima, ela estaria em uma rua no distrito de São Luis quando ouviu um disparo de arma de fogo.

Em seguida notou que havia sido atingido com um tiro no pé direito, Logo teria visto um adolescente sair correndo com uma arma na mão que aparentava ser uma espingarda. O menor que teria efetuado os disparos seria S.C;, e a causa teria sido uma discussão que os dois tiveram relacionada a serviços.

A PM fez uma vistoria na casa do acusado com a autorização da esposa dele, a fim de encontrar o autor dos disparos, mais não obteve êxito. Edgar foi encaminhado ao hospital local e permaneceu em observação. A Polícia Civil investiga o caso.

Sanesul pede redução no consumo de água em Amambai

0

2008-12-23 10:42:00

Vilson Nascimento

A direção do escritório local da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está pedindo para a população reduzir urgentemente o consumo de água nas próximas 12 horas em Amambai para evitar desabastecimento.

Alguns pontos da cidade, principalmente regiões mais altas como a Vila Cristina, estão sem água desde a tarde de ontem.

O problema foi gerado por uma pane que desativou o sistema de acionamento automático de duas bombas que abastecem os reservatórios da cidade, o que fez reduzir as reservas.

O sistema foi restabelecido e as bombas estão funcionando normalmente, mas o problema é que, por conta do grande consumo devido o clima seco e o forte calor que faz na cidade, a água que está sendo captada pelas bombas não conseguem restabelecer os níveis dos reservatórios, com isso falta pressão para que a água chegue até os pontos mais altos da cidade.

“O sistema está funcionando normalmente, mas toda a água captada pelas bombas está sendo consumida imediatamente, o que impossibilita que os reservatórios atinjam seus níveis normais. Pedimos a compreensão e o apoio da população, principalmente  para quem mora nas partes mais baixas, onde o abastecimento está normal, para economizar água para que os reservatórios voltem ao normal, caso contrário o abastecimento em toda a cidade só será restabelecido à noite e muitas pessoas passarão o dia sem água”, disse o gerente do escritório local da Sanesul, Enedir Viana que pede para quem puder, evitar lavar roupas, calçadas ou qualquer outro serviço que consuma número elevado de água durante o resto do dia de hoje.

“Se puderem, pedimos que deixem para realizar essas tarefas domésticas amanhã, quando o abastecimento já vai estar totalmente restabelecido”, ressaltou o gerente.

Distrito de Japorã ganha escola indígena

0

2008-12-23 10:09:00

O distrito de Jacareí, localizado no munícipio de Japorã, vai ganhar uma escola indígena com duas salas e capacidade para atender 80 crianças.

A Escola Porto Lindo, obra que está sendo construída graças a uma parceria da Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul) com o governo federal. A previsão de entrega é para 120 dias.

PM recupera moto furtada e prende três em Amambai

0

2008-12-23 09:46:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar recuperou uma motocicleta minutos após ser furtada de uma residência e prendeu em flagrante três rapazes acusados de envolvimento no furto, na manhã dessa terça-feira (23) em Amambai.

O furto ocorreu por volta das 5h30 da manhã em uma residência situada no centro da cidade. Segundo a PM os acusados, todos residentes em Amambai, entraram na residência por uma janela e após revirarem alguns cômodos da casa, fugiram do local levando uma motocicleta Honda CBX  250 Twister de cor amarela, placa de Amambai.

A vítima, uma professora, que estava em seu quarto, no interior da casa, notou a movimentação e ao olhar pela janela ainda chegou ver o momento que os ladrões fugiam levando a moto.

A Polícia Militar foi acionada e quando uma equipe se deslocava para o local do furto chegou a cruzar com a motocicleta furtada, que seguia em direção a rodovia MS-386, trecho que liga Amambai a Ponta Porã.

A recuperação e as prisões- Após praticarem o furto os autores, posteriormente identificados como sendo Anderson de Holanda Cavalcante, o “Pucheiro” de 28 anos e seu comparsa, Roberson Ruis Perez, o “Caroço” de 30 anos, seguiram com duas motocicletas pela rodovia MS-386 com destino a Ponta Porã, Pucheiro conduzindo a moto furtada e Caroço atuando em apoio, conduzindo uma moto Honda CG 125, Titan de cor preta, placa de Amambai, que seria pertencente a Pucheiro.

Segundo a PM ao passar pela ponte sobre o Rio Amambai, a cerca de 20 quilômetros de Amambai, Caroço teria perdido o controle da CG Titan, vindo a sair da pista e cair em um matagal.

Preocupado com a situação do comparsa Pucheiro retornou com a moto furtada para prestar socorro, momento que foi alcançado pelos PMs. Segundo a PM, Roberson Perez foi preso no local do acidente, já Anderson Cavalcante, o Pucheiro, ao notar a chegada da polícia, teria tentado fugir a pé em meio à mata ciliar do rio, mas acabou alvejado com um tiro na perna e também foi preso.

Dupla entregou comparsa- Ao receber voz de prisão a dupla confirmou a prática do furto entregou outro comparsa no “esquema”, Luiz Carlos Marques Prado de 27 anos.

Segundo teriam relatado Pucheiro e Caroço, Luiz Carlos, que reside próximo à casa da vítima, teria sido o responsável por realizar os levantamentos do local a ser roubado e teria “passado a fita” para a dupla agir.

Em diligência na residência de Luiz Carlos que acabou preso em casa e teria confessado a participação no esquema, os policiais encontraram uma motocicleta Sundown Web de cor vermelha, que segundo a polícia, é de propriedade de Caroço e teria sido deixada guardada na casa Luiz Carlos, tendo em vista que durante a fuga, após o furto da Twister, Caroço daria cobertura à Pucheiro utilizando a CG de cor preta, pertencente ao próprio Pucheiro.

Os três acusados, juntamente com as motocicletas, a Twister furtada e as motos pertencentes aos autores, foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai onde os três presos deverão ser autuados em flagrante pelo crime de furto, artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Segunda prisão– Essa foi a segunda prisão de ladrões de motocicletas realizada pela polícia de Amambai em uma semana.

Na semana passada, através de investigação, a Polícia Civil local, com apoio da Polícia Militar realizou a apreensão de um adolescente de 16 anos e a prisão de um rapaz de 18 anos acusados de furtarem pelo menos duas motocicletas na cidade. As motos foram levadas para o Paraguai e vendidas por apenas R$ 800,00 cada.

Bertin de Naviraí retoma o nível de produção

0

2008-12-23 09:08:00

O nível de produção da unidade industrial do frigorífico Bertin, de Naviraí, começa a ser recuperado com a volta das escalas de abate, com a programação de 1,3 mil cabeças/dia. A capacidade é de 1,55 mil cabeças/dia e nas duas semanas anteriores houve queda para cerca de 700 cabeças/dia.

Com a retomada da produção, houve a volta às compras e a busca por profissionais. Mais 100 pessoas foram contratadas em Juti e em Itaquiraí, e por falta de profissionais qualificados, o Bertin está revendo sua política de contratações e estão reempregando profissionais que já tiveram passagem pelo frigorífico, que não admitia contratar ex-funcionários.

O presidente do Sindicato dos Empregados na indústria de Alimentação – Argemiro Lopes, informa que os novos contratados estão sendo foram procurados para trabalhar nos setores da desossa, do abate, dos miúdos e da embalagem.

MERCADO- O mercado do boi gordo está retraído em Naviraí, com escalas de matança reduzidas pela metade nas últimas três semanas, nas quais o frigorífico Bertin não vinha fazendo compras (exceto uma vez por cada semana). A cotação nos últimos dois meses declinou de R$ 88 para R$ para R$ 73 por arroba, o que equivale a uma redução de 17,04%.

Segundo os corretores de venda de bovinos e os fazendeiros da região, os frigoríficos estariam forçando os preços para baixo, e por isto estão saindo menos às compras. Enquanto isto, os produtores estão tendo aumentada a quantidade de gado engordado nos pastos, aumentando a oferta de maneira forçada.

Condenado por crime de trânsito terá que fazer exames

0

2008-12-23 08:09:00

O Conselho Nacional de Trânsito divulgou nesta segunda-feira (22) novas regras de trânsito para que o motorista condenado por crime de trânsito ou envolvido em acidente grave recupere a carteira e para o estacionamento de idosos e portadores de deficiência. A novidade vale para todo o país.

O motorista condenado por crime de trânsito ou que se envolver em acidente grave terá que fazer exame de aptidão física e mental, avaliação psicológica, prova escrita sobre leis de trânsito e exame de direção.

O envolvido em acidente grave terá que fazer também prova sobre primeiros socorros. Só depois de aprovado nos exames, é que o motorista poderá recuperar a carteira. A norma entra em vigor no segundo semestre de 2009.

Os motoristas idosos e os portadores de deficiência terão que usar uma credencial no carro para ter direito à vaga especial. A credencial será emitida pelo órgão de trânsito do município ou do estado do motorista e será válida em todo o país. Atualmente, ela só é válida onde a pessoa mora.

Alguns estados já adotam esses procedimentos, mas a partir de agora eles serão unificados e terão que ser cumpridos por todos os Detrans. Os órgãos de trânsito têm até 360 dias para emitir a nova credencial.

Líder da oposição na Câmara espera “churrasquinho”

0

2008-12-23 07:09:00

Vilson Nascimento

Ao fazer uso da palavra na noite dessa segunda-feira (22) durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Amambai na atual legislatura (2005/2008), o vereador Josmair Cardoso (PR), líder da oposição ao prefeito Sérgio Barbosa (PMDB) e fiel escudeiro do prefeito eleito, Dirceu Lanzarini, no Poder Legislativo local durante os quatro anos da atual gestão, disse que espera ter seu trabalho reconhecido pela futura administração.

Josmair, que acabou não se reelegendo, disse que “quem foi parceiro na época das vacas magras espera ser convidado para comer pelo menos um churrasquinho” agora que as eleições estão ganhas e o novo governo está em fase final de composição.

“Fiz minha parte durante dos quatro anos que Deus me deu frente ao Poder Legislativo local. Estive ao lado da população de Amambai, cobrando do Poder Executivo o que julgava estar errado e não me arrependo da forma que realizei meu trabalho. Peço desculpas ao Sérgio Barbosa se em algum momento ultrapassei os limites. Minhas críticas e minhas cobranças foram sempre em relação ao prefeito e ao político e não a pessoa de Sérgio Barbosa”, disse o vereador ao finalizar seu último discurso na tribuna da Câmara agradecendo aos vereadores e aos funcionários do legislativo pelo apoio durante seus quatro anos de gestão e a população de Amambai, principalmente os quase 300 eleitores que votaram nele nas últimas eleições.

“Estou deixando a Câmara, mas sempre estarei ao lado da população de Amambai e mesmo sem mandato, estarei lutando e buscando benefícios em prol do município e de nossa população”, finalizou Josmair Cardoso que para muitos teria espaço certo na futura administração municipal pelo que fez na tribuna durante os quatro anos, defendendo e protegendo os interesses do prefeito eleito.