13.3 C
Amambai
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 9952

FIC 2009 disponibiliza R$ 1 mi para projetos em MS

0

2009-01-01 23:03:00

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial do Estado de 29 de dezembro o edital do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul). São disponibilizados R$ 1 milhão para a execução de projetos culturais. As inscrições devem ser feitas no período de 2 de janeiro de 2009 a 16 de fevereiro de 2009.

As propostas devem contemplar as áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, artesanato: biblioteca, estudo e pesquisa, folclore e manifestações populares, formação, literatura, museus, música, patrimônio cultural, entre outras.

O objetivo do FIC, segundo a FCMS, é contemplar a produção cultural sul-mato-grossense em suas mais diversas manifestações, priorizando a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado, como forma de ampliar o acesso do público e, sobretudo estimular a formação de novas platéias, tomando por referência a Lei nº. 2.726, de 3 de dezembro de 2003, que dispõe sobre as diretrizes da Política Cultural para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Os interessados podem ter acesso ao documento através do endereço http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7369_29_12_2008.pdf ou na Gerência do FIC da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, à Av. Fernando Correa da Costa, 559 – 6º andar – Centro – Memorial da Cultura e da Cidadania, na Capital, fone 3316 9320, das 7h30 às 17h30.

Começam a valer regras mais rígidas para tirar a 1ª CNH

0

2009-01-01 21:01:00

O ano de 2008 começa com maior rigor para aqueles que desejam obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A partir de hoje começam a valer as novas regras impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que incluem carga horária maior para os cursos teórico e prático.

De 30 horas-aula obrigatórias, o curso de formação de condutores passa a ser de 45 horas.

E a carga horária mínima para as aulas de direção, que era de 15 horas de aulas, a partir de hoje será de 20 horas.

A exceção fica por conta de quem deu entrada ao processo até dezembro de 2008, que não terá de se adequar às mudanças.

O curso teórico passa a abordar questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do motociclista, condução de motocicletas com passageiro ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

Outra importante alteração é com relação ao curso para motociclistas, que agora passa a ser realizado em via pública. Neste caso, é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio da moto. O monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo.

A lei ressalta ainda que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.

As mudanças na carga horária que entra em vigor em 2009 atingem só os motoristas que vão tirar a primeira habilitação, e não os que precisam apenas renovar a validade. As regras para a renovação datam de 2005 e incluem cursos e prova de direção defensiva e de primeiros socorros.

Mateus tomou posse para o seu 2º mandato em Caarapó

0

2009-01-01 19:37:00

Na manhã desta quinta-feira (01), uma sessão marcou a posse dos eleitos para prefeito e vereador na Câmara Municipal de Caarapó.

Quem presidiu a sessão foi o vereador reeleito, que obteve maior número de votos no último dia 05 de Outubro, Aparecido dos Santos (PR), acompanhado do prefeito reeleito Mateus Palma de Farias (PR), da vice Marinalva Faria da Costa (DEM) e do vereador Edson Baratella, o “Pontinha” (PT), incumbido de secretariar os trabalhos do dia.

Após o juramento de posse, o padre Marcos Roberto, vigário paroquial da cidade, desejou felicidades àqueles que foram eleitos e aconselhou: “Talvez, para botar ordem em casa, um pai de família tem que usar a autoridade, mas com ternura”. Em seguida, o presidente do Conselho de Pastores de Caarapó, pastor Alberto Ribeiro, leu um trecho da Bíblia e fez uma oração para os que, segundo ele, “são os homens nos quais Deus colocou autoridade”.

A vice-prefeita Marinalva agradeceu lideranças políticas do estado, como o deputado estadual Zé Teixeira, o federal Geraldo Resende (PMDB) e o vice-governador Murilo Zauith (DEM). O prefeito reeleito agradeceu a presença da população em geral, representantes de partidos, sindicatos e secretários de diversos departamentos da administração municipal.

Mateus comentou a boa relação que cultivou com a vice-prefeita do mandato anterior, Teresinha Batista (PT) e fez uma promessa para a nova vice: “Se depender de mim, vamos terminar os quatro anos trabalhando juntos, na mais perfeita harmonia também”.

Secretariado– Logo após o seu discurso, o prefeito Mateus Palma de Farias deixou as dependências da Câmara Municipal alegando compromissos particulares.

Através de sua assessoria de imprensa, o prefeito passou os nomes dos novos secretários. Na Educação, Apolinário Candado, substitui a Ismael Martins Guevara, no Desenvolvimento Econômico, Valter Oliveira substitui Roberto Sanches Nakayama, todos esses nomes já anunciados anteriormente.  Na Assistência Social, como já havia anunciado em primeira mão a reportagem do CaarapoNews, a atual secretária Ivete de Paula Gimenez foi substituída e dará lugar a Evinei Arce da Silva.

Os demais secretários foram mantidos, Carlos Martins Guevara na Secretária de Finanças, Paulo César Gonçalves na Saúde e Roberto Maitan na Secretária de Obras.
Presidência da Câmara

Como já era esperado, a chapa única para a presidência da Câmara no biênio 2009/2010, denominada União e Trabalho, teve votação favorável de todos os vereadores e colocou o vereador do DEM, Manoel Batista de Souza, o “Manézinho”, como sucessor de Cido Santos (PR). O vice-presidente da chapa é Mário Valério (PR), o secretário é Edson Pontinha (PT) e o 2º secretário é Otoniel Ricardo (PT).

Além da votação para a escolha da nova presidência, houve votação para as comissões permanentes da Câmara Municipal.

Manézinho finalizou a sessão agradecendo a presença de todos e citou a seguinte frase do novo livro de Serejo Martins: “Um lugar sem paz não é lugar bom para se viver”.

Puccinelli diz que segurança vai “melhorar bem” em 2009

0

2009-01-01 19:28:00

Segurança será prioridade do governo do Estado em 2009. Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), o setor é problemático, portanto tem preferência na destinação de recursos.

“Segurança é um problema sempre. Porque nunca se conseguirá que não tenha crime e a meta é atingir zero”, salienta o governador.

Ele ressalta que entre março e abril, a PM (Polícia Militar) terá a incorporação de mil policiais, que, atualmente, participam de estágio nas ruas de Campo Grande, Coxim, Ponta Porã, Dourados, Aquidauana, Bonito, Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Jardim, Três Lagoas, Nova Andradina e Paranaíba. “Vai melhorar bem”, promete.

Puccinelli conta que a escolha do secretário Wantuir Jacini para Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) foi uma forma de profissionalizar a polícia e afasta qualquer possibilidade de substituição.

“O Jacini vai continuar enquanto for governador”, declarou na última segunda-feira. Além de segurança, as áreas de educação e saúde também devem receber maior atenção.

Empossados vereadores, prefeito e vice em Paranhos

0

2009-01-01 18:09:00

Jaime Mel

Neste dia 01 de Janeiro de 2009, aconteceu na Câmara Municipal uma Sessão Solene onde foi realizada a posse do Prefeito Dirceu Bettoni (PSDB) do vice-prefeito Alfredo Soares dos Santos (PSDB) e dos 09 vereadores para o quadriênio 2009 / 2012.

Durante a sessão que foi presidida pelo vereador mais votado Julio César (PDT), também foi realizado a eleição da mesa diretora para o biênio 2009 / 2010, duas chapas se apresentaram, sendo elas: Verde e Amarelo, encabeçada pelo Vereador Gilberto Alves (PSDB), tendo como vice o vereador Moacir do Hotel (PSDB), Secretaria Wandreléa (PSDB) e segundo secretario o vereador Oscar Inácio Peixer (PSDB) e a chapa intitulada de Renovação composta pelos vereadores: Aldinar Ramos Dias (PMDB) Presidente, Nilson Vanderlei Marques (PMDB) Vice Presidente, Julio César de Souza (PDT) I Secretario e Ornei Fernandes (PRB) como II Secretario que venceu a primeira por cinco votos a quatro.
 
O Evento ficou marcado por discursos emocionados e repletos de agradecimentos, em suas palavras o Prefeito Dirceu Bettoni agradeceu a todos e saudou o novo Presidente:
 
“Quero em primeiro lugar agradecer a Deus e a todos aqueles que nos confiaram mais um mandato, dizer que continuarei a disposição de todos, agora com um pouco mais de experiências, procurando acertar mais, tanto eu como a minha equipe estaremos com certeza trabalhando ainda com mais afinco pela nossa gente.

” Foram um pouco do discurso do prefeito que falou ainda das conquistas já obtidas, dos planos para o próximo mandato e parabenizou ainda o Presidente Aldinar Ramos Dias, desejando ao mesmo e a todos os demais vereadores, sucessos.
 
Já o Vereador Aldinar popularmente conhecido como Dinho, bastante emocionado agradeceu também a presença de todos em especial àqueles que direta ou indiretamente fizeram parte no processo que culminou com a eleição do mesmo a presidência do legislativo municipal:
 
“Agradecer muito a Deus, pois procuro pedir sempre a sua orientação, a minha família, meus amigos, os vereadores e militantes do PMDB, os vereadores Julio (PDT) e Ornei (PRB) e a todos meus amigos, em especial aos meus eleitores, pois divido com eles as minhas conquistas, ressaltando a nossa vitória de hoje.

Dizer que conduzirei a Câmara com responsabilidade, imparcialidade e respeito com cada um de meus colegas vereadores, sempre me pautando na ética e moral, princípios esses herdados de meus pais, tenham certeza que darei o melhor de mim para honrar mais essa responsabilidade que me confiaram.

” Foram um pouco das palavras do vereador Dinho, que lembrou ainda que há muitos tempos não havia mais de uma chapa na disputa pela Mesa diretora da Câmara, segundo o vereador sempre existiu consenso em torno de uma chapa.

O Presidente do PMDB no município, vereador Donizete Aparecido Viaro, que presidiu a Câmara pelos dois últimos anos foi lembrado por quase todos os vereadores e falou sobre a preparação do PMDB para as próximas eleições:
 
“Nosso projeto não se encerra com a eleição da mesa diretora que hoje se realizou aqui, queremos nos preparar, conversar muito com nossas bases, articular com outros partidos e formar mais um grupo político para que nossos eleitores possam ter mais opções nas próximas eleições”. Enfatizou o vereador.

Prefeito, Vice e vereadores tomam posse em Sapucaia

0

2009-01-01 17:59:00

Através de uma cerimônia de posse realizada neste dia (01), nas dependências do salão paroquial de Coronel Sapucaia, o prefeito eleito Rudi Paetzold (PMDB) e seu vice-prefeito Ada da Agripeças (PDT), juntamente com os vereadores Felix Amado Soares o Filipe (PDT), Roberto Pereira de Oliveira o Robertinho (PPS), Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante (PMDB), Gildo Martins (PMDB), Sandra Luiza Barbosa (PT), Niágara Patrícia Gauto Kraievski (PT), Carlos Magno Fernandes o Carlão (PR), Celso Cabral (PP) e Nilceia Alves de Souza (PR) tomaram posse para a gestão 2009 a 2012.

Marcado por grandes emoções, o evento teve inicio as 9:00 horas da manhã e contou com a presença de mais de mil pessoas, além de diversas autoridades, civis e eclesiásticas tanto de Coronel Sapucaia, (Brasil) quanto da cidade vizinha Capitan Bado (Paraguai).

Nos pronunciamentos dos vereadores, ambos fizeram questão de valorizarem o Maximo que puderam as suas famílias, afinal segundo eles foram elas que deram toda a sustentação para conquistarem mais este objetivo.

O vice-prefeito Ada da Agripeças ao fazer o uso da tribuna além de valorizar também a sua família, solicitou aos vereadores empossados para que todos possam trabalhar em conjunto com a administração, afinal para que o município possa se desenvolver, é preciso que todos façam a sua parte, disse o vice-prefeito, que emocionado, lembrou das duas vezes em que foi vereador afirmando que o trabalho do parlamentar, é um trabalho árduo e que precisa constantemente de apoio, o de acordo com mesmo ele acredita que não vai faltar por parte da administração.

Já o prefeito Rudi Paetzold ao discursar, também pediu aos novos vereadores que façam de sua legislatura, uma diferença em todos os setores. O prefeito também afirmou que as suas processas de campanha serão colocadas todas em pauta para que possam ser cumprida afinal de acordo com o prefeito, ninguém é obrigado a prometer, mais se prometeu tende cumprir. Rudi Paetzold também fez um agradecimento a todos os partidos que fizeram parte de sua coligação, além das lideranças políticas e todos os eleitores que confiaram os 3.720 que te deram a vitória no ultimo dia 05 de outubro.

Ao finalizar ele também falou o quanto a sua família também foi importante durante o processo eleitoral. “Tive alguns contratempos mais nada que uma boa conversa não resolvesse, os problemas existem mais se nos não tivermos um bom jogo de cintura, nada é solucionado disse o prefeito, que também espera contar com todo o apoio de todos os vereadores para que ele possa realizar um trabalho em que os beneficiados sejam a população sapucaiense.

“Agora sou um prefeito de todos, as cores partidárias neste momento não existem mais, o que importa para nos é simplesmente devolver em forma de trabalho, seriedade e transparência a confiança que nos foram depositada”. Falou o prefeito Rudi Paetzold.


Eleitos tomaram posse no ginásio de esportes em Tacuru

0

2009-01-01 17:08:00

Vilson Nascimento

O prefeito reeleito, Dr. Cláudio Rocha Barcelos, seu vice, Paulo Pedro Rodrigues, o “Pedrinho” e os vereadores que comporão a legislatura 2009/2012 em Tacuru foram empossados na manhã dessa quinta-feira, dia 1 de janeiro e já estão exercendo seus respectivos cargos.

A sessão solene de posse aconteceu nas dependências do Ginásio de Esportes Mancini & Lopes e durante o ato foram empossados, além do prefeito e do vice, os vereadores reeleitos, Valmir Otílio da Silveira, José Alves dos Anjos e Ezaul Martins e os vereadores eleitos no último dia 5 de outubro, Ailton Milane Granjeiro, o “Ito”, Adailton de Oliveira, Alfredo Martins Garay, Carlos Alberto Pelegrini, Anderson Macial Marques, o “Som” e Paulo Sérgio Lopes Mello.

Mesa diretora também foi eleita- Durante a mesma solenidade os novos vereadores empossados realizaram uma eleição para a composição da mesa diretora da Câmara Municipal local para o biênio, 2009/2010.

Duas chapas foram inscritas para concorrer ao pleito, a chapa 1, denominada “Renovação por um Tacuru melhor” que  tinha como candidato a presidente o vereador reeleito Ezaul Martins e a chapa 2, denominada “Por um Tacuru Melhor” que tinha como candidato a presidente o vereador eleito Adailton de Oliveira.

Após a apuração da eleição, que foi realizada em voto aberto, a chapa encabeçada por Ezaul Martins que é indígena guarani-kaiowá e tem como vice-presidente o vereador Paulo Mello, como 1º secretário o vereador Anderson Marques e como 2º secretário o vereador Alfredo Garay, sagrou-se vencedora por cinco votos a favor contra quatro da chapa concorrente.

Prefeito prometeu empenho no segundo mandato

A exemplo do que já havia feito durante o ato de diplomação, no mês passado (dezembro), o prefeito reeleito, Dr. Cláudio Barcelos, discursando já como prefeito reempossado para mais quatro anos de mandato frente a Prefeitura local, agradeceu aos votos recebido dos eleitores durante as eleições de outubro passado e voltou a prometer empenho administrativo para realizar uma gestão ainda melhor que a realizada entre 2005 e 2008, em seu primeiro mandato.

“Temos um grande desafio pela frente que não é só nosso, mas de todos os municípios do País, que é a geração de empregos. Temos a previsão da instalação, em curto espaço de tempo, de um mini-frigorífico aqui em Tacuru que irá gerar entre 60 a 80 empregos e ainda temos um projeto de instalação de uma usina, que está emperrado na burocracia da legislação ambiental, mas poderá sair dentro destes próximos quatro anos”, ressaltou o prefeito ao relatar que a administração vai continuar buscando indústrias e empresas para se instalar e aumentar a oferta de empregos no município, mas também irá continuar trabalhando firme na área de educação, infra-estrutura, saúde, lazer e assistência social.

Novo presidente quer união- Em entrevista após o término do cerimonial, o novo presidente da Câmara de Tacuru, vereador Ezaul Martins pregou a união entre os vereadores para ajudar no desenvolvimento do município.

“As eleições passaram, agora temos que unir forças para buscar o desenvolvimento econômico do município e melhorar a qualidade de vida de nossa população”, disse Ezaul ao ressaltar que quer exercer um mandato em parceria com os demais vereadores que compõe a atual legislatura no município.

Chuva na virada do ano não tira a apreensão dos sojicultores

0

2009-01-01 15:32:00

A estiagem prolongada que perdurou por 40 dias na região da Grande Dourados já causa uma quebra média de 20 a 25% na safra de soja 2008/2009. A avaliação é da Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados).

Havia previsão de chuvas somente para ontem e hoje (na virada do ano), mas mesmo assim, técnicos e agricultores estão apreensivos.

As perdas não são generalizadas, segundo Lindomar da Silva Souza, vice-presidente da Aeagran. As chuvas ocorrem em pancadas pela região. Há lavouras que estão boas e outras em que as perdas são maiores. No caso das lavouras de milho, as perdas foram muito maiores, segundo o agrônomo.

De acordo com o site Climatempo, ocorreria chuva a noite no dia 31 e pode haver precipitação de chuva de 29 milímetros, neste dia primeiro, em Dourados, com possibilidade de 80% (para o dia 31, a previsõ era de 22 milimetros) . Para a sexta-feira há a espera de pancads de chuva de 54 mm. Há chuva prevista também para o sábado.

Na região da Grande Dourados, os municípios mais afetados são Caarapó e Laguna Carapã, onde as perdas já passam de 30%, na avaliação de Lindomar. Para Caarapó, Laguna Carapã e Itaporã as previsões de chuvas são semelhantes às de Dourados.

Maracaju, o maior produtor de soja do Estado, com área plantada de 170 mil hectares, também tem chuva prevista para o final do ano.

Mesmo que chova e as perdas cessem, o prejuízo é certo para muitos produtores, segundo Lindomar. Com quebra de 20% o produtor terá de tirar dinheiro do bolso para cobrir os custos da lavoura.

O impacto negativo na economia local também já é certo. Dourados, por exemplo, plantou 140 mil hectares com soja, com produção prevista de 420 mil toneladas. A quebra de 20% equivale a 84 mil toneladas, gerando um prejuízo de R$ 61,6 milhões. A saca da soja estava cotada ontem a R$ 44.

Impactos maiores sofrerão Caarapó, Laguna e Maracaju, cidades com economia pouco diversificada, e muito dependente da agropecuária.

Em Mato Grosso do Sul a área plantada com soja é estimada em 1,766 milhão de hectares. A produção esperada é de 4,89 milhões de toneladas, com produtividade média de 2.800 quilos por hectare. Caso a quebra de 20% se confirme no geral, o Estado deixaria de produzir 978 mil toneladas, gerando um prejuízo de R$ 717,200 milhões.

Além da soja e milho, a região tem também uma boa área plantada com cana-de-açúcar. Só em Dourados são em torno de 15 mil hectares. Com relação à cana, Lindomar Souza, lembra que a cultura sente a estiagem, mas é mais tolerante. A planta não foi afetada ainda pela falta de chuvas.

Eleitos tomam posse e Câmara elege mesa em Iguatemi

0

2009-01-01 15:13:00

Vilson Nascimento

Uma cerimônia realizada na manhã dessa quinta-feira, 1 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal marcou a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos no dia 5 de outubro do ano passado (2009) em Iguatemi.

Durante o ato solene também foi eleita a nova mesa diretora que coordenará a casa de leis durante o biênio 2009/2010.

O ato solene- O ato solene foi aberto pelo ex-presidente da Câmara Municipal local, vereador Varico de Paula (PMDB) que comandou o juramento e a posse dos novos vereadores.
Logo após a posse foi realizada a eleição para a composição da nova mesa diretora que administrará a casa de leis pelos próximos dois anos.

Apenas uma chama tendo como candidato a presidente o vereador Jesus Milane Santana, como vice-presidente o vereador Dr. Ricardo Ribeiro de Souza, 1º secretário o ex-presidente da casa, vereador Varico de Paula e como 2º secretário o vereador Ivonei Ferreira Santana, o “Ney do Conselho” foi inscrita para disputar o pleito e foi eleita por unanimidade de votos.

Novo presidente tomou posse

Logo em seguida à eleição a nova mesa diretora da Câmara assumiu o cargo e o novo presidente da casa de leis procedeu à cerimônia, dando posse ao prefeito, José Roberto Felippe Arcoverde e de seu vice, Darci Thiele.

Ex-prefeito fez passagem do cargo

Após o ato de posse do novo prefeito e vice, o ex-prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma realizou um breve discurso e fez a passagem do cargo ao novo prefeito empossado.

Em primeiro ato Dr. Lídio e a ex-secretária de finanças, Ana Piroli, realizaram a entrega da documentação relacionada às finanças da Prefeitura de Iguatemi e logo em seguida o ex-prefeito realizou a entrega das chaves da Prefeitura ao novo prefeito.

Em seu pronunciamento o prefeito que deixava o cargo, Dr.Lídio Ledesma, agradeceu a população de Iguatemi por ter possibilitado a ele o mandato frente a Prefeitura local e agradeceu o apoio e o trabalho de sua equipe de governo durante os seis anos que esteve à frente do Executivo Municipal local.

“Deixo a Prefeitura de cabeça erguida e com a sensação do dever cumprido”, disse o ex-prefeito ao desejar sorte a seu sucessor no comando do destino do município pelo próximo quadriênio.

Além dos quatro vereadores que fazem parte da atual mesa diretora da Câmara de Iguatemi para a legislatura 2009/2010, também foram empossados nesse dia primeiro os vereadores reeleitos, Edson Barbosa de Souza, Valdemar Souza Cruz e Lean Ledesma, o “Mano”, as vereadoras, Elina Cáceres e Clareny Ranghetti.

Um grande público acompanhou a cerimônia de posse dos eleitos nessa quinta em Iguatemi, entre eles, autoridades como a delegada de Polícia Civil local, Dra. Cláudia Angélica Gerei, representantes de classes como o presidente do Sindicato Rural local, Márcio Margatto e representantes da sociedade iguatemiense em geral.

Professora é presa por transportar cocaína em moto

0

2009-01-01 13:23:00

Rose Meire Nantes Vasques, 36 anos, foi presa pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por porte de droga, em Terenos. Segundo a Polícia, Rose é professora, ela transportava 410 gramas de cocaína na moto Honda CG Titan placa HSL 8268.

A prisão foi realizada em batida policial feita no quilômetro 365 da rodovia BR 262, por volta das 20h de ontem, 30 de dezembro. Rose foi encaminhada ao Cepol (Centro de Polícia Especializada), em Campo Grande.

Showtec 2009 será lançado na Seprotur dia 23 de janeiro

0

2009-01-01 11:32:00

Será realizado em Maracaju, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, o Showtec 2009, que é uma vitrine destinada a apresentar inovações em vários setores da agricultura, além de aperfeiçoar a produção e melhorar a rentabilidade aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul e outros Estados.

O evento será lançado no dia 23 de janeiro, no auditório da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo), em Campo Grande. Estão sendo esperados para o evento o governador André Puccinelli (PMDB) e o vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel.

Uma das novidades do Showtec para 2009 é que serão oferecidas condições especiais de créditos aos produtores rurais por instituições financeiras e empresas de máquinas e implementos agrícolas.

O Showtec é realizado há 13 anos e tem por objetivo a difusão de tecnologias disponíveis e em desenvolvimento pelos principais institutos de pesquisa do Brasil e do exterior em torno da produção de alimentos e energia.

Os produtores rurais que visitam o evento encontram oportunidades de negócios, mesas redondas, sistemas e alternativas socioeconomicamente viáveis, e muitas outras informações e tecnologias para o desenvolvimento da produção agropecuária.

Mega-Sena não tem ganhadores e acumula em R$ 45 mi

0

2009-01-01 09:49:00

O concurso 1.035 da Mega-Sena sorteou hoje no Museu do Ipiranga em São Paulo (SP), os números 01, 11, 26, 51, 59 e 60. O prêmio é o segundo maior de 2008, de acordo com a CEF (Caixa Econômica Federal), e a estimativa de prêmio acumulado é de R$ 45 milhões que serão sorteados no sábado (03/01).

Cerca de 289 apostadores acertaram a Quina e receberão R$ 14.028,04, enquanto a Quadra premiará 19.044 apostadores com R$ 212,88.

Governo não tem planos para recuperar “Guaira-Porã”

0

2009-01-01 07:07:00

Vilson nascimento

Apesar das condições precárias da rodovia e das várias cobranças de prefeitos e vereadores da região, o Governo do Estado não tem planos para a recuperação dos aproximadamente 250 quilômetros da rodovia “Guaira-Porã”, interligando Sanga Puitã em Ponta Porã a cidade de Eldorado, no extremo sul do Estado.

As informações foram repassadas com exclusividade pelo próprio Governador André Puccinelli (PMDB) ao jornal A Gazeta e ao site A Gazetanews, durante uma visita do Governador a Amambai no mês passado (dezembro).

Segundo Puccinelli, que reclamou do estado, segundo ele precário, que estavam as rodovias estaduais em Mato Grosso do Sul quando assumiu o Governo em 2007, ele já recebeu várias reivindicações das autoridades da região pedindo a recuperação do trecho de rodovia.

“Tenho recebido reclamações sobre o estado de conservação desse trecho de rodovia, mas ainda não temos nenhum plano de recuperação além dos tapa-buracos que já estão sendo feito. No início do ano que vem vamos sentar com nossa equipe de governo para avaliar a situação e discutir a possibilidade de uma ampla recuperação”, disse o Governador.

Guaira-Porã é importante elo comercial- A rodovia vulgarmente conhecida como Guaira-Porã, que na realizada é composta por três trechos de rodovias estaduais, a MS-386 que liga Ponta Porã a Amambai, a MS-156 que liga Amambai a Tacuru e a MS-295 que interliga Tacuru a Eldorado, passando por Iguatemi, corta aproximadamente 250 quilômetros da faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai e é um dos mais importantes elos para a economia da região.

Por ela é realizado todo o escoamento da produção agropecuária dos municípios da faixa de fronteira, no conesul do Estado e também é a porta de entrada de produtos industrializados vindos do sul do País.

Vários municípios da região de fronteira, entre eles os já citados, Eldorado, Iguatemi, Tacuru, Amambai e Ponta Porã, além de Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, dependem diretamente da rodovia que desde que foi pavimentada, na década de 70, não recebe obras de recuperações adequadas.

Recapeamento é a única saída- Por conta da grande degradação da pavimentação asfáltica, com a ação do tempo e principalmente pelo grande volume de carretas e caminhões carregados que transitam pela rodovia diariamente, as “operações tapa-buracos” desencadeadas pelas empresas contratadas pelo Governo para realizar a manutenção da via não estão mais surtindo efeito.

Quando as equipes terminam de recuperar um determinado trecho, o outro que havia sido recuperado dias atrás já está danificado novamente, fator que além de causar prejuízos, danificando os veículos e caminhões, também coloca em risco a segurança dos usuários da via.

Reivindicações- Recentemente a Câmara de Tacuru aprovou por unanimidade uma indicação de autoria do vereador Antônio Marcos Palhano, o “Marcão” (PSDB), que foi encaminhada à direção estadual da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e ao próprio Governador André Puccinelli pedindo a recuperação total da rodovia.

Na semana passada foi a vez da Câmara de Amambai aprovar um documento com o mesmo teor. A indicação de autoria do vereador Daniel Riquelme (PTB) que foi assinada por todos os demais vereadores que compõe a atual legislatura no município, pede o recapeamento completo da Guaira-Porã que, além do asfalto, está com a sinalização precária.

Quem não recebeu o IPVA pode obtê-lo pela internet

0

2009-01-01 07:02:00

Quem ainda não recebeu o carnê para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) pode obtê-lo através da internet. Para isso basta acessar o site da Secretaria de Fazenda (www.sefaz.ms.gov.br) e imprimir a guia de pagamento.

"Em caso de dúvida, o contribuinte pode procurar a Unidade de Outros Tributos, na Capital, ou as agências fazendárias, no interior do Estado”, explica o superintendente de Gestão da Informação (SGI) da Sefaz, André Luiz Cance.

Segundo Cance, foram emitidos 18.600 carnês de IPVA referente a caminhões e ônibus; 221.924 de motos e ciclo motores e 283.221 automóveis e utilitários. As alíquotas para pagamento do tributo são 2,5% para veículos de passeio; 1,5% para caminhões, ônibus e microônibus e 2% para motocicletas, quadriciclos e triciclos. São isentos do imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, no total de 260.154.

Caso o contribuinte descorde dos valores cobrados, a impugnação deve ser apresentada no prazo de 20 dias contados da data da ciência da notificação do lançamento do IPVA. O governo espera arrecadar cerca de R$ 150 milhões com o recolhimento do Imposto, já considerando os descontos que são dados.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, primeiro dia de 2009

0

2009-01-01 06:30:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Neste momento você está precisando de segurança emocional. Portanto, tenderá a se recolher e não querer se arriscar nos seus relacionamentos. Cuidado, porém, para não se acomodar demais e compactuar com abusos e excessos nas relações íntimas. Busque sempre a verdade do seu coração.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Você está mais leve, engraçado, atraente e inteligente. Muita habilidade para convencer pessoas e obter vantagens em todos os campos, além de adeptos para as suas idéias. Com uma boa conversa, sua lista amiga vai ficar tão grande que você vai ter que distribuir senha…
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
As vibrações deste período estão ampliando a sua inteligência, por associar razão com conveniência; a visão do detalhe com a visão do conjunto. Você vai ficar mais alegre, brincalhão e afetuoso. A companhia das pessoas lhe fará bem, diminuem seus períodos de solidão.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Tudo deve acontecer de modo mais fácil do que você esperava, mas não vá se sentir culpado, achando que não sofreu o suficiente para merecê-las e assim boicotar a sua felicidade. Sofrimento nada tem a ver com merecimento. Trabalho e ação corretas, sim.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
A vibração de hoje poderá deixá-lo ao mesmo tempo introvertido e teimoso. Essa disposição poderá perturbar sua vida social, que está indo tão bem, e transformá-lo num verdadeiro bicho do mato. Mas, mesmo assim, saberá fazer o dinheiro chegar direitinho nas suas mãos.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
As vibrações do dia estarão trazendo à tona os seus sentimentos mais nobres. Alto astral. Você estará mais compassivo e expressivo, mas sem exageros, e vai ficar feliz por poder distribuir afeto e carinho por aí. Tudo deve acontecer de modo mais fácil do que você esperava.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Você tem estado mais idealista, o que é muito bom, a não ser que você fique impaciente com as mesmices, banalidades e limitações da vida comum. Dê vazão ao seu sonho escrevendo, tocando um instrumento ou simplesmente escolhendo o seu traje com mais capricho.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Período especialmente favorável para o estudo ou qualquer iniciativa que envolva comunicação. Você articula bem as idéias, está esperto mesmo. Se ainda não tem, que tal iniciar-se ou retomar hábito da leitura? O mundo vai ficar ao mesmo tempo maior e mais próximo.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Dia de muita sorte. Tudo estará a seu favor: coincidências felizes e acasos salvadores. Aproveite para aperfeiçoar seus planos e fortalecer a sua fé. Não se deixe contaminar pelos que estão sempre reclamando e esperando que o mundo lhes dê os prêmios que eles acham que merecem.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
As vibrações do período podem aumentar a sua auto-estima, mas cuidado com os excessos, como soberba e arrogância. Pequenos transtornos físicos serão superados por essa onda de energia positiva. Vida afetiva tendendo para a estabilidade e o compromisso.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Facilidade e alegria junto a todas as pessoas. De um modo geral, carinho em circulação. Boas surpresas, vindas de onde menos se espera. O seu bem estar e a sua alegria serão transmitidos aos ambientes que você freqüenta, provocando uma onda de amor de volta.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Momento de alívio nas tensões que você esteja suportando. Agora você encontra solidariedade, apoio e ajuda. Confie nos seus amigos e não deixe de procurá-los, para trocar um pouco de afeto. Talvez amanhã seja a sua vez será a sua vez de amparar e colaborar com alguém.

Amambai:Farmácia de plantão, Farmácia São Marcos

0

2009-01-01 06:05:00

Defesa Civil alerta sobre possibilidade de chuva forte em MS

0

2009-01-01 03:41:00

O clima em Mato Grosso do Sul permanecerá instável hoje, 1º de janeiro, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Estas condições são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva no decorrer do dia, informa a instituição, que alerta, ainda, para a possibilidade de que em alguns momentos estas chuvas sejam de forte intensidade acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de ventos (entre 40 Km/h e 50 km/h).

A Defesa Civil orienta a população para que evitem áreas de alagamentos e locais com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

Além disso, recomenda que evitem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Novas regras para habilitação entram em vigor hoje

0

2009-01-01 03:40:00

A partir de hoje, quinta-feira (1) entram em vigor as novas regras para tirar habilitação. A Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê uma maior carga horária para os cursos de formação de condutores.

O curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.

Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

De acordo a Resolução, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública, nesse caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo.

No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo.

A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite. Contran esclarece que candidatos já cadastrados no Detran seguirão normas antigas.

Polícia Civil desvenda roubo em fazenda e prende autores

0

2009-01-01 01:44:00

Vilson Nascimento

Quatro horas após ser comunicada de um roubo ocorrido em uma fazenda situada a cerca de três quilômetros da cidade, a Polícia Civil de Paranhos identificou e prendeu três dos quatro autores da ação criminosa e recuperou os objetos furtados.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Paranhos, Dr. Fábio Peró que comandou pessoalmente as investigações e a operação que resultou na prisão dos assaltantes, o quarteto, Dirceu Ávalo de 18 anos, João Álvares Martins de 23 anos, um adolescente de apenas 14 anos, que também foi apreendido e outro indivíduo que ainda está foragido e não teve o nome divulgado para não atrapalhar as investigações, chegaram à sede da fazenda na noite de domingo (28) e depois de render o casal de caseiro e outras cinco pessoas, quatro filhos do casal e um sobrinho das vítimas, a maior parte menores de idade, com o emprego de duas espingardas tratando os moradores sob constante ameaças, fugiram do local levando equipamentos eletrônicos pertencentes à família e uma grande quantidade de mantimentos, haja vista que naquele final de semana o chefe da casa havia feito compra para passar o mês.

Identificação e prisão dos marginais

Na manhã do dia seguinte ao assalto, segunda-feira (29), o caseiro, vítima dos larápios que teriam agido com os rostos cobertos por espécies de capuz feito a partir de camisas e camisetas, procurou a Delegacia de Polícia Civil de Paranhos para denunciar a ação criminosa.

De posse da denúncia a equipe se deslocou para a região e levantou informações que a quadrilha residia em uma casa situada na região da Vila Nova, na periferia da cidade em Paranhos.

O delegado e a equipe de investigadores se deslocaram até a residência e em vistoria na casa encontraram o material roubado, inclusive os mantimentos e as camisas usadas pelos marginais em forma de capuz e também apreenderam 1,5 quilo de maconha.

Diante da situação os três acusados, João Álvares, Dirceu Ávalos e o menor de 14 anos confessaram a autoria do crime e inclusive levaram os policiais até o local onde estava escondida uma das espingardas utilizadas durante o assalto, uma arma calibre 22.

Conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Paranhos, João Álvares Martins e Dirceu Ávalos foram autuados em flagrante por roubo, artigo 157 do Código Penal Brasileiro e por tráfico de drogas, artigo 33 da Lei 11.343 de 2006. Já o menor vai responder a “ato infracional” por roubo. A polícia trabalha agora para localizar o outro membro da quadrilha que está foragido.

João Martins é suspeito de homicídio em Sapucaia

Um dos assaltantes presos durante as investigações na segunda-feira em Paranhos, João Álvares Martins é suspeito, segundo a polícia, de envolvimento no assassinato de Acir Mendes Fernandes de 44 anos.

O crime ocorreu em setembro do ano passado (2008) na região da Vila Nova em Coronel Sapucaia, cidade onde o acusado residia antes de se mudar para Paranhos e a vítima foi morta a golpes de pauladas.

Segundo a Polícia Civil de Paranhos o menor de 14 anos apreendido na operação de segunda feira também é originário da cidade de Coronel Sapucaia e essa é a terceira vez que ele é apreendido por envolvimento em atos criminosos em Paranhos.

Segundo a PC nas outras duas vezes ele e comparsas foram retidos antes de executarem, de fato, as ações criminosas.

Os dois adultos autuados em flagrante foram encaminhados para a cadeia pública de Sete Quedas, sede da Comarca, onde permanecerão presos à disposição da Justiça e o menor foi encaminhado ao Ministério Público da Infância e da Juventude da Comarca.

Servidores de MS recebem salário de dezembro 2ª

0

2009-01-01 00:27:00

Os 60 mil servidores públicos estaduais recebem, no dia 5 de janeiro de 2009, o salário referente ao mês de dezembro deste ano.

Os valores estarão disponíveis para saque na segunda-feira (5). A partir de fevereiro, quando será quitado o salário de janeiro, o governo do Estado irá pagar o funcionalismo público no primeiro dia útil de cada mês.

A antecipação do pagamento foi anunciada, neste mês, pelo governador André Puccinelli, juntamente com um pacote de medidas para desonerar vários setores e incrementar o comércio, as vendas e as áreas de produção e da indústria de Mato Grosso do Sul.